sexta-feira, maio 21, 2010

Oposição frontal da OE ao TEPH!


A Ordem dos Enfermeiros manifesta a sua veemente discordância relativamente ao Plano Estratégico de Recursos Humanos de Emergência Pré-hospitalar (Ler Parecer do CD da OE na íntegra)


"Findo o prazo da consulta pública a que o Plano Estratégico de Recursos Humanos de Emergência Pré-hospitalar esteve sujeito, a Ordem dos Enfermeiros (OE) vem tornar público a sua manifesta discordância relativamente ao documento proposto pelo Dr. Manuel Pizarro, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde.
.
Esse desagrado encontra-se plasmado no parecer que a OE elaborou e remeteu para o Ministério da Saúde - no âmbito do processo de consulta pública que culminou ontem, 20 de Maio. Desse documento destaca-se o seguinte:
.
1. O plano estratégico apresentado pelo Ministério é redutor, pois foca apenas os recursos humanos, ao invés de apresentar uma proposta global que institua «o modelo de Emergência Pré-hospitalar que melhor se adeqúe à realidade do nosso país».
.
2. A Ordem dos Enfermeiros considera ainda que é «incompreensível e inaceitável que nos recursos actualmente afectos aos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) não seja mencionado o número de enfermeiros que neles prestam serviço desde 2007, assim como a clara e explicita intenção de afastar este recurso qualificado. Note-se que o compromisso assumido pelo senhor Secretário de Estado Adjunto e da Saúde com a Ordem dos Enfermeiros foi o de se proceder à avaliação prévia antes de qualquer decisão. Ora, no documento em apreço não vislumbramos qualquer elemento de análise que faça perigar a nossa profunda convicção de que os enfermeiros nos CODU acrescentam valor ao sistema pela disponibilização permanente de uma resposta qualificada que outros profissionais não clínicos jamais podem oferecer».
.
3. Da mesma forma, o parecer da Ordem dos Enfermeiros advoga que «não pode ser admissível que no enquadramento geral, tal como está referido para os meios de Suporte Básico de Vida (SBV) e Suporte Imediato de Vida (SIV), quando é feita referência aos meios de Suporte Avançado de Vida (SAV ‐ viaturas rápidas, terrestres ou aéreas), não esteja expresso que estes são tripulados por médico e enfermeiro».
.
4. Ao apostar-se, ao arrepio do enquadramento legal vigente, na hipotética «transferência de competências dos enfermeiros para outros profissionais» o documento em análise «prefigura uma primeira etapa para a alteração do modelo de prestação de cuidados em ambiente pré-hospitalar». Como consequência, a Ordem dos Enfermeiros antevê «uma regressão nas condições de qualidade e segurança dos cuidados pré-hospitalares».
.
5. No mesmo contexto, a OE assume a sua «frontal oposição à criação de um grupo técnico para actuar em emergência sem domínio científico e colocando em causa a segurança e a qualidade dos cuidados a prestar aos cidadãos».
.
6. A Ordem dos Enfermeiros deixa bem claro junto dos responsáveis políticos que «jamais se associará a qualquer estratégia que redunde em prejuízos para a prestação de cuidados aos cidadãos e, por maioria de razão, em área tão sensível como é a área da EPH». E por isso afirma que «utilizará todos os meios ao seu alcance para garantir que os cidadãos continuarão a ter direito à mais-valia decorrente das competências próprias dos enfermeiros no âmbito da Emergência Pré-Hospitalar».
.
7. Considerando que o perfil funcional do enfermeiro contido no plano estratégico foi elaborado «sem consulta prévia à Ordem dos Enfermeiros, ergue-se a questão da legitimidade da regulação destes profissionais a partir de um plano estratégico de recursos humanos, por uma entidade que não detém competências reguladoras». Assim sendo, a Ordem dos Enfermeiros exige a alteração desse perfil de acordo com as sugestões constantes do parecer.
.
Considerando a total discrepância entre os compromissos anteriormente firmados com vários responsáveis do Ministério da Saúde, a Ordem dos Enfermeiros remeteu o parecer acima referido para o Gabinete do Senhor Primeiro Ministro, aos Grupos Parlamentares e à Comissão parlamentar de Saúde, estes últimos com pedido de audiência.
.
Não obstante a análise negativa do documento proposto pelo Ministério da Saúde, a OE continua expectante de que as suas preocupações sejam atendidas e que seja possível elaborar um verdadeiro plano estratégico para EPH. Nesse sentido, a Ordem dos Enfermeiros reforça a sua disponibilidade para dar os contributos necessários." link

