segunda-feira, abril 05, 2010

A velha história: Enfermeiros não podem ser oficiais!




"A licenciatura em enfermagem é a única discriminada nos quadros das Forças Armadas Portuguesas." link

"Têm a licenciatura mas continuam com a patente de sargento. A luta dura há anos e está agora nas mãos do Tribunal Central Administrativo do Sul.

A luta dos enfermeiros portugueses não se resume à classe civil. Os profissionais integrados nos quadros dos três ramos das Forças Armadas reclamam, há anos, a entrada na carreira de oficiais. São licenciados, mas, apesar de terem formação superior, recebem como qualquer sargento, que pode ingressar na categoria com o ensino secundário."

"O facto de os enfermeiros militares terem como patente apenas a divisa de sargento não lhes permite assumir funções de planeamento, chefia ou avaliação. Segundo um profissional contactado pelo CM, este impedimento 'é prejudicial ao exercício da função'. Ou seja, como não têm acesso à carreira de oficial, ficam limitados na cadeia hierárquica militar e podem ter um superior que nada tem a ver com a área da saúde (...)"

Incongruência sem limites: "forças" que tentam, por todos os meios, impedir a evolução dos Enfermeiros, mesmo em contextos quase inacreditáveis!

Comments:
Nos Hospitais, este governo pela mão de uma médica, quer que continuemos a ser os Sargentos da Saúde!!
 
Fui militar durante 6 anos antes de ser enfº.
Já na altura uma pessoa que tivesse o 12º ano podia ingressar como oficial ou sargento. Quem fosse enfermeiro ingressava sempre como sargento.
Estamos sempre a ser beneficiados ao contrário.

Está na altura de "obrigarmos o SEP" a convocar uma greve por tempo indeterminado.
 
Mais uma prova de que licenciatura não é sinónimo de igualdade. Nem podia...
 
Hoje em dia não apostei na carreia militar como enfermeira exactamente por isso. É uma descriminação bruta não só para nós como para os fisioterapeutas e radiologistas
 
INACREDITÁVEL!!


GREVE POR TEMPO INDETERMINADO!!

OU VERGAMOS A SONSA DA MINISTRA, OU FAZEMOS COM QUE SEJA CORRIDA DO GOVERNO!!

TEMOS QUE CONTINUAR A NOSSA LUTA, SEM DESMOBILIZAR!
 
Eu sou enfermeiro no exercito... e só digo uma coisa se o lobbies e o status quo na sociedade civil não permtirão a equalização... num ambiente ditatorial como asa forças armadas será praticamente impossível... mas acredito que a justiça faça o seu trabalho...
 
"O facto de os enfermeiros militares terem como patente apenas a divisa de sargento não lhes permite assumir funções de planeamento, chefia ou avaliação".
Sou médico e sou militar. Entrei para medicina e já era capitão das forças armadas. Hoje sou coronel e presto serviço no hospital militar.
Pergunto-me eu para que quer um enfermeiro "assumir funções de planeamento, chefia ou avaliação"?
Façam apenas aquilo para o que estudaram e cumpram as ordens que vos são dadas. Para assumoir as chefias, o planeamento e as avaliações, estão os militares com formações MILITAR!
Pela Pátria, marchar, marchar...
 
Portugal um Pais de m***, nos EUA um familiar meu, enfermeira é Tenente Coronel, lá não há qualquer problema em ser a mesma a "dar ordens a médicos" de patente inferior...obedecem pianinho...
 
04 Abril 2010 - 07h55 | É assim Mesmo

Um enfermeiro ser Major e o médico ser Capitão! Isso não dá, pois o médico manda e o enfermeiro obedece! Lx.

"UM COMENTARIO DE UM TONTO: POIS DIGO-LHE QUE NEM NOS HOSPITAIS O MEDICO MANDA NO ENFERMEIRO, NEM O ENFERMEIRO MANDA NO MEDICO...É MESMO DE UM BURRO ESTE TIPO DE COMENTARIOS...
 
realmente é lamentável..... mas que mundo nos estamos, o que nos fizemos de mal?!!!!! para nos fazerem isto, salarios injustos, patentes injustas.....
 
