quarta-feira, março 31, 2010

Memory refresh...


Imagem: tabela Salarial dos Professores, fruto da recente negociação do Estatuto da Carreira Docente.
.
"Não há dinheiro" - diz o Ministério da Saúde, enquanto concede bolsas de 750 euros a clínicos deslocados e se prepara para acordar os salários da nova carreira médica, que, notem bem, exigem um aumento de 1700 euros para a entrada na grelha salarial!
.
Os Médicos (Sindicatos e Ordem) têm sentado à mesa com a tutela num processo sereno e profícuo. A Ordem? Sim, a Ordem dos Médicos. Apesar desta matéria não ser da sua jurisdição, a sua presença reforça a união, bem ao contrário dos Enfermeiros, onde cada um tem a "sua mesa".
Que legitimidade tem este Ministério da Saúde para evocar a crise na negociação salarial dos Enfermeiros, quando se prepara para oferecer aumentos chorudos aos Médicos.
.
Lembrem-se bem colegas, a nossa persistência (ou não) determinará, no mínimo, a nossa condição remuneratória para a próxima década!! No mínimo, reitero!

Comments:
Revoltam-te.....
 
Caros colegas siou de opinião que se faça publico em todos os meios de comunicação social deste facto aqui apresentado para que toda a população tenha conhecimento desta descaradez.
 
Estou indignado pela forma como a ministra desvaloriza a nossa luta, fazendo transparecer que os nossos problemas se resumem a 6000 Enfermeiros!

Estou por tudo, por mim avancemos para greve por tempo indeterminado sem serviços minimos
 
A MINISTRA ESTÁ A TENTAR PROVOCAR E IRRITAR CADA VEZ MAIS OS ENFERMEIROS!!


NÃO SOMOS 6000, SOMOS MUITOS MAIS SENHORA MINISTRA, SOMOS MUITOS MAIS E ESTAMOS DISPOSTOS A ENDURECER AS NOSSAS FORMAS DE LUTA
 
é que a Srº Ministra, e o Ministro das Finanças, nem pensem em passar-nos À frente. Podem ter a certeza que ou há igualdade para todos, ou ninguém leva aumentos.
Queremos o que é nosso por direito.

E, srs. do SEP, são 1510 EUROS, e não 1200 que merecemos!!!
 
Gostei.
Doutor Enf: Sempre ao mais alto nível.
 
os sucessos nas negociações são o exemplo !!!!
senhores sindicalistas sigam os bons exemplos !!!!

e já agora!
reivindicam-se 1510 ou 1200, para inicio de carreira, é que se é assim um dia destes estao a marcar greves para 900, andam a dormir ou quê
E AS OUTRAS QUESTÕES TÃO OU MAIS IMPORTANTES DOS RESTANTES ENFERMEIROS.

TRABALHEM COM PÉS E CABEÇA sindicalistassitos !!!!!
 
os sucessos nas negociações são o exemplo !!!!
senhores sindicalistas sigam os bons exemplos !!!!

e já agora!
reivindicam-se 1510 ou 1200, para inicio de carreira, é que se é assim um dia destes estao a marcar greves para 900, andam a dormir ou quê
E AS OUTRAS QUESTÕES TÃO OU MAIS IMPORTANTES DOS RESTANTES ENFERMEIROS.

TRABALHEM COM PÉS E CABEÇA sindicalistassitos !!!!!
 
É impressão minha ou os sindicatos "esqueceram-se" dos 1500 para apenas pedir os 1200 a tempo único?

É impressão minha ou a negociação urgente da carreira em instituições privadas foi um mau passo de timming no processo negocial?

Bem...estou mesmo a ver...
 
Finalmente a greve está a resultar. Temos a população contra nós. Aparentemente isto parece mau. Mas no meu ponto de vista não o é. A população que está contra nós é a menos informada, a que é facilmente manipulada por argumentos populistas. Se não causarmos impacto na vida das pessoas não vamos a lado nenhum. Para mim, o sindicato devia marcar uma greve de 2 semanas e ameaçar que quebra com o acordo que nós obriga a prestar cuidados mínimos. Não vamos desistir.
Para mim está greve está a ter muito mais impacto na comunicação social, que as outras greves. Não podemos desistir.
 
