quarta-feira, fevereiro 03, 2010

Greve dos Enfermeiros levou a redução das reservas de sangue!


.
"A greve dos enfermeiros, na semana passada, levou a uma redução das reservas de sangue, mas o nível habitual deverá ser recuperado nos próximos dias, afirmou hoje uma responsável do Instituto Português do Sangue (IPS).

A vogal do conselho directivo do IPS Fátima Nascimento disse à agência Lusa que ainda não foi totalmente recuperado o nível de reservas de sangue, após a greve dos Enfermeiros entre quarta feira e sexta feira passadas.
"Com a greve dos enfermeiros, durante três dias na última semana, neste momento estamos a tentar recuperar o nível de reserva", o que ainda "não conseguimos totalmente porque só passaram três dias", disse Fátima Nascimento." link

Comments:
Bem...parece que afinal os enfermeiros até influenciam os custos no SNS...lol

Valter Silva
 
Como enfermeiro propunha algum tipo de "evento" ou movimento coordenado/patrocinado pelos enfermeiros para recolher + unidades de sangue de modo a recuperar as reservas + depressa!
De certeza que isso chamava a atenção para a importância do nosso papel.
Seria + um ponto a nosso favor, penso eu.
 
Em 6 dias operou tanto como 5 médicos num ano e por metade do preço cobrado na privada.

Em seis dias, um oftalmologista espanhol realizou 234 cirurgias a doentes com cataratas no Hospital Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, num processo que está a "indignar" a Ordem dos Médicos. Os preços praticados são altamente concorrenciais, tendo sido esta a solução encontrada pelo hospital para combater a lista de espera. O paciente mais antigo já aguardava desde Janeiro de 2007, tendo ultrapassado o prazo limite de espera de uma cirurgia. No ano passado chegaram a existir 616 novas propostas cirúrgicas em espera naquela unidade de saúde. Os sete especialistas do serviço realizaram apenas 359 operações em 2007 (cerca de 50 por médico num ano). No final do ano passado, a lista de espera era de 384, e foi entretanto reduzida a 50 com a intervenção do médico espanhol.

A passagem pelo Barreiro durante o mês de Março - onde garante regressar nos próximos dois anos, embora o hospital não confirme - foi a segunda experiência em Portugal do oftalmologista José Antonio Lillo Bravo, detentor de duas clínicas na Extremadura espanhola - em Dom Benito (Badajoz) e Mérida. Entre 2000 e 2003 já havia realizado 1500 operações no Hospital de Santa Luzia, em Elvas, indiferente às "críticas" de que diz ter sido alvo dos colegas portugueses."Eu percebo a preocupação deles e sei porque há listas de espera tão grandes em Portugal. É que por cada operação no privado cobram cerca de dois mil euros", diz ao DN o oftalmologista espanhol, inscrito na Ordem dos Médicos portuguesa, que cobrou 900 euros por cada operação realizada no Barreiro.

As 234 cirurgias realizadas no Barreiro, por um total de 210 mil euros, foi o limite possível sem haver necessidade de abrir concurso público internacional, sendo que o médico fez deslocar a sua equipa e ainda o microscópio e o facoemulsificador. O hospital disponibilizou somente um enfermeiro para prestar apoio.

HÁ QUE ACABAR COM A CHULAGEM DA ORDEM DOS MÉDICOS E BAIXAR AS MÉDIAS DE MEDICINA E ABRIR NOVAS FACULDADES.

ASSIM ACABA-SE A MAMA DESTA CORJA DE PARASITAS, QUE SÓ PENSAM EM GANHAR GUITO NA PRIVADA.

Talibã das Beiras: Sempre ao mais alto nível.
 
Amigo D.E. . Como sabemos do seu apelo para o INEM deixo-lhe no Cogitare em Saúde a noticia :

INEM contrata LICENCIADA EM TEATRO ???
 
são, infelizmente, alguns dos efeitos secundários, a não existência de enfermeiros..

mas o que faz falta agora, terá as suas óbvias compensações na qualidade dos cuidados prestados aos utentes, de futuro. oxalá.
 
Esta notícia apenas mostra que o senhor licenciado em Enfermagem auto-denominado doutor à custa da Advocacia e Medicina (as únicas licenciaturas com título de dr, desde o século XVI, todas as outras são apenas licenciaturas e não conferem título de dr para sua informação), mostra um certo regozijo com as calamidades que resultam de uma greve. Acho que deveria rever se a sua personalidade é a mais adequada para trabalhar na área da saúde.

Pedro Marques, não doutor, mas orgulhosamente licenciado em Ciências Farmacêuticas.
 
