sábado, fevereiro 27, 2010

Hospitais e INEM vão partilhar Enfermeiros!


Não considerando, neste caso, as prováveis segundas intenções do Ministério da Saúde, concordo com este tipo de conceito e modalidade de trabalho, com vantagens evidentes a nível da prática. 
Da mesma forma defendo um conceito semelhante para o meio intra-hospitalar.
O exercício de funções profissionais estritamente localizadas e delineadas é característico de classes não-liberais, com mão-de-obra não diferenciada e mal-remunerada. A tendência revela que à medida que aumenta a fluidez do local de funções (característico das classes profissionais liberais), existe um reconhecimento sócio-profissional mais acentuado e melhores intenções remuneratórias. As classes com maior "índice" de alocação a um local de trabalho (de forma rígida), são, habitualmente, classes operárias, auxiliares e técnicos indiferenciados. 
Esta minha opinião não é relativa ao sistema vinculativo, apenas ao exercício profissional.
______________________________________________________________
P.s. - Após ler alguns comentários apercebi-me de que, muitos colegas, não interpretaram bem as minhas palavras. De certa forma também não fui suficientemente claro. 
Sou a favor da especialização dos cuidados de Enfermagem, obviamente. 
Esta acumulação dentro do meio intra-hospitalar (que menciono no post) refere-se apenas ao binónimo internamento/urgência dentro da especialidade em que o respectivo Enfermeiro exerce. Suponhamos: um Enfermeiro exerce na pediatra. Algumas horas do seu horário semanal deveriam ser atribuídas à urgência pediátrica. Os Enfermeiros na neuro e ortotraumatologia (etc, por exemplo) deveriam cumprir algumas horas semanais no sector de trauma da urgência, e assim por diante, cumprindo a mesma linha de raciocínio ( este binónimo pode, igualmente, seguir outros critério de agrupamento, tal como modelos e paradigmas da Enfermagem).
Desta forma, os cuidados especializados desenvolvem-se dentro da respectiva área.

Comments:
Se os enfermeiros devem fazer algum "trabalho" no hospital (eu até concordo), então o que devem fazer os TAE? Nesta forma de pensar os TAE, tambem não deviam ter outra actividade noutro local?, no hospital não é de certeza. E não estou a ver onde, então que se acabe com a formação destes e aproveite-se o potencial dos enfermeiros para actividade na emergencia pré-hospitalar.
 
os TAE's podem também exercer funções no hospital... como auxiliares! que é isso que eles são... auxiliares!
 
este gajo parec um monstro.. ja viram bem a expressao dele? e k qinda por cima nao podemos dizer k ficou mal na foto pk ele e mm assim..
 
Olha o parvo do Pizarro, então ponha os senhores doutores médicos a trabalhar um dia no hospital e outro no centro de saude, e outro ainda na ambulancia, e outro na urgencia, verá logo como eles vão "aderir", assim aumenta-lhes o treino e previne a ignorancia de alguns, é que isto só de escrever nas receitas ás vezes mal, sai muito caro ao erario publico...não se esqueça de lhes dar o premio da pontualidade, é que esta é a anedota do ano, médico pontuais...
 
Esta polivalência, como tudo na vida, tem vantagens e desvantagens.

A mesma política seguida dentro de um hospital é, no meu entender, um retrocesso aos tempos das outras senhoras. Ainda sou do tempo em que, quando comecei a trabalhar, me perguntaram para que serviço desejava ir e eu disse que preferia trabalhar em todas as áreas menos com crianças. Fui precisamente colocada num serviço de obstetrícia.

Penso que o enfermeiro se deve especializar numa área e não querer ser pau para toda a obra. Hoje vai para urologia, amanhã está numa urgência e daqui a uns meses vai para o bloco. Está errado. Cada um deve poder desenvolver um projecto profissional com uma linha condutora, para ser realmente bom naquilo que faz. Não é obrigando por exemplo um enfermeiro do internamento a passar uns tempos na urgência, que ele vai buscar mais valias para a sua intervenção na enfermaria.

