sábado, fevereiro 06, 2010

O futuro das SIV's...



"A Ordem [dos Enfermeiros] e os dois Sindicatos dos Enfermeiros constituíram (...) um grupo de trabalho que irá propor uma posição conjunta sobre o futuro do Suporte Imediato de Vida (SIV) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM)." link

Comments:
Todos os enfermeiros devem estar unidos nesta batalha, pela defesa dos seus direitos e pela defesa do direito a cuidados de saúde à população!
Não se deixem enganar. Não acreditem em boatos! Em breve a verdade virá ao de cima!
 
É agora ou nunca!!!VAMOS VIRAR ESTE PAÍS AO CONTRÁRIO!!! Estamos no bom caminho não podemos é baixar os braços...lentamente os Media estão a dar-nos atenção...é disto que precisamos! No lugar dos colegas das SIV´s eu fazia um greve JÁ!!!Pois estes paleios do INEM são mesmo p dar tempo para formar os TEM e correr c toda a gente do INEM...esta é a melhor forma de travarmos este assalto às nossas funções, criando vinculos e carreiras no INEM...sem acumulações...pois queremos é o bem do maior numero de enfermeiros e não só de meia dizia!!

FORÇA NA LUTA!!!
 
Geralmente não me deixo enganar e muito menos levar atrás dos interesses de um dois instalados. Não me parece que nos queiram acabar com as SIV mas sim encostar alguns artistas á boxe. O que é um facto, é que o maná que o back ofice tinha acabou. E acabou porquê? Porquê? Porquê? Porquê? Eu digo! Era mama a mais e descarada, e agora as comadres zangaram-se e claro está, começa a saber-se as verdades´, e é cada uma. O grito do Ipiranga (acontecimento ocorrido a 7 de Setembro de 1822 que simboliza a independência do Brasil) que se ouve por parte de colegas (poucos, muito poucos, talvez dois)que estão a ver a cada dia que passa o chão a fugir debaixo dos pés (Horários acrescidos e outras mordomias) é insurdecedor. É uma pena, cada um tem a sepultura que cavou, colhe o que semeou. Custa-me é ver alguns colegas das SIV a embarcar numa guerra de interesses sem "enxergarem" que estam a ser manipulados. Não são a voçês que o INEM quer pôr a mexer.
 
Sou Bombeiro e lamentavelmente do interior, não temos VMER a porta de casa e quando necessitamos de ajuda. Quem lá bem é a SIV. É de lamentar que ainda haja duvidas, quanto a importância das SIV. Como meio diferenciando que são. Só diz mal das SIV quem nunca trabalhou com eles. Fazem toda a diferença. Passo a dar um exemplo: numa saída que tive num acidente de um motociclista que ficou gravemente ferido, foi imobilizado por nos e administrado O2. Iniciamos transporte. Ao nosso encontro veio Uma SIV que não só tirou as dores a vitima como , controlou a hipotermia com soro aquecido, foram simplesmente espectaculares , a vitima sossegou e chegou em boas condições ao hospital. Um bem haja as SIV.
 
Ao anónimo das 2:59
Se não é para ajudar mais vale estares calado.
Este assunto já vem a ser tratado desde abril do ano passado, sem a intervenção ou manipulação dos enfermeiros back office. Foram os enfermeiros das SIV que se tem organizado, não me venham com teorias da conspiração.

Podes ter 2 certezas absolutas, uma é quem está a dar a car não se rege por interesses instalados, a outra certeza absoluta é que não capitularemos!
 
Costumo, por vezes, consultar este blog porque acho que tem temas bastante interessantes.

O que me deixa muitas vezes triste é ver os comentários baixos, sem coteúdo que alguns enfermeiros aqui fazem.

Sendo eu também enfermeiro vou começar por enumerar algumas das coisas que ultimamente me têm deixado perplexo com a falta de informação, rigor cientifico e insensatez que por aqui se encontram em muitos dos comentários:

1º o facto de andarem em dizer que os sindicatos vão assinar o acordo por 1200e, ou que pedem 1510 para obterem 1407e etc, etc, etc.
É MENTIRA, AINDA NEM ESTAVA A REUNIÃO MARCADA E JÁ CIRCULAVAM ESSES COMENTÁRIOS POR AQUI COM A AMEAÇA QUE SERIAM FORMADOS NOVOS SINDICATOS CASO NÃO FOSSE ACORDADO OS 1510e. O GOVERNO JA PROPOS EM SETEMBRO 1407e E OS SINDICATOS NAO ACEITARAM POR ISSO NAO VAI SER AGORA QUE VAO ACEITAR. ABRAM OS OLHOS E INFORMEM-SE ANTES DE SE MANIFESTAREM.

