segunda-feira, março 01, 2010

O engodo do Sindicato dos Técnicos de Ambulâncias de Emergência (STAE)!



O Sindicato dos Técnicos de Ambulâncias de Emergência (STAE) continua a sua senda: enganar o povo, com argumentos quase fossilizados, com a intenção de implementar aqui o erro do outros. Nem com zarolhos... a coisa resulta.
Há bem pouco tempo, emitiram um documento (entretanto já comentado aqui no blog) denominado "Esclarecimento sobre o conceito Técnico de Emergência Médica", onde escrevem lá coisas do tipo banha da cobra. Não me vou alongar muito sobre esta questão, uma vez que, como referi atrás, já opinei.
.
Mas continuo a achar interessante o esforço do moços, na tentativa de demonstrar que a tendência mundial é implementar "paramédicos" e excluir os Enfermeiros do pré-hospitalar, quando a tendência é precisamente... a inversa, como podem ler aqui!
.
É que o STAE, para ajudar a provar a sua perspectiva (errada), recorre a umas mentirinhas aqui e umas meias-verdades acolá.
Por exemplo, no tal documento podemos ler que "Espanha emitiu em 2007 um Decreto-Lei, que exige que todos os Técnicos de Emergências Sanitárias – TES – tenham uma formação mínima de 2000 horas até Dezembro de 2010,que engloba conhecimentos e intervenções para além do tradicionalmente enquadrado no suporte básico de vida". Tentam logo aqui estabelecer um paralelo com a realidade portuguesa, numa tentativa subliminar e ansiosa de importar o tal conceito obsoleto. Quem lê este excerto no seguimento do enquadramento do texto, tende a deduzir que Espanha, prepara-se para reduzir a actividade dos Enfermeiros, ao mesmo tempo que os Técnicos de Emergências Sanitárias entram em cena. Quem pensa assim, está enganado.
.
O Real Decreto (equivalente ao nosso Decreto-Lei) 1397/2007, que prevê a formação de Técnicos de Emergências Sanitárias em Espanha, não exige a presença deste Técnicos antes de Dezembro de 2010. É um curso de formação profissional, conduzido pelo Ministério da Educação (2000 horas), e que não é, actualmente, obrigatório em qualquer região da Espanha. No futuro (mas não em Dezembro de 2010) pretende-se que todos os Técnicos tenham essa formação. No presente momento, há regiões em que os cursos exigidos são têm um carga horária de 100 horas, algumas 500 horas, outras 40 horas e certas regiões, nada. 
Sem esta formação  não será possível tripular ambulâncias. Dentro de alguns anos o título de TES será obrigatório para todos os Técnicos. O primeiro curso vai acabar no próximo ano, mas levar vários anos para 100% dos Técnicos usufruírem desta formação.
.
MAS (há sempre um grande "mas")...
.
O Real Decreto não atribui competência dos Enfermeiros e Médicos a Técnicos (apesar das 2000 horas!). Não poderão administrar medicação ou colocar IVs, intubar, colocar sondas ou denagens de pneumotórax hipertensivo (nem agora, nem no futuro!) ... só podem fazer Suporte Básico de Vida e DESA, e "ajudar os Médicos e Enfermeiros em suporte avançado de vida" (estou a citar o Real Decreto!).
O suporte avançado de vida continuará ser competência de Médicos e Enfermeiros (em ambulâncias com Médico, Enfermeiro e Técnico (condutor)). O nossos Técnicos, hollywoodistas, queriam ter estas funções. Os espanhóis, colegas deles, com 2000 horas só podem fazer isto (pág. 1 e 2).
.
A tendência é para englobar mais Enfermeiros no pré-hospitalar com mais competências e responsabilidade!
.
Em muitas regiões de Espanha estão a ser implementadas ambulâncias com Enfermeiros, sem médicos (como SIV em Portugal, tal como inúmeros países europeus). 
Nas Ilhas Canárias existem há de 5 anos: são denominadas "ambulâncias sanitarizadas" (com Enfermeiros). 
Na Catalunha também existem há muitos anos: são apelidados de "SVI" (Suporte Intermédio de Vida). Em Espanha, existem cada vez mais SVI.
No País Basco é chamado de "SVE" (Suporte de Vida com Enfermagem).
Na Andaluzia está a ser implemetado agora o projecto ECA (Equipe de Coordenação Avançado). São ambulâncias de nível intermédio entre o SVA (com Médico e Enfermeiro) e SVB (só Técnicos)-  é uma tendência em muitos países europeus: Itália (em algumas regiões há ambulâncias avançadas com Enfermeiros (sem Médicos), noutras com Médicos e Enfermeiros).
Todos os helicópteros dispõem de Enfermeiros.
.
Na Bélgica, por exemplo (citando o Enf. Pepe Gomez) existe a P.I.T. (Paramedical Intervention Team: com Enfermeiros). 
Holanda e Suécia (todas as ambulâncias de emergência têm Enfermeiros). Em França: os Infirmier Sapeur Pompier existem em muitas ambulâncias de bombeiros para apoiar o SAMU (com Médico e Enfermeiro)). 
.
Obviamente, em Espanha, a maioria dos Centros de Coordenação (equivalentes aos nossos CODU's - Centros de Orientações de Doentes Urgentes) também tem Enfermeiros (Madrid, Castilla La Mancha, de Aragão, de Múrcia, Ilhas Canárias, País Basco, etc...)
.
Por todo o mundo (principal e mais rapidamente na Europa), a tendência evolutiva é esta. Em Portugal, país desgraçado, discute-se agora o que os outros discutiram há 50 anos atrás e concluíram ser um erro, fruto do remedeio improvisado
Mas há muita gente, carniceira, interessada em ganhar dinheiro à custa da "prostituição" dos TAE's, baratos e naïves: umas belas postas de carne-para-canhão.
.
Não me oponho que os TAE's tenham a sua carreira e  sua formação. Agora, usurpar as competências dos Enfermeiros ... não!


