quarta-feira, fevereiro 17, 2010

O delírio dos TAE's!




Mais uma vez, os Técnicos de Ambulâncias (TAE) atacaram, raivosamente, os Enfermeiros. Emitiram publicamente um documento vergonhoso (anedoticamente pejado de erros ortográficos, semânticos e de sintaxe) intitulado “Esclarecimento sobre o conceito Técnico de Emergência Médica”.
Neste documento, além da maledicência e afronta relativa à classe de Enfermagem, recorrem a argumentos arcaicos que os atesta como ignorantes. Mas não é só: resolveram opinar - ofensivamente – acerca (contra a) da greve dos Enfermeiros do INEM. Conforme noticiou o jornal i, os TAE’s abriram, desta forma e definitivamente, um confronto com os Enfermeiros.
.
Os TAE’s, um bando de bons rapazes, sonhadores, inexperientes, medíocres na língua portuguesa, quando assumiram a proposta para a criação dos referidos técnicos, fizeram-no de uma forma muito especial: copiaram quase integralmente (plágio) de modelos formativos e competenciais dos Enfermeiros.
.
Agora, voltam a brilhar, ao recorrem, também, a alguns cenários internacionais que apresentam a figura do “paramédico” na suas fileiras, numa tentativa grosseira de apresentar vantagens para a sua criação em Portugal. Mas, Portugal, neste âmbito e por vários motivos, ocupa uma posição com particulares muito peculiares.
.
Acusam, igualmente, a criação das ambulâncias SIV (ambulância tripulada com Enfermeiro) de não ser mais do que uma solução "que apenas vingou pelo timming político disponível para a implementação de uma medida no contexto da requalificação da rede de urgências hospitalares, não permitindo melhor solução em qualidade, segurança e sustentabilidade".
.
Além de tudo isto, ao longo de 4 partes do referido documento, dedicadas exclusivamente à afronta à Enfermagem (referindo entre outras coisas que os “paramédicos” são preferíveis aos Enfermeiros e que a classe de Enfermagem quer ”é solucionar a elevada taxa de desemprego”), apelam, inclusivamente, de forma muito clara, à expulsão dos Enfermeiros do Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU’s) e reiteram, despudoradamente, que os Enfermeiros não têm formação para pré-hospitalar: "não faz sentido, exigir a alguém que apenas pretendem exercer emergência pré-hospitalar tenham que obter uma licenciatura numa área sem aplicação direcção no seu propósito, que padece de formação específica.")
.
Comecemos pelo princípio. A criação, a nível internacional, de técnicos dirigidos à emergência pré-hospitalar, remonta há uns anos atrás, num cenário de escassez de Enfermeiros a nível mundial. A carência de pessoal de Enfermagem era tão acentuada, que não havia possibilidade munir ambulâncias e outros veículos de socorro de Enfermeiros. Foi, objectivamente, fruto de uma decisão política, demagógica (encobrir carências) e barata, que se planeou, de forma não estratégica e temporária, o recrutamento de leigos, dotando-os de alguma formação específica, para que, sem embaraços políticos, os pretendidos sistemas de emergência vissem a luz do dia.
A carência de Enfermeiros manteve-se e a temporalidade da medida foi-se arrastando, assentando as redes de emergência pré-hospitalar em estacas sem sustentabilidade, mas agradáveis devido a baixo custo aparente. Uma pura ilusão quando pesado na balança do custo-benefício: são muito mais caros!
.
Logicamente, vários países, após o incremento do número de profissionais de Enfermagem, reorientaram as soluções do passado e, devido ao aumento da complexidade dos cuidados pré-hospitalares, começaram a atrair Enfermeiros para o sistema, tornando-os parte definitiva de uma solução remendada durante anos e anos. Apenas isto. Nenhuma nação deste planeta, tendo à sua disposição recursos de Enfermagem suficientes, optou pela criação de paramédicos. Nenhuma.
Um dos exemplos aludido no referido documento, são a Noruega e a Suécia. Ambos, há uns anos atrás, se situavam no paradigma assente na figura dos paramédicos.
.
A Noruega, elabora neste momentos propostas para a Enfermagem na emergência pré-hospitalar.
.
Na Dinamarca (permitam-se acrescentar este exemplo) também foi levada a cabo uma viragem (2001) digna de nota: de quase inexistentes, os Enfermeiros passaram a ter um papel fundamental no sistema de emergência.
.
A Suécia é um dos meus exemplos favoritos, que contraria a fantasia de alguns TAE's. Tomemo-lo como referência para explicar a tendência mundial (que é precisamente o inverso do que afirmar, falaciosamente, os TAE's)O que aconteceu então na Suécia? Simples. O pré-hospitalar amadureceu na década de 60, sem Enfermeiros. Atravessavam-se tempos de elevada escassez de mão-de-obra de Enfermagem (serviços hospitalares fechavam com falta de profissionais de Enfermagem!), pelo que, para fazer avançar o projecto, arriscou-se tudo em termos político-sociais: admitiram-se leigos (havia sapateiros entre eles") que, com uma formação básica de 3 semanas, iniciaram o socorro sueco. 
O tempo de formação foi aumentando e, em 1980, era de cerca de 20 semanas. A insuficiência de Enfermeiros perdurava, e o governo sueco tomou por vantajoso a colocação de "assistentes de Enfermagem" (uma espécie de auxiliares) a tripular ambulâncias.
.
Na década de 90, surgiu a hipotese (desde de logo aproveitada) de dispôr de Enfermeiros nas aumbulâncias. Todo o funcionamento da rede melhorou. 
Em 1998 foi o ano da reviravolta. Uma tese de doutoramento apresentada na Universidade de Gotemburgo (por  Björn-Ove Suserud),  intitulada "The role oh the nurse in Swedish prehospital emergency care", foi peremptória na sua conclusão: "Ambulance personnel were not considered to have a high enough competence level. Therefore, a need for more nurses, preferably anaesthesia or intensive care nurses, was expressed. (...) The progress and demands of quality improvement measures within prehospital emergency care have increased the need of a higher competence level of personnel. This has focused on nurses, and in particular, on emergency nurses.
Concluiu-se de forma sustentada e inequívoca que os Enfermeiros são uma vantagem no pré-hospitalar!
.
A partir daí foi uma corrida contra o tempo. Em 1999 as primeiras directivas legais para a tripulação de ambulâncias de emergência por Enfermeiros e respectiva formação, começaram a ser delineadas. Todo o enquadramento legal foi publicado definitivamente em 2005 (após adaptação curricular para a especialidade), e a partir de 2007, todas as ambulâncias de emergência são tripuladas por Enfermeiro, coadjuvado por um técnico (muito semelhante à nossa SIV). Todos os restantes meios de socorro (Medical Teams, helicopteros, etc), são, à semelhança, tripulados por Enfermeiros.
.
Na Holanda, por exemplo, todo o pré-hospitalar assenta quase exclusivamente nos Enfermeiros (mesma as centrais de atendimento e reencaminhamento - o equivalente aos nosso CODU's). Este facto fez com que a Holanda se assumisse como uma referências mundial.
.
Os TAE's afirmam ainda que o sistema de emergência polaco não dispõem de Enfermeiros, mas na realidade... tem.
.
Outro exemplo clássico usado por técnicos de emergência, reporta-se a Israel. O sistema é bom e dispõe de poucos Enfermeiros (este caso já foi discutido por técnicos de emergência -  até à exaustão - um pouco por todo o mundo, numa tentativa de viabilizar os seus argumentos). Porquê?
Primeiro importa esclarecer o seguinte: para contornar a impossibilidade de ter Enfermeiros no pré-hospitalar, o curso que visa qualificar os tais paramédicos vai sendo progressivamente colocado de lado. A opção é ministrar um bacharelato em medicina de emergência, em faculdades de medicina, o que tem incrementado os custos. Não são paramédicos portanto, são antes uns médicos-bachareis.
.
Mas isto não reponde à questão: porque é que não há Enfermeiros (existem, mas são muito raros, apesar do sistema de emergência ter sido fundado por uma Enfermeira - Karen Tenenbaum - nos anos 30!) nas ruas de Israel?: a resposta é evidente (ainda que muitos não a queiram ver). É devido a um factor cultural: a classe de Enfermagem israelita é, à semelhança do padrão mundial, predominantemente constituída por mulheres. Deste modo, a sua presença nos meios de socorro está condicionada pelas orientações religiosas e culturais. Apenas isto. Apesar de tudo, na última década os primeiros sinais de mudança começaram a despontar.
.
Outros países, onde a figura do paramédico ainda é dominante, vão lentamente orientando a médio/longo prazo as suas estratégias, que - indubitavelmente - passam pela presença dos Enfermeiros no pré-hospitalar (como o Reino Unidopor exemplo), como aliás já se verifica em regime de turnover!
.
Nos Estados Unidos da América, que para muitos ostenta o modelo de paramédico a seguir, a conjuntura tem-se modificado ao longo dos anos. Os Enfermeiros têm conquistado muito espaço nos meios mais diferenciados. Aliás, por terras americanas, ser paramédico é um part-time, uma forma de obter dinheiro para pagar estudos universitários ou um patamar para uma candidatura posterior a medicina ou Enfermagem (recorrendo a contigentes concursais específicos para o efeito).
.
Mais esclarecedor ainda, algumas organizações de paramédicos, reivindicam agora a inclusão dos "EMT-Paramedic" na Enfermagem! Ou seja, pretendem que a sua profissão seja considerada uma especialidade em Enfermagem
Após anos e anos de controvérsia, o país que, através da indústria cinematográfica, de forma muito fantasista, transportou esta figura pelo mundo fora, através de telas de cinema e ecrãs de televisão, pedem para ser considerados Enfermeiros! Logicamente, esta posição (um editorial de uma das revistas mais famosas do sector) feriu o orgulho de muitos destes profissionais, num misto de vergonha e indignação! Em suma, os heróis das ambulâncias das terras do Tio Sam querem ser reconhecidos como... Enfermeiros!
.
Um argumento, já barbado, que teimam em usar (não só em Portugal), é fazer crer que os Enfermeiros são uma classe inerente ao ambiente intra-hospitalar. Mais uma estupidez: ora, a classe do SNS que mais propala os cuidados de proximidade são precisamente os Enfermeiros. São os Enfermeiros que fazem domicílios, que se deslocam ao ambiente extra-hospitalar, que vão ao terreno, que intervêm nas escolas, nos bairros degradados, nas aldeias longínquas, em lares infestados de pobreza, etc.
.
Mas estes TAE manhosos, gostam também de focar outra questão que gostam de aliar à que acabo que acabo de mencionar: a formação dos Enfermeiros. A Enfermagem é severamente atacada por não possuir um currículo direccionado para o pré-hospilatar. 
Ora a licenciatura é uma formação-base que visa fornecer os conhecimentos essenciais para o início do exercício profissionais (a formação contínua é obrigatória!), sendo por por isso generalista.
É óbvio que será necessário formação complementar para o exercício da emergência pré-hospilatar! Uma especialidade nesta área será bem-vinda. Mas é verdade que tudo o que acabei de referir, e que, usualmente, os TAE gostam de enfatizar, também se aplica aos médicos (além formação inadequada no curso-base, não possuem um componente extra-hospitalar tão vincada quanto os Enfermeiros), mas, estranhamentem, não sãoa atacdos pelos TAE's, mesmo quando os motivos são semelhantes! Ora, isto diz-nos muito.
.
Relativamente a outras matérias (CODU's, SIV's, etc) poder-se-à dizer que os TAE's demonstram nas suas atitudes e comportamentos, um complexo de inferioridade e inveja, pois apontam armas à coordenação e salários auferidos pelos Enfermeiros (chegam ao cúmulo de arremessar a este nível!), numa postura de implementação do downgrading, ou seja a "papalvice" e regressão do sistema: substituir  pessoal diferenciado por outros menos diferenciados.
.
Para finalizar dou-lhes (aos TAE's) duas novidades (que parecem desconhecer): a partir de agora os Enfermeiros das VMER, já podem acompanhar os utentes na ambulância aquando do regresso ao Hospital (fazem menção a este problema como um incumprimento do REPE!), pois a  questão que envolvia a apólice da seguradora encontra-se resolvido! Acrescento também que, tal como se afirma num dos documentos deste senhores, a actividade das ambulâncias SIV's  (com Enfermeiro) têm uma expressão mais reduzida (este assunto reporta-se à greve dos Enfermeiros da SIV's) do que as SBV (tripuladas por dois TAE's). No entanto, nesta questão a comparação não pode ser balanceada com rercurso a este tipo de analogias e números, pois estamos a comparar meios diferentes: a SIV é substancialmente bem mais diferenciada a do que as SBV, logo, o reflexo da sua inoperacionalidade junto das população reveste-se de outra dimensão, inalcansável às SBV, que, com transportes, doentes sem gravidade, etc, são - sem surpresa - o grosso da actividade assistencial básica!
.
Por outro lado, em Portugal existe uma Ordem dos Enfermeiros, que regula a profissão de Enfermagem. A Ordem dos Médicos, ao contrário do que querem fazer crer, não regula matérias de Enfermagem, nem tão pouco é uma "autoridade" que atribui, formalmente, competências a alguém. Tal função é executada pela tutela. Basta pensar no Crown report, que atribuiu aos Enfermeiros competências acrescidas (descritas e apoiadas pelo International Council of Nurses) em Inglaterra: os médicos não queriam, espernearam, gritaram, pediram socorro a tribunais e outras organizações, mas não houve escolha: os Enfermeiros, serenamente e em prol da qualidade dos cuidados, viram o scope of practice ampliado!

