quinta-feira, fevereiro 04, 2010

Carta ao Presidente da República pela Enfermagem no INEM!


"A Emergência Médica em Portugal está à beira do abismo! (ler carta na íntegra, aqui)

Está montado o plano para afastar os Enfermeiros da Emergência Pré-Hospitalar. É objectivo acabar com os meios SIV, e posteriormente com as VMER, com o objectivo de serem substituídos por os já tão afamados TEM, que não são mais do que TAE com mais meia-duzia de horas de formação, que os iriam habilitar a estabelecer acessos venosos periféricos, entubações endo-traqueais, administração de medicação…

Parece irreal, também achamos, mas a verdade é que o processo está a caminhar a passos largos. Para isso deixo-vos apenas um exemplo: TODA a formação para Enfermeiros e Médicos, que já estava aprovada, para o ano de 2010, foi CANCELADA. Não irão haver cursos SIV, nem cursos VMER, nem cursos SAV... nada!

O funcionamento e a sustentabilidade do sistema fica, assim, comprometido!
Assim o objectivo é, nesta fase, expor a nossa situação ao Presidente da República. Para isso, se concordarem com os factos e por uma questão de uniformização, peço-vos que copiem o texto que se encontra no ficheiro anexo, que acedam aqui e colem o texto no espaço correspondente, preenchendo os restantes campos.

A luta está a começar, peçam aos vossos amigos que também o façam, para que o número seja considerável.
Envie esta carta a ALGUNS dos seus amigos e familiares para que ao gabinete do Presidente da República cheguem muitas solicitações."
___________________________________________________________________
Nota: recebido por e-mail

Comments:
LOL bem os enfermeiros são realmente prodigiosos na escrita do Português, e na gestão de crise...

Ora então vejamos:

1º Menosprezam a formação dos tais TEM, esquecendo ou melhor, não referindo o facto de que em EPH esses mesmos profissionais teriam muita mais formação de base que os proprios srs.drs.enfermeiros. E saber muito de higienização e pensos de nada serve em EPH..

2º Mais uma vez esquecem-se que durante anos e anos e anos, foram TAS, com muito menos formação que os TEM, a tripular as VMERs, e que juntamente com os médicos, salvaram milhares e milhares de vidas.

3º Aproveitam a situação de aperto (já vem sendo habito aliás) para colarem a situação dos enfermeiros à dos médicos, como quem diz, os TEM vão não só correr com os enfermeiros, mas também com os médicos, daí a necessidade dos mesmos se juntarem aos enfermeiros no protesto... Só que novamente se esquecem que os meios Médicos do INEM, são isso mesmo, Médicos,porque lá dentro vai um Médico! Daí que ver VMERs sem médicos seja ilusão de optica...já sem enfermeiros, não será assim tão dificil (já aconteceu no passado)...
 
Hoje em dia ser socorrido por um enfermeiro é algo que não é para todos.
Felizmente sou enfermeiro e a minha esposa também... não vá o diabo tecê-las e ser socorrido por uma Dra de teatro ou por um mineiro.
Portugal é um país de corruptos sem escrupulos, daí que não me admire que o serviço de emergência médica seja apenas mais uma vítima desta mesma corrupção e que seja alvo destes golpes de teatro...
Talibã das Beiras: Sempre ao mais alto nível.
 
Para haver dinheiro para pagar os almejados 1500 euros , proponho que se despeçam 9 em cada 10 enfermeiros e se dubstituam por auxiliares de enfermagem. Assim controlávamos custos, aumentávamos a produtividade e aqueles que ainda tivessem emprego ficavam mais satisfeitos. Ganhava quase toda a gente... excepto, é claro, aqueles que já nada fazendo iam continuar a fazer nada, mas agora sem ser preciso pagar-lhes.
 
