terça-feira, abril 27, 2010

Matemática.


Não há dinheiro para os Enfermeiros, mas há hospitais portugueses a pagar 140 euros/hora a Médicos tarefeiros. Nesta caso particular, umas escassas 19 horas/semana rendem mais de 10 mil euros por mês. 
Relembro que o Ministério da Saúde propõe 1200 euros mensais para o ingresso na carreira de Enfermagem. Estes Oftalmologistas auferem, aliás, roubam, esse montante em pouco mais de 8 horas (a estas 8 árduas horas, convém subtrair o tempo do café, televisão, soneca e as esfumaçadas de relaxamento-e-não-sei-que-mais).
Nesse mesmo Hospital, os Enfermeiros (prestadores de serviços) necessitam de trabalhar quase uma semana para lucrar a mesma quantia que um Médico arrebanha em 60 minutos. Aliás, o Médico em 114 segundos ganha mais do que um Enfermeiro numa hora! Um Enfermeiro precisa de trabalhar 32 anos para igualar a quantia anual de um Médico!
Mas se compararmos com o Hospital ao lado, um Enfermeiro precisa de trabalhar quase 53 anos para se fazer equivaler ao rendimento de 12 meses de um Médico Oftalmologista, ou seja, uma semana desse Médico rende mais do que a remuneração anual de um Enfermeiro. 
Não sei se foi suficientemente claro e objectivo.
________________________________________________________________________
P.s. - As listagens com os valores da prestação de serviços médicos estão disponíveis nos sites de inúmeras entidade hospitalares. É uma "espécie" de obrigatoriedade-coisa-e-tal.

Comments:
É pôr os enfermeiros a operar cataratas...
 
Pois claro assim já se vê como se justificam alguns médicos sindicalistas que dizem que os enfermeiros quase ganham o mesmo que eles por isso pedem aumentos de 1700€ no escalão que determina o inicio de carreira médica, é depois vê-los a passear o estetoscópio nas urgências e a dar umas fugidas da mesma quando ela complica...mas sim lá está um enfermeiro perito que deve ter resolvido tudo...e isto não são só nas urgências, são também nos serviços de internamento, que quando se tenta que o médico de prevenção apareça o problema quase fica resolvido por outro que se chama da urgência...agora só faço o que me compete e diz respeito, o resto quando alguém reclama mando para os tribunais, livros amarelos e todas essas coisas que em Portugal são do reino do faz de conta, basta ler uma noticia no DN Madeira para verem após 18 anos de luta judicial por um caso que começou em 1992 estava eu na UCINP...mas este lá chegou ao fim...se se tratasse estes tipos como comuns mortais, se se aumentasse a autonomia e independência dos enfermeiros nos hospitais e claro se pagasse como deve ser, penso que a infecção hospitalar descia 80%, e a mortalidade por negligencia grosseira também..., ai dos doentes se não fossem os enfermeiros peritos que ainda existem em alguns serviços...mas digo também que tenho a honra de trabalhar numa equipa em que alguns justificam bem o que ganham, outros saia mais barato fazer um contrato outsourcing com hospitais privados e operar lá fora tipo a grosso...pena que um dia tenhamos uns gestores que façam, e já estão a fazer da saude um supermercado "Sangue Doce"
 
Eu até concordo que os médicos ganhem mais que enfermeiros...e também ganhem mais que professores, engenheiros, ...

Tudo bem ...

Mas ... o que se está a passar é aberrante!!!!

E não digo mais, e a culpa não é dos médicos, é de quem nos dirige, isto é uma questão política!

"É pôr os enfermeiros a operar cataratas..." - que comentário mais idiota!


Zé do Povo
 
É pôr os oftalmologistas a dar entrada do doente na unidade de internamento, a preparar os doentes para cirurgia (análises, Rx, ECG, etc), preparar o material necessário para a cirurgia (grstão de stoks, esterlização do material cirurgico etc.), auxiliar durante a cirurgia no bloco operatório (cirurgião e anestesista), fazer o recobro pós-operatório, preparar o doente para a alta... isto ao preço hora do trabalho do Enfermeiro (7 Euros/hora)!
 
Mais grave é o que acontece frequentemente nos hospitais deste pais, em que, estes e outros senhores, estão de serviço ao hospital a "ganhar" estes valores e ao mesmo tempo estão nos seus consultórios privados, em quanto os doentes se vão acumulando nas urgências...!!!

E depois ficam com "má cara", quando são chamados ao seu posto de trabalho, porque tiveram que deixar de "roubar" os clientes do consultório privado...!
 
