quinta-feira, janeiro 28, 2010

Se necessário... "Enfermeiros admitem prolongar greve"!!

.
"Os Enfermeiros dos blocos operatórios poderão entrar em greve prolongada nas intervenções programadas, se o Governo não der resposta às reivindicações que estão na base da greve iniciada esta quarta-feira." link

"A hipótese está em cima da mesa, avançou à Renascença José Carlos Martins, presidente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.
“Na hipótese que tem sido discutida pelo conjunto dos colegas é os Enfermeiros do bloco operatório, durante vários dias ou semanas, poderem paralisar, isto é, tudo quanto é cirurgia programada de rotina não se realizar, sendo apenas feitas as cirurgias de urgências”, explica o sindicalista."

Comments:
Se o Governo/ministra se mantiverem irredutíveis, o que é muito provável, já que os professores foram parcialmente vergados e o OGE vai ser aprovado, os enfermeiros devem virar-se para greve mais prolongada, no entanto, parece-me errado que sejam só os colegas dos blocos a a puxar o "carro" da luta, que deve ser de todos. Devemos preparar-nos para uma luta conjunta com outros sectores da Função Pública, contra o congelamento dos salários, e pela nossa carreira e uma grelha salarial justa, pela GREVE POR TEMPO INDETERMINADO! E já corre petição neste sentido: http://www.petitiononline.com/g1r2eve3/petition.html
 
Seria uma grd iniciativa...sou enf no BO da RAM e estaria disposto a aderir a continuação da greve nos BOs, pois tem grd impacto na sociedade e visibilidade. Temos de continuar a lutar
 
Esta acção mete o dedo na ferida! Não sei qual a vossa opinião mas o SEP e os outros sindicados poderiam começar já a mobilizar o pessoal no sentido de contribuírem monetariamente para um fundo que permita ajudar os colegas dos blocos operatórios a ficarem em greve durante vários dias, para não desmobilizarem.
 
Parabéns a todos os enfermeiros! Estarei lá a apoiá-los no dia da manifestação!

O Correio da Manhã deu uma notícia de destaque sobre a greve: http://www.cmjornal.xl.pt/default.aspx -- E ainda colocou uma sondagem a perguntar "Justifica-se a greve dos enfermeiros?" que tristemente tem 50% de votações a dizer Não.

Tenho acompanhado todas as notícias nos blogs, no forum enfermagem e nos sites dos sindicatos. Fico feliz em ver tanta união!
 
Eu estive em BRAGA na Marcha lenta pela cidade e durante 2 horas provocámos o CAOS no trânsito!

Amanhã dia 29 de Janeiro vou Partir de Viana do Castelo num dos 4 autocarros.

O momento é de LUTA! as palavras são de ORDEM! pela dignificação da Enfermagem pelo meu futuro e pelo o futuro de todos os outros Enfermeiros!

Este é o momento em que passámos das palavras aos actos!
 
Inicio do 2º dia de Greve dos Enfermeiros...Acabei de ouvir na rádio um apelo da Srª Ministra ao bom-senso dos mesmos...Como é possivel "alguem exigir o que não tem"...Não desmobilizar é o nosso lema!

Planeta M (Enfermeira em Greve)
 
NOTICIÁRIOS A ABRIR COM A LUTA DOS ENFERMEIROS!!!!!
 
ouvi ..... e só me apeteceu foi bater palmas.
grande, grande...
 
Ei!A Ministra pede bom senso, porque o País está em crise.EH!EH!,Só pode estar a gozar com os enfermeiros
Eu pergunto:
Aonde estava o bom senso quando negociaram a carreira dos outros Licenciados????
Espero que esta greve lhe faça lembrar a de 1975.
força
 
Segunda notícia em todos os canais de TV às 13h, logo a seguir ao naufrágio.

Destaque de largos minutos, com bastante relevo às principais manifestações.

Interpelação à Srª Ministra sobre o assunto.

O Porto esteve em grande e os colegas estão de parabéns.

Amanhã esperemos que se ultrapassem largamente os 17 mil na maior manifestação de enfermeiros que alguma vez aconteceu em Portugal.

Quanto ao fundo para pagar as horas de uma eventual greve dos colegas de BO, sugiro que se crie uma conta num banco para que se possa fazer donativos voluntariamente. Todos podemos contribuir.

