sexta-feira, fevereiro 19, 2010

Conflitualidade no INEM - Ordem dos Enfermeiros solicita audiência ao Ministério da Saúde!



"A Ordem dos Enfermeiros solicitou uma audiência ao Ministério da Saúde na sequência de notícias vindas a público sobre a não resolução dos problemas vinculativos dos enfermeiros que trabalham no Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), bem como sobre a falta de orçamentação de verbas, em 2010, para a formação desses mesmos enfermeiros.

A Ordem dos Enfermeiros considera que ambos os factos agudizam o clima de conflitualidade nesta área tão sensível da prestação de cuidados de saúde e colocam em causa o funcionamento de alguns meios de socorro, designadamente algumas SIV (ambulâncias de Suporte Imediato de Vida).

Na última reunião mantida sobre esta matéria entre a OE e o Senhor Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, realizada a 21 de Dezembro último, o Dr. Manuel Pizarro manifestou preocupação pela instabilidade que se vivia nesta área da Saúde. Nessa altura, o Senhor Secretário de Estado Adjunto e da Saúde considerou que a perspectiva seria de incremento do número de enfermeiros vinculados ao INEM para fazer face à abertura de mais alguns meios operacionais, designadamente de helicópteros do INEM e SIV. Comprometeu-se ainda a intervir junto do INEM, no sentido de:

- clarificar alguns aspectos relacionados com protocolos que aquele instituto tem celebrado com corporações de bombeiros para o funcionamento de Postos de Emergência Médica, que incluem enfermeiros na sua composição;
- desbloquear a situação do concurso para admissão de enfermeiros iniciado pelo INEM em Março de 2009;
- solicitar que o Instituto forneça alguns dados sobre o funcionamento dos seus meios operacionais, os quais se comprometeu a remeter à Ordem dos Enfermeiros há cerca de dois anos.

Não se tendo concretizado nenhuma destas questões até à data, a OE não pode deixar de manifestar a sua profunda preocupação com o estado para o qual caminha a Emergência Pré-Hospitalar em Portugal e para o qual a actual Direcção do INEM muito tem contribuído, negativamente.link

Comments:
OE a acordar...
que bom =)
 
As siv`s que o autor deste blog descreve são realmente diferentes das que eu trabalho. Como se pode dizer que os serviços que siv`s e sbv`s realizam são diferentes? È mesmo de quem não trabalha dia a dia numa siv. As activações são as mesmas e 95% das vezes a actuação também, isso posso-lhe garantir! Não vê que envergonha os seus colegas que fazem o que podem numa ambulância travestida! Conhece os protocolos? Conhece a insegurança,
a "telemóveldependência", a pouca confiança dos codu nos enfermeiros? As verdadeiras "garfadas" nos serviços, escondidas pelos colegas back-office? Não atire para o ar apenas comentários completamente desprovidos de verdade. A enfermagem por si pintada é muito diferente da que comigo trabalha diariamente. Desafio qualquer um a desmentir-me, mas com factos, e que faça siv claro...
 
Não se percebe como é que o mesmo Secretário tem uma forma de expressão para a OE e outra para garantir uma carreira para os tae e congéneres.
A um destes grupos está amentir.
Não é difícil descortinar qual.
Compete à OE dizer o que é Enfermagem;
Compete à OM dizer o que é medicina.
Ambas as Ordens citadas têm a mesma capacidade de impedir usurpação das funções dos seus Membros: uma na área da Enfermagem; outra na área da medicina, respectivamente.
Proponho por isso um estágio dos directores da OE na OM para ficarem a saber como atacar a problemática do INEM, quanto a curandeiros e quanto a Enfermeiros.
É claro que a OE não tem poderes para mandar uma suspensão do exercicio ao Secretário de Estado Adjunto da Ministra e da Saúde, como tem a OM.
Mas a OE pode classificar o seu grau de responsabilidade e recorrer aos tribunais para reprimir quer os enfermeiros que promovem os curandeiros tae e coisa parecida, quer os próprios tae por ususrpação de funções, pois é crime público usurpar funções de profissão titular, a de Enfermeiro, ponde em risco os cidadãos que carecem de apoio adequado, na assistência em transporte e não só.
Só o Enfermeiro é capaz e tem obrigação disso.
 