"...Não era a primeira vez. Como, actualmente, recebo ameaças judiciais (pirosas) quase todos os dias, que venha mais uma para exornar o meu notebook..."
VEJAM A QUE PONTO CHEGOU A LIBERDADE DE EXPRESSÃO NO NOSSO PAÍS!
NÃO BASTA OS EXEMPLOS DESCARADOS COMO O DO JORNALISTA MÁRIO CRESPO,E DOS MUITOS ANTERIORES CASOS QUE EXISTIRAM,PARA NÓS PERCEBERMOS QUE NO NOSSO PAÍS SÓ ESTAMOS SEGUROS PELO ANONIMATO.O SALAZAR FOI DITADOR, MAS AO MENOS O POVO NÃO VIVIA NUM CLIMA DE DSONESTIDADE "PORCA" COMO HOJE SE VIVE.
 
Se não fosse o enfermeiro socorrer o Presidente de Timor de Leste...
 
Caríssimo anónimo das 5:12,
Deixe-me perguntar-lhe uma coisa: no 1º ponto fala em formação de base dos TEM/TAE/TAS (chame-lhe o que quiser) já agora, qual formação de base?! loool.
No 2 ponto fala que durante anos foram TAS a tripular as VMER... se vive neste mundo sabe que as coisas evoluem, exactamente, evoluem e é precisamente por isso que agora são Enfermeiros a tripulá-las.
No 3º ponto... bom como o que lá tem é menos que nada... nem sequer comento!
Cumprimentos...
 
Bem é melhor aumentar as morgues e os profissionais para uma maior recolha de órgãos, não estou a ver a OE, a OM, de braços caídos com estas politicas aberrantes, graças a Deus espero que este governo cai é tanta asneirada junta que até dá dó...
 
Enviei
 
Mais uma tentativa de atirar areia para os olhos da Enfermagem e da população em geral.

Esta carta foi escrita por um dos elementos que mais prejudicou a Enfermagem nos últimos anos. Que ajudou à tal gestão danosa. Que impediu a entrada de novos enfermeiros para o INEM. E que atraiçoou os próprios colegas Enfermeiros, dizendo que saía do INEM e depois dando o dito pelo não dito.

Foi este um dos que teve milhões à disposição para implementar um SAE em condições e 2 anos depois, é pouco mais que estatistica...

Foi este um dos senhores que amealhou milhares de euros em ordenado. (Delegação, CODU, VMER, Heli, Formação...)

Foi ele quem impediu a entrada de novos elementos para os meios INEM. Alguém se esqueceu que não entrou nenhum enfermeiro na VMER depois da saída dos TAE? Alguém se esqueceu que o CODU durante muito tempo foi um feudo dos amiguinhos da VMER? Alguém se esqueceu que a formação só foi aberta aos outros Enfermeiros quando deixaram de ser capazes de ganhar o dinheiro todo?

Há SIV´s com 3 elementos porque são os colegas Enfermeiros que assim querem. Porque trabalhando a dobrar, recebem a triplicar...

Estou certa, Senhor Enfermeiro Rui Marcelino?
 
