quarta-feira, fevereiro 03, 2010

Mensagem do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses...


Felicitação
Antes de mais felicitar todos os colegas que, de alguma forma, participaram nesta enorme onda de revolta da Enfermagem Portuguesa (a maior desde 1976) face às Propostas do MSaúde/Finanças e Governo, em que, como temos vindo a referir, traduziu-se no maior nível de adesão a uma Paralisação/Greve; de 3 dias (há +- 20 anos que não fazíamos mais de 2 dias); e na maior participação de Enfermeiros numa Manifestação (cerca de 20 000). Referir que, dos cerca de 37 000 que exercem no SNS, milhares de colegas tiveram que permanecer nas Instituições a assegurar Serviços/Cuidados Mínimos.
Conscientes do quadro sócio-politico e económico do país; do “drama” que constitui, para nós Enfermeiros, fazer Greve; da dificuldade da tomada de consciência sobre a importância das Acções de Rua como imprescindível meio de pressão; com esforço, empenho, dedicação e muita determinação, os ENFERMEIROS e a ENFERMAGEM, estiveram e estão (como sempre nos momentos cruciais) à altura da NECESSÁRIA RESPOSTA, na defesa do que achamos justo e no combate às inqualificáveis propostas do Governo/Finanças/MSaúde.
Uma nota de reconhecido apreço a todos os colegas que são Dirigentes, Delegados e Activistas do SEP, pelo enorme esforço desenvolvido, quer na prévia informação/esclarecimento/mobilização, quer na organização da Greve e da Manifestação. Apesar de ser sempre possível e desejável melhorar, ISTO SÓ FOI e É POSSÍVEL PORQUE HÁ ORGANIZAÇÃO.
Apelo
Ao longo de todo este processo e com especial enfoque nestes 3 dias, para quem tinha dúvidas, fizemos prova do que somos capazes em termos de resistência, unidade e determinação em lutar. Contudo, sobre o que está em negociação nesta fase, nada está ganho.
O Ministério da Saúde AINDA NÃO MARCOU REUNIÃO, sendo público o seu compromisso em, até sexta, agendar o retomar das negociações.
Os Órgãos de Direcção do SEP vão reunir bem como as duas frentes negociais (CNESE e FENSE)
Apelamos a que todos os colegas se mantenham ATENTOS À INFORMAÇÃO DO SEP, DISPONÍVEIS E MOBILIZADOS.
Alertas
1 - Nestes processos complexos e em especial nos momentos de confronto “mais duros”/cruciais, emerge sempre muita CONTRA-INFORMAÇÃO (é da teoria … comprovada na prática em inúmeros processos): ou o boato que os Sindicatos andam a negociar sem informar; ou que os Sindicatos andam a ceder; ou … ou …
COLEGAS, ESTEJAMOS ATENTOS. Estas práticas, de quem as promove conscientemente, visam no essencial 2 objectivos: MINAR A CONFIANÇA NOS SINDICATOS (introduzindo elementos de desconfiança e descredibilização) e MINAR A UNIDADE DOS ENFERMEIROS.
2 – Também nestes processos emergem sempre os designados “Grupos Radicais”: Aproveitando ainda alguma desinformação, sobre o conteúdo negocial rigoroso, nada é satisfatório ao nível do conteúdo negocial/Tudo é possível ao nível das formas de luta.
COLEGAS, ESTEJAMOS ATENTOS. Estas práticas, de quem as promove conscientemente,  visam tornar insustentável qualquer processo negocial.
Sobre o desenvolvimento negocial e a continuidade das Formas de Luta, NÃO HÁ VOLTA A DAR: o Resultado da negociação será, na generalidade (questões legais), para TODOS OS ENFERMEIROS e as Formas de Luta serão aquelas que a GENERALIDADE DOS ENFERMEIROS ESTIVEREM DISPONÍVEIS PARA CONCRETIZAR.
POR ISSO APELAMOS A TODOS OS COLEGAS: PARTICIPEM NOS ESPAÇOS DE DISCUSSÃO (no Serviço ou na Instituição) QUE O SEP PROMOVE.  

