segunda-feira, abril 05, 2010

Ministra da Saúde no "Sinais de Fogo"!


Esta segunda-feira, depois do Jornal da Noite, chega a vez de Ana Jorge ser confronta com as perguntas de Miguel Sousa Tavares. Estarão na mesa, a polémica envolvida com as urgências de Valença e a grande greve dos Enfermeiros que durou quatro dias. É uma entrevista imperdível, hoje, às 21:10 na SIC.

Comments:
E se nos reunissemos á porta da sic onde vai ser realizada a entrevista e manifestassemos o nosso desagrado, com bandeiras a exigir a demissão da ministra e a chamar-lhe LADRA!!!
 
vamos ver se os srs. sindicalistas tiveram a habilidade de marcar uma reunião com o miguelito de forma a esclarecer tudo para que ele possa entalar a sra ministra, ou se pelo contrario, deixaram passar mais uma oportunidade de brilhar.

se o fizeram temos esta guerra ganha porque ele e implacavel nas entrevistas que faz e nos temos a faca e o queijo nao mao.
 
esperemos que não seja a mesma conversa da treta.....
 
Vamos lá ver se o Miguel Sousa Tavares tem imparcialidade na entrevista á ministra, ou se vai vestir a camisola do governo...
 
Caro Dr.Enfermeiro:com o jogo do Benfica na Rtp1 ainda acha que vale a pena ouvir as baboseiras de uma senhora que nao respeita de forma nenhuma os enfermeiros?Vai ser mais uma vez o discurso tipo "cassete" tipica dos partidos de esquerda.O MST até pode apertar com ela mais nao vai fazer as perguntas oportunas (ou inoportunas).Ainda ninguem conseguiu perguntar à ministra o porquê da nossa carreira nao se iniciar nos 1500 euros, o facto de nao se falar da transição para a nova carreira dos enfermeiros já licenciados, o desaparecimento misterioso dos enfermeiros especialistas...será que é possivel que se aceite que enfermeiros, que é o meu caso, com 13 anos de serviço,licenciado, especialista e com mestrado fique a ganhar tanto como um recem-formado...em que país é que vivemos.Por isso pessoal nao se esqueçam do jogo do benfica. Deixem a ministra a disparatar sozinha na Sic.Precisamos de caras novas, com ideias novas e com uma postura inflexivel a negociar com a ministra.A estrategia destes negociadores já está gasta. Tantos anos a negociar e em vez de avançar, as propostas continuam a andar para trás.Penso que já chega de desprezo e falta de respeito que esta ministra lança aos enfermeiros.Vamos tambem hoje ignora-la.
 
Manif a porta da Sic as 20h30
 
A argumentação da ministra vai ser mais do mesmo. A srª ministra não vai explicar:
1- por que é que os enfermeiros não passaram a receber como licenciados à medida que iam tirando as suas licenciaturas?
2- como vai ser com os enfermeirso que já o são há muitos anos e tiveram os escalões congelados na "antiga" carreira?
3- como é com o tempo de serviço na transição?
4- como vai ser com os enfermeiros especialistas?
5- e avaliação de serviço?
6- etc., etc., etc....
Assina a petição e passa palavra:
http://www.petitiononline.com/g1r2eve3/petition.html
 
Há colegas que parecem estar preocupados em saber se a esposa, também colega, é deputada pelo PS? Deve-se esclarecer que já foi deputada pelo PCP. Nada de importante, se a a direcção do SEP não fosse maioritariamente constituida por miliatntes do PCP e mais predispostos em aplicar as directivas do partido (este mais preocupado com os acordos que faz por baixo da mesa com o PS, como é tradição) do que em defender os interesses dos enfermeiros e fomentar a luta até às últimas consequencias. O verdadeiro problemas entronca aqui!
 
