segunda-feira, março 08, 2010

Eleições intercalares...

Decorrente da recente alteração dos estatutos da Ordem dos Enfermeiros, realizam-se a 17 de Março eleições intercalares para o Conselho de Enfermagem nacional e regionais, Conselho Fiscal e Colégios da Especialidade, por forma a proceder às alterações previstas na respectiva alteração. 
Os colegas poderão votar presencialmente (nas várias mesas de voto disponíveis em todo o país) ou via correio (preenchendo os cupões que a OE enviou pelo correio, que devem ser colocados dentro do envelope branco fornecido para o efeito, e, posteriormente, é necessário juntar uma fotocópia da cédula profissional devidamente actualizada, colocar tudo isto no RSF, não esquecendo da assinatura no verso do mesmo!)





LISTA A - MELHOR ENFERMAGEM, MAIS SAÚDE


LISTA B - CONTINUAMOS A CONSTRUIR A MUDANÇA
_____________________________________________________________________________
P.s. - Infelizmente - e uma vez mais -  a Ordem dos Enfermeiros começa mal um processo que se queria transparente e idóneo. Então recebemos em casa os boletins de voto e não temos qualquer informação de apoio? Caricato, não? Mais ainda, porque não enviaram em simultâneo os boletins de voto e a revista informativa das listas candidatas?! Poupavam dinheiro de expedição, certo? E muito. É só fazer contas.

Comments:
Uma professora para presidente, da secção regional?!?!
Fico com algumas reservas!!!!
 
"...SERVIR a enfermagem e os cidadãos..."
SERVIR?!?!
Sem comentários..
SERVIR: Ser criado de; Desempenhar quaisquer funções; Viver na dependência de alguém; Viver ou trabalhar como servo...
Por Favor não utilizem mais esta palavra, que fica tão MAL...
 
Parabéns aos candidatos...
Infelizmente e uma vez mais a Ordem dos Enfermeiros começa mal um processo que se queria transparente e idóneo. Então recebemos em casa os boletins de voto e não temos qualquer informação de apoio? Caricato, não? Mais ainda, porque não enviaram em simultâneo os boletins de voto e a Revista informativa das listas candidatas?! Poupavam dinheiro de expedição, certo? E muito, é só fazer contas.

Um enfermeiro preocupado...
 
Ao anónimo das 10:44AM....
O seu comentário é reflexo do afastamento/desinteresse dos Enfermeiros em relação à Sua Ordem.
Caro Colega: A candidata está a concorrer a presidente do Conselho de Enfermagem Regional (CER), que é um orgão técnico dentro da Secção Regional. O presidente da SRN não vai a votos.....
Para criticar é preciso saber....
Vamos fazer um esforço para nos apropriar do funcionamento e competencias da O.E. - Só fica bem....
 
O dinheiro não é deles, somos nós que pagamos isto tudo, não é de admirar que a OE não queira saber de despesas.
 
Ao colega que escreveu:
"Ordem dos Enfermeiros começa mal um processo que se queria transparente e idóneo. ...e não temos qualquer informação de apoio? "...
Fiquei intrigado com esta afirmação. Apoio de quem??
 
Curioso...
Não vi qualquer professor de greve ou em manifestações.
São enfermeiros para estarem na OE e mandarem nos ENfºs e demarcam-se completamente quando estamos em greve ou vamos para a rua. Não estão à altura para estar à frente dos enfermeiro.
À frente dos enfermeiros devem estar enfermeiros e não professores ou os pseudo enfermeiros directores lacaios das administrações hospitalares.
Com esta gentalha não vamos a lado nenhum. Eleger esta gente só resulta em mais vagas para mais propinas.
Já mandei os meus papeis para o lixo...
 
Secção Regional do Centro ??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
 
Revista Servir.
Senhoras com saias compridas com lampârinas, A SERVIR,etc., etc.
Acordem! Estamos no século XXI!
 
Ao anónimo das 10:44 AM
A Enfermeira Olga Fernandes não está a candidatar-se para Presidente da Secção Regional, mas sim do Conselho de Enfermagem Regional. São órgãos diferentes...
Um abraço.
 
"...SERVIR a enfermagem
SERVIR?!?!
Sem comentários..
SERVIR: Ser criado de; Desempenhar quaisquer funções; Viver na dependência de alguém; Viver ou trabalhar como servo...
Por Favor não utilizem mais esta palavra, que fica tão MAL...

CONCORDO
 
Ao anónimo distraído das 10.44!!

Não é presidente da Secção Regional Norte... é do Conselho de Enfermagem...