2. a criticarem a e Enf. Ana Rita Cavaco por se candidatar a bastonária porque só tem 34anos.
A COISA MAIS RIDICULA QUE EU JÁ LI POR AQUI, PREFEREM UMA MARIA AUGUSTA? QUE TEM 60 ANOS, QUE NÃO SE MANIFESTA PERANTE TODAS AS ATROCIDADES QUE A NOSSA PROFISSAO ESTA SUJEITA ACTUALMENTE. QUE EM VEZ DE SE MANIFESTAR USANDO UM DISCURSO CIENTIFICO UTILIZA UM DISCURSO ARCAICO E BASEADO NA EXPERIENCIA? É ISSO QUE QUEREM? TENHAM PACIENCIA E POR PENSAMENTOS DESSES QUE NUNCA MAIS SE SAI DA CEPA TORTA. DEUS QUEIRA QUE ELA OU ALGUEM COM A FORÇA DELA GANHE AS ELEIÇOES E ACABE COM A PALHAÇADA QUE CORRE POR ESSAS ESCOLAS DE ENFERMAGEM TODAS, QUE ENCERRE AS PRIVADAS, QUE ALTERE OS CONCURSOS PARA ESPECIALIDADE - VALE MAIS TRABALHAR A 10 ANOS DO QUE TRABALHAR A 5 ANOS E TER MESTRADO E TER UM cv OPTIMO, É ISSO QUE KEREM? QUE BANDO D B.... POR ISSO É QUE APESAR DE SER ENFERMEIRO NAO ME IDENTIFICO NADA COM ESTAS MENTALIDADES

3. Os enfermeiros no INEM
NAO TRABALHO NO INEM NEM TENHO ASPIRAÇOES DE O FAZER MAS O QUE SE ESTA A PASSAR E UMA AUTENTICA PALHAÇADA (MAIS UMA). EM PRIMEIRO LUGAR DAQUILO QUE OUVI FALAR POR COLEGAS QUE EXEREM FUNÇOES NO INEM DIZEM QUE O FILHO DO SECRETARIO DE ESTADO OU DO PRESIDENTE DO INEM E tae DAÍ QUERER ACABAR OS ENF DO INEM E FORMAR tem.
VAMOS LA PENSAR COMO LICENCIADOS QUE SOMOS:
a) E TORNAR ESTA NOTICIA PUBLICA SE SE CONSTATAR A SUA VERACIDADE? NÃO SERA UM CHOQUE PARA O INEM E PARA TUDO O QUE ENVOLVE? MAIS UM ESCANDALO ABRANDA LOGO AS COISAS TUDO COMEÇA A FICAR COM MEDO.

b) SE ESTA FORMAÇAO DOS tem DEMORA UM ANO (POR AQUILO QUE LI) MAL SE INICIEM OS SRS. ENF. DO INEM DEVEM IMEDIATAMENTE SUSPENDER FUNÇOES COM O INEM (SIM, PORQUE OS CONTRATOS DE MES DÃO PARA ESTAS COISAS) QUE NÃO HAVERÁ NINGUEM PARA SUBSTITUIR, OUTRO PONTO A FAVOR.

c) PELO QUE OUVI TAMBEM (NAO SOU DO MEIO E TUDO O QUE SEI E POR INTERMEDIO DE TERCEIROS) SERÃO FORMADOS NAS ESCOLAS DE ENFERMAGEM E ATE TEM ESTAGIOS NOS SERVIÇOES DE URGENCIA E UNIDADES DE CUIDADOS INTENSIVOS. MAS QUE PALHAÇADA, OBVIO QUE NENHUMA ESCOLA DEVE FORMAR NEM NENHUM ENFERMEIRO ORIENTAR. O ORDEM AQUI DESEMPENHA UM PAPEL FUNDAMENTAL.

d) DUPLO VINCO PARA OS ENF DO INEM? ESQUEÇAM ISSO POR 2 MOTIVOS:
1. ESTÃO A OCUPAR UM SEGUNDO POSTO DE TRABALHO (EXISTEM ENF NO DESMEPREGO)
2. ISSO É UMA QUESTAO ESTRATEGICA DE OS DESPACHAREM QUANDO JÁ NAO PRECISAREM DELES

e) EXIJAM CONTRATOS POR TEMPO INDETERMINADO E MAIS ABERTURA DE CONCURSOS OU ENTAO AMEACEM JÁ DESPEDIEMNTO COLECTIVO DE TODOS OS ENF DO INEM E VMERS, VAO VER COMO TUDO COMEÇA A CORRER LINDAMENTE

Lamento um comentario desta dimensão mas é um desabafo que ja estou para ter ha muito tempo. espero ter contrinuido com alguns esclarecimentos e espero mesmo que as coisas mudem.

SEJAM INTELIGENTES E PENSEM A LONGO PRAZO NÃO NO IMEDIATO.
 