VV
 
Ora... iso é que era obra! Eu até dava um pouco da minha miséria ($$) para ajudar nessa causa!!!
 
enfermeiros, classe profissional ostracizada (assinado por um jurista)

jjunior, Localidade, País. 27.01.2010 21:48

Comentario a noticia Utentes aproveitam paralisação dos enfermeiros para se queixarem ... dos medicos

http://www.publico.clix.pt/Sociedade/utentes-aproveitam-paralisacao-dos-enfermeiros-para-se-queixarem-dos-medicos_1420057#
 
De facto, o efeito da greve nos Blocos Operatórios são a face mais visível da nossa luta ao nível mediático e político. No entanto esta luta não é só deste sector mas sim de toda a classe, embora considere que estes colegas (os do BO) sejam os pontas de lança da nossa estratégia "ofensiva", pois a produtividade cirúrgica é de facto o indicador nobre do comportamento do Sistema Nacional de Saúde . Por outro lado, os serviços de internamento cirúrgicos seriam contagiados por esta quebra de produtividade, tornado-se também eles menos "rentáveis" por falta de "matéria-Prima". Para que o ónus da greve não recaia apenas nos ombros destes colegas, penso que seria justo e profícuo que todos os outros colegas ajudassem a suportar financeiramente as perdas de salário destes Enfermeiros, constituindo-se para um efeito um fundo monetário para amortecer, pelo menos parcialmente, as perdas daí resultantes e efectuar assim um "refound" dessas mesmas perdas . Este trabalho teria de ser, obviamente, encabeçado pelos sindicatos. Se cada um de nós contribuísse com 10 euros, penso que se conseguiria manter a paralisação a este nível por bastantes dias, efectuando assim uma maior erosão sobre a posição do ministério, com incontornáveis efeitos políticos, que como se sabe, é o que conta.
Como dizia o outro, vale a pena pensar nisto...
 
utentes aproveitam greve dos enfermeiros... para se queixarem dos médicos!

http://www.publico.clix.pt/Sociedade/utentes-aproveitam-paralisacao-dos-enfermeiros-para-se-queixarem-dos-medicos_1420057
 
atenção!
Notícia FALSA de FONTE DO MINISTÉRIO divulgada pela LUSA de hoje à tarde:

"
Enfermeiros: Tutela quer manter valor actual dos 1020 euros


O Ministério da Saúde esclareceu hoje que a proposta de ingresso na carreira que está em discussão com os enfermeiros é no sentido de manter o valor actual dos 1020 euros.

«A última proposta de ingresso na carreira que foi entregue pelo Ministério da Saúde aos enfermeiros foi no sentido de manter o actual valor, 1020 euros, e não descer para 995 euros» como têm afirmado os enfermeiros, disse à agência Lusa uma fonte oficial do Ministério.

Os enfermeiros, que estão a realizar uma greve de três dias, dizem que protestam contra a proposta de ingresso na carreira a receber 995 euros, um valor abaixo dos actuais 1020 euros.

Diário Digital / Lusa
 
Uma ideia para amanhã, claro se possivel (pois deve haver colegas que vão fazer N depois da manifestação e do contrato com as transportadoras)

A marcha lenta no Porto foi um sucesso.
Amanhã não me importava de chegar tarde a casa depois da manifestação. Sugeria que houvesse mais uma Marcha Lenta com todos os autocarros por Lisboa até á greve acabar!!! Várias horas a circular com os autocarros com os cartazes alusivos à greve!

Era mais uma ideia!
 
Força colegas, é em vós em mim e nos outros que está a razão
 
Podem contar com os colegas dos centros de saúde. Podemos fazer às vacinas!
 
declarações da M.S. no final da manhã do 2º. dia de greve - "Ana Jorge lembrou que o país está a viver "um período difícil" do ponto de vista económico e financeiro.
Info do M. S - O Ministério da Saúde esclareceu hoje que a proposta de ingresso na carreira que está em discussão com os enfermeiros é no sentido de manter o valor actual dos 1020 euros.
Relativamente á 1º.a Srª. Drª., a esta parece-lhe correcto apelar ao bom senso e á situação do país sendo que 30-40 mil vão pagar por 10 milhões.
Relativamente ao 2º. a proposta será correcta mas depois de terem oferecido os tais 900 e tal e deste modo mantém tudo como eestá.i por 4 anos, ano eleitoral, aí sim dão oa 1200 e estamos conversados.
Não nos humilhem mais por favor, alguém disse - jornal- que os próximos a pagar pelos beneficios dos profes seriam os Enfermeiros.
esta acção não pode morrer com estes 3 dias, iremos perder 200-300 Eur hoje, mas seremos beneficiados no futuro. Temos que demonstrar o quanto fazemos falta e que o sistema sem nós não funciona.
 
