sábado, fevereiro 20, 2010
A "prata da casa" não é melhor? (ou ninguém "vê" isso?)
(Na foto: à esquerda, Enf. Manuel Oliveira, Presidente da Secção Regional do Centro da OE; à direita, Enf. Maria Augusta de Sousa, Bastonária da OE)
Relativamente a esta abertura, consta que a "UCC de Estremoz é composta por cinco enfermeiros, um médico, um nutricionista, um higienista oral, um psicólogo, um técnico de serviço social, um fisioterapeuta, um administrativo e um assistente operacional", o que vai ao encontro do que é referido no Decreto-Lei que as regulamenta: "a equipa de UCC é composta por Enfermeiros, assistentes sociais, médicos, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas da fala e outros profissionais consoante as necessidades e disponibilidade de recursos".
A questão da constituição é orientada pelo respectivo quadro legal, mas fica a dúvida e a mágoa: onde se lê "psicólogos" não deveria ler-se "Enfermeiros especialistas em Saúde Mental", ou onde se lê "fisioterapeutas" não deveria ler-se "Enfermeiros Especialistas em Reabilitação"?
Para que queremos a "prata da casa"?
No âmbito da missão das UCC's, os Enfermeiros especialistas não prestariam mais e melhores cuidados?
Para que queremos Enfermeiros especialistas?
Reivindicamos melhores rácios (para o desemprego), e quando há a oportunidade de, efectivamente, incrementar a disponibilização dos cuidados de Enfermagem... recrutamos fisioterapeutas e psicólogos?
Fizemos ouvir a nossa voz quando os Enfermeiros de Reabilitação foram afastados das equipas de "Reabilitação Respiratória na Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica", e não fazemos agora? (Se calhar... já é tarde!)
Se nós não acreditamos nos especialistas da Enfermagem, quem vai acreditar?
__________________________________________________________________________
P.s. - Este tipo de problemas/situações passa à frente da nossa Bastonária e amigos, como um gato à frente de uma matilha. Todos olham, poucos não reparam, a maioria não gosta, mas ninguém faz nada!
A questão da constituição é orientada pelo respectivo quadro legal, mas fica a dúvida e a mágoa: onde se lê "psicólogos" não deveria ler-se "Enfermeiros especialistas em Saúde Mental", ou onde se lê "fisioterapeutas" não deveria ler-se "Enfermeiros Especialistas em Reabilitação"?
Para que queremos a "prata da casa"?
No âmbito da missão das UCC's, os Enfermeiros especialistas não prestariam mais e melhores cuidados?
Para que queremos Enfermeiros especialistas?
Reivindicamos melhores rácios (para o desemprego), e quando há a oportunidade de, efectivamente, incrementar a disponibilização dos cuidados de Enfermagem... recrutamos fisioterapeutas e psicólogos?
Fizemos ouvir a nossa voz quando os Enfermeiros de Reabilitação foram afastados das equipas de "Reabilitação Respiratória na Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica", e não fazemos agora? (Se calhar... já é tarde!)
Se nós não acreditamos nos especialistas da Enfermagem, quem vai acreditar?
__________________________________________________________________________
P.s. - Este tipo de problemas/situações passa à frente da nossa Bastonária e amigos, como um gato à frente de uma matilha. Todos olham, poucos não reparam, a maioria não gosta, mas ninguém faz nada!
Comments:
<< Home
Mas alguém acha que a Bastonária acha alguma coisa?...
Ela anda a preparar o terreno para a amiga Lucilia Nunes, que tem muito paleio mas é igual...
Caros colega,
Na hora de votar pensem bem, e não vão em cantigas de alguns dirigentes sindicais, que não se deviam, mas metem-se na campanha, embora de uma forma disfarçada...
Ela anda a preparar o terreno para a amiga Lucilia Nunes, que tem muito paleio mas é igual...
Caros colega,
Na hora de votar pensem bem, e não vão em cantigas de alguns dirigentes sindicais, que não se deviam, mas metem-se na campanha, embora de uma forma disfarçada...
