sexta-feira, fevereiro 12, 2010

Greve dos Enfermeiros das Ambulâncias SIV's, dia 25 de Fevereiro!



"Os Enfermeiros das ambulâncias de suporte imediato de vida (SIV) estão a analisar formas de luta que podem passar pela greve. Em causa está a falta de concurso para fixar e aumentar o número de profissionais, bem como o alegado corte de formação.

O diagnóstico do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) é negro. Antes de mais, faltarão cerca de 30 profissionais "para manter todas as SIV a funcionar com segurança e qualidade". Há ambulâncias operacionais "com dois ou três Enfermeiros", forçados a fazer turnos de 12 horas para assegurar o serviço permanente da emergência. Um problema tanto mais grave quanto a importância destas unidades móveis: foram criadas aquando da reestruturação da rede de urgências, para compensar o encerramento de alguns serviços.
Depois, os Enfermeiros em funções estão em situação de mobilidade especial até Dezembro, requisitados de unidades do Serviço Nacional de Saúde às quais poderão ter de regressar se o Instituto Nacional de Emergência Médica (Inem) não abrir um concurso para fixá-los. Isto porque os hospitais elaboram os mapas de pessoal para o ano seguinte em Junho e podem deixar de fora os profissionais em mobilidade. Sem garantias de fixação no INEM, optarão por regressar à origem, deixando a emergência pré-hospitalar descalça." link


___________________

"O Sindicato dos Enfermeiros apresentou hoje um pré-aviso de greve a realizar-se no próximo dia 25 de fevereiro e que irá abranger todos os Enfermeiros que exercem funções no INEM.
Os Enfermeiros dizem querer assumir a liderança e operacionalidade do sistema pré-hospitalar, que na sua opinião tem sido "ocupado" por bombeiros e tripulantes de ambulâncias de emergência."" link

Comments:
partam tudo!!

é, a meu ver, uma tentativa de acabar com as SIV, pois houve muita gente a quem deu prurido ser um enfº e um técnico a comandar as SIV, onde o médico é secundário.
Que não desmobilizem! Peçam o que é vosso por direito, colegas do INEM!
Os TAE são muito necessários, mas há que saber desenhar o limite do que podem e devem fazer, sem que hajam atropelos de funções específicas da Enfermagem.
 
Este "colega" José Azevedo envergonha-me enquanto enfermeira.

Defendo que a Enfermagem se sobrepoe a todos os "ataques" pelo seu indómito valor.

Este senhor usa um jogo de palavras de baixo nivel. É delegante e mal educado para com as outras classes.

Com atitudes e palavras como estas estamos a ser iguaizinhos a todos aqueles que criticamos.

Pensem nisso!
 
Já estou farto disto... Vou mudar de profissão...
 
A questão é resolvida pela exclusividade ...

Pensem nisso sindicatos
aproveitem a negociação de 26 de Fevereiro.

Ze
 
Só ainda não entendi uma coisa na revisão de carreira. Não sendo eu enfermeiro, gostaria que me explicassem.

Porque raio é que o Enfermeiro Especialista será colocado no mesmo patamar que o Supervisor ou o Chefe?
Tendo em conta que o especialista estudou adicionalmente, enquanto que o Chefe pode ser simplesmente generalista. Então o estudo não compensa?

Onde ficarão encaixados os enfermeiros que façam mestrados e doutoramentos? Se a aposta no estudo, não é contemplada na carreira, isso não é um retrocesso?

Para quando a reivindicação pelo congelamento das vagas no ensino superior, já alguém se lembrou de ir ver que em 2009 abriram 2997 vagas?
 
O socorro vai parar hoje em Portugal...
 
RECEBI UM MAIL DO SEI (SINDICATO ENFERMEIROS INDEPENDENTES) E JÁ ME INSCREVI.
 
José Azevedo, presidente do Sindicado dos Enfermeiros Portugueses (SEP), ??????

