segunda-feira, fevereiro 01, 2010

Ex.mos colegas...


Há algum tempo atrás, discutiu-se aqui, no blog, a administração de injectáveis por Farmacêuticos. 
Alguns colegas deixaram, nessa altura, o seu testemunho acerca de supostas reacções anafiláticas para as quais, tal como podem ler no link, foi necessário a activação da VMER, por inoperância/incapacidade de resposta à situação de quem procedeu à administração - Farmacêuticos/Técnicos de Farmácia.
Peço, urgentemente,  a esses colegas, o favor de me enviar um e-mail: doutorenfermeiro@hotmail.com
Muito obrigado.

Comments:
Desculpem lá, mas no caso de a vacina ser aplicada por um enfermeiro, na farmácia, e ocorrer uma reacção anafilática (real e não suposta), o dito enfermeiro faz o quê?
Não atirem areia para os olhos de ninguém!
 
Caro amigo DE :

Nesta altura tão importante em termos de (re)negociações dos enfermeiros com a tutela, não percebo o porquê deste post. Penso que haverá coisas bem mais importantes a debater. Foi pressionado por alguém, é isso ? Qual o real motivo deste seu pedido ? Não percebemos...

Gostávamos de ficar esclarecidos !
Está a sofrer pressões ou ameaças de alguma forma ???

PM
 
SR. JORNALISTA DO EXPRESSO:
NÃO CONSIGO PERCEBER A MATURIDADE PROFISSIONAL,INTLECTUAL E DE CIDADANIA DE UM JORNALISTA QUE É ASSALARIADO DE UM GRANDE JORNAL NACIONAL.
EU PENSO QUE O SENHOR POR SER AINDA JOVEM NÃO DEVA TER SENTIDO NA PELE,AS GARRAS DE UMA OPRESSÃO DE UM PRÉ 25 DE ABRIL,EM QUE OS JORNALISTAS OU SE TORNAVAM NUNS "YES" PRÓ REGIME OU ENTÃO ERAM MORTOS E NA MELHOR DAS HIPOTESES IAM PARAR À PRISÃO.
SAIBA O SENHOR QUE AS GRANDES CAUSAS MUNDIAIS SEMPRE FORAM CONQUISTADAS À CUSTA DE MUITO SANGUE SUOR E LÁGRIMAS.VOU-LHE ENUMERAR ALGUMAS POIS SEI QUE OS SEUS CONHECIMENTOS DE HISTÓRIA SÃO ESCASSOS.
ARISTIDES DE SOUSA MENDES ENTROU EM CONFLITO COM O REGIME,PERDEU AS MORDOMIAS QUE TINHA E MORREU NA MISÉRIA POIS A GRANDEZA DO SEU AMAGO E DO SEU CORAÇÃO DIZIA-LHE QUE O QUE O HITLER ESTAVA A FAZER AOS JUDEUS ERA DESUMANO.
O POVO DE TIMOR LESTE SÓ AO FIM DE MUITO SOFRER É QUE DEIXOU DE SER HUMILHADO PELA INDONÉSIA.
HITLER, TEVE QUE FAZER MUITO MASSACRE NAS FORÇAS ALIADAS ATÉ QUE DESAPARECESSE E SE PERCEBESSE A CRUELDADE QUE ESTE ESTAVA A FAZER À HUMANIDADE.
HOJE TEMOS UM PRESIDENTE DOS EUA NEGRO,MAS ESTES FORAM PERSEGUIDOS E ESPEZINHADOS ATÉ CHEGARAM ONDE ESTÃO(A PROPOSITO PRESTO A MINHA HOMENAGEM A M.L.KING,QUE DEU A VIDA PELA LUTA DA RAÇA NEGRA).ETC,ETC,ETC..
NÃO VOU FATIGAR MAIS A SUA IMCAPACIDADE DE LER A VIDA E PERCEBER AS CAUSAS E LUTAS QUE ESTÃO NA GRANDEZA DA SUA GENESE.SE NÃO PERCEBE NÃO ESCREVA COISAS QUE PROVAVELMENTE ADVEEM DE UMA FLATULÊNCIA CEREBRAL.SE SE SENTE INCOMODADO COM O ÊXITO DIGNIDADE E TRANSTORNOS DA NOSSA LUTA,FAÇA UM FAVOR À SOCIEDADE PORTUGUESA E AOS ENFERMEIROS E VÁ ESCREVER ARTIGOS PARA A COREIA DO NORTE POIS AÍ E AO FIM DESSE ESTÁGIO O SENHOR JÁ VAI PERCEBER DO QUE FALO.
 
"Desculpem lá, mas no caso de a vacina ser aplicada por um enfermeiro, na farmácia, e ocorrer uma reacção anafilática (real e não suposta), o dito enfermeiro faz o quê?
Não atirem areia para os olhos de ninguém!"


Antes de fazer um comentário destes, leia circular da DGS relativa a este assunto.
 
"Caro amigo DE :

Nesta altura tão importante em termos de (re)negociações dos enfermeiros com a tutela, não percebo o porquê deste post. Penso que haverá coisas bem mais importantes a debater. Foi pressionado por alguém, é isso ? Qual o real motivo deste seu pedido ? Não percebemos...

Gostávamos de ficar esclarecidos !
Está a sofrer pressões ou ameaças de alguma forma ???"



Ex.mo colega, mande-me um e-mail. Eu explicar-lhe-ei de forma sucinta.
 
Os relatos não passaram de delírios. O que acha que vai conseguir com isto? Nada. Zero. Reduza-se ao seu tamanho.
 
Caro DE,

Faca aqui, para quem não tem conhecimento, a Circular da DGS sobre as reacções anafiláctivas entre outras matérias:

http://www.dgs.pt/upload/membro.id/ficheiros/i007442.pdf
 
"...Desculpem lá, mas no caso de a vacina ser aplicada por um enfermeiro, na farmácia, e ocorrer uma reacção anafilática (real e não suposta), o dito enfermeiro faz o quê?
Não atirem areia para os olhos de ninguém!..."