Mas isso interessa para alguma coisa? Enfermagem é enfermagem e medicina é medicina! Ganhar muito dinheiro? Todos queremos...
 
São os crakes, só que em vez de ser da bola, é do olho!
 
é triste que os nossos governantes nao aprendam com o que se está a passar na grécia. nao se pode dar um aumentozinho de 1 ou 2% aos pobres e depois gasta-se balurdios neste tipo de coisas ou bonus ou nas greves. onde vamos parar? e nós entao, parece que fizemos algum mal à mulher que ela, ela quer tirar-nos tudo. proponho baixas psiquiatricas todos os meses...
 
É triste é que ninguém diga mais nada do que nos interessa!!!!!!!!
 
alguém se digna a informar o que cozinha lá para os lados do Ministério?

enfermeiros commmmmm ervilhas????????
 
Ao comentarista de: "É pôr os enfermeiros a operar cataratas", eu respondo: trabalhando esses srs individualmente, sem uma chefia que valide o seu trabalho, como se fazia antigamente, tenho muitas dúvidas que todas as cataratas sejam cataratas!!! O que aconteceu neste pais? Uma invasão de cataratas??!!!

Quem valida estas situações??? Resposta: Eu sozinho, free lancer e mais ninguém!!

Belo Portugal...
 
A comparação faz sentido, não pela simples comparação mas, se pensarmos nos argumentos usados pelo ministério da saúde para não aumentar os enfermeiros: o estado do país, a não autorização do ministério das finanças, não haver dinheiro...

Se as políticas do governo e do ministério fossem realmente para a contenção de custos teriam profissionais nos quadros das instituições a fazer o triplo do trabalho e a receber 3 vezes menos! A isto poderia chamar-se um produtividade elevada. Assim o que se passa é apenas um esbanjamento do dinheiro dos contribuintes.

Mas é de realçar que os hospitais fazem isto porque podem, porque as medidas aprovadas pelo governo PS para evitar tais situações só serviram para iludir o povo. Isto só chegou a este ponto devido a mais de 20 anos a sermos governados por governantes incompetentes.
 
Sinceramente a mim não me interessa quanto ganha a classe médica, se o ganham é porque lutaram para ter esse reconhecimento, o que me interessa é saber quanto vai ganhar a classe de enfermagem, o que eu quero é que a sociedade me reconheça como licenciada, e isso parte muito de nós! Se pararmos um bocadinho de olhar para a sombra dos outros talvez seja melhor
 
Como pode a Srª Ministra dizer que não há dinheiro para aumentar os Enfermeiros, quando se esbanja assim dinheiro, em prol da engorda dos bolsos dos seus colegas Médicos???!

É que, devo reiterar o que vem sendo dito, não existe qualquer ressentimento quanto aos nossos colegas de trabalho médicos, mas serve este post para demonstrar as evidentes injustiças e desigualdades que ocorrem na Saúde.

É revoltante, quando a ministra atrasa e impede a nossa readequação salarial - há muito (demasiado) tempo devida!! - e se prepara para aumentar o salário base dos médicos! E não contempla o nosso merecido aumento!!

Isto se calhar só lá vai com alguém a barricar-se num dos wc do parlamento, ou atirar tartes à cara da ministra, ou furar pneus ao pizarro, ou...

enfim, à medida que o tempo passa, a paciência esgota, e o bom senso, por vezes, minga com ele.. Farto, fartinho de tanto esperar por alguma coisa de bom.

Sindicatos, esperemos que a ameaça de paralisar os blocos, seja para cumprir.
Esperemos que as "medidas radicais" avancem!

Já passou demasiado tempo não acham? E não concordam que só tem a ganhar com isto, a sôdona ministra? Que só quer dar aos médicos, e aos enfermeiros, um manguito bem mandado??....
abraços
 
Saudações,
A comparação FAZ TODO O SENTIDO, todo. Julgar-se que os médicos são incomparáveis, insuspeitos, "desinteressados", é uma verdadeira demonstração de mediocridade intelectual.
Não há INTOCÁVEIS, mormente quando estamos perante uma "massa de vendilhões". Não se há-de comparar? É UM DEVER MORAL E ÉTICO comparar, ou dito de outra forma, DENUNCIAR.
Meu Deus, em que fosso se converteu a medicina. O Abel Salazar, o Miguel Torga, e tantos outros, quantas voltas não terão já dado...
Este país está a saque. É que nem se dão ao decoro de "camuflar". Bando de saprófitas. Reafirmo o que disse em tempos: quando começarem as amotinações, contem comigo. Lá estarei com o cocktail molotov...
 
