sexta-feira, março 19, 2010

Conversas de elevador...



Os Farmacêuticos exigem negociar uma "carreira especial" com o intuito de se demarcarem da amálga da carreira "técnica superior". Os outros "técnicos superiores" não concordam.
Se se abrir um precedente, todos os outros vão querer usufruir do mesmo direito, mas essa até nem será a questão essencial. O que me intriga é que eu não consigo vislumbrar qual a especificidade do trabalho farmacêutico, que suporte a justificação para uma hipotética excepção.

Hoje questionei Enfermeiros, Médicos, Técnicos e Técnicos Superiores, tudo e mais alguma coisa, pedi opiniões, fomentei reflexões... e ninguém compreende nem sabe justificar.
Todavia, note-se que apesar de "todos" assumirem uma posição acerca do assunto, a importância que lhe conferem não vale mais do que uma conversa de elevador. Mesmo assim, tem a dignidade de estar um "patamar acima" das conversas sobre o tempo.

Comments:
:) a classe farmacêutica tem um certo complexo de superioridade, mas não passam de frustardos elegantes!
 
Olá Dr Enfº, deixei uma solicitação de Parceria de site na postagem anterior. Se quiser fazer uma visita em meu blog "PORTAL SAÚDE" para avaliação de parcerias.

http://portalsaude-leospyder.blogspot.com/

Tenha um ótimo final de semana, mesmo que não tenha interesse em tal parceria, continuarei acompanhando fielmente teu site, pois é excelente. Abços!!!
 
Não é tempo para olhar para o lado, para baixo ou para cima. É tempo de olhar para dentro.

Não dispersemos energias com os outros, eles saberão o que fazer da sua vida e a nós não nos diz respeito.

Este post não vem a propósito, apenas desvia a atenção do essencial. Temos tanto com nos preocupar!!!

Quem ataca fica sujeito...
 
lembrete a não esquecer: sair do sep lembrete a não esquecer: sair do sep lembrete a não esquecer: sair do sep lembrete a não esquecer: sair do sep lembrete a não esquecer: sair do sep lembrete a não esquecer: sair do sep lembrete a não esquecer: sair do sep lembrete a não esquecer: sair do sep lembrete a não esquecer: sair do sep lembrete a não esquecer: sair do seplembrete a não esquecer: sair do sep lembrete a não esquecer: sair do sep lembrete a não esquecer: sair do sep lembrete a não esquecer: sair do sep lembrete a não esquecer: sair do seplembrete a não esquecer: sair do sep lembrete a não esquecer: sair do sep lembrete a não esquecer: sair do sep lembrete a não esquecer: sair do sep lembrete a não esquecer: sair do seplembrete a não esquecer: sair do sep lembrete a não esquecer: sair do sep lembrete a não esquecer: sair do sep lembrete a não esquecer: sair do sep lembrete a não esquecer: sair do seplembrete a não esquecer: sair do sep lembrete a não esquecer: sair do sep lembrete a não esquecer: sair do sep lembrete a não esquecer: sair do sep lembrete a não esquecer: sair do sep
 
apoiado...

ha assuntos, neste momento, muito mais importantes relacionados com a enfermagem dos quais nao nos podemos esquecer...

como se costuma dizer: com os outros posso eu bem!

acho q me fiz entender..
 
Caro Dr Enfermeiro,

Sou uma farmacêutica que visito ocasionalmente o seu blog. Pergunto-lhe: Em que contexto questionou estes profissionais de saúde? Hospitalar? E no seu hospital nunca necessitou de contactar os Farmacêuticos Hospitalares? Estranho, pois os seus colegas não parecem partilhar da mesma opinião...


De qualquer forma, e independentemente das opiniões,e tratando-se de farmacêuticos ou não, pergunto-lhe se acha justo juntar na mesma carreira profissionais até agora TSS com 5 e 6 anos de formação pré-graduada e oa até agora TDT com 3 ou 4 anos de formação pré-graduada? Fará sentido juntar no mesmo "saco" físicos, biólogos, psicólogos, farmacêuticos, etc... Como reagiria se quisessem juntar os enfermeiros a este grupo?
Por este andar não será de todo impossível! Pois, em relação aos farmacêuticos, a verdade é que em tempos já houve de facto uma carreira farmacêutica no SNS.
 