ao anónimo das 4:46pm

pois muito bem... como me desafiou eu vou-lhe dar alguns exemplos do que se faz na minha SIV.

antes de mais devo-lhe dizer que a regulação das ambulâncias SIV, infelizmente, faz-se de forma desigual por todo o território de portugal continental devido ao tipo de médicos que exercem funções, mais especificamente no CODU, pois são eles que lidam diariamente com os enfermeiros SIV e lhes dão a validação em certos protocolos que é necessária... como o Sr. TAE parece saber os protocolos de trás para a frente, também deve saber da dificuldade que existe por vezes em fazer entender a quem está do outro lado que necessitamos efectivamente de determinado fármaco, mas isso são dificuldades que só as sente quem tem o "telémovel na mão"..

a minha SIV pertence à DRLVT.. pelo modo como "fala", deve exercer funções numa SIV do centro que por vezes nem um paracetamol validam devido ao risco de hipotensão.. e já agora permita-me, perguntar-lhe uma coisa.. sabe por que é que as SIV's do centro funcionam assim? porque os médicos reguladores do CODU, estão já completamente ultrapassados, que já não fazem vmer HÁ ANOS e não se aperceberam da evolução técnica e cientifica dos Enfermeiros, pois no tempo deles ainda eram os TAE's que tripulavam as vmer's e sabiam como as coisas corriam.. mal, diga-se de passagem!

quanto aos exemplos, vou-lhe dar apenas 3:

vitima num SUB (serviço de urgÊncia básico, dotado de 2 médicos e 2 enfermeiros)com TSV com sinais de gravidade (dor torácica, pálida e sudorética)activação pelo Dr. Richard (actual delegado regional da delegação de Faro)para irmos avaliar a situação e caso houvesse condições para avançar com o protocolo das disritmias, que como deve saber, a actuação baseia-se na disfibrilhação química com a Adenosina! tudo correu bem~, felizmente para nós e para a vitima! se tivesse corrido mal, foram também adoptadas medidas por parte do Enfermeiro SIV que previam efeitos secundários da disfibrilhação química.

2º exemplo

doente com BAV 3º grau
cumprido protocolo para a daministração da atropina sem sucesso.. qual é o próximo passo?
pace externo!

realizado pace externo! boa captação mecânica, bons sinais de perfusão periférica e central! é necessário sedação da doente? sim!

realizada sedação com midazolam. conhecemos os riscos da sedação? sim! pode haver depressão do estado de consciência e depressão respiratória, entre outros! calculado dose necessária segundo peso da vitima e administrado conforme o desconforto ia diminuindo!

sabe a quanto tempo estava uma vmer desta vitima aquando da realização do pace externo? 10 15min e nunca foi activada!

3º exemplo

vitima de mota abalroada por ligeiro

TCE,hematoma peri-orbital, otorragias, pneumotórax, vollet costal, fractura do MI.. depressão do estado de consciência, falência respiratória!

doente entubado pela equipa SIV e todas as outras intervenções necessárias!
sugerido heli transporte ao CODU. sugestão aceite!

À chegada do heli sabe que intervenções foram realizadas pela equipa deste? 0 (zero) receberam o doente apenas e agradeceram pelo trabalho feito.

imagino que já esteja e dizer que somos uns heróis... mas não, não somos! somos apenas profissionais da saúde que sabem como e porquê fazer!

veja se foi necessário chegar uma equipa de vmer para activar o heli nesta situação.. não me parece... até agora tive mais algumas situações com heli e em nenhuma delas foi a equipa de vmer que decidiu o transporte, com todo o respeito pelo trbalho que eles também fazem!

cumprimentos e já agora precupe-se em fazer o seu trabalho com brio profissional e deixe-se de falar mal dos outros!

neste meu comentário em momento algum falei mal dos TAE, sabe porquê? porque respeito o vosso trabalho, trabalho com eles, respeitamos as funções uns dos outros, trabalhamos como equipa e não à espera de ver o colega a cometer um erro!

como é óbvio os TAE's com quem trabalho não se revêem nestas luta...
 