Realmente... A comunicação social que gosta tanto de escândalos deviam dar atenção a estes casos... Mas não... Preferem fazer prós e contras na RTP1 e meter pessoas a falar e que falam bem mas não dizem nada... Acho que vou concorrer para Medicina este ano... :)
 
A desigualdade deste pais é grotesca, parece que precisa de um novo 25 de abril para a igualdade de tratamento seja estabelecida. A diferença entra classes é vergonhosa. sejam justos, já existe muita gente descontente, qualquer dia há uma nova revolução
 
Como se a gigantesca maioria dos médicos ganhassem valores como estes no publico... continuam mais preocupados com os Medicos do que com os proprios enfermeiros, quando só pela comparaçao com Medicos ja entram a perder. Mas depois admiram-se que nao tem o respeito e reconhecimento que (acham) merecer...

DE engraçado que continuo a ver aqui comentarios com termos muito pouco proprios... mas como sao dos amigos vale tudo, certo?
 
DE por favor explique-me aqui uma coisa: Porque é que no seu blog insiste em fazer comparações com médicos e respectivos salarios, mas durante a recente greve, em dia nenhum se ouviu frente às camaras de TV este tipo de comparações?? Com professores sim, mas médicos ja não...entao?
 
Realmente é ignorante e muito estúpido, para não dizer burro, o comentário das cataratas,é que não existe qualquer relação, ora a disparidade de salários face ás mesmas responsabilidades jurídicas na execução e prestação de cuidados de saúde é justamente igual para médicos e enfermeiros, quando "sentam o cu" numa qualquer cadeira de um tribunal, o que não é igual nem justo são os vencimentos serem tão dispares, por exemplo um médico com o mesmo tempo de serviço, e com equivalente peritagem ganha dez vezes mais que o enfermeiro, ou seja ganho 1600€/mês, o medico saca 16000,00€/mês isto é diferença ou não, quando muitas vezes somos nós a assumir por telefone "executar determinadas funções" prescritas pelo clínico que o safam de sair do conforto da lareira, quando estamos nós a fazer noite com a "mão dentro do problema"...muitas vezes um doente agitado, o enfermeiro segura-o com uma mão, com a outra liga ao médico e com a outra administra e com a outra ainda muitas vezes se defende da agressão, física, porque a verbal sempre lá está...contaram as mãos...e quando exigimos mais condições de trabalho e de segurança nos serviços com dotações seguras de pessoal, aparece sempre um medico ignorante, geralmente director clínico, que mete a mão na questão e opina sem saber sobre dotações seguras, sempre com respeito pela premissa POUPAR para CRESCER para outros que são sempre os mesmos...OS MÉDICOS...quando se fala em contratar mais assistentes operacionais, para pagar 1,25€/h não à verba disponível, para contratar um medico tarefeiro que ás vezes só faz asneira da grossa na urgência e que coloca em risco a instituição ser processada por negligencia á sempre "cacau" para estes tipos, para os que limpam fraldas, empurram macas, despejam mijo e merda, mantêm os doentes limpos e confortáveis e acima de tudo não têm medo de meter a mão na merda, nunca existe dotação financeira...falo também de Assistentes Operacionais pois é uma vergonha o que se lhes paga e o que se lhes exigem...tanta "Carregetice" e ignorância...agora querem em inicio de carreira os senhores doutores de dr pequenino começar a ganhar 4000€ mês, para depois terem um enfermeiro perito a seu lado a limar as arestas...
 
Continuamos À espera de NOVIDADES NAS NEGOCIAÇÕES!!!!
 
não há comparação possivel entre medicos e enfermeiros, um medico não trabalha sozinho um enfermeiro trabalha sozinho!, no dia em que encontrar um medico a prestar cuidados de higiene a um doente acamado e escariado, por ex., neste dia podem fazer comparações, no dia em que o enfermeiro administrar tudo o que o medico prescreve e o doente morrer neste dia alguem pensa afinal talvez seja preciso mais enfermeiros e menos medicos incompetentes que so sabem e ganhar dinheiro com a cabula ali ao pe, o computador, emfim as pessoas se soubessem a importancia que tem um enfermeiro não faziam determinados comentarios inresponsaveis, porque os enfermeiros são indispensaveis junto do doente e da familia.
 
