terça-feira, março 30, 2010

Press Release da Ordem dos Enfermeiros: O Pizarro é mentiroso! (digo eu...)


A Ordem dos Enfermeiros (OE), de acordo com as atribuições que lhe estão cometidas, vem por este meio denunciar a degradação que se está a verificar no acompanhamento e encaminhamento dos meios de socorro pré-hospitalar, após a decisão de afastar os Enfermeiros dos CODU (Centros de Orientação de Doentes Urgentes do INEM). Tal afastamento já acontece em Lisboa e perspectiva-se que venha a acontecer nos restantes centros a partir de 1 de Abril.

Esta decisão foi tomada sem uma avaliação prévia das suas consequências, apesar de o Senhor Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Dr. Manuel Pizarro, se ter comprometido com a OE que não o faria.

Aos CODU chegam diariamente milhares de chamadas telefónicas provenientes do serviço 112 que dizem respeito a situações de doença súbita ou acidentes. A definição dos meios a envolver carece de avaliação clínica prévia, o que acontecia quando nos CODU existiam Enfermeiros e médicos. 

A concretizar-se o afastamento dos Enfermeiros que trabalham nos CODU, grande parte das chamadas serão avaliadas por Técnicos de Operações de Telecomunicações de Emergência - que não têm qualquer competência para fazer juízo clínico relativo aos dados transmitidos - dada a impossibilidade humana de só dois médicos poderem responder a todas as chamadas.

Esta situação terá feito com que, durante o mês de Março, numa altura em que durante a maior parte do horário deixou de haver enfermeiros no CODU de Lisboa, não houvesse qualquer activação de Via Verde Coronária e o número de erros de encaminhamento na Via Verde de AVC fosse de cerca de 50% (de um total de 42 activações até 15 de Março, 19 estavam erradas).

A OE considera este facto da maior gravidade, especialmente num país em que as doenças coronárias e os AVC têm uma taxa de mortalidade altíssima. Numa palavra, os objectivos que se pretenderam atingir com a criação das Vias Verdes estão seriamente ameaçados, o que significa que há milhares de portugueses em que o tratamento daquelas situações pode estar comprometido.

Esta decisão terá ainda implicações no processo de validação dos procedimentos efectuados pelos profissionais no terreno. Esse processo sofrerá atrasos expressivos que serão prejudiciais para a saúde das populações, bem como implicará o aumento significativo de chamadas não atendidas - que, segundo dados apurados pela OE, atingem hoje cerca de 25%.

Estamos perante uma decisão inqualificável que, objectivamente, diminui a qualidade do socorro pré-hospitalar.

A OE não pode aceitar que o acompanhamento das intervenções efectuadas por Enfermeiros, no âmbito da emergência pré-hospitalar, seja efectuado por profissionais não qualificados. Assim, recomenda-se que na sua acção diária, os Enfermeiros que trabalham nesta área não transmitam nem recebam dados clínicos a profissionais não clínicos.

Conforme referiu o Senhor Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, tratou-se de «fazer uma escolha».

A OE lamenta que a escolha tenha sido a de diminuir a qualidade e a segurança na emergência pré-hospitalar, em claro prejuízo da saúde dos cidadãos portugueses, e responsabiliza a Senhora Ministra da Saúde por todas as consequências que daí possam advir.

Denunciaremos, como é nosso dever, todas as situações que chegarem ao nosso conhecimento que coloquem em causa a qualidade e a segurança dos cuidados prestados em ambiente pré-hospitalar. link

Comments:
acabei de ver esse vídeo.
mas que sacana mentiroso!!!

tem a lata de dizer que admira os enfermeiros, que nos vai dar um "aumento" de 20%, blá blá blá..!

Mas lá deve dormir sereno de noite na sua caminha, não duvido..
 
http://www.pt.cision.com/O4KPTWebNewLayout/ClientUser/GetClippingDetails.aspx?id=0159e330-6973-4e89-877c-db23e8cfea6f&userid=447b7558-96f9-4e2a-9bc8-6e3c9bfd6f80

o vídeo da entrevista com o Secretário, À RTP, hoje de manhã.
Apreciem bem a lata do artista...
 