_____________________________________________________________________
P.s. - Agradeço a ajuda do Enf. Pepe Gomez, do pré-hospitalar espanhol.

Comments:
Na RAM já existem ambulâncias com enfermeiros, e a EMIR, é composta por uma unidade independente movel de médico e enfermeiro que actua em simultaneo e coordenada apenas atrav+es da protecção civil, com ambulancias com bombeiros apenas com formação em SBV, denominadas de AMS, as AMT apenas transportam doentes, +pelo que na Madeira não existem problemas com TAE, não existem...a EMIR (Equipa Medica de Intervenção Rápida) intervém sempre que solicitada coordenada pela protecção civil...o resto é só vir cá como funciona...muito bem....basta ver como a protecção civil respondeu no ultimo dia 20/02, na RAM NUNCA EXISTIRÃO PARAMÉDICOS DESDE QUE EXISTEM ENFERMEIROS A APOSTA É NA FORMAÇÃO ESPECIAL EM EMERGÊNCIA E URGÊNCIA INTRA E EXTRA HOSPITALAR POR UNIDADES CONSTITUÍDAS POR ENFERMEIROS E MÉDICOS, E AMBULACIAS COM ENFERMEIROS QUE EM SIMULTÂNEO TÊM FORMAÇÃO COMO ESPECIFICA DADAS PELAS ESCOLAS DE BOMBEIROS....AQUI NÃO ARRISCAMOS...NEM ARRISCAREMOS POR QUE O CUMULO DA IDIOTIA SERIAM AS ESCOLAS DE ENFERMAGEM OU AS UNIVERSIDADES QUE LICENCIAM ENFERMEIROS FORMAR PARAMEDICOS PARA QUÊ SE EXISTEM ENFERMEIROS...É COMO USAR PSICOLOGOS NOS SERVIÇOS DE ONCOLOGIA QUE LÁ VÃO 15 MINUTOS QUANDO TEMOS ENFERMEIROS ESPECIALISTAS EM SAÚDE MENTAL PRESENTES EM TURNOS DE 7 HORAS!!!!!!???????
 
A carreira de enfermagem só saõ os colegas que trabalham no INEM.
 
Acho que isto não é novidade para ninguém, mas é claro que veio sensibilizar aqueles que em tudo acreditam.
 
Parafraseando o dr do blog:

"Ninguém se opõe a que os enfermeiros tenham a sua carreira e a sua formação. Agora, usurpar as competências dos outros profissionais de saúde... não!"

Com frontalidade, gostaria que me explicasse como uma ambulância de emergência, como a denominação que entender, pode operar com eficiência sem um médico sem que ocorra um usurpar claro das funções deste. Dir-me-à, como é seu hábito, que não existem funções exclusivas do médico. Então, prepare-se, todos de responderão que não existem funções exclusivas do enfermeiro.

É esta a maior e mais grosseira incoerência que lhe encontro. E tem tal importância, que todo o seu discurso se resume a um corporativismo que apenas o fragiliza.
 
Os meus parabéns por mais uma clara e evidente explicação. Só não sei se os nossos projectos de DR TEM percebem. Admiro a sua persistencia para esclarecer esta gente e espero que continue com a garra que demonstra ser grande.
 
Quem procura rapidamente encontra a verdade.
Certas pessoas não vão conseguir mexer os cordelinhos dos fantoches TAE durante muito mais tempo, em breve terão que dar a cara e nessa altura todos sabemos que vão ser os primeiros a abandonar o navio.
O tempo de decisão está próximo, a ministra não tem gostado muito das pizarradas em que a metem, pelo que tudo vai ser esclarecido.
A guerra ainda agora começou, e como diz o outro... deixa-os pousar....
 
http://en.wikipedia.org/wiki/Paramedic
 
Que lição...

Espero que o Exº Sr. Dr. Secretário Adjunto e da Saúde, Vulgo Pizarro, tenha um tempinho para ler este Post!!