a mim nao me importa akilo que os farmaceuticos kerem, e acho que tambem nao deveria importar aos restantes enfermeiros. importa me sim a negciaçao da nossa carreira, isso sim e que e importante e seria nesse ponto que nos deveriamos centrar.
aos colegas que chamam a todos os outros elementos de outras profissoes de frustrados devem começar a olhar para dentro pois "so fala de orelhas quem e orelhudo"
 
Bom dia Dr enf.º
Gostava que os leitores do blog pudessem denunciar os comentários abusivos de comentários que aqui são colocados. Porque nada trazem de novo nem são construtivos para os temas em debate.
obrigado
CF
 
Carreira especial a dos Farmaceuticos...todas são "especiais", não me distrauio com ideias de "catraios" na saude...sou de que a unica coisa especial na saude são os doentes e a sua centralidade no sistema...
 
Isto dos seis anos e sete ou 3 ou 4, é tudo uma grande treta, o que interessa mesmo são os creditos que cada curso tem e tb o numero de horas de formação....já todos sabemos, que na faculdade de farmácia andam lá 5, 6 e alguns que gostam da vida académica até lá andam 10, mas e agora com Bolonha?...O mestrado integrado já não é só de 5 anos?...se calhar acharam que não era necessario andar lá os 6 anos...sejamos realistas ok?...Se calhar temos cursos(licenciaturas) de 4 anos,como por exemplo Enfermagem e Tecnologias da Saude(os TDT) que pela maneira que são estruturados em questão de teoricas, teorico-praticas e estágios, são tão valiosos como os de 6 anos...olhem lá se o Socrates não acabou a licenciatura, à pressa e da maneira que foi, e não chegou a 1º ministro...a intelegência e a capacidade para se executar funções com um alto grau de complexidade funcional não se mede em anos de faculdade...
Tenho dito!
Vasco
 
Exacto este dr.enf é um valente,até manda nos médicos!pelo menos atrás do computador... Mas já agora deixo uma pergunta, com tanta inteligência e cultura cm foi possível ter acabado enfermeiro?ou era essa mesmo a sua grande vocação?
 
"a classe farmacêutica tem um certo complexo de superioridade, mas não passam de frustardos elegantes!"
Primeiro que tudo, tente não escrever com erros ortográficos, seu frustrado. Fica-lhe mal. Em segundo, não é a classe farmacêutica que anda sempre a bradar aos sete ventos que quer ser tratada (e remunerada)como licenciados.
Os profissionais farmacêuticos já há muitas décadas que são licenciados, mestres e doutores nas mais prestigiadas Universidades, quer nacionais quer estrangeiras e têm um papel relevante em Serviços Farmacêuticos hospitalares, em Análises Clinicas, Genética, Investigação, Industria Farmacêutica, Industria Alimentar e Ensino entre outras actividades.

MM
 
Este post a mim apenas me confirma que as suas preocupações vão muito para além da Enfermagem. Vossa excelência tem até uns tiques políticos, admirar-me-ia que não venha a fazer, se é que já não faz, parte de um Sindicato ou da Ordem da profissão. Numa leitura rápida do seu blogue, é fácil depreender quais são os seus propósitos, que vão, de facto, muito para além da preocupação para com os doentes. O senhor quer é protagonismo, quer autoridade, quer estatuto, quer vassalagem. Poderia ser médico e pergunto-me porque não o é dado o seu discurso sempre medicalizado. Nunca está satisfeito e é de um corporativismo que nem se vê sequer na ordem dos Médicos, o expoente máximo, pensava eu, do corporativismo em Portugal. Mas permita-me que lhe diga: escolhe o caminho errado. Antes de si muitos tentaram à força o reconhecimento desconhecendo que o reconhecimento não advém da força mas sim da qualidade, da importância e da dificuldade dos actos que se realizam. O povo, caro colega, tem uma sapiência subestimada e dá reconhecimento apenas a quem quer. Escuda-se sistematicamente nos entraves legais/corporativistas para explicar os pontos negativos da profissão, levando consigo uma legião de enfermeiros numa cruzada contra tudo e contra todos. Se a coisa correr mal, pergunto-me se os vai compensar. Acabamos de rejeitar ganhar mais 200 euros por mês em inicio de carreira. Serei eu o único a achar que fomos um bocadinho taroucos? Não queremos 200 mas queremos 500, algo que nunca vamos ter nos próximos anos. Não percebo como Enfermeiros, usando da nossa autonomia de pensamento, não nos apercebemos da forma despropositada como nos usa. E a palavra usar é aquela que melhor se aplica aqui.