Sou enfermeiro, já tive uma reacção anafilática quando administrava uma penicilina num centro de enfermagem privado. Actuei de acordo com a situação...quando chegou a VMER estava estabilizado e vivo o pacinte...e se fosse numa farmácia com um técnico ou farmaceutico!!???
 
Bem, em relação a este assunto existem directrizes e orientaçoes alem das da direcção geral de saude. As farmacias possuem os medicamentos necessarios e o equipamento adquado para prestar os primeiros cuidados até chegada do inem.

AOS COLEGAS QUE TENHAM INTERESSE(POIS FAZ PARTE DA FORMAÇÃO EM SERVIÇO ESTAREM INFORMADO DESTAS E DE OUTRAS ORIENTACOES DA DGS)
AO PESQUISAREM VÃO VER QUE SE APRENDE MUITO
SÃO VARIOS OS TEMAS PARA QUEM SE INTERESSA CLARO!.....
 
por acaso o sr. DR. farmaceutico ou técnico de farmácia tem formação e treino em suporte básico e avançado de vida? è que o enfº tem e mais alguma coisa faria em caso de real reacção anafilatica num doente ao qual tivesse administrado uma vacina. Ou por acaso são os Srs dr. farmaceuticos que estão na linha da frente nas urgencias dos hospitais ou emergencia pré-hospitalar nomeadamente VMER´s e SIV´s? Por favor ponha-se no sitio e deixe aos outros o que é deles. Ou só por ter ou dirigir uma farmácia já tem saberes sobre tudo?
 
alguém sabe os que aconteceu ao fórum enfermagem?
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Vamos ter calma e apoiar as razões do DE, que decerto as terá...


Digo ao anónimo das 7:12 pm que esse discurso é no mínimo nojento!! O que quer dizer com isso? Está com medo de alguma coisa??

E a outros anónimos que tentam uma vez e outra diminuir a classe de Enfermagem digo que insignificâncias poucas as há... nem na medicina, nem na farmácia, nem nos trolhas, muito menos na mui nobre Enfermagem!!!

"MAior burro é aquele que nega a sabedoria dos outros!!"

Sejam felizes!!
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Bem, o DE sabe o que faz, só temos de confiar.~Talvez mais tarde esclareça.
 
Caro Dr enf, em vez de andar com estas historias, tente ganhar notoriedade no meio, para que de uma vez por todas, não tenham de ser os juristas, economistas, medicos etc a defender a nossa causa na imprensa nacional.
É que pelo que tenho visto, a nossa opinião não passa de raros artigos em jornais regionais.
Notablize-se e deixe os farmaceuticos trabalhar. Deixe-se de guerras estupidas e tente colocar alguma cultura construtiva politica e social aos nossos pares.

Os enfermeiros unidos jamais serao vencidos.
 
Caros colegas, não sei se mais alguém recebeu, mas ainda hj recebi um email a dizer que o sindicato iria aceitar uma proposta de aumento para os 1200 euros...mais alguém recebeu o mesmo? Alguém tem informação sobre isto? Fizemos tanta luta e agora corre este boato?
 
Os enfermeiros preparam o quê? Sempre pensei que fossem os técnicos de farmácia dos serviços farmacêuticos a preparar a maioria da medicação administrada pelos enfermeiros.... Os enfermeiros também o fazem? Boa. Administram? Que bom. Vigiam? O quê? Quando têm de requisitar o médico porque o doente não está a responder adequadamente à terapêutica?! Só se for. Poupe-nos à sua falta de inteligência...
 
O Doutor dos Enfermeiros está a arranjar lenha para se queimar. Tanta que até vai carbonizar.
 
O DE faz bem em relembrar esta questão.

Isto foi um usurpação das funções dos enfermeiros... essa é que é a verdade.

Esta questão é mais um ataque ao SNS e aos seus serviços...
 
Estes farmaceuticos, balconistas, não sabem o que dizem.
Por acaso não têm outro blog para meter nojo.
Sou Enfermeiro e antes de o ser fui farmaceutico, e digo muitas vezes, não há nada como ser enfermeiro e ajudar o outro. Este gesto de ajuda esta-nos no sangue.
 
Caros colegas e restantes participantes deste Blog,
Quanto aos comentários anónimos, nenhuma crdibilidade se pode dar a quem se esconde. Tal atitude revela á partida uma cobardia intrinseca e, assim sendo, torna irrelevantes as opiniões produzidas.
O facto de ser o Enfermeiro, o profissional mais bem preparado para a administração de medicação IM ou IV prende-se tão somente com a abordagem holistica ao invés da técnica envolvida.
Qualquer símio, depois de treinado, saberá administrar injecções, não necessita de ser licenciado. Vamos deixar de reduzir este debate á preparação técnica e elevemos para o campo das competências.
Em 1º lugar, grande parte das farmácias têm apenas 1 farmaceutico e o restante pessoal é técnico de farmácia;
Em 2º lugar as competÊncias enerentes ao exercício da enfermagem permitem que sejam promovidos ensinos, identificando contra-indicações, explicando como agir nos efeitos adversos, alertando para comportamentos a ter e intervindo junto do utente visando os cuidados primários.
Esta controversia deverá servir para promover a imagem do enfermeiro junto da população, ajudando assim ás negociações para que as pessoas nos encarem com ciência e não como os senhores que dão injecções e fazem pensos.
Passamos a licenciados incrementando as nossas competências. Está na altura de mostrarmos o que somos e o que fazemos mas também está na altura de tomarmos consciência disso mesmo.
 
"Sou Enfermeiro e antes de o ser fui farmaceutico"

Yeah right...
 