O problema não é o facto de ser ou não em acumulação, até porque em minha opinião este serviço tinha mais a ganhar em ser em acumulação do que em exclusividade e passo a explicar porquê. Todos que como eu andam nas SIV a não ser aqueles que nunca trabalharam no hospital, sabem que a experiencia e práticas que adquirimos nos hospitais no dia-a-dia fazem diferença na resposta a dar nas diferentes situações. Todos sabemos as vezes que efectuamos a venoclise e entubamos, administramos medicamentos e observamos os seus resultados, observamos sinais e sintomas de situações muito especificas e pouco comuns no PH e outros mais procedimentos em que somos os mais experientes do SNS e que exigem um continuo e mínimo prática para que se possa garantir a continuidade de cuidados de emergência de qualidade, ou seja além da formação teórica de base que faz parte dos nossos currículos académicos é aquilo que nunca um paramédico, ou outro nome qualquer que lhes queiram dar, vai conseguir. Como se costuma dizer na gíria médica não conseguem números mínimos para conseguir manter qualidade e manter a segurança exigida para o doente e que tanto defendemos dentro dos hospitais. Bom, pode alguém pensar, então vamos pôr o pessoal a fazer estágios nos hospitais! Isso revelar-se-ia um contra-senso e era a demonstração que o sistema precisa é de profissionais que levem para a rua a experiencia e conhecimentos do hospital. Por isso na minha opinião o sistema SIV também enferma de alguma forma de falta de casos ou seja, está incompleto relativamente ao potencial que poderíamos atingir caso os seus profissionais mantivessem a sua experiencia hospitalar muito mais enriquecedora em termos de conhecimento que o pré-hospitalar.
Assim deveríamos estar a exigir ao sr Pizzarro qualidade, que só se consegue com técnicos de saúde com experiencia na rua a trabalhar ao lado de bons bombeiros e bons Tas.
Basta pensar porque é que as VMER´s passaram a hospitalares. Porque a mais valia advém do facto de os seus profissionais (Médicos e Enfermeiros) terem experiencia que só se obtém num sítio, “HOSPITAIS”.(Infelizmente á Srs Drs políticos e decisores que já saíram dum hospital à muitos anos e outros nunca lá passaram e já não conhecem a realidade).
 
Colegas, os concursos externos para admissão de enfermeiros foram todos cancelados nas ARS Norte, Centro e Lisboa.
Parece que alguém está a brincar com os enf contratados, parece que o que foi assumido pela ministra de integrar todos os enf precários na função pública foi esquecido, pior, foi tudo anulado sem se quer se dar uma única explicação para o que aconteceu.
Correm rumores que a 31/07/2010 muitos dos contrtados vão para a rua (desemprego) e que querem fazer dos enfermeiros precários o mesmo que fazem com os POC´s, ou seja, trabalho de 6 meses e depois dar a vez a outro, assim todos vão ter oportunidade de trabalhar visto que o desmprego começa a ser muito.
Maus tempos se avizinham, mas o que é triste é verificar o estado anestesiado com que alguns colegas encaram o futuro e a passividade dos sindicatos relativamente a estas anulações destes concursos.
Talibã das Beiras: Sempre ao mais alto nível.
 
Insurdecedor??, ou não será ensurdecedor?(Para quem sabe tanto da história do Brasil!....)
 
Quem está a frente do INEM???

Um Dr médico TROPA, onde os Enfermeiros são os únicos que ao exercerem enfermagem, são Sargentos!!!
Todos os Licenciados são Oficiais...
Os Enfermeiros até podem ser Oficiais, mas ai não exercem enfermagem...Logo os Drs médicos Oficiais não querem enfermeiros oficiais ao seu lado.

Quem haveria de ser nomeado para o INEM para acabar com os enfermeiros??

Um dr médico Tropa...

Está no momento certo para acabarmos com estas e todas as nossas injustiças...

Temos que estar unidos...se for necessário fazer greve e outras formas de luta para esse desiderato é o que faremos...

Basta de sermos sacaneados!!!
 
Peço imensa desculpa. Mas, realmente não é só ensurdecedor, é GRITANTEMENTE ENSURDECEDOR. Obrigado pela retificação. Assim se escreve em bom Português!!
 
Façam comentários relacionados com o tema... senão mais vale tema livre e cada um fala o que quer...
 
Façam greve.

Dessa forma, todos vão perceber que os enfermeiros são desnecessários, muito dispendiosos e totalmente dispensáveis na emergência pré-hospitalar.

Vão parar o quê?
2% do serviço de emergência médica a nível nacional?
Que eu saiba, são perfeitamente dispensáveis nos CODU's...

Viva a greve. E fora com os enfermeiros.
 
claro k sim, sem as siv´s e as vemer´s a trabalhar vamos ver se vale a pena ou nao fazer greve
nao s deixem intimidar por um bando de "inteligentes" k com um curso de 5 semanas ja acham que sabem mais que tda a gente
 
Parece-me que com os novos cursos TAE ou TEM ou como diabo lhe chamam, quem tem que pôr as barbas de molho são os actuais TOTs. Vai ser engraçado, darem-lhes formação agora e depois eles...Surpresa!!
Estam preocupados com os enf mas na verdade estes até são amigos pois nunca lhes tiraram trabalho.
 