Comments:
"Para finalizar dou-lhes (aos TAE's) duas novidades (que parecem desconhecer): a partir de agora os Enfermeiros das VMER, já podem acompanhar os utentes na ambulância aquando do regresso ao Hospital (fazem menção a este problema como um incumprimento do REPE!), pois a questão que envolvia a apólice da seguradora encontra-se resolvido!"

Embora o Dr. Enfermeiro possa pensar que eu, um comum TAE, vulgo "curandeiro", sonhe, anseie, inclusivé, que me babe, na ansia de conduzir uma vmer, tal não é o meu anseio, mas até ficarei com um sorriso manhoso a olhar intrigado para o 1º enfermeiro que me entregue a chave da vmer para a mão e me diga que irá para o hospital dentro da ambulancia a ajudar o médico. Digo sorriso manhoso pois sei que tal nunca irá acontecer, pois muitos enfermeiros anseiam fazer vmer apenas para poderem realizar fantasias automobilísticas.
E antes que me possam acusar de fazer o mesmo, posso argumentar à boca cheia que prefiro ir na célula sanitária do que ir a conduzir.

Ass. TAE INEM Norte desde 2004
Licenciado em Enfermagem, futuro TEM/TEPH com orgulho
 
E a vmer fica na estrada? Comentário cheio de raiva e dor de cotovelo... E com erros ortográficos e de semântica também... Dr. Enf esta a perder qualidades... É a raiva... A foto do jornal I do seu link é fantástica!!! Não esta lá no meio? Aquilo sim é, e sempre será a imagem da enfermagem portuguesa.
 
Convida-se todos os enfermeiros para participar num encontro a realizar na Biblioteca Museu República e Resistência em Lisboa,a 27de Fevereiro às 15.30 pela proibição dos despedimentos e pelo direito ao trabalho em defesa dos direitos dos trabalhadores.
Visitem ainda "classecontraclasse.blogspot.com" e tomem conhecimento das formas de luta e reivindicações da Frente Sindical Grega-P.A.M.E.,contra a politica do governo capitalista grego e depois comparem-nas com as formas de luta e reivindicações do movimento sindical português.

" Classe contra Classe!"
 
Portanto o Sr. TAE anónimo das 12:49 não teve nenhum erro a apontar ao texto inteiro e decidiu atacar os supostos sonhos automobilisticos de alguns enfermeiros ... por aqui se vê de que lado está a razão.

Mas já sabem o que se diz, Portugal está atrasado uns quantos anos em relação oa resto da europa por isso vamos lá ver no que isto vai dar.
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Em 1.º Lugar não sou Enf. da VMER ou SIV, mas possuo larga experiência de Urgência e conheço a realidade das ambulãncias da CVP.

pelo que percebi, os Técnicos de Ambulâncias de Emergência (TAE), estão melhor preparados que os Enf.?????, ainda precisam de caminhar muito. Agora espero que a OE tome uma posição pública, pois na minha opinião a questão que deixo é a seguinte "Quem são os sr. TAE, para opinar sobre as competências dos Enfermeiros?".
Colegas sigam com a greve, estão no caminho certo.
 
Este documento realmente é muito "sujeneris" lolololol

Caros amigos Enfermeiros, pelo futuro da rede de Emergência nacional é bom que a vossa Ordem tome uma posição...E já são várias os focos a atentar: em primeiro lugar o plágio que estes senhores realizaram agora mais uma posição ridícula que fala mais de Enfermagem do que deles... é um documento muito feio; pois para além dos erros ortográficos tem como único objectivo falar e denegrir a profissão de enfermagem no pré-hospitalar!

Merecem uma posição firme por parte das vossas entidades representativas!

Ass: Um jurista que sabe quem são os pilares da saúde em Portugal...
 
Caro doutor enfermeiro....


QUE FIQUE ESCLARECIDO QUE ESTA É UMA PRETENSÃO DE UM SINDICATO DE UMA CLASSE ONDE NÃO ESTÃO TODOS INCLUÍDOS...

APENAS UM GRUPO (MAIORITARIAMENTE DO NORTE) PRETENDE LEVAR ESTA PROPOSTA AVANTE!!

pOR ISSO..NÃO SE ENTENDA QUE TODOS OS TAES CONCORDAM COM ESTES TIPOS!!

pASSEM POR COIMBRA (ONDE EXISTE BOM SENSO...E VEJAM O NUMERO DE TAE´S QUE APROVAM ESTES FULANOS, BEM COMO AS SUAS PROPOSTAS!!


jÁ AGORA....FALEM COM TAES QUE TRIPULAM SIV´S E PEÇAM-LHES A VOSSA OPINIÃO.
 