Comments:
Assim,sim vale apena termos Ordem!Parabéns! este deve ser o caminho, usar do poder legal que a Ordem dsipõe para nos fazer valer os direitos...Se é para restruturar o PH que sejam com Enfermeiros!

Parabéns à Ordem!
 
Gosto especialmente desta parte:

..."no documento em apreço não vislumbramos qualquer elemento de análise que faça perigar a nossa profunda convicção de que os enfermeiros nos CODU acrescentam valor ao sistema pela disponibilização permanente de uma resposta qualificada que outros profissionais não clínicos jamais podem oferecer..."

Porquê???

1º porque qualquer pessoa ligada à EPH sabe bem o que andam os enfermeiros do CODU a fazer, e a sua (nenhuma) importancia nos mesmos... Tachos já há que cheguem na politica...

2º "profissionais não clinicos"??!?!?!? Enfermeiros agora são pessoal clinico?? Eh pá, acho que alguém anda a precisar de ir ao Médico, urgentemente...
 
Anónimo das 8:06 PM... rennie faz bem... Parabéns à Ordem. Assim até pago os 10 euros por mês!
 
Anonimo das 8.23 rennie porque?? Acha que se quisesse ser enfermeiro não o conseguia?? Precisava de quanto, 11, 12 de média?? dificil...
 
Os enfermeiros dispondo de competências técnicas e científicas próprias, sabem reunir sinais e sintomas e não só (a alma também fala e também sofre, e para saber ler a dita, é preciso treino e tacto) e enquadrá-los num diagnóstico, e agir de acordo. O termo clínico não significa médico, meu caro. Ser-se clínico é ser observador, investigador, actuador. A enfermagem não é uma profissão meramente técnica. É uma ciência em si, tal como a medicina. Suportando-se em outras ciências para tal (anatomia, fisiologia, biologia, ética, ...).
enfim, são confusões naturais para quem deve andar muito confundido pensando querer ser ou enfermeiro ou médico, quando não é nem um nem outro. Mistura-se os dois para se formar uma quimera híbrida. Que se lixem as partes originais, interessa é angariar ou protagonismo ou mais algum para forrar bolsos mais esfomeados..
 
Deixo os meus parabéns à Ordem.

Precisam-se mais destas iniciativas.
 
Sr. ronyjux só lhe digo isto, há muita gente que sabe bem em que "anatomia, fisiologia, farmacologia" se "baseia" a enfermagem... eu, no seu lugar, tinha vergonha de as referir como bastiões da formação de um enfermeiro, quando na verdade não passam de pequenas amostras superficiais do que na verdade são essas cadeiras e respectivas matérias, um verdadeiro atestado de limitação aos estudantes de enfermagem e enfermeiros... Mas para si já vi que serve de argumento, fraca escolha.

Ps: Por favor não me venha falar de confusões naturais "de quem quer ser algo que não é", isto vindo de si só pode ser uma piada, irónica no minimo...
 
Acho piada, os senhores "doutores" Enfermeiros estão sempre a tentar usurpar as funções dos médicos, mas quando alguém tenta desempenhar a verdadeira função dos Enfermeiros como os TAE usam argumentos estúpidos como "...novas oportunidades", " com erros ortográficos" .."vão lesar o doente..."Cambada de hipócritas é o que vocês são. Como se os Enfermeiros nunca dessem erros ortográficos, nunca tivesse lesado um doente de alguma forma, ou mesmo como se os Enfermeiros soubessem tudo o que há para saber. Têm medo de perder os vossos tachos. Mas já que não querem desempenhar a vossa função deixem desempenhar que a desempenha com gosto!!!! A maioria de vós são frustadissímos e brincam aos médico. Espero mesmo que estas propostas vão avante porque precisamos de gente com orgulho na função que desempenha.
 