Pela 1ª vez, não concordo com o DE.... eu ytambém vou integrar uma UCC, que qabrirá brevemente, espero eu (tudo indica que sim) e de facto temos o apoio de uma psicóloga, e um fisioterapeuta integra a equipe 35h por semana´. isso NÃO IMPLICOU NADA com a enfermagem pois parece-me que uma psicóloga desenvolve um trabalho diferente da de um especalistra em saúde mental, da mesma forma que, embora com limites muito mais ténues, o fisioterapeuta encontrou o seu lugar sem dificuldade NENHUMA, no meio das 2 enfermeiras de reabilitação que integram a nossa equipe.... além disso, a lei não especi´fica que os enfermeiros sejam de "cuidados gerais"; a nossa equipe é composta ESSENCIALMENTE POR ESPECIALISTAS: Saúde Materna e Obstétrica, Saúde Infantil, Saúde na comunidade, Reabilitação. só não conseguimos nenhuma de Saúde mental que quisesse entrar neste projecto.
Em suma, parece-me que a lei não deve provocar nenhuma celeuma.
A mim pessoalmente, o único SENÂO, e já com uma petição online, é o facto de na área da Saúde Materna, os especialistas perdem a vigilância da gravidez, pro ser do âmbito das UCSPs e USFs... acho lamentável.....
Em suma, parece-me que a lei não deve provocar nenhuma celeuma.
A mim pessoalmente, o único SENÂO, e já com uma petição online, é o facto de na área da Saúde Materna, os especialistas perdem a vigilância da gravidez, pro ser do âmbito das UCSPs e USFs... acho lamentável.....
Pois é caro DE...
Para si todos os que fizeram história e continuam a fazê-la são "cegos"
Para si só o Germano Couto e o Azevedo é que são bons!!!
Seja mais imparcial e justo!!!!
Para si todos os que fizeram história e continuam a fazê-la são "cegos"
Para si só o Germano Couto e o Azevedo é que são bons!!!
Seja mais imparcial e justo!!!!
Então mas os Psicólogos e fisioterapeutas também não são licenciados e não tem competências fundamentais como os enfermeiros ... ou agora só os enfermeiros é que prestam ?!! Você continua numa cruzada não a favor da enfermagem mas contra tudo o resto ...
Estrutura orgânica e coordenação da UCC
1 — A estrutura orgânica da UCC é definida no regulamento interno,
aprovado pelo director executivo do ACES, de acordo com o artigo 14.º
do Decreto -Lei n.º 28/2008, de 22 de Fevereiro.
2 — O coordenador da UCC é designado de entre ENFERMEIROS com,
pelo menos, o título de enfermeiro especialista, com experiência efectiva
na respectiva área profissional, de acordo com os procedimentos e
critérios que constam do artigo 15.º do Decreto -Lei n.º 28/2008, de 22
de Fevereiro, nomeadamente os do n.º 1, alínea b), e do n.º 2.
3 — Nas situações de constituição de UCC por candidatura, a designação
do coordenador resulta de proposta apresentada pela equipa
multiprofissional.
4 — Não é permitida a acumulação das funções de coordenador
da UCC e de director executivo ou de vogal do conselho clínico do
ACES
1 — A estrutura orgânica da UCC é definida no regulamento interno,
aprovado pelo director executivo do ACES, de acordo com o artigo 14.º
do Decreto -Lei n.º 28/2008, de 22 de Fevereiro.
2 — O coordenador da UCC é designado de entre ENFERMEIROS com,
pelo menos, o título de enfermeiro especialista, com experiência efectiva
na respectiva área profissional, de acordo com os procedimentos e
critérios que constam do artigo 15.º do Decreto -Lei n.º 28/2008, de 22
de Fevereiro, nomeadamente os do n.º 1, alínea b), e do n.º 2.
3 — Nas situações de constituição de UCC por candidatura, a designação
do coordenador resulta de proposta apresentada pela equipa
multiprofissional.
4 — Não é permitida a acumulação das funções de coordenador
da UCC e de director executivo ou de vogal do conselho clínico do
ACES
Qual especialistas qual quê. Deve pensar que um enfermeiro com umas luzes de reabilitação é um fisioterapeuta não? E um enfermeiro de saúde mental? Mas estamos a brincar? Quer comparar essa mini licenciatura com um mestrado integrado em psicologia?