Toda a gente já se esqueceu do sr Duarte Caldeira que como se vê anda caladinho, porque será? Outro mestre é o sr Dr Ramiro Figueira que nunca gostou de Enfºs pois estes sabem da sua incompetencia nomeadamente do tempo em que fazia VMER e gostava muito dos Tas porque estes não percebiam as asneiras que fazia tal como alguns clinicos gerais que nasceram nessa época (1993-1998) para o pré-hospitalar mas como todos sabemos nunca evoluiram e andaram a reboque de taxos e nomeações manhosas politiqueiras. Ora que este sr Ramiro regressa lá das ilhas onde deve ter aprendido mt de PH para ajudar este Abilio que nunca devia ter saído lá das enfermarias militares onde se vive ainda uma hierarquia militar bacoca e despesista claro está para o bolso de tudo que está acima de sargento porque os outros são tratados comos os Tas serão no futuro abaixo de sargento e para carregar (de bola baixa). Para juntar a esta manigância e ataque aos enfs falta um tal de Pizarro (Dr Politico do sistema) e a sua Ministra, sim porque dos enfermeiros já deixou de ser á mt. Aos srs Tas recomenda-se alguma calma porque parece que estão um pouco alucinados com o que se está a passar, é que isto pode não passar apenas de um grande foguetório a que este governo socras já nos habituou e que no fim é um monte de nada porque sinceramente não acredito que os médicos vos vão conceder algumas áreas correndo o risco de amanhã os srs aparecerem armados em Drs coisa que eles sabem, (aqueles que não têm medo de trabalhar ao lado de enfs (Ramiro Figueira?????))que os enfs não farão porque não precisam desse tipo de afirmação. Relativamente aos custos todos sabemos que um sistema pré hospitalar com todos os níveis exigidos á semelhança dos ditos paramédicos é substancialmente mais caro que o actual, quando o Ministro das Finanças vir lá as contas para pagar entra em acção a privatização do sistema para as seguradoras que andam doidinhas para agarrar isto. Depois sabem quem vai gerir este sector, sabém? sabém? sabém? sabém? é dificil perceber não é? concerteza que não será nenhum destes politicos, pois não? Pobre povo Português na mão destes pulhas. Nem Enfs nem Tas Nem médicos se vão segurar a isto mas sim os de sempre, os grandes grupos económicos, claro que com algum Ramiro Figueira, um Pizarro, Um Abilio, Um Sá de Almeida, Uma Ana Jorge, Um Duarte Caldeira, Um socras qualquer, que parasitam os sistemas publicos desorganizando-os e atirando as classes umas contras as outras para facilmente governarem, é a velha estratégia.
 
Em relação ao revivalista retrogado das 5:12:
Caro Tripulante de Ambulância, porque é a isso que se resume ... AMBULÂNCIA. Percebo a sua angústia e ansiedade de quem gostaria de vislumbrar uma actividade na EPH de maior relevância, mas como sabe é preciso formação académica especifica para aceder ao lugar e a sua situação a bem dizer é um que na pouco limitada... De qualquer forma recordo-lhe que quando da existência de tripulantes nas VMERs o seu papel não passava de meros motoristas, como muitos médicos da altura comprovam, os quais mais tarde deram graças por fazerem equipa com um profissional de saúde capacitado para a função e não o amigo do amigo que desenrascava a coisa. A população tem cada vez expectativas e conceitos de qualidade assistencial mais elevados, o que fazem da dupla enfermeiro/ médico a melhor resposta pré-hospitalar. Aproveito para também o informar que todos os sistemas europeus minimamente diferenciados tem enfermeiros no desempenho da EPH, como elementos das equipas mais diferenciadas tal como acontece com as VMERs, depois é ainda de realçar que os sistemas de emergência mais evoluídos apontam a necessidade dos seus elementos além do desempenho PH, terem igualmente prática no âmbito de Urgências e Cuidados Intensivos, mais uma vez não se enquadram no conceito a não ser para conduzir as cadeiras de rodas dos doentes ao RX.. talvez!! Por último o conceito de VMER é de base hospitalar como um prolongamento da urgência para a comunidade, novamente estão muito longe desta realidade. Um último conselho, façam bem aquilo para o qual estão supostamente preparados, tripulem a ambulância e deixem-se de comentários à prática da VMER e de questionar diagnósticos e intervenções para os quais nem os sabem escrever quanto mais compreender. Saudações de um ENFERMEIRO do PH
 
Iniciou-se agora um curso de TAE que contempla dentro dos seus conteúdos curso de TOT (CODU), ou seja, estes srs podem vir a fazer CODU e tirar trabalho aos TOT's actuais. Como vêem srs TOT's não são os enfs que vos poderão vir a tirar o trabalho. Estam a ver, e voçês tinham tanto medo e andaram este tempo todo a esfaquear os enfs pelas costas. Erraram no alvo, os srs que alguns de voçês apoiaram vão vos substituir, não é sr Nuno e sra Andreia e outros?. Mais tarde ou mais cedo a verdade vem ao cimo.
 
Dá que pensar como esses pseudo-técnicos estão a assumir tanto poder no INEM...

