sábado, fevereiro 13, 2010

Enfermeiros: elementos fundamentais da recém-criada "equipa de saúde mental" (cuidados continuados)!


Caldas de Almeida (coordenador Nacional para a Saúde Mental), depois das dúvidas do Colégio da Especialidade de Psiquiatria da Ordem dos Médicos, explica a aplicação no terreno da nova legislação: “Será criada uma equipa específica para os cuidados continuados de saúde mental”, anunciou o responsável, que ficará sob a tutela da Unidade de Missão para os Cuidados Continuados Integrados, mas trabalhará em estreita cooperação com a Coordenação Nacional para a Saúde Mental, equipa essa que será conduzida pelo psiquiatra Álvaro Carvalho.

Um assunto que parece não preocupar Caldas de Almeida é o que diz respeito aos recursos humanos. «Não penso que esse seja um problema muito importante», disse quando confrontado com a carência de especialistas em Psiquiatria. O coordenador explicou que neste tipo de unidades «os psiquiatras não são os profissionais mais importantes» — haverá «outras classes de profissionais que vão ter o papel mais importante», nomeadamente Enfermeiros, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e psicólogos. link

Comments:
Espero que o Dr. Caldas de Almeida não se esqueça de verificar também os vencimentos dos enfermeiros especialista em psiquiatria.
 
embora não entenda NADA DESSA ÁREA, os meus parabéns a este senhor que consegue ter uma visão abrangente das coisas....
quem deve estar contente com essas palavras são os psicólogos, cujo trabalho também é muitas vezes menosprezado
 
Em muitas outras áreas, mas em particular na psiquiatria, o trabalho a desenvolver tem de ser em equipa, ou seja, não é fazer por... mas fazer com...
 
Caríssimos,
Ainda alguém acredita na conversa da "treta" de que há recursos para a implementação destas equipas? Vamos ver quantas UCC vão avante... é tudo uma questão de recursos... pois... agora me lembro, anularam concursos para milhares de enfermeiros em todo o País! Já não me lembrava que estava em Portugal!!!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!