Já descrito em Cogitare em Saúde
 
É CLARAMENTE ÓBVIO QUE O QUE SE TEM DE EXTINGUIR SÃO AS TAE´s.pf....um conselho vão tirar a licenciatura em enfermagem e tudo se resolve...
 
Permitam-me comentar pela primeira vez este blogue. Se é licenciado em enfermagem e é futuro Tem ou TEPH ou o que quer que seja, questiono... para que enfermagem??? Se tem assim tanto orgulho, o que anda a fazer no meio de enfermeiros. Quanto ao olhar manhoso... só esperamos dos outros o que nós próprios somos capazes. pena que na sua opinião não tenha referido além do ser manhoso, o benefício que é para o utente. Ainda em relação ao entregar das chaves, se fizesse Vmer em Lisboa já as teria recebido da minha mão.
Por último, mostrem o que valem não a denegrir enfermeiros mas por mérito próprio.
 
Eu diria que estes comunicados foram "SUIJENERIS"... Não dá para incluir ensino da língua portuguesa no tal curso? Sai barato dar meia dúzia de horas de formação técnica aos "tais TAES's", mas quando ocorrerem aquelas situações menos frequentes e que não houve tempo de referenciar no "cursilho" e em que os conhecimentos teóricos de base faltam, quem vai pagar a conta é o doente. É verdade que o curso base de enfermagem não forma satisfatoriamente os enfermeiros para a EPH, mas também não é esse o objectivo do curso e é isso que os "tais TAE's" não compreendem, porque não sabem o que é um curso superior e quais são os seus objectivos.
 
Que "grande orgulho"!... Fazer a licenciatura em enfermagem e não exercer, deve haver por aí alguma razão específica que não encaixe no perfil...
 
Este anónimo TAE das 12:49 tem sérias dúvidas existenciais, creio!
Diz ser licenciado em enfermagem (?) e "ajuda o médico" ???? No mínimo colabora com...mas isto é só um pormenor...
Espero ansiosamente entregar-lhe a chave da VMER em mão...e já agr realizarem fantasias automobilísticas???? Que imagem tão retógrada meu Deus!!! Ainda temos autódromos em Portugal...
Para que fique bem claro, o enfermeiro é um profissional de saúde, dotado de formação académica qualificável, que visa a prestação de cuidados de ENFERMAGEM, independentemete de ser no Pré-hospitalar, Intra-hospitalar ou em cuidados de saúde primários...
Ai ai srs. TAE's manhosos (não todos, é claro)...
 
LOL

Agora já estão furiosos os Srs. Enfº

Porque o STAE disse a verdade!

Os Srs andam a insultar os TAEs ha mais de 2 anos, e o STAE nunca disse uma palavra, agora basta!

Chega de insultos como o do Presidente do SE, que constantemente insulta os TAEs, é vergonhoso, estavam a espera de que?

Mas isto ainda agora começou!!!

Esperem até as histórias dos Enfº do chamado "Backoffice" chegarem aos Tribunais por incompetencia e atropelo as leis laborais, pois foi garças a esses Srs. que agora o INEM vai pagar a cada TAE 750Horas em média!!!

Vamos ter a carreira e vamos aumentar as competências, e todos vós podem saltar, correr e berrar, pois já está feito.

Ass. TAE

P.S e já agora por falar em erros ...mas, estranhamentem, não sãoa atacdos. Não atires pedra se tens telhados de vidro.
 
E convém não esquecer que dentro das novas especialidades em enfermagem figura a de Emergência certo?
 
Uma questão muito simples?! (num teatro de operações que envolvam cuidados de saúde)
Na corrente de comando:
1º Médico
2º Enfermeiro
3º Bombeiro (TAT, TAE'S....)
Não percebo o porque de tanta discussão...
 
DE bem pode vir aqui postar as suas ideias delirantes, basta passear um bocadito pela net ou pelo youtube e ver que a realidade é muito diferente do que o sr. pinta... Na generalidade dos paises do mundo a EPH faz-se por tecnicos, diferenciados (muito mais que kk enfermeiro, que nem SAV tem na sua formaçao base) e por médicos, em casos que os tecnicos não são capazes de responder a altura... Tudo o resto é fantasia, e interesses (o seu BMW bebe muito certo?)...Enfermeiros no CODU?? Acho que faz mais falta a engenheira florestal ou a licenciada em teatro no INEM...ao menos dava exemplos minimamente aceitaveis...
 
Acho que devia enviar este texto para a OE para que a Bastonária ler, já agora para os media.
 
Os enfermeiros vão sempre ser os principais protagonistas da EPH. Seja como TAE ou como enfermeiros...com a quantidade de licenciados enfermeiros, com cursos SAV e afins, pós-graduações em emergência, até mestrados...qual vai ser o desgraçado do TAE que vai ganhar algum concurso decente para os tais TEM? Só com cunhas ou aldrabices!...este país é uma anedota!

Médico - VMER
 
Se existir esse curso os enfermeiros desempregados (e muitos pós formados com cursos de emergência...)entopem o acesso e não dão hipóteses a mais ninguém. Como é que os TAE pretendem resolver isso? Querem regras discriminatórias de acesso para anafabrutos, desculpem ...pessoal menos qualificado, com menos habilitações e formação?

Só neste país! Os enfermeiros agra vão para a EPH, mas tem que tirar um curso academicamente e profissionalmente bastante inferior, e já ficam todos contentes!!!

Se o governo aprovar isto...é números...

PS: espero que quem ande preocupado com a hipótese de ver um enfermeiro prescrever um paracetamol ou um apósito hidrocolóide extra fino!... diga alguma coisa AGORA!!... a quem quer fazer o que quer fazer com a mini- formação pretendida, sem bases sólidas académicas.
 
Brilhante DE, simplesmente Brilhante...


O anónimo das 12:49 n sei pk que tirou enfermagem...p o que faz o 12 chega..ah calma é de 2004, sendo assim o 9º ano serve!
 
Ao sr frustado queria apenas dizer que alguém que tenta um curso superior e depois fica contente por exercer funções que ficam longe das suas cmpetências é um sinal evidente de alguma limitação de QI. Era a mesma coisa que um engenheiro tivesse preferencia pelas funções de trolha.

Outro aspecto está relacionado com uma sociedade e um governo que tem investido nas competências, na formação (Novas oportunidades.... etc) e depois queira apostar naqueles que possuem menor qualificação para cuidar de um cidadão numa situação de urgência emergência!

Semog
 
Será propositado no documento do STAE no ponto 4 referir o apoio do:
Mistério da Saúde?????

Isto parace mesmo algo do outro Mundo.

Força Enfermeiros, a População está convosco!
 
Excelente resposta do Doutor Enfermeiro.

Importante será a Ordem dos Enfermeiros Nacional vir a terreiro dizer as competencias dos Enfermeiros do Pré Hospitalar e manifestar o seu publico apoio neste momento de luta dos Enfermeiros pelo melhor para os Cidadãos.
 
TAE licenciado em Enfermagem? Isso é que é amor á profissão amigo...Isso é quase o mesmo que um Engenheiro Civil ser serralheiro..
É de Enfermeiros assim que o país precisa, que deixa de lado as suas verdadeiras qualificaçoes deixando-se minimizar..muito bem colega. Aplauso para si!
Ass. colega que orgulhosamente é Enfermeiro e nada menos que Enfermeiro
 
"Mas isto não reponde à questão: porque é que não há Enfermeiros (existem, mas são muito raros) nas ruas de Israel?: a resposta é evidente (ainda que muitos não a queiram ver). É devido a um factor cultural: a classe de Enfermagem israelita é, à semelhança do padrão mundial, predominantemente constituída por mulheres. Deste modo, não podem marcar presença nos meios de socorro, pois contraria as rígidas leis religiosas. Apenas isto."

Você é ignorante? Tem noção que a maioria dos israelitas são judeus? Que o exército de Israel TEM mulheres? Desde quando é que o judaísmo proíbe mulheres judaicas, enfermeiras, nas ruas? Este parágrafo só atesta a sua ignorância histórica e cultural. Confundir a nação de Israel e a religião judaica com particularidades da religião islâmica é demais... Parabéns!
 
A melhor deste documento é a palavra "sujeneris" no ponto 3.3
Se a escreverem são assim nem quero ver a prestar cuidados.
 
Deves ser deves! :)
 
Olhe que não olhe que não... ;)lol há sempre soluções viáveis para tudo... e posso garantir-lhe que esta enfermeira sempre que considerou necessário acompanhar uma "pessoa" dentro de uma ambulância numa saída, implementou uma solução para o regresso da VMER (soluções perfeitamente autorizadas e legais). Já o fiz, e não foi só uma vez... o nosso sonho não é fazer corridas, é prestar cuidados de enfermagem aos que precisam deles, estejam eles onde estiverem, na rua em casa no hospital, na estrada, no local de trabalho... o príncipio é... prestação de cuidados de enfermagem!!!
Não há qualquer problema em entregar a chave de uma VMER, as situações só têm de ser justificadas e serem coordenadas.
Com as melhores saudações na emergência...
PS: somos todos necessários e complementares, entendam isto de uma vez por todas!!!
CT
 
Como sempre, parabéns pelo excelente artigo aqui postado.

