quarta-feira, abril 14, 2010

Amendoins.


Mais uma vez o programa "Prós e Contras", da RTP, prestou um serviço público. Apresentou um debate heterogénio e multisdisciplinar sobre a reorganização das urgências, encerramento do SAP de Valença, etc. (Ver nota de imprensa da OE)  
Através desta perspectiva plurifacetada conseguimos "descontruir" alguns enigmas destes debates, nomeadamente a presença do José Manuel Silva, Presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos. Ao que parece o homem comprou o bilhete de camarote para as próximas três épocas, pelo que o banco é dele. Atira com umas demagogias, batem-lhe umas palmas, e lá vai ele de regresso a Coimbra, feliz. Com ele aprendemos que "um Médico não é um cidadão normal" e que o ideal era haver "um médico por pessoa". Fifty-fifty. Este excesso de medicalização é uma espécie de doença da doença, é mais do que evidente. O mais coerente seria um Médico para cada Médico.
.
Para os Clínicos o dinheiro é sempre pouco. Até porque os milhões e milhões de euros pagos em salários (aos quais somam bónus de 750 euros para se deslocarem, 500 para aparecerem a horas ao trabalho, 1500 para sairem da espreguiçadeira e fazer uma cirurgia ou 85 euros por cada hora de sono), devida ou indevidamente, aos Médicos, são amendoins comparativamente ao "negócio dos submarinos", cujo dinheiro dispendido "dava para construir 22 Hospitais de Cascais". Os 34 milhões que o Estado gastou com os Médicos tarefeiros (fora a engenherais estatística), por exemplo, são pistachios.

Versava a discussão nos milhões da Saúde, quando um Médico (com relações autárquicas) do Centro de Saúde de Valença esclareceu o povo: o SAP de Valença tem Rx (imagiologia) no periodo nocturno.
E funciona? Ah, isso obviamente que não, o "Estado não comporta um Técnico de Radiologia durante a noite".
É só fazer contas (tal como o Eng. António Guterres): com o dinheiro pago aos Médicos tarefeiros, o Estado Português podia garantir imagiologia, todas as noites, nos próximos 3000 anos (mais amendoim, menos amendoim). Até 5010 poderíamos dormir descansados sem ter levar com os amendoins do Zé.

Isto faz-me lembrar um célebre episódio: um certo Hospital, esbanjava, com fartura, horas extraordinárias com Médicos durante a noite (50, 60 e 70 euros/hora). Um amigo queria comprar um Mercedes - toma lá umas noites. Uma amiga queria pagar o apartamento - toma lá umas noites.
Quando se tentou, nesse Hospital, incrementar o número de Auxiliares (1,75 euros/hora de acréscimo durante o periodo nocturno) durante a noite, tal não foi possível: estavam em "contenção", segundo o Conselho de Administração.

Comments:
A realidade q relata é transveral em todas as instituições de saude, ctd, tds falamos e ng age denunciando atraves dos meios de comunicação social. Nós enf somos os primeiros a pactuar c o sistema, pelo siliencio q adoptamos!

OMRA
 
NÃO HÁ MESMO "GUITO" E ISTO COMO SE EXPLICA:
Todos nós sabemos que a Grécia atravessa uma situação bastante complicada em termos financeiros. A União Europeia prepara-se para ajudar a salvar as contas públicas do país. Portugal terá de emprestar até 774 milhões de euros;??

Angola: Portugal diz que está teso que nem as galdérias na pascoa mas pede para emprestar???