"Sou Enfermeiro e antes de o ser fui farmaceutico"

Yeah right..."


Durante a minha formação pré-graduada, por lá andava, nos anfiteatros (de bancos de madeira) e não só, um farmacêutico que estava a tirar o curso de Enfermagem. Dizia-se insatisfeito com a sua profissão. Era uma rapaz dos seus trinta e muitos anos...
 
"Os relatos não passaram de delírios. O que acha que vai conseguir com isto? Nada. Zero. Reduza-se ao seu tamanho."

O que vamos conseguir com isto? simplesmente que nenhum farmacêutico substitua um enfermeiro. que acabe esta usurpação de competências.
 
"Os enfermeiros preparam o quê? Sempre pensei que fossem os técnicos de farmácia dos serviços farmacêuticos a preparar a maioria da medicação administrada pelos enfermeiros.... Os enfermeiros também o fazem? Boa. Administram? Que bom. Vigiam? O quê? Quando têm de requisitar o médico porque o doente não está a responder adequadamente à terapêutica?! Só se for. Poupe-nos à sua falta de inteligência..."

hehehehe... tanta ignorância só mesmo de quem nunca pôs os pés num serviço hospitalar ou qq outro lugar onde haja cuidados de enfermagem... só me alegra saber que mais cedo ou mais tarde estes inteligentes todos vão bater com os costados nalguma urgência ou cirurgia deste pais, e aí logo verão a realidade... lololol...
 
Caros colegas,

O sindicato não deve assinar um acordo com inicio de carreira para os 1200. Com mais um bocadinho de luta conseguimos 1500 euros. Porque ficar a meio da luta. Alguém tem dúvida que com uma greve dos enfermeiros nos blocos operatórios o governo cede de imediato.

Os enfermeiros estão unidos e mobilizados. Parabéns aos sindicatos pela mobilização conseguida, mas não fiquem a meio do pretendido.

Os sindicatos devem preparar-se para novas greves de imediato.

Passem esta mensagem, por favor.

Miguel de Sousa
 
claro k nc na vida devemos aceitar os 1200e, n minimo os 1510e e nao desmobilizar assim como a subida de dois escalões a quem tirar a especialidade e aumentar n mnimo pa 50% as vagas pa enfermeiro principal.
mas volto a dizer, os sindicatos tem k ser muito inteligentes e exigir estas propostas pa ontem pa eles darem na actualidade alguma coisa e num futuro proximo darem tudo, ou seja, k estas reinvindicações sejam atingidas no maximo de 2 anos.

em relaçao aos mails que muitos colegas dizem ter recebido em que os sindicatos vao aceitar a proposta dos 1200e, espero k nao acreditem porque os sindicatos ja tiveram a proposta de 1407e sem setembro e nao a aceitaram.. logo tb nao vao aceitar essa. e triste andar alguem a boicotar o trabalho dos outros, neste caso dos sindicatos

para alem do tema dos injectaveis ser importante, deveria tambem ser dado a conhecer ao publico o caso da enf da siv que activou o heli e o medico do codu recusou acabando a vitima por falecer. acho k este caso tambem deveria ser dado a conhecer a populaçao
 
Queria ver um Técnico de Farmácia ou um Farmaceutico a ter que dosear e administrar adrenalina numa reação de anafilaxia. Duvido até que a tenham no serviço disponivel para administrar de urgência.. quanto mais broncodilatadores, nebulizadores, oxigénio... colocação se soroterapia, tudo isto em tempo útil! Chega de andar a brincar com a saúde das pessoas a troco de 2,5€. Trabalho em CS, já tive situações compativeis com choque anafilático, e se não soubermos actuar, bem que o INEM já não chega a tempo. Aqui existe formação constante sobre SBV, até mesmo SAV. Caro Doutor Enfermeiro, tenho a certeza que os seus motivos são mais que relevantes para levantar a questão!

Caros colegas que administram injectaveis em farmácias e clínicas exigam sempre o material e medicação de apoio.
 
Ao anónimo das 10:49
Pelos o senhor/a não pertence ao meio hospitalar e deve ser um técnicozito de alguma farmácia de esquina que se quer armar em sabichão, senão saberia que num hospital sim é certo que é enviada a terapêutica para os serviços em gavetas de unidose, mas não VEM PREPARADA, QUEM PREPARA( SABE AS DILUIÇÕES E TEM EM CONTA OS CRITÉRIOS PARA A ADMINISTRAÇÃO) são os enfermeiros, senão vejam um simples exemplo um doente tem prescrito gentamicina 110mg 8/8 h, o técnico envia ampolas com 80mg que ás vezes nem dá para todas as tomas, quem tem que preparar/diluir e administrar a dosagem certa é o enfermeiro, se fosse como o senhor diz seria engraçado, ó senhor paciente engula esta ampola de gentamicina que o senhor doutor técnico pós na sua gaveta, que risota não é enfim, a estes senhores que vêm para este blog comentar assuntos dos quais não têm conhecimento fiquem-se pelos blogs da vossa classe e não venham para aqui meter o bedelho...
 
Ao anónimo das 10:49

Não posso também deixar passar os erros de envio da medicação que vem nas gavetas preparada pelos técnicos de farmácia que têm de ser os enfermeiros a corrigir para que a aministração seja correcta ( medicação em comprimidos que devia ser endovenosa e vice versa entre outros) ou quando simplesmente não vem a medicação presrcita e o enfº tem de ir buscar ao stock.
Tenham o minimo de respeito e vergonha na cara.