Desassossego
 
No próximo dia 17 de Março vai decorrer o acto eleitoral decorrente da entrada em vigor da Lei nº 111/2009 de 16 de Setembro, o que implica a eleição de novos órgãos nacionais para o Conselho Fiscal, Conselho de Enfermagem e para as mesas dos Colégios de Especialidade.

ELEIÇOES NA ORDEM.....

COLEGAS MOSTREM O VOSSO DESCONTENTAMENTO
 
Eu ja enviei...
Não podemos deixar mais uma vez que as nossas competencias sejam entreguem a outros, ainda por cima outros que nem sequer um curso superior tem, alguns fizeram o 12º a martelo!!!!
Vamos todos unir-nos contra mais esta afronta aos enfermeiros.
Sim a todos os enfermeiros não apenas aos que exercem pre-hospitalar, pois imaginem-se num SU a receber um dte destes TAE's ja puncionado, entubado, etc., ou algum deles a prestar cuidados aos vossos familiares.
 
Ninguem disse que os actuais TAS tem mais formaçao que os enfermeiros! O que disse, sem qualquer rodeio ou duvidas é que os futuros Técnicos que se pensam formar, e sobre os quais fala a noticia terão sem qualquer duvida muito mais formaçao de EPH do que kk enfermeiro...Preciso de lembrar que na maioria das escolas de enfermagem nem SAV se ensina?

Anonimo das 8.00pm, se utilizar a net para outras coisas para alem do porno, pode observar por exemplo em Inglaterra (pais tantas vezes aqui referido) que as equipas de heli, sao compostas por Paramédicos e Medicos...De la um salto ao youtube e veja por si...
 
já enviei

É UM ULTRAJE!!
 
Caro user "Alguém Que Já Te Topou" sinceramente não me interessa quem escreveu a carta, interessa a mensagem e conteudo, esse sim é verdadeiro e claro, por isso não vale a pena andar a distrair e a destrocer a mensagem.
Quanto á vontade de tantos pelo Curso TEM, penso que não passa de um RVCC é só uma questão de tempo para o obter, não se basei na intelegência e aptidão... pelo menos todos atingem os objectivos, basta baixar a fasquia, estatistica pura...

Já agora sabem quem enviou a carta...
Isso mesmo...
 
Desta vez ninguem nos vai para...
Venha o que vier...
E não é pelos milhões de euros que não recebo, mas sim pelo evoluir da nossa profissão.
Por favor, coleas... precisamos do vosso apoio...
Mais uma carreira a querer usurpar das nossas funções...
Unidos...Seremos mais fortes...
 
Se realmente este projecto do Tae for para a frente isso é vai ser o belo e o bonito a recebe-los na urgência. Vão chorar baba e ranho quando pensarem em entregar um doente na urgência. O pizzarro nem sonha o que poderá acontecer.
 
Eu acho que vou dar mas é corda aos sapatos deste país... Aqui já vi que não se aprende nada... É triste, mas parece que é verdade!
 
Carissimos não será este o momento para se virarem uns aos outros. Há um tempo para tudo e esse virá de certeza para dizer-mos aquilo que sabemos e não é pouco. Mas agora, a guerra é com outros.
 
Desnatar o sistema torná-lo barato a todo o custo nem que seja com sacrificio da qualidade. Veja-se o que está acontecer com médicos de referencia a fugir para os hospitais dos grandes grupos privados. Esta é que é a realidade querem criar as condições para entregar tudo e o povinho que se lixe. Quando quiserem PH com qualidade contratem um seguro que ai até médico, enf, e mais não sei quantos mais, são logo disponibilizados. Mas tem que ser um seguro bom porque os baratos só servem para os dentes e para quem tiver mais de 80 anos e de preferencia desdentado. É para isto que estamos a caminhar a paços largos, anda tudo distraido com crise, orçamentos de estado e os socras afilados e estes pizarrozitos aproveitam para tratar da sua vidita. Vamos ver um dia a onde é que ele vai trabalhar. Querem apostar? É para já.
 