Não temos rigorosamente nada a ver com a carreira dos Farmacêuticos. E é, provavelmente, por estarmos em guerra com todas as classes profissionais que nunca saímos da "sepa torta".
 
De facto, seria interessane saber quem é o autor deste blogue.

Continuação de bom trabalho.
 
ALM,concordo consigo só em dois pontos. Um excelente líder e muito inteligente.


ASS.

Alguém que conhece o DE
 
Não tarda, estamos a criar uma movimento em defesa de saber quem é o autor deste blogue...

:-)
 
Caro Vasco,
o número de anos de faculdade não acontece por acaso!!! As formações são diferentes!!! E já agora, os enfermeiros e TDT frequentam escolas superiores que pertencem ao ensino superior politécnico, não frequentam faculdades que pertencem ao ensino superior universitário. Sempre foi assim e não deve ser por acaso.
 
Anónimo das 10:39 AM
"com tanta inteligência e cultura cm foi possível ter acabado enfermeiro"
Mais um comentário de um PALHAÇO!!!
Provávelmente algum médicozito da treta à espera de levar dois pares de chapadões para ver se ganha juizo!!!
 
Aí agora, na saúde, quem mostre sinais de inteligência, deveria ter sido médico em vez de enfermeiro??!?
Esta foi boa :)
 
NÃO CEDAM ÁS MANOBRAS DE DISPERSÃO DO MINISTERIO NEM VÃO EM CANTIGAS. É PRECISO FAZER GREVE A 100%.

LEMBREM-SE QUE POR PIOR TRABALHO QUE OS SINDICATOS ESTEJA A FAZER ( E EU TAMBEM OS CRITICO EM MUITOS ASPECTOS) TEMOS QUE NOS UNIR E NÃO DISPERSAR.

TENHAM SEMPRE NA MENTE SENHORAS E SENHORES ENFERMEIROS QUE O NOSSO PIOR INIMIGO É ESTE GOVERNO NA FIGURA DA SENHORA MINISTRA DA SAUDE E DO SENHOR PIZARRO. ESTES SENHORES DESPRESAM A ENFERMAGEM E OS ENFERMEIROS, JÁ O PROVARAM MUITAS VEZES E IRÃO CONTINUAR A DAR PROVAS DISSO A 1ª OPURTUNIDADE.

TODOS TEMOS O DIREITO DE CRITICAR OS SINDICATOS MAS NESTE MOMENTO ISSO É MAIS UM PREGO NO NOSSO CAIXÃO E UMA ADORAVEL PRENDA PARA A MINISTRA.

LEMBREM-SE SEMPRE QUE PARA ESTE MINISTÉRIO OS MEDICOS SÃO BENS ESSENCIAIS E OS ENFERMEIROS SÃO UM MAL NECESSÁRIO, E MAIS NADA.

UNAM-SE E NÃO DISPERSEM EM CRELAS QUE SÓ BENEFICIAM O NOSSO INIMIGO QUE É ESTE GOVERNO QUE NOS TRATA COM DESPRESO E DESDÉM.
 
A sua identidade era bom ser revelada para bem da enfermagem!! Na altura em que o blog surgiu..surgiram os rumores que seria o Rui Campos.. mas nada disso.. apesar da igualdade de inteligencia.. o espirito empreendedor do DE não deixa margem para dúvidas.. O senhor e monstro do INEM.. Sr. Dr. Enf. Tozé!! Um bem haja!
 
Oh meus amigos, se conhecessem o sr. ex.mo dr. prof. dr. enf. percebiam porque é intocável.
É pior que a máfia siciliana.
 
Para o anónimo das 10.44
Em primeiro lugar, e com o mesmo propósito, não justificou o facto de Bolonha ter passado os mestrados integrados para 5 anos(deve ser por acaso).
Em segundo lugar, deve viver na antiguidade, pois o ensino superior politécnico, neste momento tem a maesma autonomia investigacional que as faculdades, podento inclusivé, preparar mestres e doutorados.
Em terceiro lugar devo lembrar-lhe que nas faculdades, antes de Bolonha, tambem existiam cursos de 4 anos e muitos, por exemplo, na faculdade de Letras e na de Ciências, o que a meu ver em nada reduz a sua sapiência.
Estar-mos para aqui, a medir a qualidade das licenciaturas, porque esta tem mais anos(sem saber na verdade a carga horaria/nº de créditos atribuidos), ou prque é da faculdade ou do politecnico, ou é da privada ou do ensino publico, e por aí fora, só mostra o povo que somos, e a razão porque estamos na cauda da europa...somos um verdadeiro país de Doutores e Engenheiros, que nada fazem nem saber têm para por o país na vanguarda da Europa!!
Tema proposto..."A minha Licenciatura é melhor que a tua..."
Vasco(Licênciado pela Faculdade Nova de Lisboa-Ciências Sociais-Mestrado: Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional-ISEG-Lisboa)
 
Errado, o politécnico não dá titulos de doutor.
E se está a comparar a investigação de universidades com politécnicos... LOL!
 
