quarta-feira, abril 28, 2010

A força da investigação.

A investigação é a pedra angular de qualquer ciência ou profissão. É a energia motriz de sua evolução, da sua intenção em explorar e se adaptar à realidade através demanda de novos conhecimentos, com o sentido profundo de renovar, permanentemente, as estratégias de intervenção face ao objecto. Isto é, a grosso modo, investiga-se para conhecer mais e fazer melhor.

A evidência científica perfila-se como a insígnia que desbrava o caminho, pelo que todas as organizações profissionais devem sensibilizar para a sua importância e estimular, motivar, os seus membros a investir os seus esforços no respectivo domínio. Não basta referenciar, é imperativo consubstanciar: operacionalizar!
Profissão que não investiga - atrofia, decai, torna-se moribunda. Regride, não acompanha o devir. É incapaz de se modelar ou responder às exigências da malha científica, humana e social.

A Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros (uma vez mais!) encabeça a mudança de paradigma e de visão na gestão do rumo da Enfermagem. Criou a Bolsa de Investigação Enfermeira Maria Aurora Bessa (com prémio monetário: 2000 euros) -  transformou o Prémio de Investigação com o mesmo nome em Bolsa, para promover a investigação - que visa premiar os melhores projectos, ateando o espírito e o progresso científico, a competitividade salutar e materialização de um manancial saberes próprios e característicos, assim como partilhados em estreita colaboração.
Este incentivo já revelou o seu sucesso ao registar 7 candidaturas, o que é inédito na OE!
Incontestavelmente, este é o caminho
_____________________________________________________________________________
Para ler mais sobre o tema, deixo o link do Workgroup of European Nurse Researchers

Comments:
só uma correcção: a secção regional do sul já tem desde há 4 anos o prémio de investigação Mariana Diniz de Sousa com um prémio de 5000 euros, além de que o trabalho vencedor e as 3 menções honrosas do ano passado até foram publicados num livro feito em parceria com a SRS e a Lusodidacta...
 
O enf germano couto e a sua equipa têm dinamizado tudo o que diz respeito à enfermagem. Uma pedrada do charco da passividade em que vivem as outras estruturas da profissão.
Mais uma vez parabéns!

Seria com agrado que o enf germano couto se candidatasse a bastonário"
 
Mais um aspecto que vem reforçar o que toda a gente sabe: o Enf. Germano Couto é um lider com visão e estratégia para a Enfermagem. Parabéns para si e toda a sua equipa. É deste tipo de intervenções que a profissão necessita.
 
Enfermeiros a investigar!?
Façam aquilo que sabem fazer e deixem a investigação para quem sabe investigar.
 
2000 euros como bolsa?

equiparem-se agora uma vez mais às bolsas existentes nos professores e para os médicos... já que o salário também tem comparação...
 
Bolsa de Investigação em ENFERMAGEM, sim...
Os anónimos de outras profissões que a façam nas suas áreas, pois os enfermeiros sabem muito bem o que fazer para concorrer a esta bolsa.
Uma iniciativa de louvar pela OE Norte.
 
A Secção Regional do Norte promove no dia 11 de Maio, Dia Internacional do Enfermeiro, na Fundação Cupertino de Miranda, Avenida da Boavista, em frente ao Parque da Cidade, um Debate Político, onde serão abordados temas actuais da Enfermagem, como a Emergência Pré-hospitalar. Vamo-nos afirmar perante o poder político! Compareçam e divulguem!
 
Só uma correcção ao primeiro comentário do post: o prémio Mariana Diniz de Sousa foi entregue uma única vez e no ano passado não houve atribuição por falta de qualidade dos trabalhos a concurso.
 
É de lamentar a não publicação de certos comentários...mesmo os que, aparentemente não são ofensivos...podendo proventura servir à carapuça dos visados...

Relativamante ao post das 12:27PM
A SRN passou a "medir" forças com as restantes SR's da mesma Ordem Profissional?!!!

Está na altura de aplicar o velho ditado:
olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço
 
Belíssima iniciativa da OE Norte. Mais uma vez o Enf. Germano e a sua equipa estão de parabéns. Também concordo que deveria candidatar-se a Bastonário
 
Então dr enfermeiro? Isso é que tem sido rejeitar comentários!!! Quando tu és o primeiro a dizer que a enfermagem é só ética e paninhos quentes está certo, quando alguém diz exactamente o mesmo, mas não é enfermeiro, aí já não serve!

Faz-te um homenzinho e refuta críticas, não as CENSURES!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!