Importa esclarecer que aconteça o que acontecer no futuro, estas duas classes vão ter de conviver uma com a outra, faz sentido abrir guerra?
Os enfermeiros devem defender o seu espaço, mas algo, tem de se fazer para melhorar a EPH, ou será que se esquecem que 95% da EPH, é feita por pessoas cheias de boa vontade, mas muitas vezes sem os mínimos conhecimentos, são os enfermeiros que os recebem nas urgências, fizeram algo para o modificar. Porque não se escreve ao SR. Presidente a revelar isto…
Muitas chamadas caem directamente, nas centrais dos bombeiros por exemplo, depois não á passagem de dados aos CODU´s, os meios diferenciados não são accionados, chegam aos hospitais “sabe deus como”, os enfermeiros recebem estas vitimas, e o que fazem?
Agora que lhe mexem no bolso… “Falam, falam, mas não dizem nada”
Vamos melhorar a emergência pré-hospitalar e para isso concordo com uma carreira nesta área, os TAS não têm formação suficiente, mas desculpem senhores enfermeiros quando saem das vossas escolas também não têm, não estão vocacionados para a rua…

PS: Ainda vou ver alguns dos maiores críticos da carreira TEM, a ganharem bom dinheiro nas escolas a darem formação aos ditos TEM e muitos enfermeiros a seguir essa carreira, já agora o fazem enquanto TAE o que concordo.
 
Estão DRº Enfermeiro as negociações começam ou não? as tropas estão a espera de serem orientadas.A ministra já deu sinal da nossa existência? é urgente iniciar as negociações a classe está cada vez mais unida e sofrega de justiça.
 
caros amigos e colegas de emergencia:
com tristeza leio estas linhas
com firmeza mantenho a minha opinião
todos estamos a ser enganados:
medicos sem formação
enfermeiros sem formação
TAS/TEM sem formação
TOTES/OPCEM sem formação
Bombeiros sem formção
CVP sem Formação
aqui no norte parece que o Sindicato que tudo apoiava agora se junta aos pares chegou a hora do Conselho Directivo do INEM mostrar a Portugal e aos Portugueses qual o Plano Estrategico de Emergencia para o futuro de Portugal e com que Profissionais de emergencia quer implemtar esse plano de emergencia
hoje, com o actual modelo de emergencia temos:
- ganhos em saude;
- boa relação Custo/benificio
- satisfação dos clientes ( Portugueses)
- elevados niveis de eficacia e eficiencia

com o que estão a pretender?
quais os ganhos?
Quem ganha?
Que satisfação para os Portugueses?
Que eficacia e eficiencia?

O INEM tem o dever e obrigação de explicar estas questões a Portugal e aos Portugueses

um abraço a todos os Profissionais de Emergencia e a todos os Portugueses

Um emergencista preocupado com a emergencia em Portugal
 
“Y have a dream”
Estando eu deitado, na cumplicidade da minha almofada,
Adormeci? Acordei? Certo que pensei
O que se passa? O que está a acontecer?
Mudar o sistema que bem funciona, promessas televisivas, negações de verdades, promoção de conflitos, separar para reinar, esconder o saber, o que está a acontecer?
Confuso e agitado me viro na cama, este ano, VMER`s sem formação, HELI`s sem formação e prometidos em Comissão Parlamentar, Bombeiros sem formação e os Postos PEM? Novos TAS/TEM com formação mais completa que os actuais Colaboradores TAS/TEM/TOTE/OPCEM!
Minha agitação me leva a acordar,
Não acordei,
Afinal, concursos SIV são para se realizar.
Ahh!!!
Não há formação para SIV este ano!
Continuo a sonhar,
Mas os concursos vão-se realizar!?
O que está a acontecer que agita meus lençóis, me mantém acordado a dormir,
Só sei que dizem, e não fazem,
Sinto que fazem o que não dizem,
O que se passa que ninguém entende,
Ministra diz. INEM contrafaz,
Que sonho!
Vou acordar transpirado,
Cansado me sinto,
Vou acordar
Espero
 
"Enfermeiros Sim Senhor, no Hospital por Favor" acho que digo tudo.
 
