sábado, maio 01, 2010

Há vida para além da Av. Almirante Gago Coutinho?


Foi com aprazimento que constatei a efectivação de um debate político relativo ao "futuro da Enfermagem", inserido nas comemorações do Dia Internacional do Enfermeiro, iniciativa oriunda da Secção Regional do norte da Ordem dos Enfermeiros (SRNOE), sem paralelo na história da Enfermagem (nunca percebi muito bem porquê…).

Este simples debate encerra em si algo que se reveste de significativa importância, que até poderia passar despercebida aos olhos dos mais incautos, ou antes, distraídos. Mas não passa, pelo menos no que diz respeito à minha leitura do evento e respectivo significado.
Consideravelmente, os significados são ainda mais densos que os próprios eventos, pese a intenção de não me referir a este em particular, que admito que me suscita curiosidade e, humildemente, aconselho a todos que se interessam pelos desígnios e meandros da profissão.

Invoco a vossa atenção para dois aspectos particulares: o âmbito político do debate e um pequeno (colossal) pormenor: associação da dimensão remuneratória às preocupações da SRNOE. Repararam?
Devotar aspectos particulares (ou latos) da profissão à consideração e reflexão política é desejável, louvável, necessário e vital. Empreender o presente e o futuro no leito político é uma inevitabilidade cujo custo teria que ombrear com a selectividade darwiniana.
Significa tão só que incitamos a classe política a pensar sobre Enfermagem e a familiarizar-se com uma profissão que a maior parte demonstra desconhecer na sua essência.

De acordo com Descartes ou Damásio, se eu penso ou sinto, logo existo! Estabelecendo a analogia: como pode a Enfermagem delinear uma estratégia para a sua evolução e modernização, se a classe política e a sua influência desconhece os nossos problemas, características, anseios, vontades ou ideias? Quem não tem densidade de massa, não tem peso sócio-político! Sem peso político lutamos com que espada?
Incentivar os outros a discutir sobre os nossos problemas não implica que influenciem as decisões dos Enfermeiros quanto ao seu futuro, mas, sem dúvida, que abre as mentes que sempre estiveram fechadas para a importância da Enfermagem!

Aspecto seguinte: remunerações! Há uns dias atrás, passava em revista as notícias da OE, quando me deparei com algo interessante - numa incursão institucional da SRNOE ao Hospital de S. Martinho (privado), uma minúcia circunstancial clamou pela minha atenção: a problemática "remunerações" no centro das preocupações. A SRNOE a interferir no domínio remuneratório? Uma vénia.

A OE sofre de uma patologia de infância: fobia na delimitação do traço que separa a sua jurisdição, daquele pela qual malha sindical se rege. De tal modo fóbico que desmembra qualquer intervenção que exija um equilíbrio gestaltista! Para tal, é sabido, existem as estruturas sindicais, mas a separação extremista das águas, despontencializando energia, rompe a continuidade de qualquer incursão. 
Não quero dizer com isto que a OE negoceie ou tome o lugar dos sindicatos – não deve, não pode. Significa meramente perscruta a profissão na sua abrangência, revelando apreensão com todas as dimensões componenciais. 
Estreitar a complementaridade Sindicatos/OE consolida a profissão. A linha deve flexível q.b., o suficiente para consubstancializar os interesses da profissão, no que concerne à regulação, desempenho, exigência e condições de exercício/laborais.

Comments:
Quanto ao Post! mais uma vez parabéns! Excelente texto para proporcionar um momento de pensamento aos menos capazes...

Quanto à actividade proposta pela SRN da OE Muitos parabens...
Nós queremos uma Ordem do nosso lado, não queremos que pense para trás, no que foi, no que era,quem fomos, blá...blá...blá... Queremos que esteja HOJE e a pensar no AMANHA!
Esta linha que O Enf.º Germano tem seguido é a nossa linha é a nossa oportunidade de dar o salto.
Se calhar era hora de começar a pensar num novo (e não nova!!) Bastonário.
A pensar e a trabalhar assim de certeza que muitos (como eu) apoiam!!
Vamos também mostrar que é isto que queremos aparecendo na iniciativa...
EU VOU!!
 