Contabilize antes quantas pessoas morreram devido à de enfermeiros? Eu aposto um número: zero.
 
caro pedro marques,
nao sou enf nem me enquadro nas profissoes que voce apenas diz que tem direito ao titulo de doutor, no entanto essa sua afirmaçao esta completamente errada.

qualquer pessoa que se obtenha uma licenciatura automaticamente e denominado de doutor caso nao saiba, e ate lhe digo mais, tem razao quando diz que essas 2 profissoes possuem esse titulo ha mt tempo, e ainda bem que agora todas as profissoes podem usufruir desse titulo pois so vem provar que evoluiram.

e muito mau quando queremos atacar e nem sabemos o que dizemos.
 
DR, É AQUELE POSSUI DOUTORAMENTO.
 
Caro DE, o Público noticia hoje que o governo vai pupar 15 milhões de euros no "cancelamento" das vacinas da Gripe A.
Há dias, o Diário de Notícias publicava que a actualização salarial dos enfermeiros custaria 12 milhões de euros ao estado.
Se a matemática não me falha, corrigindo a injustiça salarial que já dura há 10 anos sem desviar verbas da saúde, o estado puparia 3 milhões de euros. Esta situação corrigiria uma injustiça, escamoteava a "barraca" da Gripe A e ainda fazia um brilharete na diminuição do déficit.
Há soluções simples não é???
 
DR ENFERMEIRO OUVI DIZER QUE IA HAVER ELEIÇÕES PARA A ORDEM É VERDADE?

SE ASSIM FOR DEVERIAMOS NA MINHA OPINIÃO IR VOTAR PARA POR FORA DA ORDEM QUEM NÃO TEM FEITO NADA POR NÓS NÃO ACHA?
 
Há muito que não deixo um post neste bolg embora o acompanhe diaramente e continuo a partilhar de muitas das ideias aqui deixadas pelo Dr. Enfermeiro. Acontece que o espectro de discusão se tem centrado essencialmente na triade greve/contestação + usurpação de funções + necessidade de desenvolvimento tecnico-cientifico/valorização profissional.
E isso todos já sabemos, mas... temos é de as ultrapassar.

Mas venho aqui dexar este link de um forum que encontrei na net por acidente e que espelha como os estrangeiros que vivem ou que passam por este jardim há beira mar plantado vêm a Enfermagem Portuguesa quando recorrem aos hospitais públicos.

http://www.expatfocus.com/index.php?name=Forums&file=viewtopic&t=22771

Sinceros Cumprimentos

Enfermeiro Atento
 
Pedro Marques, o buraco vai ser cavado á pá ou com retroescavadora?
Orgulhosamente licenciado em Engenharia de Buracos e Minas
 
ao anónimo das 10:58pm

é claro que não morreu ninguem nos dias de greve devido à falta de enfermeiros... pois os enfermeiros têm de assegurar cuidados minimos, e esses, são todos aqueles cuidados que põem em risco a vida do doente, percebe? caso morresse alguém devido à falta de um enfermeiro isso era gravissimo pois não estavamos a cumprir as regras da greve...
 
" Esta notícia apenas mostra que o senhor licenciado em Enfermagem auto-denominado doutor à custa da Advocacia e Medicina (as únicas licenciaturas com título de dr, desde o século XVI, todas as outras são apenas licenciaturas e não conferem título de dr para sua informação), mostra um certo regozijo com as calamidades que resultam de uma greve. Acho que deveria rever se a sua personalidade é a mais adequada para trabalhar na área da saúde.

Pedro Marques, não doutor, mas orgulhosamente licenciado em Ciências Farmacêuticas.

10:01 PM"

Doutor são as pessoas com um doutoramento. Não é preciso ser muito esperto para saber isto. Mas em portugal todos os licenciados são denominados por "Dr.". Logo qualquer licenciado em portugal pode denominar-se de doutor, apesar de não ter doutoramento. A maior parte de advogados e médicos também não deviam ser tratados por "doutor". Mas sim por médico ou advogado. Ou então por licenciado.

Actualize-se...

Miguel de Sousa
 
Este Pedro Marques vem para aqui com o seu orgulho nas Ciências Farmaceutica$ e nem sabe o que diz...

Reveja lá a sua personalidade.
 
sr orgulhosamente licenciado em ciencias farmaceuticas

DOUTOR é só e apenas aquele que obtém o mais alto grau académico, mediante a realização de um doutoramento, conforme pode verificar no Decreto-Lei n.º 107/2008 de 25 de Junho.

QUALQUER enfermeiro, advogado, médico, farmaceutico, vendedor de castanhas ou empregado de balcão tem direito ao titulo, desde que cumpra os requesitos.