Todos sabemos das dificuldades económicas que o país atravessa, estamos dispostos a negociar Srºa Ministra, mas essa tentativa de reduzir o universo dos Enfermeiros que prestam serviço no SNS a 6000...parece-me mais uma atitude de provocação!
A Sra Ministra quer ver mesmo os Enfermeiros irritados!!
 
Nós não temos de nos comparar com a classe médica, professora entre outras...São essas comparações que levam a maioria da população pensar que estamos a ser gananciosos. Nos não temos de nos comparar com ninguém... Temos de fazer com que se cumpra o que está estipulado por lei, andam em negociações há quanto tempo?, o Governo é que está a desrespeitar a lei que foi proposta por ele e promulgada pelo Presidente da República. Sou a Favor de apresentação de uma Queixa ao Procurador da República.... Chega de negociações em que se dá 1 passo para a frente e 4 para trás.
 
É vergonhoso e abjecto este MS esta Ministra e os MF, parecem ser todos FP, negoceiam entre os seus pares onde o tal "Pizarralho", um tipo sem escrúpulos, abjecto, negoceiam aumentos para os médicos. Por mim declarava guerra total ao MS greve total sem serviços mínimos, nada de nada, façam requisição civil seus m****, chamem o exercito, é revoltante aqui na RAM, em nome da enxurrada se ter só feito 1 dia de greve, é que esta enxurrada aproximou a cachorrada de cá com a de lá...é tudo m*** da mesma retrete o MS e a Secretaria dos Assuntos sociais aqui na RAM...temos de tratá-los como se fossem animais em fase terminal com DNR...só assim estas bestas percebem alguma coisa, é que com ignorantes falar é perder tempo, água e sabão, só mesmo à paulada para lhes entrar o mínimo nos cornos...
 
Após ver esta tabela salarial só me dá vontade de rir mas por tristeza.
Então o que é que os nossos representantes fazem quando estão nas reuniões da cosertação social????????? a dormir claro.
Ao menos aprendam co o Mário Nogueira como mobilizar e lutar por uma classe.
Abaixo os dirigentes sindicais.
Tenham coragem e proponham uma greve com pés e cabeça, que faça tremer as estruturas. PARAR MESMO, DEFENIR BEM O QUE É URGENTE/EMERGENTE DO RESTO. SE ALGUÉM MORRER PACIÊNCIA PODE SER QUE ASSIM ENTENDAM QUE FAZEMOS FALTA.
VEJAM O CASO DA FINLÂNDIA.
TENHAM TOMATES.
 
Não há dinheiro... negociações... crise... CHEGA! CHEGA DE PALEIO FIADO!
A Ministra que se deixe de tretas e reponha a justiça de uma vez ou então que DESAPAREÇA! Pelo menos deixe de tratar os Enfermeiros como atrasados mentais. Por falar em atrasados... não acham que o Pizarro tem um certo ar ...
 
"A nossa persistência (ou não) determinará, no mínimo, a nossa condição remuneratória para a próxima década!!" Diz o caro colega... Não fosse o sindicato dar um tiro no próprio pé e aceitar 900 Euros de base para os privados... (Não é no mínimo humilhante?)
Como podemos acusar o ministério de dualidade de critérios, quando os nossos sindicatos, só se parecem interessar pelos direitos dos enfermeiros da Função Pública?! O resto dos enfermeiros, cada vez em maior número, não são também enfermeiros?! E não são também eles licenciados?!
Esclareço desde já que estou de acordo e que apoio, sempre que possível as várias acções de protesto, mas... TENHAM VERGONHA...
Já pensaram que talvez tenha também sido por isso que o businão tenha sido um fiasco?

A luta por condições de trabalho justas continua, mas SEJAMOS COERENTES.
 
JM
Lamentavelmente só os nossos sindicatos é que não compreendem que é imprescidivel estarmos juntos e quando digo juntos é ORDEM, SINDICATOS (todos) na mesma mesa e ao mesmo tempo, não é uns a discutirem uma proposta, um dia e outros a discutirem (nem sabemos que proposta) noutro dia.
Temos que ter urgulho de sermos enfermeiros e podermos discutir de igual com qq profissão.
 
