quinta-feira, maio 20, 2010

Último dia para a discussão pública do Plano da Emergência Pré-Hospitalar!

Antes de prosseguir, queria confessar que desconhecia a existência tantos sindicatos relacionados estes profissionais na emergência - SINAPEM, STAE, ANTEPH, etc. Há mais de onde estes floresceram?
.
Hoje é o último dia disponível para a expressão contributiva relativa ao Plano Estratégico dos Recursos Humanos da Emergência Pré-Hospitalar (todos os Enfermeiros têm a responsabilidade e dever de contribuir!).
.
No passado dia 11 de Maio (data do comunicada apresentado em cima), a Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros, encetou uma fantástica iniciativa - um debate no âmbito do Dia Internacional do Enfermeiro, onde estiveram presentes 5 partidos políticos (4 da oposição). A opinião final foi clara - toda a oposição política é contra a criação dos Técnicos de Emergência nos moldes propostos! O mentiroso (Pizarro) ficou aborrecido...
Haverá alguém (ou algum país) que no seu perfeito juízo, dispondo de recursos humanos altamente diferenciados (Médicos e Enfermeiros), entregue a emergência pré-hospitalar a Técnicos-do-desenrasca?
Dizem eles que a nós compreendemos mal a proposta e que ninguém vai substituir os Enfermeiros. Se nunca iriam conseguir substituir Enfermeiros (tal é uma pretensão ignóbil), porque iríamos nós pensar isso?
.
Talvez porque eles apresentam um proposta de carreira quase fotocopiada da antiga carreira de Enfermagem (alguns excertos copiados integralmente - plágio!)!
Talvez porque propõem a usurpação de uma miríade de funções dos Enfermeiros, porque iríamos nós de pensar que eles pretendem substituir o papel da Enfermagem?
As vantagens que alguns perspectivam nesta criação são, tão só, a obediência médica indiscutível, ganhos económicos (dinheiros da formação no bolso de uns quantos cabecilhas) e serem baratos... aliás, o argumento do barato é discutível, basta apreciar, com calma, a proposta remunerativa (pág. 17 - chegam a exigir 1660 euros de base em certos escalões)! Quase que chegam a esquecer um dos motivos mais fortes da sua existência - "barato"!
.
Andaram estes jovens (que emitiram mais um comunicado com erros ortográficos - ver em cima), de porta-a-porta, a tentar iludir os grupos parlamentares acerca de um possível cenário idílico na emergência médica, esquecendo que Portugal não reúne as condições que propiciaram as mesmas opções políticas em outros países. 
Porque haveriam, os portugueses, em tempos de crise, desperdiçar dinheiro com um mero capricho de alguns, que tentam encaixar à força um modelo (anglo-saxónico, com os típicos "paramédicos" dos filmes!) que não cabe na nossa realidade, e cuja tendência é... desaparecer?!
.
Espanha, por exemplo, alargou a formação dos seus Técnicos de Emergência (a formação que existia era muito díspar) através de um Real Decreto (Real-Decreto 1397/2007). Passarão a ter 2000 horas de formação! 
Apesar disto, ninguém usurpa o papel dos Enfermeiros! A sua concepção assenta numa linha de complementaridade: não estarão capacitados para administrar medicação ou colocar IVs, intubar, colocar sondas ou drenagens de pneumotórax hipertensivo (nem agora, nem no futuro!) ... só podem fazer Suporte Básico de Vida e DESA, e "ajudar os Médicos e Enfermeiros em suporte avançado de vida" (citação do Real Decreto!).

Comments:
Vão é passear TAE's... ... o que vocês sabem, a mim já me esqueceu...
 
..."Haverá alguém (ou algum país) que no seu perfeito juízo, dispondo de recursos humanos altamente diferenciados (Médicos e Enfermeiros), entregue a emergência pré-hospitalar a Técnicos-do-desenrasca?..."

