quinta-feira, fevereiro 25, 2010

Impressionante!!




Impressionante: Ministra da Saúde assume publicamente que enfermeiros do INEM podem ser substituídos por técnicos(Notícia Lusa/SOL) e opina sobre as  competências profissionais dos enfermeiros.

Ver texto em amarelo:




«É uma greve sem sentido ou sem razão, dado que não estão em causa os postos de trabalho destes enfermeiros e, portanto, é incompreensível», afirmou Ana Jorge, à margem do Fórum Gulbenkian Saúde, subordinado ao tema Mind Faces - As diferentes faces da saúde mental, que decorre hoje na Gulbenkian, em Lisboa.
Ana Jorge sublinhou que «as pessoas têm todo o direito de se manifestar, mas era bom que o fizessem com a consciência do que é que está em causa».
«Todos estes enfermeiros têm o seu posto de trabalho», disse, lembrando que estão em comissão de serviço no Instituto Nacional de Emergência Médica para este trabalho e que estão «garantidos, pelo menos, durante todo este ano».
Os enfermeiros do INEM iniciaram às zero horas de hoje uma greve de 24 horas para reclamar um plano estratégico para o instituto e a integração dos profissionais da classe nos quadros desta entidade.
Exigindo «estabilidade no exercício de funções nos diferentes meios: ambulâncias SIV (Suporte Imediato de Vida), nas VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação), nos helicópteros e no próprio CODU (Centro de Orientação de Doentes Urgentes)», os enfermeiros acusam ainda o INEM de querer substituir os enfermeiros por técnicos menos qualificados.
Segundo Ana Jorge, o Ministério da Saúde está a trabalhar com os enfermeiros e com o INEM para tentar encontrar uma «solução de trabalho que seja benéfica» para os profissionais, as instituições e as populações abrangidas pelo serviço de Suporte Imediato de Vida (SIV), que abrange locais com dificuldades de acesso.
«O trabalho e ocupação destes enfermeiros são diminutos, mas tem de existir e, portanto, estamos a tentar trabalhar uma solução que lhes permita ter um trabalho, quer numa instituição, quer no INEM», sustentou.
A ministra ressalvou que os enfermeiros que estão no SIV não são únicos, há outros tão bem formados quanto estes, considerando que, se estes profissionais tiverem muito tempo neste serviço sem fazerem qualquer outra tarefa, perdem competências profissionais.
Segundo o coordenador do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, a greve dos enfermeiros do Instituto Nacional de Emergência Médica registou 99 por cento de adesão durante o primeiro turno de hoje.
«A adesão foi de 99 por cento. Todos os enfermeiros escalados nas ambulâncias SIV [Suporte Imediato de Vida] e nos CODU´s [Centros de Orientação de Doentes Urgentes] fizeram greve, em todo país», precisou José Carlos Martins.
Lusa / SOL

Comments:
Este comentário foi removido pelo autor.
 
e esperem quando tivermos um presidente da república médico
 
Nunca como agora assisti a uma guerra aberta entre uma Ministra da Saúde e os Enfermeiros.

Ana Jorge conseguiu o que até agora nenhum Ministro conseguiu. Abriu uma frente irreparável, no meu ponto de vista, com os Enfermeiros.

Nem Correia de Campos ou Luís Filipe Pereira conseguiram ir tão longe.

É um sinal muito preocupante e as declarações são inqualificáveis.

Imaginemos que amanhã, Ana Jorge, volta a trabalhar como médica, ao lado e em equipa com Enfermeiros, imaginemos, é que ninguém é Ministro para sempre...

A minha total solidariedade para com os colegas do INEM onde também tenho amigos.

Ana Rita Cavaco
 
Mas alguem tem dúvidas da carreira de TEM????

Continuem a estrabuchar...


No lugar de andarem com guerrinhas com os TAE´s, julgo que seria mais sensato da parte dos Enf estarem do lado deles....
 
Solução para os enf´s SIV:


abandonem o INEM de imediato e voltem às vossas instituições de origem;


assim , terão mais impacto na comunicação social...e não levam com bocas deste género!!!
 
http://sic.sapo.pt/online/video/informacao/noticias-pais/2010/2/ministra-da-saude-diz-que-a-greve-dos-enfermeiros-do-inem-nao-tem-sentido25-02-2010-182414.htm

Esta mulher é um atentado...
 
Enfermeiros olhos bem abertos...Estão a tentar intimidar a Classe de Enfermagem, com um Golpe de Mestre: A fomentação social da desvalorização e do descrédito da profissão.