Deixo aqui uma exposição que encontrei na blogosfera acerca da EPH em Portugal, a proposta da carreira dos TAE's, formação geral destes elementos e porque não devem levar levar a cabo esta carreira, etc, etc.

Parece completo, na medida do possível tendo em conta que aborda os campos da Educação inclusive.

Enfermeiros na EPH = Qualidade na prestação dos Cuidados de Saúde na EPH.
 
Faltou apenas o link para a exposição que referi. Peço desculpa pelo lapso.

http://picadasemaldades.blogspot.com/2010/02/acefalia-e-qualidade-na-eph.html
 
SÓ AQUI UMA COISINHA...

NUM DOS COMENTÁRIOS ANTERIORES LI QUE A FORMAÇÃO IRÁ SER DADA NAS ESCOLAS DE ENFERMAGEM, ERRADO!!!

MAS EU VENHO AQUI SO ABRIR UM BOCADINHO O LIVRO PARA VOCÊS, A FORMAÇÃO DOS T.E.M. NÃO VAI SER DADA NAS ESCOLAS DE ENFERMAGEM, ENQUANTO A E.N.E.M. NÃO ESTIVER PRONTA VAI SER NOS PÓLOS DE MEDICINA E SÃO OS MÉDICOS QUE TEM TODO O INTERESSE QUE ASSIM SEJA POIS A ESPECIALIDADE DE MEDICINA DE EMERGÊNCIA VAI SAIR AGARRADA A ESTA NOVA PROFISSÃO QUE AI VEM LOGO COMO SERÃO ELES A FAZER TODA A AUDITORIA DE TODO O PROCESSO FAZ TODO O SENTIDO QUE ASSIM SEJA E MAIS UMA VEZ AFIRMO QUE SÃO ELES QUE TEM TODO O INTERESSE NISSO E NÃO AS RESTANTES ENTIDADES ENVOLVIDAS NESTE PROJECTO.

AGORA JA PODEM VIR CHAMAR-ME NOMES E ENXOVALHAREM-ME PELA "PARVIDADE" E OFENSA AO VOSSO CANUDO MAS DAQUI A UNS MESES CÁ ESTAREI PARA CITAR ESTAS MINHAS PALAVRAS QUE ESCREVO AGORA E PERGUNTAR-VOS SE AFINAL EU ESTAVA A SONHAR ACORDADO OU SE SOU "VIDENTE".

EM RELAÇÃO Á VOSSA POSSÍVEL GREVE DOS MEIOS QUE TRIPULAM, SE PARAREM AS SIV O INEM METE LA SBV E COM O NUMERO DE NOVOS TAE QUE AI VEM ATÉ HA GENTE DE SOBRA E AINDA VAMOS TODOS GANHAR UNS EXTRAS NESSES DIAS DE GREVE E DEPOIS VEM O POVO QUE O QUE QUER É UMA AMBULÂNCIA PARA IR PARA O HOSPITAL A BORLA, E AINDA ASSIM SE PARAREM SÃO APENAS 2% DE TODA A EMERGÊNCIA LOGO NEM SE VAI NOTAR, EM RELAÇÃO AS VMER BEM ESTA NEM HA DUVIDAS É LA COLOCADO UM TAE E A VIDA CONTINUA SEM QUALQUER TIPO DE PROBLEMA.
ISTO JA ACONTECEU DURANTE O ANO DE 2009 LA PARA OS LADOS DO NORTE DO PAÍS QUANDO NUM HOSPITAL OS ENFERMEIROS QUISERAM FAZER VMER POR CAUSA DOS ORDENADOS E SEM MUITA DEMORA ESTAVA LA UM TAE ENVIADO PELO INEM PARA OPERACIONALIZAR O MEIO.

E SO PARA INFORMAR OS QUE DETESTAM OS TAE PORQUE SEGUNDO VOCÊS SÃO OS CULPADOS DO VOSSO DESCALABRO NA EPH, PARA VOCÊS DEIXO AQUI UMA PERGUNTA.

ALGUÉM SABE QUAL É A FORMAÇÃO DE BASE DO TAL VOGAL DO INEM, AQUELE QUE MUITOS DIZEM QUE É ELE QUE MEXE TODOS OS CORDELINHOS, E QUE AQUI AINDA FOI DITO JA HA ALGUNS TEMPOS QUE SERIA A ESPERANÇA PARA A ENFERMAGEM NA EPH POIS QUEM O DISSE SABERIA A RESPOSTA A ESTA MESMA QUESTÃO?

RESPOSTA PARA 100.000€:

ENFERMAGEM !!!