Só diz o que diz aqui porque está sob a capa do anonimato. Sabe o que isso é? Cobardia e falta de carácter.
 
Ainda não dá caro amigo...mas como é da minha area, digo-lhe em primeira mão que vai dar, lolololol!
Mas ainda não o vi retorquir outras coisas que aqui eu disse!
De qualquer maneira, posso dizer-lhe que já se faz boa investigação em alguns politecnicos por esse pais fora, lololol!
E só não se fez mais cedo, exactamente por puro elitismo das universidades, que felizmente já vai caindo em desuso!
Eu cá sendo um homem das CIÊNCIAS SOCIAIS, não me atrevo a ter o mau gosto de menosprezar uma das partes do ensino superior(INSTITUTOS POLITECNICOS), garanto-lhe que depois de serem criados, tiveram uma ajuda inequivoca e inestimavel no desenvolvimento do país...para si e para a sua visão redutora e "bacoca" que só nos atrasa, aconselho a ler e informar-se mais sobre o ensino em Portugal.
Vasco
 
Segundo equipas do INEM.. "grande chefe.. impunha respeito e dedicação..".
 
"O que me intriga é que eu não consigo vislumbrar qual a especificidade do trabalho farmacêutico"

Isto é a prova de que o autor deste blogue não percebe nada de saúde...

Apenas percebe dos interesses corporativos da sua classe.

e além disso é cobarde ao não assinar o seu blogue...


Pedro Sousa
Farmacêutico Hospitalar no IPO
 
porra mestre a dizer estar-mos???? q vergonha..
 
Para o Anónimo das 2.45
Olhe eu nem queria estar a dar tanta importância a esta questão, mas como gosto de ajudar e a esclarecer os mais incautos e menos esclarecidos, à 2 anos eu fiz um trabalho exactamente sobre o ensino superior politécnico, e no que à investigação diz respeito, vou dar-lhe um exemplo, levantar um pouquinho o véu, e, se for interessado, pode por si saber mais sobre o tema.
No Instituo Superior de Engenharia do Porto, que faz parte do I.P.P, existem 3 unidades de investigação, o GECADE, o CISTER e o LSA, sendo que o GECADE é o mais antigo tem 80 investigadores dos quais 46 são doutorados, tem mais de 50 projectos de I&D nacionais e internacionais, dezenas de artigos anualmente publicados nas mais prestigiadas publicações internacionais, colaboração com as mais prestigiadas empresas portuguesas (E.D.P, VODAFONE, AENOR, MOTA_ENGIL, BANCO de PORTUGAL ), entre outras, e já tendo ganho prémios de inquestionável prestígio, como o premio da ANIMEE, prémio da Ordem dos Engenheiros e premio internacional da REN.
Tudo isto apenas do GECADE, se quiser saber mais sobre as outras e que projectos internacionais mantém em curso, vá ler umas coisas, pasme e babe por serem portugueses e pertencerem ao ensino superior politécnico, mas vá com cuidado que ainda lhe dá qualquer coisinha…à já ouviu e viu nos telejornais, aqueles concursos de robótica, com robôs portugueses a ganharem prémios?...imagine qual foi a universidade, quero dizer, instituto superior politécnico, que fez esta investigação…lololo, uma risada para a sua santa ignorância de licenciado em universidade!!
Até sempre
Vasco
 
Para o anónimo das 8.20
Realmente tem razão, não é estar-mos mas sim estarmos, mas não é assim tão vergonhoso, eu sou humano, e por vezes engano-me e erro...e já reparou que tb não escrevo tudo direitinho com pontuação e acentuação...eu sei que não é exemplo mas nem sempre tenho tempo para rever os textos, peço desculpa, mas como não sou elitista, nem o maior do mundo, apesar de ser mestre não me considero mais que os outros, apenas peço desculpa porque compreendo que devo dar o exemplo.
Vasco
 
Também não é "à x anos" é "há"...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!