COM CONFIANÇA E TODOS JUNTOS, VAMOS EM FRENTE
Acompanha em www.sep.org
Abraço
Pel’ SEP
José Carlos Martins
________________________________________________________________________
P.s. - Esta mensagem é cópia integral de um e-mail do SEP.

Comments:
OK, já tenho feed back, estou em estado latente...esperemos...confiantes
SD
 
FINALMENTE COMEÇO A GOSTAR DO MODO DE ACTUAÇÃO DESTE SINDICATO.JÁ FUI CRITICO DOS SINDICATOS E TAMBÉM JÁ LHES VIM NESTE BLOG DAR OS PARABÉNS PELO EXITO DA ÚLTIMA JORNADA DE LUTA.SE QUEREM QUE VOS SIGAMOS POR FAVOR TRATEM-NOS COM CONSIDERAÇÃO E MANTENHAM-NOS INFORMADOS.SE ACHAM QUE EXISTE DESINFORMAÇÃO, QUE PREJUDICA AS NEGOCIAÇÕES,POR FAVOR SEMPRE QUE EXISTA ALGO DE RELEVANTE INFORMEN-NOS,POIS JÁ NÃO ESTÁMOS NA ERA DA COMUNICAÇÃO ATRAVÉS DE SINAIS DE FUMO(QUE NOUTROS TEMPOS ERA A DESCULPA DA NÃO INFORMAÇÃO ATEMPADA),MAS ESTAMOS NA ERA DA INTERNET.NÃO TRABALHEM SÓ PARA OS SÓCIOS POIS AS GREVES E JORNADAS DE LUTA SÓ COM SÓCIOS SERIAM UM FRACASSO.SE NOS SATISFIZEREM,ACREDITEM QUE A VOSSA CARTEIRA DE SÓCIOS AUMENTARÁ.POR ÚLTIMO PARABÉNS AO SEP POIS É ASSIM QUE NÓS GOSTAMOS DE SER TRATADOS E INFORMADOS.OBRIGADO E OBRIGADO TAMBÉM AO RESPONSÁVEL DESTE BLOG.
 
Bom dia Colegas.

Nada como estar correctamente informado para liquidar de vez a contra-informação.

Obrigado DE, pela cortesia de mais uma vez partilhar connosco e em 1ª mão informação muito pertinente. A qual irei reproduzir citando o DE em http://www.enfermeiros.name

Abraço, extensivo aos Colegas proactivos.

A.J.
 
Deixem-se de tretas e agora que viram que os enfermeiros estão convosco não se vendam, outra vez, por meia duzia de patacos.
 
A luta continua, nós estamos prontos.
Akele Abraço colegas Enfermeiros.
 
Seria bom averiguarem se os enfermeiros chefes que estiveram de atestado duante a greve não estiveram a trabalhar no duplo emprego!!! Andamos nós a lutar por eles!!!
 
Sou enf. chefe não estive de atestado, fiz greve 3 dias e foi a Lisboa.
E luto por uma carreira justa para os enfermeiros.
 
Falando de chefes de enfermagem diz -se que lá para o norte há centros de saude que o coordenador médico escolhe a sua preferida para "Chefiar" as ditas novas unidades de CSP e a enfermeira chefe de carreira só exerce as funções quando os lacaios ( enfermeiros) do Sr. doutro medico, não conseguem ultrapassar.

Por favor!!! digam que é mentira

Afinal onde estamos?

A ordem e o sindicato que estão a fazer? para dar cobertura a tal situação!!!

Afinal a legislação não se cumpre?


 
Permita-me dizer que não sou sindicalizada nem estou a pensar em ser, porque actualmente ser ou não ser é exactamente a mesma coisa.

