quarta-feira, março 17, 2010

Quem anda a trair os Enfermeiros?



"Enfermeiros 'recusam' aumento de 17,7% no salário" link

Comments:
Quem será???
 
Li,escrito por ANA RITA CAVACO no post anterior, o seguinte, com o qual concordo e que vem de encontro ás declarações públicas prestadas por JOSÉ CARLOS MARTINS:

"Continuo a achar o mesmo desde o início. Começava desde já a greve pelos blocos (com o correspondente apoio salarial dos Sindicatos a estes colegas, porque o podem fazer) e encerrava hospital a hospital, centro de saúde a centro de saúde, todas as semanas, em todo o País e com concentrações à porta de cada um.

O MS admitiu à mesa das negociações que a opcção que toma é política, nada tem a ver com a justiça das reivindicações.

Perante os cenários prováveis não é altura para repetir uma greve nos mesmos moldes que anterior, mas esta é só a minha modesta opinião.

Participarei, como é óbvio, mas discordo da estratégia."
 
Que desinformação !!!!

Aumento de quase 20%!... Eu aceito!...

Ninguém explica aos Media que o que está em causa é uma actualização do salário para todos os enfermeiros, para mim com especial destaque para todos os que fizeram o seu complemento de formação! E já agora para os que fizeram ou estão a fazer a especialidade e a pagá-la, claro ...
 
Este governo é perito em manobras de diversão...

Dias 29,20 e 31 de Março e 1 de Abril os Enfermeiros saberam dar a devida resposta a este governo!

Revalorização é diferente de aumento salarial...

Mas a questão é que nem podemos, com esta proposta, falar em revalorização da carreira, quando quer valorizar os que ganham abaixo dos 1200 euros em quanto os outros contentam-se com uma revalorização de ZERO!!! Descriminando desta forma os Enfermeiros comparando o que aconteceu na revalorização das outras carreiras especiais, assim que os seus elementos adquiriram o titulo de Licenciado.

Basta de mandarem area para os olhos dos Portuguses com declarações que propositadamente omitem a verdade toda...

SÓ UNIDOS VAMOS CONSEGUIOR O QUE É JUSTO!
 
Estou cansado de afirmar.. A luta tem de ser radicalizada, senão ñ dará frutos.. mais do mesmo não.. Paralização total sem minimos..Ou nos dão o que merecemos ou que se acabe com a profissão de vez..RADICALIZAÇAO!!! CORAGEM É O QUE ESTES SINDICATOS NECESSITAM!
 
COLEGAS MENTALIZEM-SE QUE O SEP JÁ ESTICOU MUITO OS SEUS LIMITES. ESTA GREVE É UMA VERGONHA.HOJE LI NO CORREIO DA MANHÃ CONJUNTAMENTE COM A NOTICIA DA NOSSA GREVE QUE OS MÉDICOS 30 A 40% DO SEU VENCIMENTO É EM HORAS EXTRA. NA MESMA PÁGINA DIZIA TAMBEM QUE SOFREM DE BURNOUT (COITADOS). DEPOIS VI NA TELEVISÃO QUE "RECUSÁMOS 180 EUROS DE AUMENTO". CONSTATO QUE HÁ UMA DESINFORMAÇÃO CLARA CONTRA OS ENFS E QUE NENHUM INÚTIL DO SEP VEM ESCLARECER ISTO A PÚBLICO. COLEGAS TEMOS DE CRIAR UM MOVIMENTO QUE FAÇA ALGUMA COISA PELA ENFERMAGEM. ESQUEÇAM OS SINDICATOS, DESSINDICALIZEM-SE.ALGUÉM TEM ALGUMA IDEIA??? A GREVE DE FOME???GREVE POR TEMPO INDETERMINADO??? NÃO NOS PODEMOS ESQUECER QUE TEMOS TAMBEM DE EXPULSAR OS PROFS DE ENF DA ORDEM. SÃO ELES OS CULPADOS DISTO TUDO.(+ALUNOS+PROPINAS+ENFS NO DESEMPREGO). ELES QUE CRIEM A SUA PRÓPRIA ORDEM.ENVIEM COMENTÁRIOS/SUGESTÕES PARA ENFERMEIROSEMLUTA@GMAIL.COM
HAVEMOS DE ENCONTRAR UMA SOLUÇÃO
NÃO DESMOBILIZEM.DIGNIDADE ACIMA DE TUDO. MOSTRÁMOS SER UNIDOS NO DIA 29.FORÇA COLEGAS...
 