Desde quando!
Cuidado com o que se escreve, pode levar a erros grosseiro, e não vamos confundir as coisas...
 
Convido-o a ler as ultimas declarações do secretário Geral Carlos Arroz (do SIM ) .

Este ainda não entendeu, ou não quer entender que somos licenciados… Em vez disso ataca tudo e todos mas termina focando o alvo nos profissionais que colaboram mais directamente com os Médicos, ou seja os Enfermeiros!
 
O Sol desta semana, não fala apenas das escutas do Sócrates.
Pág. 40: “Substituição polémica de Enfermeira”. Funchal…
Bom fim de semana!
 
Ainda o Sol:

E o cartoon da pág. 61, também ilustra bem a “visão” da Enfermagem e do INEM…

Palavras para quê!?!?!
 
"é, a meu ver, uma tentativa de acabar com as SIV, pois houve muita gente a quem deu prurido ser um enfº e um técnico a comandar as SIV, onde o médico é secundário.
"

É tão secundário que o enfermeiro tem de reportar todos os dados e enviar todas as informações do doente para o Médico do CODU, para que este valide ou não protocolos (nem sequer são decisões de livre vontade)... Mas pronto, para si o médico é secundário e assim já fica imensamente feliz!!

Em relação ao restante, se os bombeiros decidessem por um só dia parar o "seu" socorro, qual INEM, qual SIV qual quê?? E quem duvidar disso, nunca fez EPH... Devia isso sim, ser aumentada a formação e extendida a todos as pessoas ligadas a EPH. Aí estariamos a defender uma EPH de qualidade, e necessariamente a vida dos utentes que todos os dias necessitam de ajuda...
É já hora de acabar cm guerrinhas de quintais, fomentadas por pessoas que não gostam do que fazem, e como não deu para mais, tentam sempre denegrir os outros...
 
No OGE-2010 há dinheiro para os enfermeiros?

O Orçamento do Estado (OGE) para 2010 foi aprovado na generalidade na Assembleia da República, com as abstenções do PSD e do CDS/PP, seria interessante os sindicatos de Enfermagem perguntarem ao PSD, já que este partido aplaudiu os enfermeiros na sua luta, se o OGE contem verbas para a reclassificação na nova carreira de todos os enfermeiros como licenciados, como legitimamente têm direito?

Todos estamos lembrados da intervenção quase fervorosa da deputada do PSD, Rosário Águas, em prol da causa da enfermagem, numa de oposição ao Governo de Sócrates, seria uma boa razão se, na prática, alguma coisa foi feita para satisfazer as mais sentidas reivindicações dos enfermeiros. Porque de boas intenções e de bonitas palavras estamos nós, os enfermeiros, fartos!

Esta é mais outra boa questão para os nossos sindicatos nos esclarecerem, já que muitas outras estão ainda por explicar. O Orçamento Geral do Estado (OGE-2010) contempla verbas suficientes para sermos reposicionados e a passar a vencer como licenciados?
Ficamos à espera de uma resposta clara e inequívoca, e em tempo útil!
 
A questão é resolvida pela exclusividade ...

Ficava mais economico para SNS e enpregava muitos enfermeiros e ainda mais, como diz o velho ditado:
"quem muitos burros toca algum fica para traz"
 
Será que o PSD estava preocupado em apoiar a manif dos enfermeiros, ou em apoiar mais uma manif contra o governo?! Alguem pensa por 1 segundo que seja, que o PSD está preocupado com os enfermeiros?!Por favor...
 
QUEM É O SEI, QUE SINDICATO É ESSE?
 
Gostava de Saber mais acerca do SIE

será que este vais defende os enfermeiros....

ze
 
"...deixando a emergência pré-hospitalar descalça..."

MAS DESDE QUANDO?

AS SIV SÃO 2% DA EPH DO PAÍS !!!

DESDE QUANDO 2% DEIXA DESCALÇO UM PAÍS?