Ao ronyjux, e para que nos poupe das suas tiradas infelizes:


Clínico(adj): Relacionado com o exercício prático da Medicina

Clínico(subst): Médico que se dedica à pratica da Medicina, estuda as doenças e faz diagnósticos por observação directa do doente.

Dispenso por isso a sua conversa fiada, opto mais por dicionários....
 
O melhor de tudo isto é os colegas Enfermeiros que já se perfilam em 1ª fila para dar formação aos tais pseudo-futuros-tecnicos!
 
opa não sei o porquê de tanto elogio à ordem. A ordem tem de actuar. Eu pago para isso. É nestas coisas que os Enfermeiros ainda mostram a sua pequenez...a Ordem não tem feito rigorosamente nada até agora!
Agora que defendeu a Enfermagem até já há quem aceite uma subida da quotas pa 10 Euros.
Deixemos de ser pequenos, para sermos uma classe devera respeitada.

Enf. Óscar.
 
Nao sejam tapados! Leiam bem o que está escrito no documento. Este documento é a melhor coisa que nos aconteceu. Define de uma vez por todas o papel do Enfermeiro no Pre-hospitalar. E esse papel está lá, nos meios SIV e SAV.

O CODU é um luxo... é um albergue para os do costume e para os amigos do costume, só lá entram quem eles querem. Todos nós sabemos porque há alguns colegas das delegaçoes a batalhar no CODU. É que receber horinhas de qualidade para dormir ou estar a resolver assuntos da delegação é melhor que ter que trabalhar...

Abram os olhos colegas. Deixem de defender meia duzia de colegas que nao merecem e defendam o lugar dos muitos colegas que todos os dias defendem a Enfermagem no pré-hospitalar. Atender telefones não é salvar vidas, é tacho!

NRP
 
Será que esta intervenção da OE surgiu, porque a Digma. Bastonária está ainda de baixa????
... ou porque foi socorrida por um enfermeiro de emergência pré-hospitalar!!!
São intervenções socio-politicas destas que precisamos de ver na OE.
Só nos falta agora começar a ler posições da OE relativas ao reconhecimento efectivo e pragmático dos enfermeiros como licenciados.
 
Algum coleguinha sem um palmo de testa disse:
O CODU é um luxo... é um albergue para os do costume e para os amigos do costume, só lá entram quem eles querem. Todos nós sabemos porque há alguns colegas das delegaçoes a batalhar no CODU. É que receber horinhas de qualidade para dormir ou estar a resolver assuntos da delegação é melhor que ter que trabalhar...

A si vou-lhe contar uma história:

Havia uma vez um pescador que tinha apanhado caranguejos da sua estirpe e tinha-os num balde junto a si...um senhor ia caminhado quando reparou que o pescador tinha o balde sem tampa e perguntou ao pescador: "O Sr. não tem medo que os caranguejos fujam? Não!, disse o pescador - É que estes caranguejos são da estirpe do Sr NRP, sem um tentar fugir os outros puxam-no para o balde"!

A esta hora está o senhor a pensar, este deve ser um dos que faz CODU, errado!Mas sou enfermeiro e gosto que os meus pares sejam muito bem remunerados. São mentes pequenas como a sua que fazem c que os enfermeiros tenham sempre que ser apledidados de coitadinhos e se um ganha mais que nos ataca são os nosso proprios colegas...faça um favor à Enfermagem seja o último a falar e quando chegar a sua vez, cale-se!

Warchild
 
De facto foi uma tomada de posição inteligente...logo deve ter a mão do Enf Germano! Este homem tem que ser bastonário!Crie-se uma petição online, Germano a bastórário!
 