Revela não só um grande conhecimento da matéria em causa, como uma brilhante resposta a estes senhores TAE`s.

DE sempre ao mais alto nível !!!

Obrigado mais uma vez por existir...

PM / HSTV
 
"...O dirigente sublinha que os técnicos apenas irão trabalhar por delegação médica e frequentar "cursos de 1500 horas" para melhorar "a qualidade do serviço..".

ah pois, claro, assumindo o papel às claras que pretendem ser empregados de médicos, claro que a OM lhes dá - não deu - aval positivo para a criação de "paramédicos". Tenham bom senso, é algo que não irá acontecer.
Concordo com o reforço através de actividades de formação, mas não queiram substituir os enfermeiros. Não. Não irá acontecer.
 
"a classe de Enfermagem israelita é, à semelhança do padrão mundial, predominantemente constituída por mulheres. Deste modo, não podem marcar presença nos meios de socorro, pois contraria as rígidas leis religiosas."
???????????
E depois tem um dos maiores exércitos cheios de mulheres!!!
Não percebi, e foi só um aparte.
Em relação ao resto do post vale pelo que vale, não vou discutir o que não tem discussão.
Se és assim tão bom, tão culto se tudo gira a tua volta, gostava de conhecer-te eu so gosto de conhecer boa gente...

TAE DRLVT
 
He,He,He... dor de cotovelo do TAE INEM norte. Deserto por realizar fantasias automobilísticas estás tu...
Força Enfermeiros do INEM.
 
Caro Anónimo...
Cheira-me que será TAE por não ter colocação como Enfº, será? Se já era TAE porque quis fazer enfermagem? Para complementar os conhecimentos por ter uma formação inadequada?? Aí está onde todos queremos chegar...
Mas adiante... Pois pode ficar descansado porque os enfermeiros não precisam de entregar chaves a ninguém, mais tarde irão buscar a VMER...
 
Os srs. enfermeiros tem mais formação na área da saude?! Claro que sim, isso nem se põe em causa.

Mas fica a questão, para que serve formação em higiene dos doentes, para que serve formação em alimentação, fazer camas,psicologia e afins em EPH?? O SAV nem sequer é dado na maioria das escolas de enfermagem!!

O problema dos srs. enfs é só um, embora de uma forma geral sejam mais competentes na area da saude, se falarmos em comparações com profissionais com as tais 1500horas de formaçao, os srs. ficam a kms de distancia!! Onde é que existe um curso de enfermagem com 1500hrs de formaçao ligadas à emergencia/trauma?!?!Onde??

DE os exemplos que dá da EPH em certos paises, são falsos e apenas servem para alimentar o seu séquito de acefalos seguidores...o sr. diz Ai e eles AiAiAi...Que tristeza!
 
"O SAV nem sequer é dado na maioria das escolas de enfermagem!!"

Nem nas faculdades de medicina e nem por isso vejo os TAE a insurgirem-se contra os médicos.

"DE os exemplos que dá da EPH em certos paises, são falsos e apenas servem para alimentar o seu séquito de acefalos seguidores"

Estou aberto a discussões. Por favor, apresente os seus argumentos.
 
"Tem noção que a maioria dos israelitas são judeus? Que o exército de Israel TEM mulheres?"

O exercito a que se refere - IDF - é distinto. Israel é um país que, por exemplo, proíbe as mamografias e os contraceptivos químicos, só para ter uma ideia.
Existem vários condicionantes de prestação de cuidados relacionados com o género.
 
Tenho muita pena da EPH esteja minada de elementos como vocês, em que corporativismos condicionam o funcionamento do serviço..

Deixem de olhar tanto para o vosso umbigo, para as vossas carreiras e para a vossa conta bancária.

Preocupem-se mais com os utentes.. Se bem se lembram é por eles que existe o SIEM.

Pensei mais no funcionamento do Sistema.. é pena que todos os intervenientes se preocupem mais com eles próprios do quem com a missão para a qual existem..

E com a continuidade destas guerras mesquinhas, continuarão pessoas a morrer.. porque não existem Técnicos com formação, e porque os enfermeiros estão mais preocupados com eles próprios..

Relativamente aos enfermeiros do INEM, tentem ser mais competentes no que fazem, e tentar faze-lo na realidade.. Pois tentar tocar tantos instrumentos ao mesmo tempo esta a dar buraco.. e esta a dar nas vistas…
 
Estes TAE's saem-se com cada uma...para k serve conhecimentos sobre cuidados de higiene ou alimentação etc, diz ele..Oh meu caro amigo, já por isso é um CURSO SUPERIOR, de nível passo a dizer-lhe..não é um cursozeco de 1500 horas...só 1200 horas tem o meu estágio de integração, e é um estágio, não um curso.
Voces vem para aqui falar que sabem mt de emergencia e que estao mais "especializados" nisso que os Enfermeiros normais. Sabem qual é a diferença? É que um recèm licenciado pode ir para qualquer área que lhe ponham á frente, é assim polivalente, enquanto que vocês, SIMPLES TAE'S E ASPIRANTES SONHADORES A ENFERMEIROS, apenas sabem um bocado de emergência. Entende agora a diferença entre um ENFERMEIRO e um pequeno TAE?
Não vos tiro mérito ao que vocês fazem, mas se querem entrar em guerras de competências entramos, e aí veremos quem sabe mais meus amigos..
 
Estranho.

Após avaliar a proposta em questão (TEM/TAE) considero-a desprovida de fundamentação teórica, desprovida de nexo real, baseada em pressupostos economicistas (que obviamente os criadores da proposta nem sequer os entendem), completamente absurda com a comparação e argumentos para com a classe de Enfermagem, entre outros inúmeros aspectos formais e conceptuais que não vale pena salientar.

Acredito, e subscrevo, que uma carreira motivadora proporciona uma melhor consecução da actividade laboral, mas os supracitados TAE/TEM que não efectuem exposições extrapoladas e sem nenhuma base teórico-conceptual.

Carreira TAE/TEM - SIM.

Proposta de aumento de formação: CLARAMENTE NÃO.


Ass: Especialista em Educação. (Doutorado)
 
Colegas Enfermeiros.. acho que não vale a pena dar resposta a estes avanços mal intencionados... O nosso objectivo é só um: ministério da saúde.
 
Negociações da carreira é o que interessa.
 
Doutor Enfermeiro disse...
"O SAV nem sequer é dado na maioria das escolas de enfermagem!!"

Nem nas faculdades de medicina e nem por isso vejo os TAE a insurgirem-se contra médicos"

Recomendo-lhe uma visita ao site de algumas fac. de medicina. FMUP por exemplo, mudará seguramente de opinião.
O SAV é dado em TODAS as faculdades de Medicina, a unica diferença é que nem todas integram a cadeira que o inclui (normalmente Emergencia médica ou anestesia,reanimaçao e dor) no plano obrigatório,podendo ser cadeiras opcionais. De qualquer forma nao deixam de ser dadas!
 
"...que existe um curso de enfermagem com 1500hrs de formaçao ligadas à emergencia/trauma?"

Procure na net. Há vários mestrados e pós graduações por aí...em Portugal e no estrangeiro! Só para Licenciados...até conheço quem as tenha tirado fora do país e a estagiar em cuidados intensivos, urgência hospitalar e EPH!!! Colegas enfermeiros ...

Sabe o que são bases teóricas que justificam as intervenções? É o que se aprende no ensino superior e permite dispensar uma serie de tretas (para nós banais) que vocês falam ao de leve nos vossos cursos e que são base de tudo... não é só psicologia, é também fisiologia, bioquímica e a biofísica,anatomia, as fisiopatologias e farmacologia, etc...
 
caros colaboradores de emergencia

mais uma vez se verifica que o modelo de emergencia em Portugal estava no bom caminho.

agora alguem vem defender que as vitimas de trauma ou doença subita devem ser socorridas rapidamente e levadas para a urgencia mais proxima. qual urgencia? a que foi fechada no plano de reorganização das urgencias ainda em vigor por lei em POrtugal.
os proprios futuros TEM colocam em causa o seu futuro ao afirmarem que o modelo de socorro em Portugal deve ser aquele em que devemos transportar a vitima para a urgencia mais proxima para ser estabilizada e não para o hospital de referencia, como previsto no SIEM. por isso Portugal é o País da Europa com maior percentagem de mortes devido a politrauma ou enfarte da Europa, sim, neste modelo defendido pelo STAE as vitmas continuarão a demorar quase 3 horas a chegar ao tratamento definitivo e claro continuarão a morrer a caminho desse tratamento.

mas também afirmam não ter necessidade de ter dominio dos fundamentos cienticos para a execução dos cuidados de emergencia. Claro que todos os Portugueses são iguais, como qualquer saco de batatas que se carrega da mesma forma

obrigado STAE pelo exposto aos Portugueses.
primeiro porque defendem um modelo de emergencia que necessita de urgencias que já fecharam e não vão abrir e depois porque todos os humanos são diferentes e para cuidar deles é necessário dominio cientifico das ciencias humanas sob pena de incorrer nas más praticas de socorro e cuidado ao Ser Humano em contexto de emergencia.
sem mais com muito respeito a todos os colaboradores do SIEM
 
Como Enfermeiro recém-licenciado posso afirmar que as Escolas (umas menos que outras) não nos preparam para o pré-hospitalar... É óbvio que muita gente se safaria melhor que eu em emergência... Mas é para isso que existe a pós-graduação em Enfermagem em Urgência e Emergência entre outros... Neste momento sei que possuo pouco experiência prática e que provavelmente poderia fazer má figura ao pé de alguns TAE com mais experiência nesta área...
 