"É exactamente por estas comparações que a classe de enfermagem não consegue que a sua luta prossiga...pena que não gostem das tarefas que desempenham...mas nem todos...são uma profissão técnica e deveriam-se comparar às idênticas e não às que ousam teimosamente afirmar que são iguais! Concordo que lutem pela sua valorização salarial, assim como os médicos, administrativos e auxiliares são mal pagos! Mas revejam a argumentação..."


Faço deste comentário, as minhas palavras....
 
Os comentários, da "sociedade civil", perante este artigo do DN, são dignos de uma leitura atenta...

Planeta M
 
Quem é que explica aos senhores do ministerio da saude que os enfermeiros licenciados, TÊM DE GANHAR COMO LICENCIADOS!!!!

Por isso o aumento que eles falam (17%) não corresponde ao verdadeito aumento que tem de ser feito para que o ordenado dos Enfermeiros ser equiparado aos outros licenciados da administração publica!!!!!

O ordenado dos licenciados da administração publica ronda os 1500€... logo o ordenado dos enfermeiros tem de ter valor idêntico!!!!
 
1º Os próprios Enfermeiros;
2º Os Sr. Doutores
 
O sindicato deverá ter um atitude mais agressiva, e realmente fazer saber aos enfermeiros a suposta palhaçada que dizem ser as reuniões, com o ministério.
O Lema deve manter-se "Enfermeiros Unidos jamais serão vencidos"
 
Caros colegas,

em seguimento das últimas notícias, e em desespero de causa, além de decidir fazer greve (mesmo que não ache muita piada ao seu horário), decidi escrever ao Sr. Deputado Francisco Louçã e João Semedo sobre a nossa situação, embora esteja convicto que estão mais que a par dela.... Fiquei tão feliz hoje ao abrir o meu mail e deparar-me com uma resposta do próprio Francisco dizendo que:

"Caro XXX

Esses são precisamente os temas que vamos discutir amanhã na interpelação do Bloco de Esquerda, que terá a presença de Sócrates e da ministra da saúde.

A luta pela qualificação e reconhecimento de carreiras no SNS, em particular dos enfermeiros, é fundamental para nós e vamos à luta.

Um abraço amigo

Francisco Louçã"

Alguém que faz algo por nós!!!!
eu sugeria que depois das suas intervenções os agradecêssemos com e-mails de apoio e, entretanto, que escrevamos aos restantes deputados que já demonstraram o seu apoio a nossa causa anteriormente.
Não baixemos os braços!
Lutemos!
 
ORA quem...não podemos estar distraidos que os nossos piores inimigos são da mesma cor...se o sindicato faz algum acordo que não seja o que todos esperamos é melhor nos mobilizarmos todos para forma OUTRO SINDICATO LIVRE DOS ENFERMEIROS PORTUGUESES...EU ESTOU MUITO ATENTO A ISTO...
 
ulgo que um pré aviso de greve mais alargado, isto é, que o MS ficasse ciente de que seriam greves de 3 dias, em todas as primeiras semanas de cada mês, durante três meses consecutivos, forma de luta que seria continuada até se conseguir um acordo vantajoso, não será com 4 dias de greve e depois o MS, marcar com evidente sinais de desprezo pela mesma, uma reunião quase um mês depois que se consegue pressionar estes tipos, eles estão bem treinados na arte da desmotivação das massa, basta ler Gobbels, para perceber como se faz isso, nós é que temos que os desmotivar de nos continuarem a pressionar..., portanto na minha opinião ou se ataca a serio, ou é bem melhor nada fazer, e se o vamos fazer façamos-lo bem, apresentar um novo pré aviso de greve que contemple greves de três dias consecutivos, na primeira semana de cada mês durante pelo menos três meses, consecutivos, frisando que este tipo de luta seria continuada.