Meus colegas enfermeiros, acho que o melhor é pensar em plantar couves, porque de pré hospitalar, nem para isso servem...
Aquele Abraço
Ass. enf. Amigo
 
O Anónimo das 4.46h tem mesmo azar... que chatice!!! Ainda bem que conheço SIvs a trabalhar de forma diferente, com enfermeiros cheios de confiança, competentes, capazes, e a prestar "cuidados de Enfermagem" de grande grande qualidade... todos os dias contacto e trabalho com eles na rua, todos os dias recebo doentes, conheço muito bem o que fazem, conheço muito bem as suas capacidades, acredite!!!!

CT
 
Ao anónimo das 10:35... É muita série de tv... Adenosina logo? Não podia ser outro farmaco...? Quem teve que ver o ecg e validar a adenosina em função dos complexos bla bla bla? Eu conheço os protocolos... mas o que escreve passa-se no mundo ideal dos enfermeiros, não no mundo real! Ainda por cima com vmer a 15min? Não estou a falar mal dos enfermeiros, estou a dizer a verdade!
 
Fale da emergência ph na Noruega Dr Enf... É 1º mundo não é?
 
ao anónimo das 12:10 am


perdeu uma boa oportunidade para estar "calado"...

não, não podia ser outro fármaco... podiam ser apenas as manobras vagais e não foram feitas porque tinha contra-indicações! afinal não conhece assim tão bem os protocolos... já vi que é tempo perdido discutir estas situações com alguém que não percebe nada disto.. olhe, dedique-se à pesca!

cumprimentos
 
e desfibrilhacao e nao disfibrilhacao sr enfermeiro....ts ts ts....
 
A Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação vem por este meio mostrar o seu apoio e solidariedade aos Enfermeiros/Colegas que exercem função no INEM (na area da Emergencia Pré-Hospitalar), neste momento particularmente dificil.
Temos a noção que isto não é um problema de alguns "Colegas" mas sim um problema de Enfermagem Nacional.
Por isso, porque acreditamos na evidência, porque acreditamos no dialogo, bom senso e empenhamento de todos, porque acreditamos que é possivel dar mais e melhores cuidados ao Cidadão e porque Ele merece o melhor.
Força.
Belmiro Rocha
Pres. da Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação
TLM 964071304
 
"- clarificar alguns aspectos relacionados com protocolos que aquele instituto tem celebrado com corporações de bombeiros para o funcionamento de Postos de Emergência Médica, que incluem enfermeiros na sua composição;"

Agora querem ir ganhar milhares em corpos de bombeiros, na sua maioria VOLUNTÁRIOS?

Onde estiveram nos ultimos 40 anos quando o SNA apareceu?

Pois... não pagavam bem, não era?

Não dava prestigio, e eram confundidos com bombeiros...

Agora como já pagam, vamos lá expulsar os "tótós" que lá estão, pensam vocês.

Se querem fazer pré-hospitalar, façam-no nos corpos de bombeiros/unidades de emergência da cruz vermelha, mas gratuitamente.

E já agora, não é por serem enfermeiros (bachareis ou licenciados) que salvam vidas.
Um SAV(ou ACLS), PHTLS, AMLS, PEPP(ou PALS) e GEMS são bem vindos (no mínimo).

As vossas vítimas agradecem (ou serão vítimas de vós?)
 
Em tom de esclarecimento a vários anónimos e por ordem:

- Se queres aprender a trabalhar em SIV começa por "estudar" os protocolos para perceberes aquilo que o "homem do telemovel" está atentar fazer;
- Esquece os Bombeiros, etc, aqui não há "Serviços", há utentes que precisam de muito mais do que boas intenções;
- Sou Enfermeiro SIV e Enfermeiro há anos e para além de fazer Emergência Intra-Hospitalar tenho SAV, PHTLS, ITLS, PEPP, GEMS, Gestão de Crises, TESD e ......não queiram saber tudo:):)
- Comprem lutas que conseguem travar de igual para igual;
estarei por aí para mais esclarecimentos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!