terça-feira, março 30, 2010

91% de adesão no primeiro turno da Greve Geral dos Enfermeiros!


O Ministério da Saúde afirmou que a adesão rondou os 50%, quando, efectivamente, os números reais apresentam outras proporções (91%). 
O truque ministerial foi simples: contabilizou os Enfermeiros dos turnos da Manhã e da Tarde, quando a Greve, como é do conhecimento geral, teve início apenas a partir do turno da Tarde! 
Obviamente, a estatística fez "magia" e de forma ilusória, fez passar na comunicação social números que, inargumentavelmente,  pecam por defeito (e muito)! 
Não satisfeito, andou a fazer malabarismos matemáticos nos Centros de Saúde! Isso é batota!
Os Enfermeiros estão de parabéns, a adesão é esmagadora!


Comments:
também estou de greve, a fazer o turno da noite. Sinto que deveriamos radicalizar o modo como fazemos greve, pois este MS anda a gozar nitidamente connosco. Uma greve como os pilotos da tap, que provoca-se prejuizo de milhões de euros ao estado. Resolviamos de uma vez por todas a carreira de uma forma justa
 
Hoje não vão ter como inventar!
Alerta para as declarações de Manuel Pizarro, Sec. Estado Adjunto da Saúde.
Este Senhor emana cheiro a naftalina na sua perspectiva médicocentrica do sistema de saúde.
Não se podem deixar passar em claro as afirmações que fez (mentirosas quanto á proposta de remuneração e corporativistas quanto à substituição dos Enfermeiros do CODU).
Para quem quiser ver o vídeo http://www.forumenfermagem.org/forum/index.php?topic=6318.0
 
Os numeros da greve espelham o descontetamento generalizado dos enfermeiros. Espero que os sindicatos não se esqueçam dos enfermeiros que estão no activo hà 10,20 e mais anos e tem um vencimento inferior aos outros licenciados da função publica de 500 ou mais euros. Na tranzição para a nova carreira tem de ser contabilizado o tempo de serviço que cada um tem , se assim não for a discriminação continua.
 
Esta greve não deve ficar por aqui.
Caso até dia 01 de Abril não se vislumbrem sinais de boa fé por parte do MS, a greve deve ser prolongada, por sectores, com especial incidencia para os serviços que têm serviços mínimos, por forma a que sintam a nossa importância e falta.
Numa situação limite e se aplicável do ponto de vista jurídico, deve ser decretada uma greve por tempo indeterminado.
Fazer uma greve de 3 ou 4 dias e depois ficar por aqui, é mais do mesmo, é necessário radicalizar, é necessário colocar em causa a continuidade do executivo no MS.
Talibã das Beiras: Sempre ao mais alto nível.
 
Toda a classe de enfermagem está mobilizada para a luta, nos HUC, nos internamentos, foi quase 100%. No entanto há um pormenor curioso, quando o piquete de greve do SEP andava esta noite a verificar a adesão à greve, o coordenador Paulo Anacleto foi questionado por que não se fazia greve por tempo indeterminado, a resposta (como é habitual) foi a de que era ilegal, mas confrontado com isso não é verdade, o colega que o confrontou foi claro: "estivemos a ver a lei e a minha mulher que é advogada não encontrou em lado nenhum essa ilegalidade". Perante esta resposta, Paulo Anacleto ficou mudo e, azar dos azares, a colega que o acompanhava não conseguiu conter-se e disse: "greve por duas semanas ou indeterminada, eu não faço, tenho uma casa a sustentar!". Ficamos agora a saber que são os próprios dirigentes sindicais que não querem radicalizar a luta porque... têm uma casa a sustentar.
 