Quanto á administração das vacinas em farmácias, tudo bem desde que seja feita por um enfermeio, ou os senhores farmaceuticos e técnicos que comentam de uma forma tão efusiva neste blog pensam que por saber o nome dos fármacos e os preços, também sabem actuar se um doente fizer uma reacção anafilática, penso que pelo menos deveriam ter formação em fazer chamadas para o 112, resalvando aqui os demais profissionais da classe que são com certeza a maioria entre os quais tenho grandes amigos, áqueles frustrados que teimam em atropelar as outras classes, para esses todo o desprezo que merecem.( boticários...)
 
FAZER APENAS GREVE NOS BLOCOS NÃO ME PARECE BOA ESTRATÉGIA,VAI SOBRECARGAR OS COLEGAS QUE AÍ TRABALHAM E NÃO ESTOU TÃO CONVENCIDO DO IMPACTO, A FAZER-SE OUTRA GREVE É GERAL, TODOS NÓS E DESTA VEZ NÃO APENAS DE 3 DIAS.
 
Com é possivel o sindicato aceitar os 1200

A greve foi em função dos 1500.


Atenção sindicatos.....
 
Para os sindicalistas....

Atenção ao posicionamento dos especialistas

e chefes.

Não quero ser chefiado por outro grupo profissional que nada entende de enfermagem....
 
DR ENFERMEIRO OS "HOMENS DOS CARROCEIS" JÁ CONSEGUIRAM O QUE QUERIAM E NÃO FOI PRECISO MUITO TEMPO.....

E NÓS? QUANDO É QUE CHEGAMOS LÁ? SERÁ QUE ALGUM DIA CHEGAMOS?
 
"...os sindicatos ja tiveram a proposta de 1407e sem setembro e nao a aceitaram..."

A ser verdade, estamos f...
 
SE já foi o valor de 1407 a proposta do governo, entao estamos a falar de uma diferença de 100 euros!!!-----VAMOS LÁ NOVAMENTE Á RUA!
PARA QUEM NAO SABE ESTE ANO OS MEMBROS DO GOVERNO FORAM AUMENTADOS EM 3 E TAL POR CENTO PARA AS SUAS DESPESAS(alimentação, transportes viagens e outras despesas de representação),e nós e os outros a pagar!!! isto é o quê??? Gozo.Só posso chamar-lhe assim.
 
O secretário de Estado da Saúde disse, em privado, aos militantes socialistas, "aos enfermeiros, já os comi".

Talvez te engasgues... ou melhor ainda vais engolir essas palavras!!!
 
"...os sindicatos ja tiveram a proposta de 1407e sem setembro e nao a aceitaram..."

A ser verdade, estamos f...


CLARO QUE É VERDADE, FAZ PARTE DA HISTÓRIA DAS NEGOCIAÇÕES ... Não havia era revalorização salarial para ninguém, nada para os que faziam a especialidade e claro que o sindicato não podia aceitar!... Chegava ao cúmulo de poder acontecer algo do género: um enfermeiro recém formado com 1407 e um com 15 anos de serviço e uma especialidade com 1250!!!!!!!!!!!!!!
Acho que andam mesmo a gozar com os enfermeiros, fazem propostas sem pés nem cabeça. E a parte da carreira já aprovada não valoriza nem dignifica nada a profissão, às vezes apetece-me era que mandassem tudo pró lixo, voltasse a carreira antiga, tal como estava e vamos apenas falar dos números!...afinal trata-se apenas de uma actulização salarial decorrente de uma actualização na formação dos enfermeiros (EXACTAMENTE IGUAL AO QUE SE PASSOU COM OS PROFESSORES - É PRECISO INSISTIR NISTO E PASSAR ESTA MENSAGEM!!!!)
 
por favor... acham mm k sim?

ate se fosse uma proposta de 1200 c ganhos imediatos eles aceitavam


por mim é 1200 imediatos e em janeiro de 2011 1500
 
Espero que não se esqueçam de valorizar quem fez a Licenciatura e QUEM FEZ OU ESTÁ A FAZER A ESPECIALIDADE, até por uma questão de dignidade e de respeito pelo esforço da cada um.

Uma classe onde não se dignifica quem investe em formação é uma classe falhada e sem projecto de futuro!...
 
A pensar:

Se um tipo de Gerontologia quer algaliar: não pode. Se um técnico de análises quer colher sangue venoso: não pode. Se um técnico de cardiopneumologia quer colher gasimetria... não pode. Se o farmacêutico quer dar uma vacina... não pode. O Enfermeiro: quer prescrever, quer requisitar exames... e o que mais se lembrar. Decidam-se. Parece que nunca estão satisfeitos.
 
O DE não colocou está temática porque hoje acordou e se lembrou.
Confiem nele.
Ele sabe o que está fazer.
Isto também é uma luta nossa, que ainda vai dar muito que falar.
Aos colegas que presenciaram situações destas, comuniquem com ele.
É para o nosso bem.
Podem ter certeza.
Beijos e abraços
 
Para quem nao acredita nos 1407e está aqui um post do sindicato onde afirmam isso:
http://www.sep.org.pt/images/stories/sep/accaosindical/2009/10/comunicado_C.pdf

É verdade que não existia valorização salarial, mas até agora não existiu em nenhuma.. temos k nos agarrar a estes 1407e e ser desde ja um dado adquirido nem k seja como o ministerio propos: 1201e este ano, 1407e po ano, e temos k lutar k no ano a seguir sejam os 1510e.

e exigir que durante esse periodo o salario seja actualizado.

o minimo dos minimos po sindicato recomeçar e pegar nesta proposta e nao nas ultimas
 
http://aeiou.visao.pt/enfermeiros=f546093
 
Li alguns comentários, nomeadamente:

{O secretário de Estado da Saúde disse, em privado, aos militantes socialistas, "aos enfermeiros, já os comi".};


{CLARO QUE É VERDADE, FAZ PARTE DA HISTÓRIA DAS NEGOCIAÇÕES ... Não havia era revalorização salarial para ninguém,};

{OS "HOMENS DOS CARROCEIS"}.