É preciso vir um governo socialista, para vir a acentuar ainda mais a desigualdade que sempre existiu em Portugal.
Os lobbies continuam a mandar...
É vergonhoso o que estes políticos têm vindo a fazer aos enfermeiros...mais competências, mais trabalho e a resposta é! mais discriminação... Basta...Lutar até morrer...
 
eu continuava com a greve na próxima semana .....mais 4 dias.
é uma falta de respeito pela nossa classe
 
Até posso aceitar 1200, depende das restantes matérias...


As transições!... Quem não fez a Licenciatura...fica igual, como quem gastou dinheiro para se actualizar????!!

E, meus caros ... como ficam os especialistas...dá-me a ideia que querem acabar com os especialistas, até os sindicatos falam pouco dessa questão, que é crucial para o futuro da profissão. Se não valorizarmos os nossos colegas mais diferenciados, quem os vai valorizar. Se for preciso mandem abaixo a parte da carreira recentemente negociada e recoloquem a categoria de especialista, mesmo que sejam com quotas por serviço e por especialidade, desde que sejam decentes e adequadas às várias realidades …Assim mandam toda a classe para o fundo oferecendo um aumento a quem entra agora (uma minoria) e criam uma enorme, ENORME injustiça na classe com enfermeiros com 20 anos de profissão, alguns com especialidade recente entre outras formações, uma experiência sólida acumulada a ganharem o mesmo que um recém formado!!! Que credibilidade tem uma profissão assim !!!

Enviem esta questão para os deputados, partidos políticos e sindicatos, não deixem destruir a profissão!! Penso que é o que querem criando estas injustiças completamente insuportáveis …
 
Os professores ganham bem, óptimo para eles. Nós, enfermeiros, é que também deviamos ganhar um salário justo!!

E note-se: Um acto de excelencia praticado por um professor tem incomensurável menos consequencias do que um acto, também de excelencia praticado por um enfermeiro. Da mesma forma, um professor que erre a leccionar uma matéria tem muitíssimo menos consequencias (p.ex. no ano seguinte um outro professor pode corrigir) do que um erro praticado por um enfermeiro. Daí a nossa extrema importancia, que obviamente deve ser paga!!

Já com os sr.s médicos, são uma classe que enquanto os hospitais não responderem às necessidades da população e tenham de recorrer ao privado (assim continuará enquanto forem eles a tomar as decisões) irão conseguir tudo... Mas estou confiante que um dia este politeísmo perante os Dê Erres (médicos, entenda-se) irá acabar!

Força colegas enfermeiros!
Continuemos a nossa luta justa!
 
Abril é o mês contra a discriminação dos enfermeiros! Vamos lutar pelos nossos direitos!Tenhamos coragem e proponhamos uma greve com pés e cabeça, que faça tremer as estruturas. PARAR MESMO, DEFENIR BEM O QUE É URGENTE/EMERGENTE DO RESTO. SE ALGUÉM MORRER PACIÊNCIA PODE SER QUE ASSIM ENTENDAM QUE FAZEMOS FALTA.
VEJAM O CASO DA FINLÂNDIA.
Está na hora da Ordem dos Enfermeiros lutar pela dignidade dos seus profissionais!
 
É com uma tristeza enorme que vejo a minha futura classe a lutar contra os ignorantes á frente do MS, representantes da mente e dos olhos da nossa actual sociedade portuguesa.
Quero contudo expressar a minha opinião neste tipo de matéria que, pelos menos por enquanto, ainda não me diz respeito.
Acho que o mais importante entre a diferença dos 1200 para os 1500€ é a historia mal contada das especializações (enfermeiros especialistas por concurso? nomeação?) e a subida de escalão. Isto são dois exemplos.

Outra coisa que gostaria que pensassem é o seguinte: um médico em internato ganha quanto? 1200€? 1300€? Nós terminamos uma licenciatura de 4 anos, quando metade dela foi passada em ensino clínico. Eles terminaram ou irão terminar um curso de 6 anos.
Não consideram os 1200€ suficientemente bons tendo em conta as restantes profissões?
Os professores são os professores, nao gosto de comparações. Nós merecemos tanto ou mais que eles mas, nesta altura, nao consigo deixar de pensar que os 1200€ são justo para a altura.
Tenho a sensação que vamos nadar mais 10 anos a reivindicar 1500€...e vamos continuar a chuchar no dedo até lá.

Cumprimentos e continuação de um excelente trabalho.
 
