quarta-feira, março 31, 2010

Greve dos Enfermeiros na Comunicação Social!










Comments:
Há coisas complicadas ...

Os 1200, por lei é o minímo, abaixo deste valor é só ir para tribunal e a causa está ganha!! Não percebo a crise ...

Não percebo é a negociação de tudo o resto e das possíveis situações caricatas que daí podem advir...´

A profissão de 3enfermagem valoriza-se muito pela experiência e formação ... onde está essa valorização? Nem com as especialidades!! Que raio de carreira vai ser esta?? Não é só o início que conta ...

Será que a profissão de enfermagem é tão banal que é igual ser enfermeiro com licenciatura e sem licenciatura, com especialidade e sem especialidade, com 15 anos de experiência e sem experiência ... olho aberto srs negociadores, o futuro da profissão está nas vossas mãos, nós vamos cumprindo as greves e com as Manifs, mas são vocês que nos representam!! Não ajudem a criar injustiças irreparáveis e com consequências imprevisíveis ...

É preferível um ingresso um pouco mais baixo e ter uma carreira justa, que faça justiça a quem estudou e investiu tempo e dinheiro!...
 
Eu com 15 anos de serviço (experiência acumulada), Licenciada e prestes a ter uma especialidade, vou ter um vencimento 50 Euros superior a uma colega recém Licenciada???

Nunca se viu nada assim, só na enfermagem!!!!!
 
Srs sindicalistas por favor façam alguma coisa pela classe se não ela afundará. Nós enfermeiros temos de nos manter unidos para podermos ter um futuro "melhor". Radicalizações urgrntes srs sindicatos não veêm que os enfs estão do vosso lado. A UNIÃO DOS SINDICATOS E ORDEM SERIA UM BEM PARA O BEM DA PROFISSÃO.
 
Primeiro queríamos 1500»agora 1200.
Primeiro era para todos»agora é só para 6000.
ESTAMOS A PERDER TUDO E A MERDA DOS SINDICATOS NÃO SÃO CAPAZES DE FAZER UMA GREVE POR TEMPO INDETERMINADO (NÃO É ILEGAL).
O QUE SERÁ QUE FALTA PERCEBERMOS QUE O MS NÃO NOS RESPEITA ENQUANTO NÃO PARARMOS INDEFINIDAMENTE.

FOI A ÚLTIMA GREVE QUE FIZ. SÓ JÁ FAÇO POR TEMPO INDETERM. ATÉ NOS DAREM O QUE É NOSSO.
JÁ NÃO BASTA O QUE NOS DEVEM COMO ANDAMOS DE MÊS A MÊS A POUPAR DINHEIRO AO ESTADO COM GREVES INÚTEIS.

AOS SINDICATOS NINGUEM VAI AO BOLSO. PORTANTO VAMOS TER GREVES ATÉ 2013.
 
CAROS COLEGAS, A MINHA INDIGNAÇÃO E REVOLTA POR NÃO ME PAGAREM O "MEU ORDENADO" E ME DAREM APENAS PARTE DELE, NÃO TEM DIRECTAMENTE A VER COM:
- A PENOSIDADE DA PROFISSÃO;
- SER LICENCIADO;
- TER INVESTIDO NA MINHA FORMAÇÃO;
- ME OBRIGAREM A TRABALHAR ATÉ AOS 65/67 ANOS;
- SER CHULADO/EXPREMIDO PELA MINHA ORDEM PROFISSIONAL EM TODA A MINHA CARREIRA.
- TER UM SINDICATO DE COBARDES VENDIDOS, ETC...
A MINHA INDIGNAÇÃO É POR VER QUE PODIA:
- DAR UMA MELHOR VIDA AOS MAUS FILHOS;
- TER UMA VIDA MAIS FOLGADA;
- VIAJAR MAIS;
- ESTAR MAIS TEMPO COM OS QUE ME SÃO QUERIDOS.

UMA QUESTÃO DE FELICIDADE...
 