Fiquei "convencido" que existem "ABERRAÇÕES", e que algumas dessas "figuras" são nossos "REPRESENTANTES"!!!
 
Li isto no - O IRRITADO -, SITE de António Borges de Carvalho, que foi Deputado pelo PSD:

“Um dos grandes dirigentes e educadores dos enfermeiros, reflectindo as exigências da corporação, declarou:

Sou licenciado e ganho como bacharel!

O Louça declarou:

Estou com eles! (os enfermeiros)

Donde se conclui que, nesta pobre terra, os ordenados devem corresponder às qualificações académicas de cada um*, não ao valor do trabalho que fazem nem à forma como o fazem. Mesmo que tais qualificações sejam as que sempre foram, mas tenham passado a “licenciaturas”.
A fim de acabar com a crise económica, o IRRITADO sugere que o título de licenciado passe a ser dado a todos os que forem admitidos nas novas oportunidades, bem como aos trolhas, aos almeidas e aos titulares de qualquer “formação”. E que todos os novos licenciados passem a ser pagos como tal. Ainda que, como é o caso do IRRITADO, não se saiba ao certo o que é isso de ser “pago como licenciado”.
O Jerónimo ainda não se lembrou desta, mas, para não deixar os trunfos nas mãos do Louça, vai defendê-la na sua próxima visita à Amareleja.
*Nesta conformidade, desde já se sugere que o senhor Salvador Caetano, como só têm a 3ª classe, passe a vencer o ordenado mínimo. E nem mais um chavo."

RESPONDAM A ESTE GRANDE FILHO (da sua mãe).
 
Tambem acho, devemos voltar á carreira antiga e vamos falar só em numeros.
Pois está muito bem estruturada...
 
Pode ser q os sindicatos façam agora alguma coisa de jeito.Têm sido muito passivos.Greve por sectores,meus senhores.Já ando a referir isto há anos.
 
Não tenho pena alguma de quem votou PS
 
Já me constou para quê que o DE fez este post! Fabuloso! Afirmo aqui sem grandes dúvidas: este blogue ajudou e ajuda a que a enfermagem portuguesa tenha tomado este rumo! Fantástico! Senhor DE, já lhe mandei um mail a manifestar o meu total apoio e disposição. Boa sorte ;)
 
Desculpem mas neste assunto há uma coisa que nunca foi abordada e nunca ninguém se pronunciou sobre isso...

relativamente à fiscalização destes espaços comerciais, ou seja:

a autoridade competente por fiscalizar as farmácias e a sua actividade é o Infarmed e nas clínicas, centros de enfermagem (unidades de saúde no geral) é a ERS (Entidade Reguladora da Saúde).

deste modo, pergunto, o Infarmed é competente para fiscalizar e regular a actividade de Enfermagem e/ou outros técnicos na administração de fármacos/vacinas?

responda quem souber...

PM
 
Os Enfermeiros pedem apenas uma carreira de Licenciados, com actualização Salarial de Licenciados, que já vai com 10 Anos de Atraso. Continuarão estes profissionais a correr atrás dos restantes Licenciados, sendo que estes são considerados Carreira Especial – Se formos pouco Activos, Mobilizados e Participativos, SIM.

Por outro lado, vemos que a carreira médica / sindicatos médicos exigem um aumento salarial de 1700 euros, sendo que estes não estão a transitar para uma nova carreira.

Se houver dinheiro para Médicos e não houver para Repor a Legalidade Salarial dos Enfermeiros – este Governo / Governantes e os que venham a suceder-lhe não terão descanso. Força Enfermagem

A ver vamos se o Orçamento de Estado surge como uma verdadeira restrição ou será que haverá uma nova penalização dos Enfermeiros em detrimento de outras carreiras… Para já temos o apoio de vários grupos parlamentares ( B.E. , PCP, PSD ) inclusive do própio Professor Marcelo.

Não há desculpas para Não nos Pagarem os 1500 euros.

Há sempre dinheiro e aumentos para quase todos, menos para os Enfermeiros. É Hora de Agirmos com Coragem e Determinação. A Razão está do nosso lado e já Todos o reconheceram.
 
"Claro, claro, "joazinho". Que bonito. Sabe fazer diluições. Às tantas até sabe calcular regimes posológicos, o caro enfermeiro. Deve ter tido muita farmacocinética na "escola". Posso-me rir não posso? Quem lhe diz como preparar? Deus Todo-Poderoso ilumina-o? Olhe, diga-me uma coisa - que não seja "pseudo-ciência" - que o enfermeiro faça sem indicações do médico ou do farmacêutico (via serviços farmacêuticos). Acho que vou ter de esperar sentado..."

Mais um idiota... Ou será o mesmo??? É claro que o enfermeiro prepara os fármacos, na sua grande maioria, de acordo com as indicações provenientes do fabricante. Mas isso meu amigo, não o implica que o faça de forma autónoma, com o objectivo de permitir a satisfação da prescrição médica, que caso não saiba, não diz, nem indica, o modo de preparação dos fármacos em questão, nem quais as reacções adversas que podem decorrer da sua administração, ou das possíveis incompatibilidades fisico-quimicas aquando a administração concomitante de 2 ou mais fármacos... Isto obviamente não falando da vigilância após administração e outras coisas que para si devem ser esotéricas. O que nos distingue meu caro, é que eu possuo a capacidade de mobilizar conhecimento diverso e trnasformá-lo em competências que nalgumas circunstâncias salvam vidas. Ler o que diz um livro e saber fazer contas é muito diferente... É claro que enquanto estudante tive farmacocinética e farmacodinamica. Só um tolo pode pensar que o conhecimento é exclusivo de alguns. Relativamente à pergunta dos 10 mil euros (para a pergunta mais idiota deste post) posso dar-lhe como exemplo a abordagem ao doente com feridas crónicas. Se não sabe do que estou a falar pode sempre consultar o GAIF... De qualquer modo, se fosse de facto um técnico SUPERIOR de saúde, com diferenciação científica, mas também cultural e Humana (observe-se o H maiusculo), entenderia que na enfermagem o foco é o doente, e a mobilização do maior número possível de competências, sejam elas autónomas ou interdependentes, para a obtenção dos maiores ganhos em saúde (não deve saber o que isto é concerteza... palavriado para um rato de laboratório... perdão! Dr rato...). Eu pelo menos deixo essa conversa infantilóide de comparação de pilinhas para si... (isto só porque a efermagem não se mede em K's... ou diria em euros?...)
 