Acho interessante que tipos que há 3 anos trabalhavam em stand´s agora sabem mais que os enfermeiros:!:!:!!

Têm mais formação que Enfermeiros...

Para ti que és TAE ou TAS ou o que quiseres, estou aqui e para teu bem que os Enfermeiros sejam irradiados senão vamos ver quem é melhor no pré- hospitalar e em Stand´s de veículos ligeiros...

Eu sou Enfermeiro, podes ser o melhor TAE de Portugal quem nem com TEM, Paramédicos ou o que quiseres me chegas aos calcanhares....

Por isso vais mas é estudar... que eu estudei muito para saber o que sei...

Like a bolt... A lightning bolt:)
 
Talvez tivesse sido prudente dar a ler a carta a um professor de português (do 4º ano) para que pudesse ter sido corrigida. Não sou da área e da leitura que fiz fiquei com uma impressão estranha em relação ao conteúdo: pareceu-me uma briga de vizinhos, tipo conflito de condónimos. Depois, a forma como a carta está escrita é medonha: a utilização de siglas não me parece adequada ao contexto em que se insere o documento, excepto aquelas que são do conhecimento do público em geral como CODU e INEM - o resto soa a linguagem corporativista; começa por expôr o assunto de forma seca; não conclui com coisa nenhuma nem pede nada no final; não agradece sequer a atenção do Senhor Presidente para o problema (supostamente) exposto. A pontuação também deixa a desejar...
 
O problema no MS é que a ministra não manda nada lá dentro, o sr. Pizarro é que faz e desfaz conforme lhe apetece. E como competência e inteligência não são características suas...
 
Já mandei mais uma carta ao PR!!!
 
ESCÂNDALO: o concurso externo para a ARS-Centro foi anulado.
Talibã das Beiras: Sempre ao mais alto nível.
 
A uníca razão para estes disparates é uma só: Dinheiro!

E a minha opinião, é que todos aqueles Enfermeiros que contribuam para esta USURPAÇÂO das nossas funções, devem ser denunciados e exemplarmente punidos pela OE!
 
Acho infeliz esta ideia de menosprezar o trabalho dos TAES que estão nas ambulâncias, pois só uma minoria fez Vmer há já algum tempo atrás, serão só esses os verdadeiros técnicos de emergência? Não me parece...
Troquem as ambulâncias por VW Passat e vão ver que toda a gente fica contente.
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Andam todos a tentar fisgá-la, andam.

Os sonhadores dos TAE, os interesseiros dos médicos que querem sempre mais e mais e mandar em toda a gente, os pizarros que já lhes cheira a negócio nas escolas privadas para este curso de paramédico, e mais uma maneira de manter o enfº no sítio, lá em baixo, submisso, dependente...

Lógico que, à parte do "amigo" pizarro, estou a generalizar, pois nem todos são sacanas com a Enfermagem. reconheço nos TAE´s toda a credibilidade em quererem saber mais para serem uma mais-valia na EPH, mas isso acaba quando com esses propósitos visam afastar totalmente os enfermeiros, e abafar a sua importância e papel no pré-hospitalar. É que acredito que alguns há que só querem ser melhor para fazer melhor, mas outros logo vêm atrás quando lhes cheira a oportunidade de protagonismo (sindicato tae´ºs) ou de negócio (Pizarro/ CESPU). É a minha opinião, não tenho nada contra os TAE´s e sindicatos, mas reconheçam que a "carreira" é uma cópia descarada e desalinhada do curso de enfermagem. E aí, alto e pára o baile!
 
Boa noite colegas ENFERMEIROS.
Penso que esta discusão nem sequer existiria se a nossa classe profissonal tivesse relamente uma ORDEM que mostrasse legalmente que existe um REPE e que há procedimentos que só os ENFERMERIOS podem fazer.
Isto aplica-se claro às Famosas injecções dadas por trabalhadores com a 4ª classe ou menos que trabalham na farmácias.
 