Pois, pois e, o resto são conversas. QEM TIVER TEMPO, LEIA E ANALIZE. ISTO É O QUE ME VAI NA ALMA E CORPINHO.
Passo a exxpiilicar:
Srª. Dótorrª. MTra Saude.in Media, afirmou +- isto - "não entendo porque não aceitam as propostas do ministério pois quanto mais demoram a assinar o acordo doa 6mil mais demoram a iniciar o valor de 1200 EROSES.
Está mais que visto no que vai dar esta treta... com o que é escrito e demonstrado.
- Acções de rua com autocarros tipo turista de fim de semana com 20 gatos pingados e outros 20 noutro local/dia a buzinar- salve os de Faro - vamos longe;
- Artigos de jornalistas e de opinião (comentários publicos) (Expresso, JN, DN, etc.) onde falam em "lava cus" e "que os enfºs querem ganhar como os SRS., DóTORES" (coitados trabalham que se fartam) -Nota do comentarista - quando eu fôr M. Saude passam a fazer Roulement no horário de trabalho para saber o que é amar ao próximpo e os profs farão 35 h. nas escolas onde preparam as aulas, fazem contactos e aquelas coisas que lhes ocupam o tempo e ainda deixam de receber pela supervisão de exames - coisas que são trabalho extra actualmente (coitados, tanto esforço mental, e nos intervalos envio-lhes com os energumenos com pistolas, facas, agressões verbais a que estamos sujeitos, etc.
Eu troco o meu lugar de Formero por um de prof. e se nas escolas de Formagem ainda melhor - envio carta curricular e formação académica, profissional e que mais desejarem.
Srs. dos sindicatos - mais 4 anitos de greves para o reduzir o défice - 3/4 dias mês xs 30 e tal mil xs 48 anos - façam as contas.
 
DR ENFERMEIRO- DAR BANHO COMPLETO E MUDAR ROUPA A UM DOENTE ESTÃO INTEGRADOS NOS CUIDADOS MINIMOS????


RESPONDA-ME POR FAVOR É QUE NO MEU SERVIÇO HÁ QUEM DIGA QUE SIM E QUE DIGA QUE NÃO.
 
Os sindicatos têm de abrir a pestana! Os Enfermeiros estão a dar-lhes todo o apoio que eles queriam e do qual duvidavam! Greves de 3 e 4 dias, mafifs, buzinões, marchas lentas, etc...

Agora está na hora dos sindicatos não nos atraiçoarem e fazerem intransigentemente o que lhes compete. Sem partidarismos ou segundas intenções!

Nós aquecemos as costas aos sindicatos agora está nas mãos deles...
 
"DR ENFERMEIRO- DAR BANHO COMPLETO E MUDAR ROUPA A UM DOENTE ESTÃO INTEGRADOS NOS CUIDADOS MINIMOS????


RESPONDA-ME POR FAVOR É QUE NO MEU SERVIÇO HÁ QUEM DIGA QUE SIM E QUE DIGA QUE NÃO."


Os cuidados mínimos são analisados contexto-a-contexto, mas o que menciona não é um cuidado mínimo.
 
Dr Enfermeiro:
1 - Quando não se sabe o que se diz, investiga-se ... para não inventar ... para não estar a manipular os outros
2 - Quando se afirma ... fundamenta-se e comprova-se ...

A - Dr Enfermeiro refere: "Imagem: tabela Salarial dos Professores, fruto da recente negociação do Estatuto da Carreira Docente".
Esclareço: A Carreira Unicategorial, ainda que com vários constrangimentos ao desenvolvimento salarial, resulta desta negociação.
A TABELA SALARIAL NO ESSENCIAL, e sobretudo o início - Indíce 167 - NÃO RESULTA DESTA NEGOCIAÇÃO.
O INÍCIO DE CARREIRA PELO ÍNDICE 167 VEM DESDE 2007 ... 2007 (Dec lei n.º 15/2007 de 19 de janeiro, art.º 59º, n.º1. Até 2007, o índíce 167 era o 4.º escalão da tabela salarial. Até aqui, tal como os enfermeiros, os professores ingressavam no escalão 1, cujo montante era igual ao dos enfermeiros.
Na revisão de 2007, imposta pelo MEducação (impor 2 Categorias e quotas na ADesempenho) o ingresso/escalão1 passou a ser o indice 167 (ex 4.º escalão). Ou seja, o novo Escalão 1, indice 167, 1 475 euros passou a deter os valores de Início da CTSuperior da altura... como o SEP sempre defendeu desde 2005 e, que na altura, eram cerca de 1 300 euros.