A Classe de Enfermagem anda em negociações há meses sem fim, pergunto negociações para quê? ( processo negocial é rigoroso dizem), o Governo está a violar o artigo 38ª do Diário da República série 252 de 31 de Dezembro de 2008, a partir do momento em que viola não deveria haver espaço para negociações mas sim apresentação de uma queixa na Provedoria da Justiça - não pertenço a um grupo radical, é a minha opinião ainda tenho o Direito à Liberdade de Expressão.

A meu ver, não vamos obter o objectivo da lei ser cumprida com a Classe com negociações.


Se me permite gostaria de fazer umas críticas de carácter construtivo à greve dos Enfermeiros no passado mês de Janeiro ( eu fiz e arrependo-me. Foi bom ver a Enfermagem a unida e estive na Manifestação. Se eventualmente forem convocadas outras greves:



- deveriam ser feitos à priori comunicados à imprensa a explicar de forma clara e sintética os motivos da mesma, na última greve, a maioria da população foi contra a greve porque não sabia os verdadeiros motivos da mesma. Pude constatar, que as pessoas pensaram que queríamos ser comparados à classe médica, aos professores. A Classe não tem de se comparar com os Professores nem com os Médicos, não podemos justificar as injustiças salariais com essas comparações, temos o artigo supracitado por exemplo . Não sabiam de onde saía o valor de 1202 Euros, para não falar do valor 1510 Euros. Confesso que nem eu sabia muito bem mas procurei a justificação através de algumas pesquisas, para defender a classe perante alguns comentários muito desagrádaveis sobre a greve ( por exemplo : querem ser tratados por doutores; enfermagem é uma licenciatura de 2ª entre outros) ;



- o apoio da oposição para com a Classe é para esquecer. O que se passou na Assembleia da República foi mera jogada política, fomos simplesmente USADOS como arma de arremesso contra o Governo. Não somos uns coitadinhos que andamos a pedir, deveremos sim fazer com a lei seja cumprida, é um DIREITO nosso;



Agradeço imenso o trabalho do SEP nos últimos anos, no entanto, as greves ou são bem feitas e claras para a população em geral perceber a nossa Luta ( aí sim, sou capaz de me sindicalizar) ou não se deviam fazer, porque para além de andarmos a ser lesados há 10 anos, ainda perdemos dinheiro dos turnos que não realizamos em dia de greve. Em suma, só temos prejuízo.
 
Sou enfermeira chefe, fiz greve 3 dias, estive na manifestação e confesso que começo a ficar farta destes ataques. Sejamos promotores da união, comentários dirigidos aos enfermeiros chefes como se fossem os cancros da profissão dispensam-se. Tenho feito muito pela dignificação da enfermagem e de facto afecta-me o desrespeito de alguns colegas.
 
grande parte ja vai fazendo greve. agora assegurar serviços minimos???
nao, e olhem que ja tive 7 chefes.
 
O SEP não pode ser alvo de críticas, enviam logo estes mails mas esqueceram-se de enviar comunicados a explicar a greve aos orgãos de comunicação antes da greve.
Fiz-lhe críticas de carácter construtivo e a resposta foi que me deveria sindicalizar era mais seguro, pergunto eu mais seguro para quem? Não sou um carneiro para seguir a ideologia do SEP sem os questionar...
 
Citação: "Deixem-se de tretas e agora que viram que os enfermeiros estão convosco ....."

Não podia ser de outra forma, sem Apoio dos Profissionais os Sindicatos não têm poder - A Força deles dependerá sempre da Força que nós Enfermeiros lhes disponibilizarmos.

Se aquilo que se obtém através das lutas / reivindicações se aplicasse apenas aos Associados das Estruturas Sindicais e aos Enfermeiros aderentes às Formas de Luta a Mobilização e Participação seria muito maior.