Petição Enf.º Germano Couto a Bastónário da Ordem dos Enfermeiros

Caros colegas,

A nossa classe encontra-se numa crise sem precedentes. No meio de toda esta desmotivação, humilhação, falta de auto-realização, as condições de trabalho pouco incentivadores, o desemprego, e a usurpação de funções que nos assolam! Vemos uma Bastonária sem cor, sem ideias, sem visibilidade numa Ordem que insiste em "pintar a garagem quando toda a casa está a cair de podre"

No meio de toda esta conjuntura desanimadora, deslumbramos um homem de vasta inteligência, de acções e postura, com visibilidade de futuro e mesmo conhecendo todas as dificuldades não tem parado de lutar por nós!

É por isso que está nas nossas mãos demonstrar à Enf.ª Maria Augusta que está na hora de dar o lugar a alguém que de facto entende, dá voz e acima de tudo projecta a Enfermagem num processo de valorização e crescimento profissional!

Enf.º Germano Couto a Bastonário já!

Assinei!

http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2010N2177
 
Caro anónimo das 10:26

Não se fique apenas por um dicionário. Pode ser demasiado redutor...
Só por curiosidade, veja estes dicionários:

http://dictionary.reference.com/browse/clinical?r=66
http://www.merriam-webster.com/dictionary/clinical
 
Ao Anónimo das 12:54 am
"De facto foi uma tomada de posição inteligente...logo deve ter a mão do Enf Germano"
Não diga disparates... não sabe o que diz!

M.Luz
 
Os mesmos que ontem falavam que a Ordem nada fazia, hoje vêm dar-lhe os parabéns, que fez o que lhe competia....daí não se compreende os parabéns .... assim sendo para que pagamos as quotas todos os meses.
Haja coerência nas atitudes que, infelizmente é o que falta, na maioria das vezes, em alguns enfermeiros ...... e por isso é que não somos levados a sério!
 
Caro Warchild,

É pena que só tenha lido esse paragrafo e ainda por cima descontextualizou-o.

Há muito que defendo que o principal "adversário" do Enfermeiro é o próprio Enfermeiro.

Tem duvidas?

Então deixo-lhe aqui um desafio. A si e a todos os colegas.

Actualmente há falta de Enfermeiros nos CODU em virtude da saída dos colegas das VMER. Como não há colegas das SIV que cheguem para todos os buracos, faz-se um esforço extra para não deixar a escala por tapar. Mas agora pergunto-lhe: Quem foi que disse que só os Enfermeiros das VMER tinham capacidade para estar num codu? Quem disse que os colegas das SIV eram menos experientes e não tinham conhecimentos para orientar os proprios colegas? Sim, acertou, foram os mesmos que agora se puseram ao fresco! Sim, foram os nossos colegas para quem o codu nao passa de um hobbie. Agora que nao interessa, bateram com a porta e foram ganhar extra para os helis e para a VMER, deixando a batata quente na mao dos "outros". Agora já tudo é um atendado à Enfermagem. Quando passavam os turnos a dormir ninguém se preocupou em defender a Enfermagem.

Não lhe chega? Deixo-lhe outro desafio:

- Tente entrar para uma VMER!

Quantos cursos de colegas caducaram sem nunca terem feito um unico turno? Porque razão esses colegas servem agora tapar os buracos do codu mas nao servem para a VMER que tem ainda menos Enfermeiros?

Sabe porquê? Porque os nossos próprios colegas protegem o lobby e deixam muitos outros colegas sem hipoteses de defender a Enfermagem.

Viva a Enfermagem, abaixo a chulice na Enfermagem!

Em relação à minha opinião, aqui a tem. Quer queira, quer não. As verdades são para dizer, ainda que sejam inconvenientes. Isso de mandar calar os outros só porque tem uma opinião diferente era no tempo da outra senhora.

Passar bem.

NRP
 
Caro NRP

Talvez tenha sido demais agressivo no meu comentário sobre o qual peço-lhe desde já as minhas desculpas...de facto aquilo que diz tem razão...mas não tudo.

Em relação aos CODU sinceramente não estou a par quem lá está quem não está e sinceramente é um trabalho que profissionalmente não me motiva...