B - Dr Enfermeiro afirma: "Os Médicos (Sindicatos e Ordem) têm sentado à mesa com a tutela num processo sereno e profícuo. A Ordem? Sim, a Ordem dos Médicos"
Era bom que provasse onde é que a Ordem dos Médicos se senta à Mesa para negociar as Carreiras Médicas ... pura invenção. Sei e foi pública a posição dos Sindicatos Médicos contra a OMédicos tocar, no que quer que fosse da Carreira Médica... quanto mais sentar à mesma Mesa Negocial.

C - Para alguns colegas que tanto falam nos 1 200 euros.
Estão desinformados ou desatentos. Remetam ao SEP uma proposta do SEP onde este apresente essa proposta.
É que nunca vi. O que ajudei a decidir, está nas Revistas do SEP (que o DR Enfermeiro recebe dado já ter aqui afirmado ser sócio do SEP), está em vários Comunicados e está no Msaúde ... a Proposta de 1 510 euros no Escalão 1 (Posição 21).
Está aliás na page do SEP e foi profusamente difundido, o doc assinado pelos 4 Sindicatos onde está a Proposta concreta.

Dado todos sermos Licenciados e determos os inerentes deveres de ... PORQUÊ TANTA CONTRAINFORMAÇÃO, MENTIRA E DEMAGOGIA??????

JULGO QUE TODOS FICARÃO, UM DIA, A SABER QUAIS OS OBJECTIVOS DE tanta pantominice e manipulação

Dirigente do SEP
 
SACRIFICIOS

Enfermeiros que despem as suas roupas (ZARA) e consentem que o ministério ofereça aos filhos dos Professores e Médicos, outros adornos (GANT, GUESS…).
Isto sim é espírito de solidariedade e sacrifício, a mais de 10 anos que os enfermeiros abdicam do bem-estar dos seus filhos em prol dos demais.
Os enfermeiros são ainda apologistas dos carros eléctricos (mais baratos e económicos) deixando o mercado do consumismo (Mercedes, BMW…) para os médicos e outros.
Assim podemos concluir que os licenciados da função pública, excepção dos enfermeiros, precisam mais de 1500€ ou até mais 1700€ para sobreviver.
Um dia, no futuro longínquo, ser-lhes-á instituída a menção de mérito pelo sacrifício e contribuição do bem-estar de outros profissionais (ajuda financeira) e em reconhecimento desta, elevar-se-á uma estátua no Mistério da Saúde, de uma enfermeira a vestir a bata ao Sr. Doutor Médico.
Disse. Boa Páscoa para todos.
 
Uma greve por tempo indeterminado criaria grande impacto mediático , sem dúvida. Mas, será que os nossos sindicalistas estariam preparados? Será? Têm revelado ingenuidade, dificuldade em expressar a revolta dos enfermeiros, em explicar às populações... em comunicar com os media ... a comparação deve ser feita com quem tem exactamente a mesma formação que nós, tendo quese sempre bem menos responsabilidades - professores, nomeadamente as educadoras de infância e os professores primários.

Mas quantas vezes eu li os sindicalistas a referirem que os profs não ganhavam os tais 1500 de base??? Que falta de informação!!!

Mas até admito menos que 1500 de base: há muita coia a negociar - especialistas, transições, ... e sobre isso os sindicatos parecem estar em voto de silêncio ( ou fazem MUITO menos barulho - acho muito injusta esta postura, que irrita muitos enfermeiros que com esforço tiraram a sua licenciatura e depois a especialidade e isto deve ser dito aos nossos governantes - como se vai diferenciar quem tirou a licenciatura e quem não tirou e o mesmo em relação à especialidade ...)
 