Saudações.
Ainda não percebi, qual o intuito da greve na tarde de 29 e na noite de 31, será o de transparecer 4 dias, qual o impacto???, quem é que queremos impressionar com isto??? sabemos que a única coisa que realmente dói no Governo são as manhãs....., seja como for adiro à greve como enfermeiro que sou.
Mas à semelhança de outros colegas também reconheço que a greve não será a melhor forma de luta para os enfermeiros, pelo menos nestes termos.
Defendo uma paralisação de 2 semanas, isso sim.
E porque não uma greve a tempo indeterminado aos actos médicos, desta forma não existiria perda de vencimento e faria notar-se quão necessários os enfermeiros são, desta forma estou convencido que ganharíamos rapidamente mais autonomia e reconhecimento.
ATENÇÃO, o intuito não é abrir guerra aos médicos, mas sim lutar em 2 batalhas simultâneamente e sem custos.
MAIOR AUTONOMIA + AUMENTO SALARIAL
"IMAGINEM UM DIA NA VOSSA UNIDADE A DESEMPENHAR SOMENTE ACTOS DE ENFERMAGEM...."
Canalizar acessos venosos, pois, tenho de ter um médico ao lado...
gostaria de ouvir a vossa opinião sobre este tipo de greve / boicote aos actos médicos, se não nos pagam o nosso trabalho justamente, porque raio havemos de estar a fazer o trabalho dos outros??
No entanto sou Enfermeiro e Colega, ESTOU DE GREVE
 
O acordo feito no passado para fazermos greve com serviços minimos recebendo para tal o vencimento se estivermos de greve mas de serviço foi um tiro no pé, já que o governo não cumpre o prometido porque os enfermeiros não se desvinculam dos serviços minimos e passam a fazer greve a sério com paralização total dos serviços, todos á porta do hospital, ninguem entrar ao serviço, quem estiver segue até ao maximo previsto por lei depois encosta-se, garanto que a greve não durava nem dois dias, aí é que o ministério estremecia....
acordem, sindicatos, deixem-se de maricadas..!!!
 
. A lata dos enfermeiros continua . Para começar, uma greve séria não tem quatro dias. Uma greve séria não é marcada para os quatro dias imediatamente anteriores ao feriado da Páscoa. Assim, até parece que os senhores enfermeiros marcaram umas férias antecipadas. Caro enfermeiro, se não quer ser confundido com o lobo, não lhe vista a pele.

II. Fazer reivindicações sem sentido é o desporto do nosso sindicalismo. Os enfermeiros não são excepção. Agora, Suas Excelências querem ganhar 1200 euros logo no início de carreira. Não se percebe porquê. Em primeiro lugar, um licenciado na função pública não pode ganhar 1200 logo à partida (se ganhar, o país enlouqueceu mesmo). Em segundo lugar, se ganhar 1200 euros, um enfermeiro fica a ganhar quase tanto como um médico em início de carreira. E, lamento, isso não faz sentido.

III. A diferença entre os 1500 euros do jovem médico e os 1000 euros do jovem enfermeiro é a diferença justa. Aliás, parece-me que já beneficia, e muito, o enfermeiro. Porque a responsabilidade do médico é, obviamente, superior à do enfermeiro. Dentro do hospital, o médico é superior ao enfermeiro. Lamento, mas as coisas são assim, por mais lógicas corporativas que os enfermeiros invoquem. O corporativismo sindical não pode abolir as óbvias diferenças técnicas e de responsabilidade que existem dentro de um hospital.

IV. Quando se fala com os enfermeiros, parece existir sempre uma espécie de ressentimento "classista" contra os médicos. É como se os enfermeiros estivessem a gritar contra os médicos: "olhem, olhem, nós agora também somos licenciados, e sabemos tanto como vocês". Será por isso que os enfermeiros não fazem o trabalho "sujo" nos hospitais? Será por isso que tem de haver aquele batalhão de auxiliares para as tarefas sujas e simples? O dr. enfermeiro já é demasiado fino para limpar o rabo aos velhinhos? É isso?



IN Expresso
 
Viram a reportagem na sic à hora de almoço??
declarações da ministra: "Eu não percebo porque fazem greve uma vez que no Privado aceitaram acordo de 900 Euros e no Público não aceitam 1020 + 180€!!! Que revolta isto me deu ... na outra greve a ministra não tinha este argumento!!!!

Isto foi um tiro no pé caros sindicalistas!!!!!realizarem este acordo no privado quando se negociava no Público.... Como foram cometer tal erro...
Ou resolvem isto de uma vez por todas e fazem greve por tempo indeterminado (que não é ilegal), uma greve avassaladora e os Enfermeiros ficam à porta das instituições (não é ficar em casa) até o Governo ceder.... Ou não entro mais nestas espécies de formas de luta!!!

Enfermeiro Revoltado!!!
 
