sábado, abril 10, 2010

Correlação de forças?


Numa altura em que os Enfermeiros se debatem com um longa e dura batalha pelo seu reconhecimento salarial na Administração Pública (AP), o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) sentou-se à mesa das negociações com a Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHA - a associação mais representativa da hospitalização privada - gerida por Engenheiros... curiosamente!), para (re)negociar o respectivo Acordo Colectivo de Trabalho (ACT), que vigorará até ao final do ano corrente.
.
Este ACT suscitou imensas críticas (colegas e Ministério, inclusive), por vários motivos, sendo o enquadramento remuneratório o mais badalejado.
Ora, ambicionando, com toda a justiça, os Enfermeiros, paridade com as outras profissões de habilitação e formação semelhantes, é com um sentimento de revolta que muitos perspectivam este ACT alcançado (págs. 33-43).
De facto, o acordo conseguido (segundo o SEP, triunfante, tendo em conta as circunstâncias) arruma-nos na prateleira dos mais mal pagos, se não mesmo, os mais mal pagos entre os licenciados.
.
É um pressuposto elementar que as remunerações no sector privado se regem de uma forma linear e objectiva em função das regras ditadas pela concorrência do mercado.
Ora, o SEP, como resposta face ao aumento de críticas, emitiu uma nota explicativa relativa ao respectivo pacto. Vários argumentos são apresentados para justificar o falhanço, enquanto explica que "a correlação de forças entre empregadores e empregados ou seja entre patrões e sindicatos, determina o resultado da negociação". A correlação de forças? O SEP, que consome o dinheiro dos seus associados em campanhas do "faltam Enfermeiros": "Faltam 35 mil". "Faltam 15 mil". "Faltam 22 mil". "Faltam 30 mil". Rácios, rácios, rácios,…, vem argumentar com a correlação de forças? Os frutos estão à vista. Um Sindicato que expurga de si próprio o poder de reivindicação, vem suspirar com correlações de forças?
.
O SEP está mesmo convencido foi um "boa convenção". Ora, eu próprio estive com alguns colegas, que exercem na dependência de algumas instituições abrangidas pelo respectivo acordo, e o descontentamento é geral e está bem patente.
Um exemplo paradigmático: certas instituições envolvidas, que seguiam uma carreira paralela e semelhante à AP (salários-base, percentagem de trabalho nocturno, feriados e fins-de-semana, assim como subsídios de alimentação), aproveitaram o momento para conter salários. É que nos moldes anteriores, havia uma progressão semelhante à AP, agora, não há perspectivas de desenvolvimento, nada. A oferta é estanque. Ninguém progride. Ausência de motivação, estímulo ou auto-realização.
.
Mas se analisarmos atentamente o ACT encontramos verdadeiras pérolas negociais. Por ex., na cláusula 7 podemos constatar que, através da avaliação desempenho, é possível usufruir de uma revalorização salarial. O respectivo artigo fixa um tecto máximo para a revalorização. Não seria igualmente interessante estabelecer um patamar mínimo? Avançando até à 9ª cláusula, ficamos a saber que a gestão por comissão de serviço rende apenas mais 10% do que o salário estabelecido para a categoria mais elevada (míseros 1676 euros), ou seja, a responsabilidade vale 167 euros!
Na cláusula 11 (não se esqueçam desta, para lembrar adiante) está disposto o seguinte:
.
"A entidade empregadora deve:
(…)
a) Respeitar e tratar com urbanidade e probidade o Enfermeiro
(…)
e) Respeitar a autonomia técnica do Enfermeiro"
.
Seguimos para a frente, onde existem várias cláusulas que regulam o estabelecimento do horário semanal de trabalho do Enfermeiro: 40 horas, podendo ser alargado até as 60. Não andava, afinal, o SEP, a agitar a bandeira da Organização Internacional do Trabalho? (Valia propor, então, na AP, vários tipo carga horário a escolher pelo Enfermeiro, com o respectivo aumento proporcional!)
O serviço nocturno é remunerado a 25% (por cada hora, das 23h às 8h), ou como alternativa opcional pela entidade empregadora, com um incremento de 12.5% sobre o salário-base (caso inclua trabalho  nocturno) ou de 5% (caso não inclua trabalho nocturno), o que – fazendo as contas – é uma miséria. Qualquer mecânico ou electricista do sector privado tem uma bonificação compensatória na ordem dos 25% (mínimo) sobre o salário mensal!
.
A cláusula 27 presenteia os Enfermeiros com a possibilidade de "exercer temporariamente funções não compreendidas na actividade contratada desde que tal não implique modificação substancial da posição do Enfermeiro". Apesar deste resguardo condicional, estas "funções não compreendidas" possam dar azo à originalidade criativa das entidades empregadoras… habitualmente penalizadoras da "autonomia" descrita na cláusula 11.
.
Uma nota especial para a vitaminada cláusula 32, que define as amizades (comissões de serviço) - "funções que pressuponham especiais relações de confiança com titulares dos Órgãos de Administração".
.
Já o conteúdo funcional não apresenta novidades. É o mesmo copy-past de sempre. Mesmo com uma evolução académica, a abrangência funcional é a mesma há décadas(!) independentemente de qualquer título académico (licenciado, mestre ou doutor) ou aperfeiçoamento profissional.
Depois de sucessivos investimentos formativos continua tudo igual. Desmotivantemente igual. Nesse aspecto até as entidades empregadoras são mais visionárias.
.
.
Havia tantos momentos para assinar acordos (desonrosos) como este, e o SEP escolheu, precisamente, a negociação da carreira de Enfermagem na AP. É preciso azar ou falta de inteligência. Era óbvio e expectável, tal como acabou mesmo por acontecer, que o Ministério fizesse referência ao tal acordo, usando-o como arma de arremesso. Os Enfermeiros fizeram uma greve magnânima, acorreram a uma manifestação sem precedentes, sendo que pouco antes, já o SEP os tinha traído!
.
Se o tal acordo está muito abaixo da linha de base proposta para a carreira na AP, e a prespicácia negocial no SEP não abunda, então talvez tivesse sido melhor assinar o que quisessem num timing diferente! Ou não?
Num Sindicato que "defende" os "interesses" dos seus membros, é de estranhar que, embora sem poder e influência para tal, deseje ver o mercado inundado de profissionais! Nem para isso são astutos! Depois querem negociar com que poder de reivindicação?!?
.
Já o Sindicato dos Enfermeiros (SE), por exemplo, carimbou e assinou um acordo no Hospital S. Marcos, agora gerido pelo Grupo Mello, um dos gigantes privados da Saúde. Coerentemente, alcançou, através de árduas negociações que os prolongamentos dos Enfermeiros fossem pagos a 20 e 25 euros/hora (consoante os dias) e ainda conquistou um 15º mês, a ser pago em Dezembro! Aqui sim, mesmo não sendo o ideal, há algum motivo de orgulho e sentimento de conformidade!
.
Há quem, ainda, não se tenha apercebido que os Enfermeiros não são missionários. Não trabalham só por amor à camisola. Somos uma classe/profissão que presta um serviço à sociedade em troca de um reconhecimento monetário (como é lógico).
É precisamente com esse "reconhecimento monetário" com que pagamos as contas da casa, o carro e as roupas, a formação dos filhos, a nossa formação, as nossas necessidades, etc. Para isso temos de pensar em nós, em estratégias de poder, reivindicação, luta e sobrevivência.
O facto do Sindicato apelar, vezes sem conta, à invasão do país por profissionais, para mais tarde vaguearem de instituição em instituição a pedinchar emprego e ver o seu currículo ser empilhado junto de um mar infinito deles, não me parece sensato! A excedência nunca dá "saúde" a uma classe profissional! O resultado está à vista? Depois de formar tantos Enfermeiros, é lícito questionar: alguma coisa melhorou? Não. Obviamente, não.
.
Agora só falta convencer o governo que os Enfermeiros devem ganhar 1500 euros de base no início de carreira, quando outros, igualmente Enfermeiros, mas no sector privado, ganham mais um pouco do que isso... mas no topo da carreira!
Os do sector privado já foram vendidos.... os do sector público estão prestes a ficar à venda!
.
Ainda que magoado, vou continuar a lutar, oferecendo mais uma oportunidade a quem nos tem pedido por ela, aguardando que não sejamos vendidos em troco de dois dinheiros uma vez mais...
.
Fica o meu desabafo.

Comments:
Caro DE, muitos parabéns.
Tem toda a razão: FOMOS TRAÍDOS pelo SEP. Vou dessindicalizar-me JÁ.

Um dos enfermeiros traídos
 
Caro DE,
Já lhe perguntei anteriormente e penso que com este post, a minha questão continua a ter toda a lógica: Tenho colegas de sindicato que me disseram que só as pessoas sindicalizadas poderiam ter acesso às conquistas da nova carreira. Isto pode parecer ilógico, mas já ouvi falar nisto.

Quanto disto é verdade e quanto disto é mentira? Que regalias estão garantidas apenas para sindicalizados?

Nota: Apesar de ter pedido a minha desvinculação sindical aquando do fracasso da nossa carreira em Setembro, sempre fui sindicalizado, sempre fiz greve e tenho participado activamente nas manifestações, buzinões e outras formas de luta... Se assim for sinto-me traído na minha luta!

Agradecia resposta, caro DE
 
É o que dá formarem enfermeiros a pontapés...

Agora até os especialistas!!!

Acho que é mesmo falta de inteligência ... de capacidade ...

Vou continuar disponível para a luta, mas quando isto acabar - ADEUS QUOTAS PARA O SINDICATO!!!

Só não deixo de pagar à Ordem porque não posso...é só tias e cobardolas sem visão nenhuma ...

Se a carreira for a M**** que se está vislumbrar, acabem com a OE, com sindicatos, fechem escolas, as escolas que deixem o ensino superior, ninguém se candidate a enfermagem ... voltemos atrás...enfermeiras freiras aos serviços, por caridade e sem formação nenhuma...pode ser que daqui a umas décadas, muitas mortes depois reconsiderem!
 
Mas porque haveria eu de pagar mais a empregados da minha fábrica por serem licenciados, mestres ou doutores, se fazem exactamente o mesmo trabalho sem qualquer qualificação?