Citação: "Seria bom averiguarem se os enfermeiros chefes que estiveram de atestado duante a greve não estiveram a trabalhar no duplo emprego!!! Andamos nós a lutar por eles!!!"

Deixem-se de guerras internas, passemos à acção construtiva. Tenho participado activamente nos últimos 2 anos nas diversas Formas de Luta e vejo vários chefes e supervisores e outros colegas com vários anos de profissão envolvidos e a aderir, e estão adequadamente informados. considero até que são os colegas mais novos (com menos anos de profissão) que adoptam atitudes menos activas / reivindicativas. O meu Chefe fez greve assegurando serviços mínimos os 3 dias, e conheço outros que também o fizeram e / ou estiveram em Lisboa.

Citação "JÁ FUI CRITICO DOS SINDICATOS E TAMBÉM JÁ LHES VIM NESTE BLOG DAR OS PARABÉNS PELO EXITO DA ÚLTIMA JORNADA DE LUTA.SE QUEREM QUE VOS SIGAMOS POR FAVOR TRATEM-NOS COM CONSIDERAÇÃO E MANTENHAM-NOS INFORMADOS."

Colega, actualmente só não está actualizado quem não quer. A informação é de fácil acesso através das novas tecnologias, presencial nas delegações dos sindicatos, etc,.
Se é Sócio de algum Sindicato certamente conhecerá os Estatutos do mesmo, incluindo os seus direitos e deveres enquanto associado, podendo e devendo participar activamente na definição de estratégias sindicais. A Crítica Positiva / Construtiva é essencial.

Só com Sindicatos Fortes e com A Classe Unida conseguiremos Atingir os Nossos Objectivos.

Sejamos Todos cada Vez mais Participativos, Mobilizadores e Determinados.

A estratégia terá sempre que ser concertada e colectiva.

Grande Greve. Fantástica Manifestação - Mas Ainda é possível maior UNIÃO.


Nota: Sou Enfermeiro, procuro estar Atento e Informado. Sou Associado de um dos Sindicatos da Classe.
 
pois enfermeiros de atestado para nao fazerem greve, e nao acrcar com o trabalho dos outros ... chamo a isso cobardia! (excepto se estão mesmo doentes)...
e se a ministra tem falta de dinehiro, eu até nao vejo mal nenhum ela só aumentar quem se queixa.... vejamos: quem nao faz greve é porque não se revÊ na necessidade de melhorar a sua carteira, logo não precisa de aumento.... se os numeros apontam para 90%, seria sempre 10% de lucro para os ministérios....
QUEM LUTA MERECE, QUEM CALA CONSENTE
 
Resultados até agora = 0
 
Este é o texto que começou a circular na net, mal arrefecera o clamor da grande manifestação de 29 de Janeiro. Não sabemos quem teve a ideia, mas a verdade é que não há fumo sem fogo, e é natural que alguém, atendendo aos contornos das ditas negociações, tenha desconfiado do repentino silêncio, de não se falar de datas concretas para novas reuniões; aliás, os sindicatos nunca souberam impor um calendário próprio. E, depois desta vitória, que foi a forte adesão à greve e à manifestação – que surpreendeu os próprios sindicatos – temos que estar alertas e não permitir recuos:


Caríssimos colegas

Há rumores que os sindicatos estão balançados em aceitar a proposta salarial da ministra (depois da greve) de 1200 € para o início de carreira. Acho que isso é um perfeito disparate, já que podemos e merecemos ir mais além.

Acho a proposta apresentada pelos sindicatos correcta, com o início na posição 21 (1510,21€). Não se esqueçam que somos carreira especial! E o grau de complexidade?! Mas já que a ministra diz que negociar é ceder de parte a parte, na minha opinião deveríamos ficar no mínimo com o início, na posição 19 (1407 45). Mais baixo que isto é um absurdo! Não foi por isso que fizemos greve de 3 dias e que nos mobilizamos e manifestamos como viram. Não é para fazer um qualquer acordo. Já basta o dinheiro que perdemos de 2000 (licenciados de base) até agora. Há enfermeiros que perderam cerca de 10.000€ nestes anos.