E O TAL ENFERMEIRO CHEFE DE COIMBRA QUE ESTAVA TÃO PREOCUPADO COM OS CONTRATOS DOS COLEGAS E TAL, ASSIM QUE DEPOIS DA PALHAÇADA NAS TV'S LHE DISSERAM QUE LHE PROLONGAVAM O CONTRATO NO INEM POR MAIS 1 ANO BLOQUEANDO MAIS UMA VAGA NO HOSPITAL, VAGA ESSA QUE PODERIA SER USADA POR UM COLEGA VOSSO, PIROU-SE LOGO PARA ANGOLA DAR FORMAÇÃO COM O DR. NELSON PEREIRA A GANHAR MAIS UNS 3000€ POR SEMANA DURANTE UM MÊS PARA DEPOIS VOLTAR PARA O CARGO DELE A MAMAR QUASE 7000€ MENSAIS A FAZER BACK OFFICE, VMER, CODU, HELI, SIV E FORMAÇÃO E A BLOQUEAR A ENTRADA DE MAIS ENFERMEIROS PARA O INEM, QUE POR ESTES MOTIVOS TODOS E MAIS ALGUNS Ñ INTERESSA QUE ENTREM...

SEM CONTAR COM AS SIV QUE NÃO TEM O NUMERO DE ENFERMEIROS QUE DEVIAM TER POR ALGUNS DOS ENFERMEIROS RESPONSÁVEIS ACHAREM QUE Ñ É PRECISO POIS ASSIM TEM MAIS TURNOS EXTRA PARA FAZEREM...

SOU TAE QUE ACABOU Á POUCO TEMPO A LICENCIATURA EM ENFERMAGEM E DECIDI NEM PROCURAR VAGA PARA EXERCER POIS POR ESTE MOTIVO AINDA ME ENJOA MAIS DE ONDE ESTOU VER A MERDA QUE ME RODEIA DENTRO E FORA DA ENFERMAGEM, DECIDI FICAR COMO TAE POIS ACREDITO QUE ESTA CARREIRA DE T.E.M. É SEM DUVIDA MUITO MAIS PROMISSORA E GRATIFICANTE QUE A ENFERMAGEM.

NÃO SOU SINDICALIZADO NO STAE NEM EM NENHUM OUTRO SINDICATO.

O DESCALABRO DA ENFERMAGEM COMEÇOU NOS PRÓPRIOS COLEGAS E NÃO NAS OUTRAS CLASSES OLHEM Á VOSSA VOLTA E PENSEM (SEM CORPORATIVISMOS) UM BOCADO NISTO TUDO QUE AQUI ESCREVI...

E MAIS NÃO DIGO
 
mais um delírio de TAE com demasiadas aspirações, e sem ver que estão a atropelar toda uma classe profissional.

é importante que os enfºs do INEM continuem a fazer valer a sua causa, e que todos nos empenhemos a defender o nosso poleiro. é ataques de toda a gente, que vêm a enfermagem fragilizada.
só que não contavam é que afinal, os enfermeiros atingiram o limite, e erguem-se finalmente para defender os seus justos interesses.

acredito que por trás desta palhaçada toda, além das jogadas interesseiras que já vimos (a outra do teatro, e a de engenharia ambiental), existem motivos para esta contínua agressão dos enfºs e das SIV. falam-se de alguns, como o do dr. pizarro andar com o cheiro de se criar mais um curso (numa privada onde terá sociedade), à semelhança dos de enfermagem infelizmente, de emergência médica, um suposto curso de paramédico que copia literalmente o de Enfermagem. Estes senhores, se querem poder entubar, mexer em medicação, criar acessos venosos e etc, que fossem tirar o curso de enfermagem! ainda mais que agora, é tão fácil entrar...
Parece que existem também relações de parentesco e outros interesses, entre os iludidos de alguns TAE´s ( que querem ser "paramédicos" e roubar emprego e competências aos Enfermeiros) e alguns secretários da saúde e dirigentes do inem, não sei.. não sou jornalista de investigação, não posso ter certezas..
mas que isto dava um filme, ai não que não dava! uma trilogia até!
enfim...
 
Caros colegas venho aqui fazer um apelo a todos os que receberam as senhas para o Painel Delphi da OE, na Especialidade de Cuidar a Pessoa em Situação Critica, parece que persistem dúvidas quanto à motivação dos Enfermeiros participarem na Gestão de Catástrofe, no Planeamento de Emergência, na Articulação Institucional e em tudo o que tenha a ver com assumir responsabilidades, se não validarmos estas competências o nosso lugar vai ser ocupado por Bombeiros, TAS e afins, um dos motivos da instabilidade dos Enfermeiros nestas questões do EPH e da Catástrofe é a quase ausência de Enfermeiros nos processos de Planeamento, de tomada de decisão, de Gestão de Emergência, será que os Enfermeiros não têm competência para estar ao nivel por exemplo dos Oficiais Militares ou das Policias, Bombeiros, etc. Será que não temos capacidade de coordenar e articular as várias entidades, porque será que os Médicos assumem todas as responsabilidades, porque será que se reconhecem como competentes para liderar e para interferir no Planeamento dos Planos Nacionais, Distritais e Municipais de Emergência, temos dúvidas ou um estigma em passar para outro nivel???
Neste momento existem Enfermeiros no INEM, nos vários Serviços de Protecção Civil, nas FA, nos Bombeiros, na CVP, etc... com vontade de impôr o papel dos Enfermeiros, em mostrar que somos capazes de planear, decidir e coordenar e não só de executar, vamos-lhes dar o espaço de manobra e o apoio que tanto necessitam, sozinhos a lutar contra a maré. Vão ao site da OE e no Link para as Especialidades, vão à do Doente Critico e respondam ao questionário relacionado com os items que referi. Enquanto não tivermos representantes nestas áreas, vão ser sempre outros a planear e a decidir por nós.
FICA AQUI O MEU APELO, quem ainda não participou no Painel, independentemente daquela que seja a sua área de apetência, vá à Pessoa em Situação Critica e exprima a necessidade e a importância de validarmos competências nestas áreas da Catástrofe e Gestão de Emergência, não só a componente técnica de prestação de cuidados, mas sermos um pouco mais ambiciosos.
Cumprimentos,
C2
 