É só ler!!!
 
Mais uma precipitação...

Recebi hoje em casa a revista da OE com o folheto relativo àS eleições. Tenha calma DR eNF. Não vá com tanta sofreguidao ao pote da maldiscência...
 
É a professora Olga do Porto. Apoiante do partido nova democracia.

Apesar de dar demasiado valor à = patologia =
Pensa em Enfermagem mas sempre com um pano de fundo de medicina.

Será competente? Sim.

Mas eu pergunto...E a lista B?
 
Bom , já agora, porque não publicar outras listas, se as houver ´é claro !
 
Quando dá jeito os Srs. Profes estão lá - eu sou enfooormeiro quando é a classe e dinheirinho no bolso ....sou professor.
Já pensaram em alguma vez em dizer algo acerca do processo em curso. Até hoje nicles. Só a referência de que faltam enfermeiros ...pois pudera são os estudantes que lhes alimentam o dia a dia com propinas, cursos etc. Vão-se catar.
 
Uma professora para presidente, já vi é para combater as alterações efectuadas...advoga que quem decide se a pessoa é enfermeira é a escola...
Quanto a ser enviado para casa, só recebi boletins para votar na lista B. Pergunto só há a lista B ?

Isto cheira-me a Salazarento, ditador...não é assim que se faz no SEP???
Diga quem souber...
 
Mais docentes nos orgãos directivos?
Voto em branco!
Para continuar a mesma politica de formação por atacado, tipo "made in China", não obrigado.
Eu não dou mais para esse peditório, e já me recusei a fazer supervisão clinica.
Não oriento nem mais um aluno enquanto esta politica não mudar.
Claro está que tambem não entregarei o meu voto a alguem ligado ao ensino, por muito capaz que o considere.
Mas... Uma vez dentro do sistema, não os vejo a tentar mudar o que quer que seja!
Vejam o exemplo de Espanha, arrepiaram caminho, e encerraram escolas às dezenas.
 
PEC o que nos vai continuar a matar grelha salarial uma miragem..........
 
Caros Colegas, estas eleições intercalares a 17 de Março, são apenas para introduzir no mandato actual 2008-2011 a primeira alteração ao Estatuto da OE e dizem apenas respeito aos Conselhos de Enfermagem Regionais, ao Conselho de Enfermagem Nacional, aos Colégios de Especialidades e ao presidente e vice-presidente do Conselho Fiscal Nacional.
Não tem cabimento o comentário das 10:44, até porque essa candidata já faz parte do actual orgão regional como presidente.
 
SAudações,
É sem dúvida caricato. Até à presente data a única carta que recebi em casa foi apenas com o boletim de voto referente à lista B (de "bregonha" DESAVERGONHADA)
Irra!
 
"Ao colega que escreveu:
"Ordem dos Enfermeiros começa mal um processo que se queria transparente e idóneo. ...e não temos qualquer informação de apoio? "...
Fiquei intrigado com esta afirmação. Apoio de quem??"

apoio da própria Ordem que envia primeiro a documentação de voto, sem antes enviar os constituintes das listas...o que o colega DE disse parece obvio..deviam aproveitar o crreio e enviar yudo junto...assim sabia em quem estava a votar, não acha?

Conordo plenamente DE, foi esse mesmo o meu pensamento!

Tb concordo com o comentario de alguem que disse Professoras para a Ordem? Já chega! São estes Srs Professores teóricos que estão a matar a Enfermagem com os modelos de formação baseados no Humanismo, esquecendo aquilo que nunca souberam: Tratar doentes! isto sim é importante! e não as tretas da CIPE que fez com que ninguem nos entenda dentro dos hospitais...e pior é que nós prórprios enfermeiros não entendemos nada daquilo...é cada cabeça sua sentença!

Com este Srs Professores teóricos estamos condenados a que os futuros enfermeiros saibam cada vez menos tratar doentes!

Corram com esses vegetais das escolas de enfermagem e ponham docentes com experiência clínica...esses sim é que são os bons mestres para os futuros enfermeiros|
 
Eu acho que estas eleições são mais do mesmo ... ou seja nada. Mas alguem no seu perfeito juizo vota sem saber em quem??
O que diz o Enfermeiro Germano disto??
Outra questão que deixo no ar??
Será que o Enfermeiro Germano que tem sido dos poucos que nos tem defendido (e bem na minha opnião), sabe que pelo menos um dos elementos da sua lista faz o contrario do que ele apregoa.
Coage os enfermeiros que tem especialidades a prestarem os cuidados especializados sem receberem como tal??
No melhor pano cai a nodoa.
 