Mais uma Vez Parabéns.
 
Caro amigo DE :

Como sempre nos habituou, mais um excelente artigo de opinião !!!

PARABÉNS !!!!

É de se lhe tirar o chapéu !

DE sempre no seu melhor...

PM / HSTV
 
VAMOS LÁ VER UMA COISA DE UMA VEZ POR TODAS :

É IMPRESSÃO MINHA, OU ESTA GENTINHA (TAE) ESTARÃO A DAR UM TAMANHO TIRO NOS SEUS PRÓPRIOS PÉS, QUE MAIS TARDE SE ARREPENDERÃO ???

SENÃO VEJAMOS : SENDO OS ENFERMEIROS A CLASSE PROFISSIONAL NA ÁREA DA SAÚDE COM MAIS DESEMPREGO NA ACTUALIDADE E PORTADORES DE UMA LICENCIATURA (JÁ PARA NÃO FALAR NAS INÚMERAS FORMAÇÕES ACRESCIDAS...) QUEM É QUE ACHAM QUE VAI ACABAR POR OCUPAR E TER ACESSO AOS HIPOTÉTICOS T.E.M. ??

SE FOREM COM ESSA IDEIA POR DIANTE, NÃO ACHAM QUE SERÃO OS PRÓPRIOS ENFERMEIROS (ACTUALMENTE CARENCIADOS DE EMPREGO...) QUE ACABARÃO POR OCUPAR ESTES LUGARES ??? ALIÁS, COMO JÁ VEM ACONTECENDO EM ALGUMAS AMBULÂNCIAS SBV, A DESEMPENHAREM O PAPEL DE TAE !!!

ILUDA-SE QUEM QUISER,... MAS UMA COISA É CERTA : COM CARREIRA OU SEM CARREIRA, OS FUTUROS T.E.M. SERÃO SEMPRE MAIORITARIAMENTE ENFERMEIROS !!!!!!!

OU SEJA, OS ENFERMEIROS CONTINUARÃO SEMPRE A OCUPAR O PRÉ-HOSPITALAR, SEJA COMO ENFERMEIROS, SEJA COMO T.E.M. !

CAROS AMIGOS TAE : PENSEM MUITO BEM SE SEMPRE QUERERÃO ESSA TÃO AMBICIONADA CARREIRA !!!

TENHO DITO...


PM / HSTV
 
Isto é de rir. Os pobres dos TEM não podem adquirir mais competências pk usurpão funções de enfermagem, mas enfermeiros a realizar actos médicos já não há qualquer problema.tenha vergonha e seja no mínimo coerente...
 
Continuem sonhando... sabiam que os TAE ja administram medicação?? desde 2004... pois é e com curso de 350 horas. E um estudante de enfermagem, no 2º ano e primeiro estágio, ja administra medicação, prepara-a, cria acessos, até já cuida de higiene e conforto... e nao precisou de uma licenciatura...
 
caro anónimo das 11.14h

não confunda autonomia com usurpação de funções, usurpação é quando tiramos algumas coisa a alguem, autonomia é poder actuar sem a dependênica de terceiros, ou seja:

1. aquilo que os TAE querem fazer denomina-se usurpaçao de funçoes pois querem desenvolver as mesmas funções de uma profissao ja existente

2. aquilo que os enfermeiros querem é poder actuar, com base nas suas competencias, sem estarem dependentes de ninguem. falando de administração de farmacos, a administração de farmacos sempre foi competencia de enfermagem e será (nada de novo) aquilo que procuram e poder administrar sem a dependencia de terceiros (medicos) aqui nao se verifica usurpaçao mas sim autonomia é diferente.

ha uma coisa em que voces perdem muito, não sabem argumentar, e devido a cerebro de tamanho de ervilha que tem nao conseguem identificar diferenças entre as situaçoes e enquanto não conseguirem não vao conseguir nada. se querem assim tanto, vao tirar o curso de enfermagem de uma vez, ou vao dizer que so limpam cus?

AGORAM PERCEBAM UMA COISA, NENHUM ENFERMEIRO E CONTRA A VOSSA CARREIRA, NENHUM. AGORA SAO CONTRA A USURPAÇAO DE FUNÇOES ISSO SAO TODOS OS ENFERMEIROS. CONCORDO QUE TENHAM UMA CARREIRA, MAS BASEADA NAS VOSSAS COMPETENCIAS ACTUAIS, AGORA NAO KEIRAM UMA CARREIRA A USURPAR FUNÇOES DE OUTRO GRUPO PROFISSIONAL. OS AUXILIARES DE ACÇÃO MEDICA TEM CARREIRA E NAO E POR ISSO QUE TEM GUERRAS COM OS ENFERMEIROS..
 
Caramba, cada vez mais gosto deste blog, sem dúvida que clarifica as ideias de alguns T(entam)A(lcançar)E(enfermagem)...Já que vêm aqui ao blog ler estas novidades...

