domingo, abril 18, 2010

Barómetro Enfermagem.



(Clicar na imagem para participar)*

Caro colega,

Pedimos-lhe 5 minutos do seu tempo para o preenchimento deste questionário. É fácil, rápido e fornecerá informações vitais para o desenvolvimento positivo da Profissão de Enfermagem. A sua participação é fundamental e a sua opinião de toda a importância. Pela Enfermagem, por si e pelo seus.

A Enfermagem em Portugal encontra-se em franco crescimento, caracterizado por uma forte aposta na formação e qualificação dos profissionais, da qual decorre a significativa melhoria dos cuidados de enfermagem e a segurança dos mesmos. A evolução para um quadro de formação superior (Licenciatura), a delineação do Modelo de Desenvolvimento Pessoal e certificação de competências, assim como a definição de novas Especialidades não são mais do que o reflexo da evolução daquela que é uma das profissões fundamentais à prestação de cuidados de saúde em Portugal.

A sociedade Portuguesa, abalada por uma crise económica nacional e internacional, atravessa dificuldades e desafios como nunca antes. Em paralelo, a Gestão da Saúde, orientada para a poupança económica e eficácia das instituições, imprime uma nova cultura laboral e determina alterações profundas no seio de cada profissão. A Enfermagem não é excepção.

No entanto, esta é uma profissão que não vê o aumento das suas qualificações e responsabilidade acompanhado da justa gratificação. Os enfermeiros são, em Portugal, das poucas profissões que, tendo por base formativa a Licenciatura, aufere ordenado enquanto Bacharel; que, havendo uma falta gravíssima e explícita de recursos humanos nos locais de trabalho (que podem inclusivamente colocar em risco a segurança dos utentes), continua a ver os seus efectivos desempregados, com contratos precários, a trabalhar em condições de grave escassez material e remuneratória; que não é contemplada por uma carreira digna e equivalente ao risco, penosidade e responsabilidade inerentes à profissão; que vê a sua autonomia diariamente atacada, menosprezada e ofendida pelos mais variados actores da saúde.

Numa fase em que se avizinham novas lutas pelos interesses da profissão, é fundamental conhecer a opinião daqueles que compõem a profissão, por serem esses mesmos que, vivendo-a no dia-a-dia, melhor reconhecem as suas carências e dificuldades.

Desse modo, o Forum Enfermagem elaborou este Barómetro, cujo objectivo é conhecer as opiniões/sugestões/aspirações dos Enfermeiros Portugueses quanto às mais variadas temáticas decisivas da profissão, assim como dos diversos "actores" que a influenciam. Tal conhecimento tornar-se-á num poderoso documento que pretende informar "quem de direito" sobre as necessárias, justas e correctas alterações a realizar no seio da profissão.
___________________________________________________________
* - da responsabilidade do Forum Enfermagem.

Comments:
Lutas de faz de conta.Há mais ou menos 10 anos em conversa com uma delegada sindical disse que as greves de 1 dia era uma brincadeira e que não se resolvia nada de importante.Respondeu-me que não queriam paralisar os serviços com medidas radicais.Hoje em dia temos os resultados visíveis desse modo de actuação.O que se fez ultimamente se não tiver continuidade como deve ser não vai dar em nada.Estou farto de dizer a mesma coisa:::: paralizações por sectores,por tempo indeterminado e com financiamento.O resto é show off,,,
 
Excelente iniciativa!!

aplausos!
 
Respondido. Espero que os "bota-abaixo" e toda a outra escória de que Enfermagem não precisa firmem a vossa opinião aqui através deste questionário.
 
Já preenchi mas...
Não percebo esta passividade toda dos blogs, dos sindicatos e mesmo dos colegas.
Da (De)Ordem não espero nada. Só menos 7,5euros todos os meses.
Juro que preferia mandar o dinheiro pró lixo.

Há uma petição "GREVE POR TEMPO INDETERMINADO" que tem 600 assinaturas. Acho os colegas ou andam a dormir ou perdem-se com divagações infrutíferas.

AINDA ESTOU À ESPERA QUE "GENTE COM PESO" NA ENFERMAGEM FAÇA HISTÓRIA.

E mais, enquanto tivermos profs na OE estamos perdido.

Dr Enf deixemo-nos de tretas e vamos à luta.

PROMOVA A PETIÇÃO E LUTE POR UMA ENFERMAGEM MELHOR

ENQUANTO NÃO PARARMOS O PAÍS NÃO VAMOS A LADO NENHUM.
 
continuo a dizer que enquanto nao recebermos como licenciados nao deveiamos pagar nenhuma ORDEM, eles que vao trabalhar. os bachareis nao têm ordens
 
Concordo com o post da 1:16 PM, claro se não recebemos como licenciados, não podemos ser considerados licenciados, não basta que na carreira esteja lá complexidade 3 e blá-blá-blá..., é preciso que concretize por escrito algo mais importante (vencimentos e não só. Sendo assim não temos autonomia técnica, logo não precisamos de (Des)Ordem para nada, assim poupariamos 7, e tal todos os meses ou 80, e tal euros todos os anos, que devem fazer muita falta aos desempregados da enfermagem, pois até nisto a (Des)Ordem é chupista, isto é, cobrar quotas a desempregados enfermeiros que não sabem quando vão ter emprego, mas que tem que pagar porque se houver um concurso têm de estar inscritos e com quotas em dia na (Des)Ordem.
Senhores da (Des)Ordem tenham vergonha.
Senhores Sindicalistas, para quando uma greve por tempo indetermina do para já nps periodos da manha? Mexam-se, façam mais qualquer coisa pelos enfermeiro, porque estes têm demonstrado estar unidos e muito descontentes.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!