Esta guerra não é só de quem faz SIV´s.... Nem dos enfs de back office... Nem de VMER.... Isto é uma guerra de ENFERMEIROS... Mais uma vez um bando de inteligentes quer usurpar as nossas funções... e o mais engraçado é que esse bando de inteligentes são enfermeiros... que deviam ter vergonha em dizer que o são.

Lembram-se de aqui atrasado quererem reduzir o numero de enfermeiro e aumentar o num de AAM...Isto é a mesma coisa... É reduzir aos enfermeiros e mandar para cá um bando de paramédicos (teoricamente) mais baratos, mas e na pratica???

JUIZO!!!!....

Aqueles que realmente se assumem como enfermeiros não se vão deixar "PAPAR" por paramedicos ou EMT´s, ou Tems ou tae... chamem-lhe o que quizerem...
 
Na rua muitos TAE's dão glicoses hipertónicas bebíveis em doentes em coma (coisa inteligente que se aprende, digo eu, em 5 semanas) e a moda contínua... apesar de ... doentes aspirarem... e que muitos associam a "vacuum cleaner", o aspirador lá para casa...
no fundo quero e exijo para mim e para os meus familiares pessoas qualificadas! O curso de TAE não pode ser equiparado a um curso de inglês básico da wall street institute. Formação urgente já e para todos os que compõem o pré-hospitalar! Para que o INEM não seja amador; para que se façam as coisas bem e com nexo! E como alguém disse à pouco: só quem tem experiência hospitalar (em unidades e urgência) está realmente capacitado para trabalhar em pré-hospitalar. A alguns TAE (não todos felizmente)... deixem o blog e deixem de ser "zézés"... do you know what I mean? 5 semanas é o tempo de curso p ara caixa de supermercado (sem desvalorizar todos estes profissionais que, cada um no seu lugar, fazem falta para que tudo corra sobre rodas). Cumprimentos de um enfermeiro de um Hospital com VMER (quem me paga é o hospital, felizmente, senão bem podia esperar 6 meses.. pelo menos). O INEM é amador, dirigido por visionários que passam horas a ver séries americanas de má qualidade.. INEM dos tachos, panelas, companhias teatrias e engenharia florestais... sem comentários

INEM » ABRIR OS OLHOS ANTES QUE SEJA TARDE PARA TODAS AS VÍTIMAS QUE ESTÃO EM REAL RISCO DE VIDA NA RUA

ENFERMEIRO COM MUITO GOSTO!
 
Sinceramente, passama vuda a dizer mal do INEM, mas querem todos la entrar......lol
O que ocolega TAE disse é verdade, dá se o taxo aos enf do inem novamente e eles lá se calam.
Sem duvida cavamos o nosso buraco, a OE foi muito branda ao permitir cursos ao "desbarato" e nao ser exigente ( sei de um PIAGET que a nota de acesso foi 9.48...)e é triste que ainda ninguem se tenha apercebido que os colegas que estao no INEM têm muito mais que dois cargos, o que aumenta o n dos enf nos desemprego.....
Deixem de ser "carneiros seguidores de fundamentlistas" e usem a vossa cabeça, os srs que tem feito o "grito" andam a governar-se a nossa custa
 
as vezes fico burro com as barbaridades que sao espostas nos comentarios deste blog, acho que vou mesmo deixar de ler, ora vejamos:

uma TAE que diz ser enfermeiro a dizer que e contra os Enfermeiros e que prefere ser TAE. bem acredito que sim (tambem eu estou a tirar outro curso que espero vir a exercer) mas dai e achar que enfermaem nao vale nada porque tirou o curso? so deu conta no ultimo ano? andou a dormir 4 anos..

outro ponto relevante e o facto da criaçao das carreiras do pre hospitalar em que dizia que ia sair um especialidade médica que iria surgir em conjunto com a nova profissao. eu nao sei onde foi buscar esta informaçao mas a ordem dos medicos e contra a carreira dos TEM e vai fazer uma especialidade a contar com essa profissao?

outra coisa, se essa profissao tivesse que ir para a frente ja tinha ido ha muitos anos, mas acham que alguma vez vai pa frente tendo em conta que vai haver usurpaçao de funçoes de outra profissao? cujo conteudo da nova carreira e a copia integral do REPE?