Obrigado D.Enfermeiro por todo o seu empenho em nos manter informados...

Enfermeiros que exercem funções no pré-hospitalar... não desistam da vossa luta...

J.Fernandes
 
Caramba, cada vez mais gosto deste blog, sem dúvida que clarifica as ideias de alguns T(entam)A(lcançar)E(enfermagem)...Já que vêm aqui ao blog ler estas novidades...

Obrigado D.Enfermeiro por todo o seu empenho em nos manter informados...

Enfermeiros que exercem funções no pré-hospitalar... não desistam da vossa luta...

J.Fernandes
 
Caramba, cada vez mais gosto deste blog, sem dúvida que clarifica as ideias de alguns T(entam)A(lcançar)E(enfermagem)...Já que vêm aqui ao blog ler estas novidades...

Obrigado D.Enfermeiro por todo o seu empenho em nos manter informados...

Enfermeiros que exercem funções no pré-hospitalar... não desistam da vossa luta...

J.Fernandes
 
Caramba, cada vez mais gosto deste blog, sem dúvida que clarifica as ideias de alguns T(entam)A(lcançar)E(enfermagem)...Já que vêm aqui ao blog ler estas novidades...

Obrigado D.Enfermeiro por todo o seu empenho em nos manter informados...

Enfermeiros que exercem funções no pré-hospitalar... não desistam da vossa luta...

J.Fernandes
 
Caramba, cada vez mais gosto deste blog, sem dúvida que clarifica as ideias de alguns T(entam)A(lcançar)E(enfermagem)...Já que vêm aqui ao blog ler estas novidades...

Obrigado D.Enfermeiro por todo o seu empenho em nos manter informados...

Enfermeiros que exercem funções no pré-hospitalar... não desistam da vossa luta...

J.Fernandes
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
QUEM ESTÁ A ALIMENTAR ESTES POBRES COITADOS SÃO MÉDICOS ANSIOSOS POR GANHAREM MAIS UNS TROCOS COM A FORMAÇÃO QUE SERIA NECESSÁRIO DAR-LHES.
MESMO OS TEXTOS QUE SUPOSTAMENTE SÃO PRODUZIDOS PELO SINDICATO OU LÁ O QUE É SÃO AUTORIA DE UM MÉDICO QUE TEVE ESTA INFELIZ IDEIA E O COITADO DO DR. MANUEL PIZARRO FOI NA CONVERSA NÃO SE APERCEBENDO QUE ESTÁ A SER ENGANADO. QUEREM TAE NO PRE HOSPITALAR COM FORMAÇÃO?CONCORDO, MAS CRIE-SE UM CURSO TÉCNICO PROFISSIONAL QUE SEJA MAIS UMA SAÍDA PARA QUEM NÃO QUER ESTUDAR MAIS (9º ANO)AUMENTANDO ASSIM A POSSIBILIDADE E LEQUE DE SAÍDAS PARA ESTE PESSOAL, COM A POSSIBILIDADE DE EQUIVALÊNCIA A0 12º ANO NO FINAL DO CURSO E SE QUISEREM TANTO TER FUNÇÕES DE ENFERMEIRO/MÉDICO PROSSEGUIREM OS ESTUDOS PARA TAL.
ISTO SIM SERIA UMA BOA MEDIDA QUE O DR MANEL PODERIA APRESENTAR COMO SUA, QUE EU NÃO ME IMPORTO.
 
O nível de educação da maioria das pessoas que escreve por aqui é deplorável.

O enfermeiro nunca teve autonomia na administração de fármacos. Essa é uma ideia que se pretende vender agora sob a bandeira da "autonomia". A Autonomia em enfermagem é total em actos de enfermagem, de outra forma não poderia ser. Se a prescrição se enquadrar no acto de enfermagem, que seja regularizada. Mas não é disso que falamos aqui, aqui falamos de diagnósticos médicos. E aí, desculpem-me, não falamos em autonomia em enfermagem, falamos em clara usurpação de funções médicas. Por isso apenas se pede à classe de enfermagem coerência, não se pode ter sol num lado e chuva no outro. A Enfermagem não é autónoma em diagnósticos médicos, para isso é necessária uma licenciatura e especialidade em Medicina. Apenas em condições excepcionais tal não se verifica, condições excepcionais que não se verificam em Portugal actualmente e ainda menos nos anos vindouros com a formação aumentada de novos médicos.

Parece-me que as únicas pessoas que começam a não querer trabalhar em equipa são so enfermeiros. Querem ter todas as competências do médico, e dar nenhuma competência a mais ninguém, incluindo TAE. Parece-me insensato e completamente incoerente.
 