Finalmente, parece que temos uma revolta entre mãos...!!!
Desta vez os OCS não nos largam e os apoios chegam de todos os sectores da sociedade. Fantástico!!!
Cumprimentos,
C2
 
Ao palhaço do Sr Alfredo Martins - louco é o meu caro concidadão e só lhe posso desejar um monte de estrume em cima, para não descer ao seu nível e, já agora quando precisar de um enfermeiro dirija-se ao Sr. Dótor pague e não bufe e espero que lhe resolvam todos os seus problemas a começar pela cabeça.
 
Parabéns a todos os enfermeiros portugueses! A razão está no nosso lado! Vamos à luta por uma carreira digna! Já fomos enganados durante as negociações pelo ministério da saúde. A luta dos professores comparada à nossa não é nada. Temos ter consciência da nossa força! Vejamos os colegas do Porto que paralisaram o transito da cidade. Existe dinheiro para pagar a gestores hospitalares que nada fazem, existe dinheiro para comprar equipamento, farmácos desnecessários, consultarias desnecessárias, carros de alta gama e para pagar as asneiras dos banqueiros. Reduzem sim os parasitas dos políticos, acabem com os corruptos. Força enfermeiros! A vitória será nossa!
 
Sugiro cartazes a pedir "bom senso" à Srª Ministra.

VV
 
Penso que amanhã podíamos deixar pelas ruas da manifestação papéis brancos no chão. À medida que formos andando até à 24 de Julho, vamos deixando papelinhos espalhados aos milhares. As ruas ficarão cobertas de neve. Basta cada um levar no bolso um monte de folhas. No bolso ou num saco. Nunca nas mãos porque as mãos é para segurarem nos pauzinhos dos cartazes.

VV
 
E pá! tb não achom piada nenhuma a isto... Sou especialista no Centro de Saúde, a minha população recorre a mim TODOS OS DIAS. E TAMBÉM TOU NA LUTA.... QUE HISTÓRIA É ESSA DE SÓ os BOs fazerem greve prolongada?
 
Este é o nosso momento. Força a Toda a Classe da Enfermagem que está a demonstrar um raro momento de união!
 
sou enfermeiro a exercer funções em cuidados intensivos. os cuidados mínimos que prestamos aos doentes têm pouco impacto uma vez que os cuidados prestados podem ter impacto na vida dos nossos pacientes. são poucas as acções que podemos deixar de fazer, e, mesmo assim são aferidas no momento. contudo estou solidário com os colegas do bloco operatório se quiserem prolongar a greve, estando disposto em contribuir para um fundo monetário que fizesse diminuir os efeitos económicos do esforço destes colegas. sugeria ainda que os enfermeiros das consultas externas, centros de saúde e de outras unidades que encerram nas alturas da greve fizessem o mesmo. apelo a todos os enfermeiros que caso esta medida seja tomada contribuam massivamente para diminuir os efeitos económicos nesses colegas. pois com o sacrificio deles todos seremos beneficiados
 
Ao anónimo mal formado, que pela linguagem usada para contrapor se verifica que não é por se ter as ditas habilitações que se pode pensar que se tem um grau académico.
Volto a reafirmar que ninguem nem mesmo o ministerio da saude exigiu aos enfermeiros as pseudo-qualificações que dizem ter adquirido.
Agora querem receber tanto como aqueles que de facto têm um curso cientificamente válido porque fizeram uma formação intensiva na aplicação de pó talco, tenham dó só fazem algumas coisas porque vos deixam e existe falta de médicos senão ficavam reduzidos ao pó de talco, agora só faltava os senhores do lixo irem licenciar-se e depois o estado tinha que lhes pagar como tal, onde é que isto vai parar, tratem-se ou se querem ganhar mais escolham um verdadeiro curso superior.
 
contribuirei com prazer para um fundo monetário para compensar os enfermeiros dos blocos operatórios e de outras unidades de tratamento de enfermagem. juntos faremos justiça
amanhã lá estarei
 
Gostava de deixar uma questão que ainda não consegui encontrar resposta.

Retirar o soro e respectivo acesso venoso periférico a um utente que tenha alta clínica faz parte dos cuidados mínimos?
Se não, tenho protecção legal para não retirar os acessos?

Cumprimentos.
 
Agora não podemos parar.
Não vamos dar descanso ao governo nem à ministra da saúde.
É marcar uma nova greve já para a semana se não cederem.
Já não é tempo de negociar seja o que for. A nossa proposta está em cima da mesa. É pegar ou largar!
UNIDOS VENCEREMOS.
 