Os únicos prejudicados por esta medida...são os enf´s que estão a meter ao bolso rios de dinheiro nos CODU!!!
 
este tipo é isso mesmo um TONTO E UM MONSTRO DA IDIOTIA, SERIA EXCELENTE ACTOR NUM FILME MUDO...PANASCA---
 
Pois é...é preciso ter cuidado com este senhor. Todos nós sabemos que em politica vale tudo, e se hoje se diz uma coisa para acalmar os animos, não significa que amanha isso seja verdade.Estes "senhores" mentem descaradamente e dormem bem com isso.
Quanto a nós colegas enfermeiros é só cumprir o pedido( não passar dados a pessoal não clinico)e vão ver a barracada que da lá no codu. Dois medicos para atender todas as chamadas, analizar saidas, receber dados, decidir e validar protocolos, fazer o acompanhamento...ah ah ah ah ha , até ja me estou a rir.
Bom...vamos la ver em que é que dá mais esta novela.
Uma coisa é certa...já me doi a cabeça de tanta discussão, tanta greve, tanta reinião, tantas pessoas contra nós, tanta falsidade, tanto alarido...estou farto...nao vejo a hora de ver a nossa profissão estavel e sem barulho...mas uma coisa é certa mesmo cansado não desisto, vamos a leles colegas, é agora ou nunca mais.
Abraço a todos os enfermeiros e boa greve a todos
 
Pois é...é preciso ter cuidado com este senhor. Todos nós sabemos que em politica vale tudo, e se hoje se diz uma coisa para acalmar os animos, não significa que amanha isso seja verdade.Estes "senhores" mentem descaradamente e dormem bem com isso.
Quanto a nós colegas enfermeiros é só cumprir o pedido( não passar dados a pessoal não clinico)e vão ver a barracada que da lá no codu. Dois medicos para atender todas as chamadas, analizar saidas, receber dados, decidir e validar protocolos, fazer o acompanhamento...ah ah ah ah ha , até ja me estou a rir.
Bom...vamos la ver em que é que dá mais esta novela.
Uma coisa é certa...já me doi a cabeça de tanta discussão, tanta greve, tanta reinião, tantas pessoas contra nós, tanta falsidade, tanto alarido...estou farto...nao vejo a hora de ver a nossa profissão estavel e sem barulho...mas uma coisa é certa mesmo cansado não desisto, vamos a leles colegas, é agora ou nunca mais.
Abraço a todos os enfermeiros e boa greve a todos
 
E eu concordo consigo!
Esse gajo mente com quantos dentes tem!
 
ah... pizarro... podes precisar de ser triado por um enfermeiro numa situação de urgencia.... e mandarem-te comprar 1 frasco de pó talco... cuidado... não brinques com o fogo...
 
ninguém fala das negociações com o sindicato dos médicos. será que não há dinheiro para os enfermeiros, para mais uma vez beneficiarem os médicos. só num pais como este é que se vê os médicos (ministra de saúde e secretário de estado) a negociarem com médicos. esperemos para ver.
PS: não sou contra os médicos, sou contra a desigualdade de tratamento
 
Nós somos gente de bem, sempre fomos por isso é que não levam as nossas lutas a sério. Este senhor se for admitido num hospital seja ele qual for nós vamos cuidar dele com tudo o que temos e sabemos, ele sabe disso. Está apenas a representar como um político que se preze, saíndo de lá passa a ser o gajo porreiro que sempre terá sido, pois se não fosse ele dos "porreiros", que por aí há cada vez mais, não estaria onde está de certeza.

Viva o porreirismo pois esta ideologia é que está a governar o nosso país. Senão reparem, conhecem alguém nomeado por este ministério/governo que não seja um gajo porreiro (pode não ser para todos mas para quem interessa é)? Mesmos os nossos enfermeiros e enfermeiras nomeados/as conhecem algum/a que não seja "porreiro"? Porreiros e problemas para resolver não combinam. Os porreiros dão-se com os porreiros num ambiente de eterno porreirismo... Assim, seremos felizes para sempre.

Os que não querem ser porreiros têm plena liberdade de não o ser mas que estejam bem calados... senão!!!...
 
A OE a falar assim? Será que está a começar a abrir apestana?
 