Os professores tiveram uma carreira separada das restantes da ad. pública, porque o governo já sabia que esta revisão de carreiras ia dar grande agitação. Todos os outros das carreiras gerais, não se conseguem organizar para terem força reivindicativa, pela grande dispersão de profissionais que tem. Os profs são o grupo mais numeroso (cerca de 250 mil) e por isso criaram uma situação especial para eles, que ficaram fora da 12-A e ainda da Tabela Remuneratória Unica, mantendo-se no antigo modelo de escalões e índices. Agora são os únicos que ficam assim.
Os enfermeiros mantêm-se como carreira especial, mas incluídos na legislação que se aplica a toda a ad. pública. Por isso, não podem ter tabela diferentes dos outros.
Ouve-se o argumento de que estamos numa época de restrições e que não foi bem escolhida esta fase para negociar a carreira, mas quem marcou esta época para negociar foi o governo. Os enfermeiros querem negociar a carreira desde Abril de 2005. Foram sucessivamente adiadas as negociações, porque o governo queria rever todas as carreiras. Quem empurrou sempre para a frente, foram os vários ministros da saúde que não reconheceram a importância de colocar os enfermeiros no lugar que deveriam ter dentro da ad. pública. Agora não se podem esquivar.
O outro argumento do acordo com a APHP, apresentado agora pelo governo, porque nas greves anteriores não veio com isto, quando o acordo já é de Agosto, é mesmo de quem não tem mais argumentos e recorre a histórias da carochinha para tentar vender o seu produto. E que o povinho ainda vá na conversa, porque não está por dentro dos problemas existentes, ainda se compreende. Mas que os enfermeiros vão nesta conversa fiada, é mesmo de quem não sabe nem quer saber. Se tentassem pelo menos interpretar a legislação a que temos direito e quais as leis que se aplicam ao sector público e as que se aplicam ao privado, não alimentavam estas desculpas de mau pagador, ou melhor de não pagador.
 
dr. enfermeiro,
acho muito bem que exponha os factos. Infelizmente tambem temos`colegas muito pouco persistentes e a dormir a sombra da greve que os outros fazem. Por mim, que se facam mais greves...recorrerei as minhas poupancas se for preciso.
Colegas, nao vale desistir ou afrouxar...a ministra anda a adiar e a dar contra informacao precisamente para atingir esse objectivo. Nao cedamos!

Agora esta ministra esta preocupada com as agencias que contratam medicos reformados...e uma vergonha esta dualidade de criterios...eu diria que e mesmo uma desonestidade...
 
Ora viva,
Viva e de boa saúde, é o que se espera para a carreira de enfermagem. Haja coragem e muita paciência.

E paciência é coisa que me vai faltando, tal como os euros na carteira.
Não deixa de ser cómico a forma como alguns "concidadãos" manifetam a sua inquietude e preocupação com o estado da nação repudiando a luta dos enfermeiros. ANGÉLICOS! Tão procupados que eles estão. "Coam a formiga e engolem o elefante"
FALSOS MORALISTAS.
Preocupam-se com os 185 euros de ACTUALIZAÇÃO nos vencimentos dos enfermeiros, mas não se indignam com os aumentos escabrosos, escandalosos do pilotos da TAP, já assumidos, bem como os seus vencimentos, regalias e "direitos consagrados". Revoltam-se com a proposta de actualização dos vencimentos do enfermeiros para os 1500€( actualização de 185 MÍSEROS EUROS), mas não se escandalizam com a proposta feita pelos sindicatos médicos de 1700 euros de AUMENTO?
Acham natural que, após a recente negociação salarial os professores ingressem no índice 167 - 1518 euros -, e negam a possibilidade de os enfermeiros puderem ter igualdade de tratamento? Porquê? Também eu sou cidadão deste país (não sei se feliz ou infelizmente), desconto para que aqueles que se queixam de receber 650 euros, possam ter um trabalho remunerado, sendo também licenciados. Se eu tenho de "contribuir" para pagar uma dívida para a qual não contribui, apenas para pagar MORDOMIAS de uns quantos, então meus caros, TAMBÉM EU QUERO MAMAR na teta do orçamento rectificativo, PEC ou o raio que os parta, PERCEBEM meus caros concidadãos?
"Ah, quantos licenciados ganham menos do que pedem os enfermeiros", dizem alguns. E quantos mil enfermeiros, que sendo igualmente licenciados, auferem o salário mínimo (ou menos); estão na caixas de um qualquer supermercado, ou simplesmente estão à espera de emprego na sua área, por longos e longos meses?
E digam-me, de que licenciaturas se trata? Chegados à altura de escolher o agrupamento e posteriormente o curso, não fizeram um "estudo de mercado", no que a saídas profissionais diz respeito? Pois na minha altura EU FIZ. O importante era entrar num qualquer curso com a nota possível certo? Pois é! Na altura fiz a escolha certa, mas hoje, sabendo o que sei, penso que deveria ter furado os quatro pneus, quando fui entregar as candidaturas ao ensino superior. Mas isso são, outras historietas...que para o efeito não interessa nada.
 