O Governo de Angola aprovou revisão do Orçamento Geral do Estado para 2009 e um acordo de financiamento no valor de 500 milhões de euros celebrado entre os ministérios das Finanças de Angola e de Portugal, informa a rádio estatal. O montante disponibilizado por Portugal vai financiar projectos de investimento público e de infra-estruturas a serem executados em Angola. Este acordo foi assinado, em Lisboa, durante a visita do Presidente da República angolano, José Eduardo dos Santos. De assinalar que não vai a muito tempo se perdoaram, a Angola, dividas de valor bem superior a este...????Bis!!!
Portugal comprometeu-se com o Fundo Monetário Internacional (FMI) a emprestar a Angola até 200 milhões de dólares (cerca de 140 milhões de euros) já em 2010, ao abrigo do mega-empréstimo no valor de 2,35 mil milhões de euros organizado pelo Fundo à ex-colónia portuguesa e a entrar nos cofres de Luanda já em Março próximo. Não deixa de ser caricato o facto de que para a concessão deste emprestimo, Portugal irá endividar-se ainda mais no exterior, num contexto de aumento das taxas de juro, para emprestar ao Governo de Eduardo dos Santos. Além disso sabemos, que a dívida externa portuguesa ultrapassa os 100% do produto interno bruto (PIB), e conforme os dados mais recentes do Banco de Portugal, e deverá aumentar nos próximos dois anos, com as casas de rating a a ameaçar Portugal com o aumento das taxas de juro que remuneram a dívida.????

MOÇAMBIQUE:
O crédito é financiado pela Caixa Geral de Depósitos e garantido e bonificado pelo Estado Português de 200 milhões de euros para o montante máximo de 400 milhões de euros. Esta linha destina-se ao financiamento de projectos de investimento em infra-estruturas em Moçambique.

CABO VERDE???

Em 2007 foi anunciado que Cabo Verde vai beneficiar de dois empréstimos de Portugal, de 140 milhões de euros, para construir estradas, portos e aeroportos. Os empréstimos foram feitos a uma taxa de juro abaixo da taxa de mercado, "em condições favoráveis e vantajosas para Cabo Verde", disse Teixeira dos Santos após a assinatura do acordo, explicando que um deles, de 100 milhões, é assegurado pela Caixa Geral de Depósitos mas com "o Estado português como garante". O segundo empréstimo, de 40 milhões de euros, irá financiar projectos de infra-estruturas rodoviárias nas ilhas de Santo Antão, S. Vicente, Maio e Fogo. O dinheiro para estes emprestimos a taxa de juro abaixo de mercado, é obtido por Portugal nos financiadores internacionais a taxas superiores às que depois são aplicadas a Cabo Verde.

E os outro milhões que sabemos estarem a negociar com o SIM, parece que Portugal tem mjuito dinheiro dos contribuintes para emprestar inclusive endivida-se para emprestar e depois PERDOA DIVIDAS OS CONTRIBUINTES PORTUGUESES JÁ NÃO AGUENTAM PAGAR PARA OS OUTROS INCLUINDO ALGUNS DO RENDIMENTO MÍNIMO AGORA SUSTENTAMOS INCLUSIVE PAÍSES AFRICANOS AOS QUAIS EMPRESTAMOS DINHEIRO E QUE ANDAM A COMPRARA EMPRESAS PORTUGUESAS????ENFERMEIROS FAÇAMOS GREVES SEM PARAR PORQUE HÁ DINHEIRO
 
CAROS COLEGAS SAIBAM QUE AS SOCIEDADES CONTEMPORANEAS,SÃO REGIDAS POR INFLUENCIAS E CONTRA-INFLUENCIAS.POR OPORTUNISMOS E DIVIDENDOS PAGOS PARA QUE OS INTERESSES DOS OPORTUNISTAS SEJAM RESGATADOS.POR MÁ FÉ E POR TUDO O QUE FAVORERÇA OS INTERESSES CORPORATIVOS.A ENFERMAGEM E TODAS AS CLASSES QUE Á VOLTA DELA CIRCULAM,NÃO SÃO EXCEPÇÃO,E OS NOSSOS SINDICATOS FAZEM PARTE DA MEDIOCRIDADE CONTEMPORANEA A QUE CHEGOU A SOCIEDADE ACTUAL.VIVEMOS NUM MUNDO DE OSTENTAÇÃO E FACHADA EM QUE O EFÉMERO É A LEI DESDE QUE QUE SE CONSIGA GANHAR QUALQUER COISA.AS NOSSAS NEGOCIAÇÕES COM O GOVERNO SÓ SE CONSEGUEM PERCEBER NUMA INFIMA PARTE, POIS OS INTERESSES ESTÃO BEM ESCONDIDOS E PARA O COMUM DOS ENFERMEIROS COMO EU, SÓ SE CONSEGUÉM PERCEBER EM TERMOS DE ICEBERG,OU SEJA A SUA PONTA.ESQUEÇAM OS PORTUGUESES QUE DERAM A VIDA PELOS VALORES DE PORTUGAL,E DA SUA SOCIEDADE.VALORES E MORAL JÁ ACABARAM,E SÓ SE ENCONTRAM NOS LIVROS E NAS CARTILHAS DE BOAS PRÁTICAS.POR ISSO CAROS COLEGAS ENFERMEIROS NÃO SE DEIXEM INSTRUMENTALIZAR POR SINDICATOS E POLÍTICOS MANDEN-NOS F..., PORQUE UM DIA A MORTE É QUE VAI SER A JUSTIÇA DESTES CRÁPULAS,QUE USAM E ABUSAM DAS NOSSAS EXPECTATIVAS E NECESSIDADES.
 