Esta é uma guerra antiga, mas completamente actual...
Há alguns anos atras, começou a crescer o descontentamento nestes profissionais das Forças Armadas(FA) e o Ministério da Defesa resolveu o problema dos 3 ramos das FA e GNR de uma forma "cirúrgica". Ofereceu uma Pseudo Pos-Graduação de Técnico de Diagnóstico e Terapeutica de Enfermagem, ministrado numa Escola de Saúde Militar. Estes profissionais passaram a Enfermeiros Oficiais, mas com desiganção de Técnico Enfermeiro.
O problema continua e aqueles que não foram incluidos na ultima remessa de Tecnicos, continuam a desempenhar funções na classe de Sargentos.
De referir que actualmente, as habilitações minimas exigidas para qualquer curso de ingresso como Oficial do Quadro Permanete das FA, são as mesmas que as exigidas para Enfermeiro na classe de Sargentos do quadro permanente, o que se traduz numa enorme injustiça.(
http://www.ep-sargentos-exercito.rcts.pt/normas/anexos-PDF/Normas_Admissao_39CFS.pdf )e ( http://www.academiamilitar.pt/condicoes-de-admissao.html )
Se quisermos fazer uma pequena referencia histórica, podemos referir como precedente a questão das enfermeiras Pára-quedistas que no tempo da guerra colonial, eram já Oficiais.
 
"Portugal um Pais de m***, nos EUA um familiar meu, enfermeira é Tenente Coronel, lá não há qualquer problema em ser a mesma a "dar ordens a médicos" de patente inferior...obedecem pianinho..."

Engraçado, ja vi por diversas vezes reportagens alusivas à medicina de guerra, e nunca vi enfermeiros de patente superior a Médicos, muito menos a darem ordens... Mas deve ser la no pseudo-hospital da sua familiar, ou entao não devia acreditar em tudo o que lhe dizem...
 
Sr dr do exercito, que formação militar teve diferente de um enfermeiro? Pessoas como o senhor não fazem falta em lado nenhum, apenas vêem o que tem em cima dos ombros, pois respeito e educação não se educa, quer pois mais riscas que lhe coloquem aos ombros. É triste estar num exercício militar e os avaliadores estrangeiros dizerem " epa os vossos socorristas são muito bons" e depois terem de explicar que não era socorrista mas sim enfermeiro e ele perceber isso foi complicado, pois nas forças armadas de países evoluídos, ou seja, os restantes da UE menos Portugal são todos oficias, ate a Grécia só para terem uma noção.
 
A PATENTE NADA TEM A VER COM PRESCREVER E ADMINISTRAR, NEM COM CUIDADOS DE ENFERMAGEM, NEM COM TRATAMENTOS MÉDICOS, A PATENTE APENAS É ISSO MESMO UM POSTO, SE O ENFERMEIRO É CORONEL E O MEDICO CAPITÃO QUALO PROBLEMA UM DIA TB CHEGA O MÉDICO A CORONEL, EXERCITO E ARMAS NADA TEM A VER COM PROFISSÕES A DESEMPENHAR...GUERRA É GUERRA...
 
Se um piloto for capitão, e o engenheiro de voo for major, quem manda? Sempre o mesmo, cada um tem a sua função bem assumidas e distintas.
 
"facto de os enfermeiros militares terem como patente apenas a divisa de sargento não lhes permite assumir funções de planeamento, chefia ou avaliação".
Sou médico e sou militar. Entrei para medicina e já era capitão das forças armadas. Hoje sou coronel e presto serviço no hospital militar.
Pergunto-me eu para que quer um enfermeiro "assumir funções de planeamento, chefia ou avaliação"?
Façam apenas aquilo para o que estudaram e cumpram as ordens que" vos são dadas. Para assumoir as chefias, o planeamento e as avaliações, estão os militares com formações MILITAR!



QUANDO TU TIVERES FORMAÇÃO MILITAR, ESTAVA O PAIS EM RUINA. SE FORES MILTAR, E MÉDICO, ENTRA EM CONTACTO TIRAS AS DIVISAS E DEPOIS VEMOS QUEM MANDA E QUEM SABE....MAMA SUMAE....ENFERMEIRO
 
O cORONEL médico disse:
"Hoje sou coronel e presto serviço no hospital militar". Logo é Director dum Hospital e responsavél pelo caos que se vive nestas instituições.
É por comandar e gerir como pensa que os HMR1(Porto) e HMP e HMB(Lisboa) estão com as Consultas Externas ás moscas e os militares inteligentes preferem ir ao privado e ser atendidos por médicos bem mais cultos que um cORONEL que é médico Militar/ Oficial por cunha.

Pensa dessa forma porque os referidos acima (3:35 PM) e recém chegados "Tecnicos DT" Enfermeiros Oficiais já começaram a chegar a Capitão e agora tem de negociar com profissionais mais humanos e capazes que os antigos chefes de serviço (OF/Directores de Serviço) dos Enfermeiros Sargentos que não podiam propor alterações ao mesmo nivél ou melhoria da qualidade dos serviços era deturpada pela hierarquia conveniente?
- Não seja tão...!! Sem ofença ao animal.

O tempo em que as JHI e os Processos de Desvalorização eram ditados por encomenda de um CORONEL CMDT do Regimento já lá vai há muito, mas infelizmente ainda estão presentes no "pensamento" de alguns SENHORES DOUTORES MEDICOS e MILITARES POR CUNHA...
A sua ideia de formação militar é no minimo delirante!!