Cara ministra, "não existe perda de competências", mas "aquisição de novas competências, com outro grau de diferenciação"!
A Ministra Ana Jorge (médica, claro) se tiver que efectuar a avaliação clínica de um doente psiquiátrico talvez não o consiga fazer correctamente, porque se especializou na área da Pediatria...é perfeitamente normal...mas perante a intelectualidade da Sr. Ministra não é.

Tenho dito, Planeta M
 
ESTA SENHORA ASSUME DE FORMA MENOS PUDORADA O QUE EFECTIVAMENTE PENSA DOS ENFERMEIROS. A FALTA DE RESPEITO COM QUE NOS PRESENTEIA ROÇA A MÁ FORMAÇÃO PARA UMA MINISTRA, PARA NÃO DIZER DEFORMAÇÃO. ESTÁ NA ALTURA DE PEDIR A DEMISSÃO DESTA SENHORA QUE NÃO REUNE A CONFIANÇA DOS ENFERMEIROS, QUE TEM GOZADO E PUBLICAMENTE ASSUMIDO POSIÇOES DE TRISTE CONOTAÇÃO.
ALÉM DAS INUMERAS “BRINCADEIRAS” QUE NOS TEM OFERECIDO NOS PROCESSOS NEGOCIAIS, PUBLICAMENTE TRÁTA OS ENFERMEIROS COM UM DESRESPEITO, BASTA VER QUE SÓ MARCOU A REUNIÃO UM MÊS APÔS A GREVE E AS MANIFESTAÇÕES, SE FOSSEMOS OUTRA CLASSE PROFISSIONAL NÃO BASTARIA O DESEJO DE AGRADAR E A SUBSERVIENCIA AOS GRANDES LOBBYS NACIONAIS.

EU AINDA TENHO A ESPERANÇA E O DESEJO DE PODER MOSTRAR A ESTA SENHORA E POR ULTIMA INSTANCIA AO SENHOR PRIMEIRO MINISTRO AS LINHAS DE QUE SÃO FEITOS OS ENFERMEIROS…. TEMOS DE MOSTRAR A NOSSA POSIÇÃO E ELA TEM DE SER UNA, DE FORÇA E COERENTE COM AS NOSSAS PRETENSÕES….

BEM HAJAM
 
oh sr. ministra e os enfermeiros que estão nas SIV por empresas de trabalho temporário? também têm o lugar assegurado? os enfermeiros em comissão de serviço voltam para os hospitais de origem... e os que não estão? desemprego!!!!!!!!!
 
Se qualquer pessoas pode ocupar postos de trabalho que exijam ciência e experiência, como é o caso, a sr ministra que abandone o cargo, pois experiencia e destreza para o lugar que ocupa não tem nenhuma.
Dar a César o que é de Cesar e aos Enfermeiros, tudo quanto, o que o governo os tem roubado estes ultimos dez anos.

Delirios srª ministra, nao pensei que chegasse a este extremo.
 
Poupe-nos Ana Rita, ao ler as suas patetices até apetece considerar a ministra.(Vá pregar para outra freguesia...)
 
Pois é cara ANA RITA CAVACO...
Tem memória curta...
O Ministro Luís Filipe Pereira tentou criar os Auxiliares de enfermagem em 2004(chamados de TAC´s)...e a Sr.ª Enf.ª (que era assessora do dito ministro) nada disse...
O PSD faz milagres às pessoas...
Sabe qual a razão pela qual não vai ser eleita bastonária, mas sim vai levar com o bastão?
Os enfermeiros gostam de pessoas que estão para servir a enfermagem e não os seus interesses pessoais...
quem tirou o curso na gulbenkian conhece-a bem, não se preocupe....
 
Ana Rita, deve pensar que os enfermeiros andam a dormir, não?
 
a mentalidade mesquinha e mentirosa da ministra da Saúde é impressionante..!

ajuda a destruir e corromper uma classe profissional, a quem não dá qualquer crédito. Em conluio com o secretário de estado, afastam os Enfºs de tudo o que é saúde, preterindo-os ou por médicos (seus colegas) ou técnicos, menos qualificados, mais baratos, melhor controlados.
Vergonhoso!
 
já ouvi falar que vai ser necessário fazer uma marcha lenta .... em lisboa, tal e qual como aconteceu no Porto.

se 30 carros dos parqures de diversoes fizeram uma festa em Lisboa, o que não fariam os 300 carros dos enfermeiros em Lisboa? uma grande RAVE!!! muita visibilidade.... se é isso que precisam...
 
eu nao li em parte nenhuma que os enfermeiros vao ser substituidos por tae´s, leio que podem ser substituidos por outros enfermeiros tao bem formados como os que la estao. o problema e que os srs enfermeiros que estao no inem querem tudo so para eles e dai estarem assim.
aa culpa da situaçao dos enf no inem e dos proprios enf que estao no inem que kerem ocupar 3 e 4 cargos e comer tdos os tachos..

sou enf e cada vez mais acho que deveriam ser substituidos que e para nao serem todos uns lamboes
 
Eu também estudei na Gulbenkian e também eu estou ao lado dos meus colegas do INEM.

