quarta-feira, abril 07, 2010

Ministério cede e chega a acordo com Enfermeiros para os CODU.


"O Ministério da Saúde concordou esta terça-feira em manter Enfermeiros nos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) durante 24 horas por dia, uma exigência do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), que ameaçava fazer greve.
Em declarações à agência Lusa após uma reunião no Ministério da Saúde, o coordenador nacional do SEP, José Carlos Martins, disse que o ministério «assumiu a manutenção de Enfermeiros durante as 24 horas em todos os CODUS até ao final do mês de Abril», por isso o sindicato não vai promover as «formas de luta» que tinha sugerido.

«Ou os Enfermeiros permanecem 24 horas por dia nos CODU ou, a partir de quarta feira, deixará de haver Enfermeiros» nestes centros, tinha afirmado José Carlos Martins.
O Conselho Directivo do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) disse no fim de Março que os Enfermeiros ficariam nos CODU «apenas durante o período» entre as 08:00 e as 20:00 e «só até final de Abril».

José Carlos Martins afirmou que o sindicato não via razão para pôr a «baliza» no mês de Abril, mas anuiu à proposta do Ministério. Até lá, será feita uma «avaliação sobre a pertinência» dos enfermeiros nos CODU.
No dia 27 de Abril realiza-se uma nova reunião entre o Sindicato e o Ministério para discutir essa avaliação e outras «medidas de estabilidade de exercício da profissão» dos Enfermeiros nas estruturas do INEM." link

Comments:
O DE, o ministério "cede"??, ... "acordo"??

A mim parece-me mais uma esmola miserável com prazo, à qual os envolvidos deviam óbviamente dizer NÃO!!
 
Mais 1 mês é ceder??? O SEP anda mesmo a minar isto tudo!
 
A pergunta é feita pura e simplesmente por ignorância minha e não em tons de provocação: qual é exactamente o papel de um enfermeiro no CODU? há os técnicos para as chamadas, recepção de dados, envio de meios, etc, os psicólogos para as situações que assim o exigem, os médicos para tomar as decisões. Em que é que os enfermeiros são uma mais valia?
 
em nada
 
pode ser que um dia que precise perceba porque é que os enfermeiros são uma mais valia!!!!!!!!!!
 
se os anonimos anteriore não sabem, eu explico!
Os enfermeiros existem no CODU para as situações que assim o exigem!.
 
ao anónimo que pergunta; qual a mais valia do enfermeiro em situação de emergência? este Sr:(a), deve ser ignorante pois os enfermeiros, alem de toda aformação que receberam na sua licenciatura, os que exercem na área da emergência pré-hospitalar, também fazem formação em suporte avançado de vida e olhe que já muitos médicos (que decidem...) chumbaram. quaquer enfermeiro com este tipo de habilitações sabe decidir como actuar (dentro da sua área de competência),a aprescrição de terapêutica cabe ao médico, mas a todo o trabalho e por vezes a decisão é feita em euipa. um enfermeiro é sempre uma mais valia em situções de emergência, pois tem a formação adequada, a mesma formação que o médico faz na área da emergência.
 
eu não estou a paerguntar a importância do enfermeiro nas viaturas do INEM como é óbvio!!!! Aí são mais que importantes!!! estou a perguntar especificamente no CODU, na área de atendimento. E já que eu me dirigi aqui com respeito e admitindo a minha ignorância no assunto esperava que no mínimo me tratassem de igual modo... e relativamente à resposta "para as situações que assim o exigem" apenas descrevi assim o trabalho do psicólogo, mas já estagiei no CODU e já vi a psicólog de lá em actuação, nomeadamente numa altura em que houve um acidente muito grave com 2 mortes porque um condutor se esqueceu de travar um veículo pesado. Aí foi necessário acompanhamento psicológico imediato do condutor. E estou a perguntar, com educação, situações em que o enfermeiro seja uma mais valia no CODU, e gostaria que me respondessem também de forma educada.

Porque obviamente o valor de um enfermeiro na emergência médica é indiscutível, mas no CODU sinceramente não consigo entender! Acho que seria no interesse de todos explicarem isso; é a única maneira de a população em geral ficar mais esclarecida e poder apoiar-vos nessa causa...

agora a responderem sempre com duas pedras na mão em vez de esclarecerem as pessoas não chegam a lado nenhum.......
 