Mentiroso és 1 aldrabão
 
NÃO CULPEM SÓ O PIZARRO.
CULPEM ANTES A GENTE FRACA QUE NEGOCEIA COM O PIZARRO A NOSSA CARREIRA E QUE FAZ COM QUE O PIZARRO GOZE COM TODOS NÓS.
VEJAM A FENPROF: HOUVE UMA REUNIÃO QUE DUROU 5 MINUTOS. "QUEREMOS ISTO!!! NÃO DÃO??? ACABOU A REUNIÃO.!!!" E VIROU COSTAS AO MINISTRO.
O ACORDO ESTÁ FEITO HÁ MUITO.
FIQUEM A SABER QUE FALEI COM UM ADVOGADO QUE ME DISSE QUE A GREVE POR TEMPO INDETERMINADO É LEGAL.

O SEP É PODRE.
DESSINDICALIZEM-SE COMO EU FIZ.
 
ele é pizarro mas comporta-se como um piçarro....
 
O Sr "Bizarro" é o que é... estava bem num filme do Tarantino...
4 adjectivos para o caracterizar: sarcástico, mentiroso, oportunista e falso.
Mas alguns já o toparam para além de nós enfermeiros (Luís Fazenda, João Semedo, entre outros...). Quando pousares vamos ver o que te vai acontecer... Vai trepando que maior é a queda.
FORÇA ENFERMEIROS, CONTINUAR A GREVE E TODAS AS FORMAS DE LUTA E NÃO DESISTIR!!
TMA
 
No blog " O Jumento "

A GREVE DOS ENFERMEIROS

Se o governo aceita razão dos enfermeiros não faz o mais pequeno sentido fasear durante três anos o aumento dos vencimentos que estes pretendem, ou têm razão ou nada justifique que fiquem durante três anos a receber aquilo a que têm direito.

Com esta teimosia o governo só está a promover instabilidade no sector da saúde sendo certo de que aceitar as exigências dos enfermeiros é uma questão de tempo. Estamos perante um caso de inabilidade da ministra da Saúde.


In " O Jumento.blog "
 
Esta medida do governo não merece comentarios porque é o fim do sistema nacional de saude para toda a população independentemente te do sua classe social. A nossa classe preocupanos mas estou mais preocupada como ser humano
 
O sr é um artista com as palavras: "A concretizar-se o afastamento dos Enfermeiros que trabalham nos CODU, grande parte das chamadas serão avaliadas por Técnicos de Operações de Telecomunicações de Emergência - que não têm qualquer competência para fazer juízo clínico relativo aos dados transmitidos"

E OS ENFERMEIROS TEM?!?! Desde quando os enfermeiros tem competencias para fazer juizos CLINICOS?!?! São clinicos agora?? Cobrem-se de ridiculo srs. enfermeiros, depois não venham culpar este ou aquele... Quem decide no CODU são os Médicos reguladores, os enfermeiros são lá estao (estavam) a encher o bolso...
 
a
 
Ao Enfermeiro que falou que não tria o Pizarro: o senhor é divertido. No dia em que recusar triar alguém, prepare-se para saltar do lugar. O senhor acha mesmo que tem algum tipo de poder na triagem? Apenas faz isso enquanto não existirem médicos suficientes, pois quando houver excesso não duvide que a triagem deixa de ser feita por enfermeiros. Ou duvida? Não acredita que triar doentes é um saber específico do enfermeiro ou acredita?
 
Sr Enfermeiro:
Não fale de uma classe com a qual nunca teve qualquer relação profissional e da qual desconhece na sua totalidade as suas qualificações e competências. Esses profissionais de que fala, nunca se referiram a vocês como classe e sabe porquê? Porque os enfºs não têm nem nunca tiveram relevância na prática da emergência médica...aquilo que eles sim, sabem fazer sem qualquer "muleta" e no imediato...no salvamento de uma vitima todos os segundos são preciosos ... Foram preparados, testados e habilitados para esta função,que se assume vital da nossa sociedade. Não os menospreze!!!Sem entrar no seu jogo,vou-lhe só lembrar que vocês sujeitaram-se a ir para os CODU´s,foram perfeitamente humilhados e rebaixados por eles e pelos médicos que lá trabalham. Até pq aquilo que lá faziam era deveras humilhante e desprestigiante para uma classe que se diz digna e eu acredito que muitos o serão...Ou desempenhar uma função sem qualquer autonomia(na medida em que estavam sempre dependentes dos tais técnicos ou dos médicos)e sem um conteúdo funcional é o que vocês pretendem?
Fica a dúvida se ainda vão bater mais no fundo...
Para finalizar informa-lo que esses técnicos têm quem os defenda!!! Não se metam agora com o Sindicato deles tal como o fizeram com o dos Técnicos das Ambulâncias de Emergência e perderam...pois eles eu conheço...NÃO BRINCAM EM SERVIÇO !!!
 
este gajo mete-me nojo cada vez que o vejo na TV.
 