Em relação às VMER a guerra é outra...como sabe o problema das VMER não é nem nunca foram os Enfermeiros, mas sim os médicos...você não consegue entrar para uma VMER, simplesmente pk estas não carecem de enfermeiros, estas nunca estão INOP´s por falta dos mesmos, logo não ha essa necessidade...eu falo da VMER do meu Hospital, da qual não faço parte, que os elementos que lá estão já o fazem à 12 anos e ainda nenhum saiu! Pk eu sei que se um hospital necessitar de enfermeiros p a VMER e se requisitar ao INEM, eles fazem cursos...o pior é a maior parte das VMER os que lá estão agarram akilo com unhas e dentes, tal e qual o colega e eu se la tivesse fariamos...

A única coisa que não concordo consigo é quando fala de vencimentos...quem me dera a mim que todos os colegas fossem bem pagos, pois sim esse seria o bom caminho...

É verdade que os colegas do INEM são os primeiros a fechar a porta aos prórpios colegas e esquecem-se que qtos mais enfermeiros houver no INEM, mais força teremos...

O futuro das VMER´s será sem qualquer dúvida por ser tripulada por 2 enfermeiros...Tantos médicos defendem isto, está na hora de o pôr em prática!

Abraço

Warchild
 
"Ao Anónimo das 12:54 am
"De facto foi uma tomada de posição inteligente...logo deve ter a mão do Enf Germano"
Não diga disparates... não sabe o que diz!

M.Luz"


Se sabe alguma coisa...faça o favor de expor...agora que entre a Bastonária e o Enf Germano a diferença é clarinha como agua!
 
Precisamos de uma Ordem activa, corporativa com os seus associados, que actue "já", "no segundo seguinte", em prol da dignificação e valorização da Enfermagem.

Cumprimentos
Marlene
 
"O futuro das VMER´s será sem qualquer dúvida por ser tripulada por 2 enfermeiros...Tantos médicos defendem isto, está na hora de o pôr em prática!"

Ainda gostava de conhecer pessoalmente algum médico que defenda essa barbaridade...
Nesse caso deixaria de se chamar VMER, seria tudo menos uma viatura Médica...

Ja agora, ja reparou no que diz a VMER logo por cima do espelho retrovisor??

E diga lá iluminado o porque de não fazerem sentido médicos nas VMERs?? Custa-lhe ser apenas figurante?? Se queria ser actor principal escolheu bastante mal o curso...
 
O futuro das VMER´s será sem qualquer dúvida por ser tripulada por 2 enfermeiros...Tantos médicos defendem isto, está na hora de o pôr em prática!

Abraço

Warchild

Eu até acho que nem deveriam existir Médicos, deveriam ser os enfermeiros a tratar de tudo e de todos!! E já agora, para que a Policia?? Não poderiam os enfermeiros fazer perfeitamente os trabalho da policia?? Não estaremos nós, habilitados para tal?? E juizes??como é possivel ainda existirem??? E serralheiros?? Incrivel, este pais desperdiça milhoes de €€ quando tem enfermeiros altamente qualificados em todas as areas e mais algumas!!
 
Há máfia no ACES Dão-Lafões I...
 
anónimo das 10:16:

obrigado por me provar com esse azedume aquilo que defendia: quer ser mais daquilo que pode efectivamente ser. Não reconhecer ciência e a validade da profissão de Enfermagem, ou é por burrice ou por dor de alguma coisa. Mas isto é o que eu penso..
Já agora, antes de tentar-me dar lições, estude primeiro muito bem a sua, ou não soubesse eu do que falo (eu tenho também capacidade de elaborar um juizo muito clínico, sobre quem vem escrever mal de enfermeiros num blog de enfermagem): http://dictionary.reference.com/browse/clinical?r=66