O "DE" vai cavar a sua própria cova. Já era sem tempo. E apenas diz o que diz por aqui, sobre este e aquele, porque julga estar sob a protecção do anonimato que a Internet lhe confere. Só que se está a esquecer de um pormenor importante: o endereço de IP. Se não se quer enterrar nem embrenhar nas malhas da Justiça, meu caro, é melhor que esteja quietinho, no seu lugar pequeno, e que não estrabuche muito. De qualquer forma, faça o que fizer, vai perder. Como sempre perde.
 
"deste modo, pergunto, o Infarmed é competente para fiscalizar e regular a actividade de Enfermagem e/ou outros técnicos na administração de fármacos/vacinas?"

Obviamente NÃO!
 
"Olhe, diga-me uma coisa - que não seja "pseudo-ciência" - que o enfermeiro faça"


Ciências farmacêuticas são propriamente uma ciência de quê?

Nada. É uma misturazeca entre biologia, química e física.


"o enfermeiro faça sem indicações do médico ou do farmacêutico "

Indicações do farmacêutico?? Está a brincar não está? A única coisa que o farmacêutica indica é em que gaveta mete os fármacos que separou em unidose. Mais nada.
 
http://www.enfermeiros.name/index.php

Para debatermos sem "bitaites" extra profissionais o que bem entendermos.

É só aparecerem e solicitarem o vosso registo.

Cumprimentos a todos os Colegas.

A.J.
 
"Ciências farmacêuticas são propriamente uma ciência de quê?"

Enfermeiro responsável por este blog: pensei que filtrava comentários a fim de dignificar a "classe". Vejo que deixa passar tiques e espasmos que pensa serem engraçados, mas que atestam uma vez mais o degredo que povoa a cabeça dos seus congéneres.
 
" Anónimo das 11:56 PM disse : O "DE" vai cavar a sua própria cova. Já era sem tempo. E apenas diz o que diz por aqui, sobre este e aquele, porque julga estar sob a protecção do anonimato que a Internet lhe confere. Só que se está a esquecer de um pormenor importante: o endereço de IP. Se não se quer enterrar nem embrenhar nas malhas da Justiça, meu caro, é melhor que esteja quietinho, no seu lugar pequeno, e que não estrabuche muito. De qualquer forma, faça o que fizer, vai perder. Como sempre perde."

Querem ver que o gato das 11:56 PM deixou o rabo de fora!!!!!e alguém lho pisou?
 
"O "DE" vai cavar a sua própria cova. Já era sem tempo. E apenas diz o que diz por aqui, sobre este e aquele, porque julga estar sob a protecção do anonimato que a Internet lhe confere. Só que se está a esquecer de um pormenor importante: o endereço de IP. Se não se quer enterrar nem embrenhar nas malhas da Justiça, meu caro, é melhor que esteja quietinho, no seu lugar pequeno, e que não estrabuche muito."


Senhor comentador: Endereço de IP? Acorde. Já "meio mundo" sabe quem sou, não se dê ao trabalho com IP's... pergunte.
 
"Senhor comentador: Endereço de IP? Acorde. Já "meio mundo" sabe quem sou, não se dê ao trabalho com IP's... pergunte."
ih, ih, ih, esteve bem agora caro DE (eu cá não sei, mas se for uma loiraça de olho azul, seria ainda um maior prazer conhecê-lo).
Cumprimentos,
C2
 
""Senhor comentador: Endereço de IP? Acorde. Já "meio mundo" sabe quem sou, não se dê ao trabalho com IP's... pergunte.""



lol. Eles não sabem que o DE come "as malhas da justiça" ao pequeno almoço. Quem sabe o que digo, viu isso agora na greve :)

DE, deixe lá estes farmacêuticos. Eles nem dormem por causa de si.
 
Lá vem este urso, novamente, com a "estória" do IP... IP de internet protocol ou de Imbecil Paspalhão? Ou de Ignorante Pasmado? Ou de...
Vá lá ler um pouco sobre hacking IP e depois diga lá qualquer coisita...
Quanto ao camarada de luta DE não conheço pessoalmente, mas gostaria. É um aceeso a que "ainda" não tenho password (éh éh), mas a seu tempo penso que merecerei a sua confiança, certo caro DE :-)
Mas diga-me caro DE, na manif não tinha uma nókia na mão e um casaco castanho? Lá bem no meio, por volta das 15H ainda no Ministério da Saúde?
Um grande abraço.
 
"Senhor comentador: Endereço de IP? Acorde. Já "meio mundo" sabe quem sou, não se dê ao trabalho com IP's... pergunte."

Já se pode perguntar ou a resposta fica para mais perto das Eleições da OE?

Força com o seu trabalho.
 
