sábado, abril 03, 2010

CODU's: Q-value?



"(...) Durante o mês de Março, numa altura em que durante a maior parte do horário deixou de haver Enfermeiros no CODU de Lisboa, não houvesse qualquer activação de Via Verde Coronária e o número de erros de encaminhamento na Via Verde de AVC fosse de cerca de 50% (de um total de 42 activações até 15 de Março, 19 estavam erradas).
Esse processo sofrerá atrasos expressivos que serão prejudiciais para a saúde das populações, bem como implicará o aumento significativo de chamadas não atendidas - que, segundo dados apurados pela OE, atingem hoje cerca de 25%.
Estamos perante uma decisão inqualificável, que objectivamente, diminui a qualidade do socorro pré-hospitalar.(...)"
Ordem dos Enfermeiros


O Ministério da Saúde tem tentando manobras obscuras para tenta afastar (apesar de negar descaradamente) os Enfermeiros da emergência pré-hospitalar. É incompreensível e irracional esta ingerência insustentada. Esta saga personificada (Pizarros, Marques, Serralvas, Guimarães e amigos - essencialmente movidos por dinheiros oriundos de formações lucrativas a elementos cuja lei não permite o enquadramento no processo de Suporte Avançado de Vida ) começou pela tentativa do afastamento dos Enfermeiros dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU).

A saga teve início no CODU Lisboa. A novela que se seguiu (e ainda vai prosseguir) já devem conhecer, mais não seja, pela comunicação social que abordou amplamente este assunto: Enfermeiros ficam sem escala; saem; depois já ficam; ficam só um certo e determinado período do dia; afinal ficam 24 horas até nova avaliação;...? 

Estes não é um problema dos "Enfermeiros do INEM" (esta perspectiva tendenciosa e limitada pode intentar por um raciocínio modal relativo ou absoluto impregnado) é, ao invés, um problema da Enfermagem do pré-hospitalar: uma face bem visível do exercício profissional dos Enfermeiros! 

Os Sindicatos intervieram. A Ordem dos Enfermeiros também... e muito bem. Identificou o problema uniu forças com a classe, planeou, reuniu com o Ministério da Saúde e INEM e deixou bem claro as suas intenções e exigências! Disponibilizou para participar na elaboração de um plano estratégico para a emergência pré-hospitalar!

É notório que a tutela e o INEM têm vindo a agir de má fé! Veio a público que, com a saída dos Enfermeiros, o INEM pouparia "350 mil euros"! Isto tem um nome: cortina de fumo! Aliás, toda a intencionalidade deste processo está encoberto por uma densa bruma.

Não vou discutir aqui gestão, é maçador, mas a rentabilização do sistema passa, com certeza, pela definição de plano estratégico integrado e pela participação de profissionais experientes com formação superior e diferenciada. O "Q-value" (falamos de vidas humanas) é um factor pesadíssimo. A não-qualidade sai muito cara - 350 mil euros... exponenciados! O quality-value é uma política, uma filosofia, um paradigma científico, social e humano. O resto é demagogia e interesses instalados!
Se alguém de vós conhece um só sistema de saúde, em todo o planeta, que funcione sem Enfermeiros, dê um passo em frente por favor.

Comments:
A desorientação continua na Saúde em Portugal! Isto só mostra a INCOMPETÊNCIA deste Ministerio da Saúde e a péssima gestão do INEM (que NÃO SABE o que anda a fazer e roda ao sabor do mau vento da tutela). Ambos governados por médicos (ser bom médico não significa ser bom gestor dos recursos da saúde). Volta Correia de Campos! Andam a brincar com TODOS os profissionais da saúde em Portugal, não é só com os enfermeiros. Está tudo errado neste Ministério da Saúde!
 
QUE BOM QUE ESSES ALIADOS DOS PIZARROS E OUTROS IDIOTAS PRECISASSEM A SERIO DE UMA INTERVENÇÃO DE EMERGÊNCIA NO SEU DOMICILIO É QUE ÁS VEZES UMA SIMPLES DOR ABDOMINAL ASSOCIADA A UMA DIARREIA PODE SER SINAL DE ENFARTE É QUE ÁS VEZES AS PESSOAS FALAM PRIMEIRO NA DIARREIA DEPOIS NA DOR ABDOMINAL E MENOSPREZAM UM "SIMPLES" MAS IMPORTANTE REFERENCIA A UM APERTO TORÁCICO QUE MUDA AS COISAS DE FIGURA E SE AFIGURAM OUTRAS POSSIBILIDADES DE EVENTUAL SOFRIMENTO DO MÚSCULO CARDÍACO...ISTO NÃO SE APREENDE NA UNIVERSIDADE SENHORES PIZARROS APREENDE-SE COM A PRATICA, COMO TENHO VERIFICADO ESTOU NA PRESENÇA DE UM IDIOTA ALÉM DE APARENTE INCOMPETENTE...
 
http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Aveiro&Concelho=Espinho&Option=Interior&content_id=1534897

"Os Bombeiros Voluntários Espinhenses possuem uma equipa profissional de emergência pré-hospitalar ao serviço da população do concelho de Espinho. Essa equipa, que é uma aposta da direcção da corporação, começou a trabalhar anteontem".

"...Estão destacados cinco elementos"..."O trabalho diário é assegurado por duas pessoas...os voluntários ao serviço da corporação garantem o socorro de todos os incidentes imprevistos...a corporação entendeu criar uma equipa só para casos de emergência...A equipa profissional de emergência pré-hospitalar dos Espinhenses estará em alerta no quartel..."

Li todo o artigo e só entendi que se trata de uma equipa, profissionais, pessoas... quem são elas afinal???? Talvez os bombeiros espinhenses tenham uma ideia.
 
" a não-qualidade sai muito cara ".
Esta frase bastaria para mudar todo o sistema nacional de saúde.Houvesse gente que a soubesse interpretar.
 
Ao Pizarro, já lhe foi descoberta a careca há já algum tempo. Isto de formar pessoas que não enfermeiros em escolas de "saúde", é rentável e coisa boa para esfolar uns quantos sonhadores ( à semelhança do descalabro formativo de enfermeiros...).

Querer substituir, malvadamente, os Enfermeiros de tudo o que é Saúde, por outros profissionais menos qualificados mas mais baratos, é dum despudor sem precedentes, quando no entanto, vem à comunicação social mentir com todos os seus dentes ao dizer que "enfºs são indispensáveis...nós não queremos afastar os enfºs...os enfºs são elementos preciosos e válidos nos cuidados...". tretas!!
Mentiroso!!

diz uma coisa mas faz outra. Tudo para saciar a sua fome de "comer" mais alguns Enfºs, não é sr. Pizarro??...

a ver se no fim, se não são os enfermeiros que o comem a si. A malvadez e cinismo desse homem são insuportáveis!
 
por favor parem de dizer tanta parvoice... sao uma vergonha para a vossa carreira. Parem de falar mal dos outros e olhem para dentro. enfermeiros no codu fizeram tantos erros como tote's, e devem e tem muito que aprender com eles. desde nao validar via verdes avc e serem assim como coronarias e pessoas acabarem por morrer tudo porque decidiram nao informar o médico regulador. casos como médicos dizerem a frente de todos que a função deles é informar da passagem de dados e não tomar nenhuma decisão... entre outras coisas, assim como drogas mal dadas e sugeridas que matam as pessoas, pois tem a mania que são senhores doutores. Felizmente existe montes de bons profissionais e tive o privilegio de trabalhar com eles. Quanto mais mania mais bosta. A Humildade nunca fez mal a ninguém.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!