Aos meus amigos vendedores de desgraça, amanha vão ter algums novidades. Posso dizer que provavelmente quem pensava que os enfermeiros iam sair do CODU vão ter que tomar um anti ácido!

Não nos vamos contentar com esmolas, não ficaremos por aqui.
 
Para o Sr, Divertido das 6.19

Só neste pais é que se paga a um médico o salário mensal de 3000 Euros (no minimo), para fazer de Enfermeiro na triagem... se um dia existirem médicos a mais, sugiro que os enviem para o interior onde dizem haver "falta" destes profissionais!

Um Enfermeiro faz a triagem tão bem ou melhor que um médico e ganha menos.

Qualquer dia estes senhores até vão querer usurpar as funções de Axiliar de Acção Médica para justificarem a necessidade de médicos...

Tenha juizinho... Já diz o ditado: "Cada macaco no seu galho"
 
eheheh são engraçados, os TAE.

ainda não perceberam que, com tanta celeuma, e que está a ser largamente mediatizada, o governo vai voltar atrás na estória dos enfermeiros no CODU?

é que já se estão a ver os erros cometidos pelos técnicos.

Não se queiram comparar aos enfermeiros meus queridos.

E, só para que saibam, um enfermeiro tem capacidade clínica, evidentemente que sim - aconselho-o a ir ao wikipédia para se esclarecer do significado da palavra. É que clínico, não significa médico. Clínico, indica capacidade de interpretação de determinados dados, diagnosticar, e responder. Coisa que os enfermeiros também fazem =)
 
Sr Peixe ... erro dos técnicos?? Ainda não percebeu que nos CODU a validação é SEMPRE da responsabilidade dos médicos!!?? E desde quando se fazem diagnósticos pelo telefone??? Deve andar bastante confuso em relação ao trabalho que se faz nos CODU... só pode...
De facto os enfermeiros são muito necessários junto dos DOENTES ... e não se esqueça que desde sempre o pré-hospitalar foi feito por TAEM, TAS, TAE, e TAT ... por bombeiros e cruz vermelha ... e os enfermeiros onde estão ??? Estão, ou devem estar, nos hospitais, centros saude, junto dos doentes ... é tão simples não acha??!!
 
Enfermeiro/TAE

Nem era para comentar porque normalmente aparecem aqui uns fulanos que se acham donos da verdade e depois só dizem coisas que de verdade são poucas..quem está no CODU a receber chamadas quando ligamos o 112 é um TOTE, não um TAE ou um enfermeiro, depois eles supostamente têm formação para identificar via chamada situações possíveis de um AVC ou enfarte ou outra coisa qualquer.. não me digam que um enfermeiro pelo telefone faria melhor...continuando, cada vez que é preciso validar medicação num protocolo SIV a validação é médica e não de enfermagem. Agora digam-me estão lá para servir de pombos correio?? Continuando, os diagnósticos de enfermagem se bem me lembram são do género alteração da eliminação,alimentação,integridade cutânea,sonoetc, etc, e não diagnosticar um doente com uma patologia, isso é uma competência médica. Eu acho bem que as pessoas discutam os assuntos, mas pouca foi a verdade por parte das reivindicações dos enfermeiros. Penso que nos podemos fazer valer sem andar a mentir e com picardias com outras classes pois secalhar até nos ensinam algumas coisas na área em que eles já lá estavam antes de nós... pensem, a enfermagem não é uma classe soberana, e cada vez mais o saber científico está alargado a outras profissões...
 