Pago consoante o que é feito, a produtividade, nada mais. Quero la saber se é pedreiro ou Prof. Dr..
 
vou aproveitar e sair do sindicato....so volto se ganhar 1500 base. cumps
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Já agora caro DE, este acordo irá vigorar até ao fim do ano. Ainda há hipótese de corrigir a "traição " ??

Colegas, não pertenço a nenhum destes, mas vamos começar a dar força ao SE e SIPE, já que o SEP tem constantemente vendido os enfermeiros por tuta e meia!

Não entendo como foi possível terem assinado este acordo...! Juro que nao percebo!

Afinal, tanta greve, tanta manif e etc, para este a ordo merdoso? Com salários risíveis e injustos, com horário de 40 horas??? Continuamos a trabalhar 40 para receber como se fossem 35h, e como bacharéis . E sem serem contempladas a responsabilidade e penosidade, o grau de complexidade, em suma , o facto de ser a nossa uma carreira ESPECIAL!!

Especial só se for por sermos os únicos a não receber de acordo com o grau académico e responsabilidades que temos. No entanto, temos o SEP a ajudar à festa.. Nunca deveriam ter aceite este acordo , nem sequer com um mínimo de 1200€, quanto mais (menos) 900€!!!!!
 
Os Sindicatos, a OE e as Escolas de Enfermagem deviam escrever um livro:

Como destruir uma profissão secular em 10 Anos!!!

Parabéns!

Os profs das ESE safaram-se bem heim? ESPERTOS! POIS QUANTO A INTELIGÊNCIA!!! Não são aceites muitos docentes de enfermagem com QI muito altos ...

Gosto de ser enfermeiro, adoro o lado humano e relacional da profissão e da inevitável capacidade técnico-científica inerente, mas adeus...vou-me embora enquanto posso! Enquanto sou novimho ...

Não tirei uma Licenciatura e logo depois um mestrado para isto, para gozarem com a minha cara, se não querem que a enfermagem esteja a nível do ensino superior digam, acabem com os cursos! Coloquem uns com Licenciatura , outros não, sei lá ...Assim não! Vão Gozar com Outro! Entrei em enfermagem com média de 18, a pensar que estava a ingressar numa profissão altamente qualificada, socialmente e profissionalmente digna - enganei-me; e porque me considero inteligente e quero manter a minha dignidade, integridade e sanidade, vou-me embora e sem demora! Aguardo notícias da nova carreira da treta em breve!...para me ir embora com certezas (se é que as não tenho já...)

JCP
 
Precisamos de outro sindicalismo! Não esquecer que SEP e Ordem é tudo do mesmo paradigma existencialista. Uns dizem esfola, os outros mata. Para a rua com todos eles. Venha gente nova, com capital político para lutar pela profissão. Principalmente pela sua dignidade!
 
Precisamos de outro sindicalismo! Não esquecer que SEP e Ordem é tudo do mesmo paradigma existencialista. Uns dizem esfola, os outros mata. Para a rua com todos eles. Venha gente nova, com capital político para lutar pela profissão. Principalmente pela sua dignidade!
 
Precisamos de outro sindicalismo! Não esquecer que SEP e Ordem é tudo do mesmo paradigma existencialista. Uns dizem esfola, os outros mata. Para a rua com todos eles. Venha gente nova, com capital político para lutar pela profissão. Principalmente pela sua dignidade!
 
ERA UMA VEZ...
Estávamos nós por volta do ano 2000 e ouvimos dizer por parte do SEP grande conquista dos Enfermeiros, depois de fazer o complemento vamos receber como licenciados... poucos anos depois já diziam que nunca tinham dito nada disso!!!
Agora aparece um acordo assinado e eles dizem que não é bem assim, depois de todos terem acesso ao documento (maldita internet) dizem que foi o melhor acordo possivel...

Estas manobras nos outros sindicatos até dava para desculpar! No SEP NÂO... são colegas que estão a tempo inteiro, são profissionais!

MAS AFINAL ESTÃO AO SERVIÇO DE QUEM???
QUEM GANHOU COM ESTA ACORDO???

TENHAM UM BOCADINHO DE VERGONHA E SAIAM...

TODOS...

Por mim SEP já era.
 
proxima reunião ja está marcada ou levará mais um mês para agenda-la?
A enfermagem no sector cprivado está condenado mas no sector ainda pode ser salva! Atitude meus caros, é preciso atitude e coragem!
Paralização total com o apoio da Ordem ou acabem com a enfermagem de vez.. Ou tudo ou nada. Não me vendo por teta e meia!
 
Olá,
Já há algum tempo que eu referi, aqui, o célebre acordo assinado pelo SEP, no Boletim do Trabalho e Emprego, nº1, publicado em 8/01/10, página 33 e seguintes.
Custou a aparecer mas eis que se faz luz e alguem alumia aos enfermeiros. Estes parecem andar a dormir e a pagar a para quem os lixe.É assim, dizem-se as coisas e não querem ver.
Continuem sindicalizados no SEP que este há-de assistir ao funeral da enfermagem.
Se não digam-me: a troco de quê se faz um acordo destes?
É porque se é enfermeiro, ou goste dos enfermeiros, ou goste da enfermagem?
Porque é que não se sentam à mesma mesa nas negociações e aceitam estar sózinhos?
Porque é que apenas aparecem eles a falar dos problemas da enfermagem? Onde é que eles estavam ou o que é que queriam para se tornarem num sindicato traidor?
Esta situação já vem de longe, há muito tempo.
O SE apresentou, há anos, uma proposta salarial em que o início da carreira igualava a carreira docente... Temos que agradecer ao SEP tamanha bofetada, baixo nível e falta de dignidade em representar os enfermeiros.
É pena que neste momento o MS e outros tenham percebido que os enfermeiros têm quem os lixe, não precisam de ficar mal vistos.
O Pizarro fala pelo SEP e vice-versa.
Como enfermeiro sinto-me envergonhado por ver tantos colegas que nunca quiseram ver com quem andavam...
Cumprimentos
RS
 
Sem duvida a melhor opção é mudar de sindicato. Está mais que visto que o SEP, na sua associação com a CGTP e os comunas, não nos levam a bom porto. Aliás, se formos a ver bem, quem estiver no mesmo barco dos comunas não chega a lado nenhum. Eles estão cheios de mofo. Pensam que ainda estamos na decada de 60. Ficaram parados no tempo.

No entanto existem alternativas, e o SE e o SIPE constituem as alternativas que melhor defendem os interesses da classe. Pena não terem o mesmo tempo de antena que o SEP tem.

Parece-me que até o mais elementar dos sindicalistas previa que aceitando uma proposta destas no privado, o publico iria aproveitar essa deixa para contra atacar. Sinceramente traição não me parece ser da parte do SEP, mas ingenuidade, estupidez e burrice é certamente
 
Percebam de uma vez por todas que isto nada tem a ver com o partido comunista ou com a CGTP!!

E eu não sou nem sou do PCP, sequer ...

Deixem-se de politiquices...

Vejam a FENPROF da CGTP!!! É o melhor exemplo ... se astúcia, de saber actuar no momento certo, de defender a profissão docente...

O problema são as pessoas que nos dirigem, e não são só as do SEP.

Há dez anos deram tudo o que enfermagem reenvindicou: A licenciatura de base e a Ordem ...

Quem é que nos tramou?

A falta de visão estratégica de quem manda (Ordem dos Enfermeiros e escolas em primeiro plano e depois os sindicatos).

O que é hoje a enfermagem?

O que evoluiu ao nível das diversas especialidades?

Qual a vantagem de termos excesso de formação para enfermeiros?

Para quê tanta abertura de cursos para especialistas agora que se negoceia uma carreira que os elimina????

...
 
É só astúcia:

1 - O Sindicato a negociar uma carreira com o privado por menos 500 € do que pede para o público. O sindicato diz a lei de oferta e procura prejudica e junta-se à Ordem e exige que se formem mais enfermeiros (!!);

2 - A Ordem anda a negociar um novo modelo de desenvolvimento profissional em que quer que todos sejam especialistas, o SEP a negociar uma carreira sem a categoria de especialista e as escolas a inundarem já o mercado com especialistas desenquadrados a nível de uma meia carreira negociada à pressa, para acabar com a anterior que os enquadrava!!

É muito complicado fazer pior que isto ...
 
Olá a todos.
Caro D.E. apesar de concordar consigo no aspecto de que o acordo do SEP com o privado foi um autêntico tiro no pé, um grave erro negocial e uma traição discordo de si na questão da desvinculação ao SEP.
Com a desvinculação de um grande número de enfermeiros descontentes com a actual situação da enfermagem, promovida pelo SEP e OE (pois a promiscuidade é enorme!)a actual direcção do SEP tem todas as condições de se manter porque só vão continuar como sócios os apoiantes da mesma. Se por outro lado os insatisfeitos usarem o seu poder como sócios de exigirem a demissão da direcção ou quando chegada a altura usarem o seu direito de voto para não mandatarem de novo estas pessoas aí sim podemos fazer uma mudança significativa. Não é preciso muito para que tal aconteça, basta aparecer uma candidatura de alguém que gere algum consenso e se oponha ao estado actual das coisas.
 
Dessindicalizarem-se é pouco… eu acho que todos devemos meter estes senhores do SEP em tribunal, é um crime de lesa pátria, não há dúvida…aliás deveríamos providenciar o fecho deste sindicato!

Eu quero que me devolvam 10 anos de quotas, e que marginalizem por completo estes pseudo-enfermeiros que estão no SEP a viver às custas das quotizações.
Desterro JÁ...para que nunca por nunca, volte a acontecer tal barbaridade, parecido com isto só genocidios...
 
"Para quê tanta abertura de cursos para especialistas agora que se negoceia uma carreira que os elimina????"

Ora para que há-de ser? Para que as escolas ganhem dinheiro.
A actual carreira de enfermagem não valoriza a categoria, visto que deixou simplesmente de existir .... logo temos à perna o MDP para sermos nós a eliminar os alunos que vêm das escolinhas e estas não os podem chumbar porque isso significaria perda de dinheiro!