CONCORDO em absoluto... Não sou do norte, mas gostava de estar presente... Parabéns a quem concebeu a ideia!
 
estarei presente!!

Será uma escelente oportunidade para dar conta das horríveis injustiças praticadas à Enfermagem!
 
para que conste, no dia 8 de maio, no Auditorio do Museu Soares dos Reis vai debater-se Enfermagem. e o SE que promove o Dia do enfermeiro e tem um interessante programa. A inscrição é gratuita, eu obtive o programa no meu hospital, foi a minha chefe que distribuiu, o site também tem toda a informação, www.enfermeiros.pt
É nestes encontros que todos nós podemos criar estrutura de negociações para a nossa luta, vamos participar em todos pois não são muitos para o caminho dificil que nos espera. Neste dia 8 vão estar a Ordem e os sindicatos, grande proeza! O Azevedo não fica pelo "pequeno", quando toca a Enfermagem pensa GRANDE, justiça lhe seja feita.
 
Senhor Doutor Enfermeiro soube por parte do SE, do Secretariado do Dia Mundial do Enfermeiro, que eles vão comemorar em 8 de Maio, que tinham enviado o programa para o seu blog, porque não publicou? porque publicou este e não o outro também? assim não há imparcialidade, este blog é para todas as facções, certo?
Enfermeira USF St Tirso
 
Germano couto para bastonário
 
Parece que uma vaga de fundo se vai levantando...
Lembrai-vos meu povo, que enquanto não se fechar a torneira das escolas, pode a ordem organizar encontros destes todas as semanas que a situação vai manter-se...
 
Eu não sou dos que diz sempre mal da Ordem...
Isto é uma prova que a Ordem está atenta e a trabalhar, pena que seja só no Norte!!
Os sindicatos deviam aproveitar este "rebuçado" que a SRN nos deu para lá ir falar e pressionar TODOS os partidos...

BOM TRABALHO

Eu também vou
 
Mais uma grande e oportuna iniciativa do Norte, parabéns (Germano e sua equipa), ainda por cima enquadrada na comemoração do Dia Internacional do Enfermeiro.
Qual é o risco e que danos teremos em pôr os politicos a falar dos problemas actuais dos enfermeiros?
Li na última Newsletter da SRN o estudo de satisfação junto dos enfermeiros da RN e os três principais problemas referidos foram Carreira, Desemprego e Remuneração.
Perante esta evidência deve a Ordem meter a cabeça na areia e fazer de conta que nada se passa no seio dos seus associados?
Penso que deve agir com estratégias eficazes, dentro do seu designio e atribuições, que ajudem e responsalizem o poder politico legislador.
Eles precisam de nos ouvir e nós precisamos de lhes falar!
Daí a importancia desta iniciativa, saibamo-la aproveitar...
 
GERMANO A PRESIDENTE DA OE!
 
Lá estaremos todos a aproveitar a oportunidade que a equipa do Enfº Germano Couto nos proporcionou para afirmar a Enfermagem perante os vários corpos políticos...
 
Outro aspecto que "se reveste de significativa importância" (nas palavras do DE):
- Este debate é com TUDOS OS PARTIDOS, com lugar no parlamento...!!!
A OE (Bastonária) só tem por habito convidar o PCP.....
Bem hajam os Enf. do Norte, o Enfº Germano Couto e a sua equipa da SRNorte.
 
A OE já deve ter batido todos os records mundiais na organização de seminários de ética... Uma lufada de ar fresco faz muito bem à saúde dos enfermeiros. Lá dizia a Florence Nightingale "Abram as janelas e arejem os quartos!!!"

Saudações
M.Luz
 
Parece que esta actividade vai criar muito incómodo pelos lados da Av. Almirante Gago Coutinho... Parabéns SRN por esta excelente iniciativa. Finalmente a OE vê-se... no Norte, claro.
 
Parabéns SRN da OE, e em especial ao Enfª Germano Couto! Lá estarei!
 
Sou enfermeiro e tenho ligações locais, distritais e nacionais a um partido politico e sei as dificuldades que um enfermeiro tem em afirmar-se neste meio. A Enfermagem necessita de mais politica, mais poder, só assim conseguirá crescer!
 
Lá estarei, de ouvido aguçado e língua afiada!