Meus caros digam-me quêm é que anda a usurpar o que?

vamos rever um pouco a historia do pré-hospitalar em portugal, porque é isso que estamos a discutir, correcto!!!
Inicialmente apareceu alguem a "carregar" e a levar para o hospital, sem qualquer tipo de formação, correcto, e não eram enfermeiros!!!!
Depois começou-se a melhorar o conforto daqules que necessitam de socorro, com a colocação de talas, administração de O2, etc.... mais uma vez não eram enfermeiros.
Recentemente quando ja se descutia a formação da tal dita carreira de TEM, aparecem umas ambulancias SIV, que não tem competencias definidas e na realidade pouco mais ou muito menos fazem do que as demais ambulancias que fazem pré-hospitalar.
Sr DR Enfermeiro, diga-me então quem é que anda a usurpar o que?

Um abraço a todos...

Manuel
 
Ter autonomia na administração de um fármaco é completamente diferente em ter autonomia na prescrição de um fármaco. Penso que nem é preciso apelar à boa vontade de todos para perceber isso. De igual forma, parece-me, no mínimo, excessivo que a enfermagem venha afirmar que "monitoriza" os efeitos dos fármacos. Se esta monitorização se refere à ocorrência de uma reacção alérgica, é um facto que a enfermagem alerta (se o médico não se tiver apercebido antes) e actua no caso de choque anafilático não estando em presença o médico. De resto, todos os restantes efeitos de um fármaco são responsabilidade médica e não de enfermagem, quer por falta de meios, quer por falta de conhecimentos.
 
So aqui uma ajuste ao texto do SR DR SUA SANTIDADE,

"O nossos Técnicos, hollywoodismo tuga, queriam ter estas funções."

Nesta frase tem la um erro, a palavra "QUERIAM" não é queriam que tem de escrever é "QUEREM" ou melhor "VÃO TER" ou ainda mais correcto "TIVERAM" porque o SR DR SUA SANTIDADE sabe que este projecto já foi aprovado pelo concelho cientifico do INEM e irá ser votado na assembleia da republica brevemente e TODOS e vou repetir para ver se entendem uma vez por todas, TODOS OS PARTIDOS ESTÃO A FAVOR JUNTANDO A ELES A ORDEM DOS MEDICOS, AS ARS'S, E TODAS AS OUTRAS ENTIDADES DO RAMO , MENOS A ENFERMAGEM.

Na altura que vocês podiam ser ouvidos no conselho cientifico do INEM, simplesmente não se dignaram a meterem la os pés ou seja nem que fosse para dizer NÃO, e agora podem estrebuchar á vontade, tivessem la alguém para vos representar e expor as vossas ideias AGRADEÇAM Á VOSSA ORDEM E SINDICATOS.

Eu já disse isto e vou voltar a dizer, ISTO JA ESTÁ APROVADO E TODOS OS PARTIDOS ESTÃO Á ESPERA DO DIA DA VOTAÇÃO PARA DIZEREM TODOS SIM, até me atrevo a dizer que deve de ser das votações com mais deputados em sintonia destes últimos tempos naquela assembleia.

NÃO É POR O SR DR SUA SANTIDADE VIR PARA AQUI MAIS UMA VEZ NESTA LAVAGEM CEREBRAL REPETITIVA, QUE ISTO QUE ESTOU A DIZER É MENTIRA !

E só uma questão, então vocês acham que o panorama espanhol é exemplo para todos nós?

Estar uma ambulancia mais de meia hora á ESPERA de uma viatura medicalizada ou com enfermeiro e a vitima a AGUDIZAR sem lhe puderem fazer nada para minorar o sofrimento acham que é bom procedimento?

É isto que o SR DR SUA SANTIDADE se vem para aqui congratular?

" ah e tal eles tem 2000h mas não podem fazer nada e tal..."

Sabe que os técnicos não puderem fazer nada quer dizer que as VITIMAS vão ter que SOFRER muito mais tempo ou até mesmo morrerem sem terem o direito ao auxilio correcto?

Pois porque a espanha é muito maior que portugal, logo as distancias entre unidades de saúde em certas zonas são superiores a 100km ou o SR DR SUA SANTIDADE pensa que as zonas fronteiriças com o nosso país estão a 20m de um hospital?

Mas espere com o seu corporativismo do tamanho deste nosso país mas a multiplicar por 100, vai-me responder, AZAR DESSAS VITIMAS METAM LA ENFERMEIROS E BLA BLA BLA... MAS COM OUTRAS PALAVRAS E O REPE E TAL E COISO E USURPAÇÃO E TAL...

ESTOU ERRADO SR DR SUA SANTIDADE?

MAS AS PESSOAS CONTINUAM A MORRER... COM TÉCNICOS A OLHAR Á ESPERA DAQUELES SERES SUPERIORES O MEDICO E O ENFERMEIRO...