Há colegas que parecem estar preocupados em saber se a esposa, também colega, é deputada pelo PS? Deve-se esclarecer que já foi deputada pelo PCP. Nada de importante, se a a direcção do SEP não fosse maioritariamente constituida por miliatntes do PCP e mais predispostos em aplicar as directivas do partido (este mais preocupado com os acordos que faz por baixo da mesa com o PS, como é tradição) do que em defender os interesses dos enfermeiros e fomentar a luta até às últimas consequencias. O verdadeiro problemas entronca aqui!
 
Em relação ao post das 8h09pm, referiamos, como é óbvio, à esposa do grande líder José Carlos Martins, que irá ficar na História pelas palavras proferidas em reunião do seu sindicato nos HUC: "só por cima do meu cadáver!" é que ficará tudo na mesma quanto à "Nova Carreira". Parece-nos que nada ficará na mesma... ficaremos pior!
 
"os enfermeiros nao têm trabalho individualizado como os professores"
Ana Jorge

Esta senhora é fantástica.
 
2 minutos e não disse nada.
Médicos médicos e mais médicos.
Enfim, quem pode pode e eles é que podem.
 
Não me parece que os sindicatos tivessem informado o Miguel Sousa Tavares das razões de luta dos Enfermeiros... ou é verdade que o MST está a fazer o jogo político da Srª Ministra.

Estou a ouvir a entrevista
 
2minutos sobre os enfermeiros????!!!! Acham isto justo... Estão a gozar com a nossa cara...
Greve de FOME!!!... Será que isso a demove?
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
so digo uma coisa, a ministra bem se safou n entrevista
 
so digo uma coisa, a ministra bem se safou n entrevista
 
Esta entrevista relativamente aos enfermeiros foi apenas um aroma de toda a verdade... Mais uma vez os sindicatos não se levantaram do sofá para fazerem pressão sobre o MiguelST... Uma vergonha como smpre e desta forma a perderem uma grandiosissima oportunidade....
 
Entrevista muita fraca. O SEP nao soube aproveitar para informar bem o Sousa Tavares
 
Não desgostei do que ouvi, apesar de pouco!

Ela oferece os 1200 e não mais tentando compensar os enfermeiros na transição de uma carreira para a outra. Acho muito bem!

Venha de lá a proposta disso!
 
È sempre a mesma palhaçada! entrevista de Merd...!!! Temos de ter a coragem de parar o SNS por 2 semanas só depois é que seremos respeitados. Porque não acabar com o acordo que nos obriga a prestar cuidados mínimos. estou farto disto...
 
Deixemo-nos de discursos radicais de "vai tudo abaixo" . Tenhamos senso. Por mim aceitávamos os 1200€ e investíamos mais na negociação da carreira. O desaparecimento de especialistas e chefes preocupa-me, aos colegas não? E como ficam os restantes escalões? Trabalho há mais de 20 anos e sou especialista.Que propostas há para enfermeiros nesta posição? Faço greves mas começo a cansar. Não vejo grande esclarecimento por parte dos sindicatos.
 
O MOVES anda mal informado... informa-te primeiro pá...
 
Lamentavelmente mais uma vez a Srª ministra da saude despresou os Srs enfermeiros a forma como falou dos mesmos manifesta um certo distanciamento e minoridade de tão nobre classe. Referiu que os mesmos não se devem comparar com outras classes noneadamente os prof. Vai haver dinheiros a potes para os seu colegas médicos, farmaceuticos e para os enfermeiros os miseros 1200£ que por lei já vem muito atrasados e com juros de demora só a mim ja me deve muitos £ e irá dar os 1200£ porque legalmente é obrigada. NÃO PODEMOS DEIXAR QUE ISTO CONTINUE A ACONTECER COM OS ENFERMEIROS TEMOS QUE A OBRIGAR A DAR-NOS O QUE MERECEMOS 1510£ POIS OS RETOACTIVOS DE HÁ DEZ ANOS PARA CÁ JÁ LÁ FICAM. SRS SINDICALISTAS OLHEM PARA O MÁRIO NOGUEIRA DA FENPROF JÁ ANDA A REIVINDICAR STRES PROFISSIONAL COMO PATOLOGIA DE DESGASTE INERENTE Á SUA PROFISSÃO PARA A NECESSIDADE DE ATESTADO MÉDICO E OU REFORMA ANTECIPADA E NÓS NEM OS MISEROS 1500£ CONSEGUIMOS NEM AS TRANSICÕES PARA A NOVA GRELHA SALARIAL, NEM RÁCIO DE ENFºS PRINCIPAIS EM Nº SUFICIENTE .
 