Também conheço muito bem a Ana Rita e é muito triste ver que os comentários que aqui andam denotam uma grande falta de nível. São incontáveis os colegas que contaram com a sua ajuda e é desmedida a dor de cotovelo que para aqui vai.

A Ana Rita foi adjunta do secretário de estado da saúde sim, não do ministro, e depois?

Se é do PSD, é, nunca escondeu isso de ninguém, ao contrário de outros putativos candidatos a Bastonários. Já que querem atirar pedras, perguntem lá ao enf.º Germano onde é que ele é filiado, a ver se não é no mesmo Partido. E perguntem lá se isso é impeditivo de alguma coisa. Vai levar com o Bastão? Francamente, vocês não querem unir, querem conspurcar! E felizmente ela anda muito acima disso.

Muita força para os colegas do INEM e para a Ana Rita que já tem estofo e imunidade para resistir a anónimos cobardes.

Susana Moreira
 
O problema parece-me evidente: no geral não se confia nos enfermeiros. E como não se confia, retiram-se-lhe competências. Estivessem à frente da enfermagem pessoas com maior bom senso, outro caminho a enfermagem seguiria, bem melhor remunerada, e com menor trabalho. Não consigo perceber o que pensa uma facção importante da enfermagem, Portuguesa mas não só. Medicalizar, Medicalizar, Medicalizar. Prescrever, exames, técnicas... mas será difícil perceber no que isto vai dar? Na destruição de uma profissão! Vocês estão a destruir a vossa profissão! Quem não goste de ser enfermeiro, por favor, há milhões de profissões, exames todos os anos! Que ideia é éssa de levar a enfermagem contra tudo e todos? é guerra aberta com fisioterapeutas, psicólogos, TAE, médicos... Por favor: parem para pensar! Reflictam na imagem que estão a passar da vossa profissão: resingona, sempre a reclamar, sempre a meter o nariz em tudo! Digo-vos: um enfermeiro não precisa de rigorosamente mais nada para ser bem pago, o que faz é essencial e mais do que nobre. Que tal valorizarem isso? Ou afinal isso não presta para nada?
 
Cara Susana Moreira, para ti o meu louvor pelo discurso sereno, objectivo e,sobretudo, "com nome". Isto é, sem a cobardia do "GRUPO DE ANÓNIMOS" ligados a "ALGUÉM" que vê a"expectativa de percurso ascensional" em perigo e, por isso lançam mão de todos as injurias mais abjectas para obstar à candidatura de Ana Rita.

Em suma, dos cobardes não reza a HISTÓRIA: força Ana Rita.
 
Qual enfermeiro que faz SIV ou faz CODU perdeu competências profissionais?????

Esta senhora fala muito bem, porque está muito tranquila em LISBOA... e tem um hospital a cada 10 minutos...

E O RESTO DO PAÍS?????

Que tente ter uma cólica renal em Freixo de Espada à Cinta... em que o Hospital mais próximo fica a 1h20 minutos...

Porque quem sofre com isto não são eles, mas os doentes.

Tirem os enfermeiros do Pré-hospitalar e coloquem lá outra classe que só têm como grau de escolaridade obrigatório de 12ºano... Para isso formem os Bombeiros que sempre fizeram um excelente trabalho(e não digam que não, porque muitas vezes fazem o que conseguem...).

Vão criar mais uma classe para que? Para dizer que criaram mais 500 vagas de profissão???? E os despedimentos que iram ser feitos em seguida???

Quem neste momento pode dizer que os enfermeiros não estão capacitados de fazer pré-hospitalar??? NINGUÉM...
Há provas dadas que fazemos a diferença, seja na VMER, seja no HELI, seja na SIV e no CODU.

Força ENFERMEIROS...
 
É o maior Sr. Dr Enfermeiro !

É graças a atitudes "NAZIS" e anti-democráticas que inviabilizam a liberdade de expressão como a sua que insiste em manter que um dia quando abrir o CM ou o JN terá uma surpresa...

E depois não ligue 112 que ninguém o leva para o seu HSJ...

VÁ DE TÁXI !!!

João Miguel pela 3º e ultima vez hj...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!