Como dizia um colega na manifestação, “já pagamos, e bem, a nossa factura para a crise” por isso não nos exijam mais…

Já basta a carreira vergonhosa que nos fizeram assinar em contra-relógio.

Nós agora temos o tempo todo, estamos mobilizados, temos:

A FORÇA, A UNIÃO E A DETERMINAÇÃO necessárias para um bom acordo. TAL COMO PEDIRAM OS SINDICATOS!...

JÁ BASTA DE PERDER!...

Nota: É claro que, antes de tudo, tem que haver a tal revalorização salarial, com atribuição imediata dos tais 490€ a todos os licenciados.
 
Espero que todo o trabalho realizado por todos não caia em esquecimento...
hoje já é 4ª feira e ainda não temos avanços nas negociações...
Afinal de contas...estamos à espera de quê?
Colega das 2.33 não podia estar mais de acordo e partilhar a mesma opinião!!!
Temos que fazer as coisas como devem de ser...mais uma vez o digo...não sejamos brandos...

Valter Silva
 
Dr Enf, este espaço deve ser tido como um foco de união entre os enfermeiros e não como ponto de encontro de colegas que vêm nesta altura pouco oportuna melindrar a mobilização dos enfermeiros e assim dar o seu contributo para o fracaço destas negociações tão importantes para nós... a enfermagem tem que ter outra mentalidade, outra cultura... na altura devida de criticar o Enf JCM cá estarei para o fazer ao mais alto nível; neste momento sou obrigado a dar-lhe o meu apoio e confiança para a luta dura que se avizinha.
Desculpem, mas penso que se todos pensarem assim, as coisas corriam melhor.
Esta comunicação do SEP não tem defeitos, desta vez não há nada a apontar, assim se mantenha esta nova política de comunicação - oportuna e assertiva.
Todos unidos por um objectivo comum!
Talibã das Beiras: Sempre ao mais alto nível.
 
Mais um vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=VWi4_osIDzE
 
Há colegas que continuam distraídos, muito distraídos ... o SEP já informou algumas vezes da "revolução jurídica" que aconteceu em 2008 ... já recebemos na Revista ...nova legislação do Governo ...
Artigo 359.º
Princípio da filiação
1 - O acordo colectivo de trabalho obriga as entidades empregadoras públicas abrangidas pelo seu âmbito de aplicação e os trabalhadores ao seu serviço que sejam membros das associações sindicais outorgantes.
2 - ...
Artigo 360.º
Efeitos da filiação
Os acordos colectivos de trabalho abrangem os trabalhadores que estejam filiados nas associações signatárias no momento do início do processo negocial, bem como os que nelas se filiem durante o período de vigência dos mesmos acordos.
Informem-se!
Tó Mané
 
a ver vamos.. a ver vamos!!
É realmente crucial que os colegas não desmobilizem, não se deixem desmotivar. A luta deve ser o maior possível.

Vamos ter o que é nosso, sei que sim =)
 
Sou enf. responsável fiz greve, assegurei mínimos e fui a Lisboa.
 
A luta continua, nós nos Açores estamos prontos.
Akele Abraço colegas Enfermeiros
 
Tenho ficado abismado com alguns comentários, a hora é de união e de não fomentar a guerrilha entre enfermeiros, é precisamente isso que o "inimigo" quer, nos dispersar, provocar conflitos, promover a desunião, a hora exige astucia e grande discernimento. Não nos podemos dar ao luxo de distrair com o avulso, precisamos de estar atentos, não nos interessa fomentar guerras estupidas com outros profissionais de saude que são nossos parceiros, existem interesses e lobbys bem instalados tanto no interior das organizações dos enfermeiros, como ao nivel dos outros profissionais de saude, interessados em dividir para continuar a reinar e nos subjugarem...temos de lutar pela nossa independência profissional e justa grelha salarial, aprovação de uma carreira de enfermagem segura e devidamente estruturada e regulada onde a profissão e os enfermeiros estejam defendidos e seguros de ataques hipócritas tanto de políticos como dos barões da saúde... percebem...vamos dar uma lição ao tal que se gabou que "já nos tinha comido" com a extinção da carreira, o tal baboso...
 
