sexta-feira, março 26, 2010

Cunhacracia.








Diziam, os néscios, que a elevada oferta de Enfermeiros aumentaria a competitividade saudável, incrementando os níveis formativos e o empreendimento profissional. Na Enfermagem, a teoria da selecção natural, proposta por Charles Darwin, não funciona. Entre nós, predomina a teoria do autoclismo.

Nos concursos há até quem faça a seriação pela ordem alfabética dos nomes dos candidatos. Ignora-se currículo, experiência, classificações nominais ou ordinais, etc. Pouco interessa. Aliás, não interessa. O autoclismo fomenta a cunha - passo a expressão do povo!

No último concurso do Hospital de São João (Porto), as cunhas incidiram com um força descomunal. Sem critérios, a subjectividade é raínha. O tráfico de influências, rei. 

Vem um Enfermeiro e pede uma cunha para o filho ou para a filha, Enfermeiro(a). Vem  um Médico e pede uma cunha para o filho ou para filha, Enfermeiro(a). Vem um Electricista e pede uma cunha para o filho ou para a filha, Enfermeiro (a). Tudo quer cunha, tudo tem um familiar que é Enfermeiro!
Milhares de entrevistas e montanhas de currículos depois,não importa quem lá vem, a cunha já tem a porta aberta. Este fenómeno já tomou uma proporção tal, que a Enfermagem começa a parecer um jardim de cúscutas.
.
Será que os membros destes júris conseguem chegar a casa e deitar a cabeça na almofada, tranquilos e serenos com a sua própria consciência?
.
Como sempre, os néscios estavam errados.

Comments:
NÃO SE ILUDA SR DE !

JÁ ANTES, MESMO COM OS CONCURSOS, TAMBÉM A SITUAÇÃO ERA SEMELHANTE... SIMPLESMENTE AGORA É MAIS À DESCARADA !!!

PARA QUE É QUE ACHA QUE SEMPRE EXISTIRAM AS TÃO FLAMIGERADAS "ENTREVISTAS" NOS PROCESSOS DE SELECÇÃO DOS ANTIGOS CONCURSOS ???... PARA SELECCIONAREM QUEM ELES QUERIAM, CLARO ESTÁ !

JÁ PARA NÃO FALAR NOS QUESTIONÁVEIS CRITÉRIOS DE SELECÇÃO, ÍTENS DE BONIFICAÇÃO, FÓRMULAS DE SELECÇÃO, CONCURSOS ABERTOS DIRIGIDOS A DETERMINADAS PESSOAS !!!

DESDE SEMPRE TUDO ISTO SE PASSOU, SIMPLESMENTE AGORA PARECE SER TUDO MAIS ÀS CLARAS !...

A LUTA CONTINUA...

PM / HSTV
 
NÃO SE ILUDA SR DE !

JÁ ANTES, MESMO COM OS CONCURSOS, TAMBÉM A SITUAÇÃO ERA SEMELHANTE... SIMPLESMENTE AGORA É MAIS À DESCARADA !!!

PARA QUE É QUE ACHA QUE SEMPRE EXISTIRAM AS TÃO FLAMIGERADAS "ENTREVISTAS" NOS PROCESSOS DE SELECÇÃO DOS ANTIGOS CONCURSOS ???... PARA SELECCIONAREM QUEM ELES QUERIAM, CLARO ESTÁ !

JÁ PARA NÃO FALAR NOS QUESTIONÁVEIS CRITÉRIOS DE SELECÇÃO, ÍTENS DE BONIFICAÇÃO, FÓRMULAS DE SELECÇÃO, CONCURSOS ABERTOS DIRIGIDOS A DETERMINADAS PESSOAS !!!

DESDE SEMPRE TUDO ISTO SE PASSOU, SIMPLESMENTE AGORA PARECE SER TUDO MAIS ÀS CLARAS !...

A LUTA CONTINUA...

PM / HSTV
 
O colega (penso que o é!) não sabe o que diz. Nunca se viveu com tamanha nojice relativamente a esta matéria. Nos hospitais empregam-se os amigos de quem manda e só não vê quem não quer ver. Já cá ando há muito tempo, fiz parte do juri de vários concursos e nunca me lembro de tamanha pouca vergonha. Hoje tenho vergonha do meu país.
 
ESTE CONCURSO DEVIA SER ANULADO...
 
Eu concorri, mas como nao tenho cunha, fiquei pra la dos 1800... e fico indignada quando dou por mim a ver colegas que estudaram/trabalharam comigo nos primeiros 300 lugares (tendo em conta que estudamos na mesma escola, temos a mesma media final de curso, o mesmo tempo de experiencia e ate moramos na mesma região).
A questão é que podem alegar insucesso na entrevista como justificação do lugar no concurso. Sinceramente considero que a minha entrevista correu bem, mas claro, a subjectividade de uma entrevista dá liberdade para fazerem o que querem... e o pior é que ninguém tem mão nisto. Este concurso é uma vergonha e para mim não tem qualquer validade!!
Estou cansada de ficar para trás por questões nada relacionadas com mérito.