Já agora, há-de explicar a tirada pºessoal de "vindo de si, só pode ser brincadeira"..? só mesmo pela brincadeira que entretanto aqui encetamos
 
devo acrescentar que, apesar de existirem algumas más-árvores, nem todos os enfermeiros foram fruto das mesmas. E sim, as ciências de anatomia, fisiologia, e etc., os enfermeiros sabem-nas bem, ou mal seria. Afinal, não andamos nestas coisas para passear vaidades e ostentar cúmulos de sapiência e de verdades absolutas ou viver num mundo de aparências, mas sim para cuidar de pessoas.
Quem se dedica e gosta, estuda, estuda muito, para ser melhor e melhor cuidar. E os Enfermeiros, no seu geral, estudam muito, para saberem o que fazem e do que fazem.
Aconselho talvez a fazer o mesmo, se não quer ficar e assentar como o pó. e ter o valor do mesmo =)
 
VEM AGORA FAZER QUALQUER COISITA PARA PUDER JUSTIFICAR OS PRETENDIDOS AUMENTOS, VÃO GOZAR COM OUTROS.

NÃO ESTÃO NADA DE PARABENS ESTÃO SIM A FAZER AQUILO QUE LHES COMPETE E QUE DEVIAM FAZER SEMPRE..

ESTOU FARTO DELES TODOS
 
Perfeitamente de acordo!!
Vamos acabar com todas as profissões, pois os Srs. Enfermeiros fazem tudo!!
É o que eu digo, estes gajos são um espectaculo!!!
 
"Sr. ronyjux só lhe digo isto, há muita gente que sabe bem em que "anatomia, fisiologia, farmacologia" se "baseia" a enfermagem... eu, no seu lugar, tinha vergonha de as referir como bastiões da formação de um enfermeiro, quando na verdade não passam de pequenas amostras superficiais do que na verdade são essas cadeiras e respectivas matérias, um verdadeiro atestado de limitação aos estudantes de enfermagem e enfermeiros... Mas para si já vi que serve de argumento, fraca escolha.

Ps: Por favor não me venha falar de confusões naturais "de quem quer ser algo que não é", isto vindo de si só pode ser uma piada, irónica no minimo..."


O Sr. ronyjux não é o único da sua classe a tentar passar uma imagem de seriedade do ensino do enfermeiro. Na verdade, existe uma certa necessidade que os enfermeiros têm de bradar aos céus que têm como bastiões na sua formação, certas e determinadas ciências, que como já foi dito, não passam de um atestado de "insuficiência" a enfermeiros e estudantes.

Digo que, relativamente e dentro de cada domínio, qualquer profissão com génese no ensino superior na área da saúde (e até politécnico) pode argumentar com cartas sobre qualificação académica, excepto, enfermeiros.
 
A ordem está de parabens mas sem duvida quem começou esta visibilidade foi o Enf Germano no dia 11maio no debate.
Mais uma vez parabens para ele e a sua equipa.

Quanto ás quotas quem não for à Assembleia geral não tem direito a falar sobre o assunto.
 
A OE não está de parabéns, porque se limitou a fazer o que devia ser feito, assim como o Enf.º Germano que também pertence à OE!
Não compreendo esta adulação contínua de alguns enfermeiros ..... começa na escola, passa pelos chefes e médicos a quem servem café e chá e depois falam em autonomia .... qual autonomia, qual carapuça, se não sabem ser autónomos, necessitam sempre de alguém por perto a quem servir, a pequenez já vem da escola e vai-se arrastando até à reforma ...... infelizmente!
Por isso já falam em substituir a actual Bastonária pelo Enf.º Germano.
Que se saiba ainda não se apresentaram os candidatos a Bastonário, pois não?

As soluções não passam pela mudança de bastonário mas pela mudança de atitudes ...... e isso é muito mais difícil!
 
Warchild e restantes colegas,

O futuro da VMER passa sem duvida por três tripulantes, mas sendo que o "novo" elemento passa a ser o Paramédico ou TEPH ou lá como o queiram chamar.

Não tenham duvida que esta nova profissão vai surgir. Por motivos sociais e económicos. Negar isto, é negar o óbvio.