Afinal para quando é que a sr.ª ministra agendou as nedociações'?? se ela se atrasar convém informar a opinião pública, para estarem ainda mais do nosso lado.
 
Sim... legislação...que não é obstáculo para professores...legislação que diz que o vencimento mínimo de um Licenciado é 1201€ e acenam com 995... para depois dizerem que afinal era 1020 e depois 1201 em 2014!!!!! Depois de ter oferecido 1400 em set de 2009 a iniciar em 2011!!!!

E colocarem recém formados a ganharem o mesmo ou mais que enfermeiros com mais de 10 anos de carreira? E trabalhar há 17 anos e ainda não ganhar o base de uma educadora de infância? Será tudo legal? E tirar uma especialidade e ficar na mesma? mas com competências acrescidas ... Não irregularidade nenhuma?

A FENPROF e o Nogueira já tinham descorberto mil e uma!...

Olhos abertos ... Isto é uma questão para resolver na justiça e com retroactivos!...
 
Neste momento não vamos desmobilizar, e sobretudo, não vamos dar ouvidos a boatos...

Os boatos, são apenas isso e servem para dividir os enfermeiros depois da luta histórica. A quem interessa essa divisão? Está mais que visto!

Vamos é estar atentos ao resultado da próxima reunião com o MS (acho que ainda não foi agendada).
 
Não sei o porque de falar de chefes, o meu e muitos outros, estiveram na manifestação, os mais novos, alguns não aderiram a greve mas na minha instituição não foram mais que 10 colegas.

Existe um timming para tudo, e o nosso é agora, não devemos deixar arrefecer esta manifestação, mais greves em fevereiro caso seja necessário, sempre de 3 dias no minimo.... a adesão será novamente enorme, pela primeira vez em muitos anos os enfermeiros estão unidos, existindo um sentimento de revolta pela proposta do MS, somos licenciados mas ninguem nos reconhece o titulo honorifico de DR. e a culpa é nossa porque não nos importamos, MAS DEVEMOS mudar essse nosso comportamento perante a sociedade, SIM SOMOS DRS!!!!! Essa postura tem ser implementada na nossa sociedade, nunca nenhum doente vos perguntou se eram drs, e vces responderam, não sou apenas enfermeiro? Quem diz o utente, diz a população em geral e certas isntituições que apos saberem a nossa profissão não existe titulo, mas vai uma assistente social, diz a profissão e é dr, e esta?...... os enfermeiros sao tudo menos drs... e isso tem de mudar, talvez estejamos a beira de conseguir isso e muito mais. Mas o mais importante é a negociação da carreira, onde a MS ja não tem espaço de manobra, , neste momento os sindicatos têm o poder da demonstração do nosso descontentamento. Resta esperar que a agua não deixe de ferver, pois este é o momento...

cumps.

MPS
 
Sou enfermeira chefe e fiz greve durante os 3 dias. Parem lá com essas bocas que já metem nojo.
 