Caros TAE's: ACho bem lutarem por uma carreira, mais formação, mais competências....mas....calma....não confundam formação de poucas centenas de horas com uma licenciatura, qualquer TAE que diga que chega não faz a minima ideia do que é uma licenciatura em Enfermagem, e se tem dúvidas...vão lá fazê-la!

Caros Enfºs: Tem razão relativamente a retirarem-vos competências, não faz sentido,também concordo com a regulamentação da vossa posição no pré-hospitalar, uma coisa também é certa, não queiram fazer do pré-hospitalar o vosso duplo e triplo, só estão a afundar a vossa carreira, e o pré-hospitalar para vós é só mais um extra, e é por essas e por outras que pensam o que pensam de vós.

Porque é que uma enfermeira não pode ser colocada de escala tarde manhã (porque é cansativo) mas faz noite e a seguir dois turnos de VMER???? Já não é cansativo???

Pois.....entendem?????

Ass:TAE
 
Caros TAE's: ACho bem lutarem por uma carreira, mais formação, mais competências....mas....calma....não confundam formação de poucas centenas de horas com uma licenciatura, qualquer TAE que diga que chega não faz a minima ideia do que é uma licenciatura em Enfermagem, e se tem dúvidas...vão lá fazê-la!

Caros Enfºs: Tem razão relativamente a retirarem-vos competências, não faz sentido,também concordo com a regulamentação da vossa posição no pré-hospitalar, uma coisa também é certa, não queiram fazer do pré-hospitalar o vosso duplo e triplo, só estão a afundar a vossa carreira, e o pré-hospitalar para vós é só mais um extra, e é por essas e por outras que pensam o que pensam de vós.

Porque é que uma enfermeira não pode ser colocada de escala tarde manhã (porque é cansativo) mas faz noite e a seguir dois turnos de VMER???? Já não é cansativo???

Pois.....entendem?????

Ass:TAE
 
Começando pelo mais básico, era bom que todos soubessem que o tão apregoado clima de guerrilha entre classes não existe no terreno! Essa postura medíocre e moralmente condenável de incendiário, tantas vezes usada de forma intriguista pelo autor deste blog e os demais comunas de ocasião só revela mentes obtusas que acham que a enfermagem é o centro do mundo que habitam. A forma desproporcionada como reagem ás legitimas ambições das mais diversas carreiras (os TAE só são falados porque estão na moda) não passa de um embuste palaciano para encobrir os monopólios. O medo sempre foi a razão dos mais fracos. Seria útil, de forma a elevar a cultura de alguns fiéis deste blog que se desse a conhecer as regras, leis e protocolos da EPH em Portugal, é que opinar sobre hierarquias no SIEM requer conhecimentos técnicos e não síndromes de presunção e diarreias pseudo-intelectuais.
Para finalizar, os insultos diários que enfatizam e apregoam contra tudo e contra todos revela a reles índole de um pequeno grupo que parasita a nobre classe de enfermagem.
Já agora fiquem com alguns FACTOS:
A esmagadora maioria dos TAE são licenciados, quase todos na área da saúde.
Centenas de enfermeiros concorrem a cada concurso para TAE.
Em breve teremos mais uma fornada de ambulâncias, SBV claro.
A mais que justa revisão salarial da enfermagem vai por o ponto final nas SIV (conceito actual).
Em relação aos exemplos de Paramédicos no mundo deixo uma pista: Google, e vão ver que descobrem a verdade e as meias mentiras.
No que diz respeito aos TEM, sem me querer imiscuir em competências alheias aconselho Rennie.
 
Quando lutamos por alguma coisa importante, devemos expôr e esgrimir argumentos sólidos e bem fundamentados, não devemos usar os outros só para ver se cola, e é isso que ressalta quando se lê este documento. Sou uma enfermeira generalista, que não tenho as mínimas pretensões na área da emergência, mas acho indecente (e um bocadinho mal escrito, se me é permitido dizer)o que estes senhores andam a fazer. Querem uma carreira? Tudo bem, estão no seu direito, mas não á nossa custa.

Sof
 
Lá no serviço onde trabalho, alguém deixou o e-mail aberto.
Não sou de cusquices, até porque a mensagem em causa era uma daquelas que circulam na net, com o objectivo de chamar a atenção para determinados aspectos do quotidiano.

Mas não posso deixar de partilhar o seguinte pormenor:

H. S.
Tlm: 962222222
TAG: 931111111
Trompete - Casamentos, Baptizados, Hoteis, Bares & Restaurantes
Banda de Vila Boa de Quires - Marco de Canaveses
MBA - Gestão de Empresas
Especialista Enfermagem Médico-Cirúrgica - Centro Hospitalar Porto
msn: xyz@hotmail.com

(omiti algumas informações propositadamente…)

CONCLUSÃO: investir na formação em Enfermagem em Portugal é fundamental (curso base, especialidade e quiçá, MBA), mas pelo sim, pelo não, mais vale ter um curso de trompete…

Palavras para quê?

QUER COMENTAR DR. ENFERMEIRO?????
 
Ao TAE INEM Norte desde 2004 (1º comentário), futuro TEM/TEPH com orgulho, QUE DIZ SER Licenciado em Enfermagem.

Informo: o Enfermeiro não ajuda o Médico; O Enfº colabora com o Médico e outros profissionais de saúde, Ajuda o doente.
Gostava de conhecê-lo. Saber onde exerce como TAE.
De forma a poder opinar sobre a sua actuação prática em emergência. Pelo que escreve vejo que desconhece a realidade assistencial no pré-hosp, hospitalar e no global do SNS.

Diga-me o que faz, como o faz, porque o faz desta e não daquela maneira, que fundamentos científicos sustentam sua actuação diária, que avaliação faz dos resultados das suas acções, etc, etc.

O conhecimento em Enfermagem é diverso; actualmente, também nesta área a Enfermagem tem muita prática e experiência (que optimiza pela prática em hospital, CS - Urg. Básica, entre outras), sabe o que faz e porque faz, evoluiu; aliando a este facto o cuidar - porque além de assistirmos a fase crítica da ocorrência enquanto Enfermeiros cuidamos a pessoa. Temos formação de Base resultante da Licenciatura que realizamos e formação específica em urgência e emergência.

Podem e Devem melhorar a vossa Formação, podem e devem melhor assistir no âmbito das vossas competências (assim como a Enfermagem, a Medicina e outras profissões podem e devem melhorar continuamente), mas tenham bom senso, Não queiram Ser quem não são, nem fazer o que não sabem, e Muito menos tentem denegrir a imagem de uma profissão que é um dos pilares da saúde em Portugal.

A Emergência pré-hospitalar pode e deve contar com a Enfermagem, e os Enfermeiros têm demonstrado disponibilidade para melhorar o sistema e a assistência.

A Enfermagem e os Enfermeiros têm potencial - haja ambição politica.

Enfº Pedro Gonçalves
 
"Após avaliar a proposta em questão (TEM/TAE) considero-a desprovida de fundamentação teórica, desprovida de nexo real, baseada em pressupostos economicistas"

Diga la sr.anonimo, e as ambulancias SIV sao o que?? Também não elas produto de politicas absolutamente economicistas que pretenderam substituir urgencias basicas cm medico e enfermeiro, por uma ambulancia tripulada por um simples enfermeiro e cheia de luzinhas para o povo ver? Uma especie de mini-VMER... E ainda fala em pressupostos economicistas?!
 
"Doutor Enfermeiro disse...
"O SAV nem sequer é dado na maioria das escolas de enfermagem!!"

Nem nas faculdades de medicina e nem por isso vejo os TAE a insurgirem-se contra médicos"

Recomendo-lhe uma visita ao site de algumas fac. de medicina. FMUP por exemplo, mudará seguramente de opinião."


Esse "tipo" de SAV também é leccionado nas escolas de Enfermagem.
(http://www.esenfc.pt/esenfc/site/index.php?target=showContent&id=3487)
 
Caros senhores
Vejo que há muita confusão. Os TAE naõ têm capacidade de elaboração do documento, todo este processo esta´a ser conduzido por um médico que sempre teve um sonho de ter paramédicos no pré hospitalar e porque vê nisso uma boa prespectiva de ganhar mais uns trocos com um novo curso. Este médico tem alguns contactos nas ARS e é um traicoeiro para os enfermeiros. o proprio secretario de estado, de quem se diz amigo, é que está a alimentar esta triste ideia- leia-se Manuel Pizarro, está a ser muito mal aconselhado por esse médico. Não consegue sequer ver que poderiamos ter uma das redes pré hospitalares mais avançadas do mundo se se aproveitassem os enfermeiros, em vez de se desculpar com o "seria um curso para outros licenciados sem emprego?????". No mínimo essa sua ideia é ridicula pois para além de não aproveitar os licenciados que já existem e que são da área- enfermeiros, propõe que se crie um novo curso. Vá-se lá entender porquê, a não ser a sua tendencia despesista.
Se a ministra for inteligente assim como os seus secretarios de estado vê logo que aqui há interesses incobertos e pouca sensatez ao proporem uma nova carreira que só iria lançar conflitos e com poucos ganhos em saude.
 
eu queria deixar um comentario ao anonimo das 3:39, és um grande p...
 