Isto não pode acontecer a ministra tem que continuar a ver o nosso descontentamento SROS SINDICALISTA O QUE É QUE PRECISAM MAIS A CLASSE ESTÁ DO VOSSO LADO DEIXEMOS POR UM DIA SÓ DE PRESTAR MINIMOS E AI SIM VEREMOS A FORÇA DA CLASSE DE ENFERMAGEM POR FAVOR HAJAM PARA BEM DE TODOS.A HORA É DE UNIÃO ESTOU FARTO DISTO TUDO.
 
enfim...mais valia o MST estar calado. Como e possivel estar tao-mal preparado...fantochada...nada mais que uma fantochada para ganhar mais um dinheirinho, mais um trabalhinho em acumulacao.
Nao ha pachorra...que tristeza...
 
esta ministra é um autêntico mistério. não se sabe o que foi fazer para esta tutela, além de criar alarmismos gripais e favorecer os seus pares. Aos enfermeiros, eles que se lixem.
quando lhe perguntaram na entrevista, pelo que será ela lembrada enquanto ministra, só me veio uma coisa à cabeça: massacre da enfermagem. Será recordada por atrasar o progresso inevitável e necessário da enfermagem, e por ser uma agressora imoral dos enfermeiros deste país.

Sem vergonha, prefere enfiar a cabeça na areia (se bem que também age activamente aqui e ali para também enterrar a enfermagem com ela..) e não reconhecer os enfermeiros como iguais, onde continua uma discriminação injusta e injustificável.

Salários desenquadrados, onde prefere apelidar a readequação salarial (de 1510 euros, não 1200 sua aldrabona..!) de aumento. E de 20%, vangloria-se!

Exploração intelectual pura, onde além de não reconhecer sequer o valor incontornável duma licenciatura, aliada a uma penosidade profissional inquestionável, com elevado grau de complexidade, e responsabilidade, não rteconhece quaisquer incrementos nas competências dos enfermeiros, com mestrados e doutoramentos, especialistas e graduados, experientes e necessários.

São corridos nos lugares de decisão de tudo o que é Saúde, rebaixando o enfermeiro como eterno subalterno e tarefeiro do médico. Iimpede-se a progressão hierárquica nos hospitais, e até nas forças Armadas (mais uma vez, a discriminação do estatuto de ser Enfermeiro, agora profissional com habilitações superiores, mas só no papel, parece..

Rua com esta ministra e seu secretário. Querem, como disse o segundo, comer os enfermeiros, por lorpas. Mas parece que os lorpas afinal sempre retaliam, sempre tem força para trincar a mão ou a bochecha do "dono"..
 
Penso que a questão dos 1200 ou 1500 euros de vencimento de início de carreira não é o mais importante. Que me interessa a mim que o início da carreira seja os 1500 se depois, com 10 anos de experiência serei colocada no 1º. escalão juntamente com os colegas recém-licenciados? Quando me reformar, nem a meio da tabela chego...Considero que o mais importante aqui é a forma de transição da antiga para a nova carreira,de acordo com os anos de experiência profissional; integrar os colegas em contrato individual;valorização das especialidades e quotas para a categoria de enfermeiro principal.Por último, a forma como se vai processar a avaliação de desempenho também me parece muito importante, pois é através dela que vamos progredir na carreira.
Penso que radicalismos não levam a lado nenhum. è importante sabermos ceder nas questões menos importantes, para conseguirmos o que é mais importante.
Outra questão importante, é não atingirmos outras classes com a nossa luta. Temos que nos valorizar pelo aquilo que somos como profissão e não atacando os outros, senão arriscamo-nos a ficar isolados nesta luta, sem apoio de ninguem, nem população nem restantes profissionais de saúde.
 