Caro Doutor Enfermeiro,
Penso que neste âmbito há espaço para todos os profissionais de saúde actuarem, e a minha opinião vai de encontro ao do cyber.enf, na medida em que, a equipe de enfermagem deve ser composta por enfermeiros especialistas e generalistas.
Não creio que os cuidados de um fisioterapeuta sejam discartaveis, porém, o enfermeiro especialista de reabilitação teria de assumir um papel fulcral na supervisão dos desses cuidados e na orientação da tomada de decisão destes profissionais (mudança do regime terapêutico, p.e.)
Relativamente aos psicólogos, a minha posição já é mais "radical", por achar que a acção de um enfermeiro de saúde mental não substitui a acção de um psicólogo, daí a considerar a inclusão destes profissionais - psicólogos - fundamental.
Penso que neste âmbito há espaço para todos os profissionais de saúde actuarem, e a minha opinião vai de encontro ao do cyber.enf, na medida em que, a equipe de enfermagem deve ser composta por enfermeiros especialistas e generalistas.
Não creio que os cuidados de um fisioterapeuta sejam discartaveis, porém, o enfermeiro especialista de reabilitação teria de assumir um papel fulcral na supervisão dos desses cuidados e na orientação da tomada de decisão destes profissionais (mudança do regime terapêutico, p.e.)
Relativamente aos psicólogos, a minha posição já é mais "radical", por achar que a acção de um enfermeiro de saúde mental não substitui a acção de um psicólogo, daí a considerar a inclusão destes profissionais - psicólogos - fundamental.
caros colegas,digo enfermeiros, não serve de nada criar lutas entre os profissionais que integram as equipas multidisciplinar de saúde, todos temos o nosso peso e relevância na àrea de saúde. è vergonhoso as trocas de insultos que todos os profissionais que trabalham na área de saúde aqui trocam!
Ó meus amigos, eu também dou a razão ao drenfermeiro. Isto além de tudo, é notoriamente uma questão de mercado e visibilidade profissional.
"Com papas e bolos, se enganam os tolos..."
Aparentemente anda tudo com o discernimento ébrio.
Não se vislumbram atitudes de liderança firmes, as estruturas ameaçam ruir de caducidade ou inoperância. Perdeu-se o sentido de unidade, falando um pouco por todas as organizações cada um a seu grado, sem sentido de oportunidade nem estratégia global, mais parecendo pequenos estilhaços à busca de protagonismos.
"Concentração de Enfermeiros
Dia 24/02/2010 às 11h em frente ao Governo Civil do Porto. SEP Porto"
Qual será a vantagem dum mero respingar a apenas dois dias da prevista Reunião?? Após ter passado praticamente um mês sem nada...
Enfim, espero estar redondamente enganado... mas parece-me que alguém deve estar em regozijo, já que até agora sempre conseguiu manter Enfermeiros e suas estruturas ébrias (pelos vistos nem com tamanha onda de revolta saíram da letargia...), e, paulatinamente vai levando água ao seu moinho (lei-a-se ao do Governo...)...
Tenho dito,
A.J.
Aparentemente anda tudo com o discernimento ébrio.
Não se vislumbram atitudes de liderança firmes, as estruturas ameaçam ruir de caducidade ou inoperância. Perdeu-se o sentido de unidade, falando um pouco por todas as organizações cada um a seu grado, sem sentido de oportunidade nem estratégia global, mais parecendo pequenos estilhaços à busca de protagonismos.
"Concentração de Enfermeiros
Dia 24/02/2010 às 11h em frente ao Governo Civil do Porto. SEP Porto"
Qual será a vantagem dum mero respingar a apenas dois dias da prevista Reunião?? Após ter passado praticamente um mês sem nada...
Enfim, espero estar redondamente enganado... mas parece-me que alguém deve estar em regozijo, já que até agora sempre conseguiu manter Enfermeiros e suas estruturas ébrias (pelos vistos nem com tamanha onda de revolta saíram da letargia...), e, paulatinamente vai levando água ao seu moinho (lei-a-se ao do Governo...)...
Tenho dito,
A.J.
Quem constitui a equipa das UCC pode convidar quem quiser.
Não podemos colocar Enfermeiros a fazer tudo! Existe espaço de intervenção para todos os técnicos.