É exactamente assim! Este país é uma coutada de meia dúzia onde os restantes são "males" necessários.
Trata-se de uma escravatura moderna, sim escravatura! O povo é uma marioneta nas asas indecentes de abutres sem escrúpulos. A única dúvida que tenho é... até quando?

NE
 
Corrija o heterogenio

So lembra ao diabo
 
Parabéns pela sua objectividade e capacidade de ver a realidade... Devíamos ser e ter mais enfermeiros como o dr. enf.º, talvez as coisas não estivessem assim... Abraço
 
Caro Dr Enf, este post contribui para a mobilização dos colegas em torno de questões reais, contribui para o esclarecimento dos mais distraídos, enfim, é um post ao mais alto nível que põe a descoberto o SNS coorporativista e onde impera uma gestão de recursos humanos profundamente desajustada e excessivamente centrada no médico.
É ridículo aparecerem pessoas a opinar que as reivindicações dos enfermeiros são desconexas, é ridiculo viver-se num país onde os médicos têm bónus para cumprirem unuicamente com o seu dever profissional. Por este andar o SNS tem os dias contados e vai morrer moribundo...
Talibã das Beiras: Sempre ao mais alto nível.
 
Gostei particularmente das intervênções dos enfermeiros convidados...
 
Camponeses!!!!
Uni-vos e lutemos todos contra os donos dos castelos.
Estamos bem pior que a idade média, estamos bem piores que nunca.
Os poderes de apenas 1% são cada vez mais ilimitados, fazem connosco tudo o que querem e pensam e impunemente.

Nós somos escravos, e escravos voluntários.
A liberdade perdida pode ser reconquistada, mas a liberdade voluntariamente cedida, nunca poderá ser recuperada!!!
REBELIÃO
REBELIÃO
REBELIÃO
 
Parabéns pelo comentário.............está demais. Cm poucas palavras disse o que se passa no nosso SNS. É assim mesmo..
 
Portanto, depois dos Técnicos de ambulância, dos restantes técnicos, dos farmacêuticos, enfim, agora toca aos médicos. É o habitual por estes lados.

Diga-me: quanto ganha um médico do quadro em espanha? e em frança? e no reino unido? e em Itália? Nos EUA? E já agora... em Portugal. E depois conversamos.
 
http://saudesa.blogspot.com/2010/04/pobre-futuro.html

Os enfermeiros Portugueses, comparativamente ao rendimento mínimo de cada país, são os 2os mais bem pagos DO MUNDO! Mas mesmo assim acham-se no direito de reclamar dos ordenados de tudo e de tudos. Haja paciência.

(tenha coragem e publique este comentário)
 
A audácia da classe de enfermagem ultrapassa aquilo que é razoável...este caminho que persegue e a falta de independência das suas ideias face à comparação com restantes profissionais são a sua sepultura! Porque será que não se questionam se os técnicos licenciados (e formados no Ensino Politécnico como os enfermeiros) não foram também convidados? Não farão parte do sistema de saúde? E já agora os administrativos e auxiliares?
Compreendam de uma vez que são os médicos os principais responsáveis pelo doente, que há equipas, mas estes as coordenam. Se a liderança deve ser democrática, não é por isso que deixa de ser liderança!
E os exemplos que apresentam de alguns tarefeiros não são de todo o exemplo dos médicos dedicados do SNS! Tenham vergonha! Não são médicos! Recorram aos colegas enfermeiros nas horas de aperto!
Boa sorte para os próximos episódios...
 