Os meus colegas do serviço incluindo os mais novos, acreditam que a nova greve teria de ter um estilo mais radical e agressiva, deixemos-nos só de arranhar a fera, precisamos de a ferir como deve ser, ferir de morte se necessário...avante, contra estes tipos, marchar, marchar...

Esta minha opinião foi enviada por mail para o SERAM e colegas aqui na RAM...NÃO QUERO UMA GREVE DE SÓ 4 DIAS QUERO UMA GREVE DE 3 A 4 DIAS TODOS OS MESES NA PRIMEIRA SEMANA DE CADA MES E JÁ RADICALIZAR E TORNAR A LUTA AGRESSIVA...JÁ


Enf. Edgar Silva
 
Continuo a achar o mesmo desde o início. Começava desde já a greve pelos blocos (com o correspondente apoio salarial dos Sindicatos a estes colegas, porque o podem fazer) e encerrava hospital a hospital, centro de saúde a centro de saúde, todas as semanas, em todo o País e com concentrações à porta de cada um.

O MS admitiu à mesa das negociações que a opcção que toma é política, nada tem a ver com a justiça das reivindicações.

Perante os cenários prováveis não é altura para repetir uma greve nos mesmos moldes que anterior, mas esta é só a minha modesta opinião.

Participarei, como é óbvio, mas discordo da estratégia."


CONCORDO INTEIRAMENTE COM ESTE POST, SÓ NÃO SEI DE PARTICIPAREI DESTA VEZ, VOU REFLECTIR AINDA...
 
Apesar desta estratégia do caranguejo, apelamos a todos os enfermeiros que façam greve. E mais ainda, denunciem publicamente (e também aos sindicatos) todas as tropelias feitas pelas administrações e chefias durante os dias de greve. Nos HUC e no Hospital de Santa Maria, houve chefes que obrigaram que os cuidados mínimos fossem assegurados por um número superior ao dos enfermeiros que asseguram o turno da noite. Nos HUC, aconteceu num dos serviços de Medicina sem que os sindicatos tivessem actuado, dando a entender que os chefes não chateiam chefes, porque, para quem não saiba, são os chefes que se encontram em maioria na Direcção Regional do SEP e foram eles que, maioritariamente, constituíram o piquete da greve.
 
NÃO POSSO DEIXAR DE ESTAR DE ACORDO COM EDGAR SILVA. TEMOS QUE COMEÇAR A MOBILIZAR-NOS PARA A CRIAÇÃO DE UM NOVO SINDICATO, ONDE TODOS LUTEM PELO MESMO E NÃO SE ACOBARDEM E TENHAM DE SEGUIR AS DIRECTRIZES DAS INSTÂNCIAS SUPERIORES. O ENTERRO DO SEP COMEÇOU PELA BOCA DO SEU DIRIGENTE CARLOS MARTINS QD DISSE " SÓ POR CIMA DO MEU CADÁVER_".
 
As organizações sindicais podem criar FUNDOS DE GREVE para aguentar com o esforço. Sei do que falo! Os sócios que proponham a criação de um Fundo de Greve para apoio durante periodo de tempo determinado.....
 
COnta comigo
 
COnta comigo
 
Estudante de Enfermagem há três anos e ex Funcionária Publica de um outro Ministério, vejo a situação dos Futuros Enfermeiros muito complicada. Não somos menores que os outros, muito pelo contrário. Está na altura da nossa Profissão ser reconhecida pelos senhores Doutores que governam este país, que ganham reformas escandalosas à custa do trabalho do " Zé Povinho". Enfermeiros reunidos, em mais uma paralisação, para que a igualdade seja uma realidade.

Vamos à luta!
 
Ei colegas:

Pelo que se depreende, e como ainda não vi qualquer proposta detalhada do MS, o governo quer dar-nos 17,7% de aumento!. Ou seja: dá-nos este aumento e depois vamos discutir as actualizações!

Se o governo fala em aumentos,e o governo é "pessoa" de bem, então acreditemos!

Propomho o seguinte plano:

1º Aceitar aumento de 17,7%
2º Adiar a greve
3º Voltar à mesa de negociações para actualizações de vencimentos, de acordo com as novas qualificações (vg. licenciatura!)

Ok?
 