PS: a mim pode-me chamar licenciada e mestre, mas o que eu gosto mesmo é que me tratem por ENFERMEIRA
 
Anónimo das 10:01 AM.
De certeza que quando o tratam por Doutor, não dirá:
" não sou doutor, mas sim Farmacêutico"
Quando a mim me tratam por Doutor, eu respondo:
" sou Enfermeiro"
Ai está a diferença. Eu gosto de ser Enfermeiro. E é o que sou!
Tenha juizinho SR DOUTOR. O seu comentário foi muito infeliz. Aonde está a lei que diz que doutores só são os médicos e os advogados??
Somos é todos licenciados! Deixem-se de Doutorices.!!!
Alex
 
"Esta notícia apenas mostra que o senhor licenciado em Enfermagem auto-denominado doutor à custa da Advocacia e Medicina (as únicas licenciaturas com título de dr, desde o século XVI, todas as outras são apenas licenciaturas e não conferem título de dr para sua informação), mostra um certo regozijo com as calamidades que resultam de uma greve. Acho que deveria rever se a sua personalidade é a mais adequada para trabalhar na área da saúde.

Pedro Marques, não doutor, mas orgulhosamente licenciado em Ciências Farmacêuticas."

Das duas uma: ou você não é farmacêutico e está-se a fazer por tal (é que não estou habituado a ver tamanha idiotia em farmacêuticos), ou é farmacêutico mas também é estúpido (afinal, a estupidez existe em qualquer classe profissional). Eu sou licenciado (não interessa em quê) e, como qualquer advogado ou médico, tenho o mesmo direito de utilizar o "título" de Dr. (não confundir com "Doutor" de doutoramento). Não há nenhum decreto-lei que dite que só advogados e médicos possam fazer uso de tal - tanto que não só esses o fazem. Lá porque tradicionalmente, ou secularmente, essas são das duas formações académicas mais antigas, não lhes confere qualquer tipo de "direito extra" sobre as restantes. Enfim... O seu comentário, numa palavra: anacrónico.
 
Acrescento: comentário anacrónico e ignorante. Quer atacar mas ainda se auto-reduz. Muito bem pensado. Devia levar o prémio da inteligência ó Pedro Marques.
 
Belas mentalidades que por aqui vão.
É toda a gente a querer ser Doutor e nem doutoramento trazem na pasta. Muito bem. É este o povinho que temos.
Tiro uma licenciatura qualquer e já tenho direito a meter Dr. no cartão de crédito. *Rebola pelo chão num riso quase esquizofrénico - mas atenção, LÚCIDO!*

Tenham mas é juízo nessas cabeças. Doutor é só e exclusivamente aquele a quem é conferido esse grau académico mediante aprovação num Doutoramento. E não me venham com tretas que um licenciado é Dr. e um doutorado é Doutor. Tenham paciência que eu, não a tenho para tamanha prepotência e ignorância. Por isso é que este país não anda para a frente.
Mais estúpido é ver que tenho muitos colegas na faculdade que trazem esta cultura sapateira e rócócó de casa dos paizinhos. Pensam que quando acabarem o mestrado integrado podem ir armar-se aos galões com o título de doutor de farmácia. Cada vez que vejo isso pego na palma da mão e espeto-a na minha testa indignado.

AH! E os médicos sem doutoramento e os advogados só são tratados por doutores porque a nossa sociedade criou esse código de cortesia, não fossem os médicos e os advogados profissionais secularmente reverenciados pelo povo.

Ainda bem que há gente que não anda a estudar para ter um título de doutor de coisa alguma. Temo é que não sejamos suficientes para mudar este estigma.

Futuro Mestre em Ciências Farmacêuticas; mestre só, e talvez um dia Doutor - Claro está se fizer doutoramento.

Um abraço aos que se fazem passar por doutores (nada de ofensa ao autor do blog, percebo -ou pelo menos tento- a ironia do título, e aos cegos que pensam mesmo que o são.

P.S: ESTE COMENTÁRIO NÃO TEM COMO FINALIDADE ATACAR NINGUÉM PELA SUA CLASSE PROFISSIONAL, MAS SIM MERAMENTE PELA SUA ACEFALIA PREPOTENTE.
 
Há muitos anos atrás, após ter terminado a licenciatura começaram a tratar-me por dr. A coisa causava-me um certo incómodo e levei algum tempo a habituar-me.Para mim, um doutor era alguém de grande sabedoria e eu era um ignorante. Actualmente, já me habituei, mais ou menos, mas a ignorância continua a ser enorme, pelo que nunca faço alarde desse, pelos vistos tão apetecido, titulo.
 