Passa a vida a descascar nos Médicos, mas quando dá jeito cola-se a eles...Hipócrita! Mas deixe-me esclarece-lo, em lado nenhum da proposta dos TAE vem a substituição dos Médicos, muito pelo contrário, é referida varias vezes a orientação Médica!! Já em relação aos enfermeiros...
 
A opinião mudou... é assim a vida... as pessoas foram abrindo os olhos. Para isso contribuiu as diligencias tomadas por alguns enfermeiros para que a verdade viesse a tona..
O plano estratégico em algumas partes tem certezas e em outras literalmente muitos pontos de interrogação. Será porque o sr Sec. estado também já começou a mudar de opinião? Porque será que o Sr Sá de Almeida anda tão nervoso?

Estes sindicatos mentem a toda a gente, inclusive aos seus próprios sócios... fazem malabarismo com os números, porque se representam 97% dos profissionais do pré hospitalar... contando que só enfermeiros (fora os médicos)nas SIV, Heli, VMER, são mais de 800... então pelas contas destes senhores os técnicos são mais de 200 mil... e esta?

Se as coisas tivessem sido feitas de outra forma, os Técnicos podiam já estar com tudo aprovado. Quiseram tudo, este tempo tempo tem tido uma atitude de subserviência a quem lhes interessa... mas como diz o ditado.. quem tanto se verga...
 
"Mas deixe-me esclarece-lo, em lado nenhum da proposta dos TAE vem a substituição dos Médicos, muito pelo contrário, é referida varias vezes a orientação Médica!! Já em relação aos enfermeiros..."


Penso que não deve ter lido a proposta correctamente.
 
DE não li a proposta toda, mas li alguns excertos que aqui colocou... E há de facto actos que são Médicos, mas o engraçado é que muitos deles, são actos que o sr. insiste que possam ser feitos por enfermeiros...ora assim sendo, não vejo porque é que um profissional especialista em EPH com 1500 horas de formação exclusivamente nisso não os possa fazer, mas enfermeiros que nas escolas dão SBV e pouco mais,e nenhuma formaçao em EPH já o possam fazer...em que ficamos?

O problema aqui parece-me claro, os enfermeiros percebem e ja perceberam ha muito tempo que embora sejam muito mais qualificados em saude do que kk TAE ou futuramente TEPH (e sobre isso não me restam quaisquer duvidas), um profissional com 1500 horas de formação arruma-os para canto na área especifica de EPH... Caso contrário nenhum enfermeiro se importava com isto (nos os vejo preocupados quando são, por exemplo, os AAM a fazer higienização dos doentes...)

E em relação a modelos adoptados por outros paises, em Espanha por exemplo andam Médicos, enfermeiros e técnicos na rua... Mas não precisa de ir aos EUA para ter outras realidades, em Inglaterra andam Paramédicos e Médicos, e na Alemanha a mesma coisa...

Aqui fica o link:

http://www.nhscareers.nhs.uk/amb.shtml#a06

http://www.nhscareers.nhs.uk/details/default.aspx?Id=905

Paramedic

As a paramedic, you will be the senior healthcare professional at an accident or a medical emergency. Working either on your own or with an ambulance technician, you’ll assess the patient’s condition and then give essential treatment. You will use high-tech equipment, such as defibrillators (which restore the heart’s rhythm), spinal and traction splints and intravenous drips, and as well as administering oxygen and drugs.

Médicos:

http://www.nhscareers.nhs.uk/specialtytraining/emergency-medicine.shtml
 
DE que tal o post sobre a proposta de aumento da quotizaçao para os membros da ordem de enfermagem de 7,48 pra 10 euros. a qual ja motivou a criação de uma petiçao online (http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=quotas) contra a referida proposta que será apresentada a 29 de maio.
obrigada pela divulgação
 
"iram??" no ponto 1... realmente um documento oficial emanado desta forma e que passou por tantas pessoas dentro de outros tantos sindicatos e associações deveria estar de acordo com o novo acordo ortográfico... :) iram = irão... como o país... assim se fala em bom português.
 