De louvar, esta iniciativa =)
 
Até que Enfim.....
 
Um comentário para a M.Luz!!

Só tenho pena de não ter sido eu a dizer o que disse!!!!

Mas não é só preciso abrir as portas e Janelas, é preciso VARRER TUDO O QUE ESTÁ LÁ DENTRO!!!

Abraço
E vamos à Mudança
 
E assim se continua a fazer política e acima de tudo lobbying...alías, trata-se esta última de uma matéria bem assimilada em visita de estudo pelos Srs. Presidentes das Secções Regionais da OE, sempre com o suporte financeiro da mesma:

"Apesar de tal não estar previsto no Plano de Actividades, foi organizada a participação de uma comitiva alargada
da OE num workshop sobre lobby organizado pela EFN na véspera da AG"
http://www.ordemenfermeiros.pt/ordem/Documents/RelatoriosPlanosdeActividade/RelatorioContas2009.pdf

As visitas de estudo ainda têm os seus resultados práticos...não acham?!
 
Muitos parabens pela ideia arrojada, as ilhas (Açores, Madeira)estão convosco, pois está na hora de fazer diferente é melhor.
 
Caros colegas apos informação da Lara fui buscar as novdades do dia 8 de Maio, do SE no Museu Soares dos Reis, muito interessante. Desde a Ordem e os Sindicatos, Formação, Sindicalismo e negociações para presente e futuro, delegados e suas funções. Podemos começar aqui o debate profissional e estender depois o debate politico, vamos todos é gratuiti e vai dar luta.
 
Caros colegas apos informação da Lara fui buscar as novdades do dia 8 de Maio, do SE no Museu Soares dos Reis, muito interessante. Desde a Ordem e os Sindicatos, Formação, Sindicalismo e negociações para presente e futuro, delegados e suas funções. Podemos começar aqui o debate profissional e estender depois o debate politico, vamos todos é gratuiti e vai dar luta.
 
Isto está um caos meus amigos! A juventude está sem ter para onde se virar! Reparem que os jovens enfermeiros até para TAE e para TOTE tem concorrido porque Enfermagem já não vale a pena! Vai chegar a um ponto que vamos ter TAE´s e TOTE´s que são licenciados em Enfermagem e ganham quanto? 500 euros?
Não os critico, até porque o INEM oferece contratos a tempo indeterminado!
 
Concordo consigo M. LUZ, penso também que a OE já deve ter batido todos os records mundiais na organização de seminários de ética... Uma lufada de ar fresco faz muito bem à saúde dos enfermeiros. Lá dizia a Florence Nightingale "Abram as janelas e arejem os quartos!!!"
Esta OE é só reformados e professores. Só sabem passear
Dos Açores para o Continente e vice-versa é só vê-las na SATA a voar.
Precisamos de uma OE forte e ao lado dos enfermeiros
 
Curioso...é ver todos os elementos que têm assento no Conselho Directivo Nacional da OE a viajar...sim...porque todos são maiores de idade e podem viajar sozinhos ou acompanhados...não são apenas os reformados e professores que usufruem do "banco" de viagens que as atribuições da OE, de forma "penosa" obrigam no cumprimento das funções assumidas aquando das tomadas de posse!!!
 
Lamento dizer isto, mas este blog está a perder o fulgor e a pertinência de outrora. Está aficar parecido com tudo o resto... Começa a ser desnecessário e pouco útil.
 
Mais uma vez a SRN da OE está de parabens e o Enf Germano tem olho e presença para a "coisa"!
 
Este blog tornou-se um meio de veiculação de certos e determinados interesses...
 
Debater o Futuro da Enfermagem ao nível de uma Secção Regional, e com convidados que representam apenas uma região de Portugal, parece-me pouco correcto.

Em todo o caso, é com este tipo de iniciativas que se dá passos em frente.

Debater a Enfermagem não é só abordar o dia-a-dia dos Enfermeiros. Convém não esquecer o modo como interagem com os outros profissionais...

Não se esqueçam dos 10% dos honorários do enfermeiro instrumentista...



A propósito, eis uma peça interessante: http://www.anaifa.com/



Saudações,

Digníssimo Sr. Dr. Cirurgião da Naifa



P.S.: E viva ó Braga!
 