É essencial lutar pela dignidade da profissão mas de nada serve se todos os dias há enfermeiros que dão facadinhas nela...

Uma enfermeira algures no mundo a espera do seu lugar ao sol em Portugal.
 
Eu faço o apelo, ja que estamos em tempo de reivindicações e greves:
Colegas que concorreram, que não tem cunha e obviamente não estão contentes com o resultado,vamos unir-nos e fazer reclamação/ queixa conjunta para que façam um concurso digno...
 
É a lei da cunha. E ainda fazem greves contra o Ministério da Saúde. Temos é que eliminar estes podres da nossa profissão.

Por mim anulavam este concurso e continuavam a meter cunhas..Ao menos eram coerentes e não gozavam connosco.
 
Eh Eh Eh
Ficam voçês a saber que no decorrer deste "processo de seriação" e mesmo antes de se iniciarem as entrevistas aos candidatos, houve cerca de 30 enfermeiros que entraram sem concurso, sem nada...

E mais, eu concorri para este concurso, trabalho há 13 anos, fiz VMER, sou especialista de reabilitação, formei-me na Escola de Enfermagemb SJoão e fui colocado em 1000 e qualquer coisa.

Recém licenciados, sem experiência profissional e sem critérios de preferência, ficaram nos primeiros 20...

Leiam e reflitam na vergonha...

JM Sar.
 
Devia ser anulado o concurso... contem comigo...criem uma petição na net. saudações
 
Então digam-me lá como é que um recém-licenciado há-de arranjar emprego? Todos têm mais experiência bla bla bla, curriculos, etc... Todos passam à frente dos recém-licenciados... E aliás a maioria dos concursos agora nem dá para os recém-licenciados... Também não acho isto justo... E como sou recém-licenciado e já estou farto disto, resolvi falar com uns "amigos"... E já está... Que queriam que fizesse?? Compreendo que esta é a pior maneira de fazer as coisas... Mas em tempos de guerra... olhem... De qualquer das maneiras isto já está podre e está...
 
CUNHAS??? EU VOU-VOS FALAR DE CUNHAS... NO HOSPITAL DO ESPÍRITO-SANTO EM ÉVORA ENTRAM ENF SEM EXPERIÊNCIA EM DETRIMENTO DE ENF COM ANOS DE CURSO SABEM PORQUÊ???
É FÁCIL...
NA ENTREVISTA TENS DE SABER A DIFERENÇA ENTRE ENF ADJUNTO E ENF ACESSOR (É IMPORTANTÍSSIMO). E MAIS, SE NÃO SOUBERES A DIFERENÇA ENTRE EFICÁCIA E EFICIÊNCIA, AI ESTÁS TRAMADO. PODES TER 30 ANOS DE EXPERIÊNCIA QUE NÃO ENTRAS.
É ESTA MALTA QUE TEMOS À FRENTE DAS INSTITUIÇÕES. OS CHAMADOS PSEUDOENFERMEIROS DIRECTORES.
QUERES TRABALHAR NO HOSP EM EVORA ESTUDA BEM A LIÇÃO PORQUE O CV QUE CONSTRUÍSTE NÃO VALE NADA.
BOA SORTE E NÃO "CHORES" QUANDO NÃO ENTRARES.
 
Depois de ler este comentário tão bem escrito eu posso depreender que o Dr E conhece os 500 primeiros classificados da lista pessoalmente e tem a certeza absoluta (como só ele sabe ter) que têm cunhas, mais ainda acho que conhece um por um todos os cunheiros e cunhados que foram responsáveis pela elaboração final da lista. Ou não....

Se calhar ele está a mandar para o ar aquilo que parece mais lógico sem saber que os que eram para entrar por cunha neste concurso, entraram e não fazem parte da lista porque supostamente "faltaram" à entrevista. Se falasse com uma enfermeira entrevistadora saberia que os pedidos foram mais de muitos, como sempre os há, mas que não se pode satisfazer todos e que por acaso neste concurso a subjectividade imperou mas os que ficaram melhores classificados foram aqueles que as enfermeiras consideraram pela entrevista, única e exclusivamente pela entrevista, que seriam os seleccionáveis para o hospital.

deixem-se de amarguras e acreditem que a experiência profissional não é tudo, acreditem que há gente com valor que por terminar o curso mais tarde não conseguiu ainda demonstrar numa instituição o que realmente valem, acreditem que esses tiveram a oportunidade deles e alguns souberam agarrar.
 