ISTO É UMA ANEDOTA SO PODE...
 
"ronyjux disse...
partam tudo!!

é, a meu ver, uma tentativa de acabar com as SIV, pois houve muita gente a quem deu prurido ser um enfº e um técnico a comandar as SIV, onde o médico é secundário.
Que não desmobilizem! Peçam o que é vosso por direito, colegas do INEM!
Os TAE são muito necessários, mas há que saber desenhar o limite do que podem e devem fazer, sem que hajam atropelos de funções específicas da Enfermagem.

7:50 PM"


BEM ESTA ANEDOTA AINDA É MELHOR QUE A DO POST INICIAL!!!

ENTÃO EXPLIQUEM-ME LA QUE EU AINDA Ñ PERCEBI, ENTÃO VAI SER COM 28 AMBULÂNCIAS PARADAS NUM UNIVERSO DE 450 QUE VOCÊS VÃO "PARTIR TUDO" !!!

ISSO VAI SER PRAI UM REMAKE DO FILME "300" NÃO !!!

BEM ESPERO SINCERAMENTE QUE ESSE DIA 25 NÃO VÁ SER O DA MAIOR HUMILHAÇÃO DA ENFERMAGEM EM RELAÇÃO Á EPH E ACELEREM AINDA MAIS A CRIAÇÃO DO TEM...

UMA SIV TEM MEDIA INFERIOR A 3 SERVIÇOS POR 24H EM QUE DESSES 3 APENAS 1 SE JUSTIFICA E OS PROTOCOLOS NUNCA FORAM VALIDADOS PELA ORDEM DOS MÉDICOS, PORQUE ENFERMEIROS SÃO "NÃO MÉDICOS" LOGO É PRECISO VALIDAÇÃO SEMPRE, E ESSA VALIDAÇÃO EM TERMOS DE PROJECTO FOI RECUSADA E EM TERMOS DE SERVIÇO NO DIA A DIA MUITO RARAMENTE É DADA DO CODU PARA O LOCAL, POIS O VELHINHO "É MELHOR TRANSPORTAR SEM FAZER NADA" APARECE QUASE SEMPRE...
VEJAM PELOS REGISTOS O CONTROLO PROTOCOLAR COM RECURSO A VIDEO E AUDIO SIMPLESMENTE NÃO FUNCIONA E O REGISTO ESCRITO É SIMPLESMENTE FEITO EM VERBETES DA VMER QUE TAMBÉM É ILEGAL.

AH E QUANDO UM ENFERMEIRO É QUASE OFENDIDO PELO MEDICO DO CODU SO PORQUE COLOCOU UM SORO EM CURSO SEM VALIDAÇÃO DELE... É SO PRURIDO Ó COMPANHEIRO AI DE CIMA ESTES MÉDICOS COMPLETAMENTE SECUNDÁRIOS PÁ... FOGO PÁ...

QUE PROJECTO BEM ELABORADO ESTE...TEM EFECTIVAMENTE PERNAS PARA ANDAR...

"Os TAE são muito necessários, mas há que saber desenhar o limite do que podem e devem fazer"

PARA ESTA PÉROLA TAMBÉM HA RESPOSTA, BASTA FORMAREM AS PESSOAS, PORQUE SE OS PAIS DESTE CARO AMIGO NÃO LHE TIVESSEM ENSINADO O CAMINHO PARA O BACIO QUANDO ERA PEQUENINO, PROVAVELMENTE AINDA USAVA FRALDAS POR BAIXO DA SUA LINDA VESTIMENTA BRANCA DE ENFERMEIRO LA NO SEU HOSPITAL...