Gostava de saber qual a formação em EMERGÊNCIA que esses TAEs tem. É que eu faço VMER e vejo todos os dias a sua imcompetencia no que fazem e nas decisões que tomam.
Tenha juizo senhor Director do INEM e ponha essa canalha na ordem.
José Tavares
 
""...Mas fica a questão, para que serve formação em higiene dos doentes, para que serve formação em alimentação, fazer camas,psicologia e afins em EPH?? O SAV nem sequer é dado na maioria das escolas de enfermagem!!""

AO FAZER-SE UMA LICENCIATURA EM ENFERMAGEM, ADQUIREM-SE CONHECIMENTOS VÁRIOS, SOBRE FISIOLOGIA, ANATOMIA, FARMACOLOGIA, ÉTICA, FUNDAMENTOS, ETC.

Quer comparar um indivíduo com conhecimentos amplificados (até na escrita do Português imagine-se!!, salvo raras excepções), que estuda NÃO SÓ 4 ANOS (base) MAS DEPOIS VAI AO LONGO DA VIDA, REFORÇANDO-OS??

4 anos pejados de prática e mais prática, e de estudo e mais estudo?

E querem agora dizer que os enfºs não têm formação em SBV e SAV no curso de base??
Então tive a disciplina de Emergências no 4º ano para quê?? Fui estagiar em tanto e tanto sítio para quê?? Claro que, passados 7 anos de ter concluído o meu curso de base, já não me lembro de muito do SAV que aprendi e pratiquei, mas para isso é que serve a FORMAÇÃO CONTÍNUA!

é que aprender a afiar um lápis, todos aprendem, mas depois saber de que é feita a mina, de onde veio o grafite, as propriedades da madeira do lápis, ...

Loucuras.. mas continuem a bradar aos céus, que só chuva vos há-de cair!!
 
ao acéfalo das 3:39 AM.
Colocar dados pessoais de alguém sem o consentimento desta, não me parece correcto.... de qualquer forma, não consigo compreender o argumento que acho que quer utilizar.....Se calhar deve pensar que a pessoa em questão toca trompete para ganhar a vida. Eu sei que não deve ter um nível cultural apropriado para compreender quem toca este tipo de instrumentos o faz por gosto e que é necessário muito treino, além de formação. O argumento que deu deve ser o mais anedótico que vi até agora .....
N.A.
 
Sou enfermeiro de Vmer e por diversas vezes já "passei" a chave da vmer para as mãos do tripulante da ambulancia em situações que a equipe da vmer achou necessário a presença do enfermeiro dentro da ambulância.

Quero no entanto salientar que esta "guerra" não faz muito sentido, pois todos somos poucos para ter um pré-hospitalar em condições.

Reconheço, no entanto, que me parece abusivo por parte de quaisquer profissionais quererem ter atribuições e responsabilidades que são dos enfermeiros. Não são só os TAE's.
Quantos técnicos de radiologia sem formação para isso colocam acessos venosos em doentes para realização de TAC com contraste? Quantas situações delicadas para os doentes já sucederam nestes casos? Quantas vezes (após picarem o doente várias vezes, vão ao SU pedir ajuda?)
 
Boas tardes a todos,

Quero antes de mais dizer que sou enfermeiro de vmer e no terreno nãovejo nada destas guerrilhas. Vejo apenas profissionais empenhados em prestar o melhor socorro às vitimas que atendem.

Quero também dizer que acho que os TAE devem ter uma carreira, mas acho incrivel que após o plágio declarado que fizeram a ordem dos enfermeiros não tenha assumido uma posição dura sobre o mesmo.

Os enfermeiros são e serão sempre uma pedra basilar na prestação de cuidados de saúde, onde quer que sejam necessários.
Procurar resolver o problema das SIV ou mesmo de todo o pré-hospitalar atendendo apenas à redução de custos parece-me muito perigoso para as futuras vitimas.

Um abraço a todos os enfermeiros e TAE que procuram dar o seu melhor todos os dias.

PS: Já entreguei a chave da vmer por diversas vezes e vou continuar a fazê-lo sempre que o ache necessário para o melhor acompanhamento da vitima.

Vmer Médio Tejo
 
Ridícula é a argumentação de (alguns) enfermeiros e (alguns) TAE's!
A grande maioria tendo chegado ao pré-hospitalar com a esperança de um dia poder conduzir uma VMER!
Aos TAE's: só estão a colher os frutos dos ventos que semaram.
Aos Enfermeiros: fantástico alarido quando ainda recentemente era a vossa OE que defendia em público (e eu estava lá!)que o lugar dos enfermeiros era nos hospitais e não a fazer EPH.
Se o comunicado dos TAE's está cheio de erros de ortografia, o post do DE está cheiro de erros de conteúdo.
Aos (verdadeiros) Enfermeiros: a vossa força está nas vossas competências e não na arrogância e ignorância apresentadas sob aforma de blog!
 
Viva sr Anónimo das 3:19, relativamente ao seu comentário só posso agradecer a publicidade às minhas actividades e ao meu curriculum (pelo menos à parte que o público conhece)... acredite que não fica por aí!!!.
Desconheço a sua área de formação e por isso nem sei como posso interpretar o seu post, no entanto, garanto-lhe que desempenho qualquer uma das minhas actividades com inteiro sentido de responsabilidade mas a que mais me desonra neste momento é mesmo aquela na qual invisto mais tempo e na qual mais observo a forma humilhante como a minha classe é tratada (pela população em geral). Estou farto de palmadas nas costas pelas boas acções desempenhadas e estou farto de tanta exigência em troco de mais e mais "aperto do cinto".
Tenho realmente formação em áreas tão diversificadas como as que descreve e isso permite-me, por um lado, encontrar soluções para os problemas que ninguém parece querer resolver, e por outro, encontrar escapes para não viver obcecado com a injustiça a que estamos sujeitos.
Desafio qualquer um a fazer o mesmo e a viver bem mais feliz...
 
Eu não tive SAV no meu curso BASE mas lógicanente que em na área da cardiologia falei "um pouco" de RCP, de DAE e manuais e treinei em manequim IOT, ENG, DVP, Cateterização venosa, ...PARA ALÉM DESTAS TEÓRICA PRÁTICAS (dadas com exemplo) tive as ditas anatomias e fisiologias e farmacologias e ainda estágios em urgências, cuidados intensivos, BO e várias enfermarias...

Trabalho há 2 meses numa cirurgia geral, já tenho alguma experiência a puncionar veias periféricas (umas 4 a 5 dia) - as tenho que aperfeiçoar...já tirei o SIM pelo hospital - é formAÇÃO OBRIGATÓRIA AQUI PARA ENFERMEIROS!!

SOU ENFERMEIRO RECÉM FORMADO, ACHAM-ME NO MESMO PATAMAR DE UM RECÉM FORMADO TAE?

cOMO SE GANHA EXPERÊNCIA A PUNCIONAR ACESSOS DIFÍCIES, COMO SUPOSTO TEM? PEDEM AO ENFERMEIRO DA URGÊNCIA MAIS PRÓXIMA OU AUM ENFERMEIRO EXPERT DE UMA MEDICINA INTERNA? É DAQUELAS COISAS QUE SÓ FAZENDO MUITAS VEZES É QUE SE GANHA PRÁTICA PARA QUANDO APARECEREM AS MAIS DIFÍCEIS...
 
NIGUEM QUER SUBSTITUIR ENFERMEIROS NO INEM POR TAE, O QUE SE VAI FAZER É AUMENTAR EM FORMAÇÃO A CAPACIDADE DOS TAE, E ASSIM AUMENTAR A CAPACIDADE DE ACTUAÇÃO DAS AMBULANCIAS SBV, QUE ASSIM DEIXAM DE SER SBV PARA SEREM SAV...

SIM SAV POIS OS NOVOS TECNICOS IRÃO FAZER SAV.

AGORA VAMOS A CONTAS, O INEM TEM 450 AMBULÂNCIAS, 28 SÃO SIV,CERCA DE 80 SBV DO PRÓPRIO INEM O RESTO SÃO SBV DE CORPOS DE BOMBEIROS.

O QUE SE QUER É QUE PRATICAMENTE METADE DESSAS 450 PASSEM A SAV COM FORMAÇÃO ESPECIFICA DADA AOS TÉCNICOS, NÃO ACHAM QUE É BEM MELHOR DO QUE ANDAREM COM TRIPULANTES COM APENAS 35 HORAS OU COM TAE APENAS COM 250...