"Os enfermeiros Portugueses, comparativamente ao rendimento mínimo de cada país, são os 2os mais bem pagos DO MUNDO! Mas mesmo assim acham-se no direito de reclamar dos ordenados de tudo e de tudos. Haja paciência.

(tenha coragem e publique este comentário)"
Sabe que nesses países que são referidos no comentário, existe uma categoria que não temos em Portugal, as auxiliares de enfermagem, e estas também entram para o bolo.
Um profissional de enfermagem no mesmo nível rebe quase três vezes mais do que em Portugal... investigue!!!
 
DE UMA VEZ POR TODAS DEIXEMOS DE NOS COMPARAR COM OUTROS,ISSO SÓ PASSA UM ATESTADO DE MENORIDADE.DEVEMO-NOS IMPOR PELA RAZÃO E NÃO PELA EMOÇÃO.E,TUDO ISTO COMEÇA POR NOS IMPORMOS NOS NOSSOS LOCAIS DE TRABALHO PERANTE OS NOSSOS COLEGAS DA FUNÇÃO PÚBLICA...(CUSTA MUITO?).ALEM DISSO DEVEMOS PARTICIPAR E OPINAR ATIVAMENTE NAS REUNIÕES QUE SE VÃO REALIZAR UM POUCO POR TODO O PAÍS(EMBORA ME PAREÇA QUE SÓ O S.E.P.ESTEJA INTERESSADO NISSO),ASSIM SIM ESTAREMOS A DAR UM FORTE CONTRIBUTO PARA A PROFISSÃO.MAIS UMA VEZ DIGO...abaixo oanonimato,quem tem medo que adote um cão.
 
Tendo acompanhado este bloog há já uns tempos vejo-me na obrigação de fazer um pequeno comentário.
Sendo este um espaço não exclusivo de enfermeiros,vemos até com satisfação a presença de "olheiros" de outras âreas a criticar algo que lhe passa completamente ao lado.
Fui enfermeiro em portugal durante 14 anos e como os nossos intelectuais politicos no geral ,e os do ministério saúde em particular são os primeiros a desvalorizar o trabalho de enfermagem,eu fartei-me.Fartei-me e dirigi-me para um país do centro europeu(suiça)onde fui muito bem recebido,e até chegam a perguntar as nossas preferencias pelo serviço pretendido.
Chegado aqui há meia duzia de meses,ví a conta bancária transformada.Isto porquê?Simplesmente deixei de receber 1200 euros livres de impostos para auferir 9500francos brutos que limpinhos dão nem mais nem menos que 5200 eurinhos com todos os impostos pagos.
Quanto ao custo de vida pago 350 frs de renda de casa em instalações hospitalares agua e luz incluido e refeiçoes são mais 400frs mês.Café toma-se em casa.
E quando conto aos colegas as barbaridades do nosso sistema,as aberrações do nosso país,o nome que eles nos dão é de BURROS.
E a outra vantagem é que os descontos que nós fazemos e para a nossa reforma,ao contrário do que se passa aí nesse país que são feitos para os rendimentos de inserção social e para pagar reformas de deputados/políticos desonestos e vigaristas.
Sejam bem vindos portugueses à Suiça,Itália França,Inglaterra,Irlanda,Dubai,Belgica,etc,etc.
Um bem haja por esta oportunidade,e um forte abraço a todos os colegas portugueses.
 
Também reparei nesse pormenor de que um médico não é um cidadão normal! Deve ser um ser superior,a luz divina, a razão do nosso existir...
Sinceramente nunca vi tanta bacurada a sair da boca de um médico...pensando bem, já ouvi e foi-lhe respondido na mesma moeda!

médico por cada médico? Era um psiquiatra por cada médico para lhes curar a arrogância e a sensação de seres divinos!