Ao futuro colega "ESTUDANTE CLE 1º ANO" DAS 7:54:´

Quando começar a exercer a profissão a sério, repito, a sério, então verá como é ganhar os tais 1200 euros.

Eu já os ganho, graças a Deus, ao fim de 18 anos de trabalho, muitas vezes em condições bastante adversas. Tenho habilitações de topo e competências especializadas, mas ganho... 1200 euros.

Mas, já que não nos devemos comparar com os médicos por exemplo, porque o curso deles é supostamente muito difícil e o que eles fazem mais ninguém sabe fazer, pergunto-lhe se acha justo, repito, se acha justo, que um dos tais 500 médicos que pediu reforma antecipada, a tenha obtido muito mais depressa que outros profissionais da mesma instituição, para deixar de trabalhar num dia, e no dia seguinte recomeçar no mesmo serviço, a fazer as mesmas coisas, e a ganhar 70 euros à hora sem nem sequer ter que "pôr o dedo" como diz? Acha justo? Acha então que não há dinheiro para pagar aquilo que é devido aos enfermeiros? Acha então que até já chega pedir os tais 1200 euros (mínimo por lei pago a um licenciado pelo Estado, valor habitualmente reservado a estagíários)?

Pois eu não acho. Se somos carreira especial, licenciados e muitos especialistas, se um licenciado na função pública recebe 1200, se há poucos meses o Governo propôs 1400 euros à entrada e agora regrediu na proposta, se os professores recebem como Licenciados acima desse patamar, se na Saúde os licenciados recebem como licenciados menos os enfermeiros, e se há dinheiro para encher o bolso dos médicos através de manobras que todos conhecemos, EU QUERO RECEBER O QUE TENHO DIREITO.

Essa sua conversa parece mais de um infiltrado do PS que anda para aqui a tentar desmobilizar os enfermeiros. ESQUEÇA. Nós vamos continuar a exigir 1500 euros à entrada, que é a única forma de termos assegurada a transição e a diferenciação dos mais antigos, dos especialistas e a progressão na carreira. Já que vamos ser penalizados na progressão e na avaliação, pois então que se salvaguarde alguma dignidade. 1500 é o valor do qual não arredamos pé! O dinheiro não tem que ser pago todo de uma vez, mas faseado. Vendam os carros e os telemóveis dos bufos políticos infiltrados nos serviços de saúde e logo aí teremos dinheiro para muita coisa.

Só tenho pena que os sindicatos não lutem pela exclusividade como estratégia de libertar postos de trabalho para enfermeiros no desemprego. Talvez assim você daqui a três anos pudesse estar a trabalhar como enfermeiro, em vez de estar numa bomba da Galp.

VV
 
Mas não estou a entender! está a ser negociada uma nova grelha salarial para os Médicos ???
Mas não entendo a incongruência! isto é mesmo assim? e a comunicação social anda calada.Quem a calou?? eles que são exímios em gerar a noticia, em aquecer o dialogo e em dar à população motivos para falar.
Se a crise serve de desculpa para uns e para outros...
Está na hora de outro referendo.
AINDA HOJE OUVI COLEGAS A DAR OPINIÃO NA TV DE QUE ESTA GREVE NÃO ESTA CERTA PORQUE O PAÍS ESTA EM CRISE E TEMOS QUE SER SOLIDÁRIOS , ONDE TERÁ ANDADO A COLEGA TODOS ESTES ANOS!?É VERGONHOSO SÓ PODE SER CHEFE E JÁ NA PRÉ REFORMA.