Não podemos colocar Enfermeiros a fazer tudo! Existe espaço de intervenção para todos os técnicos.
"Quer comparar essa mini licenciatura com um mestrado integrado em psicologia?"
Quem escreveu isto é ANÓNIMO porque é idiota, ou melhor dito: imbecil?
Quem escreveu isto é ANÓNIMO porque é idiota, ou melhor dito: imbecil?
Considero que os campos de acção são bem distintos, pelo que a presença de um fisioterapeuta e psicologo faz sentido sim... não são só os enfermeiros que devem integrar uma equipa... esta deve ser multidisciplinar ;)... e eu enquanto enfermeiro partilho dessa opinião.
Tiago S.
Tiago S.
E TUDO O VENTO LEVOU...
Novamente as conversas desviam-se do mote:
CARREIRA DE ENFERMAGEM
REMUNERAÇÕES
ESPECIALIDADES
Até parece que é combinado com alguém. Será?
ENFERMAGEM! SERÁ OU NÃO SERÁ. EIS A QUESTÃO!
Caros colegas, mudem de profissão. Deixem os hospitais!
Novamente as conversas desviam-se do mote:
CARREIRA DE ENFERMAGEM
REMUNERAÇÕES
ESPECIALIDADES
Até parece que é combinado com alguém. Será?
ENFERMAGEM! SERÁ OU NÃO SERÁ. EIS A QUESTÃO!
Caros colegas, mudem de profissão. Deixem os hospitais!
"discartável??!!, com "i"??. Aprenda: descartável, com "e"."
Grato pela chamada de atenção.
Já agora, segundo as regras da língua portuguesa, as frases iniciam-se com maiúsculas (já para não falar da pontuação mal colocada).
Só um conselho, quando corrigir alguém em determinada matéria, tenha em atenção em como não comete gafes, fica-lhe muito mal.
Ps. Já agora, o seu comentário é completamente descartável, já que estamos a falar de Enfermagem e não de ortografia.
Grato pela chamada de atenção.
Já agora, segundo as regras da língua portuguesa, as frases iniciam-se com maiúsculas (já para não falar da pontuação mal colocada).
Só um conselho, quando corrigir alguém em determinada matéria, tenha em atenção em como não comete gafes, fica-lhe muito mal.
Ps. Já agora, o seu comentário é completamente descartável, já que estamos a falar de Enfermagem e não de ortografia.
O curso base de enfermagem tem psicologias e filosofias a dar com um pau... É das coisas que está mal no nosso curso... Eu a certo ponto cheguei a sentir mais psicólogo do que enfermeiro... LOL! Mas realmente psicologia é 0! Só será necessário psiquiatras... Psicólogos não servem para nada a não ser dizer balelas...
Os enfermeiros especialistas em saúde mental podem participar, e isso não inviabiliza a participação de um psicólogo. Ambos têm espaço, pois as intervenções são diferentes...
Como em tudo, a UCC só funcionará bem se houver trabalho em equipa, articulado...
Como em tudo, a UCC só funcionará bem se houver trabalho em equipa, articulado...
Caro DE,
O problema principal das UCC não é aquele que refere, mas sim a autonomia que lhe é conferida pelo despacho que as regulamenta, mas que não passa de uma "autonomia encapotada". Os coordenadores de algumas, nalguns ACES, não os "deixam" ser responsáveis por programas para os quais elaboraram um plano de acção, e se comprometeram/contratualizaram no cumprimento dos objectivos, como é o exemplo da Saúde Escolar.
Onde está a AUTONOMIA TÉCNICA?
O problema principal das UCC não é aquele que refere, mas sim a autonomia que lhe é conferida pelo despacho que as regulamenta, mas que não passa de uma "autonomia encapotada". Os coordenadores de algumas, nalguns ACES, não os "deixam" ser responsáveis por programas para os quais elaboraram um plano de acção, e se comprometeram/contratualizaram no cumprimento dos objectivos, como é o exemplo da Saúde Escolar.
Onde está a AUTONOMIA TÉCNICA?
Não faz sentido retirar uma enfermeira especialista de saude materna das consultas de saude materna.
Porque agora com as USF E USCP a consulta passou para todas as enfermeiras.