Ah e relativamente à formação do médico e do enfermeiro ser a mesma na formação pré hospitalar: até aqui tudo bem, mas não nos podemos esquecer que a formação de base do enfermeiro e do médico são muito diferentes! em termos teóricos o médico sabe mais sobre as patologias e sobre diagnóstico médico portanto terá mais bases para decidir tendo apenas alguns dados sobre a situação em questão. e não estou aqui a fomentar guerrinhas entre médicos e enfermeiros, estou apenas a constatar um facto! A formação que é dada em pré hospitalar não é suficiente para se decidir acerca da gravidade de uma situação, isso vem de trás com a formação de base de uma pessoa que é claramente diferente... senão punhamos qualquer leigo a fazer um curso de sav e também ele estaria apto a tomar decisões? não! não é o curso de sav que dá as competências necessárias para fazer um diagnóstico médico. (e antes que me caiam em cima não estou obviamente a chamar leigos aos enfermeiros, estou apenas a dar um exemplo extremo)
 
Anónimo da 1.44 e 1.52 (penso ser o mesmo?), a sua lucidez sobre esta temática está perfeitamente demonstrada. Claro que os enfermeiros não gostam de ouvir certas verdades, mas a realidade é mesmo essa. Os enfermeiros no CODU não tem funçoes decisórias nenhumas e a demonstrar isso vem a resposta a sua pergunta: "Os enfermeiros existem no CODU para as situações que assim o exigem" tipica de quem não sabe o que responder. O atendimento do cidadão e feito por TOTES e regulado por Médicos. O sistema não foi montado nem pensado para incluir enfermeiros, não lhes atribuindo qualquer função. Porque atendimento de chamadas estão os tecnicos e para decidir sobre os meios (nomeadamente meios medicalizados) está obviamente o Médico. O enfermeiro não tem alias competencia para decidir sobre o avanço de meios medicalizados (para alem do basico como PCRs etc...) uma vez que nao tem conhecimentos médicos para tal. A sua integração nos CODUs tem sido amplamente criticada e discutida, continuando porém a existirem enfermeiros a ganhar milhares de €€ sem que se perceba bem porque, e qual a sua verdadeira utilidade...e quem paga somos nós!

Ao anónimo das 12.10 gostava que me explicasse qual a formação que recebeu em Emergencia durante a licenciatura. Conheço escolas que nem SBV dão...tem os alunos d fazer cursos por fora. Não seja ridiculo. E poupe-nos a comparações baratas com médicos, so sai a perder...
 
ATENÇÃO VAMOS LA DIZER AS COISAS COMO DEVE SER.

NÃO SE DIZ O QUE FAZEM OS ENFERMEIROS NO CODU.

DIZ-SE NO SINGULAR POIS POR EQUIPA TOTES SÃO 16, MÉDICOS SÃO 2 E ENFERMEIRO É APENAS 1 POR EQUIPA E Á NOITE APÓS 4 HORAS DE SERVIÇO VAI DORMIR E O ACOMPANHAMENTO E FORMAÇÃO E TEORIAS E MALABARISMOS JA NÃO INTERESSAM A NINGUÉM E FICA LA O TOTE A FAZER ACCIONAMENTOS E ACOMPANHAMENTOS...
 
Antes de mais, uma saudação a todos. Como se pode constatar nos vários comentários efectuados a este tema, enfermeiros e "técnicos" (ou TAE's, TAs's ou Totes's) continuam a fomentar uma guerrilha mais ou menos institucionalizada que apenas debilita ambas as profissões em prol da instituição INEM ou das pessoas com capacidade de gestão neste instituto, estes manipulando a informação continuam a decidir o que querem sem ter conhecimento de causa, enquanto que os profissionais se andam a degladiar em guerras inuteis. Meus srs. têm de perceber que juntos somos mais fortes.
 