Bem cá estamos mais uma vez para mais alguns esclarecimentos, em particular a este sr. Enfermeiro/TAE;
Era importante primeiro saber se és enfº ou tae, mas pelo teu discurso , conhecimento de diagnósticos, etc és mais um tae que tirou Enfermagem e que nunca exerceu.
1- Como penso que sabes os enfermeiros andam no pré-hospitalar antes até de existires, pois tu apareces-te em 2004 e sabes muito bem do momento em que os enfermeiros começaram a conduzir aqueles carros com o médico ao lado que tu gostavas de conduzir e sabes porque assim continuou? Porque os Médicos querem ter enfermeiros ao lado deles, são uma equipa dentro ou fora do hospital ou onde quiseres, e como também sabes os resultados em termos de sobrevida e melhor prognóstico aumentaram consideravelmente;
2- Sobre TOT, OPCEM,etc não me vou alongar mas dizer que até aqui deviam existir médicos/enfermeiros, pois é necessário conhecimento clínico para se triar há distância com eficácia, pois somos accionados para situações que muitas vezes nem o Dr. House consegue idealizar um diagnóstico possível para aqueles sinais/sintomas.
Para terminar um conselho para acabar com a tua olecranialgia... Vais trabalhar muito para comprares uma carrinha amarela... mas acho que o extra torre azul está esgotado...

Like a bolt, a lightning bolt
 
So digo uma coisa ...
trabalhem mais e falem menos.
Quando farem dos CODU´s informem-se bem da realidade do serviço e de como o srº enfermeiro é BEM PAGO. SIM!! SIM!! BEM PAGO, pois só vão lá em HORAS EXTRAS e para receber umas chamadas de SIV e receber dados para possivel activação de outros serviços,e pouco mais, e mesmo assim tenhem de recorrer sempre ao medico de serviço.
Ao chamarem telefonistas ou atendedeiros ou outro nome qualquer , antes de mais pensem melhor no que vão dizer pois tambem estao a fazer um pouco de atendimento.
Os totes tenhem a formação que a entidade entende necessaria.
Os totes sabem bem qual e o seu lugar na emergencia e não querem tirar o poleiro aos SR enfermeiro , muito pelo contrario querem dignidade e respeito pois tambem sao profissionais.
tenho dito.
 
Só digo uma coisa ...

Trabalhem mais e falem menos um pouquinho.

Pois quando falarem dos CODU´s, ou do TOTE´s, informem-se bem da realidade do serviço e como funciona.
O srº enfermeiro é BEM PAGO. SIM!! SIM!! BEM PAGO, e so la vão em HORAS EXTRAS, para receber umas chamadas de SIV´s (ver as estatisticas de saidas de meios),receber dados para possivel activação de outros serviços,e pouco mais, e mesmo assim têm de recorrer sempre ao medico de serviço para validação dos protocolos.
E Quando estão ocupados a receber os dados, quem atende os outros dados??? Se for meios diferenciados é o Medico de seviço os outros dados, como sempre e desde o inicio dos CODU´s - O TOTE.
Ao chamarem telefonistas, atendedeiros ou outro nome qualquer , antes de mais pensem melhor no que vão dizer pois tambem estão a fazer um pouco de atendimento.
Os TOTE´s têm a formação que a entidade entende e axa ser a necessaria e a mais correcta para o tipo de serviço prestado.
Os TOTE´s sabem bem qual e o seu lugar na emergencia pré-hospitalar. Não querem tirar o poleiro a ninguem e muito menos criar guerras seja com quem for, muito pelo contrario querem dignidade e respeito, pois tambem são profissionais na area e afinal de contas estamos para o mesmo, SOCORRER quem necessita.

Tenho dito!!!!!
 
É triste ter de ler tanta asneira...parece que andam todos à cabeçada por coisas que, à maior parte, nem diz respeito.
Era bom que muitos destes comentários fossem pagos para serem publicados, já que não devemos falar daquilo que não sabemos.
Parece existirem muitos interesses no pré-hospitalar e que até já lá existem totós. Não admira!!!
Quanto ao SE da Saúde é mentiroso, traiçoeiro e perigoso. Não vê nada à sua frente.É apenas o padrinho das USF's para dar mais dinheiro aos médicos.
Quanto ao SEP era bom que, de uma vez por todas,tivesse a coragem de dar um murro na mesa: DESDE QUANDO ACEITA NEGOCIAR COM O MS SÓZINHO DEIXANDO OS OUTROS PELO CAMINHO?O ASSUNTO NÃO DIZ RESPEITO A TODOS OS ENFERMEIROS?PORQUE É QUE ESSES SENHORES HIPOTECAM, SEMPRE, OS ENFERMEIROS?
Se houver uma resposta válida digam-me.
Cumprimentos
RS
 
Só gostava de questionar uma coisa, para saber se estou a ser enganado ou não...1020€ por mês, tirando os descontos 900€, e mais 200€ de horas extras pagos com 3 a 4 meses de atraso, é muito dinheiro???

Magnum31
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!