eu nao sou contra a existencia de uma carreira para os TAEs, nao sou mesmo, sou a favor que exista na medida em que haja uma maior motivaçao para quem la trabalha, mas o facto de existir uma carreira nao tem que existir nem colidir com carreiras ja existentes. fassam uma carreira com base nas suas competencias e anos de serviço e nunca com outra profissao porque assim nao vao longe.

volto a frisar, sou enfermeiro e estou a tirar outro curso que espero exercer que nada tem a ver com a saude mas fico triste por ver colegas que encaram assim a profissao.

vejamos, sao enfermeiros a trabalhar como TAEs, e sentem se limitados por nao poderem colocar em pratica tudo aquilo que sabem, muito bem, concordo plenamente, mas entao sejam inteligentes e façam as coisas de outra forma: lutem por uma especialidade de enfermagem no pre.hospitalar (ate ja existe caso nao saibam "abordagem ao doente critico"

porque o facto de serem enfermeiros e se sentirem limitados e uma coisa, daí lutarem para poder exercer mas sempre como enfermeiros. AGORA acharem que quem vem dos bombeiros, ou de outra profissao qualquer que nem sequer arranjou trabalho e chega ali e ja percebe de tudo ESQUEÇAM porque quem fica a perder sao os utentes e o colega sabe disso muito bem, não se ponha com filmes e lute por aquilo que gosta mas saiba como lutar.

ja nao me lembro de muitas coisas que ia escrever, mas lembre-se que se lutar por algo n meio da enfermagem vai conseguir muito mais que o que tem ou alguma vez conseguira.

sao colocados em cima da mesa porque sao foamaçao a martelo e barato. mas com tantos enfermeiros no desemprego nao me pareça que vao conseguir
 
conheço um enfermeiro licenciado tropa e que é oficial
 
no piaget, nota de acesso 9,8??? =O
 
""Insensibilidade Social (em esquerda.net) ""

"07-Feb-2010
Os enfermeiros querem apenas ganhar o mesmo que os restantes licenciados da função pública!
Artigo de Bruno Maia

Na semana passada muitos milhares de enfermeiros saíram à rua e quase todos fizeram greve durante 3 dias. A reivindicação era simples: na sequência da recente negociação da carreira de enfermagem, o ministério apresentou uma proposta na qual pretende pagar menos aos enfermeiros do que a tabela normal da administração publica prevê para os licenciados. No fundo os enfermeiros querem apenas ganhar o mesmo que os restantes licenciados da função pública!

A carreira de enfermagem diversificou-se muito nas últimas décadas. Na busca de mais e melhores cuidados, criou-se um saber cada vez mais especializado e profissionalizante, que pudesse sustentar práticas de cuidados de saúde com melhor qualidade. Investigou-se muito nesta área e delimitaram-se funções, práticas, actos que foram incorporados pelas equipas de enfermagem, pelas escolas de enfermagem, pelos novos enfermeiros. E esse espaço, esse saber, ao contrário do que muitos possam pensar, não é um saber subordinado ao poder médico, não é um conhecimento menor do conhecimento que a medicina oferece: é um conhecimento diferente. Foi por isso que se criou uma licenciatura de enfermagem: porque os conhecimentos e as práticas modernas justificavam que houvesse uma licenciatura, que os enfermeiros fossem profissionais licenciados, tal como os professores, os psicólogos, os advogados, os médicos, os engenheiros, etc.

Numa enfermaria são os enfermeiros que assumem as principais funções sociais, de relação com a família do doente, são estes que detectam os sinais mais precoces de agravamento do estado de saúde, que vigiam a cada minuto a sua evolução, que coordenam e transmitem a informação entre as equipas de nutricionistas, assistentes sociais, família, médicos, etc. Para além de tudo isto são os que estão sempre nos serviços - de manhã, à tarde e à noite, que fazem turnos salteados, muitas vezes desconexos e sem qualquer racionalidade para as suas vidas pessoais. São também aqueles que realizam os trabalhos mais pesados de mobilização dos doentes, dar banho, entre outros. São aqueles que estão mais em risco de serem contagiados por qualquer infecção passada pelos doentes.