A ROSA do deserto do seu descontentamento
 
Greve sem serviços minimis JA
 
PARABÉNS COLEGAS, MAIS UMA VEZ CUMPRIMOS COM O QUE PROMETEMOS AO SEP.
MAIS UMA VEZ DISSEMOS AO SEP QUE ESTAMOS PRONTOS PARA LUTAR.
E AGORA SEP!!!
ESPERAMOS 15 DIAS (PASCOA) E REATAMOS AS NEGOCIAÇÕES.
PASSADOS ESTES 15 DIAS: A MINISTRA DIZ QUE SIM, O PIZARRO DIZ QUE NÃO, O SEP APRESENTA MAIS UM ULTIMATO, O ZÉ CARLOS DÁ A VIDA PELOS ENFOS MAIS UMA VEZ (SÓ POR CIMA DO MEU CADAVER!!!)
RESULTADO...
NOVA GREVE!!!
SERÁ QUE ALGUEM ME CONSEGUE EXPLICAR O QUE É QUE ESTES INÚTEIS DO SEP QUEREM PARA FAZER UMA GREVE POR TEMPO INDETERMINADO (NÃO É ILEGAL)
SERÁ QUE TEMOS DE REBENTAR COM A MERDA DO SEP.
"NUNCA ACEITAREMOS MENOS DE 1500 EUROS" AGORA SÓ FALAM EM 1200...
INÚTEIS. NÃO TÊM ESTOFO PARA NOS DEFENDEREM.
SOMOS ENFERMEIROS. SOMOS ÚNICOS.
 
penso que deviamos fazer greve sem serviços minimos, nao torno a fazer nova greve pois fica tudo sempre igual. SE ISTO NAO RESULTAR VOU ANULAR O SINDICATO
 
Caros Colegas voltei a fazer greve e desta vez nem foi prciso assegurar cuidados minimos pois alguns colegas nao fizeram greve.....sim ha colegas que nem concordam com a greve, sim ha colegas que até parecem estar bem... sabem colegas não é so a ministra são tb muitos colegas enfermeiros a apctuar com esta atitude discriminatória dos enfermeiros por parte do ministério...
 
Não sei se já foi referido antes, mas digam-me como é possível uma ministra da saúde, médica, negociar a carreira dos.. médicos?? Claro que não pode haver alarido! Ela é médica! Todos sabemos que os cargos políticos são muito voláteis.. O que ela irá fazer quando deixar de ser ministra? Exercer medicina! Não será conveniente ter uma carreira médica com boas condições? Enfim, não sei como é que isto ainda não foi abordado na comunicação social..
 
PARA A TODOS OS ENFERMEIROS PARABÉNS POR MAIS UMA DEMONSTRAÇÃO DE CAPACIDADE DE LUTA!!!EXCELENTE JORNADA DE GREVE!!!

E AGORA SENHORES DO SEP?COMO VÃO GERIR ESTA FORÇA QUE MAIS UMA VEZ OS VOSSOS ASSOCIADOS E ENFERMEIROS NO GERAL VOS DERAM? COMO VÃO GERIR OS CONTRA ARGUMENTOS QUE A MINISTRA DA SAUDE VOMITOU EM RELAÇÃO A DUALIDADE DE CRITERIOS FOMENTADOS POR VÓS RELATIVAMENTE À DISCREPÂNCIA DE VALORES DO PUBLICO PARA O PRIVADO?

A UNICIDADE E COERENCIA EM TORNO DA PROFISSÃO É FUNDAMENTAL E DEVERÁ SER A BASE DA FORÇA DA NOSSA LUTA!!

COLEGAS E CAMARADAS É PRECISO PRESSIONAR O NOSSO SINDICATO (SEJA ELE QUAL FOR) PARA QUE, NO FUTURO SE NECESSARIO, AVANÇAR COM UMA GREVE POR TEMPO INDETERMINADO!!!

PS: VAMOS APOIAR O MOVIMENTO DE EXCLUSÃO DOS PROFS DA OE!!!
 