Parabéns aos Enfermeiros do Norte, estiveram em GRANDE!
 
À direcção do S.E.P.

prosseguir a nossa luta, depois desta mobilização AVASSALADORA de toda a classe, apenas com os enfermeiros dos blocos operatórios, apesar de este sector ter uma importância fundamental na nossa luta, será sempre contraproducente em relação a todos os aspectos até agora desenvolvidos pela nossa acção e a ser levado à prática, independentemente do sector em causa, será um RETROCESSO nas formas de luta. Esta luta é de toda a classe e não pode de maneira nenhuma,ficar pendente de um só sector da enfermagem, aliás penso que estes colegas,não podem nem devem aceitar tamanha responsabilidade.REPITO, a luta é de TODOS e TODOS nos devemos manter mobilizados,para prosseguir e aprofundar as formas de luta,caso se torne necessário faze-lo,porque só assim poderemos fazer vergar a ARROGÂNCIA do governo e da Ministra Ana Jorge.

Espera-se que as Direcções Sindicais se mantenham firmes nos seus postos e que PESEM, antes de qualquer consideração ou sugestão de continuação de luta,o forte exemplo dado pelos 100% da classe de enfermegem a esta luta. Portanto não nos venham com propostas,por melhores que sejam as intenções,mas cujo efeito prático possam servir os objectivos da Ministra.

Um abraço a toda a classe,unidos e na luta venceremos.

Enf.Andrade
 
Sr. Alfredo Martins:

Obrigada por ter participado num BLOG DE ENFERMAGEM.

O seu sentimento é o de muitas outras pessoas. Todos nós sabemos que (ainda) existe essa forma de pensar, bacoca.

Mas como sabe, faz parte da evolução cultural de um povo passar de um estado a outro, através das mudanças de que todos somos parte. O Sr. é parte dessa mudança e, mesmo que seja muito lentamente, irá acompanhando a evolução dos tempos... É a lei da vida, sabe?

Do que se trata na luta dos enfermeiros não é de licenciaturas, mas sim de reconhecimento do trabalho e esforço de GENTE QUE CUIDA DE GENTE. E essa Gente evoluiu, mas não foi por milagre, sabia? Foi porque estudaram e assumiram perante a sociedade o compromisso de agir de acordo com os mais elevados padrões de qualidade, quer estejam a ajudar a nascer, quer quando ajudam a morrer. Entre uma coisa e outra, talvez não saiba, mas é preciso muito mais do que engenho e arte para se ser Enfermeiro.

Também os médicos evoluíram com o tempo, sabia? Aínda trabalhei com médicos que não eram licenciados, sabia? E que fizeram a especialidade na guerra colonialista, sabia? Se assim não tivesse sido, quando o Sr. precisasse de retirar a vesícula que deve estar repleta de pedras tal não é o asco com que fala dos Enfermeiros, teria à sua disposição um leque de barbeiros cheios de boas intenções.

Quanto aos "senhores do lixo", a comparação é digna de reparo pois valorizo muito o trabalho dessas pessoas. Sabe, tudo o que é tocar em dejectos, coisa orgânica, é repugnante, mas no fundo, enquanto tivermos corpos, nos alimentar-mos de comida, étc, temos essas nobres tarefas a realizar. Não me choca nada que tenham uma licenciatura, visto que esses senhores podem um dia deixar de fazer esse trabalho e estar a ensiná-lo. a si, como deve tratar o seu lixo.

Desejo-lhe as melhoras e não se irrite nem desvalorize os outros.
 
Diz a Ministra: HAJA BOM SENSO

HAJA BOM SENSO???!! ENTÃO NÃO NOS PAGAREM 1500 EUROS É SENSATO? ENTÃO TRATAR-NOS COMO SE DE LAVA-CÚS SOMENTE FÔSSEMOS, É SENSATO? FAZER DE NÓS LICENCIADOS DE 2ª, É SENSATO?? OFERECER UM SALÁRIO AINDA MAIS BAIXO DO BAIXO SALÁRIO QUE AUFERIMOS, É SENSATO??

A ministra é lerda, ou tem um atraso coitada..

SE DERAM 1500 AOS PROFESSORES (31% dos trabalhadores da função pública) E NÃO NOS DÃO O MESMO A NÓS (que somos 16%), VAI HAVER SARILHOS AINDA MAIORES..!