Sou Enfermeira à cerca de 3 anos, nestes três anos tenho feito varias formações inclusivé pos graduação.. Fui à entrevista, a enfermeira muito simpatica, conversa agradavel e tal.. mas disse logo que a formação pós licenciatura em nada contava... Quando terminei o curso os concursos eram para enfermeiros com experiencia, entretanto depois de estar 2 anos a 600 Km de casa, pensava eu (pensava mal)que a seria a minha oportunidade... Resultado... várias formações experiencia de 3 anos... 1000 ee tal...
Vergonhoso
 
Concurso H. São João mais uma vergonha pública, não sei onde isso vai parar. Não fui a entrevista por opção, mas tenho muito bons amigos que foram e que o resultado não corresponde a realidade. Se os caros amigos reparem há nomes que no concurso do hospital de Aveiro ficaram em 200 e tal, e por milagre neste conseguiram ficar entre os 20 primeiros. Curioso não?? Eu não sei, mas acho muito estranho e não acredito em milagres desse género. Eu concordo com a petição para a ANULAÇÃO deste concurso. Há que arranjar uma maneira mais digna de classificarem os enfermeiros já que somos muitos…..concursos nacionais seria no meu entender uma boa maneira de resolver o caso das cunhas, sei lá….Só sei que as coisas acontecem descaradamente e ninguém mete a mão no assunto….onde esta a ORDEM do Enfermeiros….
 
Alguns colegas sentem-se "roubados" porque os critérios de selecção não são correctos, mas todos os Portugueses são roubados porque esta e muitas outras formas de selecção (não se pode chamar concursos aquilo) são entregues a empresas externas às instituições, pagas a peso de ouro. Se fossem concursos que estivessem regulados na lei, como sempre aconteceu na Admistração Pública, o júri era constituído por Enfermeiros e não por Psicólogos e sei lá que mais, eram pagos através do seu vencimento (porque já era funcionários) e havia possibilidade de recurso, perante as incorrecções. Assim, é a lei do vale tudo e quem ganha? Alguns, menos os Enfermeiros e os Portugueses. Isto é que é uma vergonha!
Este Governo conseguiu assassinar todo o normal funcionamento dos serviços públicos, porque deixou de haver transparência e está a processar-se um assalto aos dinheiros públicos, sem qualquer controle.
 
Não sei se o Dr fala com conhecimento de causa ou se manda "bitaites" para o ar. Mas sou obrigado a concordar que este pais está certamente a bater no fundo no que diz respeito às chamadas cunhas.
Todos os dias a minha familia me interroga acerca da maneira como vejo esta situação deploravel e eu respondo: "posso não mudar o mundo mas certamente não será por mim que ficará pior". Digo-lhes isto porque tenho familiares e conhecimentos no meio hospitalar e recuso-me a utiliza-los. E sei que um dia irei ser recompensado por isso. Mas para isso é necessário que a grande maioria pense como eu.
E por pensar assim, foi com este espirito que concorri à bolsa de enfermeiros do HSJ, assim como a outras bolsas e concursos e, curiosamente ou não, se derem emprego a 350 enfermeiros, então, serei um deles. E relembro que de um total de 4000 e tal, foram à entrevista 2600 e tal e sem o recurso a cunhas, conhecimentos, padrinhos, ou o que lhe queiram chamar, acabei por ficar bem posicionado.
Não sei se deram prioridade às cunhas, mas a minha posição relativamente ao universo de concorrentes faz-me pensar que pelo menos a enfermeira que fez a minha entrevista pensa como eu e tenho esperança em ficar la empregado.
A mensagem que deixo é obvia. Não pensem que vão mudar o mundo, mas se cada um pensar da mesma forma que eu, esse mesmo mundo poder-se-a tornar mais justo.
 
Caros colegas o problema não é só devido ao factor CUNHA.
O problema de base está em concorrermos 2000 para 20 vagas.
OFERTA 20 X SUPERIOR À PROCURA
Quando concorri eramos 16 para 60 vagas.
De quem é a culpa? Leiam os 10 Mandamentos e terão a resposta.
Temos de deixar de ir atrás do prejuízo e ir à raiz podre da OE.
Eu sou mais um apoiante do Movimento de exclusão dos profs da OE.
Não percebo como o DR ENF não valoriza este movimento. Será Prof???
Cumprimentos e boa sorte com o emprego.
E já agora. Penso que o SEP devia criar um fundo para que os enf desempregados consigam inscrever-se na OE (99€) e pagar a cota (7,5€) visto que não têm rendimentos.
É que a matemática não é uma ciência exacta para a OE.
0 rendimentos- 99 euros = ZERO
 
