terça-feira, fevereiro 23, 2010

A nova era da Enfermagem ("The nursing profession's coming of age")!


As palavras não são minhas, são do Dr. David Bisset, histopatologista do Royal Bolton Hospital, e estão disponíveis no site do British Medical Journal (BMJ)!

"All professions and occupations are human creations and therefore are subject to change. With the widening of roles of many professions, it becomes harder to define what a doctor can do that can't be done by an appropriately trained member of another profession.
Perhaps major surgery and certifying cause of death are all that remains. With the increasing difficulty of getting junior doctors to do anything that may be regarded as work (rather than education) we doctors may be engineering the abolition of our profession, and we may move from distinct professions to practitioners from varied backgrounds being trained for a particular function."

Comments:
Já vi esquizofrénicos com discursos mais "normais" que o seu... E outra coisa, palavras retiradas do contexto, valem 0, assim como a opinião desse suposto médico..
 
Foi hoje anulado o concurso para a ARS-LVT.
É necessário apurar o que se está a passar.
 
OUTRO CONCURSO ANULADO???
 
A tradução para (o contexto) português seria:

"O fim da enfermagem"

As causas são as já conhecidas.
 
Totalmente fora do contexo a que foi escrito este artigo e respectiva declaração ... são problemas no seio da profissão médica ... se fosse um problema grave "perder" competências exclusivas , a profissão de enfermagem já estava bem morta e enterrada ... sendo que esta é a verdadeira espécie em extinção da área de saúde ... com muita pena minha. Deixe-se de tretas e diga mais novidades das que queremos ouvir !!
 
No limite não serão sequer necessários técnicos para executar (enfermeiros e outro pessoal "inferior") e cérebros para dizer o que e como deverão ser executadas as tarefas (os médicos que sobrassem, dedicados a tarefas nobres como pensar, investigar...), porque cada pessoa terá recursos suficientes para resolver os seus problemas de saúde (conhecimentos, medicamentos, equipamentos portáteis,...).
Mais tarde, as doenças serão ainda algo de que se falará como falamos hoje da Idade da Pedra Lascada. Mesmo para acidentados, não haverá necessidade de hospitais porque o Ser Humano já terá desenvolvido formas de prevenção de acidentes muito evoluídas.
A morte? Haverá sítios próprios para morrer e cada um morrerá quando e como lhe apetecer, caso ainda não esteja divulgado o elixir da Vida Eterna.

Então, de que futuro estamos a falar?

É que tudo o que o médico disse só me faz sentido à luz da actual hierarquia do conhecimento na saúde, que existe na cabeça de muita gente. Ele não está a falar de futuro, mas muito provavelmente da situação em que já se encontra ou gostaria de estar.

Na minha opinião o conhecimento desenvolve-se numa espiral e cada profissão deve melhorar nas suas áreas de modo a responder às necessidades e expectativas da população que atende. Quanto às áreas em que há sobreposição, devem ser partilhadas.

VV
 
No dia 24 FEVEREIRO pelas 11 HORAS o SEP está a organizar uma CONCENTRAÇÃO DE ENFERMEIROS no GOVERNO CIVIL DO PORTO.

Esta concentração de Enfermeiros será mais uma forma de PROTESTO PELO ATRASO NAS NEGOCIAÇÕES DA CARREIRA de ENFERMAGEM.

Dr enfermeiro devia era divulgar isto. É que é já amanha e ninguem sabe ou fala. parece que a nossa luta foi sol de pouca dura.
 
Agradecia que um dia o dr aqui do blog colocasse a estrutura do curso de enfermagem em Inglaterra. É que não o fazendo está digamos... a aldrabar todo este raciocínio. Nunca o ouvi escrever por aqui, por exemplo, que lá nesse país tão evoluído uma numero importante de parteiras nem são enfermeiras pois existe um curso próprio de 3 anos! Aliás, lá a própria enfermagem é de 3 anos para a prática generalista. Curioso como nunca o vi escrever nem uma linha sobre isso por estes lados. Nunca o vi escrever sobre a prática de ENFERMAGEM no Norte da Europa.. realização de acupunctura, masssagem, musica com finalidade terapêutica durante o Internamento... porque será que nunca escreve sobre isso? É simples: ao ilustre Dr Enfermeiro apenas lhe interessa uma coisa: fazer coisas que sejam feitas por um médico. Todos os outros caminhos da enfermagem não interessam.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!