Ao enf. "Anónimo das 11:23 PM",
Eu acho que mais importante do que ganhar 1500€, é imprescindível negociar a progressão na carreira e as categorias agora propostas, que são uma palhaçada. Outro aspecto que deve ser muito bem revisto são as especialidades e aqui é inevitável comparar com as especialidades médicas (embora os moldes de formação sejam diferentes). Um médico especialista é especialista e pronto (são raros os que não o são). No caso de enfermagem, um enfermeiro especialista faz 4 anos (licenciatura) + 2 anos de actividade profissional na área da especialidade + 1.5-2 anos de formação numa escola de enfermagem na área de especialidade e o acesso à categoria de especialista (segundo a nova proposta, 'Enfermeiro Principal') é por concurso, reservado aos enfermeiros dos quadros da função pública. Ou seja, a especialidade é para inglês ver.
Eu sei que não lhe estou a dar novidade nenhuma, mas o que estou a tentar demonstrar é que ganhar 1500€ para chegar ao topo de carreira após 70 anos de serviço e/ou ter uma especialidade e não a exercer porque "agora é por concurso. Viva as cunhas", não serve de muito.
As reivindicações dos sindicatos, obviamente, têm interesses por trás e o aumento para 1500€ neste momento serviria mais para calar muito mais bocas. Isto porque tem efeitos imediatos. Chega um recém-licenciado e toma lá 1500€; só daqui a uns anos é que esses recém-licenciados se iram aperceber que afinal não tinha sido boa ideia ficar com os 1500€ e ignorar o resto da carreira.
"Nós" merecemos todo o dinheiro pelo trabalho que fazemos, como isso não é possível, defendo que aceitar uma proposta de 1200€ e renegociar o "resto" que também interessa e muito, seria a melhor opção.

Sem mais assunto,
RB.
 
Somos na verdade uma classe profissional atípica...
Parece-me que apesar de sermos licenciados, de sermos considerados os enfermeiros mais bem preparados da UE, a imagem que estamos a passar para a opinião pública é que a nossa luta é uma questão exclusivamente de salários!!!!!!
E o desmantelamento da nossa carreira? e a nossa perda de autonomia? Será que não temos obrigação de passar a informação sobre os milhões que se estão a gastar na remodelação do SNS ??? Com que objectivo? Americanizar o serviço se saúde que já não serve nem para os americanos??
E a vergonha que é ver colegas licenciados a trabalhar por "empresa" sem direito a uma tolerância de ponto, a férias, a ficarem doentes, a qualquer tipo de subsidio, ou seja, a serem escravos de um sistema que necessita deles diariamente e não apenas por uma situação pontual!!!
Lamentável é ainda ver colegas contra colegas num momento em que todos deveriam estar mais que unidos num objectivo comum: Exigirmos ser tratados TODOS por igual, numa carreira autónoma, pela qual tanto lutámos.
Sou Enfermeira Chefe e nunca concordei que este lugar fosse de carreira, mas sim por competência, mas competência reconhecida entre os pares, não por convite de outros estratos profissionais!!!!!!! Estamos todos cegos????
Sou candidata a uma UCC e sabem, nenhum médico quer integrar a equipa porque a Ordem dos médicos e seus sindicatos os orientou a nunca pertencerem a equipas coordenadas por enfermeiros!!!!!!!!!
E nós? Consideramos uma honra ser convidados por médicos para integrar serviços??????
É tudo isto que a população não sabe e por isso é nossa obrigação dar a perceber a nossa verdadeira luta.
Sem dúvida o dinheiro é importante, mas neste ponto de viragem será o MAIS IMPORTANTE?????
Já agora alguém me pode explicar para que serve a OE?
 
Quanto aos Especialista, podemos agradecer à Ordem a criação da figura dos "Especializados" a trabalhar como Especialistas sem lhe ser conferida a categoria. Mais um contributo para a mão de obra barata!!
 
Não sou enfermeira, mas tenho um opinião (bem ou mal fundamentada, isso já não sei dizer) e recentemente fui quase "morta" por criticar o facto dos enfermeiros quererem 1500€ em inicio de carreira.
E tal como o "futuro enfermeiro" diz, eu concordo plenamente, deviam preocupar-se mais é com a progressão de carreira. Pois bem sei que muitos enfermeiros, já com 10 ou mais anos de serviço, foram tirar as suas licenciaturas (pq eram só bacharéis) e continuaram a receber o mesmo. Ou seja, licenciados e com imensos anos de trabalho. Aí sim, devem fazer as greves que quiserem. Agora acho que os 1500€ são um abuso, volto a dizer, para inicio de carreira.

Mas óbvio, cada pessoa luta pelo que acredita. Se acham justo, força nisso.

Boa noite *
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!