Não desgostei do que ouvi da entrevista.Nnão atacou os enfermeiros.Deviamos aceitar os 1200.E a carreira?
 
Somos os cidadãos mais diplomáticos, mais pacíficos e mais sofredores que Portugal tem. Fico impressionada, eu já sabia que tínhamos uma grande capacidade de resistência mas nunca pensei que teríamos tanta.

Parece que não haverá alternativa senão escaqueirar este SNS que não serve a ninguém muito menos aqueles a quem devia servir - os utilizadores do SNS.

Quanta hipocrisia, quanta mentira, quanta farsa, discurso vazio, sem sentido...

Onde estamos? No Congo???
 
TANTO BLÁ BLÁ BLÁ E NADA.
QUEREM O VOSSO AUMENTO?
ENTÃO FAÇAM COMO EU,APERTEM COM O SEP E DESINDICALIZEM-SE POR UMA GREVE POR TEMPO INDETERMINADO.
ESCREVAM ISTO NAS CARTAS DE RESCISÃO.
SÓ VOLTAMOS A SINDICALIZAR QUANDO ESTA GREVE OCORRER.
VÃO VER QUE ACONTECE QUANDO O DINHEIRO DEIXAR DE CAIR NA CAIXINHA.
É A ÚNICA SOLUÇÃO.
SENÃO NEM 1200 NEM PORRA NENHUMA.
 
Moves não percebes nada de nada. Mas eu explico-te. existe uma negociação que implica 2 lados, num está ou estão os sindicatos, no outro o governo. o governo(PSD) não dá nada e enrola nas reuniões, entretanto há eleições e muda o governo(PS, Sócrates), mais reuniões e mais do mesmo, nada, novas eleições e voltam a votar no PS!!! depois o mal está nos sindicatos. para ti, moves, é bem feito, só tenho pena que eu e mais uns poucos que não votam PS/PSD e CDS, levam por tabela. caso não tenhas reparado o país tem sido governado por estes partidos e vê bem como está. estes 3 partidos já mostraram o que valem, ou seja nada, os outros pelo menos, eu dou-lhes o beneficio da dúvida, e como não tenho medo do bicho papão nem sou patrão voto no partido que defende os trabalhadores, se não sabes qual é, eu digo-te PCP
 
Colegas para que saibam este processo negocial está prestes a terminar. Deve ser marcada uma única reunião final.
As notícias não são boas para nós.
Apelo aos colegas que lutem, enquanto é tempo, por uma greve por tempo indeterminado (não é ilegal). Como forma de pressionar os sindicatos sugiro que se desvinculem em massa. Se não o fizerem toda a formação que fizeram e todo o esforço feito em desenvolver a Carreira de Enfermagem terá sido em vão.
Relembro que o que ficar decidido agora será, durante muitos anos, a nossa conduta.
PENSEM NA INJUSTIÇA QUE VAI SER SE ISSO ACONTECER.
DEIXEMO-NOS DE CONVERSAS DA TRETA.
É AGORA OU NUNCA.
É A ÚNICA SOLUÇÃO.
 
Eu sou Enfermeiro com 20 anos de carreira e sinto-me discriminado!

Não faço mais greves para os "outros"!!
 
OS ANOS PASSARAM EM QUE, NA ALTURA PRÓPRIA, A CARREIRA NÃO FOI NEGOCIADA.
AGORA CORREMOS CONTRA O TEMPO DEPOIS DE TERMOS SIDO ENGANADOS COM UMA CARREIRA COM TENDÊNCIA À "CUNHOCRACIA".
AS NEGOCIAÇÕES ESTÃO A TERMINAR.
O SEP VAI AGORA REUNIR (TENTAR RESPONSABILIZAR OS ENFERMEIROS POR ESTE FRACASSO ESTRONDOSO)COM OS ENFERMEIROS.
SENÃO PARARMOS O PAIS PERDEMOS DE VEZ A HIPÓTESE DE ALGUM AUMENTO.
ESTÁ NA ALTURA DE FAZER HISTÓRIA.
EU QUERO UMA GREVE POR TEMPO INDETERMINADO.
 