"Talvez tivesse sido prudente dar a ler a carta a um professor de português (do 4º ano) para que pudesse ter sido corrigida. Não sou da área e da leitura que fiz fiquei com uma impressão estranha em relação ao conteúdo: pareceu-me uma briga de vizinhos, tipo conflito de condónimos. Depois, a forma como a carta está escrita é medonha: a utilização de siglas não me parece adequada ao contexto em que se insere o documento, excepto aquelas que são do conhecimento do público em geral como CODU e INEM - o resto soa a linguagem corporativista; começa por expôr o assunto de forma seca; não conclui com coisa nenhuma nem pede nada no final; não agradece sequer a atenção do Senhor Presidente para o problema (supostamente) exposto. A pontuação também deixa a desejar..."

Sou obrigado a concordar!!

FILIPE
 
Venho lamentar o desprezo prestado pelos TAS/TEM/TAE, pois eu como um deles tive na manifestação dos enfermeiros, pois como vocês acho que toda a gente tem direito a uma carreira. Não devemos olhar somente ao nosso umbigo, mas ver a realidade e o que é aplicável a nível nacional. Já socorri inúmeras vitimas familiares de enfermeiros e com estes presentes que colaboraram e lamentaram a impossibilidade de não se poder fazer mais no local. Temos que desligarmos-nos dos grandes centros urbanos e pensar nos doentes/vitimas. Posso dizer que quando toca a um familiar nosso o assunto muda de figura. Além de ser profissional, sou voluntário na CVP e informo que temos lá enfermeiros que reconhecem que no EPH estamos melhor preparados, nomeadamente em Trauma, pois maioritariamente apesar de serem mais diferenciados deixam as decisões serem assumidas por nós. Temos que reconhecer que ninguém nasce ensinado e todos somos capazes de aprender. E uma coisa é certa que o curso de Enfermagem não está direccionado para a EPH, digo isso pois na vossa manifestação da qual tive o maior prazer de lá estar, pois tenho inúmeros amigos enfermeiros, estava em conversa com 10 enfermeiros e todos reconheceram que não estão formados de base para essa área, nomeadamente um caso que disse que não saberia colocar um tala a um braço facturado e que teve que se inscrever numa instituição de socorro PH para receber formação como voluntária para aprender.

Todos nós (Enfermeiros e TAS/TEM/TAE/TAT) somos úteis e necessários no SNS.
 
Sra "Alguém que já te topou disse..", tenho a dizer-lhe que me parece muito errado utilizar este espaço para resolver os seus problemas recalcados a propósito do Sr Enf. Rui M. Quem o conhece, sabe que se trata de um dos maiores lutadores pela profissão de Enfermagem. Ele é acima de tudo um excelente profissional, mas também uma pessoa muito íntegra e fiel aos seus propósitos. É fácil perceber que se não fossem os Enfºs que permaneceram, apesar de tudo, no INEM, a esta altura a luta já teria acabado e a derrota seria certa...Como vê, não é correcto fazer julgamentos sobre o que não se conhece...
Quanto ao que ele ganha, pouco me importa...não sou de invejas. Mas parece-me que há quem o seja...
 
Venho informar que no INEM em Lisboa, sensivelmente 50% tem um curso superior, 15% estão a tirar cursos superiores e que existe pessoas que tem mestrados...

Informo também existem pessoas como eu que tem formação superior e não trabalham na área por opção, pois já tive propostas a receber bem mais e recusei por gostar do que faço.

Gosto e gostaria de fazer mais e melhor pela população e sempre tentarei fazer o melhor que posso com que meios tiver pela população.
 