Enfermeira especialista está na UCC na equipa de palietivos que integra a ECCI.
Isto só num país de loucos.
Afinal onde está a ordem a regular a profissão?
Continuam a dormir na fase d REM.
Porque agora com as USF E USCP a consulta passou para todas as enfermeiras.
Enfermeira especialista está na UCC na equipa de palietivos que integra a ECCI.
Isto só num país de loucos.
Afinal onde está a ordem a regular a profissão?
Continuam a dormir na fase d REM.
Desta vez não posso concordar consigo caro DE.
Não podemos ser egoistas ao ponto de deixar de dar importancia aos outro profissionais de saúde como são exemplo psicologos e fisioterapeutas, tb eles têm desemprego e atacarmos as outras classes profissionais em nada abona a nosso favor.
Bom dia
Vanessa Barbosa
Não podemos ser egoistas ao ponto de deixar de dar importancia aos outro profissionais de saúde como são exemplo psicologos e fisioterapeutas, tb eles têm desemprego e atacarmos as outras classes profissionais em nada abona a nosso favor.
Bom dia
Vanessa Barbosa
"Quer comparar essa mini licenciatura com um mestrado integrado em psicologia?"
Psicologia.....não passa mesmo disso.... mas que ideia desse individuo vir comparar essa formação, com a especialidade....
Psicologia.....não passa mesmo disso.... mas que ideia desse individuo vir comparar essa formação, com a especialidade....
Segundo o DE qualquer enfermeiro "especialista" em alguma coisa, é melhor que alguem formado unica e exclusivamente para a área... Enfim, qualquer dia vemos enfermeiros especialistas em ordem publica, direito, economia, medicina, literatura... Não seja ridiculo, e fique-se pelas suas competencias...de enfermeiro!
As preocupações do DE são pertinentes. O que tem de ficar garantido é que aquando das constituições das Equipas das UCC, nos Enfermeiros tem de estar garantida a presença dos Enfermeiros Especialistas (seja de Reabilitação, de Saude Mental etc.)
Quanto á presença dos outros Tecnicos não existe problema algum deste que nos Enf.ºs estejam os Especialistas, até porque segundo o modelo da OE vamos todos ser Enfermeiros Especialistas.
Por isso, mais uma vez Parabens ao DE,
essencialmente por este ALERTA na constituição das Equipas das UCC, para que integrem Enf.ºs Especilistas
Quanto á presença dos outros Tecnicos não existe problema algum deste que nos Enf.ºs estejam os Especialistas, até porque segundo o modelo da OE vamos todos ser Enfermeiros Especialistas.
Por isso, mais uma vez Parabens ao DE,
essencialmente por este ALERTA na constituição das Equipas das UCC, para que integrem Enf.ºs Especilistas
nao percebo, agora dum momento para o outro todos têm mestrados integrados, ainda bem.
mas nao esqueçam que tambem ha muitos enfermeiros com mestrados. só não são integrados, lol, tiveram que concorrer (mostrar méritos) para entrar na faculdade e fazê-los.....mas, parabéns a todos
mas nao esqueçam que tambem ha muitos enfermeiros com mestrados. só não são integrados, lol, tiveram que concorrer (mostrar méritos) para entrar na faculdade e fazê-los.....mas, parabéns a todos
Muito baixo, mesmo baixo estes insultos, ainda por cima anonimos. Basta o Dr Enf faz um trabalho louvavel, poe os profissionais a debate, no entanto a falta de educação revela-se, querem um conselho? os Enfermeiros que na verdade t~em os assuntos para resolverem, pois o MS só lhe interessa os medicos calmos e satisfeitos, devem debaterem os assuntos nos sindicatos, mas de uma forma unida. reparem que os medicos OM e os sindicatos uniram-se para as resoluções da carreira, coisa nunca vista. Façam desta forma meus caros enfermeiros e vão de certeza resolver o vosso bem complicado problema, mas convenhamos carregado de razão. Os nomes juntos que li, Germano e Azevedo, serão uma boa parelha para unirem os enfermairos, são homens de trabalho, de sabedoria sindical e organizacional, apoiem-se neles e verão tudo acertado.