DPR AÇORES
 
"Os enfermeiros Portugueses, comparativamente ao rendimento mínimo de cada país, são os 2os mais bem pagos DO MUNDO! Mas mesmo assim acham-se no direito de reclamar dos ordenados de tudo e de tudos. Haja paciência..."

Haja paciência para lhe explicar que se juntar o vencimento das auxiliares de acção médica (agora AO) ao bolo e depois dividir vai ver a supresa - é preciso saber OLHAR para os resultados.

Há países em que existem auxiliares de enfermage, técnicos de enfermagem e diplomados em enfermagem e por aí ...

Investigue melhor ... que eu tenho paciência!
 
Lá fora os enfermeiros mais formados são bem pagos...

Os médicos em Portugal ganham mal de base, é verdade ... mas ganham montes de dinheiro em invenções e quem se lixa são os médicos mais humildes e dedicados - VERGONHA!!
 
Caro anónimo das 9:04pm:

A audácia do seu comentário pouco tem a ver com a nossa luta... Mas já agora: O responsável pelo (saúde) do doente não é o médico, mas sim o doente. É este que recorre aos cuidados de saúde e aí lhe são oferecidas alternativas de cura que o próprio deve escolher.(Devo lembrar que cuidados de saúde não é só prescrever medicação ou realizar actos cirúrgicos...). Quem é o responsável por fornecer essas alternativas é um técnico altamente qualificado, que pode ser Médico ou Enfermeiro ou Psicólogo ou Farmacêutico, etc, mediante as suas valências, ou então uma equipa multidisciplinar, não necessariamente coordenada por um Médico. Concordo consigo se me disser que o SNS está instituído em torno do médico, o que nem sempre deva ser assim... Conhece a realidade de funcionamento dos melhores Sistemas de saúde europeus? Devia conhecer para afirmar o que diz...

Cumprimentos e fique atento aos novos episódios... da vida real (e não de séries Americanas)
 
Pois é!

5200 Euros limpos na Suiça...

4000 Euros limpos + "comodities" nos Emirados...

2000 Euros limpos por semana + "comodities" em alguns estados dos USA...

2000 Euros limpos em inglaterra...

2000 Euros limpos em Espanha no início da carreira...

Ao que parece caímos do podio, e de segundos passàmos para o fim da tabela.

O anónimo das 5:57 pode até saber umas coisas mas, não se nota!
 
LEI DA OFERTA E DA PROCURA!

QUANDO OS ENFERMEIROS TOMAREM CONSCIÊNCIA DA IMPORTÂNCIA DESTA REGRA, E A OE COMEÇAR TOMAR A MESMA ATITUDE QUE A DA OM, PODE SER QUE AS COISAS COMECEM A MELHORAR!
ENQUANTO A ORDEM FOR LIDERADA POR PROFESSORES...OS INTERESSES DOS MESMOS PREVALECERÃO, QUE SÃO CLARAMENTE OPOSTOS AOS DOS ENFERMEIROS!
 
Já que falamos no "pilim"...

Que me dizem a 20000Euros num sábado de "CADSE", para fazer o trabalho que não se quiz fazer num dia normal de bloco.

Estou a falar de um caso comcreto!

O mesmo cirurgião, no mesmo hospital, no mesmo BO, com a mesma equipa, a operar doentes com a mesma patologia, opera num dia normal 3 doentes. Mas quando a esmola é maior opera 30!

Bem sei que há dias em acordamos cheios de energia, noutros nem o Red Bull nos dá asas.
 