DEPOIS DE MAIS ESTA GREVE COM UMA FORTE ADESÃO POR PARTE DE TODOS NÓS, (PARABÉNS A TODA A CLASSE !!!), A SEGUIR SÓ PODEMOS FAZER A TÃO PEDIDA GREVE POR 5 OU MAIS DIAS, A GREVE DOS BO OU A GREVE POR TEMPO INDETERMINADO !

SRS SINDICALISTAS :
- NO FUTURO PRÓXIMO, SÓ PODEMOS RADICALIZAR AS FORMAS DE LUTA DOS ENFERMEIROS, CASO CONTRÁRIO, O PESSOAL COMEÇA A DESMOBILIZAR...

- GREVE POR 5 DIAS (PARA SE PARAR DURANTE 9, CONTANDO COM OS FINS-DE-SEMANA). PODEM SER MARCADOS NO FINAL E NO INÍCIO DUM MÊS, PARA PESAR MENOS NOS BOLSOS DOS COLEGAS.

- FAZER A TÃO PEDIDA E AMEAÇADA GREVE DOS BLOCOS OPERATÓRIOS (CENTROS NEVRÁLGICOS DE PRODUÇÃO DOS HOSPITAIS...).


SRS SINDICALISTAS : NÃO BAIXEM OS BRAÇOS, NEM ASSINEM QUALQUER ACORDO RELATIVO A APENAS 6000 ENFERMEIROS,... POIS NÓS SOMOS MUITOS E MUITOS MAIS DO QUE ESSES.

TENHO 14 ANOS DE ENFERMAGEM, FIZ O COMPLEMNTO DE LICENCIATURA (...E TAMBÉM NÃO FOI A UM DOMINGO !), TENHO UM MESTRADO DE MAIS 2 ANOS, TENHO ASPIRAÇÕES A TIRAR UMA ESPECIALIZAÇÃO,... MAS CASO AS COISAS CONTINUEM COMO ESTÃO, IREI SERIAMENTE REPENSAR O MEU FUTURO PERCURSO PROFISSIONAL !!!

JAMAIS PERDOAREI OS SINDICATOS SE FICAR A GANHAR 50€ A MAIS DO QUE UM COLEGA QUE ENTRAR NA PROFISSÃO A PARTIR DE 2013 (GANHO ACTUALMENTE APENAS E SÓ 2050€...)

DESTAS NEGOCIAÇÕES, TERÁ DE SAIR UM ACORDO PARA TODOS OS COLEGAS E NÃO APENAS PARA OS TÃO FALADOS 6000 !!! NUNCA SE ESQUEÇAM DISSO, SRS SINDICALISTAS, SOB PENA DE JAMAIS SEREM PERDOADOS POR TODA A CLASSE !!!


A LUTA CONTINUA...

PM / HSTV
 
DEPOIS DE MAIS ESTA GREVE COM UMA FORTE ADESÃO POR PARTE DE TODOS NÓS, (PARABÉNS A TODA A CLASSE !!!), A SEGUIR SÓ PODEMOS FAZER A TÃO PEDIDA GREVE POR 5 OU MAIS DIAS, A GREVE DOS BO OU A GREVE POR TEMPO INDETERMINADO !

SRS SINDICALISTAS :
- NO FUTURO PRÓXIMO, SÓ PODEMOS RADICALIZAR AS FORMAS DE LUTA DOS ENFERMEIROS, CASO CONTRÁRIO, O PESSOAL COMEÇA A DESMOBILIZAR...

- GREVE POR 5 DIAS (PARA SE PARAR DURANTE 9, CONTANDO COM OS FINS-DE-SEMANA). PODEM SER MARCADOS NO FINAL E NO INÍCIO DUM MÊS, PARA PESAR MENOS NOS BOLSOS DOS COLEGAS.