Lamento informar que a falta de sangue não se deve de todo à greve dos enfermeiros. Na semana antes da greve, não havia sangue no meu hospital, até para grandes cirurgias estava limitado.
 
Não percebo de onde vem toda esta indignação. Um licenciado não é dr, nem DR, nem Doutor, nem nada! É licenciado e ponto final! Somos os únicos país do mundo em que um licenciado se apelida logo de Dr quando não o é! Os Doutorados são Doutores em título e ponto final! Quanto aos Médicos e Advogados... não me causa qualquer confusão apesar de não serem efectivamente doutores. Advogados são-no secularmente, médicos estudam não sei quantos anos e mais alguns logo são bem mais doutores que alguns doutorados que por aí andam.
 
Qualquer profissional de nível superior "estuda não sei quantos anos e mais alguns". Não são só os médicos. Honestamente, não entendo esta deificação dos médicos.
 
oh meu caro, eu, a contar com a universidade e outras coisas que fui fazendo, tenho ao todo 11 anos de estudos. Se me tratam por doutor, no hospital, nas minhas consultas, por mim tanto me aquece ou me arrefece.
Agora, o que a mim sim me aquece, que me deixa quentinho por dentro com orgulho, é ser tratado pelo meu título profissional, que é único: enfermeiro!

acho uma certa perda de tempo este debate de títulos. Todos sabemos que nós portuguesinhos, habituados a sermos menos que o resto, gostamos de insuflar o ego com este tipo de coisas.

Doutores há muitos. agora gente douta, inteligente, conhecedora, cortês, útil, aí é que já não devem haver assim tantos..
Por mim, todos que tiram uma licenciatura, são drs... Agora, nem todos são verdadeiramente drs., percebem?..
abraços aos drs enfºs, aos drs médicos, aos drs de ciências de farmácia, a todos =)
 
Oh Dr Enfermeiro... se sabe assim tanto porque não vem fazer exame de especialidade de Medicina este ano? Queria ver essa sua sabedoria! Acho que precisam de alinhar ideias... 3 dias de greve... e depois? o que aconteceu? NADA! RIGOROSAMENTE NADA! Custa ler?
 
Respondendo à "cena do chamar doutor" a qualquer licenciado...

Lá está a mim, enfermeira, quando me chamam eu digo o que um dia aprendi com um grande orientador de estágio que tive "Mais que médica. eu sou enfermeira!" e o que me respondem é "Desculpe, não a queria ofender" ehehhe


Enfermeira em luta
 
Anónimo das 12:54H

Não sei se tem noção mas qualquer pessoa pode tirar medicina. Basta ter média, é tão básico quanto isso. E sou muito sincera, se eu quisesse tinha tirado medicina. mas decidi começar pela enfermagem para ver se era mesmo nesta área que queria investir! e Adivinhe...depois de ver o que cada classe faz, optei pela enfermagem. Mal remunerada, mas faz muito mais pelo doente do que os médicos. Até os AAM trabalham mais pelos doentes que muitos médicos. claro que em cada profissão há ovelhas negras, mas confesso que na medicina as expectativas têm vindo a decrescer tal é a quantidade...

e se depois da greve não sucedeu nada, foi porque como somos civilizados estamos à espera de resposta. Mas a nossa "guerra" não terminou! foi apenas uma "batalha". Se não serviu de nada, pode ter a certeza que as cirurgias programadas vão parar entre outras coisas e aí quero ver...

Boa sorte a todos
Enfermeira em luta
 
Lamento informá-la, mas se pensarem em fazer uma paragem das cirurgias programadas por um mês???? elas avançam com ou sem enfermeiro. Qualquer interno de cirurgia faz de instrumentista e o resto também se arranja.

Não esperem colaboração para greves de um mês! É algo inqualificável!
 
"Basta ter média, é tão básico quanto isso."

A senhora deve tomar toda a gente por ignorante.
 
Ao senhor ou senhora das 12:27 só tenho a dizer que espero que estejam preparados para trabalhar, mas trabalhar a sério! Parece que vamos ter formação de médicos estagiários em ENFERMEIROS numa semana...
Pensam vocês médicos que conseguem dar resposta ao SNS sem ENFERMEIROS... PENSAVA QUE NÃO ERA POSSIVEL TAMANHA IGNORÂNCIA NUMA SÒ PESSOA! Sigam em frente.. EU ATÉ PAGAVA PARA VOS VER!! Já agora quanto ao "resto também se arranja", dá a entender que isso é pouco!! até me doem os abdominais de tanto me RIR!!! Boa sorte para a vossa ousadia...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!