"os enfermeiros iram"....

Num comunicado destes....mostra bem o nível...

É o que faz as "novas oportunidades"...

Estes sindicatos têm meia dúzia de sócios, mas dizem que representam 97%....
 
"um profissional com 1500 horas de formação arruma-os para canto na área especifica de EPH..."

Uau... Temos campeão.
 
Realmente, se num Blog há a "desculpa"...num documento oficial!!!!

Malditas novas "upurtonidades"
 
Ora bolas , depois de 1500 horas de formação até a minha mulher a dias sabe puncionar uma veia. Agora aprender se deve perfundir lactato de ringer, soro fisiológico, ou uma dextrose isso já é outra história.
Sabe Sr. Tecnico... depois de 1500 horas não lhe será possível adquirir experiência suficiente para fazer um juízo clínico, e frequentemente os sinais observados dizem uma coisa, mas a realidade do doente é outra completamente distinta e por não estar habilitado a ler nas entrelinhas dos sinais e sintomas vai com certeza lesar o doente.
 
..."Uau... Temos campeão."...

É a melhor resposta que tem para dar??Fraquinho...
 
Como cidadão e como futuro enfermeiro e até lá, futuro TAT/TAS, estas guerrinhas deixam-me completamente entristecido com o nosso país. Quando é que todos vocês vão aprender que na EPH existe espaço para todos??? E sabem porque é que eu digo que há espaço para todos? Porque na EPH o que interessa é o salvar o paciente e não o que faz o quê ou quem faz o quê, ou quem é o quê. Sou a favor que se criem os TEHP (claro que com alguns ajustes, porque este molde proposto parece-me um pouco exagerado), mas afastar enfermeiros e médicos da EPH nunca, jamais em tempo algum. os enfermeiros são FUNDAMENTAIS na EPH e em qualquer outra área de saúde. Eu posso garantir que, já ouvi um bombeiro dizer que os conhecimentos de um enfermeiro são essênciais na EPH, principalmente em casos de doença súbita, pois os seus conhecimentos em anatomo-fisiologia, farmacologia etc, são uma mais valia. Acabar com as SIV NUNCA (e eu defendo que estas devem ser tripuladas por um enfermeiro e por um TAE/TEPH), acabar com VMER's NUNCA (e estas devem de ser tripuladas por um médico e por um enfermeiro), acabar com os enfermeiros nos helicópteros NUNCA (os HELI devem ser tripulados por médico e enfermeiro), pois Portugal está para Europa, assim como médico está para enfermeiro, pois os saberes de cada um complementam-se.
Agora só uma questão/esclarecimento para os TAE/TAS: Não usem o argumento que nos EUA não existem enfermeiros na EPH e sim paramédicos, pois esse argumento já está fossilizado. Nos EUA, existem muitos paramédicos, muitos EMT-basic, alguns enfermeiros (os flight nurses ou os pre-hospital nurses) e poucos, muito poucos médicos. Para transferências inter-hospitalares, o doente é sempre acompanhado por um flight nurse ("enfermeiro de voo", pois estes trabalham apenas em helicopteros e, por vezes um médico, e para a área do PH em si, existem os flight nurses e/ou os pre-hospital nurses, para além dos paramédicos e os EMT-basic. Nos EUA, os flight/pre-hospital nurses podem intubar, desfibrilhar manualmente e fazer cardioversão, usar DAE, administrar um vasto leque de medicamentos, incluindo sedativos, benzodiazepinas, narcóticos, fármacos de emergência etc, com autorização médica via rádio, ou por sua conta e risco, podem iniciar IV's, colocar tubos torácicos, fazer traquestomias e realizar outros actos médicos e de enfermagem. Os paramédicos podem fazer exactamente aquilo que os flight nurses fazem, no entanto, sempre com ordem médica via rádio e, apesar do enfermeiro em muitas situações não necessitar de ordem médica, muitos deles acabam por fazê-lo, apenas por uma questão de ficar de consciência tranquila. O EMT-b é o primeiro grau de socorrista e pode fazer apenas SBV com DAE, administrar alguns (muito poucos) medicamentos, como aspirina, nitroglicerina, carvão activado etc e sempre com ordem médica, e se, e APENAS se lhe foi ensinado, pode intubar (dependendo de estado para estado).
Pois é meus caros TAE/TAS, nos EUA uma grande parte do PH é feito por paramédicos, MAS também existem enfermeiros, e cada vez mais. Sei isto de fonte segura.
Alias, posso-vos garantir que lá, muitos dos helicopteros de cuidados intensivos são tripulados por pilotos, um enfermeiro e um paramédico. Os paramédicos têm a mesma formação do que um enfermeiro e lá não andam às guerrinhas como aqui, porque como em tudo na vida, é preciso saber estar e o que importa para eles, é SALVAR a vida ao paciente.
Vou deixar um link do video do youtube acerca dos flight nurses.
http://www.youtube.com/watch?v=CdK5elj_3hc (Podem constatar que existem enúmeros videos no youtube scerca da enfermagem pré-hospitalar nos EUA.
 