O mesmo já não defendo em relação ao ensino, pois todos estaríamos a ganhar com a presença efectiva dos professores de enfermagem nos serviços de saúde. Esses é que deveríam repartir o seu horário entre a escola e o hospital/centro de saúde.

VV
 
Os TAE ja tem também função dupla, pois a carreira de TOTE/OPCEM vai desaparecer e ser absorvida pela nova de TEM e estes novos tecnicos farão EPH sob protocolos e CODU atendimento/acompanhamento e já a pensar nesta situação já se encontram TAE e fazer formação TOTE/OPCEM e os novos TAE que já estão também em formação já irão ter 6 meses de formação a incluir as duas formações TAE e TOTE/OPCEM.

Assim a ambulância básica passará com o novo técnico a SAV e as SIV irão colmatar aquela enorme falta de transferências ditas de cuidados intensivos entre os pequenos centros de saúde ou sap ou sub como lhe queiram chamar e o hospital de referencia.

Sempre foi um problema essas transferências secundarias pois o medico ou o enfermeiro do centro de saúde nunca podiam abandonar o centro de saúde para acompanhar o doente durante o transporte e assim com estes enfermeiros a trabalhar directamente para o centro este assunto fica definitivamente resolvido e assim já tem pessoal para acompanhar nos transportes mais complicados.

O TAE sai da SIV pois ira passar a TEM e haverá uma nova profissão para conduzir esses meios que será também o terceiro elemento da VMER, "o condutor", para acabar de vez com a situação a meu ver errada do enfermeiro ter de abandonar a vitima para ir conduzir a VMER até ao hospital.

Agora venham de la com a vossa superioridade e corporativismo chamarem-me nomes e rirem-se dos meus "sonhos" que daqui a 6 meses voltamos a falar.
 
Ninguém ganha experiência a nível técnico só a fazer VMER ou SIV. Esta é uma grande verdade ...

Tirando o desencarceramento, tudo o que é feito na rua é feito no hospital, só que muitas e muitas vezes por dia e por hora...isso dá destreza e experiência - a entubar, a algaliar... a puncionar...para depois se fazer rápido e bem lá fora! Muitos dos países com emergência sem técnicos de saúde ou com técnicos só na rua estão a voltar atrás para meter o pessoal dos hospitais também na rua...para além de pessoal diferenciado é pessoal com muito treino!

Se os TAE's querem puncionar veias rapidamente e bem, têm que fazer um treino de uns anitos junto de enfermeiros e em serviços de medicina, com doentes já "bem idosos", edemaciados, outros desidratados e hipotensos, cheios de flebites ou com veias esclerosadas pela quimio para verem se é fácil puncionar e onde se ganha prática ...

Ganhem Juizo!

Eu nem concordo com enfermeiros ou médicos recém formados no PH quanto mais TAE a fazerem de médicos de rua ...

SR. DR. da VMER
 
Dr. Enfermeiro.
Devia ter mais cuidado e nao por esta cara de estanhado no post, porque fico irritada só de olhar para ela.
 
Mais um a "mamar"; típico de português! (o 3 elemento da VMER) Aposto que o Pizarro tem lá uns amigos que estão no desemprego. Se houver muita necessidade do enfermeiro ir na VMER vai e ponto final (o TAE vai a conduzir, o psp...). De resto, e assim se pressupõe, quando o doente vai p o hospital, já VAI ESTABILIZADO!! JÁ BASTA A CARRIS TER CONDUTOR NO AUTOCARRO AMARELO... Agora vem a VMER. Não duvido do que dizes Anónimo... mas discordo... já agora... só falta saber se se paga bilhete para andar de VMER.
 
Você delira, com frequência doutorenfermeiro!

Diria até que, por vezes, toca no lunático....

E para o colega das 10.39, KISS - Keep it simple and stupid!
 
Mas só falam nos Enfermeiros... essa figura da foto é um lírico. E se colocasse os médicos a trabalhar em vez de se passearem nos corredores e depois ganharem horas extra e se fizessem roulement como os outros? Aposto que já sobravam.
 