PENSEM LA UM BOCADINHO...
 
caros anonimos das 5.57 e das 7.13,

em primeiro lugar ninguem falou em prescrever, apenas em poder actuar sem ter que estar dependente de ninguem. e isso meu caro nao e usurpaçao de nenhuma funçao. caso precise a porto editora ate ja tem dicionarios com o acordo ortografico..

segundo, o facto de dizerem que os enf informam o medico caso este ainda nao tenha detectado? nao sei em que mundo vive mas nao deve ser nos hospitais de certeza porque se o doente estivesse a espera que o medico observasse as reaçoes bem morria..

terceiro, os enf. nao tem conhecimento para poderem actuar autonomamente? conhece os conteudos da licenciatura em enfermagem? nao deve conhecer... depois vem aquela questao, os enf. nao sabem mas quando administram algum medicamento prescrito por aguem "que sabe tudo" e ha confusoes, estes sao os primeiros a descartar se a dizerem que os enf tem que saber o que estao a fazer.. K INCOERENCIA E ESTA?

ninguem ker prescrever, porque esse acto e apenas medico e ninguem o ker e consiste em autorizar alguem a comprar e/ou ingerir medicamentos. akilo k nos keremos e apenas perante uma crise hipertensiva poder actuar, bem mesmo perante alguem com cefaleias situaçoes permitidas.. so ixo

EXEMPLO MAIS RIDICULO, A MINHA MAE COMO PROF E CIDADA ANONIMA PERENTE ALGUEM COM CEFALEIAS DIZ SEM QUALQUER PROBLEMA QUE PODE TOMAR PARACETAMOL, EU COMO ENFERMEIRO (COM FORMAÇÃO NA AREA) NAO POSSO.

DA K PENSAR NAO DA?

VOLTO A DIZER, NINGUEM KER AS PRESCRIÇOES, SO APENAS AUTONOMIA
 
Ó Manel das 6:08,
Realmente deve ser tão inteligente que bastará estar perto de sí para se receber sabedoria por osmose.
Ao inicio deu vontade de rir o seu comentário... mas depois lembrei-me da verdadeira máxima de não rir da ignorância.
Com que então as SIV fazem menos do que as SBV??
Até os seus mentores reconhecem a mais valia das SIV!
Vá tomar a medicação, ou aconselhe-se com o seu médico, enfermeiro ou farmaceutico
 
Caro Sr. Manuel das 6:08, se olhar um pouco para o passado vai ver que havia pessoas com apenas o 12º ou menos, que fazem o que agora muitas são obrigadas a fazer com um curso superior... a isto chama-se evolução. O profissionalismo amador tornou-se inerte nos tempos actuais, assim sendo, é de enorme importancia a formação, seja ela profissional ou superior.

Olhe que muito antes de ser criado o SNA, já se criavam acessos venosos, já se entubavam doentes, já se administrava medicação, já se faziam avaliações sistematizadas, e outras diversas técnicas, que mediante a evolução da EPH se tentou diminuir a mortalidade/morbilidade levando essas técnicas à vitima, melhorando assim o socorro.

"aparecem umas ambulancias SIV, que não tem competencias definidas e na realidade pouco mais ou muito menos fazem do que as demais ambulancias que fazem pré-hospitalar."

Será a sua opinião... ao qual não concordo, e olhe que conheço muito bem o SIEM. Basta olhar para vários países europeus já têm um modelo idêntico ao nosso SIV à muitos anos.

Que sejam criados os tais TEMs, eu como Enfermeiro e Bombeiro, irei continuar a fazer EPH como sempre fiz, tentando ser o mais profissional possível.

Cumprimentos a todos os que se dedicam à EPH.

AMP
 
Gostei da personagem que referenciou que um aluno do 2ºano prepara e administra medicaçao e proporciona cuidados de higiene e conforto. Caso não saiba (que não sabe pk não é licenciado em Enfermagem) um aluno do 2ºano prepara e administra a medicação sempre sob a supervisão de um Enfermeiro/a competente. 2º ponto, tal como disse o aluno está em estágio, ou Ensino Clínico, como queiram chamar, que está inserido na LICENCIATURA, coisa que os TAE's não têm. Assim sendo reduzam-se á vossa formação pk nós não vos queremos puxar o tapete, mas se vocês começam a puxar o nosso, vao-se arrepender..o nosso tapete é demasiado pesado para vocês. Ao puxarem preparem-se para o puxar todo, pk se ficam a meio....
Tenho dito..
 
Ter autonomia na administração de um fármaco é completamente diferente em ter autonomia na prescrição de um fármaco. Penso que nem é preciso apelar à boa vontade de todos para perceber isso. De igual forma, parece-me, no mínimo, excessivo que a enfermagem venha afirmar que "monitoriza" os efeitos dos fármacos. Se esta monitorização se refere à ocorrência de uma reacção alérgica, é um facto que a enfermagem alerta (se o médico não se tiver apercebido antes) e actua no caso de choque anafilático não estando em presença o médico. De resto, todos os restantes efeitos de um fármaco são responsabilidade médica e não de enfermagem, quer por falta de meios, quer por falta de conhecimentos.