(continuação)

Por favor, sejamos razoáveis. Não seria melhor formar os nossos TAE/TAS como se formam os EMT-basic nos EUA? Note-se que eles estudam farmacologia geral e, com autorização médica, podem administrar alguns medicamentos, como carvão activado, aspirina, nitroglicerina. Insulina e glucagon não tenho a certeza mas creio que sim, agora narcóticos e fármacos mais "complexos", nunca jamais em tempo algum o podem fazer.
Na minha humilde opinião, deveria-se formar todos os socorristas do PH semelhante aos EMT-basic com o acréscimo de lhes permitir fazerem em situações de extremo e absoluta necessidade, onde a VMER está inop/indesponível e a SIV fica a mais de 1 hora, algumas medidas de suporte avançado de vida, sempre supervisionadas pelo médico regulador. Isto não é bem usurpação de funções dos enfermeiros, seria se fizessem com que essas técnicas fizessem parte do dia-a-dia desses profissionais e não apenas em situações de absoluta necessidade.
Vou deixar aqui dois links com os programas leccionados/módulos dos EMT-basic, EMT-intermediate (2 grau de socorrista) e do EMT-paramedic.

Agora uma coisa seja dita, o facto de quererem que os TEPH descomprimam pneumotoráx e drenem hemotoráx já me parece exagerado, qualquer dia até querem que eles façam uma traqueostomia
http://www.tacomacc.edu/home/msmith/apply.htm

http://www.publicsafety.ohio.gov/links/ems_emt_inter_refresh_curriculum.pdf
 
Blablablabla... tanta conversa quando tudo se resume a isto: ninguém quer dar competências aos enfermeiros. Os enfermeiros apanharam-se a ganhar bastante $ há uns anos e ficaram com mais olhos que barriga, sob a bandeira da autonomia querem fazer tudo o que lhes vem à cabeça dentro e fora do hospital e depois ficam muito admirados pela perda de competências. Basta ver como se comportam os enfermeiros que fazem INEM e urgência hospitalar, acham-se os maiores e fazem a triste figura que toda a gente vê. Mas o que é que estavam à espera quando se perde totalmente o bom senso? Portugal era até há bem pouco tempo um paraíso para a enfermagem no mundo, os enfermeiros faziam imensos actos médicos e ninguém estava preocupado com isso... subiu-vos à cabeça tanta fartura e agora ainda parecem surpreendidos?

Quando ao enfermeiro deste blog, seja um homem coerente. Tantas vezes bate de uma forma totalmente despropositada nos médicos (para si desapareciam todos) e agora já lhe servem? são profissionais altamente qualificados? Não se resguarde em nós pois da nossa parte não leva nada... à primeira oportunidade vocês enfermeiros cravam-nos um punhal nas costas. Nós não andamos a dormir senhores enfermeiros, vocês é que pensam que sim.