TOTALMENTE CONTRA!!!Este Pizarro sabe muito...a ideia é não vincular enfermeiros no INEM a todo o custo, de forma a dar lugar aos TEM...não pensem Srs TAE´s que ele vos acha mais competentes..o único interesse dele chama-se CESPU, ao qual este senhor tem sociedade e quer ver nascer o novo curso de TEM...acordem!!!Não se deixem levar...Se querem que os enfermeiros treinem que os ponham a rodar nas SIV´s com já fazem os TAE nas SBV e não esta treta de ir p a Ugência! Sindicatos n se deixem enganar! Vinculação ao INEM é a única forma de garantir a nossa continuidade no PH!!!
 
Companheiro das 12h20 na frase abaixo devias querer ter dito ambulância e não vmer...

"Se houver muita necessidade do enfermeiro ir na VMER vai e ponto final (o TAE vai a conduzir, o psp...)."

Se fores o enfermeiro da VMER e eu for o TAE que estiver na celula sanitaria garanto-te a ti que NÃO VOU CONDUZIR A VMER PARA O HOSPITAL POIS NÃO É A MINHA FUNÇÃO, já me neguei duas vezes e voltarei sempre a negar-me e legalmente ninguém me pode obrigar.

A minha função como TAE é ACOMPANHAR O DOENTE NA CÉLULA SANITÁRIA, logo das duas uma ou deixavas a VMER no local ou então levavas-a tu que é essa a função do enfermeiro da VMER.

Agora se esta correcto ou não, não sei nem me interessa saber, pois não sou eu que faço as leis, cada um com as suas funções e a tua é conduzires a VMER para o hospital abrindo caminho e bloqueando cruzamentos para a ambulância passar, foi a ti que te deram essa formação e não a mim ou ao PSP como tu dizes, se não gostas azar !!!

Como é que os enfermeiros aqui dizem?

Cada macaco no seu galho e o meu galho é CÉLULA SANITÁRIA e o teu é CONDUTOR DA VMER.
 
É triste, que um assunto que tem a ver com a orgânica funcional da profissão descambe em comentários e ataques a outras profissões. Sou Enfermeiro, por vocação, e acho nojento que certos colegas em vez de discutirem os nossos problemas arranjem desculpa em qualquer assunto para criticar outras classes, sejam elas médicos, TAES ou outras. Assim não vamos a lado nenhum. Temos que marcar a diferença e falar daquilo que importa, a nossa profissão. Deixem os outros falar mal de nós, é sinal que se incomodam com a nossa mais valia.

Quanto ao assunto, acho bem que um Enfermeiro do INEM faça serviço no Hospital, numa urgência ou UCI, como fazendo parte do treino e experiência. Aliás, todos os enfermeiros deviam integrar uma equipa que trabalhasse dentro da mesma especialidade, em várias zonas do hospital, como por exemplo: Pediatria, trauma, urgência\emergência, como aqui foi dito. Para se poder perceber e cuidar melhor um doente no pré-hospitalar, convém conhecer o seu caminho após chegar ao hospital, como ptambém para cuidar melhor um doente na UCI convém ter prática em serviços médico-cirurgicos de onde esses doentes vêm ou para onde vão
 
É triste, que um assunto que tem a ver com a orgânica funcional da profissão descambe em comentários e ataques a outras profissões. Sou Enfermeiro, por vocação, e acho nojento que certos colegas em vez de discutirem os nossos problemas arranjem desculpa em qualquer assunto para criticar outras classes, sejam elas médicos, TAES ou outras. Assim não vamos a lado nenhum. Temos que marcar a diferença e falar daquilo que importa, a nossa profissão. Deixem os outros falar mal de nós, é sinal que se incomodam com a nossa mais valia.