Quando é que abrem esses olhinhos????
 
Eu já me desviculei mas acho que o Dr. Enfº. devia fazer um artigo sobre a petição da greve por tempo indeterminado.

http://www.petitiononline.com/mod_perl/signed.cgi?g1r2eve3&1

Assinem a petição em 4 dias temos 500 assinaturas. somos cerca de 40 mil.

Acho estranho... e pouco.

VAMOS A ASSINAR...

É AGORA OU NUNCA
 
Mataram a enfermagem!!
Radicalizar as formas de luta é a nossa ultima solução!
Cambada de incompetentes.
 
Desvinculação !

Estão à espera de quê, que a Enfermagem se enterre ainda mais??

há muito que o SEP deveria ter mudado de dirigentes, de visão, de manobras!

O SEP só tem maior visibilidade que os outros sindicatos, por ter mais sindicalizados. Mas, tudo muda, se os colegas se dessindicalizarem! É tão simples!!
E parece-me que depois desta história toda, só lá fica quem for muito tapadinho das ideias..!

Basta de se formarem Enfermeiros a toque de cogumelos!

Chega de andarem a fazer falsas promessas, onde o Ms se aproveita das óbvias fraquezas do SEP em reivindicar o bem comum aos Enfermeiros.

EU SOU ENFERMEIRO, NÃO SOU PALHAÇO!
SEP, DEIXEM DE CONTAR COM A MINHA QUOTA, JÁ FUI!

MUDO-ME PARA O SE!
 
É por estas e por outras que não vai demorar muito a avançar-mos com o SEI (sindicato dos enfermeiros independentes), se ainda não o fizemos foi para não atrapalhar o que está em curso......

Obrigado pelas suas palavras e pelo seu blog, acho que toda a classe tem imenso para lhe agradeçer.

NOTA: gostei espeçialmente da solução
 
Vem de há muito os conciliábulos e acrodos de bastidores entre os sindicatos da CGTP, SEP e outros incluindo dos professores (vejam os movimentos que contestam o acordo feito recentemente), e o PS quando este está no Governo. Isto é sempre a troco de qualquer coisa para os dirigentes desses sindicatos e da direcção do partido que, até agora, tem tido preponderancia naquela central sindical (PCP). Esperem aí 3 ou 4 anos após a aprovação desta carreira, com tudo incluido, e verão onde estarão os actuais dirigentes do SEP: bem na vida! Mesmo agora quem está ou esteve no SEP ou é chefe ou está no topo de graduado, andando mais depressa que os restantes colegas, os ditos artolas. Daí o SEP ser contra (palavras do José Carlos Martins) a transição dos actuais enfermeiros com base no tempo de serviço. A isto chama-se TRAIÇÃO e CORRUPÇÃO. Saída: lutarmos, denunciar, substituir a direcção do SEP.Para isso devemos defender amplas reuniões plenárias de enfermeiros, onde todos possam opinar, discutir, apresentar e aprovar propostas: ampla DEMOCRACIA SINDICAL (coisa que a CGTP e o PCP não gostam lá muito!)
 
atenção há muitos colegas que acumulam à função pública o duplo emprego nas intituições privadas. Devem ser esses que estão danados. Não dá para comprar BMW nem 4 pneus por 900 euros.Os que só trabalham no sectore privado viram serem aumentados nos salários.
 
Sou sindicalizado no SEP e vou continuar. Todas as dificuldades que temos hoje não podem ser atribuídas ao sindicato, mas sim aos sucessivos governos que foram desvalorizando o nosso trabalho. Todas as lutas que se fizeram desde 2005, para iniciar a negociação da carreira, nunca foram acompanhadas pelos outros sindicatos. Foi o SEP que chamou os outros sindicatos para fazer um acordo entre todos, em 2008. Nenhum outro teve esta iniciativa, nem fez nunca qualquer desenvolvimento de luta anterior. Até mesmo nesta greve de 29/3 a 1/4, o SEN e o SEC não meteram pré-aviso. Quem é que está a trair os enfermeiros? Os enfermeiros acordaram tarde! Não tiveram empenho nas lutas antes de 2009, mas tenho esperança que ainda vamos conseguir aquilo que é justo. E é dando apoio ao sindicato e não deixando os dirigentes sózinhos.
Quanto ao acordo do privado, digo só que um CCT (e não ACT) não é só a tabela salarial, mas sim o conjunto dos direitos que são definidos. Não havendo nada, como anteriormente na APHP, aplica-se directamente o código do trabalho e esse é sempre pior. Quanto aos colegas do privado que se sentem descontentes porque tinham condições melhores, têm que se organizar com o SEP e negociar um acordo de empresa. Virem lamentar-se para o amigo DE, só demonstra aquilo que sempre fomos, uns "coitadinhos". É prática corrente entre os enfermeiros as lamentações, mas exercer os seus direitos e lutar por eles, está quieto!!!
Depois, para aqueles que tecem opiniões, mas com total desconhecimento (lembram-me um tal Raposo), as greves e manifestações que temos feito não são para atingir objectivos nas negociações do sector privado. Se se querem obter frutos nessas negociações, têm que ser os enfermeiros do privado a lutar. Ah pois, mas assim é muito dificil, porque lá na clínica ou no hospital privado, vão lá muitos em complemento de horário e têm é que lutar no sector público, porque aí é que é o seu posto de trabalho prioritário. Pois, mas assim não defendem os direitos dos enfermeiros do sector privado. Depois o sindicato é que trai os enfermeiros? A culpa é de todos!!!
 
NUNCA TRABALHARIA NESSAS CONDIÇÕES PARA ESSES BANDALHOS "ENGENHEIROS" A GERIR A SAUDE...É POR ISSO QUE TEMOS UM PAIS DE MERDA...TEMOS UM ENGENHEIRO PM...PARA MIM UM ENFERMEIRO EM INICIO DE CARREIRA NÃO SAO 1500 SÃO 25OO€
 
SOBRE ESTA PROBLEMÁTICA TODA EM TORNO DA POFISSÃO DE ENFERMAGEM TENHO A SENSAÇÃO AINDA QUE EMPRICA QUE, SE ESTIVESSEMOS NOUTRO PAIS COM MAIS CONDIÇÕES E OPORTUNIDADE DE EMPREGO A TAXA DE TURNOVER NA ENFERMAGEM JÁ TINHA DISPARADO A MUITO TEMPO..
 
Não sei porque é que havia de me dessindicalizar do SEP, quando é o sindicato que tem dado mostras de conseguir dinâmica junto dos enfermeiros. Os outros nem aparecem. No hospital onde trabalho, nunca houve reuniões promovidas pelos outros sindicatos. É o SEP que sempre apareceu e deu a cara. Organiza as greves e outras iniciativas de rua (nunca vi uma concentração do SEN ou do SEC). Nos momentos piores, os dirigentes e delegados não se escondem. Mesmo com esta campanha tão negativa que já outros começaram e que o DE ajuda aqui a promover (até para a dessindicalização) está uma reunião marcada para a semana no meu hospital. São esses sindicalistas que eu conheço e a quem posso criticar e mesmo incentivar ou trocar ideias. Já fizeram n reuniões e passam frequentemente no serviço. Porque havia de dar o voto de confiança a outros?
Já me tinham dito que este blog é promovido pelo SEN e agora tenho a certeza. Mas já alguém reparou que ao aconselharem a sindicalização no SEN ou no SEC estão a roubar sócios um ao outro, porque ambos fazem parte da mesma força sindical perante os enfermeiros e o Poder. O que deviam defender era a junção destes num só sindicato, como muitos de vez em quando referem nos seus comentários. Estes dois, tinha toda a lógica que se unissem, para conseguirem ter força. Mas não, o protagonismo que os seus dirigentes reformados querem (do SEN e do SEC) para se manterem activos e não entrarem precocemente no lar de 3ª idade, é um esforço merecedor de elogio. Acho que o DE podia colocar aqui o link para a ficha de sindicalização do SEN. Poupava tempo aos incautos. Este incentivo à sindicalização num sindicato e dessindicalização de outro, veio fazer com que muitos deixem de o visitar, caro DE. Não demonstra o distaciamento e neutralidade que tanto tem apregoado. Ainda se pode pôr outra hupótese, que é a de apelar à dessindicalização e pronto. Não acredito é que o enfermeiro que se assina por DE, esteja a apelar à saída do SEP para que os enfermeiros fiquem dessindicalizados. Isso então ainda é pior. Não estar sindicalizado é como não ter seguro do carro.
Este DE tem demonstrado muitas falhas. Conseguiu ter um crescendo de visitantes, mas ultimamente é só tiros não nos pés, mas na cabeça. Agora foi esta e há bem pouco tempo foi aquela de chamar traidores ao dirigentes do SEP e ter retirado umas horas depois, nunca chegando a explicar o que estava subjacente àquela afirmação.
Penso que este blog tem os dias contados.
 
Os enfermeiros chefes a serem perseguidos, humilhados, violentados, desvalorizados, atraiçoados...

Não dá mais... chega de violência

O SEP iniciou um processo de destruição da enfermagem em todas as frentes, não foi só no privado.

Mas nós estamos cá havemos de encontrar forma de sair deste poço.

Só choro o dinheiro que faltou à minha família para pagar viagens para estes inúteis ao londo de 20 anos.

Tenho consciência que este não é o momento da desunião e não é o desejável mas temos que ser capazes de os retirar das negociações. O primeiro passo é fechar a torneira do SEP e colocar nas negociações quem melhor nos represente. Eu aposto no Sindicato dos Enfermeiros.
 
A QUE PONTO EM QUE CHEGÁMOS!!!
ONDE PÁRA A ENFERMAGEM?
ONDE ESTÁ O RECONHECIMENTO PELA FORMAÇÃO?
NINGUÉM EXPLICOU QUE SOMOS UMA PROFISSÃO DE DESGASTE RÁPIDO E QUE TEMOS UMA LICENCIATURA DE 3º GRAU DE COMPLEXIDADE (O MAIS ALTO)???
DE QUE VALE TANTA GREVE? GREVES COM 90% DE ADESÃO E 22 MIL ENFS NA RUA???
DE QUE VALEU TANTO SACRÍFICIO PESSOAL E FAMILAR.