NAo sei qual o interesse subito dos sr enf pelo INEM, espera!11 será pelo facto de nao terem tido uma OE á altura e que permitiu que se fizessem cursos de enf ao "trambulhao", com notas de acesso inferiores a 10 VALORES, e agora dá-se um pontapé numa pedra e aparece um emf.....
Que eu saiba a formaçao de base, superior, chamem-lhe o que quiserem, nao tem nenhum a disciplina de PH e por muito boa nota que terminem o curso, isso nao vos dá a formaçao necessaria para trabalhar na rua, nao quiseram inciar e fazer um percurso no ph com o INEM, mas como isso agora até da "visibilidade" até interessa.
É isso mesmo, nao passa de um "jogo de vaidades" e uma tabua de salvaçao para o desemprego.
Nao sei quem veio usurpar quem: As amnulancias, como voces dizem, sao dos TAEs, nunca foram dos srs LIMPA CUS (LC), alem disso "carregar" o doente nunca agradou á "classe superior", é preciso é ter uma maquina amarela nas maos e fazer uns cursos de conduçao com umas piascas pelo meio para o sr LC sentir o seu EGO a aumentar.
Cada macaco no seu galho, bombeiros e INEM com um formaçao no PH e os Srs LC nos hospitais cs, lares ou o que quiserem, dentro de 4 paredes que lá é que é o vosso poleiro...
 
é disto que falamos, do nivel de pessoas igual ao do post das 9:56. palavras para quê eles sozinhos demonstram o seu nivel.
 
anónimo das 9:56:

vai pentear macacos, filhote. ninguém lhe tira o direito de sonhar.
Apesar deste governo ser autênticamente anti-Enfºs, a justiça há-de sempre prevalecer.

Relembro que o Enfº é um técnico superior, licenciado, DIFERENCIADO. O TAE é um técnico não diferenciado, generalista, de apoio. Não tentem roubar toda uma classe profissional, por isso, só por cima dos nossos cadáveres.
E olhe que até que somos muitos...
 
Tripulantes de Ambulância, uni-vos.
A classe de enfermagem está a tentar roubar o pouco que ainda temos.
Primeiro, tirou os tripulantes dos helicópteros do INEM (sim, porque no inicio éramos nós que o tripulávamos);
Depois, tirou os tripulantes das vmer’s;
Depois, infiltrou-se no CODU’s;
Já criaram as ambulâncias SIV “especial de corrida” para eles fazerem actos médicos para o qual não lhes foi delegado competência por parte da Ordem dos Médicos;
E agora, querem tirar-nos do nosso local de trabalho, assumindo as nossas funções em todas as ambulâncias.
Há muitos anos que desempenhamos a nossa profissão de forma digna e profissional. E só não fazemos mais (como os nossos colegas anglo-saxónicos) porque existem lobbies que não o permitem. Leram bem. Existem muitos interesses para que os tripulantes de ambulância (do INEM, bombeiros e Cruz Vermelha) continuem a ser “os coitadinhos” do sistema.
Vejam os DAE’s; a administração de fármacos; a monitorização electrocardiográfica;…
Agora, como se prevê que se comece a pagar condignamente aos elementos que tripulam as ambulâncias, lá estão estas sanguessugas chamadas enfermeiros para nos roubar o nosso ganha-pão.
Claro que, a ser de graça ou a ganhar pouco, não se vê nenhum Dr. Enfermeiro lá pois não é prestigiante… É o preço que pagamos por sermos VOLUNTÁRIOS (ou quase).
Sugiro, doravante, e salvaguardando sempre o bem-estar e a saúde das vítimas que socorremos, no caso de terem o infortúnio de terem no local, que lhes façam a “vida negra”:
Os TAE’s são chamados de “motoristas” dos enfermeiros nas SIV’s. Então ajam como tal.
Á chegada da VMER, ponham o enfermeiro nas manobras de SBV (e preparem vocês os fármacos de 1º linha, como acontecia no passado). O médico da VMER até vos vai agradecer.
Estando a VMER no serviço, cuidem das vossas costas e ponham o enfermeiro agarrado à cadeira, quando for para transportar o doente do 5º andar sem elevador. Afinal, é ele que está a receber os milhares.
Os TOTE’s que não recebam passagem de dados. Se os enfermeiros estão lá, estão para trabalhar… e não para estar a “coçar a micose”.
Termino deixando-vos com um trecho da acta do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses
http://www.scribd.com/doc/24431200/Ola-a-todos
Cumprimentos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!