Bem dito CA....
 
despedimento colectivo
 
Não é só a reacção da ordem que espero ouvir. Espero ainda mais a reacção dos nossos sindicatos; a ver vamos se desta vez tem uma reacção mais rapida e contundente do que a apatia que demonstraram após a ultima greve e grande manifestação em que andaram semanas sem dar sinais de vida e com isso esmureçeram a vontade de lutar dos enfermeiros. Após estas declarações da ministra fica claro como água que para ela existem uns mais licenciados do que outros, ou seja licenciados de 1ª e de 2ª ( como se vê na nalogia que faz com os professores), assim sendo é patente o despresso e desdem que por nós nutre sendo que eu nem os milhares de enfermeiros como eu que sempre estivemos disponivéis para todas as foramas de luta iremos compreender se o sindicato nada tiver a dizer e se o sindicato não radicalizar completamente as formas de luta. Eu juro por tudo que tenho de mais sagrado que daqui para a frente só farei greve se forem bem superiores a três dias ou até por tempo indeterminado e de preferência sem cuidados minimos, pois se a ministra não cumpre a lei por temos nós de cumprir. Não pdem agora os sindicatos mostrar fraqueza e andar para trás com as formas de luta, nenhum enfermeiro o iria compreender, nem podem agora andar semanas calados a deixar que a situação acalme e se esqueçam de nós. Contem comigo para tudo que sejam lutas e greve sérias e que demosntem o nosso VERDADEIRO descontentamento, PORQUE ESTOU FARTO DE BRINCAR AS PSEUDO-GREVES DE 1 DIA OU COMO ESTA DE PSEUDO-QUATRO DIAS. QUERO UMA E SÓ UMA GREVE A SÉRIO ( DE PREFERENCIA POR TEMPO INDETERMINADO E SEM CUIDADOS MNIMOS), POIS SÓ ASSIM OS MÉDIAS, A SOCIADADE E A MINITRA NOS VÃO DAR VALOR E O TEMPO D ANTENA NECESSÁRIOS.
 
Não é só a reacção da ordem que espero ouvir. Espero ainda mais a reacção dos nossos sindicatos; a ver vamos se desta vez tem uma reacção mais rapida e contundente do que a apatia que demonstraram após a ultma greve e grande manifestação em que andaram semanas sem dar sinais de vida e com isso esmureçeram a vontade de lutar dos enfermeiros. Após estas declarações da ministra fica claro como água que para ela existem uns mais licenciados do que outros, ou seja licenciados de 1ª e de 2ª ( como se vê na nalogia que faz com os professores), assim sendo é patente o despresso e desdem que por nós nutre sendo que eu nem os milhares de enfermeiros como eu que sempre estivemos disponivéis para todas as foramas de luta iremos compreender se o sindicato nada tiver a dizer e se o sindicato não radicalizar completamente as formas de luta. Eu juro por tudo que tenho de mais sagrado que daqui para a frente só farei greve se forem bem superiores a três dias ou até por tempo indeterminado e de preferência sem cuidados minimos, pois se a ministra não cumpre a lei por temos nós de cumprir. Não pdem agora os sindicatos mostrar fraqueza e andar para trás com as formas de luta, nenhum enfermeiro o iria compreender, nem podem agora andar semanas calados a deixar que a situação acalme e se esqueçam de nós. Contem comigo para tudo que sejam lutas e greve sérias e que demosntem o nosso VERDADEIRO descontentamento, PORQUE ESTOU FARTO DE BRINCAR AS PSEUDO-GREVES DE 1 DIA OU COMO ESTA DE PSEUDO-QUATRO DIAS. QUERO UMA E SÓ UMA GREVE A SÉRIO ( DE PREFERENCIA POR TEMPO INDETERMINADO E SEM CUIDADOS MNIMOS), POIS SÓ ASSIM OS MÉDIAS, A SOCIADADE E A MINITRA NOS VÃO DAR VALOR E O TEMPO D ANTENA NECESSÁRIOS.
 