Eu cá por mim aconselho votar na lista A porque na B há gente capaz de tudo para se tornar visível à custa da enfermagem!
 
Vou VOTAR EM BRANCO,

Precisamos é de alguém da esquerda, porque só esses podem se interessar pelos enfermeiros que dão duro nos locais de trabalho...

Que interesses defende alguem do PND?... Vejam no site a composição deste partido... acham que eles se interessam por quem trabalha e por uma Carreira digna?...

Acordem colegas...
 
A candidata está a concorrer a presidente do Conselho de Enfermagem Regional (CER), que é um orgão técnico dentro da Secção Regional. O presidente da SRN não vai a votos..... E o que isso interessa?
Acontece que só existe uma lista e isso não é democrático! Faz lembrar o tempo da outra senhora .... Tudo isto é bom para o currículo destas senhoras, para se servirem, isso sim!
Estão-se a borrifar para os enfermeiros ..............acordem!
 
Já nos basta a revista "SERVIR"...ainda existe!! se sim mude de nome...para "LÍDER"....a OE tem de mudar a postura de servilismos e avançar com uma OE LÍDER NA SAÚDE SEM MEDOS NEM RECEIOS, NA VIDA NÃO EXISTEM CASTIGOS NEM PRÉMIOS SÓ CONSEQUÊNCIAS....AVALIEM BEM O QUE FAZEM E PRODUZEM AO NÍVEL DAS CONSEQUÊNCIAS QUE PRODUZEM
 
Eu estou estupefacta e sinto-me uma perfeita idiota face às propostas apresentadas pelas duas listas. E face às listas.

Não me revejo em nada do que ali vem, que me parece mais do mesmo. E se o "mesmo" é mau, então é tudo mais do mau!

A semântica já cansa. Estamos fartos da continuidade.Todos estamos saturados da excelência, dos padrões de qualidade, da Cipe e de tantos ideais que na prática não traduzem melhores cuidados. O que se verifica é uma exigência patológica que faz com que a maioria dos enfermeiros se sinta estúpido perante tanta suposta evolução que não consegue acompanhar.

Nos serviços, os colegas nem sabem o que é cada um desses órgãos e que função têm no todo que é a Enfermagem. Parece mais uma hierarquia, a juntar às do passado (igreja=enfermeiras religiosas; militar=enfermeiras a tratar dos feridos) e às hierarquias do presente (Enf Director, Enf Supervisor, Enf Chefe, Enf Coordenador, Segundo Elemento, Terceiro Elemento, Corja, Bufos...).

Afinal qual é a estrutura da Ordem? Alguém que não esteja lá infiltrado me sabe explicar? E o que é que cada pessoa que lá está, faz? Bom, que as casas de banho são todas xpto, são; mas, e o resto? O que é que tanta secretária, tanto enfermeiro lá faz? Como é o dia a dia daquelas pessoas? Quantas horas de trabalho fazem por mês? O que é que produzem? Quais são os impactos reais e mensuráveis da sua acção na enfermagem, em todo o país?

E os que vão ser eleitos, o que é que vão fazer? Qual é o contributo que se pode esperar deles? Sejamos pragmáticos e respondam-me como se eu fosse mesmo muito burra. Não me escondam mais nada! O que é que eles vão fazer? Não me interessa o que vão ganhar, pois basta saber que estão a tirar o lugar a alguém que podia fazer realmente qualquer coisa de jeito. Mesmo que trabalhem de borla, só deve estar quem realmente festiver para dar contributos válidos. Não é para dizer que pertence a isto ou aquilo.

Precisamos de uma Ordem centralizada na sua estrutura, mas descentralizada na acção e atenta aos problemas dos enfermeiros. Não é preciso, num país tão pequeno, tanta gente com títulos e cargos. Basta que alguns se concentrem efectivamente na função de liderar a profissão, e não andem a acumular a Ordem com leccionar aulas, e se for preciso ainda fazer uns biscates por aqui e por ali. Algumas das pessoas que lá estão, estratégicamente colocadas por interesses económicos ligados a escolas privadas, deviam sair JÁ. Escolas privadas de grande monta têm lá os seus interesses assegurados, e podia nomear aqui alguns dos que conheço pessoal e profissionalmente, autênticas nódoas.

Alguém me sabe dizer quantas pessoas trabalham na Ordem? Quantos são enfermeiros?