PESSOAL AI DOS 2%, FORÇA COMO DIZ ALI O COMANDANTE DOS "300" DE CIMA "PARTAM TUDO" OU SEJA ENTERREM-SE A VOS MESMO PORQUE NO PROJECTO DO T.E.M. VOCÊS AINDA TEM ENQUADRAMENTO E SO CÁ PARA NÓS A VOSSA EXPERIÊNCIA DE TERRENO SERIA SEMPRE UMA MAIS VALIA, MAS EU DIGO "AINDA" POIS TODOS NÓS CONHECEMOS O TIO SOCRAS ESSE GANDA MALUCO...
 
"MAS EU DIGO "AINDA" POIS TODOS NÓS CONHECEMOS O TIO SOCRAS ESSE GANDA MALUCO..."


Ui e o pizzarrinho, ui vai ser bonito vai...

Esta vai ser uma novela que não vou querer perder ah não vou não!
 
Caro anonimo das 10 e 59... Que nem coragem tens para te identificar...(1º)

Não sei qual é a média a que tu tens acesso mas de certo que não é à mesma que a minha... Uma SIV não sai para ir buscar o velhinho que tu vais buscar com um dor de dentes... Vai avaliar o estado desse senhor velhinho e retirar-lhe a dor no momento... e chega ao hospital estavel e sem dor...

Vens a um blog de enfermeiros lançar fartas para quê... estamos unidos... Enquanto tu e o teu sindicato sois uns 200 ou 300... nós somos mais de 7mil enfermeiros...

E a greve de um enfermeiro siv não vai parar o meio... porque os nossos serviços minimos são: tudo... E fazemo-lo com muito gosto...

Vai lá para os livrinhos de anatomia on-line.......

Luis
 
olá.... esta um erro neste documento.... forçados a fazer 24h e não 12... 12h é um turno normal...

Vamos lutar....
 
Não sei como estão tão incomodados com o que li do SE?! O Azevedo é o colega que mais se preocupa com os Enfermeiros, vejamos o que ele bate o pé junto do Ministerio! Sabiam que ele mandou o Pizarro engolir o que disse quando este publicamente se vanglorizou-" os enfermeiros já os comi", o Azevedo disse mas acredite que os vai vomitar, pois garanto-lhe que com o SE as negiciações não são negociatas!
Bom com isto quero dizer que se todos batessem o pé quanto ele, muitos de nós estariamos, não a maldizer quem por nós trabalha, mas a agradecer o trabalho executado por ele.
 
São espantosas estas campanhas de denegrir os que nos defendem.
Começou com a casa do enfermeiro; passou à conferencia de imprensa, que ser antecipou ao SEP, que pelos vistos tem o exclusivo, o que serviu para JCM mandar mail à sua delegação para cuspir veneno sobre o Azevedo; depois vêm os tae que julgam ensinar aos enfermeiros o que aprenderam (mal) com eles.
Que estará o Azevedo a fazer de tão benéfico para a Enfermagem para que este chinfrinório o esteja a atingir.
Será que já sabem que ele e o SE, que não é só ele, não cedem nas propostas que todos conhecemos a começar pelos 1500€ de entrada?
 
Eu estou de acordo, realmente deviam conhecer melhor o trabalho do SE. Enganados estão os que pensam que o SE é do Azevedo, não meus caros colegas, estao no SE enfermeiros de muito respeito, delegados muito preocupados e sobretudo profissionais que sabem o que querem, venham visitar o trabalho que se faz com eles, eu fui e fiquei porque tratam desde o acolhimento do novo enfermeiro, do desempregado procurando informar e arranjar lugar para eles, dos problemas jurídicos(têm dois advogados) sempre com toda a tenção e tempo de resolução, formação etc. A realidade doi para quem não faz, mas compra serviços com o dinheiro dos sócios, o SEP é uma estrutura meramente comnercial, compra tudo feito!
 
Devemos estar unidos mas isso não impede cada estrutura sindical, julgo eu, de exercer autonomamente o seu papel, quando o entender.
Por que razão não se encara isto como normal.
Ai os totalitarismos!
Será que os totalitaristas só conseguem jogar à sueca com os dez trunfos?
Quando assim é, o jogo perde a graça.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!