ESTÁ NA ALTURA DE FAZER HISTÓRIA.
DESINDICALIZEM-SE EM MASSA. ASSINEM A PETIÇÃO.

TEMOS DE LUTAR CONTRA O MSAUDE E TAMBEM, INFELIZMENTE, CONTRA O SEP.

ASSINEM A PETIÇÃO DA GREVE POR TEMPO INDETERMINADO.

LUTEM COLEGAS.
 
Dava um certo jeito ao MS esta divisão de sindicatos e dança de associados... neste momento é o melhor que podia acontecer. O SEP preocupado com os descontentamentos dos enfermeiros e perda de poder negocial, os outros sindicatos com muito trabalho administrativo para inscrever novos sócios... Enquanto todos andariam entretidos a Sr Ministra estava em paz, o secretário de estado afiava as mãos... enfim...

Acham que é o momento para atacar publicamente. Não somos só nós que consultamos este blog...

Esta disputa dá jeito a todos menos a nós.

Calma, não disparemos em todas as direcções.

UNAMO-NOS

Depois recolocamos as pessoas certas nas cadeiras certas, mudamos de sindicato, apresentamos novas listas... Calma por favor e muita atenção, pressionemos os sindicatos sim mas disparar contra nós próprios não vale.
 
FALAM, FALAM, MAS NÃO VEJO NINGUEM AVANÇAR PARA UM NOVO SINDICATO E DESSINDICALIZAREM TODOS DO SEP, EU JA O FIZ, CONTEM COMIGO PARA O QUE FOR PRECISO PARA A FORMAÇÃO DE UM NOVO SINDICATO, BASTA PEDIREM O MAIL QUE EU FORNEÇO, CASO ALGUEM DEIXE DE FALAR E PASSE A TER ATITUDES. APOIO GREVE POR TEMPO INDETERMINADO COM O SEP A PAGAR AOS COLEGAS SINDICALIZADOS. ISSO É QUE ERA...MAS NINGUEM FALA NISTO, NEM O DE!!!!!!!!
 
Este tipo de Posts numa altura de debate e de negociação de carreira levam-me a duvidar se Não TERÁ motivos pessoais contra a as negociações da carreira ?

Saber mais sobre esta negociação deste ACT pode ser resolvido com um telefonema para o SEP e falando pessoalmente com os mesmos, fizemos isso e fomos esclarecidos e colocamos verbalmente os nossos receios .

Isto porque encaramos este Post como um autêntico tiro nos pés e o Doutor Enfermeiros sabe ou se não o sabe relembro-o que tanto o seu blog como o Cogitare em Saúde são visitados diariamente por consultores de imprensa do Governo e dos Grupos partidários.

Têm que haver seriedade no que escreve . E se apela à dessindicalização então sabe bem que isso é promover a fraqueza dos Sindicatos.... Quem senão eles para negociar e aqui
TAL COMO NA ORDEM DOS ENFERMEIROS , quando não se está bem muda-se ou confronta-se . Há locais própios , há eleições para que se mudem as caras.

Há assuntos que devem ficar e ser discutidos na presença de todos os presentes e por quem entende o que se discute.

Ora se já é complicado fazer passar a mensagem... A negociação da carreira de Enfermgem precisa de reforço positivo e não negativo.

Peço-lhe contenção e não costumo fazê-lo!

Sérgio e Vera
 
DESSINDICALIZAÇÃO DO SEP EM MASSA!!!
SEP=TRAIÇÃO

ANDAMOS A SER TRAIDOS PESSOAL.

ACABEMOS COM ESSE CAVALO DE TROIA!

DESSINDICALIZAÇÃO DO SEP JÁ.
 
Ameaçar com a dessindicalização, é uma manobra radical, mas talvez, e à semelhança deste Governo, só face às ameaças é que se pode conseguir alguma coisa.

Ao dizer mal do SEP, não significa que se esteja a denegrir todos os que fazem parte dele.

Jamais colocaria em causa a dedicação da Enfª Fátima do Porto, do enfº Nuno de Braga, etc. Agora, que alguém anda a fazer caca, isso anda!!

então, quem é que assinou este acordo? quem é que anuiu à degradação das negociações, aceitando mil euros de mínimo, QUANDO O MÍNIMO PARA QUALQUER LICENCIADO SÃO 1200 EUROS???

ora eu se fosse uma empresa, e visse que na lei só tenho que pagar 1000 a um licenciado, não lhe vou pagar mais 200 euros no mínimo, lá por ter uma licenciatura, não é? Então, como não podemos apelidar isto de TRAIçÃO?? Se andamos a agitar bandeirinhas e a gritar na rua e nos serviços, não é para garantir um mínimo de 1000 euros, mas sim 1200, e, aliás, 1510 euros, que é o salário para um licenciado, com uma carreira especial.

Então, peço a quem deve, no SEP, ser responsabilizado por ter assinado este acordo, que me explique como deve ser, o porquê de assinar esta pouca vergonha!
 
Sr. Enfº do NORTE.....

Acorde.
Presumo que seja da função publica. Se trabalhasse numa EPE como eu não gostava tanto do SEP.
Tudo é feito para os da função publica e nada para os desgraçados como eu que tem um contrato por tempo indeterminado.
Eles têm uma carreira, eu não.
Eles têm progressão de 3 em 3 anos, eu não.
Eles passam a graduados, eu não.
Eles com um mestrado sobem um escalão, eu não.
Eles com um curso de especialidade passam a especialistas, eu não.
Eles têm 25 dias de férias, que com desenpenho de fnções em internamentos de oncologia passam a 30, eu tenho 22 e se não faltar 25....
Eles têm ADSE, eu tenho ARS....( e aqui nem falo nas vantagens da ADSE... basta dizer que sou miope)

Até agora o apoio que pedi aos delegados do SEP foi sempre recusado e sempre diserram "temos de lutar pela carreia"... Senhores eu não tenho carreira nem vou ter....
As perspectivas de quem trabalha numa EPE como eu são:
- não ser despedido;
- esperar que os aumentos anuais na Função publica sejam transportados nós também;
- aguardar pacientemente pela reforma, na mesma categoria do 1º dia de trabalho.



Não defendo nenhum dos sindicatos, nenhum faz o seu trabalho bem.

Um abraço para todos.

P.S.: Não farei mais nenhuma greve tão cedo. Esta luta claramente não me diz respeito, uma vez que sou Enfermeiro de terceira de acordo com o SEP.
 
"...vou continuar a lutar...", faz muito bem, mas lute às claras, com nome (e não escondido atrás de um blogue que é anónimo).
 
"Enf. Coimbra disse...
Caro DE,
Já lhe perguntei anteriormente e penso que com este post, a minha questão continua a ter toda a lógica: Tenho colegas de sindicato que me disseram que só as pessoas sindicalizadas poderiam ter acesso às conquistas da nova carreira. Isto pode parecer ilógico, mas já ouvi falar nisto.

Quanto disto é verdade e quanto disto é mentira? Que regalias estão garantidas apenas para sindicalizados?"


Não. A carreira, a tabela salarial, as regras de transição para a nova carreira e tabela salarial, o sistema de avaliação de desempenho dos Enfermeiros, regras dos concursos, etc, atinge todos os Enfermeiros em CTFP por tempo indeterminado.
Apenas o CCT é que se aplica aos sindicalizados.
Abr.
 
"Isto porque encaramos este Post como um autêntico tiro nos pés"

O post é um tiro nos pés e o ACT não.
 
Não sei como funciona agora o trabalho de enfermegem em Lisboa, mas eu trabalhei no Hospital de Santa Maria a cerca de 16 anos atrás, estive lá dois anos e gostei de conhecer esta realidade, atualmente trabalho numa cidade do norte, mais perto de casa e com melhor qualidade de vida. O que eu quero dizer é que na altura em que eu trabalhei em Lisboa, os clegas de enfermagem do meu serviço cerca de 60/70%, faziam dois horários e alguns dois horários e meio, digam-me como é possível alguem produzir cuidados de enfermagem de qualidade, tendo que cumprir tantas horas de trabalho? Claro que a resposta é que não é possível. O que se verificava na altura é que os colegas que vinham substituir estes colegas que trabalhavam em vários hospitais e clínicas, encontravam os turnos todos "abandalhados", pois era; doentes descompostos com flevites e por puncionar soros por correr, frascos vazios pendurados, etc, etc... principalmente depois dos turnos da noite, por vezes deixavam o outro colega passar o turno sozinho para irem trabalhar para o outro hospital, ou clínica e outras vezes chegavam mais tarde porque tinham estado a fazer turno na clínica, enfim uma pouca vergonha. Qualidade era coisa que não abundava nessa altura por essas paragens... se este estado de coisas ainda se mantem ( o que eu não sei), penso que o SEP e o SE, deveriam actuar no sentido de acabar com esta promiscuidade entre pùblico e privado, por um lado íria abrir as portas para dar mais emprego a muitos recem-formados, por outro lado íria dar muito mais força nas reivindicações quer, para o sector público, quer para o sector privado. Se todos os enfermeiros, trabalhassem só num local, talvez os sindicatos tivessem razão em afirmar a falta de enfermeiros e veriam que tinhamos todos muito mais força para lutar pelos nossos direitos. Eu em particular não me preocupa muito se o dinheiro que se ganha nos privados é muito, ou pouco, depende apenas das leis da concorrência, tenho apenas alguma pena por aqueles enfermeiros que realmente trabalham só nos hospitais privados e têm alguma dificuldade em reivindicar porque têm a concorrência daqueles que espreitam o duplo emprego. Penso também que este acordo com os hospitais privados atrapalhou um pouco este processo negocial. Se acabarem já com esta pouca vergonha do duplo emprego, principalmente em Lisboa e Porto, veram que tudo será diferente para a enfermegem, quer para melhor reivindicarmos, quer para termos uma melhor opinião pública acerca de nós, pois há muitas pessoas que pensam (e por vezes com razão), que grande número de enfermeiros são uns mercenários.
Enfº R.C.
 
Há mais de uma década que alertava para o perigo do excesso de Enfermeiros no mercado!