Fico triste é por alguns bons enfermeiros... mereciam muito mais do que aquilo que estão a ter.
 
Pura usurpação de competências, é tão claro como água. Aliás, a fonte da formação de enfermeiros à cacetada já vai secando, por isso toca de aprontar para chular os próximos trouxas.. enfim, um pseudo-curso de semi-enfermagem... LOL!
 
Eu conheço varios tae´s(tripulantes de ambulância de transporte...sim porque para ser tecnico teriam de possuir um curso tecnico com carga horária especifica), que não são nem pensam ser sindicalizados, poprque nenhum deles aceita esta nova carreira...alem disso pensem bem, isso implica que todos os tae´s e tambem bombeiros tenham de ir frequentar novamente a "escola", e muitos deles, a maior parte com certeza nã está interessada.
Isto é um jogo de meia duzia de tripulantes que cvê muitos filmes e está a ser acompanhada por um senhor que quer ganhar umas coroas la na sua cespu. ah e não se esqueçam que para ficar com a nova carreira vão ter de pagar bem a esse senhor piozarro.
Vamos la acordar para a realidade e vamo-nos deixar de ver filmes. abraço
 
"É a melhor resposta que tem para dar??Fraquinho..."

Talvez a sua resposta acima citada tenha mais significado na qualidade que emprega... "Fraquinho"

Esteja mais atento e não diga disparates.
 
meu caro henrique martinho, será que é o único que percebe que existe espaço para todos? será que é o único que consegue visualizar que os únicos que ganham são as vitímas/doentes. Há espaço para todos, cada um no seu lugar. Nada deve acabar, apenas complementar. Pela mesma logica as ambulâncias todas de emergência passam a ser siv's e nesse caso meus caros é necessario mais enfermeiros, pois os que estão no desemprego não chegam e além disso é necessário, como é obvio, os enfermeiros querem. Pois só estou a usar o mesmo argumento já aqui utilizado a dizer que não há cidadão de 1ª e de 2ª. Pois as pessoas do interior tem precisamente os mesmos direitos que um das grandes cidades. É direito constitucional.

Um bem haja e falem somente verdade
 
Não sei o que os senhores TAE pensam que é o curso de enfermagem. Eu pensava que quando fizeram o plagio para a proposta de carreira tinham prestado atenção a algumas coisas...
Eles devem pensar que passamos o dia a passear com o processo na mão, ou que o mundo do pré hospitalar é diferente. Devem pensar que as hipoglicemias se tratam de diferente maneira, ou até que os doentes se transformam na entra do SU....
Assim como vender carros é igual em todo lado, (apenas difere a aldrabice do vendedor), cuidar do doente é igual em todo lado....
 
Acho piada, os senhores "doutores" Enfermeiros estão sempre a tentar usurpar as funções dos médicos, mas quando alguém tenta desempenhar a verdadeira função dos Enfermeiros como os TAE usam argumentos estúpidos como "...novas oportunidades", " com erros ortográficos" .."vão lesar o doente..."Cambada de hipócritas é o que vocês são. Como se os Enfermeiros nunca dessem erros ortográficos, nunca tivesse lesado um doente de alguma forma, ou mesmo como se os Enfermeiros soubessem tudo o que há para saber. Têm medo de perder os vossos tachos. Mas já que não querem desempenhar a vossa função deixem desempenhar que a desempenha com gosto!!!! A maioria de vós são frustadissímos e brincam aos médico. Espero mesmo que estas propostas vão avante porque precisamos de gente com orgulho na função que desempenha.
 
Ordem dos Enfermeiros manifesta a sua veemente discordância relativamente ao Plano Estratégico de Recursos Humanos de Emergência Pré-hospitalar

O parecer enviado ao Ministério encontra-se divulgado na íntegra no site da Ordem dos Enfermeiros em Pareceres - Conselho Directivo - Parecer da OE sobre o Plano Estratégico de recursos Humanos de Emergência Pré-hospitalar. (http://www.ordemenfermeiros.pt/documentos/Documents/ParecerPlanoEstrategicoRH_EPH.pdf).
 