Anda muito mal informado. É do conhecimento de todos que o enfermeiro, sendo o profissional de saude que mais tempo se encontra com o doente tem o dever de compreender efeitos que possam advir de medicamentos. Para isso temos farmacologia, fisiologia, bioquimica entra outras. Mas para que as pessoas fiquem totalmente esclarecidas aqui vai: A enfermagem tem duas grandes areas de actuaçao: actos interdependentes (que compreendem a medicaçao, colheita de sangue etc Estes actos nao nos fazem menos autonomos pelo facto de que os medicos nao fazem a nossa parte nem nos a deles) e actos de enfermagem que compreendem os diagnosticos de enfermagem, as intervençoes de enfermagem e os resultados de enfermagem... Se os que tentam ascender a enfermeiros (TAE) nao compreendem isso entao tirem o curso de enfermagem... Oops! Nao é para todos!
 
" ronyjux disse...
Não adianta tentarem ser enfermeiros meus caros Tae, não vos adianta acalentar ilusoes.
Só aos enfermeiros e médicos - só a estes dois profissionais!- compete fazer SAV. Os TAE fazem SBV, e não mais que isso. Não podem fazer mais pq não podem nem devem. Médicos e enfs são técnicos diferenciados' os tae não. Simples!"


Adorei a forma como quando lhe convém se cola aos médicos... Deixe-me so corrigir-lhe algo, só para que não se ache tão superior, (sei que não vai gostar) mas o SAV só é para enfermeiros, com Médico à beira, ou com protocolos muito especificos normalmente associados a serviços hospitalares de risco. É que SAV implica entre outras coisas, entubação, desfibrilhação (cm leitura de traçados) e medicação----> tudo Actos Médicos!!
 
gostei muito deste post, pois efectivamente, existe um oportunismo sórdido da parte desse stae, para tentar usurpar funções de enfermeiros. Os Enfºs e Médicos são técnicos diferenciados, os tae não. Deve existir sim maior formação, mas nunca que pise as competências, diferenciadas, de outras classes profissionais, na escusa de servir um bem maior.. Essa já nós fisgamos, do que vem atrás do sindicato de TAE´s.
Mas para isso, tem que derrubar 50 mil profissionais, que apesar de feridos, ainda não morreram.
 
oh anónimo das 7.13: vai plantar batatas pá...! =D
 
A nova carreira vai salvar o mundo!Talvez a montanha vá parir um rato!
Pergunte a responsável do PSD na Comissão de Saúde.. ao a do PCP... ou a do CDS... se calhar o apoio não é assim tanto como vocês julgam...
Isto de vender automoveis não é a mesma coisa que ir à AR...
Estejam atentos
 
Uma boa tarde a todos.

Estamos a confundir alhos com bugalhos. Enfermagem apenas á autónoma em diagnósticos de enfermagem. Em casa cada um faz como bem entender: ouve a vizinha, medica o filho, sugere o que bem quiser. Agora, como é lógico, num hospital as coisas não se processam da mesma forma. Um hospital é um local diferenciado, em que cada um tem as suas funções e competências. Alguém escreveu em cima: porque não pode um enfermeiro medicar uma crise hipertensiva num internamento? Como é lógico, um doente internado tem um plano de cuidados: médicos e de enfermagem. Um crise hipertensiva é claramente um diagnóstico médico, que poderá ter importância, ou não, no quadro clínico do doente, situação que deve ser avaliada por um médico pois é quem tem competência para tal. O Caminho da enfermagem nunca será por aí, simplesmente porque se tornaria impossível trabalhar num hospital em que a classe de enfermagem fizesse e medicasse diagnósticos médicos à revelia do médico que cuida do doente. Penso que todos os que já trabalharam numa enfermaria compreenderão a pertinência desta observação.
 
Só digo isto, deixem aumentar um pouco o nr de médicos no país e voces vão ver o que vai ser dessa invençao chamada "diagnostico de enfermagem" ou "prescripçao por enfermeiros"... Actualmente os enfermeiros so tem estas liberdades porque os medicos que existem sao poucos e naoe estao para se chatear. Em breve a situação se vai inverter e seguramente a Medicina e os Médicos chamarão a si todas as competencias e responsabilidades...
 