Tem de haver mudanças nas politicas de formação, e acredito, que mesmo havendo mudanças radicais, só haverá valorização profissional após muitos anos (quando a relação oferta/procura se encontrar mais equilibrada)


Resumindo, é preciso por em prática " OS DEZ MANDAMENTOS" que um colega há uns posts atrás fazia alusão.

Os professores e os sindicalistas destruirão a Enfermagem em Portugal.
 
Caros colegas
Sou leitor assíduo deste blogue, Já aqui afirmei que foi o SEP a destruir a nossa carreira, mas com o consentimento de todos os enfº. O grande objectivo fazer uma carreira unicategorial para acabar com os chefes ,todos concordaram porque a revolta era grande. O SEP devia por obrigação defender a categoria de especialista mas não quis com a ilusão de todos os enfº chegarem ao topo, isto nunca seria possivel era tapar o sol com a peneira. O governo fez melhor acrescentou mais uma categoria, foi o que eu sempre defendi, só que deveria ter sido Enfº Especialista, por isso dessindicalizei-me,não me arrependi- Aqui está o grande erro do SEP. Atenção: nas reuniões que assisti nunca ouvi uma voz contra.Agora a tarde porque meus amigos foram bem enganados pois pensavam todos que se chegava ao topo sem trabalhar, isto sem especialidade.Eu tb nunca ouvi o SEP a defender os especialistas.É preciso admitir erros graves nas negociações .Todos fomos culpados e já é tarde.
 
Doutorenfermeiro disse:
"Não. A carreira, a tabela salarial, as regras de transição para a nova carreira e tabela salarial, o sistema de avaliação de desempenho dos Enfermeiros, regras dos concursos, etc, atinge todos os Enfermeiros em CTFP por tempo indeterminado.
Apenas o CCT é que se aplica aos sindicalizados.
Abr."
E quem trabalha a contrato individual de trabalho a termo certo, numa ULS, não tem direito á nova carreira? que confusão... isto está pior do que eu pensava...
 
Caro DE,
Até podia concordar com o que expõe no seu post, mas nunca nesta altura.

Além de transmitir uma leitura parcial do acordo, a altura em que publica isto é de todo a mais inoportuna. O DE não fala que este acordo se aplica a um número muito reduzido de enfermeiros, e que a sua grande maioria (a exercer nos privados) continuam a recibos verdes ou então com contratos muito inferiores a este, além de não terem qualquer tipo de carreira ou perspectivas de progressão.

Curiosamente, parece que esqueceu que ainda há bem pouco tempo falava aqui sobre os vencimentos ridículos de alguns colegas e comparava-os, por exemplo, com os de uma empregada doméstica. Esses provavelmente aceitariam de bom grado um acorde deste tipo.

De qualquer forma, não estou a dizer que este acordo é fantástico, pelo contrário, mas de todo, esta não é a altura para discutir isso, e o DE, enquanto gerador de opinião, deve ter especial cuidado quando aborda determinados assuntos.

O resultado está bem patente na quantidade e qualidade dos comentários a este seu post. A desinformação é brutal.

Gosto mais dos seus post's sobre a unidose ou a CIPE. Geram boa disposição e arrancam um sorrisos ou mesmo umas gargalhadas.
 
Não lhe fica bem Dr Enf vir para o blog defender os inúteis do SE em virtude do SEP que mal ou bem t~Em sido os únicos a dar a cara e a ter uma atitude mais participativa.
Se já me custa para ao SEP, ao SE ou SIPE ainda me ia custar mais... bem mais.
Fica-lhe muito mal e demostra alguma falta de prudência vir pedir a descindicalização.
Peço-lhe Dr Enf, que esta sua atitude sectarista não volte a minar os interesses de uma classe que muito tem sofrido para alcançar o repeito e dignidade merecidos.
Talibã das Beiras: Sempre ao mais alto nível.

PS:Concordo com o pessoal do Cogitare
 
Caro Doutor Enfermeiro este post foi o ponto de viragem na pertinência e credibilidade deste blog... eu como muitos colegas, com quem mantenho contacto, consideramos que desta vez excedeu-se!!! Não sei qual o interesse que o move para publicar isto... mas na verdade nem me interessa!!!

Foi a ultima vez que visitarei este blog!!!

Os sindicatos de Enfermagem, independentemente de ser o SEP, 0 SE ou SIPE, continuam a merecer todo o apoio dos ENFERMEIROS deste país.

Solicito aos colegas que estejam interessados em informação fidedigna que entrem em contacto com os sindicatos directamente ou consultem a informação disponível nos respectivos sites.

NÃO DIVIDIR! NÃO DESMOBILIZAR!
 
Caro Tiago Cunha:

Pode ter alguma razão, mas só em parte ...

Em relação aos enfermeiros da FP:

Já não sobem de escalão há .......quanto mais de 3/3 anos...isso é passado (infelizmente...)

Conheço vários enfermeiros da FP com mestrado e nenhum subiu ....

Já acabaram com os graduados e especialistas (infelizmente...)

ETC...

O problema é estarem a nivelar por baixo, sabe!!! E o pessoal em vez de se revoltar contra quem está a nivelar por baixo, revoltam-se uns contra os outros (isto interessa a quem?)

Em relação à carreira, a questão dos especialistas é um erro que se vai pagar caro, há que admitir...

E foi com a ideia de subirmos todos sem regressar à escola (MDP) sem concursos, numa carreira unicategorial que em nada reflecte a realidade... que os sindicatos nos empurraram mas esta carreira que em nada dignifica a profissão.

Era possível em vez dos 2900 de base para principal (10% dos enfermeiros) existir uma percentagem significativa de enfermeiros que pudessem ser especialistas de carreira (a iniciar nos 2000 euros, por exemplo)- falo de uns 30-40%. Regressavam à escola para fazer a especialidade de acordo com as necessidades dos serviços - TINHA ERA QUE EXISTIR CRITÉRIOS CLAROS NOS CONCURSOS...Claro!

Conheço muita gente que prefere não ser especialista, qual o mal? Agra querem obrigar toda a gente a ser, sem querer, sem subir de categoria profissional, fica com o título da OE na cédula!!! Que giro... e paga, claro! É para dar dinheiro, ou à OE ou às escolas ou a ambas, o resto é conversa fiada ...
 
ONDE PARAM OS SINDICATOS?
OS ENFERMEIROS PORTUGUESES QUE FIZERAM GREVE MERECEM E EXIGEM SABER EM QUE PÉ ESTAMOS? MAS ANDA TUDO A BRINCAR AO FAZ QUE FAZ...
NO MINIMO É OBRIGATÓRIO UM PRÉ-AVISO DE GREVE IMEDIATO!

LIGUEM AO PROF. MÁRIO NOGUEIRA ELE DÁ-VOS UMAS DICAS...

ASSIM É QUE NÃO... CALADOS QUE NEM RATOS A VÊR ARDER ????
 
"A Ordem anda a negociar um novo modelo de desenvolvimento profissional em que quer que todos sejam especialistas, o SEP a negociar uma carreira sem a categoria de especialista e as escolas a inundarem já o mercado com especialistas desenquadrados a nível de uma meia carreira negociada à pressa, para acabar com a anterior que os enquadrava!!"

É a mais pura verdade e a prova da falta de coerência e de capacidade negocial, de prespicácia, ...visão, ...é preciso uma vassoura bem grande!
 
Qual o mal do POST, este Blog é livre e é pessoal .

A enfermagem e os enfermeiros têm de apreender a ouvir críticas, é normal em democracia sabiam...

A enfermagem Portuguesa é: Uns lá no alto (sem relação nenhuma com a prática) a manderem umas bocas e a manderem em tudo e depois os Zés enfermeiros cá de baixo, sempre caladinhos e aconcordadr com tudo. Chega! Assim é que não vamos a lado nenhum ...A CAREIRA ESTÁ A SER MUITO MAL NEGOCIADA PELOS SINDICATOS E A OE ANDA A DESREGULAR A PROFISSÃO!!!

Mário Lourinho
 
O SEP anda a fumar algo estranho. Já para não falar nas questões cá referidas, da negociação VERGONHOSA com o sector privado e o respectivo mau timming negocial com o público, ludibriaram os enfermeiros: afinal não eram 1500? É que só se houve falar agora em 1200, o que é insuficiente. 900 então...900 euros equivale a menos que o pagamento de uma propina anual numa escola de enfermagem pública!
 
De facto somos muito pequeninos! Temos muito, muito caminho para percorrer e deixarmos este sectarismo parvo!

Não gostamos de ser comparados com a classe médica, mas deixo-vos umas questões para reflectir:
- Qts vezes ouviram uns sindicatos médicos a dizer mal uns dos outros?
- Qts vezes ouviram médicos a dizer mal da OM ou dos Sindicatos?
- Qts vezes leram críticas publicas uns aos outros?
- Qts vezes viram os Médicos a lavar roupa suja em plena praça pública? A por a nu as suas fraquezas?

Se eles discutem? Ui, muito! Mas em privado e nos locais próprios... Odeiam-se, mutilam-se, desunham-se, mas cá fora são os melhores amigos do mundo! E não mostram fraquezas a ninguém...

Para quando uma classe assim? Aprendemos tanta psicologia, dinamica de grupos, psicoterapia, psicologia comportamental e não cumprimos as regras mais básicas para elevar a nossa profissão. Se assim fosse acredito que estariamos bem melhor do que estamos hoje...
Todos damos tiros nos pés; eu, tu, SEP,o DE... mas podemos da-los sem niguém estar a assistir de camarote a regozijar-se com a nossa fraqueza...
A minha mãe sempre me disse "junta-te com os bons serás como eles, junta-te com os maus serás pior que eles"

Abraço
JP
 
"Para quê tanta abertura de cursos para especialistas agora que se negoceia uma carreira que os elimina????"

A carreira que foi aprovada já os eliminou.
A carreira actual é composta de enfermeiros e enfermeiros principais (somos actores?)
A abertura de tantos cursos de especialistas é para que as escolas ganhem dinheiro.
A actual carreira de enfermagem não valoriza a categoria, visto que deixou simplesmente de existir .... logo temos à perna o MDP para sermos nós a eliminar os alunos que vêm das escolinhas (tão bem preparados!!!!!) e estas não os podem chumbar porque isso significaria perda de dinheiro (e o financiamento do superior como ficava?)

