quarta-feira, maio 12, 2010

12 de Maio...



Este ano, o tema do Dia Internacional do Enfermeiros é "Servir a comunidade e garantir qualidade: os enfermeiros na vanguarda dos cuidados na doença crónica".
Muito bem, pertinente q.b.! Quando penso no repto deixado pelo International Council of Nurses - ICN -  ("Enfermeiros de todo o mundo: liderem a luta contra a doença crónica" link), o entusiasmo mantém-se.
A ICN, como sempre, faz um enquadramento geral subordinado ao tema. Nesse, podemos averiguar vários aspectos, entre eles as estratégias a adoptar no sentido de liderar a luta mundial contra a doença crónica. Foi precisamente aí que o entusiasmo se esboroa discretamente - o repto carece de mecanismos palpáveis, inovadores, eficazes, objectivos, etc. Foi apresentada a amálgama do costume que, aparentemente, foi ao forno fundir, para agora ser modelada de uma forma supostamente diferente. or outro lado admiro a pompa designatória do ICn, isto e, a forma como faz parecer imensamente complexo algo que se pretende simplificar. Aliás, já é simples na sua consubstanciação.
Mas o busílis da questão não se esgota aqui. Na senda deste nevoeiro, as Organizações Profissionais de alguns países, ficam "contagiadas". Um bocado como a nossa. Tem a surpreedente capacidade de abstractizar tudo, por forma que, com certeza absoluta, a nossa digníssima (com um "d" minúsculo) Bastonária, consegueria a proeza de discursar mais do que o Fidel e dizer ainda menos um mudo.
Mas, não há motivos para preocupação, é que se os Enfermeiros não liderarem coisa alguma, alguém fará o favor de o fazer...
Agora e só colocar a massa cinzenta a funcionar: se eu não tivesse a força da razão nesta matéria, então os Enfermeiros já encabeçavam o pelotão em alguma frente! Certo?

Feliz Dia Internacional do Enfermeiro! 

Comments:
"SERVIR"???!!!!
 
"Servir a comunidade e garantir qualidade: os enfermeiros na vanguarda dos cuidados na doença crónica".
"SERVIR"!?!?
é por estas e por outras que nunca mais passaremos da mediocridade!!!
Sou enfermeiro, há já muitos anos, e nunca "SERVI" ninguem...
Enfim..!!!!!
 
Na área da Saúde andam uns a servir a comunidade e outros a servir-se da comunidade... e depois os maus são os Enfermeiros que querem "aumentos" nesta altura de dificuldades!!!

Ora vejamos onde chegou a pouca vergonha neste país. Pois num certo hospital de Coimbra, o seu conselho de administração decidiu que durante os meses Julho e Agosto o bloco operatório não terá redução dos tempos operatórios (habitualmente são reduzidos devido a férias)uma vez que existe a necessidade de atingir os objectivos contratualizados e então propôs o pagamento em horas extraordinárias pelo tempo trabalhado a mais. Até aqui nada a dizer... Só que os Srs Drs médicos recusaram porque não querem ser pagos em horas extraordinárias mas sim como se fossem uma empresa ou seja a... 75 Euros/hora!!!

E assim se cria uma nova tabela remuneratória para estes Srs para compensar os seus baixos salários!!!

E depois vêm este Governo falar em aumento de impostos e corte no 13º mês para reduzir o défice...

ESTE PAÍS ESTÁ A SAQUE!!!
 
Parabéns? n sei de quê? temos a nossa carreira a cair cada vez mais!

Não temos nada para comemorar!
 
Tanta coisa e depois, a Ordem quer aumentar a quota... num tempo destes.

Se eu podesse, saía da Ordem.
 
è preciso lutar é contra o desespero de não ter nada na mesa para comer. e esta luta não se faz em congressos ou em palestras faz-se na rua com armas contra os poderes instalados.
SERÁ QUE AINDA NÃO PERCEBERAM QUE ESTÁ EM MARCHA A TOTAL DESTRUIÇÃO DO SNS E QUE BREVEMENTE OS HOSPITAIS PÚBLICOS E EPE ESTÃO COMPLETAMENTE FALIDOS E QUE QUEM QUIZER CUIDADOS DE SAUDE VAI TER QUE OS PAGAR BEM PAGOS A PRIVADOS?
e nós enfermeiros como sempre a discutir questões aleatórias.
 
Em Lisboa organizam-se congressos sobre gestão das doenças crónicas,até com apoio do ministerio da saude. e nem um enfermeiro lá vai falar....
 
Já mete nojo o "SERVIR"....
 
Ainda não conseguiram entender que a enfermagem não é servir, mas sim exercer uma profissão com autonomia e dignidade.

Devem estar no registo da florence N.
 
Lol..!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!