Cá estamos nós mais uma vez para também neste tópico prestar alguns esclarecimentos.
Então e tentando manter alguma ordem:
1- Há muito tempo que a Emergência a um nível avançado é realizado por Enfermeiros e Médicos, sabem quantos anos tem a Emergência Intra-Hospitalar ou mesmo a data da primeira VMER;
2- É claro que eu Enfermeiro sei que idealmente uma equipa de socorro avançada deveria ter médico mas nós não vivemos nos U.S.A, vivemos em Portugal;
3- Também como Enfermeiro entendo que o socorro imediato deveria ser desenvolvido por dois Enfermeiros, mas numa perspectiva economicista colocam-se TAE´s para fazerem o que o que lhes pedem de forma educada para fazer e muitos nem de forma educada lá vão;
4- Relativamente ás Ambulâncias S.I.V;
4.1É completamente ridículo comparar uma S.I.V com uma S.B.V; por fora são praticamente iguais, mas no tempo que já levo disto, nós vamos em apoio ás S.B.V e nunca, nunca o contrário;
4.2 A S.I.V tem tudo o que existe num sala de Emergência mais a grande capacidade de transmitir dados por telemetria, se alguém tiver dúvidas estou disposto a marcar visitas de estudo, para que tirem as vossas dúvidas;
6- Eu gostava que se reflecti-se bem sobre o Acompanhamento, pois devem ser colocados mais enfermeiros a receber dados, a possibilidade de lá colocar TOT´S pode colocar em risco a saúde dos nossos utentes, uma vez que para além de se perceber de números convém saber alguma clínica para se interpretar aquilo que se está a ouvir; mas também sobre a Triagem pois é aqui que começa a Cadeia de Sobrevivência e podia ser muito mais eficaz;
5- E para terminar faço um apelo a todos os Enfermeiros que não tenham emprego e gostem muito de Emergência Pré-Hospitalar a estarem atentos e concorrerem a próximos concursos.

Like a bolt, a lyghtning bolt.
 
"3- Também como Enfermeiro entendo que o socorro imediato deveria ser desenvolvido por dois Enfermeiros, mas numa perspectiva economicista colocam-se TAE´s para fazerem o que o que lhes pedem de forma educada para fazer e muitos nem de forma educada lá vão"

Concordo consigo na questão economicista das TAEs, mas o mesmo digo eu em relação às ambulancias SIV não levarem Médico a bordo. Como afirma em cima, a EPH deveria ser feita por Médico e enferemeiro, daí que as SIV sejam isso mesmo, uma medida economicista.
 
Caro colega vê se me consegues entender. Eu sou Enfermeiro e trabalho em Portugal e há muitos anos com médicos, alguns dos quais com quem tenho boas relações de amizade, mas eu não misturo relações profissionais com relações pessoais.Também ficas a saber que não faço VMER pois as equipas destes meios há muitos anos que estão fechadas, pois como tu sabes cada uma tem os enfermeiros do Hospital que entende.
Na prática trabalho com VMER´s, Heli, SBV, Bombeiros, etc, com todos e com todos tenho boas relações de trabalho...
Agora reduzir uma SIV a uma perspectiva economicista é mais uma vez ridículo. Se percebes disto sabes que a SIV é um meio entre a SBV e a VMER, agora para ti algumas inferências:
- Sabes quanto custa uma SIV e uma VMER por mês?
- Não consegues entender que os Enfermeiros não são todos iguais, há aqueles que estudaram Enfermagem, há aqueles que estudaram Trauma e Emergências Médicas, e vê lá tu que outros mesmo que estudaram Catástrofe, TUDO do bolso deles... ele há coisas do arco da velha...
Mais uma vez na prática quando há vítimas críticas por todo o lado amarram-se a nós para que em EQUIPA a gente salve as pessoas...
Sabes que nisto como em tudo há bons a maus, agora o País que tens é sempre o mesmo, com grandes dificuldades económicas...
Qualquer esclarecimento já sabes, conta comigo:)
Like a bolt, a lightning bolt:)
 
Coitada da enfermagem..se tem medo de técnicos de emergência ..o que será do futuro
 
Bom dia já é demais referir que os Tae´s, querem apenas protagonismo se não veja-se: os sindicalistas usam as horas do sindicato para fazerem cursos!!! e os socios a pagar. Bem hajam quem lhes dá dinheiro. como podem meros vendedores de automoveis, agora que se autoproclamaram presidendientes do sindicato administrar medicação, se ainda fosse trocar oleos.... Com a conivencia do presidente do Inem, são creditadas as horas na totalidade a estes sindicalistas e os trabalhadores estudantes NÃO, ridiculo. Gosto e sou profissional no que faço agora fazer algo que concretamente passa as minhas capacidades apenas com um curso de 1050 horas.... não me convidem. MAS, faz o que tens feito usar o sindicato para teu beneficio, e tu RAR, continua em grandes almoçaradas ao domingo na serra da estrela usando as dispensas sindicais. Vejam tambem as dispensas que metem para irem de férias para o DUBAI.... quem não paga mais cotas sou eu.
OBRIGADO
Quem usa o TAE com BRIO E PROFISSIONALISMO
 
Tenho a impressão que se mantém anónimo simplesmente porque as suas respostas são tão desprovidas de conhecimento...melhor, SÃO TÃO ESTUPIDAS que realmente mais vale não dar a cara... tente realmente saber o que é a enfermagem sem ser através da Wikipedia.
 
Simplesmente estúpida esta resposta!
 
Tenho a impressão que se mantém anónimo simplesmente porque as suas respostas são tão desprovidas de conhecimento...melhor, SÃO TÃO ESTUPIDAS que realmente mais vale não dar a cara... tente realmente saber o que é a enfermagem sem ser através da Wikipedia.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!