Quanto ao assunto, acho bem que um Enfermeiro do INEM faça serviço no Hospital, numa urgência ou UCI, como fazendo parte do treino e experiência. Aliás, todos os enfermeiros deviam integrar uma equipa que trabalhasse dentro da mesma especialidade, em várias zonas do hospital, como por exemplo: Pediatria, trauma, urgência\emergência, como aqui foi dito. Para se poder perceber e cuidar melhor um doente no pré-hospitalar, convém conhecer o seu caminho após chegar ao hospital, como ptambém para cuidar melhor um doente na UCI convém ter prática em serviços médico-cirurgicos de onde esses doentes vêm ou para onde vão
 
para o tae das 1h39.

ò meu amigo negou-se a conduzir a VMER.ahahahahaahahahahahahah
tu tinhas era uma orgasmo multiplo só de te sentares no lugar do condutor de dita viatura.
Nao brinques comigo.
Eu ja deixei varias vezes a minha VMER no local. Nunca pedi , nem nunca vou pedir para ninguem me levar a viatura.
Agora tu negaste te, é de chorar a rir.
E que o teu galho é na celula, pois é, ninguem duvida disso, o teu lugar é lá a ajudar o resto da equipa, e a ver como se trabalha, ajudando a salvar vidas. Sim porque se o doente piora na viagem a ambulancia para para voltar a entrar o enfermeiro, para , novamente estabilizar a vitima.

Cada macaco no seu galho, hahahahahahaahahahahha, que grande alegoria.
Parabens
 
amigo noddy, nota-se bem no seu comentário qual é o seu objectivo no pré hos+pitalat, conduzir em emergência... va-se rindo com o seu défice de inteligência, daqui a uns meses falamos...
 
Amigo noddy escolheste bem o nome não haja duvida...

Fiz VMER durante quase 10 anos provavelmente na tua delegação do INEM antes de entrarem os enfermeiros para o INEM e se calhar ainda te dei formação se fores dos primeiros ou és daqueles que pensa que os enfermeiros estiveram sempre nas VMER?

Mas se me apanhares num serviço vais-te lembrar desta nossa conversa pois se tiveres o azar de acontecer isto que aqui falamos vais mesmo ter de la deixar a VMER mais uma vez.

Ah e já agora também já tenho ido para o hospital e deixado a VMER para traz só pk os teus colegas não conhecem os caminhos para o hospital ou seja eu vou pelo mais rápido e melhor para o doente tu se não sabes tens azar... Vais la ter depois como fazem os teus colegas é que não gosto de passear doentes instáveis só pk o enfermeiros gosta de se mostrar a dar as voltinhas maiores a tocar sirenes.

E digo-te mais já o fiz até por pedido do médico que vai na ambulância...

Adeus ó NODDY também usas o guizo no gorro?
 
anonimo das 9h40.
Teus doentes.......
Tu nao tens doentes, os doentes sao dos profissionais de saude ou sejam medicos e enfermeiros.
Tu deste me formaçao, lol.
lá por teres feito Vmer ha 10 anos,hahahahahah
Já pensaste porque saiste???
eu estou lá e nao vou sair.Sabe porquê porque o meu lugar é lá a salvar gente a ter intervençao, sim intervençao.
O que eu vejo é uma vontade tremenda de fazer o trabalho dos enfermeiros, mas sabes Sr TAE´você pode fazer o meu serviço.... estude, estude muito , mas tire o o curso certo, o de ENFERMAGEM.
Esse é o unico curso que lhe vai faler para conduzir o veiculo e ajudar pessoas, intervindo.
Tenha paciencia.
E essa que nos vamos encontrar, pelo amor de DEUS,nós nao nos vamos encontrar, porque se eu me encontrasse com o senhor TAE o senhor saberia logo qual é o seu lugar na hierarquia funcional das emergencia.
Ah e deixe lá o meu gorro.
 
estudar enfermagem e facil basta media de 11 lol
Agora tente la ir a um concurso de tae e vá ver a media das notas e se quiser pode so ficar se pela condução é bem superior nota de entrada para enfermagem
Sr enfermeiro menos um pouco visto que ja existem muitos colegas seus que tb vieram para tae porque será ou acha que eles são burros ???
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!