Anónimo das 5:57, para interpretar dados, ainda por cima relativos, é preciso puxar um bocadinho pela cabeça. Se não veja, vou tentar não ser maçador. Portugal, no gráfico apresentado no blog SaudeSA é comparado com países como Noruega, Bélgica, Dinamarca,Alemanha, Dinamarca, Estados Unidos, Luxemburgo, Nova Zelandia, apenas para referir alguns. O único país que aparece acima de Portugal é o México. Agora chega a parte de puxar um bocadinho pela cabeça e tentar cruzar outros dados, sim, porque quando tratamos dados relativos temos sempre de os cruzar com outros dados para obter explicações fidedignas. Primeiro podemos verificar que Portugal tem o 14º salário médio efectivo na UE. Depois, podemos comparar os niveis de qualificação dos trabalhadores portugueses e os niveis de qualificação dos trabalhadores dos países com quem nos estamos a comparar. Depois podemos também verificar que em termos absolutos, os enfermeiros portugueses surgem no quartil inferior da tabela de remunerações anuais, quando comparados com os restantes países. E ainda...para quem se der ao trabalho de ler o estudo da OCDE que publica estes resultados verifica que são referidos vários factores que poderiam criar desvios nos resultados, entre eles o facto de em diversos dos países analisados a designação Enfermeiros incluir também e de grosso modo os "auxiliares de enfermagem" o que poderia fazer baixar os valores das remunerações. Conhecendo estes dados, o que é que se nos oferece????

- 1º ponto, os enfermeiros são, quer se queira, quer não, um grupo profissonal altamente qualificado e técnicamente preparado (até vou dar de borla o facto de serem licenciados porque acredto que este não deve ser o factor principal para a definição de remunerações) e auferem 1,7 vezes o salário médio de uma força de trabalho que, como estamos em Portugal sabemos pouco qualificada e preparada. Ou seja, o autor daquele blog e deste último comentário compara profisionais todos eles qualificados, com elevados niveis de especialização e habilitações académicas com a média dos trabalhadores portugueses que são, infelizmente para a nossa economia, pouco qualificados e possuem fracos niveis de especialização e escolaridade e GENIALMENTE conclui que 1,7 vezes para diferenciar estes niveis é muito.

- 2º ponto, este ponto está relacionado com o anterior. Os países com quem Portugal é comparado são obviamente países em que o nivel de habilitação médio dos trabalhadores é muito superior e também por isso mais igualitário, daí não ser expectavel que os enfermeiros se fossem destacar dos restantes grupos profissionais. Estes paíes caracterizam-se também, sociologicamente, na sua organização societária por relações hierárquicas pouco distantes, ao contrário de países como Portugal. Países com essa característica em termos de organização social tendem a ter diferenças remuneratórias mais atenuadas(isto explicado de uma forma muito simplista).

-3º ponto, os enfermeiros ganham 1,7 vezes o salário médio português 645,00 euros o que é igual a 1096 euro(blasfémia, uma fortuna). Parece-me que aqui o grande problema não é o (pouco) que os enfermeiros ganham, mas o muito pouco que ganha a população portuguesa. Obviamente isso leva-nos a questões como pouca competitividade, pouca produtividade, baixas qualificações, anos sucessivos de políticas de baixos salários, etc, enfim o costume. A questão que põe é a seguinte, devem os enfermeiros (ou outro grupo profissional) ser mal remunerado porque em Portugal se ganha em média, muito mal?
Eu acho que não, devemos é todos trabalhar e lutar para sermos mais produtivos, mais competitivos, cada vez mais capazes de fazer "arrancar" uma economia presa a ideias feitas e mitos derrotistas e errados.

Continua.......
 
Ao Jota Cê das 12:10:

Há uma coisa que o colega não sabe e segundo apontam não teremos competências para o fazer! É que esse Sr. Dr (como muitos!!!), operam apenas 3 doentes porque são os casos mais complicados!!!!!!!.

É que amigdalectomias simples e complicadas...........
 
Os meus parabéns pela excelente descrição da realidade (que muitos teimam em esconder).
 
JÁ QUE SE FALA TANTO DE VENCIMENTOS QUERIA RELATAR AQUI O QUE NO MÊS PASSADO TIVE OPORTUNIDADE DE CONSTATAR NO MEU SERVIÇO QD FICARAM ESQUECIDOS OS TALÕES DE VENCIMENTO DE ALGUNS, NOMEADAMENTE : DIRECTOR DE SERVIÇO MAIS DE 10000 EUROS LIMPOS, SECRETÁRIA DE UNIDADE MAIS DE 900 EUROS LIMPOS. O MEU TALÃO DE VENCIMENTO INDICAVA A QUANTIA DE 1280 EUROS. TENHO 23 DE PROFISSÃO.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!