O Governo, a Ministra e Sócrates sabem de tudo isto e portanto sabem que os enfermeiros são profissionais qualificados que devem receber justamente pelo serviço que prestam - mas também sabem que a maioria das pessoas ignora esta realidade e aproveitam-se deste desconhecimento para cometer uma canalhice e castigar os enfermeiros. Em Portugal, nos hospitais, continuamos com falta de médicos e enfermeiros - apesar de já existirem muitos licenciados em enfermagem, as administrações hospitalares mantêm uma política de não-contratação, muitas vezes à custa de redução de efectivos nos serviços. Os profissionais de saúde são, por isso e em regra, gente que estudou, se diferenciou e especializou numa área do saber que é vital para o funcionamento de qualquer tecido social e são também gente muitas vezes cansada, exausta, desanimada. Pagar menos a esta gente é no fundo não ter qualquer sensibilidade para o SNS e para o papel fundamental que os profissionais têm nele. "
 
Bem depois de ler estes comentários e outros tantos em outros blogs, chego a uma conclusão. Fala-se muito de EPH, fala-se que devem ser TEM, TAE, TAS, ENFS, seja o que for!!!! Ainda não vi ninguém fazer a pergunta mais importante, logo ninguém a dar a resposta: O que é emergência pré-hospital? Que tipo de emergência temos e queremos? Scoop and Run, Stay and Play???? Parece ridiculo não é, desfocamos toda uma temática para andarmos à cabeçada. Dois pensamentos que vos deixo, não percam o sentido da missão, estamos cá para os outros. Para que não haja dúvidas, sou enfermeiro, antes fui tripulante, e já tenho anos suficientes de andar na rua para perceber que comentários como os que tenho visto por aqui escritos só levam a um sitio, a lado nenhum!!!! Acordem para a vida.
Tenho dito!!!!!!!!!!!!!
 
"Scoop and Run, Stay and Play" depende da AVALIAÇÃO DAS VITIMAS....
 
"Scoop and Run, Stay and Play" depende da AVALIAÇÃO DAS VITIMAS....
 
"Scoop and Run, Stay and Play" depende da AVALIAÇÃO DAS VITIMAS....
 
Ao anónimo das 7:57:
Meu caro, depende um pouco mais do que isso. Deverá ser a filosofia de todo um sistema. É a partir dessa definição que se clarificam os profissionais que trabalham na EPH, é a partir daí que se toma a decisão do que fazer na rua. Espero ter sido esclarecedor!!!!!!!!!!!!!!!
 
Anónimo da 10:53AM

Resumindo o que tu disseste... depende da avaliação das vitimas...
E não são metodos diferentes, podes ter uma vitima em que podes ficar e fazer mais alguma coisa no PH ou tens que te pôr no hospital o mais rápido possivel...
 
Meus Srs:
Gosto muito de discutir em democracia, mas também de dar a minha opinião... em democracia.
O doente (ou se preferirem...a vítima) assume essa condição apartir do momento em que ocorre determinada circunstância e que necessita de cuidados de saúde.
Estes cuidados devem ser instituídos de forma rápida, científica e correcta.
Qual o nível de cuidados? O melhor, de modo que a situação seja rapidamente restabelecida, evitando sequelas e se quiserem diminuindo os custo de tratamentos posteriores morosos, ou de sequelas permanentes.
Na entrada do serviço de urgência não existe uma fronteira ou alfandega que o doente tenha que transpor para lhe permitir o acesso aos cuidados de saúde na sua plenitude. Por tanto o mesmo doente não pode ser classificado de primeira ou de segunda.
Deixemo-nos de pretensiosismos. Para que se verifique uma prestação de cuidados é necessário formação: formação base, Graduada, Pós-graduada e Especializada na área.
Não é um licenciado em “letras” que terá formação para prestar cuidados complexos a um doente emergente, muito menos um curso mal estruturado elaborado às pressas. Prestar cuidados por imitação… Não é uma boa prática… Praticar em vidas humanas em situação real… também não…
Podem utilizar outros argumentos, mas digam-nos com todas as letras, não utilizem falsas questões para retirar os enfermeiros do pré-hospitalar. Pois se há classe que indiscutivelmente não deve sair do pré-hospitalar esses são os enfermeiros. Já o provaram nestes anos de boas práticas, nas VMER, SIV, CODU, HELI , formação e back Office.
Não se esqueçam que sempre conseguimos provar tudo isto na prática, pois nada nos caiu do céu (como p Ex. uma carreira nova aos trambulhões). Lembram-se a discussão do inicio das SIVs? Onde estão os problemas inicialmente colocados?
Reconheçam e acima de tudo discutam de forma correcta e sempre com um principio fundamental “O melhor para o doente!”
Se assim for, certamente que a resposta será fácil. ENFERMEROS SIM, SEM QUALQUER DÚVIDA.
Nas SIV, CODU, VMER, Heli, Back Office, Formação, são estas as várias componentes que estão em risco e não apenas as SIV.
Agora serão uns, depois outros e finalmente os restantes, há uma perspectiva clara de retirar os enfermeiros do pré-hospitalar e essa não é apenas na direcção do INEM…vem um pouco mais de cima. Vamos lutar, TODOS EM CONJUNTO.
 
Eu sou bem menino para continuar a ser Enfermeiro que sou há 10 anos e voltar para o Hospital mas.... mas fazer essa formação que alguns sobredotados querem exigir e competir contigo TAE, que tiras-te Enfermagem ( e vocês saõ mais que as mães) que tu nunca exerceste quanto mais num Serviço diferenciado...
Estás claramente em vantagem:)Vou ter que estudar bastante para poder sonhar com o Pré-Hospitalar:)
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!