Muito baixo, mesmo baixo estes insultos, ainda por cima anonimos. Basta o Dr Enf faz um trabalho louvavel, poe os profissionais a debate, no entanto a falta de educação revela-se, querem um conselho? os Enfermeiros que na verdade t~em os assuntos para resolverem, pois o MS só lhe interessa os medicos calmos e satisfeitos, devem debaterem os assuntos nos sindicatos, mas de uma forma unida. reparem que os medicos OM e os sindicatos uniram-se para as resoluções da carreira, coisa nunca vista. Façam desta forma meus caros enfermeiros e vão de certeza resolver o vosso bem complicado problema, mas convenhamos carregado de razão. Os nomes juntos que li, Germano e Azevedo, serão uma boa parelha para unirem os enfermairos, são homens de trabalho, de sabedoria sindical e organizacional, apoiem-se neles e verão tudo acertado.
""Deve pensar que um enfermeiro com umas luzes de reabilitação é um fisioterapeuta não?""
bem antes de existirem fisioterapeutas, existiam enfermeiros especialistas em reabilitação..! embrulha!
bem antes de existirem fisioterapeutas, existiam enfermeiros especialistas em reabilitação..! embrulha!
por amor de deus...
daqui a pouco em vez de engenheiros civis teremos que ter enfs especialistas em construção civil!
acho que a classe da enfermagem está a cavar a sua própria cova...
daqui a pouco em vez de engenheiros civis teremos que ter enfs especialistas em construção civil!
acho que a classe da enfermagem está a cavar a sua própria cova...
Pois...eu realmente pela 1ª vez tb não concordo com o DE...é que a coordenação pelo enf. é legal e eu concordo, pois se é assumido por enf, com habilitações para tal, nada a dizer...agora, com as especialidades, e pós graduaçãoes, e estudos especializados, e não sei mais o quê, ai então pregam pregos, pintam paredes, varrem corredores, e não é necessario, nenhuma outra profissão no país...estou amdirado, consigo, e olhe que eu sei, onde o enf. especialista é importante e onde tem a sua actuação...agora nas equipes multidisciplinares das UCC´s é que não...
Queres ver que um fisioterapeuta com uma especialidade em cuidados de enfermagem e uma pós graduação em saude mental, vai por mais enf. no desemprego...não pode ser...eheheh, como dizia o poeta, "eles comem tudo, eles comem tudo..."
Queres ver que um fisioterapeuta com uma especialidade em cuidados de enfermagem e uma pós graduação em saude mental, vai por mais enf. no desemprego...não pode ser...eheheh, como dizia o poeta, "eles comem tudo, eles comem tudo..."
Queria só chamar a atenção para o que se está a passar com o nosso MDP, informem-se no site da OE.
A ideia de sermos todos especialistas parece-me um pouco "inadequada"...
A ideia luminosa de sermos todos especialistas com base num portfolio (à RVCC - Novas Oportunidades), parece-me um atentado à dignidade da enfermagem. Quantas pessoas "tiraram" o 9º ano assim? Agora também o 12º e agora também ser enfermeiro especialista - que dignificante!
Quem defende este modelo comparando-o com o internato médico, devia conhecer melhor como funciona o internato médico. Depois há uma questão simples e básica que os nossos amigos da OE ignoram: com Bolonha os médicos (e muitas outras profissões) saem com a sua formação ao nível do 2º ciclo de estudos (mestrado). Muitas outras profissões funcionam num modelo formativo 3+2 em que o mestrado acaba por ser uma especialização numa área mais específica.
Se os enfermeiros não querem ficar para trás, tem de ser obrigatório existirem mestrados profissionalizantes nas várias áreas de especialização em enfermagem. Depois que venha o tal EPT ...
A habilitação académica mínima para se ser especialista em enfermagem tem de ser o mestrado (2º ciclo de estudos de Bolonha)...
NOTA: Sou enfermeiro graduado ligado à prática profissional, não tenho qualquer ligação ao ensino. As consequências futuras do que estamos a semear agora vão passar por uma completa vulgarização das especialidades e desvalorização académica da enfermagem...escolham!!
Peço a vossa opinião e reflexão e que a façam chegar à OE, SFF.