último ponto da agenda da próxima assembleia ---- aumento das quotas da Ordem.

Uma boa ideia para continuar a alimentar os parasitas.

Não há enfermeiros com t*m*t*s para dar a volta a isto, p*rr*!

Quando eram só mulheres na profissão era porque eram só mulheres...
 
micas disse...
Cuidado com a grelha de transição!!!!!

Espero que não exista outra vez as injustiças relativas.
sugestão:

1º deviam colocar os anos de serviço;

2º o aumento de pontos pela especialidades,

3º depois os chefes e supervisores deviam somar as % ao ponto dois.

assim seria justo para todos.

11:21 PM


Anónimo disse...
Continua tudo a fazer parecer que a nova carreira é para 6000 Enf do inicio da carreira e os outros 33000 o que vai ser feito deles??
A sugestão da micas parece ser razoável!!
E para quando é a antrega ao Ministério da saúde??
MAIS NOTÍCIAS APÓS AS FÉRIAS, SE CORRER BEM EM SETEMBRO.
 
PARA QUEM AINDA TEM DÚVIDAS:

http://www.youtube.com/watch?v=2I8saH7f124&feature=player_embedded#!
 
caro doutor enfermeiro,
esclareça-me uma situação sff.
ouvi dizer há coisa de meia horita que a carreira dos TAE´s vai ser assinada brevemente e que os enfermeiros vao abandonar o CODU.

ja liguei para o sindicato para me esclarecerem e a resposta que obtive foi que não estavam por dentro do assunto.

nao é que seja importante a carreira deles, o k m importa realmente é que tambem me disseram que iriam começar a fazer coisas que até entao nao faziam mas que ja deveriam fazer há muito tempo..

em situaçoes normais nao valorizava esta informação mas quem me disse é uma pessoa bastante integrada no meio e para ter comentado é porque algo se passa.

agradeço a sua disponiblidade uma vez que não encontro outra maneira de ver resolvida esta minha questao.

obrigado
 
sendo o autor daquele comentario em que lhe pedia para me esclarecer em relaçao ao novo modelo de funcionamento do INEM após pesquisa na internet ja encontrei a resposta^:

http://www.min-saude.pt/NR/rdonlyres/7E0D0D20-59C5-4002-BEBD-D28D2BBC924C/0/PlanoEstrategicoRecursosHumanosEmergenciaPreHospitalar.pdf

leia apartir da pagina 15.. ta la tudinho, ainda está em discussao até ao dia 20 de maio no site do ministerio. caso keira mais informações veja no site:

http://www.stae.pt/

vao poder fazer tudo..

mais uma vez, toda a gente consegue tudo, menos os enfermeiros. os sindicatos e a ordem que não se mexam e que nao reclamem brevement..

a nossa carreira la pa 2015 continuará em cima da mesa, isto de ainda existir até lá, sim porque não tarda mutio somos substituidos plos AO nos hospitais
 
so nao percebo uma coisa, para k manter os enfermeiros nas siv´s e nas vmers? ja que k os srs TAE´s vao poder fazer td que vao pa la os enf fazer? vao la ficar mais um tempo ate estarem tdos formados que e pa depois serem expulsos..

peço lhe desculpa por todos estes comentarios mas os sindicatos e para eskecer e sei que tb se preocupa com esta situaçao
 
Alguém me explica a justificação para aumentar as quotas??????
 
Resposta ao Tiago Cunha:

As quotas só aumentam se os enfermeiros DEIXAREM!!!! Para que tal não aconteça temos todos que ir à proxima Assembleia Geral (29/Maio) Votar CONTRA o ponto 12 da ordem de trabalhos....
Eu vou estar lá... E vocês ???
Não chega dizer mal da OE aqui na Net, é preciso dar a cara....
A O.E. somos todos nós - os Enfermeiros...
 
Esta gente da OE não bate bem.
Então num período de crise destes com esta roubalheira na carreira esta gente vai aumentar as cotas.
Deviam era fechar a porta e desaparecer do mapa.
Estes gajos da OE vivem noutro mundo.
 
Parabens Enf Germano pelo Debate.
Eu estive lá.
Foi esclarecedor.
A SRN da OE está de parabens.
Venham mais iniciativas.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!