Estou disponível para uma lista "independente" que concorra às próximas eleições da Ordem. Os enfermeiros com cargos de liderança deviam exercê-los em exclusividade. E deviam dar a cara nos hospitais, nos centros de saúde, nas escolas, nos lares, no pré-hospitalar, nas fábricas, no ensino de enfermagem, enfim, estar presentes junto de quem trabalha e sentir o pulsar da profissão. Conheço muitos colegas que pensam como eu. Uma lista que se afirmasse sem medo com gente independente do poder político, independente do poder económico, independente do poder religioso, gente livre e ligada aos interesses da profissão e do cidadão.

VV
 
alerta. Estão a enviar apenas boletins de voto para a lista B ...será lapso ?
 
Mas que autêntica fantochada!

Colocar parte integrante do problema (os docentes das mais que muitas escolas de Enfermagem, principal razão do galopante desemprego) em posição de decisão é surreal,..!
Ainda por cima, tal como foi referido anteriormente, muitos estão completamente noutra dimensão no que concerne às verdadeiras necessidades formativas da enfermagem na actualidade.
Aqui o problema reside no paradoxo que seria alguém que tenha um "tacho" numa Escola Superior qualquer, lutar pela diminuição de vagas, ou seja, lutar pela sua possível perda do "tacho"!!! Será que é dificil compreender que os nossos próprios inimigos estão dentro dos nossos actuais/futuros orgãos de decisão?!

Eleger este tipo de pessoas é "enterrar-se" a si, a classe e o futuro!

!!!DIGAM NÃO A ESTA VERGONHA!!!

NOTA: Não me refiro só às pessoas relevantes desta lista!
 
Escola Superior de Bragança
 
Gostava de saber porque é que os meus boletins de voto só tem lugar para votar na Lista B... é suposto...
 
A professora Olga a encabeçar a Lista? Lembram-se da Barraca das Unidades Curriculares Isoladas na Escola de S. João, que foram inclusivé anunciadas no próprio site da SRN?
Ora, esta senhora que se diz defensora da profissão é professora nesta mesma Escola que colocou em hasta pública as disciplinas dos Cursos de Especialidade em Enfermagem...É só Juntar 2+2!
 
Mas então... as escolas não são todas muito boas e dão uma excelente formação? Há que votar nos mentores dessas mesmas escolas!
 
Concordo a 100% e subscrevo:

"Professoras para a Ordem? Já chega! São estes Srs Professores teóricos que estão a matar a Enfermagem com os modelos de formação baseados no Humanismo, esquecendo aquilo que nunca souberam: Tratar doentes! isto sim é importante! e não as tretas da CIPE que fez com que ninguem nos entenda dentro dos hospitais...e pior é que nós prórprios enfermeiros não entendemos nada daquilo...é cada cabeça sua sentença!

Com este Srs Professores teóricos estamos condenados a que os futuros enfermeiros saibam cada vez menos tratar doentes!

Corram com esses vegetais das escolas de enfermagem e ponham docentes com experiência clínica...esses sim é que são os bons mestres para os futuros enfermeiros|"
 
Os colegas que se queixam de só haver uma lista candidata...
Pois vamos lá !!
Vamos apresentar mais listas.... Os que se acham capazes de darem algum do seu tempo em prol dos Enfermeiros... concorram....
Os Enfermeiros agradecem...
 
Para se saber como funcionam os órgãos da OE, têm que ler os Estatutos.
Nenhum enfermeiros trabalha na OE. São eleitos para determinado órgão e exercem o mandato sem retribuição.
Na Assembleia que foram votadas as alterações do Estatuto, já se ficou a saber que iam fazer-se eleições intercalares para alguns órgãos. Se tivessem participado tinham sabido e se queriam apresentar lista, também foi divulgado o período de candidaturas.
Não há erro no envio dos votos. As listas são para órgãos regionais e só se recebe os votos correspondentes à lista que está a concorrer para a respectiva SR. Sei que a Lista A é da SRN e a lista B é da SRS. Não sei das outras SR. Vejam no Cogitare ou perguntem directamente para a OE.
 
Rectifico o comentário que enviei anteriormente, porque fui confirmar ao site da OE e tem lá o suplemento da revista que identifica as listas e os órgãos a que se candidata cada uma das listas. Órgãos regionais do Norte - lista A, Órgãos nacionais e regionais do centro, sul e Açores - Lista B e Órgãos regionais da Madeira - lista C. Ver
http://www.ordemenfermeiros.pt/images/contents/uploaded/File/sededestaques/2010/Fevereiro/SuplementoROE_33_site.pdf
 
votei em branco
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!