Isto que se passou no H. de S. João não é caso único, pois pelo que houvi de colegas mais novos que concorrenram, (poie eu estou no quadro), o concurso para enfermeiros, efectuado no centro hospitalar de trás-os-montes e alto douro, também tinha para lá alguns malabarismos, foi efectuado por uma empresa privada, que deve ter sido paga a peso de ouro!!! nos psicotécnicos uma das questões que sairam, seria escrever o maior nº de palavras começada por uma ceta letra durante um certo periodo de tempo... e etc, etc... digam-me lá para que serve isto e porquê andar quatro anos numa escola a fazer uma licenciatura, para depois num concurso responder a este tipo de questões? No meu tempo o que contava era a avaliação curricular que seria a nota final de curso, experiência profissional nº de horas de formação contínua participação em jornadas de enfermagem como preletor e também como participante alem de outros aspectos relevantes como prticipação em projectos institucionais ou outros... mas estava tudo bem definido a partida, eu no inicio do concurso quase adivinhava aminha nota final, depois quem tivesse tido melhores resultados e se tivesse esforçado mais em participar logicamente teria melhores resultados. agora com este tipo de concursos ninguem pode prever nada, fica tudo ao critério de outros profissionais para selecionarem enfermeiros, é uma vergonha!!!, ao ponto a que a nossa profissão chegou. faço um apelo aos sindicatos que também olhem para estas situações e deiam um murro na mesa, que isto não pode continuar. tenho que me solidarizar com os colegas que foram injustiçados neste concurso. Já agora uma sugestão tirem os professores (já nem querem ser chamados de enfermeiros) da ordem, reduzam o número de vagas nas escolas de enfermagem e não votem, eu só votei na primeira eleição da ordem, enquanto este estado de coisas se mantiver, nunca mais voto para eleger os orgãos sociais da ordem.
 
E quem faz a petição para a anulação deste concurso?

EU ASSINO. FAÇAM-NA. E quem quiser assina.
 
Bom dia. Sem querer ferir susceptibilidades sou recem licenciado não tenho nenhuma cunha para qualquer serviço que possa existir (hospitais, centros de saude, clinicas, lares) e fiquei em 287 na entrevista do São João. Vejo que para muitos de vós isto era um bom lugar não era ? pois eu tenho a certeza que nunca vou ser chamado. Já toda a gente sabia que a entrevista ia ser a base da avaliação e não o curriculo. Porque é que não protestaram antes ? Só reclamam agora que viram que não ficaram bem classificados ? Por isso é que a Enfermagem está como está..acho que os recém licenciados deviam pedir anulação de todos os concursos que pedem RJEP.
 
Palhaçada autentica!!!

Fazer entrevistas pessoais a mais de 4500 pessoas pAra quê??? E depois vê-se este roubo descarado, a porra das cunhas e despesismo idiota a que já no habituaram!!
 
Eu assino!!!!
 
É extremamente triste estar numa situação em que quando pedimos auxílio a alguém nos dizem "vai para o estrangeiro!", para mim é exactamente igual a dizerem-me "vai a m*rd*!", isto porque me tenho sujeitado aqui a trabalhos de cão. Eu era uma aluna de media de 18,3 nos secundário, entrei numa escola publica, fiz tudo direitinho e terminei com uma media de 14,3 valores em 2009. Hoje, 11 de Novembro de 2010 estou em casa a passar dificuldades, a desesperar por não ter um emprego. O mais cómico no meio disto tudo é que quem menos precisa (os tais filhos e amigos das pessoas "grandes" dos hospitais)é que têm um emprego. Enfermeiros como eu que têm dificuldades económicas, que querem seguir a sua vida, que não têm possibilidade e a sua vida não os deixa emigrar, estão a sofrer e passar dificuldades!!!
 
É extremamente triste estar numa situação em que quando pedimos auxílio a alguém nos dizem "vai para o estrangeiro!", para mim é exactamente igual a dizerem-me "vai a m*rd*!", isto porque me tenho sujeitado aqui a trabalhos de cão para não ir para fora. Eu era uma aluna de média de 18,3 nos secundário, entrei numa escola publica, fiz tudo direitinho e terminei com uma media de 14,3 valores em 2009. Hoje, 11 de Novembro de 2010 estou em casa a passar dificuldades, a desesperar por não ter um emprego. O mais cómico no meio disto tudo é que quem menos precisa (os tais filhos e amigos das pessoas "grandes" dos hospitais)é que têm um emprego. Enfermeiros como eu que têm dificuldades económicas, que querem seguir a sua vida, que não têm possibilidade e a sua vida não os deixa emigrar, estão a sofrer e passar dificuldades!!!
 
E a saga continua... A Enfermagem perdeu a dignidade...Hoje estou em luto. Pela Enfermagem e pelo meu país.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!