- FAZER A TÃO PEDIDA E AMEAÇADA GREVE DOS BLOCOS OPERATÓRIOS (CENTROS NEVRÁLGICOS DE PRODUÇÃO DOS HOSPITAIS...).


SRS SINDICALISTAS : NÃO BAIXEM OS BRAÇOS, NEM ASSINEM QUALQUER ACORDO RELATIVO A APENAS 6000 ENFERMEIROS,... POIS NÓS SOMOS MUITOS E MUITOS MAIS DO QUE ESSES.

TENHO 14 ANOS DE ENFERMAGEM, FIZ O COMPLEMNTO DE LICENCIATURA (...E TAMBÉM NÃO FOI A UM DOMINGO !), TENHO UM MESTRADO DE MAIS 2 ANOS, TENHO ASPIRAÇÕES A TIRAR UMA ESPECIALIZAÇÃO,... MAS CASO AS COISAS CONTINUEM COMO ESTÃO, IREI SERIAMENTE REPENSAR O MEU FUTURO PERCURSO PROFISSIONAL !!!

JAMAIS PERDOAREI OS SINDICATOS SE FICAR A GANHAR 50€ A MAIS DO QUE UM COLEGA QUE ENTRAR NA PROFISSÃO A PARTIR DE 2013 (GANHO ACTUALMENTE APENAS E SÓ 1250€...)

DESTAS NEGOCIAÇÕES, TERÁ DE SAIR UM ACORDO PARA TODOS OS COLEGAS E NÃO APENAS PARA OS TÃO FALADOS 6000 !!! NUNCA SE ESQUEÇAM DISSO, SRS SINDICALISTAS, SOB PENA DE JAMAIS SEREM PERDOADOS POR TODA A CLASSE !!!


A LUTA CONTINUA...

PM / HSTV
 
Isto tudo espremido pouco vai dar de importante.esta-se cá para ver.accoes mais radicais são precisas.será que os sindicatos ainda não viram isso?
 
Os sindicatos não podem dar descanso ao governo.
Já tenho dito várias vezes que nesta altura e passados tantos anos de negociações, não há nada para negociar.
NOVA GREVE JÀ PARA O FIM DO MÊS.
Só assim é que isto lá vai.
 
assunto: cuidados mínimos

Os enfermeiros são conhecidos e reconhecidos pela população pelo bom senso que têm quando há greve. O banho e o trocar de roupa é só uma questão de bom senso. Qual é o impacto de não cuidar da higiene de um doente? Normalmente é passar essa tarefa na totalidade para os auxiliares, sem sequer supervisionar o que fazem. O doente muitas vezes nem se apercebe se o cuidado lhe foi prestado ou não.

Agora, alguém aqui questiona funções interdependentes da prescrição médica? Quantos têm coragem para dizer que em greve não administram terapêutica prescrita pelo médico?

Porque é que são justamente os cuidados autónomos de enfermagem, os que não dependem da prescrição de ninguém mas tão só de um acordo entre enfermeiro e doente, que são questionados quanto à sua pertinência na greve?
 
Sr. Dirigente do SEP,

A - tentei compreender a sua dúvida, mas sem sucesso. A grelha salarial apresentada é parte integrante da última revisão do estatutos da carreira docente. Qual é a dúvida? (http://www.fenprof.pt/Download/FENPROF/SM_Doc/Mid_115/Cat_391/Anexos/Estrutura_da_carreira_-_ME.pdf)

B - Os "joguetes médicos" que visam manipular a negociação são conhecidos. Os elementos integrantes das comissões vão confidenciado algumas particularidades relativas ao processo...
Alguém mentiu - ou a si ou mim.

C - Se bem que não consta em nenhum documento oficial a questão dos 1200 euros (eu sei que a proposta mínima continua a ser os 1500), a difusão da informação tem sido ambígua. O MS tem feito uso da técnica do marroquino para negociar (lança uma proposta abaixo do mínimo, para que fiquemos satisfeitos com o alcance do mínimo).
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!