Já agora: Será que se um Coronel Pára-quedista estiver numa sessão de saltos como saltador, sai da posição á porta do avião para dar ordens ao Alferes ou Tenente Piloto Aviador, advertindo-o que está a voar muito depressa?? LOL
...A sério SENHOR DOUTOR cORONEL MEDICO e
MILITAR POR CUNHA?!?!

A sua ideia de formação militar é realmente interessante... quem sabe paranoica até!

ASS:
Um Militar que sabe o que diz!
 
Para o "major" cá do sítio (o das 7:34AM), fica um pequeno exemplo:
-http://armynursecorps.amedd.army.mil/index.cfm

O menino quer mais, quer?
 
A sáude não é nada sem a classe dos ENFERMEIROS.
SE NÓS QUISERMOS paramos Portugal e aí a sociedade e os Srº(s) Drº(s) Médicos poderão fazer uma avaliação da situação e constatar o papel fundamental que ocupamos.
Não nos deixemos corromper por tempos de espera para a tomada de posições,... em frente, em frente. A Razão está do nosso lado.
 
Após a leitura do comentário do médico CORONEL, apenas me resta referir que o Srº deve viver num casulo. Desde quando o enfermeiro não pode assumir papel de coordenador ou orintador na vertente militar??? Tem tanta formação militar como os demais, quando é necessário convocações mais depressa vai o enfermeiro do que o médico e porquê? Quem é que está mais vocacionado para chefiar uma equipa de enfermeiros e efectuar todo o seu planeamento,... Tenho a certeza que é o enfermeiro pois está dentro da sua área. Vamo-mos deixar de guerras entre enfermeiros e médicos "Coroneis" :) e ter o discernimento sudável de ver as situações tal e qual como elas são.
ENFERMEIRO LICENCIADO = TÉCNICO SUPERIOR = OFICIAL vertente militar.
 
Sou Capitão TEDT (foi o nome que quizeram dar ao nosso quadro), mas sou enfermeiro (licenciado)com muito orgulho...o meu curso de capitão teve 6 meses os dos senhores doutores médicos tinham 8 semanas, para ingressar no quadro permanente do exército tive 1 ano de formação militar nas Caldas da Rainha, para ingressar no quadro de oficiais tive 1 ano no Politécnico do exército e quando for frequentar o curso de majores faço o mesmo tempo que os senhores doutores médicos actualmente, porque anteriormente estes senhores faziam menos tempos. Como podem concluir tenho muita mais formação militar que a grande maioria dos oficiais médicos...
Sou enfermeiro licenciado e sou capitão e continuo a defender que os meus colegas enfermeiros deveriam ser todos oficiais, é um direito que eles têm. Mais, no primeiro concurso que abriram para enfermeiros contratados para sargentos, exigiam a licenciatura em enfermagem, e na parte dos psicotécnicos tinham que ter perfil de oficial, esta condição foi publicado em diario da républica. Mas mais fica dito que se um enfermeiro licenciado optar para vir contratado para a instituição como enfermeiro, fica como sargento, mas se abdicar de ir como enfermeiro ja pode ser oficial de outra arma ou serviço...so pode ser mesmo brincadeira...é licenciado na mesma.
E senhores doutores que são contra os enfermeiros militares serem oficiais, não tenham medo de nada, vocês prescrevem e a gente administra...agora em termos militares o mais graduado é o que manda...e os médicos ja foram avaliados/comandados por oficias de infantaria, cavalaria, artilharia, etc...e nunca se preocuparam e agora têm medo do quê?...força colegas enfermeiros militares..
 
Em resposta a um coronel médico que disse "O facto de os enfermeiros militares terem como patente apenas a divisa de sargento não lhes permite assumir funções de planeamento, chefia ou avaliação".
Sou médico e sou militar. Entrei para medicina e já era capitão das forças armadas. Hoje sou coronel e presto serviço no hospital militar.
Pergunto-me eu para que quer um enfermeiro "assumir funções de planeamento, chefia ou avaliação"?
Façam apenas aquilo para o que estudaram e cumpram as ordens que vos são dadas. Para assumoir as chefias, o planeamento e as avaliações, estão os militares com formações MILITAR!
Pela Pátria, marchar, marchar"