"Acho que andam mesmo a gozar com os enfermeiros, fazem propostas sem pés nem cabeça. E a parte da carreira já aprovada não valoriza nem dignifica nada a profissão, às vezes apetece-me era que mandassem tudo pró lixo, voltasse a carreira antiga, tal como estava e vamos apenas falar dos números!...afinal trata-se apenas de uma actulização salarial decorrente de uma actualização na formação dos enfermeiros (EXACTAMENTE IGUAL AO QUE SE PASSOU COM OS PROFESSORES - É PRECISO INSISTIR NISTO E PASSAR ESTA MENSAGEM!!!!)". CONCORDO EM ABSOLUTO POIS FICAMOS PIOR COM ESTA CARREIRA AONDE ESTÁ VALORIZADO QUEM É RESPONSAVEL PAELA FORMAÇÃO? QUEM TIRA UM MESTRADO UM DOUTORAMENTO? AS FUNÇÕES DE ESPECIALISTA? QUE CADA VEZ SÃO MAIS DESCREDIBILIZADAS. COLEGAS QUE NEM O COMPLEMENTO TEM E ESTÃO A COORDENAR EQUIPAS, NÃO MENOSPREZO AS SUAS COMPETENCIAS, MAS SERÁ QUE COLEGAS COM MAIS HABILITAÇÕES NÃO TEM TAMBEM ESSAS COMPETENCIAS? ENTRE OUTRAS COISAS ......JÁ QUE ESTAMOS EM PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO PORQUE NÃO COMEÇAR DE NOVO MAS COM RAPIDEZ. BEM SEI QUE OS PROCESSOS SÃO MOROSOS E OS ENFERMEIROS JÁ ESPERARAM MUITO MAS ISTO SERÁ PARA O FUTURO TAMBEM ELE MUITO LONGO.
 
"Mas diga-me caro DE, na manif não tinha uma nókia na mão e um casaco castanho?"

Não era eu, colega.
 
"Em 1º lugar, grande parte das farmácias têm apenas 1 farmaceutico e o restante pessoal é técnico de farmácia;" Por Luís Figueiredo, alguns comentários acima.

Fique sabendo que, além do farmacêutico na posição de Direcção Técnica, a farmácia deve ter no quadro, obrigatóriamente, um farmacêutico adjunto, e outros tantos farmacêuticos de forma a que estes perfaçam 50% do quadro.
Não diga coisas que não sabe.


E se fosse um enfermeiro a dar um injectável numa farmácia do qual ocorrese anafilase? Já era ok?
 
"Em 1º lugar, grande parte das farmácias têm apenas 1 farmaceutico e o restante pessoal é técnico de farmácia;" Por Luís Figueiredo, alguns comentários acima.

Fique sabendo que, além do farmacêutico na posição de Direcção Técnica, a farmácia deve ter no quadro, obrigatóriamente, um farmacêutico adjunto, e outros tantos farmacêuticos de forma a que estes perfaçam 50% do quadro.
Não diga coisas que não sabe.


E se fosse um enfermeiro a dar um injectável numa farmácia do qual ocorrese anafilase? Já era ok?
 
afinal o DE sou eu :))) cabelos aos caracoizinhos,barba de 3 dias,calças á boca de sino :))) barriga de cerveja e um rolo de papel higiénico na mão para os vómitos!
deixem o DE em paz porra,viva a liberdade de pensamento.não têm mais nada que fazer?viva a enfermagem e os enfermeiros portugueses.
 
"E se fosse um enfermeiro a dar um injectável numa farmácia do qual ocorrese anafilase? Já era ok?" Por Willy Antoni Abreu Oliveira, também alguns comentários acima.
~
Certamente que entenderá que apesar de parecer que temos poderes extra-humanos devido ao exercício das mais diversas competências, ainda não conseguimos evitar o decurso da Natureza. Se assim fosse, as catastrofes naturais não aconteceriam. No entanto, apenas nos podemos cingir aquilo que sabemos fazer e que fazemos certamente melhor que os farmaceuticos. Longe de mim querer fazer o vosso trabalho, muito menos por em causa o vosso profissionalismo dentro das vossas competências. Eu também sei interpretar um ECG e não é por isso que os Cardiopneumologistas devem deixar de existir. Se foram implementadas outras profissões foi porque o Bem-Estar do doente assim o exigia.
Não sei qual é o prurido em aceitarmos as nossas competências e limitações.
Se procura exemplos, dou-lhe os inúmeros casos que todos os anos recorrem aos Serviços de Urgência com reacções (principalmente locais) ás vacinas administradas em farmácias. A reacção será certamente a mesma, mas nas vacinas administradas por enfermeiros é feito todo o ensino acerca das precauções e certamente respeitam a regra principal de não administrar em doentes com quadros febris (70% dos casos de reacções que recorrem ás Urgências). Compreendo que a frustração de serem chamados de Dr. e não serem médicos pode por vezes levar a actos impensados, mas por favor deixem de brincar aos médicos ou façam o curso de uma vez por todas.
Quanto a nós enfermeiros, sigamos o mesmo conselho, a prescrição é para médicos, preocupemo-nos em ser bons enfermeiros e não passar para os auxiliares as tarefas que apesar de por vezes serem desagradáveis, são a base da nossa profissão. CUIDAR DO DOENTE

Parabéns DE
 
"Compreendo que a frustração de serem chamados de Dr. e não serem médicos pode por vezes levar a actos impensados, mas por favor deixem de brincar aos médicos ou façam o curso de uma vez por todas."
Só os médicos é que são doutores? Este é o problema deste país! Nem médicos nem farmacêuticos sem formação pós graduada são doutores de coisa alguma. Mas insistimos com isso não é?
E fique sabendo que já existem países em que os farmacêuticos, com formação própria e após X anos de prática profissional podem prescrever. O Reino Unido é um desses países desde, salvo erro, 2006.
Parabéns por mais um argumento de qualidade.
Estava a gostar do seu discurso até esse parágrafo.

Sinceramente tanto me aquece como me arrefece a administração de injectáveis nas farmácias. Na verdade concordo que a certo ponto é usurpação de funções. Não entendo é qual é o espalhafato que se faz neste blogue e em tantos outros sobre a situação. Qual é a necessidade de andarmos todos à cabeçada?
 
