sexta-feira, fevereiro 26, 2010

99% dos Enfermeiros do INEM fizeram greve!




"Liliana Fernandes cumpriu a greve. Mas salvou uma mulher de uma paragem cardio-respiratória. Protesta porque, sem resposta quanto a um futuro na ambulância de suporte imediato de vida que tripula, teme que a emergência pré-hospitalar deixa de ter Enfermeiros.

A jovem Enfermeira é apenas um dos cerca de 130 profissionais que ontem cumpriram 24 horas de paralisação. Estão, na sua maioria, destacados de hospitais para servir nas ambulâncias de suporte imediato de vida (SIV) que nasceram para compensar o encerramento de serviços de urgência. Sem sinais da abertura de um concurso (depois de o anterior ter sido anulado) para fixá-los no Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), poderão ter de regressar às instituições de origem. E, assim, estancar um projecto de emergência pré-hospitalar que estendeu a urgência para as ruas.

O protesto, com adesão de 99% (só dois profissionais não aderiram) foi praticamente simbólico: com um Enfermeiro por SIV, os serviços mínimos obrigaram todos os profissionais escalados a estar a postos. E, numa ronda de reportagem pelas SIV da região do Porto, o JN "bateu" várias vezes com o "nariz na porta". Até decidir esperar pelo regresso de Liliana ao Hospital de Santo Tirso. Fala com alma das suas funções e espera apenas que o Ministério da Saúde contorne a imposição legal de limitar a uma a requisição de Enfermeiros. Mesmo em mobilidade, quer é manter o projecto SIV de pé." link

Comments:
Acho piada....

Por momentos pensei que a Sra. Enfermeira Liliana Fernandes estaria a tripular uma mota do inem....uma vez que refere que salvou uma vitima em paragem cárdio-respiratória e fala no singular. É sempre bom saber que o TAE que a acompanha serve apenas de motorista (acho que já nem deveriam sair do posto de condução que ocupam). Se os enfermeiros querem os louros só para eles então, terão de ter o trabalho todo sozinhos.

TAE
 
Sou Enfermeiro a trabalhar numa VMER e tenho de concordar com a opinião do amigo das 10:29h, pois a nossa actividade quer nas VMER quer nas SIV só faz sentido trabalhando em equipe, e quem assim não pensar, não merece estar no pré-hospitalar !!!

Acredito que esta afirmação tenha sido mais um erro da comunicação social do que propriamente da colega em questão...

Todos são precisos, todos têm o seu papel preponderante !

PM / HSTV
 
a liliana salvou uma pessoa de pcr?
muito bem!

muitos + o fizeram e farão...

sem resposta qt a um futuro??
mas ela n tem um vinculo com o hospital??
então o futuro é aí!
n pode ser ela, nem outros enfs a "EXIGIR" a sua contratação para os quadros inem. porque ainda há regras, e ainda há quem mande!
 
estes TAE's... primeiro fartam-se de falar mal dos enfermeiros... k nao sabem fazer isto e aquilo e que os serviços correm mal por causa da experiencia que têm... mas quando o trabalho corre bem já ficam furiosos por não se falar neles...

meus amigos se querem fazer equipa têm de estar para o bom e para o mau e não apenas para estes momentos de maior mediatismo e quando tudo corre bem!
 
a mesquinhês de quem nem sequer tem um blog para expôr a sua verborreia.
é claro que a colega estava a falar da sua situação especifica, que é o que interessa a quem segue este blog, não comentários tristes
 
na minha opiniao nao deveria ter havido serviços minimos, aliás os enfermeiros nao vao acabar no inem?
 
TAE SENTE-SE MAL, QUER UMA FESTINHA PARA PASSAR A AZIA??..
 
Concordo em tudo com o anónimo das 10:29...
Sou TAE, faço SBV e também quando há "alegrias" em alguns casos refiro-me sempre como a equipa e não EU.
SBV ou SBV+VMER ou SBV+SIV ou SBV+BV!!
 
Salvou, mas como é que sindicatos podem dizer estas barbaridades aqui, ela faz parte de um elo cadeia de sobrevivencia muitos mais ajudaram mas ela é que é a enf. por isso foi a salvadora.
 
A vossa saida do CODU já é no final deste mês.A seguir será das SIV´s, depois das VMER´s.
Temos pena!!!
 
Também acho piada Sr. TAE anónimo...querer ver coisas onde elas não existem.
 
1 enfermeiro por SIV;
1 enfermeiro em greve;
1 enfermeiro a ganhar por fazer greve.

E só 99%!

Por favor, não brinquem às greves!...
 
TAE?

O que é isso?

Se um enfermeiro, conduz a VMER, porque não conduzir a ambulância?

E o doente ganhava, pois ficava com 2 verdadeiros profissionais de saúde para o cuidar!

TAE? Vaidosos....... mas a culpa é de quem lhes dá crédito!
 
Caro TAE das 10:29,

Por essa lógica de ideias a VMER tb só diz médico e tb lá vai um enfermeiro...no caso das SIV faz referência ao meio mais diferenciado...se fosse uma SBV seria sem dúvida os TAE...logo não fique amuado e não veja maldade em tudo!
 
De: Medico8

Escrevem no singular, porque é assim que se sentem, nos Hospitais e nas VMER, pois são os medicos que ficam com os louros. Falando no singular, é mais facil de justificarem a sua presença no pré-hospitalar. Sede de protagonismo...
 
Certamente que foi apenas um "lapso" da jornalista, pois é claro que a actuação do TAE(grande profissional) que a acompanhava foi também de suma importância, assim como a da restante equipa de socorro que também foi interveniente na situação.
A equipa SIV é exactamente isso, uma equipa, constituida por ENFº e TAE, com funções e capacidades diferentes mas com um objectivo comum.
Não queremos os louros só para nós, mas queremos o devido reconhecimento e respeito pelo bom trabalho que fazemos na rua.

ENFERMEIRO SIV
 
"Sede de protagonismo..."

falou...!
 
"Sede de protagonismo..."

falou...!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!