eu gostava de saber como esta a nossa, dos enfermeiros, situação salarial, há dinheiro para abrir serviços, para pagar a pessoas incompetentes, festinhas quando a ministra vem inaugurar um serviço, etc, e para nos que estamos 24 horas ao pe do doente,não podemos abandonar o serviço se não formos rendidos, corremos a acudir aos doentes, almoçamos um a um, não temos feriados nem fins de semana, para nos nunca há dinheiro para pagar o que na verdade deveriamos receber, alguem tem duvidas?, eu convido alguem que queira tentar entender como um serviço funciona e com quem, venha, pode fazer-se de doente e venha a um serviço de urgencia, tenha atenção quem esta sempre presente, quem esta sempre junto do doente, por quem espera o doente?, o serviço e "alimentado" por quem??
 
Isto são as leis do mercado...

Nós enfermeiros, pela mão da OE e SEP ainda estamos a dizer que há falta de enfermeiros...

Como podemos ser tão asnos?...
 
Quando há enfermeiros-chefe a auferir mais que o próprio director clínico do serviço em questão já não se manifestam.

Por estas bandas proliferam os fãs do conveniente, a começar pelo próprio autor, que com tremenda astúcia e de forma deveras abusiva apela à ignorância dos seus mais fiéis seguidores...
 
Quase todos os enfermeiros do meu SU ganham mais que eu que sou médico. E nunca ninguém me viu a reclamar apesar de em algumas situações o achar extremamente injusto.

Vou também fazer um post no meu blog sobre este tema. A diferença é que como os médicos não são tolos, ninguém me vai bater palmas como se vê aqui.

As regras do mercado estão aí para quem as quer. Quem não sabe viver com elas, vive no mundo errado.
 
Sou médico interno de cirurgia geral e trabalho quase 50 horas semanais, apesar de por lei só ser obrigado a trabalhar 40 horas. Dessas 50 horas 12 são de urgência. O meu ordenado mensal é cerca de 1400 euros o que dá um valor à hora de cerca de 5 euros já com os descontos. Há enfermeiros que ganham muito mais do que eu a fazer muito menos e com muito menos responsabilidades. Parece-me ijustos estes comentários dos senhores enfermeiros. Claro que os oftalmologistas ganham quanto querem, não só aqui em Portugal, mas em qualquer país. Costumamos chama-los de "Catarateiros".
No entanto, é injusto irem buscar esse exemplo e coloca-lo no Blog como se todos os médicos ganhassem 120 euros à hora sem fazer nada... Defendam os vossos interesses, mas tenham um pouco de respeito por quem trabalha que se farta por uns tostões, porque nem todos os médicos são mercenários nem encaram a medicina como um negócio como estão a fazer entender.
Obrigado
 
Srs Enfermeiros parem de inventar salários milionários aos médicos. Sem querem saber quanto um médico ganha de verdade vão a: http://www.simedicos.pt e cliquem em tabelas salariais. Vão confirmar que o salário dos médicos não é muito diferente de um enfermeiro para os mesmos anos de serviço. Deixem de ser invejosos... não ganho um décimo dos tarefeiros a hora e não tenho inveja deles, o dinheiro não é felicidade. A inveja é um sentimento muito feio...
 
Como diz o outro... Estudasses...
 
Vocês pensam que os Enfermeiros vivem no mundo da lua, já foi tempo. O que está aqui em questão é a diferença de salários é só ver as horas extras e além do mais querias começar a trabalhar e ganhar mais que um enfermeiro-chefe, mas não te preocupes que não te vai faltar muito, o triste é ganhar muito mais que um enfermeiro que se esfola a trabalhar, porque só vais entender isso quando o teu paizinho ou a tua maizinha adoecerem, pq ai vais ver que não os tratas só com as pastilhas e essa é a tarefa mais fácil, se as tomarem à primeira tentativa. Há e não te esqueças que o enfermeiro que tu já queres ganhar mais que ele já trabalha à muitos anos, é licenciado e tem uma família para sustentar, mas como tu dizes super inteligência, tivesses estudado, a culpa não é de indivíduos como tu é do POVO que fez de vocês o que hoje são. Mas, uma coisa ainda tenho certa é que nem todos os da tua classe pensam dessa maneira mesquinha, pois esses tem a consciência de que trabalham para construir um pais mais justo, e não se servem dos estudos para enganar o Zé Povinho, tivesses estudado..., pensa nisso é na próxima urgência, a ver se passa à prática o que sabes ou se é só balela, ou se tens que chamar pelo paizinho.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!