Ó Exmo, já estou a ser mais ponderado que V/Exa, e espero comentar de uma forma educada (Coisa que V/Exa não tem), alguém que fala desta forma pode ser coronel médico das FA, mas carece de muita educação e moral. Tenho 32 aos de carreira como enfermeira e conheci de bem perto, grandes colegas enfermeiros militares, que ombreavam a carreira e a função que tinham, invejavam muitos professionais desta área, pela qualidade e capacidades que mostravam. Sei de muitos que melhoravam a sua formação, trabalhavam em hospitais civis, perdendo noites e fins de semana de descanso, em prol da sua auto-estima e em prol da instituição que sempre os achou mais um elemento. Tenha dó Sr Coronel, a si a instituição deu-lhe tempo para formação, tempo para internatos, tempo para congressos, tempo para viagens, e, até tempo para dar umas perninhas em trabalhos extras. E, durante a sua ausencia no quartel ou hospital, o desgraçado do enfermeiro cubria-lhe as costas. Tenha dó, e seja humano e não pense somente com aquilo que tem nos ombros, porque acredito que quando a Patria tiver que marchar e lutar, os meus colegas enfermeiros irão com a maior convicção, empenho e atitude, em nome de Portugal como sempre fizeram. A si, resta dizer-lhe que tenha a coragem de uma patente superior nas FA, e não se esconda atrás do anonimato, e não menspreze quem tem formação e direitos, não faça também V/Exa parte de um sistema ditatorial. Seja Homem, e deixe os Srs enfermeiros que vestem a camisola de Portugal com estima e virtude defenderem os seus direitos, e quando eles forem oficiais, acredite que não lhe devem tirar o lugar, nem respeitá-lo como médico que todos são...
 
"Sou médico e sou militar. Hoje sou coronel e presto serviço no hospital militar.
Pergunto-me eu para que quer um enfermeiro "assumir funções de planeamento, chefia ou avaliação"?.

O Sr Coronel médico quere a resposta?...é para se poder progredir e gerir melhor os dinheiros de todos nós...que pessoas a pensar como você nunca foram capazes...e diga-me para que queremos hospitais militares senhor coronel médico?..médicos e enfermeiros militares deveriam ser operacionais...mas não..vocês continuam a querrer os tachos nos hospitais militares...os enfermeiros têm o direito a ser oficiais sim...ja ha alguns e não tarda ja vai haver majores...mas todos os enfermeiros licenciados deveriam ser oficiais...
 
Sou enfermeira e sou militar, lamento muito a descriminação que existe nas Forças Armadas. Sinto-me triste e revoltada com a organização mas também sinto que os nossos representantes na saúde não lutam pela nossa defesa. Olhando para o futuro já não tenho esperança que algo mude, resta-me seguir o meu caminho para desempenhar a profissão que escolhi: Enfermagem. Lamento que esse caminho não seja nas Forças Armadas, mas já chega de descriminação. Para injustiças fico na vida civil onde elas se resolvem com lutas dignas.
 
Sabe senhor coronel, médico, já conheci alguns a quem lhes foi dito: "Nem és bom médico nem bom militar..." e porque os enfermeiros são incultos e pouco dignos de ascender à carreira de oficiais, gostaria de lhe deixar talvez a resposta:
A reorganização do exercito português pelo Marechal Conde de Lippe assentou nos sargentos, não fazendo mais do que, (tendo em conta a inexistência de uma saída mais rápida) formalizar uma situação existente. No seu decreto de 16 de Fevereiro de 1764 reconheceu aos sargentos a competência para responder pelas companhias, determinando também, que eles "deveriam saber ler e escrever correctamente, porque o oficial comandante poderia não o saber por ser fidalgo".
Bem e o senhor parece mais um... Fidalgo de outra época.
 
Pena...
 
De facto, o grande problema deste país é a corrupção e a burrice, para não falar na malandragem e no factor cunha. Como tal, tais predicados estão distribuídos por todos os sectores da sociedade e as forças armadas não são excepção. Assim sendo (e enquanto houver militares com graus académicos iguais aos demais a pensar que são superiores e que mandam nos outros), há muita gentinha estúpida com patente de oficial, sejam médicos ou de outra especialidade qualquer, a dar ordens! De facto, o Enfermeiro deve ser um bicho papão para muita gente que, nem devia ser militar e muito menos oficial. Sou Sargento Ajudande, tenho 32 anos de serviço, uma licenciatura, duas pós-graduações e um mestrado. A maioria dos oficiais que lidam comigo têm uma licenciatura e alguns o ensino secundário. Não considero que nenhum seja superior a mim em nada, ou seja, só em patente. O grande problema que todos põem é o facto de, um enfermeiro ter patente superior a um médico. Sim, é um problema... para gente burra!!! Dentro de uma organização (militar ou civil) há sempre duas vertentes: Técnica e hierárquica. A vertente técnica define as competências dos elementos envolvidos numa missão. A vertente hierárquica define a patente dentro da instituição. Nunca pode haver confusões ou misturas dos papéis sociais que todos os intervenientes desempenham na sua actividade profissional e dentro da instituição a que pertencem!!! Mas, infelizmente, há por aí muita gente ressabiada...

 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!