Os Enfermeiros continuam divididos.Alguem está preocupado com o que está a passar com os enfº chefes deste país que estão num beco sem saida porque o SEP fez com fossem enganados dando-lhes uma maçã envenenada. Foi por isso que não estou sindicalizado.
 
"superariam os 48% em início de carreira..."

É exactamente o que nos estão a roubar há 10 longos anos em relação aos restantantes licenciados, MAS É PRECISO SER BURRO MESMO PARA NÃO ENTENDER ISTO!!!!


Os professores quando fizeram os complementos de formação foram aumentados em quanto??? Quem tem pretensões a informar deve informar-se préviamente, se quiser ser sério!
 
Se isto não der em nada vamos fazer como na tailandia, vamos prá frente do ministerio da saúde colhemos cada um algum sangue a nós proprios e despejamos lá a frente.....
 
"Se isto não der em nada vamos fazer como na tailandia, vamos prá frente do ministerio da saúde colhemos cada um algum sangue a nós proprios e despejamos lá a frente....."

Boa ideia, depois quero ver os media a ignorarem esse facto com milhares de litros de sangue despejados em frente ao ministério!!!!
 
Os chefes deviam era ir todos para a prestação de cuidados, porque querem o gabinete para estar sem sem fazer nada e ameaçaros colegas contratados.
Todos para a prestação de cuidados que com uma boa actualização e formaçao,e , com o tempo até eram capazes de prestar boms cuidados aos utentes.
Querem melhor que isto?
E ter um enfermeiro contratados a liderar-vos.
Assim, sim senhora Ministra.
 
Na continuação do meu comentário no post anterior, penso que a maioria das opiniões que aqui são veiculadas, não são de Enfermeiros.
Prova disso é o comentário assinado por Ana Rita Cavaco, que logo foi secundada por outros e que até dizem que "vem de encontro" (grande encontrão!) em vez de "vem ao encontro de...". Citando o referido comentário que defende a greve dos blocos "com o correspondente apoio salarial dos Sindicatos a estes colegas, porque o podem fazer", percebe-se que esta opinião só pode vir de alguém que quer desmembrar as estruturas sindicais dos Enfermeiros. Alguém utiliza o nome da própria Ana Rita, porque não acredito que ela tenha semelhante posição (ainda por cima quando já começou a campanha para Bastonária), para fazer crer a alguém que os sindicatos podem pagar o salário perdido por greve. Caros colegas, nenhum Enfermeiro pode sequer ter esta ideia. Isto era acabar com a possibilidade de organização da Profissão: divisão dos Enfermeiros, por só os sindicalizados puderem usar desta prorrogativa; defesa de interesses individuais versus interesses colectivos; descapitalização de organizações que deixariam de ter capacidade de actuação; perda de toda a força reivindicativa, por evidente falta de capacidade de lutar; estagnação e mesmo desaparecimento da Profissão a médio prazo.
Mesmo assim, ainda considero pertinente, por algumas vezes, fazer comentários, mas só para que não pensem que os Enfermeiros são mentecaptos.
Aos verdadeiros Enfermeiros: temos a razão do nosso lado, nunca ninguém nos ofereceu nada, foi tudo conquistado com muito esforço, portanto, só há uma palavra que devemos trocar entre nós, nesta fase - GREVE.
 
Até me deu um baque!
Então não é que o mesmo comentário assinado pela Ana Rita Cavaco, está igualzinho no Forum Enfermagem? Será que é mesmo ela? Não, não pode ser! Quem se candidata a Bastonária não pode dizer tamanha atrocidade.
Vou ter pesadelos, esta noite!...
 
Convido estes senhores "extremistas"/"radicais a passarem pelas reuniões alargadas do SEP para perceberem um pouco do processo negocial e dos seus multiplos enredos. E desde logo a relerem o vosso código deontológico. E já agora a verem a história do ex-sindicato dos ferroviários de inglaterra (era uma das maiores organizações do mundo de trabalhadores. Já agora façam um exercicio de efectivação da greve dos blocos e tentem perceber a complexidade do assunto (eu e os meus companheiros de luta "vendidos" sim porque vendo horas, dias e meses de lazer e formação profissional em prol da causa enfermagem) e a própria estrutura dos hospitais de hoje. Boa leitura.
Dúvidas dinisfilipe@gmail.com
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!