Lol
eilá, que anda tudo o que é doutor às turras =D

calma colegas, e outros colegas que não da mesma profissão. Calma que é o que é preciso.
.. e daí não, o que é preciso é cacetada! heh
 
Olá caros doutores Enfermeiros:
Deixem lá esses pobres que tiveram que fazer uma licenciatura para puderem estar ao balcão a vender, quantas vezs a banha da cobra, sem sequer puderem piar...
Ih! Ih! Ih!
Só essa frustração justifica que andem sempre aqui a meter o nariz.
Eu até os compreendo, coitados!
Aqui sempre vêm aprender qualquer coisita!
 
"Sinceramente tanto me aquece como me arrefece a administração de injectáveis nas farmácias. Na verdade concordo que a certo ponto é usurpação de funções. Não entendo é qual é o espalhafato que se faz neste blogue e em tantos outros sobre a situação. Qual é a necessidade de andarmos todos à cabeçada?" Por Willy

Ponto de acordo: existe demasiada discussão cerca de quem é ou não Dr. A nomenclatura utilizada nos EUA deveria ser adoptada por todos nós (refiro-me ao MD). Que gente tão complexada somos que vivemos dos títulos...

Caro Willy (se é este o seu nome verdadeiro, caso não o seja identifique-se) quer os enfermeiros quer os farmaceuticos só devem discutir a prescrição quando tiverem desenvolvido em pleno as suas competências, criando fundações sólidas fazendo da prescrição uma evolução natural. Não vamos agora forçar algo para o qual os profissionais não estão orientados e que vem soar mais a capricho do que a necessidade. Preocupemo-nos em valorizar a nossa carreira e actuar em equipa para provarmos aos doentes que o nosso SNS funciona porque temos profissionais competentes que sabem trabalhar em ambiente multidisciplinar.

Em Luta pela Valorização...
 
Tanto é o meu nome verdadeiro e não me escondo atrás do anonimato do computador que se clicar no meu nome pode seguir para o meu blogue e ver o meu perfil.

Ninguém diz que a prescrição deve ser forçada em Portugal. E como disse, no Reino Unido, é necessário creio eu, 10 anos de prática profissional e formação pós-graduada para ser um prescribing pharmacist.
 
Caro Willy e se seguisse o meu conselho e criasse um blog para farmaceuticos? Assim evitava este tipo de discussões inuteis, alem do que, teria um espaço para conviver e partilhar ideias com colegas seus, em ves de se intrometer tipo "ratazana" nos blogs de enfermagem!!
 
Uma pequena história de farmacia, visto por um cliente.
Certo dia estava numa farmacia, entra uma cliente com herpes labial.
Dirige-se ao funcionario e pede qualquer coisa para isso.
O funcionario recomemda-lhe Zoviraz 10€ a embalagem. Não vendem a vanha da cobra, mas vendem a vanha de ouro, mas para eles. Existe a substância Aciclovir em genérico, isto é uma embalagem disso em genérico custa 1,80€, a diferença de um produto para o outro é enorme, mas para a farmacia porque para o cliente a diferença é de 8,20€ a mais. Isto é a honestidade do farmaceutico.
Onde a blogs de farmaceuticos?
Não iriam gostar desta novela...
 
Espero comentários... de todas as partes, incluindo os dos Engenheiros de Minas e Buracos...
 
Não sou licenciado em farmacia e sei que quando tenho herpes labial compro Aciclovir genérico, não deixo um o...... impingir o Zoviraz que custa 10€.
Isto é um negocio da China
 
Não sou licenciado em farmacia e sei que quando tenho herpes labial compro Aciclovir genérico, não deixo um o...... impingir o Zoviraz que custa 10€.
Isto é um negocio da China
 
não se armem em anjinhos por favor,parece que até os enfermeiros são uns anjos puros,tão puros que não roubam nada a ninguém.
os farmaceuticos,fazem o seu markting,e roubam o que podem ao pobre do consumidor...
Este por sua vez,é burro e não sabe que está a ser vítima de gente gananciosa e ávida de lucro.
Este povo ainda está deveras atrasado.
 
"Os enfermeiros preparam o quê? Sempre pensei que fossem os técnicos de farmácia dos serviços farmacêuticos a preparar a maioria da medicação administrada pelos enfermeiros.... Os enfermeiros também o fazem? Boa. Administram? Que bom. Vigiam? O quê? Quando têm de requisitar o médico porque o doente não está a responder adequadamente à terapêutica?! Só se for. Poupe-nos à sua falta de inteligência..."

Ora muitissimo bem...
assim é que é, este blog tem tanta visibilidade que outras profissoes vêm cá comentar.
Para quem não sabe:
- enfermeiros fazem reconstituição de terapeutica
- administram terapeutica
- avaliam eficácia
- sabem actuar em reacção anafilática

Como eu várias vezes digo..sendo anónimo ou não há-de adoecer e ver-se num serviço hospitalar. Aí vai ver quem é que faz o quê por si.

Obrigada por contribuir para a visibilidade deste blog e da nossa profissão

enfermeira em luta
 
AO SR DA FARMÁCIA QUE TENTA DAR PARA AÍ UNS PALPITES:

Hoje, ao conferir as validades dos fármacos existentes em stock no meu serviço, houve uma coisa que me fez tanto lembrar de si!!!

Não é que, para espanto meu, a farmácia embalou (e fechou a quente o plástico) uma ampola de Dynastat com uma ampola de Metoclopramida???????!!!!!!!! (em vez do solvente para Dynastat que vem habitualmente e que aliás não é mais que Cloreto de sódio a 0,9%)

E esta?

Se eu fosse como o SR DA FARMÁCIA diz que os enfermeiros são... acharia... foi assim que veio... então é porque é assim...

Custou a engolir?!
Vá à farmácia que isso passa...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!