ENTÃO VOCÊS QUEREM PASSAR RECEITAS E NOS Ñ PODEMOS SIMPLESMENTE APLICAR UM "GLUCAGON" PARA SAFAR UM DIABÉTICO?

E TEMOS OBRIGATORIAMENTE DE VER MORRER VITIMAS DE EAP SIMPLESMENTE PORQUE Ñ PODEMOS CRIAR UM ACESSO E FAZER FUROSEMIDAS E COMBATER A "CAUSA DESSE EAP" COM A DROGA CERTA, ISTO ACONTECE TODOS OS DIAS !!!
E ACONTECE PORQUE ESTAMOS A 1H DA VMER OU ESSA MESMA VMER TA INOP PK NÃO TEM MEDICO OU TEM E VEM A CAMINHO MAS ANDAM PERDIDOS HA MAIS DE MEIA HORA... E AS SIV? AH ESTÃO NUMA DOR NO PEITO DE ORIGEM NÃO CARDÍACA SEM GRAVIDADE MAS ESTÃO A TRANSPORTAR PARA O HOSPITAL A 100KM SO PORQUE A ORDEM QUE HA É CARREGAR TUDO PARA O HOSPITAL...

ESQUEÇAM LA A CARTEIRA UM BOCADO E PENSEM LA NOS DOENTES QUE É POR ELES QUE CÁ ANDAMOS....

TAE-DRLVTA
 
Caros Colegas e Amigos Enfermeiros
Depois de tudo que li e tenho ouvido, acho que estamos todos de Parabens.
Os Enfermeiros estão unidos, sejam dos Hospitais, dos Centros de Saude, da Emerg. Pre-Hosp. etc.
Nós temos competencias para a area da Emerg. Pre-Hosp. por isso não vamos desistir.

Cada vez mais me convenço que somos MUITO BONS e INCOMODAMOS!!!

Um Enfermeiro de contexto Hospitalar
 
Chama-se o Sr Enf Sérgio Deodato à acção.
 
Em primeiro lugar, deixa-me orgulhoso que um documento oficial dos TAEs faça menção especial aos Enfermeiros. Será que não foi apenas esse o propósito do comunicado...atacar (mais uma Vez) os Enfermeiros.
Ao queme parece os TAEs cospem no prato que comem. Ora agora querem vir dizer que os Enf. que lhes dão os cursos que os habilitam a trabalhar não têm competência para executar o que ensinam? O ensino em portugal está mau, mas tanto!!! por favor...

Depois têm a lata de tecer comentários e reduzir as competências do Enfermeiro do pré-hospitalar a um curso de SIV... Enfermagem é muito mais que isso. Quem diz isto não faz a minima ideia de o que é ser Enfermeiro e só demonstra que caíu na saúde de paraquedas.

Trabalhar em saúde é muito mais do que socorrer pessoas, segundo protocolos de actuação, administrar O2 ou puncionar... è dominar a arte do cuidar, do saber ser e estar,ter raciocínio e pensamento crítico e acima de tudo, ter prática diversificada em meio hospitalar é uma base fundamental para se actuar com destreza no pré-hositalar ou corremos o risco de mecanizar as nossas acções, com todos os risco que isso acarreta quando tratamos de uma individualidade tão dispar como é o se humano se é que me entendem!!!
 
Muito feio, mesmo muito feio, a exposição de dados pessoais sem autorização do mesmo, revela muita falta de caractér, do pior que já assisti por aqui e ainda por cima sem qualquer nexo, perfeitamente despropositado.
Graças a Deus no CLE transmitem-nos conceitos como Ética e Deontologia que nos ajuda a estabelecer balizas para mantermos uma capacidade critica que se autoregula. Um pouco do Curso Superior de Enfermagem fazia bem a muito boa gente!
Cumprimentos,
C2
 
Eu acho piada que pessoas com escolaridade duvidosa e meia dúzia de horas de formação se achem extremamente capazes de actuar em situações de emergência. É que se são assim tão bons, percebem tanto do assunto e são capazes de resolver tudo e mais alguma coisa, por que é que são precisos médicos e enfermeiros no SIEM? Vamos lá todos embora que os senhores TAE resolvem tudo...

... mas eu cá continuo a preferir morrer a caminho do hospital, de táxi, a ser atendido por alguém cuja formação não me convence.
 
Boas!
Sem ler esse tal "esclarecimento" devo relembrar que os "TAE'S" de que falam no vosso blogue e que emitiram esse tal de "esclarecimento" não representam todos os TAE'S. Mais, muitos deles estão ao lado dos ENFERMEIROS nesta LUTA que é de TODOS!
Somos TODOS necessários, cada um com a sua competência e deferenciação.
Obrigado!
 
Doutor enfermeiro,

Parece-me extraordinario o facto de nao conseguir ver a incoerencia que defende, a dualidade de criterios e a utilizacao de dois pesos e duas medidas...

Quando os TAES requerem um aumento das suas competencias para agilizarem a sua resposta aos doentes e dao o exemplo da realidade internacional...nao fazem mais do que os enfermeiros que defendem a prescricao de medicamentos.

Ou seja, os enfermeiros podem e tem legitimidade para quererem mais competencias para ajudar as pessoas (ja sabe que nao concordo com esta visao prescritiva ...exactamente pela incoerencia que encerra) mas os TAES nao...nao e engracado?

Nao pertendo aqui discutir o que os TAES devem ou nao fazer, mas dizer-lhe que, no seu conjunto, as posicoes que defende sao incoerentes e tendenciosas.

eu defendo que cada profissao desenvolva o que lhe e inerente e colabore em equipa multidisciplinar
Mas primeiro, e preciso que cada um saiba e aceite o que lhe e inerente.

A falta de medicos e a sua indisponibilidade e incompetencia nao e para ser resolvida por enfermeiros da mesma forma que os TAES nao devem ir alem do seu papel porque nao existem enfermeiros suficiemntes ou sao mais caros ao sistema!

Estas suas visoes nao revelam mais do que uma visao corporativista da saude, num blog em que demosntra um conflito permanentes com outras classes... LAMENTO.

Isso so confirma a minha percepcao no primeiro comentario que fiz neste seu blog: uma imensao vontade de poder, controlo e dominacao.

Nao me surpreenderia de o ver associado a eleicoes que lhe permitissem moldar a enfermagem no sentido em que deseja visto que nao aceita o que ela e na sua essencia...e tem um desejo de a mudar para outra coisa qualquer.

E a mesma coisa que nao aceitarmos o que somos e procurar mostrar o que nao somos ...para termos mais protagonismo e atencao dos outros.

Pois...e aqui morre parte da nossa liberdade e autonomia...no verdadeiro sentido que ela significa.
 
helder sousa,
também já muito investi na minha formação, e continuo ainda a tirar fotografias, tenho uma banda, gosto de desenhar e escrever, e passear.. Adoro estudar, adoro aprender, adoro a minha profissão, mas mal seria se qualquer pessoa circunscrevesse a sua vida somente à profissão.
Dizia o outro e muito bem: "quem só sabe de medicina, nem sequer de medicina percebe" (ou parecido, n me lembro bem...).

muito mau, oh anónimo das 3.39, a cuscar a vida dos outros assim... olhe que cedo ou sabe vai-se descobrir quem foi, e isso é muuuito feio... =(
 
tem que ser desenhado um limite, em relação ao que podem e devem fazer os TAE. Reforço que apoio a construção de mais competências aos TAE, mas que não coloquem em causa o âmbito profissional dos Enfermeiros.
 
Bom mais uma acha para a fogueira (espero que do INEM leiam isto), sabem porque é que raio o INEM paga mais a um PEM por saida com TAS do que com Enfermeiro(devidamente adaptado ao PH)? Alguém consegue justificar porque é que o meu Comandante quer que eu assine como TAS, com todos os riscos juridicos decorrentes para mim sendo eu Enfermeiro? A ANPC importa-se de explicar o conceito de Direcção Clinica aos CBs? O INEM importa-se de esclarecer de vez, que seja em Portugal, na China, nos EUA, ou onde quiserem, os Enfermeiros são diferenciados em relação aos Paramédicos, TEPH, TEM, TAS ou o que for? O INEM e a ANPC esclarecem de vez os TAE e os Bombeiros que Médicos e Enfermeiros são profissionais de nivel 3 e os restantes são de nivel 2? A ANPC faz sair de vez uma informação para os CBs, que existe um enquadramento legal para os Enfermeiros e Médicos neste País, que nos obriga a assumir a responsabilidade clinica e que estão a colocar-nos em cheque em caso de conflito legal? É que entre uma saida de um INEM com Médico e/ou Enfermeiro e um INEM com TAS, o segundo serviço é mais bem renumerado para os CBs, logo a preferência dos Comandantes nos CBs recairá sempre sobre TAS.
Alguém me explica como é que as ABCI não são obrigadas a ter Enf., mas acham que mesmo que evoluam na formação, vão saber diluições, perfusões, impregnações, ventilação invasiva, etc? É que numa ABCI não é suposto trabalhar exclusivamente com protocolos mas conseguir responder à eventual instabilidade do doente. VSAM com TAS??? Então a OM e a OE onde é que andam??? Então e o INEM não é a Entidade reguladora e deixa passar isto??? Mas isto está tudo a ficar doido??? Então querem um sistema de Paramédicos que só existe onde não há Enfermeiros suficientes e têm uma Unidade Hospitalar em cada esquina, quando a realidade de SBV nacional é para não dizer miseravél, pelo menos assimétrica??? Meu Deus onde é que isto vai parar...Numa coisa concordo com os Sindicatos, é melhor ignorar porque realmente o STAE e a ANTEPH só estão a ter alguma projecção por se "encostarem" ás questões relacionadas com Enfermeiros.
E os colegas da formação no INEM param de ensinar a puncionar!!! Para os TAS não virem cá para fora dizer que isso também sabem, é porque a puncionar os macacos também aprendem, agora tudo o resto. Então Srs. da ANPC e do INEM resolveram nivelar por baixo??? Isto, está bonito, está...
 