Greve por tempo indeterrminado e sem cuidados minimos e JÁ, JÁ, JÁ, JÁ JÁ JÁ.....Se a ministra não cumpre a lei ao não nos pagar como licenciados então porque temos nós de cumprir. Se no ponto de vista da Ministra eu tenho menos valor do que um professor ( ela disse-o ontem na entrevista por outras palavras), que um nutricionista, que um farmaceutico ou assistente social, entre outros, então não temos nada que assegurar cuidados minimos, pois se estes profissionais mais bem cotados que nós e mais bem pagos ou seja com mais responsabilidades aos olhos da senhora ministra, não prestam cuidados minimos então por essa lógica nós licenciados de segunda que nas palavras da ministra ...não têm um trabalho tão individualizado como os Professores“ não temos obrigação moral de o fazer.

Ainda não entenderam que com estas pseudo greves para alem de não resolverem nada só perdemos o apoio da openião publica. A nossa causa é séria, a nossa causa é justa, então senhores sindicalistas convoquem uma luta SÉRIA, e não estas birras de trazer por casa que são esta greve ás quais ninguem liga. EU SEMPRE FIZ GREVE, SEMPRE, SEMPRE, MAS AGORA PARA MIM ESTA NA HORA DO VAI AO RACHA. ESTOU DISPONIVEL PARA LUTAR E APOIAR OS SINDICATOS , MAS APENAS SE VERIFICAR QUE HÁ UM ENDURECIMENTO SUBSTANCIAL DAS FORMAS DE LUTA, DE OUTRA FORMA PARA MIM CHEGA.
 
Greve por tempo indeterrminado e sem cuidados minimos e JÁ, JÁ, JÁ, JÁ JÁ JÁ.....Se a ministra não cumpre a lei ao não nos pagar como licenciados então porque temos nós de cumprir. Se no ponto de vista da Ministra eu tenho menos valor do que um professor ( ela disse-o ontem na entrevista por outras palavras), que um nutricionista, que um farmaceutico ou assistente social, entre outros, então não temos nada que assegurar cuidados minimos, pois se estes profissionais mais bem cotados que nós e mais bem pagos ou seja com mais responsabilidades aos olhos da senhora ministra, não prestam cuidados minimos então por essa lógica nós licenciados de segunda que nas palavras da ministra ...não têm um trabalho tão individualizado como os Professores“ não temos obrigação moral de o fazer.

Ainda não entenderam que com estas pseudo greves para alem de não resolverem nada só perdemos o apoio da openião publica. A nossa causa é séria, a nossa causa é justa, então senhores sindicalistas convoquem uma luta SÉRIA, e não estas birras de trazer por casa que são esta greve ás quais ninguem liga. EU SEMPRE FIZ GREVE, SEMPRE, SEMPRE, MAS AGORA PARA MIM ESTA NA HORA DO VAI AO RACHA. ESTOU DISPONIVEL PARA LUTAR E APOIAR OS SINDICATOS , MAS APENAS SE VERIFICAR QUE HÁ UM ENDURECIMENTO SUBSTANCIAL DAS FORMAS DE LUTA, DE OUTRA FORMA PARA MIM CHEGA.
 
ESCREVI A ESTE SENHOR, ONDE EXPUS A DESILUSÃO FACE À ABORDAGEM DA TEMÁTICA DOS ENFERMEIROS, E PEDI PARA ENTREVISTAR ALGUM DOS NOSSOS REPRESENTANTES SINDICAIS.
 
ESCREVI A ESTE SENHOR, ONDE EXPUS A DESILUSÃO FACE À ABORDAGEM DA TEMÁTICA DOS ENFERMEIROS, E PEDI PARA ENTREVISTAR ALGUM DOS NOSSOS REPRESENTANTES SINDICAIS.
 
também contactei representantes sindicais, e a Ordem dos Enfermeiros para esse efeito.

A ver se acordam, e tentam dar visibilidade aos enfermeiros e à sua Luta!!!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!