Quando é que abrem esses olhinhos ????
 
Ora aí está um bom acordo! Senão, vejam o acordo salarial dos sindicatos com o sector privado, representado pela APAC, APOMEPA e ANL, para os TSS.
 
Deixem-se lá das merdas das falinhas mansas que já fedem à distância de anos a esta parte, este blog e este post em particular são verdadeiro SERVIÇO PÚBLICO, livre de cotas, vassalagens, joguinhos de poder que anulam crónicamente o desenvolvimento e a evolução da enfermagem que queremos e merecemos! Os Enfermeiros têm que repensar sériamente se são esta ordem e estes sindicatos que nos vão catapultar para um novo paradigma que urge iniciar-se.
Mais uma vez obrigado dr pelo enorme contributo que tem dado aos enfermeiros e ás suas dignas e justas causas.
 
DE muitos parabéns pela sua coragem de dizer e fazer algo que ninguém, até hoje, teve a ousadia de fazer. O SEP está a enterrar cada vez mais a Enfermagem. Se não atentem: o Secretário de Estado da Saúde, Dr. Manuel Pizarro, assim como a MS, Dra. Ana Jorge, são os primeiro a afirmar isso mesmo quando confrontaram os enfermeiros ao dizerem que estes NÃO TÊM LEGITIMIDADE para pedir 1500 € quando no privado o SEP assinou 900 €..!!! Caricato... Nós enfermeiros somos tão ignorantes, ou eu próprio me incluo. Participamos em manifestações sem sabermos que dias antes o SEP tinha TRAÍDO a ENFERMAGEM.
Parabéns pela coragem... O mal foi feito,neste momento há que assumirem os erros, e isto não é dividir a classe, é afastar quem não merece.
Mais um revoltado
 
DE muitos parabéns pela sua coragem de dizer e fazer algo que ninguém, até hoje, teve a ousadia de fazer. O SEP está a enterrar cada vez mais a Enfermagem. Se não atentem: o Secretário de Estado da Saúde, Dr. Manuel Pizarro, assim como a MS, Dra. Ana Jorge, são os primeiro a afirmar isso mesmo quando confrontaram os enfermeiros ao dizerem que estes NÃO TÊM LEGITIMIDADE para pedir 1500 € quando no privado o SEP assinou 900 €..!!! Caricato... Nós enfermeiros somos tão ignorantes, ou eu próprio me incluo. Participamos em manifestações sem sabermos que dias antes o SEP tinha TRAÍDO a ENFERMAGEM.
Parabéns pela coragem... O mal foi feito,neste momento há que assumirem os erros, e isto não é dividir a classe, é afastar quem não merece.
Mais um revoltado
 
"Qualquer mecânico ou electricista do sector privado tem uma bonificação compensatória na ordem dos 25% (mínimo)!"
Ora aqui está um dos erros dos enfermeiros... compararem-se com outras profissões, podendo correr o risco de serem mal interpretados, ou seja correndo o risco de serem interpretados como estando a subjugar outras profissões.
Nós enfermeiros, não temos de nos comparar com o resto das profissões que existem, de modo a justificar o vencimento que seria justo de receber ao fim do mês. Devemos sim, continuar a mostrar às pessoas o que é um Enfermeiro... E será que todos nós fazemos isso?
Pois... meus caros colegas... não fazemos. E enquanto assim for, enquanto a nossa mentalidade não mudar, será difícil mudar as outras mentalidades.
E para isso basta consciência... Consciência em relação ao facto de que cada um de nós representa uma classe de profissionais de saúde. Que não tem de se comparar com mais nenhum profissional, pois a nossa profissão é a nossa profissão. A dos outros pertence aos outros.
Somos licenciados? Somos! Merecemos ser reconhecidos por isso? Merecemos! Devemos lutar por isso? Devemos!
Mas lutar por isso não quer dizer apenas fazer greve... Lutar por isso implica todos os dias enquanto profissionais de enfermagem, agirmos como tal. E assim, sim! Um dia chegaremos onde queremos... Agora se é um dia distante ou próximo... Depende de cada um de nós... Exactamente colegas, depende de cada um de nós!
Quanto à acção do SEP, creio que ilustra bem como a nossa classe se encontra no momento. Dividida e repartida. Se um Sindicato não age conforme o modo como a classe que representa quer, algo está mal... Concerteza alguns mostraram o seu descontentamento, mas genuinamente fez-se alguma coisa? Não... pois... aqui está! UNIÃO... É o que se precisa... E não são os números de enfermeiros que aderiram à greve que demonstram União... É a continuidade depois da greve que demonstra União. E isso está presente nas nossas acções do dia-a-dia no local do nossa trabalho:

- Faz noite sozinho num piso com 30 doentes? Pois, não faça! É contra o seu código deontologico e põe em risco a vida dos seus doentes.

- Pedem-lhe para trabalhar de graça? Pois, não trabalhe!

- Pedem-lhe para fazer horas extraordinárias sem lhe pagar e sem ser reconhecido pelo empenho que tem no trabalho? Pois, não faça!

- Não concorda com algo que esteja a acontecer no seu serviço? Pois, não concorde, faça alguma coisa, faça valer a sua opinião e quanto muito discuta-a com os seus colegas!

- Não o respeitam? Faça-se respeitar!

Está tudo nas pequenas acções do dia-a-dia... e por vezes não é preciso causar um terramoto. Basta agir de algum modo. Não somos vítimas! Somos pessoas com formação, pessoas que cuidam de pessoas. E isso já vale tudo.
 
A RAIZ DO MAL...

"10 MANDAMENTOS DA ENFERMAGEM:
1- EXPULSAR PROFS DA ORDEM DOS ENFERMEIROS (CRIEM A SUA PRÓPRIA ORDEM);
2- CRIAR UM ESTATUTO NA OE QUE EXCLUA OS PROFS E ADMITA SÓ ENFS
3- ENQUANTO NÃO SAIREM DA OE NÃO FICAMOS COMO TUTORES DE ALUNOS;
4- MUDAR O LEMA DA OE: "+ALUNOS+PROPINAS+DESEMPREGO" PARA "ALUNOS CONSOANTE MERCADO DE EMPREGO"
5 - DIMINUIR A OFERTA AUMENTAR A PROCURA (TAL COMO FAZEM OS "OUTROS");
6 - ENFERMEIROS-DIRECTORES DEVEM SER ELEITOS E NÃO NOMEADOS;
7- INJECTAR CORAGEM NO SEP PARA QUE FAÇAM UMA GREVE SEM FIM
8- ANULAR A NOVA CARREIRA DE ENFERMAGEM QUE INDUZ A MAIS COMPADRIOS E FACTORES "CUNHA"
9- BOICOTAR O SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DE DTS, CIPES, SAPES, ALERTS, ETC. NÃO QUEREMOS QUANTIDADE MAS SIM QUALIDADE.
10- CONVENCER O SEP A CONVENCER O GOVERNO QUE UM ENFº COM 65 ANOS NÃO CONSEGUE PRESTAR CUIDADOS.

ENFERMEIROSEMLUTA@gmail.com
 
GREVE POR TEMPO INDETERMINADO



http://www.petitiononline.com/mod_perl/signed.cgi?g1r2eve3&551
 
Infelizmente, coube-me o papel de ser o primeiro a avisar esta traição do SEP há algumas semanas atràs neste blog.

Trabalho num Hospital privado, e garanto-vos que aqui não chega a luz do dia...
 
VEJAM COLEGAS VAI HAVER DINHEIRO PRA DAR A GREÇIA E NÃO HÁ PARA DAR AOS ENFERMEIROS DO PROPRIO PAÍS......

QUE VERGONHA, PAREÇE-ME QUE HÁ DINHEIRO PRA TUDO MENOS PRA NÓS
 
Mas qual o sitio onde onde todos vós ao fim de 6 anos ficam a ganhar 1300€/mês???
Tenham dó...Um mau acordo?
Estes acordos são revistos anualmente, e está patente (na acta disponivel no site do sep) que o SEP não concordou com a tabela salarial!!!!
Para além disto, a tabela da administração pública é a referencia para o privado...e esta tabela até é melhor que a da administraçao publica...
O SEP nunca traiu, nem trai os colegas e quem está no terreno sabe isso.
Apesar de a maioria das ameças de dessindicalização não passarem de "diarreias mentais" do tipo exorcismo...sim, sim, sindicalizem-se no sindicato do velho gordo da boina (SE) e do velho que está à beira da morte (SIPE), que a única coisa que fazem é dizer mal dos médicos!!!!
Tirem força ao SEP, pode ser que ganhem alguma coisa com isso.
Por que razão acham que o SEP tem 18000 sócios e os outros sindicatos são residuais e nem meteram pré-aviso na última greve?
Colegas, e Dr. Enf., este post apenas alimenta a desunião que o MS quer lançar entre os enfermeiros!!!!Estamos TODOS E O DR ENF TAMBÉM a fazer o jogo de desinformação do MS...
Dr enf, se está assim tão revoltado com a discriminação de enfermeiros, neste momento está ajudar o inimigo dos enfermeiros, utilizando a mesma desinformação que o MS utilizou na última greve....
ALiás, o dr.enf, até está a dar ideias ao MS...
Pense na sua vidinha, pois também dependente da força do SEP.
 
Pois caro anónimo das 9:52...nunca nenhum de nós ganha 1300, ao fim de 6 anos e imagine lá de quem é a culpa??...quem é que negoceia estas bostices tambem para a função publica...de quem é a culpa das carreiras estarem assim?...deve ser culpa do velho que está a morrer e do gordo da boina, pois esses com a sua representtividade, é que fizeram com que a maioria de nós ao fim de 10 ou 15 anos, nem 1300 ganhemos...é preciso ter lata!!...o SEP e os seus apoiantes é só tiros de canhão...cambada de inuteis!
 
Não concordo que, ao ter redigido este post, o DE esteja a fomentar desunião ou coisa parecida.