Com CE, FMI, Gov. B.Portugal, etc em declarações colaterais ou laterais, não se me afigura nada de razoável e muito menos bom nesta questão. O defeito vem de anos atrás quando outras classes profissionais viram a valorização formativa reflectir-se em algo de positivo á medida desta aquisisição e nós, quero dizer "os inteligentes" como diz o outro, não, não... só quando todos contribuir-mos com a "dizima" para os "Srs. Drs" das escolinhas de enfermagem que proliferaram como cogumelos, aí sim, reinvindicaremos tudo a que temos direito. Por azar outros mais espertos anteciparam-se em tudo e mais alguma coisa e nós.... aguenta-mo-nos com a crise... e a lei da oferta e procura. Tó Tós de dirigentes sindicais que se refugiaram na Ordem e no nacional porreirismo e militância ordeira, useira e idealista.
Há só mais uma achega, julgam que os Enfos de Bloco vão parar nas programadas.... e os SIGICS, Reflitam nisto pois estes estão sempre a comer, mais um acordo dos inteligentes, onde quem trabalha - internamento- ganha sim, mas cabelos brancos e "chatices".
 
Sou enfermeira chefe, fiz três dias de greve fui a Lisboa e tive 100% adesão no meu serviço.
Parem lá de ser parvos porque não se podem colocar no mesmo saco todos so chefes. Lamentam-se as atitudes menos dignas mas elas ficam com quem as pratica.
Além disso não me parece que os enfermeiros gostassem de ver os serviços geridos por outros profissionais, ou será?
A ser assim......é pena!
 
Caros colegas, não podemos adormecer!!!
Será que os sindicatos desconhecem esta Lei ( elaborada pelo governo PS).

Artigo 38.º da Lei do Orçamento de Estado para 2009 (Lei n.º64-A/2008 de 31 de Dezembro), intitulado de “Recrutamento de candidatos licenciados na carreira geral de técnico superior”, diz que “(…) a entidade empregadora pública não pode propor a primeira posição remuneratória quando o candidato seja titular de licenciatura ou de grau académico superior a ela.”, sendo por isso necessário atribuir a segunda posição remuneratória aos licenciados, tais como os enfermeiros. Como se pode verificar no Anexo 1 do Decreto Regulamentar n.º 14/2008, a posição remuneratória 2.ª equivale ao nível remuneratório 15 da tabela única. E consultando a tabela remuneratória única, conforme a Portaria n.º 1553-C/2008, verifica-se que o nível remuneratório 15 corresponde a um montante pecuniário de 1201,48€. O Ministério da Saúde pretende que os enfermeiros recebam um salário ao nível da primeira posição remuneratória, que corresponde ao nível 11, ou seja, 995,51€, estando portanto a violar o Artigo 38.º da Lei n.º 64-A/2008 de 31 de Dezembro, referido no início do parágrafo. Aliás, mesmo que a tabela salarial dos enfermeiros não seja alterada, esse artigo já está a ser violado.
Será que não é de meter um processo/queixa à Procudadoria da Républica???
Ou estou a pensar errado?
Como é que isto pode acontecer num estado de direito? Alguem me explica, como eu fosse muito burro??
Alex
 
Cara VERA, se realmente a colega é chefe de serviço, então permita-me dar-lkhe os parabéns! é que é também através do exemplo das chefias, que se mobilizam os colegas para a luta.

Sabe que, infelizmente, nem todos (a maioria) são como a srª. Ele os há que são autênticos fantoches das direcções, funestas marionetas de cabeça oca e opinião vazia.
Quanto aos comentários depreciativos que por aí aparecem, não se chateie. é que bocas anónimas, não tê qq valor. saõ meras palavras sem sentido e credibilidade...
 
A hora é de luta para apoiar as Estruturas Sindicais em negociações Sérias e Justas.

Os Sindicatos de Enfermagem terão a Força que a classe lhes proporcionar.

Apelo aos Colegas para que diariamente Informem e Mobilizem outros colegas para a importância do momento.