O meu nome é Joana e sou enfermeira numa ambulância SIV. Não gosto nem um pouco da guerra que se está a instalar entre as duas classes. Posso apenas falar acerca da minha experiencia profissional: É um gosto enorme trabalhar com os meus colegas TAE, pois fazemos indiscutivelmente uma equipa, partilhando conhecimentos e não menosprezando ninguém.Posso também manifestar que assistir pessoas em agonia não é tão fácil como transparecem e nem sempre o que presenciamos está totalmente descrito num protocolo. Os protocolos são adjuvantes á nossa profissão, mas a avaliação da situação é o mais importante. Acredito piamente que os conhecimentos que trazia do curso base e da experiência profissional me ajudam imenso na compreensão da ocorrência e me auxiliam na comunicação com outros profissionais de saúde, nomeadamente com os médicos quando necessitamos de ajuda. Volto a dignificar a profissão TAE com quem (nós) Enfermeiros SIV tanto contam. Entre ajudamo-nos diariamente mas indubitavelmente é necessário ter um leque vasto de conhecimentos para prestar cuidados o mais adequado possível. Comento também o facto de referirem que o curso de enfermagem pouco tem de emergência na sua formação. Não é apenas na urgência que se contacta com situações de emergência, é em qualquer serviço, a toda a hora e todos os tipos de emergência. Não falta experiência, pode faltar experiência de rua, á qual nos adaptamos rapidamente. Termino dizendo que acreditamos (Enf+TAE) estar a prestar um bom serviço á população, com muita entrega e competência. Obrigada.
 
Joana,

Parabens pelo teu comentario e visao das coisas...por ai e que e o caminho!
FORCA
 
Espero que a colega Joana e a colega Libelinha mantenham a mesma opinião qd a EnfªJoana for substituida por um TEM e provavelmente ficar desempregada...
 
Realmente... Joana... qual é a tua SIV... cuidado com esses TAE´s com pele de cordeirinho... pois são eles que estão a fazer-te uma caminha onde tu não vais gostar de ir nanar...
Não lutes pelos direitos dos enfermeiros e depois diz que tens que ir para o desemprego... deixa que os outros façam...

Como se diz na minha terra: Não corras, e depois diz que é tarde demais...

O pai natal não existe... Welcome to the jungle!!!...

Cris
 
Este blog que pensa estar a prestar um grande serviço à enfermagem, apenas a está a diminuir. Pergunto-me se algum enfermeiro que aqui escreve gosta de ser enfermeiro? É que apenas se lê que quer fazer outras coisas que não enfermagem! Mas o mais gritante é mesmo a forma como fala em lobby médico mas depois ataca violentamente todas as profissões que procuram alguma expressão. Enfim, é uma forma resingona de estar na vida que apenas leva a descrédito que espero, sinceramente, não ser prática corrente em enfermagem.
 
meu amigo anómino, que claro que não se identificaria..não se preocupe comigo..preocupe-se antes em começar a estudar que bem vai precisar..é com vidas que se está a lidar..vejam lá mas é se lutam pela formação da população, esses é que deviam estar aptos a prestar pelo menos os primeiros socorros porque senão, nem os TEM nem enf nem médicos os salvam..e ensinem também como ligar 112 para que as triagens possam ser mais adequadas..há tanto para fazer antes de chegarmos ao patamar em que todos vão poder fazer tudo na rua..realmente o que está uma SIV a fazer parada se entram na urgencia hipolicémias graves, enfartes, AVC e os meios de socorro que lá foram nem se dignam e pedir ajuda,como se aprende nas formações mais básicas..quais vias verdes...é preciso ser humilde..também nós pedimos ajuda.. ninguem fala nisso, não é..as pessoas é que pagam..mais uma vez não se preocupe comigo, faço o que gosto e dedico-me inteiramente..agora, olhar é uma coisa e saber o que se está a ver é outra..(joana)
 
Provavelmente a enf.Joana terá a opurtunidade de se converter em TEM e continuar a salvar vidas fazendo o que tanto gosta!!

Sem ninguem ficar desempregado, e os utentes com melhores cuidados de saude.

Parabens Joana
 
A Libelinha de facto tem razão e não é pouca... por estas bandas reina a incoerência e a incerteza, próprias de quem não sabe o que quer, ou que pelo contrário, simplesmente quer tudo. Vão-se defendendo com unhas e dentes as competências da enfermagem enquanto simultaneamente se atacam as competências dos outros. O Doutor Enfermeiro queixa-se de usurpação de funções por parte dos TAE mas depois está muito empenhado na campanha pela capacidade de prescrever, ou mesmo substituir psicólogos e fisioterapeutas nas UCC. Para todos os colegas do SNS, haja paciência, porque de facto, não há um único grupo laboral na área da Saúde contra o qual os Enfermeiros não façam a sua guerrinha.
 
bom dia. emiti um comentário que gostava que fosse publicado. obrigada. joana
 
Voces agora querem o PH porque vos cheira a dinheiro, enquanto o PH dependeu de voluntariado voces nunca o quiseram, agora que esses voluntarios têm possibilidade de ganhar dinheiro e querem uma carreira ja vos interessa.
So prova os interesseiros que são.
Mas não pensem que o INEM vai ser a salvação porque andarem a transportar velhinhos de predios de 12 andares sem elevador, andarem a fazer acção social do que verdadeiros casos de Emergencia ai a pica vai vos passar num instante e ouvirem do outro lado da linha quando telefonarem para os Centros "TRANSPORTEM" e nem ai...
Ai vou gostar de vos ouvir CHAMEM OS TAES QUE ISTO NAO É PARA NÓS.
E mais quando levarem na cara porque as pessoas estão mal dispostas e voces ate demoraram 15m a fazer 20 km ai vão adorar o emprego dos TAES.
Nunca se esqueçam que nos hospitais voces têm policia e seguranças e no local serão vocês sozinhos.
Deixem se estar onde estão porque se não querem colegas no desemprego deixem de trabalhar em 2 e 3 hospitais porque se os enfermeiros estão no desemprego os culpados EXCLUSIVAMENTE são vocês.
 
Voces agora querem o PH porque vos cheira a dinheiro, enquanto o PH dependeu de voluntariado voces nunca o quiseram, agora que esses voluntarios têm possibilidade de ganhar dinheiro e querem uma carreira ja vos interessa.
So prova os interesseiros que são.
Mas não pensem que o INEM vai ser a salvação porque andarem a transportar velhinhos de predios de 12 andares sem elevador, andarem a fazer acção social do que verdadeiros casos de Emergencia ai a pica vai vos passar num instante e ouvirem do outro lado da linha quando telefonarem para os Centros "TRANSPORTEM" e nem ai...
Ai vou gostar de vos ouvir CHAMEM OS TAES QUE ISTO NAO É PARA NÓS.
E mais quando levarem na cara porque as pessoas estão mal dispostas e voces ate demoraram 15m a fazer 20 km ai vão adorar o emprego dos TAES.
Nunca se esqueçam que nos hospitais voces têm policia e seguranças e no local serão vocês sozinhos.
Deixem se estar onde estão porque se não querem colegas no desemprego deixem de trabalhar em 2 e 3 hospitais porque se os enfermeiros estão no desemprego os culpados EXCLUSIVAMENTE são vocês.
 
somos todos necessários e complementares, entendam isto de uma vez por todas!!!

a enfermagem está como está por culpa propria.

Se são 15000 e estão 3000 no desemprego então há 12000 a trabalhar. Se cada enfermeiro tem pelo menos 2 locais de trabalho isso dá um total de 24000 postos de trabalho, ou seja faltam 3000 enfermeiros para cubrir as faltas nos serviços.

Este site é ridiculo, é constantemente lutas contra tudo e todos... É o puro egoismo.

A incoerência é tanta que para prescrever medicamentos já não é preciso conhecimentos cientificos profundos e de base, podendo acentar sobre protocolos; mas para as outras profissões o mesmo conceito já não funciona.

Que cada enfermeiro seja enfermeiro, mas o melhor enfermeiro. Deixe de tentar ser tudo e não ser nada. Quem tudo quer tudo perde. Mas vale 1 passáro na mão do que 2 a voar.

O que se vê aqui é enfermeiros frustados (alguns), pois querem fazer tudo menos ser enfermeiro.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!