Apenas está a fazer algo que muitos também pensam, a dizer que o SEp aceitou um mau acordo, que aceitou uma carreira em que os especialistas foram à vida (eu RECUSO-ME a aceitá-lo, assino sempre como especialista).

Uma carreira que não prevê ganhos monetários e outros, com mestrados e doutoramentos, com especialidades e tempo de experiência, é um rascunho de qualquer coisa!

O SEP TEM QUE ACORDAR! A ÚNICA SOLUÇÃO À VISTA, É MESMO A GREVE POR TEMPO INDETERMINADO!

E JÁ NÃO ACHO QUE SEJAMOS UMA CLASSE DESUNIDA, POIS FACE À MASSIVA ADESÃO DOS COLEGAS ÀS GREVES, ACHO QUE ISSO JÁ DIZ TUDO!

MUITO ORGULHOSO (apesar de tudo) de ser Enfermeiro e ter-vos como colegas =)

DE, se achar bem e concordar, publicite a inscrição na PETIÇÃO POR GREVE EM TEMPO INDETERMINADO!

MAS AINDA NÃO ESTÃO CANSADOS DE SEREM EXPLORADOS???
 
Aos colegas que acumulam no privado tem bom remedio... deixem a acumulação se o ordenado não vos agradar.
Aos que só trabalham no privado, chegou a altura de sairem da sombrinha e darem a cara lutando pelo que interessa. Querem todos a papinha feita, mas se lhes falarem em formas de luta... fogem como o diabo foge da cruz. Para falar mal dos sindicatos e da OE ESTÃO SEMPRE PRONTOS... para defenderem melhores condições de trabalho e melhores salarios... os outros que lutem.
De tudo o que se passa no privado nunca os ouvi fazerem uma denuncia...
 
Tou lixado... Agora em vez de ganhar os 839 euros para o ano vou ganhar 900... Upa Upa!
 
Independentemente da parcialidade deste do blog e seus objectivos, penso que não é uma boa altura para nos desvincular da SEP (independentemente do seu trabalho ser bom ou mau). Mais uma vez apelo à nossa união, somos uma classe numerosa com um papel preponderante no sistema nacional de saude e quando terminar este braço de ferro aí sim devemos analisar o trabalho desenvolvido pelos diferentes sindicatos e tomar decisões.
 
Para o colega?? BRUNO MAURÍCIO

Isso de pense na sua vidinha é uma ameaça?!!

Tenha juízo nessa cabeça...

Infelizmente para os enfermeiros vamos estar todos dependentes e por muito tempo da borrada que o sep fez!

Quanto ao "velho gordo da boina" e ao outro "à beira da morte" Pelo menos não se venderam ao Governo...
 
" Nem por cima do meu cadáver".... É preciso ter mesmo muita lata para assinar este acordo!

Não poderemos expulsar os dirigentes deste sindicato e por-lhes um processo crime de má conduta e má fé para com TODOS os Enfermeiros?
 
É vergonhoso enfermeiros especialistas na FP com 15 anos de serviço a ganharem 1200 e colegas recém licenciados a ganharem o mesmo...É COMPLETAMENTE INJUSTO!
 
No programa "PRÓS E CONTRAS", 6 médicos e nenhum enfº.

em Saúde, parece que só têm voz os médicos. A nossa Ordem deveria ter estado atenta e requerer participar, ainda mais com a temática dos SAP e INEM. A Enfermagem, com esta Ordem, tem muito pouca voz, muito baixinha, não se escuta.

Sem poder falar, como se pode defender??
 
Pros e contras na RTP... 6 médicos...0 (zero) enfermeiros...
 
DESSINDICALIZAÇÃO DO SEP EM MASSA!!!
SEP=TRAIÇÃO

ANDAMOS A SER TRAIDOS PESSOAL.

ACABEMOS COM ESSE CAVALO DE TROIA!

DESSINDICALIZAÇÃO DO SEP JÁ.
 
Oh Colegas, eu já estou fartinho de tanto vira virou, por parte do governo, e por parte do SEP. Porra que demoram sempre tanto tempo a decidir as coisas, e quando o fazem, fazem é conteúdo intestinal como exemplifica o Acordo para os privados.

É que cantar vitória como cantava o JCM do SEP acerca do "sucesso" deste acordo, pois vá lá, subir o mínimo de 800 e pico para 900euros, ena ena, é uma enooorme vitória...

Depois claro, a macaca srª ministra contra-atacou - com que direito temos nós de pedir 1510 euros de base, quando ainda há poucos meses aceitámos 1000euros para licenciados???

Mas, se o SEP quer salvar a face, a saída, para mostrar que tem força, ao MS e aos Enfermeiros, é convocar definitivamente uma greve por tempo indeterminado!

Creio que já deu para ver que só a toque de pancada é que este governo mexe a palha.
O SEP já há muito devia ter posto este ministério em tribunal. Lembrem-se que está a ser cmetida uma ilegalidade a céu aberto, pois um licenciado tem que ser pago em mínimo de 1200euros!! E a merda desta ministra da saúde e o das finanças, não mexem uma palha para corrigir esta injustiça!

Os colegas que estão nas Forças Armadas já o fizeram, pelas absurda e gritante injustiça e discriminação ao só poderem ascender a sargento. No entanto, outros licenciados não têm qualquer chatice.

Ou por preguiça (estão-se a defecar para nós), ou por interesses corporativistas (continua a sujeira)!
MEU DEUS!!! Isto REVOLTA!!ISTO DÁ VONTADE DE TANTAS COISAS MÁS.
 
UM TRIBUTO AO COLEGA JP; ISTO É, REPETIR AQUILO QUE ELE DISSE E BEM, pelo que não é preciso acrescentar nada:

(DE: desta vez não esteve nada bem, sobretudo pela inoportunidade)

De facto somos muito pequeninos! Temos muito, muito caminho para percorrer e deixarmos este sectarismo parvo!

Não gostamos de ser comparados com a classe médica, mas deixo-vos umas questões para reflectir:
- Qts vezes ouviram uns sindicatos médicos a dizer mal uns dos outros?
- Qts vezes ouviram médicos a dizer mal da OM ou dos Sindicatos?
- Qts vezes leram críticas publicas uns aos outros?
- Qts vezes viram os Médicos a lavar roupa suja em plena praça pública? A por a nu as suas fraquezas?

Se eles discutem? Ui, muito! Mas em privado e nos locais próprios... Odeiam-se, mutilam-se, desunham-se, mas cá fora são os melhores amigos do mundo! E não mostram fraquezas a ninguém...

Para quando uma classe assim? Aprendemos tanta psicologia, dinamica de grupos, psicoterapia, psicologia comportamental e não cumprimos as regras mais básicas para elevar a nossa profissão. Se assim fosse acredito que estariamos bem melhor do que estamos hoje...
Todos damos tiros nos pés; eu, tu, SEP,o DE... mas podemos da-los sem niguém estar a assistir de camarote a regozijar-se com a nossa fraqueza...
A minha mãe sempre me disse "junta-te com os bons serás como eles, junta-te com os maus serás pior que eles"
 
Caros colegas enquanto falamos de carreira, de valorização de uma profissão. Existem empresas de contratação (sabe-se lá a quem pertencem ...)que lançam anuncios que são uma afronta.
Enviei o mail para o DR,ENFERMEIRO espero que seja alvo de um post.
o:
"A Comfort Keepers, uma das empresas líder na área de Serviços de Apoio Domiciliário, sediada em Oeiras, está a procura de um novo colaborador para a função de Enfermeiro/a que possua o seguinte perfil:
Regime Interno, Disponibilidade para permanecer em casa do cliente, de 2 a 6 feira, 24 horas por dia.
Com experiência em:
Cuidados familiares
Cuidados Pessoais
Tarefas domesticas
Oferece-se:
Integração em empresa líder no apoio domiciliário
Oferecemos pacote salarial atractivo
Folga semanal
Formação Profissional
Seguro de Acidentes de trabalho
Outros Benefícios
Enviar candidatura para:
Comfort Keepers Ref. EMP/Interna
e-mail: rh@comfortkeepers.pt
CV
Indicação de remuneração pretendida
Referências profissionais "

Eu já mandei nota de descontentamento para o mail.

a rosa no deserto do seu descontentamento
 
veja isto sr dr

http://saudesa.blogspot.com/2010/04/pobre-futuro.html
 
Está na hora de para o SNS.

Greve por 4 semanas seguidas.

Garanto resolução de todos os problemas dos enfermeiros.

Tenham tomates de uma vez por todas.
 
Lendo os comentários de alguns colegas fico preocupado pela noção de democracia e liberdade de expressão que têm. Consideram estes que em nome de uma suposta "frente comum" (onde é que já ouvi este nome...) de combate público devíamos evitar críticas internas de forma pública. Pois...em vez disso preferem a lógica do pensamento único, tão própria do paradigma comunista onde o SEP bebe a sua ideologia, onde as críticas são abafadas e os delitos de opinião condenados e "executados". Até estou admirado que não tenham começado já com as ameaças veladas. Pois bem, viver em democracia é isto. E quanto aos médicos não se esqueçam que foram dos principais opositores ao Serviço Nacional de Saúde, o que diz muito sobre a a concepção classista de sociedade que defendem. Uma sociedade de castas, onde os superiores (onde julgam enquadrar-se) fala de assuntos e num dialecto que o comum dos mortais não tem capacidade para compreender. Por isso é que não discutem os seus assuntos publicamente. Por desprezo intelectual por um lado e por proteccionismo profissional por outro. Proteccionismo que deve ser denunciado e combatido, pois a sua actuação deve ser sufragada pela sociedade. A ministra da Saúde deu boas evidências deste elitismo classista quando relativamente a Valença disse: "Eles não percebem nada de saúde". Aí é que ela se engana, porque da saúde deles só mesmo eles é que percebem. Mas os médicos sempre acharam, e continuam a achar, que sabem o que é melhor para cada um de nós... Haja arrogância e prepotência!!!
 
Estou farto de dizer sempre a mesma coisa há anos.Greve por setores e por tempo indeterminado.Como especialista há 20 anos já saí do sindicato.
 