Estamos mais um vez de parabéns pela excelente adesão à greve.
Contudo, fico triste ao ver que colegas da consulta externa do meu hospital não aderiram à greve porqu segundo estes são muitos dias (não contem comigo para pagar a greve de CS, Blocos e Consultas externas).
Cesaltino
 
20 carros no businão com 30 enfermeiros ... assim não se vai longe.
 
esta greve vai ser uma farça! se o ministério fez estes malabarismos com os numeros da greve a culpa é do SEPm k inventou este tipo de greve que apenas serve para confundir as pessoas... não dá mesmo para perceber!

aceitem os 1200 enquanto é tempo senão nem isso...
 
Acho a proposta do colega Marques muito pertinente, aliás, acho que deveríamos mesmo dar visibilidade a estes aspectos.
Ainda à pouco ao ouvir os comentários à greve fiquei estupefacta com algumas situações: uma utente referiu que foi possivel retirar o gesso a um familiar porque "a empregada ajudou", não necessitaram do enfermeiro; uma médica referiu-se à greve dos enfermeiros como causador "de algum atraso" nas consultas porque "os médicos tinham que fazer algumas coisas que habotualmente eram feitas pelas enfermeiras". Ora parece-me então que há procedimentos que "ai de nós que fiquem por fazer" entenda-se de apoio ao Sr. Doutor, por vezes em detrimento de cuidados de enfermagem muito mais úteis aos utentes e quando, por motivos de greve não são feitos, os médicos até os fazem ou socorrem-se de auxiliares.
Penso que seria muito útil reflectir nisto
 
MOVES este teu depoimento é muito importante, pois vem confirmar aquilo que eu ha muito suspeitava que é o facto de ser o proprio SEP a resistir à vontade dos seus associados e enfermeiros no geral!!

o caminho a ser feito na luta com este governo deve ser mais duro e até radical..GREVE POR TEMPO INDETERMINADO VAI SER INEVITAVEL PARA CONSEGUIRMOS OS NOSSOS DIREITOS!!

PS: VAMOS TODOS APOIAR O MOVIMENTO DE EXCLUSÃO DOS PROFS DA OE!!
 
PARABENS A TODOS OS ENFERMEIROS QUE SE ASSOCIARAM MAIS UMA VEZ NESTA LUTA NUMA BATALHA QUE QUANTO A MIM AINDA VAI DURAR MUITO TEMPO...GREVE POR TEMPO INDETERMINADO É INEVITAVEL...E NÃO É ILEGAL!!!!!!!!!!!!!!!!

PS:VAMOS TODOS APOIAR O MOVIMENTO DE EXCLUSÃO DOS PROFS DA OE!!!
 
O SEP não anda a esclarecer convenientemente a opinião publica das nossas reivindicações. Nós queremos o salário base nos 1510 euros! E não tenho ouvido falar nas progressões, para quem está parado no mesmo escalão á anos!
Esclareçam de uma vez por todas o que estão realmente a defender!
 
Greve nos blocos operatórios. Vamos bater onde doi mais... no financiamento dos hospitais EPE.
Depois de ouvir hoje a ministra de saúde nos jornais da tarde, não tenho a menor duvida que o caminho a seguir é a radicalização. E a radicalização, em minha opinião, passa por atacar a jugular, o dinheiro.
 
Como não poderia deixar de ser, verifica-se mais uma vez a "guerra" dos números! Que mais não é (e por aquilo que posso depreender da análise desta tabela)do que uma tentativa por parte do MS de tentar desvalorizar aquilo que não pode ser desvalorizado!

Contudo, há algo que a mim mais me preocupa e que nos devia preocupar a todos...
Mais do que números de adesão, devemos centrar as nossas preocupações no IMPACTO causado pelas nossas greves no SNS e que é erradamente referenciado pelos meios de comunicação social.
Como podemos aceitar que os media estejam constantemente a referir como principal impacto da greve, o facto de não se efectuarem cirurgias programadas ou de aumentarem os tempos de espera nas consultas externas, dos "grandes" hospitais do país? Será só isso? É só aí que são necessários Doutores Enfermeiros? É esta visão simplista e redutora da Enfermagem que queremos transmitir?
Não se atrevam a dizer que sim, nem venham dizer que as próximas formas de luta é fechar BO´s... O doente que necessita de uma cirurgia tem tanto direito a ela, como aquele que necessita de uma consulta de HTA na sua USF ou de um ensino na enfermaria de um hospital!! E descriminar nunca foi nosso nem será.