Em relação às funções dos enfermeiros nos Codu's, elas são várias, nomeadamente receber passagens de dados das SIV's, efectuar aconselhamento em relação aos protocolos SIV (Que os Totes desconhecem por completo, bem como a maioria dos Médicos Reguladores), efectuar a orientação das Vias Verdes, e poderiamos enumerar aqui todas as outras que a DEM decidiu publicar numa IP. Quanto ao dormir, os enfermeiros dormem tanto como os TOTES e como os MR's e sempre que uma SIV é activada, ou existe uma situação de excepção...estamos lá...SEMPRE!!!
 
tinha ideia que os protocolos SIV eram realizados por médicos. Mas não é isso que está em causa aqui.

Mas as mesmas pessoas que recebem dados das SBV e das VMER também estarão habilitadas a receber dados das SIV, não? não vejo grande diferença nisso.
 
destas mentes ignorantes, nada podemos dizer pois são e serão inuteis. 80% das vias verdes que os referidos tote´s querem acionar são falsas, pois não sabem realizar todo um questionário diferenciado, mas .... enfim. deviam perceber que quem pode ajudar na decisão dos protocolos são os Enfros. E os ECG´s quantos médicos perguntam o que significa????? de caRDIOLOGIA ENTÃO É FUGIR, MAS ACHO QUE UM TOTE PODE FAZER ISSO sem dUVIDA (MENTES ILUMINADAS). o QUE NEM SEQUER SABEM É ESCREVER DIREITO O NOME DAS RUAS FREGUESIAS ENTRE OUTRAS... E serem arrugamtes e malcriadas.
Mas quem acho que está muito bem no posto são os psicologos... dormem toda a noite e nunca vi nenhum caso melhorar.
Por isso o ideal é entregar o codu só aos tote´s pois tambem podem fazer o papel do medico pq muitas vezes estão a dormir ou não querem saber e são as mentes iluminadas que aprovam os meios e então vai VMER para pcr ... em dte sentada e a falar hahahahaha que grande triagem. BEM HAJAM OS DIRECTORES DO INEM
 
Caro Anónimo das 5:57,

Cumpre esclarecer que os protocolos que regulamentam as acções das SIV's, foram criados numa base tripartida entre INEM, OM e OE.

Os protocolos SIV implicam avaliação da vitima, passagem de dados, e a implementação de ALGUNS protocolos com administração de ALGUMAS drogas são procedimentos que carecem de ser validadas pelo MR.

As VMER, pelo menos no CODU onde trabalhei até 31 de Março NÃO passam dados aos TOTES, mas sim aos MR's e em ultima instancia aos Enf's.

As SBV's passam na generalidade dados ao Enfº e aos TOTES que estão no accionamento, sendo que estes muitas vezes estão ocupados a accionar. No CODU onde tive o prazer de trabalhar cara a cara com outros profissionais sempre se trabalhou em equipa, e TODOS manifestaram pezar pela minha saida, pelo menos no cara a cara, continuando muito bem sem saber o que enfermeiros e Totes ganham com esta guerrilha.

Como afirma o Pedro, "JUNTOS SERIAMOS MAIS FORTES"
 
Caro Anónimo das 5:57,

Cumpre esclarecer que os protocolos que regulamentam as acções das SIV's, foram criados numa base tripartida entre INEM, OM e OE.

Os protocolos SIV implicam avaliação da vitima, passagem de dados, e a implementação de ALGUNS protocolos com administração de ALGUMAS drogas são procedimentos que carecem de ser validadas pelo MR.

As VMER, pelo menos no CODU onde trabalhei até 31 de Março NÃO passam dados aos TOTES, mas sim aos MR's e em ultima instancia aos Enf's.

As SBV's passam na generalidade dados ao Enfº e aos TOTES que estão no accionamento, sendo que estes muitas vezes estão ocupados a accionar. No CODU onde tive o prazer de trabalhar cara a cara com outros profissionais sempre se trabalhou em equipa, e TODOS manifestaram pezar pela minha saida, pelo menos no cara a cara, continuando muito bem sem saber o que enfermeiros e Totes ganham com esta guerrilha.

Como afirma o Pedro, "JUNTOS SERIAMOS MAIS FORTES"
 
Soube ontem num jantar "politico" que o Rui Miguel vai voltar ao INEM juntamente com o Miguel Oliveira. Juro que faço votos para que assim seja. Fazem muita falta nesta casa. Pôr ordem nesta "porra" toda. Gostava de ver a cara dos "dois" que ficaram por Coimbra quando souberem.
Até que enfim uma optima noticia!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!