Srª ministra, das piores inimigas que a Enfermagem alguma vez teve que lidar!



ps: Ao Alfredo Martins: cala-te porra! se vens para aqui atacar gente de bem, põe-te a milhas! Que gente tão tacanha, poça..! Nunca deves ter precisado dum "aplicador de pó talco" não... ou então, coitado de ti se algum dia precisares... pode ser que, se for tão burro como os pintas, ainda te corte uma perna em vez de dar uma vacinazita ou mudar-te a fralda..

a dor de corno dói? toma um tramal, isso passa..


JUNTOS VENCEREMOS!!!
 
E a luta continua
Amanha Vai ser um banho de multidão...
lá estarei....

Não podemos ceder...

Já perdemos muito tempo....
 
Pelos vistos... não deve gostar muito da filha, já que rola por ai que esta é enfermeira no Hospital onde a Ministra trabalhou.

cumps
 
Colegas não é só o BO que está parado...a minha Unidade está parada à três dias em que os médicos estão lá a fazer ZERO!!!!Por isso n limitemos a luta ao BO isto tem que ser sentido em todos os locais em que trabalhamos!!!
 
onde é que estava o bom senso dos médicos quando fizeram greve interminável?!!!!!!
na medicina os doentes ficavam semanas sem serem vistos.....
 
Ao OILO T
Em relação á sua questão tenho a dizer o seguinte:
De facto retirar um soro e respectivo acesso numa situção de alta não é um cuidado minimo. No entanto penso que deverá rever o conceito de cuidado minimo. Neste caso se o doente tem alta médica e o enfermeiro está de greve, e a saída do doente implica uma intervenção de enfermagem (preparação para a alta), esta não deve ser encarada como imprescindivel , ou de caracter de risco de vida e nesta situação como forma de luta, o doente não deverá sair do serviço já que o enfermeiro em serviços minimos não está disponivel para resolver estas situações. Ou seja, enfermeiro de greve, alta protelada. Por outro lado se o enfermeiro assume que o doente vai sair, SEM DUVIDA que deverá retirar-lhe o cateter. A não ser que outro profissional de saude qualificado, e neste caso só entendo que o médico terá condições pro fazer, o fará. Não deixar que outros façam o trabalho dos enfermeiros em dia de greve sem qualificação para tal! Contudo o mais sensato é não "boicotar" a greve dos enfermeiros e os doentes não saírem.
 
concordo e estou disposta a abdicar de algum $$$ para um fundo que permita aos colegas do BO, e porque não da consulta externa e cuidados de saúde proimários, fazerem uma greve por termo indeterminado. Sejamos realistas, nos internamentos o impacto é quase nulo, e é preciso atacar onde mais lhes doi
 
Ao senhor alfredo martins, tenho pena de si meu caro,
é por causa de gentinha como o senhor que o nosso pais não evolui, gentinha que vive de ilusões, de series televisivas como doutor house e anatomia de grey em que se entra no hospital e tem 50 médicos á sua volta, são mesmo o maiores, o pior é que quando precisar de ir ao hospital e houver alguém que o assista na lhina da frente não faça como muitos e não lhe chame Sr.doutor pois será com certeza um enfermeiro, nessa altura ou fecha os olhos e continua a sonhar com as series da Tv,ou presta atençao e verá que os enfermeiros não se limitam ás picas e a fazer o que os médicos deixam, mas sim estão 24h com os doentes, na vida e na morte cuidando a pessoa na sua totalidade, aí dará o devido valor a esta profissão, se calhar será tarde demais, ams vale sempre mais tarde que nunca, saude Sr.alfredo.
 
CONSULTA EXTERNA DO HOSPITAL DE AMARANTE (C.H.TÂMEGA E SOUSA) A FUNCIONAR A 100% - ESTAS ENFERMEIRAS SÃO A VERGONHA DA NOSSA CLASSE.
FORÇA ENFERMEIROS ESTÃO DE PARABÉNS!
 
Há uns meses atrás escrevi neste Blog que hoje se faziam guerras cirúrgicas e que as greves deveriam seguir esse sentido (blocos, consultas externas e centros de saúde), finalmente os sindicalistas portugueses (génios)estão a acordar só que estão dez anos atrasados (não é Enfº Azevedo). A criação de um fundo de greve como fazem os sindicatos americanos agora dava jeito....estão atrasados dez(10) anos. Espero que recuperem a tempo.
 
Eu encontrei seu blog através do Google, e devo dizer que este está entre os melhores artigos bem escritos que tenho visto em muito tempo.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!