Alerto os nossos representantes que ser diferente por vezes tem as suas vantagens. Não se esqueçam dos números, mas comecemos a corrigir a opinião social da Enfermagem!!

Cumps
Pedro Alves
 
Pois, mas pelo que ouvi na comunicação social de hoje é que afinal o problemas está na entrada da carreira, e os outros enfermeiros licenciados há mais anos?
 
Não sei se ouviram hoje a Ministra F...P.... "o sindicato com que estamos a negociar a carreira dos enfermeiros têm uma dualidade de critérios, pois o mesmo sindicato com que negociamos a carreira no privado por 900 euros, não quer agora aceitar os 1200 que propomos para o sector publico..."
Apreciem meus amigos... e qual a resposta do sindicato...
NENHUMA

e nem podia ser, estão com o rabo entalado.

Não sabem negociar, nem nos sabem representar.

Isto é para si Sr Enf José Carlos Martins... TóTó
 
Cá para mim o acordo dos 1200 euros etá assinado, esta greve é apenas um malabarismo para nos retirar a revendicação dos 1500...
Pois o que nos mostram agora é apenas esta a negociação 1200 Euros...

F...P...

Sindicato de Mer..

Demitam-se
 
Em Arnes a adesão foi de 100% no turno da tarde de ontem também e penso que nos seguintes, de igual modo.
 
Desinsicalização do SEP já!!!
Estes gajos estão a arruinar a classe de enfermagem! Esperemos que os outros sincatos mantenham a posição de defendam os enfermeiros pois o SEP já mostrou claramente o que é ! E quem não vir isso ou é cego ou é BURRO!

DESINDICALIZAÇÂO DO SEP JÀ!!!!
 
Desinsicalização do SEP já!!!
Estes gajos estão a arruinar a classe de enfermagem! Esperemos que os outros sincatos mantenham a posição de defendam os enfermeiros pois o SEP já mostrou claramente o que é ! E quem não vir isso ou é cego ou é BURRO!

DESINDICALIZAÇÂO DO SEP JÀ!!!!
 
Bravo!! essa do acordo para os Privados, foi maravilhosa!...

DE, gostava de saber a sua opinião acerca do "tiro nos pés" do SEP, quanto a aceitarem estes 900euros de base. Claro, vem a ministra com aquela fronha sonsa dizer que não percebe o porque de pedirmos 1200 (ANDAMOS A PEDIR 1510, MINHA SENHORA!!), quando aceitámos 900 no privado..!

fantástico!

1510 ou nada!!
 
Temos de nos unir, não para estarmos juntos, mas para fazer qualquer coisa juntos.(Donoso Cortés)
 
Eu estou mesmo orgulhosa com a nossa profissão, parece que finalmente as pessoas deixaram de ter "medo" de lutar e começaram a ver que o governo aproveita sempre de quem não luta. É como o velho ditado diz "QUEM NÃO CHORA NÃO MAMA" e "QUEM SE CALA CONSENTE", e é verdade. Tive uma experiência profissional de cerca de um ano em Inglaterra, e digo-vos caros colegas, que nós somos óptimos profissionais...não nos podemos NUNCA de esquecer disso. Nós conseguimos trabalhar com orgulho e profissionalismo sem as condições de equipamento que vi na Inglaterra. Por isso continuemos...e se esta greve não der resultado...fazemos outra!
PS: Já agora, não percebi o porquê de não ter havido piquete no Hospital de Cascais para poder entrar nas estatísticas.
 
A greve é mais que justa.
Se há para uns tambem tem de haver para outros.
Lamento é o procedimento de colegas com responsabilidades.
Aconteceu na Covilha, uma enfermeira chefe meteu baixa nos dias 30 e 31, num acto de cobardia e de falta de caracter.
Os colegas subordinados tem vergonha destes exemplos.
Merecem muito, muito mais.
 
De lamentar o facto de nos hospitais com maior precaridade laboral e contratual, a adesão à greve ter sido muito inferior...não devia ser ao contrário.. não haveria mais argumentos para adesão à greve???
ENF VG
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!