FILIPE
A ideia de sermos todos especialistas parece-me um pouco "inadequada"...
A ideia luminosa de sermos todos especialistas com base num portfolio (à RVCC - Novas Oportunidades), parece-me um atentado à dignidade da enfermagem. Quantas pessoas "tiraram" o 9º ano assim? Agora também o 12º e agora também ser enfermeiro especialista - que dignificante!
Quem defende este modelo comparando-o com o internato médico, devia conhecer melhor como funciona o internato médico. Depois há uma questão simples e básica que os nossos amigos da OE ignoram: com Bolonha os médicos (e muitas outras profissões) saem com a sua formação ao nível do 2º ciclo de estudos (mestrado). Muitas outras profissões funcionam num modelo formativo 3+2 em que o mestrado acaba por ser uma especialização numa área mais específica.
Se os enfermeiros não querem ficar para trás, tem de ser obrigatório existirem mestrados profissionalizantes nas várias áreas de especialização em enfermagem. Depois que venha o tal EPT ...
A habilitação académica mínima para se ser especialista em enfermagem tem de ser o mestrado (2º ciclo de estudos de Bolonha)...
NOTA: Sou enfermeiro graduado ligado à prática profissional, não tenho qualquer ligação ao ensino. As consequências futuras do que estamos a semear agora vão passar por uma completa vulgarização das especialidades e desvalorização académica da enfermagem...escolham!!
Peço a vossa opinião e reflexão e que a façam chegar à OE, SFF.
FILIPE
Ao ler estes comentários, como enfermeiro, sinto-me baixo, muito baixo, baixíssimo.............., para onde caminhamos com estas mentalidades?
ronyjux disse...
""Deve pensar que um enfermeiro com umas luzes de reabilitação é um fisioterapeuta não?""
bem antes de existirem fisioterapeutas, existiam enfermeiros especialistas em reabilitação..! embrulha!
E então??? Os fisioterapeutas não devem existir só porque os enfemeiros não querem, é isto?
""Deve pensar que um enfermeiro com umas luzes de reabilitação é um fisioterapeuta não?""
bem antes de existirem fisioterapeutas, existiam enfermeiros especialistas em reabilitação..! embrulha!
E então??? Os fisioterapeutas não devem existir só porque os enfemeiros não querem, é isto?
Os enfermeiros são os maiores! Para que psicólogos e fisioterapeutas quando existem enfermeiros??? Que mentalidade mais retrógada... Que pena saber que existem pessoas com tão pouca humildade e falta de bom senso! Só o título do blog diz tudo... Sou fisioterapeuta e não deixo que os meus utentes me tratem por Doutora embora me aconteça a maior parte das vezes. Não é isso que fará de mim melhor profissional. Só a humildade, a lucidez, o humanismo distinguem os bons profissionais. Se olharmos menos para nós e mais para os utentes todos saíriam a ganhar. Felizmente nem todos os enfermeiros pensam como você. Liberte-se dessa mentalidade da idade média! Está sempre a tempo de mudar... para melhor!
Os enfermeiros são os maiores! Para que psicólogos e fisioterapeutas quando existem enfermeiros??? Que mentalidade mais retrógada... Que pena saber que existem pessoas com tão pouca humildade e falta de bom senso! Só o título do blog diz tudo... Sou fisioterapeuta e não deixo que os meus utentes me tratem por Doutora embora me aconteça a maior parte das vezes. Não é isso que fará de mim melhor profissional. Só a humildade, a lucidez, o humanismo distinguem os bons profissionais. Se olharmos menos para nós e mais para os utentes todos saíriam a ganhar. Felizmente nem todos os enfermeiros pensam como você. Liberte-se dessa mentalidade da idade média! Está sempre a tempo de mudar... para melhor!
Quando li este blog nem queria acreditar! Como é que alguem com uma mera especialização em reabilitação pode achar que tem competencias para realizar um trabalho de um Fisioterapeuta??? É por mentalidades destas que o sistema de saúde está como está, uma vergonha! Tal como o nome indica a UCC tem de ser composta por uma equipa multidisciplinar, e não por profissionais de uma só classe que acham que podem fazer tudo mas que basicamente não têm competencias para o fazer!!!
Enviar um comentário
<< Home