Vamos Todos Combater a Contra-Informação - ela anda muito por aí. As estratégias para nos impedir de atingir os Nossos Objectivos irão fracassar se mantivermos a União, Determinação e Espírito de Classe

Saudações colegas
 
Ao colega das 2:59 ronyjux
Bravo!!! O Sr. consegue ser omnipresente e conhecer a maioria dos enfermeiros chefes deste país e eu que sou enfermeiro chefe só conheco uma gota do Oceano. Ainda por cima e por coincidência eu e os que conheço tiveram a a mesma atitude que a colega Vera.
No entanto vi muitos enfermeiros que conheço, novos e menos novos que não são chefes, estavam de folga e não foram à manifestação!!! É também uma coincidência...claro!!!
E é lamentável que por diversas vezes se apele à união entre os enfermeiros deixando de discutir e dar ênfase a questões irrelevantes para o momento mas há colegas que não são chefes e que insistem em não perceber!!! Será talvez outra coincidência, claro!!!
Por fim é triste ver a linguagem que o sr utiliza para tratar colegas seus... Estou estupefacto!!! Com é possível estes insultos gratuitos e descontextualizados???
Realmente colega, como enfermeiro digo-lhe que o Sr. ainda tem um longo caminho a percorrer para merecer ser licenciado. E quando me refiro ao Sr. refiro-me exclusivamente ao Sr. porque os outros enfermeiros não têm culpa das suas atitudes e comentários...
Depois tenho assistido a um fenómeno interessante... Todos falam mal dos chefes mas há muita gente ansiosa por ocupar este lugar!!! É fantástico não é?
Cumpt.
 
Na verdade agora surgiram uns novos fantoches da profissão nos CSP que são as escolhidas pelos coordenadores ( medicos ) das unidades de saude.

Com facilmente se precebe, o chefe de enfermagem não interessa ao coordenado da unidade.

E há colegas que ainda não acordaram.

Deus me livre de trabalhar nessas unidades ficava doido.

Mas o que me parece é que esses enfermeiros não sabem estar na profissão - è pena mas existem !!!!

Ze
 
Colega Alex:

Tem toda a razão e eu já alertei para isso, o que acontece é uma pura manobra de diversão que no final vai culminar com os 1201 de base e sem nada para os especialistas, diminuição dos suplementos de qualidade (horas nocturnas e FS)...

Porquê 1201 como minímo para os Licenciados?

Porque já sabiam que era esse o valor a atribuir aos enfermeiros ...

Um conselho para os sindicalistas, "alterem" a pseudo meia carreira já aprovada e dignifiquem os especialistas. Não acabem com a categoria de graduado nem de especialista e acabem com a de principal ... A carreira médica mantém no essencial as categorias antigas, isso também dá dignidade e até motivação para quem tem mais experiência e/ou investe em formação...c
 
O colega Alex, fez bem em pesquisar porque aprende-se sempre ... mas olhe que nos papeis e revistas do SEP isso já anda desde 2008 (negociações) e depois com a lei em 2009.
Quanto ao resto, o colega Alex não é "burro" naturalmente, é apenas Licenciado em Enfermagem ... não temos formação para analisar leis, isso será mais para os Locenciados em Direito não acha'
 
Ao "colega" das 08:02:

seu brincalhão!! então vem para um blog de Enfºs, a fazer-se passar por um?? olhe que a mim não me engana não, seu malandreco... =D
bocas anónimas, nem assustam nem fazem mossa. como diria um amigo meu: "bocas dessas já me fizeram b...."
abraços!
 
vamos lá mexer com a classe politica , ja não conseguimos nada com greves.Só nos levem o pouco que ganha-mos , entao vamos para a justiça e fazer comprir acordos anteriormente assumidos. Temos ou nao temos advogados no sindicato , vamos processar os estado por nao comprir com a lei.Tou cansada de ser licenciada e nao ser reconhecida como tal.enquanto alguem que todos conhecemos que comprou a licenciatura de enguenheiro ta onde está ,levou um país a banca rota e nos é que pagamos????.... que retire 10% ao vencimento dos politicos e gestores deste país e decerteza que há dinheiro para repor a classe de enfermagem com adignidade que merecemos
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!