Colegas, vamos parar de nos confrontar-mos mas sim lutar-mos JUNTOS perante a injustiça com que nos deparamos/ NOS DEPARAM!
Perante toda asituação do momento deixo um pensamento que, espero, tenha em vós o mesmo efeito que em mim:
"Justiça é consciência"
"Se você mudar o Mundo muda consigo"
ABRAÇOS
 
Andam a brincar comnosco??? Tarefas domésticas????

Greve por tempo indeterminado já!!!!!!!


A culpa disto tudo é termos receio de um nível em enfermagem que passe pela carreira de auxiliares/tecnicos de enfermagem!

Que visibilidade social tem um enfermeiro a limpar um cú?

Não estou a por em causa a importancia do acto, mas não podemos ter enfermeiros a fazer tudo!

Mais que dinheiro é preciso dar qualidade de vida aos enfermeiros. Porque se nao ha dinheiro, porque não se discute medidas e compromissos futuros de compensação?

Porque não redução do número de horas semanais de trabalho com o aumento de experiencia profissional,para compensar os enfermeiros do risco e penosidade inerente à profissão?

Para quando uma carreira justa?

Deixem de se vender ao Governo!
 
Ninguém vos apoia:
http://saudesa.blogspot.com/2010/04/pobre-futuro.html
 
DEIXEM-SE DE CONVERSAS!

SINDICATOS
INFORMEM OS VOSSOS "FINANCIADORES" DE QUANDO É A PROXIMA REUNIÃO NEGOCIAL.

DIVULGUEM QUAL É A VOSSA ESTRATÉGIA NEGOCIAL!
 
http://www.petitiononline.com/mod_perl/signed.cgi?g1r2eve3&1


GREVE POR TEMPO INDETERMINADO JÁ.

PASSEM A MENSAGEM.

80% DOS COLEGAS DESCONHECEM ESTA PETIÇÃO.
 
Esta é uma altura de união e não de confronto de opiniões.

Vamos manter-nos unidos e lutar por uma carreira digna.

Para isso, na minha opinião, só uma greve prolongada é que vai tornar isso possível.
 
https://www.blogger.com/comment.g?blogID=6730840&postID=6771294434239242209


LER ENTÃO O RESULTADO DA "EXCELENTE" PROPOSTA QUE SE DISCUTE NESTE TÓPICO.

Exemplo: "...Como se compreende que no mercado privado aceitem 900 euros de entrada e no SNS não cheguem 1200 e se exige as promoções e os horários (vide INEM) que eles querem, enquanto no privado sujeitam-se ao que os patrões lhes impõem? Só pode ser por amor ao SNS…""
 
MAS AFINAL PARA QUANDO ESTÃO AGENDADAS AS PROXIMAS REUNIÕES COM O MINISTÉRIO BOLAS??!??

O SEP TEIMA EM NÃO DIZER NADA , IRRA!
SE NÃO ESTÃO MARCADAS, MAS ESTÃO A DAR TEMPO À MINISTRA PORQUÊ??

É DAR NO FERRO ENQUANTO ESTÁ QUENTE!
 
Mais um tributo porque está tudo dito

UM TRIBUTO AO COLEGA JP; ISTO É, REPETIR AQUILO QUE ELE DISSE E BEM, pelo que não é preciso acrescentar nada:

(DE: desta vez não esteve nada bem, sobretudo pela inoportunidade)

De facto somos muito pequeninos! Temos muito, muito caminho para percorrer e deixarmos este sectarismo parvo!

Não gostamos de ser comparados com a classe médica, mas deixo-vos umas questões para reflectir:
- Qts vezes ouviram uns sindicatos médicos a dizer mal uns dos outros?
- Qts vezes ouviram médicos a dizer mal da OM ou dos Sindicatos?
- Qts vezes leram críticas publicas uns aos outros?
- Qts vezes viram os Médicos a lavar roupa suja em plena praça pública? A por a nu as suas fraquezas?

Se eles discutem? Ui, muito! Mas em privado e nos locais próprios... Odeiam-se, mutilam-se, desunham-se, mas cá fora são os melhores amigos do mundo! E não mostram fraquezas a ninguém...

Para quando uma classe assim? Aprendemos tanta psicologia, dinamica de grupos, psicoterapia, psicologia comportamental e não cumprimos as regras mais básicas para elevar a nossa profissão. Se assim fosse acredito que estariamos bem melhor do que estamos hoje...
Todos damos tiros nos pés; eu, tu, SEP,o DE... mas podemos da-los sem niguém estar a assistir de camarote a regozijar-se com a nossa fraqueza...
A minha mãe sempre me disse "junta-te com os bons serás como eles, junta-te com os maus serás pior que eles"

11:38 PM
 
OS SINDICATOS ADORMECERAM OU ESTÃO EM PERÍODO DE REFLEXÃO???

SERÁ QUE A MINISTRA JÁ LHES INJECTOU UMA UNIDOSE FATAL???

NÃO HÁ SINAIS??!!!
 
Resposta ao anónimo das 13:17 PM

“ Aos que só trabalham no privado, chegou a altura de sairem da sombrinha e darem a cara lutando pelo que interessa. Querem todos a papinha feita, mas se lhes falarem em formas de luta... fogem como o diabo foge da cruz. Para falar mal dos sindicatos e da OE ESTÃO SEMPRE PRONTOS... para defenderem melhores condições de trabalho e melhores salarios... os outros que lutem.
De tudo o que se passa no privado nunca os ouvi fazerem uma denuncia...”


- Na Convenção Colectiva de Trabalho assinada entre a Associação Portuguesa de Hospitalização Privada e o SEP , na : Cláusula 49.ª diz o seguinte:

Declaração de greve na vigência da presente convenção.

1 — Compete aos enfermeiros e designadamente ao sindicato outorgante deste CCT definir o âmbito de interesses a defender através da greve.
2 — Durante a vigência deste instrumento de regulamentação colectiva de trabalho o sindicato outorgante e até à sua denúncia por qualquer das partes, compromete -se a não declarar greve tendo como objectivo a sua modificação, excepto quando se verifique incumprimento do presente contrato colectivo, da tabela salarial a ele anexa ou das regras relativas à sua revisão.-
 
No programa prós e contras sobre reformas da saúde, verificou-se uma médico-centralização desta problemática. Ficaram de fora o contributo de outras profissões igualmente importantes da área da saúde. Este facto, tornou o programa muito redutor em termos de informação, não contribuindo para uma informação isenta e de serviço público a que estávamos habituados. Questões:
Será o declínio do programa?
Será por desrespeito às outras profissões da saúde?
Será um serviço público "em prol do governo e do ministério da saúde?"
Será por descuido ou falta de tempo em convidar outros intervenientes ou de preparação da jornalista?

pros.contras@rtp.pt
 
Caro DE
Os meus parabéns por ter abordado este tema e pela maneira como o apresenta. É chamar as coisas pelos nomes, sem pruridos.
Aguardo com espectativa o que tem a dizer sobre a carreira no público e também sobre as especialidades.

Os meus respeitos
 
Caro DE
Os meus parabéns por ter abordado este tema e pela maneira como o apresenta. É chamar as coisas pelos nomes, sem pruridos.
Aguardo com espectativa o que tem a dizer sobre a carreira no público e também sobre as especialidades.

Os meus respeitos
 
Excelente post! A ver se o sep acorda.
 
Ah é verdade, lutei e fiz greve pelos 1500, portanto é os 1500 que quero.



Luis Coutinho
 
DESVINCULAÇÃO EM MASSA DO sep

CRIAÇÃO DE NOVO SINDICATO QUE DEFENDA REALMENTE OS ENFERMEIROS.
 
DESVINCULAÇÃO EM MASSA DO sep

CRIAÇÃO DE NOVO SINDICATO QUE DEFENDA REALMENTE OS ENFERMEIROS.
 
Como pode haver um acordo onde se nega o diereito a greve? não pode ser possível e nem sequer sei se é constitucional!
Deveriam ter-se preocupado com os falsos recibos verdes... com o racio enfermeiro por doente... mas isso não importa. O que os colegas queres é so os euros.. o resto não interessa. nem que tenha de fazer camas... ou andar a despejar aparadeiras, tudo vale por 7 euros hora. Coisa que n público nem pensar... mas que no privado, vergados pelo come e cala, tudo vale.
 
Caros Colegas(enfermeiros,claro)
Não estou admirada com tanta raiva aqui descrita, somos a classe profissional mais ridicularizada e por culpa nossa. Assim;
O SEP que tem o cordão umbilical ainda muito ligado ao MS e OE, não quer aproximação do SE E SIPE, o que demonstra claramente as suas exigencias de PODER: O SE E SIPE fazem em conjunto o trabalho do CONTRA, pois não vai na cantilena do MS e batem o pé (imagine o pé do Azevedo, alem de largo azedo, quando tocam na Enfermagem). Se todos os queixosos que são mts se associassem ao SE e SIPE as nossas preocupações estavam muito atenuadas, já tinhamos de certeza as reivindicações aprovadas. Pensem, não percam tempo com acusações melindrosas e actuem, saltem do SEP, este é um Pilatos, apunhalou-nos .
 
Caro DE.

Ainda bem que mais gente tem uma opinião semelhante à minha no que toca ao SEP.
Quando enfemagem integrou o Ensino Superior, consta que o goverdo da altura queria pagar aos novos licenciados de acordo com a carreira técnica superior e, simultâneamente ir integrando os enfermeiros que fossem fazendo o chamado complemento nessa carreira mas, alguém iluminado disse que não porque os enfermeiros mais velhos (ainda Bacharéis) seriam descriminados... BURROS... Hoje com os novos enfermeiros e antigos BACH já com o Complemento estariamos todos a receber como licenciados. É triste!!!

Outra das coisas que mais estranho é não haver Assembleias Gerais nem eleições no SEP com listas diferentes onde os sindicalizados como eu possam falar e votar.
E mais... Quando é que o SEP deixa de ser o capacho da CGTP/PCP?!?

Tenho impressão que Sindicatos e MS já podiam ter chegado a acordo à muito tempo. Mas é só impressão minha!!!

Enfim, saudações a todos!!!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!