Chamar a atenção pela prática de manobras de compadrios moinas e interesses económicos manhosos, e corporativismo snob e sem rei nem roque, que os médicos, sobretudo os que se passeiam no governo, por vezes cometem, afastando os enfermeiros da posição, do ganho, e do poder de decisão. Tudo em nome de criar poder e elitismo e rapar o tacho todo, que alguns (ALGUNS!) médicos fazem jogadas, à má fila por vezes, que são naturalmente censuráveis. Veja-se por exemplo, as USF, onde andam alguns a ganhar 4000 euros de "incentivos", à custa do trabalho e produtividade dos Enfermeiros. Onde é necessário um só médico, arranja-se maneira de meter mais 3 ou 4. Resultado? Não "sobra nada" para os enfermeiros, nem dinheiro de incentivos, nem autonomia, esta última a qual está bem definida em directrizes europeias ( ver vídeo do presidente da SIPE, de 04 maio).

Por isso, criticar estas más práticas e esquemas, não significa perseguir e descascar nos médicos, só porque sim. Assim como afirmar a discordância da criação desta carreira de para-médico, não é assim tão descabida, pois afinal iria ser mais uma fonte de usurpação daquilo que pertence aos Enfermeiros. Concordo com o reforço técnico e científico aos TAE, mas que nunca implique a assunção de funções que são dos enfermeiros e dos médicos.
O que se passa aqui, é muito claro, é a tentativa de criar uma situação benéfica a alguns - protagonismo, dinheiro, ódios pessoais.
 
Só tenho pena de nao o ouvir criticar dessa forma os seus colegas do CODU que sacam milhares, sim, MILHARES!!! de €€ aos final do mês para lá estarem a fazer basicamente NADA!! porque não fala deles?? Os opcems atendem as chamadas, o médico decide os meios medicalizados a enviar ou nao, e o enfermeiro??? Sabe o que faz?? e sabe quanto ganha?? então tenha vergonha na cara, e se quer falar de tachos, entao comece pelo maior deles todos!! os enfermeiros nos CODUs
 
Caros colegas e amigos enfermeiros, antes demais devem criar uma carreira digna á altura da enfermagem em vez de andarem com guerras uns com os outros, porque assim só saiem benificiados os mesmos de sempre, aqueles que têem tachos. E agora aquilo que me custa mais dizer em relação aos enfermeiros e á enfermagem na globalidade, aprendam e ensinem nas escolas a fazer SBV, porque eu como enfermeiro posso dizer de boca cheia que 90% dos professionais de saude não o sabem fazer.
Quero dizer com isto tudo que para construir uma casa não podemos começar pelo telhado se não ela vai cair.
 
mais uma vez vejo que não sabem nem procuram saber...

97 % são representados... Não quer dizer que sejam sindicalizados...

outro aspecto que vejo importante...

1º se retirarmos o que não faz falta ao curso de enfermagem na formação que têm ao longo de 4 anos se calhar até ficam com perto de 2 anos de formação.

2º não vamos aprender a fazer camas durante uma semana!

3º não vamos aprender a fazer tratamentos de ulceras...

4º não vamos aprender a mudar o doente de posição de 2 em 2 horas

5º não vamos fazer diagnósticos

6º não vamos dar medicação sem ser com ordem médica

7º não vamos cuidar nem tratar apenas melhorar até chegar ao hospital


se acham que 1660 € é muito em fim de escalão desculpem mas 3.000 em fim de carrreira ou com tacho também é exagerado

sinceramente procurem alguém que vos ajude... que vos entenda... querem tudo para vocês mas não querem ceder em nada...

Vergonhoso
 
A carreira vai para a frente,,,

VIVA OS TAES.

Agora senhores enfermeiros chorem e podem cair aos pés de quem sempre criticaram.

Nós so queremos fazer a diferença...coisa que voces jamais percebem.

Tinoni
TAE Norte
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!