No entanto, isto não significa o fim da Enfermagem no Pré-hospitalar. Tive oportunidade de ver de perto vários modelos de Pré-hospitalar, o espanhol onde médicos, enfermeiros e técnicos trabalha em equipa. Inglês onde o mesmo esquema é usado e o australiano, onde as equipas são binómios constituídos por paramedico-paramedico, medico-paramedico e paramedico-enfermeiro. Todos estes modelos têm lugar para todos.

Em Portugal, estou convicto que os Paramédicos vão surgir e que a constituiçao da VMER passará a 3 elementos. O que sinceramente me parece o mais correcto. No entanto, como estamos em Portugal as coisas vão ser feitas da forma mais barata possivel e a VMER só terá 2 elementos. Não tenham duvidas que se isto acontecer o elemento que saltará fora é o Enfermeiro. O argumento económico falará mais alto. E os tais futuros técnicos em conjunto com um médico conseguirão obter o mesmo efeito que os actuais binómios. A qualidade será igual? Nao, sem duvida. Mas para o que vai servir, chegará. Não tenham duvidas disto.

Não podemos impedir a criaçao dos TEPH mas podemos afirmar a importância da Enfermagem no PH.

Não tenham duvidas que os CODU para os Enfermeiros, já lá vão. As tais 1500 horas dos TEPH chegam e sobram para que um técnico determine a gravidade de um pedido 112 feito por um leigo. Num futuro não tão longínquo quanto isso, o próprio médico será dispensado da central. Vejam os restantes modelos 112, podem começar com Espanha que é já aqui ao lado.

Em relação ao trabalho de rua, resta ressalvar a diferença que o trabalho de um Enfermeiro faz. Por isso continuo a defender que a proposta que esteve em discussão é sem duvida uma mais valia para nós, porque afirma a importância do lugar do Enfermeiro nos meios SIV e SAV.

Podemos continuar a desperdiçar recursos lutando contra o inevitável ou podemos concentrar-no no que é realmente importante.

Já dizia a minha avó: "Quem tudo quer, tudo perde".

NRP
 
Srs TAE´s,

Quem são os paus mandandos no PH são vocês e não os Enfermeiros...caso vocês n saibam, eu também concordo que sejam um medico e um enfermeiro nas VMER...mas o problema é q os médicos que voces tanto labem o...(aquilo que voces sabem) não querem saber do PH para nada...e são os próprios medicos coordenadores das VMER´s dos Hospitais que já mandaram mais do que uma vez essa proposta..pois segundo eles, mais vale uma VMER sempre Operacional com 2 enfermeiros, do que sempre INOP c médico...qto à vossa azia...só vocês é que se acham importantes mais ninguem...se vocês ouvissem o que os médicos dizem de voces n lhes lambiam tanto o (aquilo que voces sabem)

Olhem que seria lindo depois desta confusão toda as VMER´s serem tripuladas por dois enfermeiros...eu ia adorar so p ver a vossa cara...:o)
 
Isto era o mínimo que se esperava da OE...

Apenas mais uma achega para um colega que escreveu atrás:
-"Quanto às quotas quem não for à assembleia geral não tem direito a falar sobre o assunto."
Permita-me que lhe diga, todos os que pagam têm o direito de falar, e expressar a sua opinião mesmo que contrária à sua.
Poderá, infelizmente, não ter direito a voto. Já o direito a falar, ai isso é que têm.
 
http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1576909
 
É o descalabro! Uma instituição que a população julga fiável e comparticipa anualmente através de impostos indirectos uma vez que somos tributados indirectamente através do que pagamos nos seguros, porque ninguém se convença que são as seguradoras que suportam os 2% para o INEM, somos todos nós que pagamos em duplicado para a saúde, uma verdadeira vergonha que ninguém fiscaliza. Com estes 2% que toda a gente que tem seguros desconta deviamos exigir mais resposta e qualidade. Com os 2% que pago em vários seguros EXIGO a manutenção de médicos e enfermeiros no pré hospitalar maximizando o potencial que estes profissionais podem oferecer ao sistema. Não ADMITO que se tomem decisões para patamares de qualidade inferior quando não se esgotou toda a capacidade intalada e investimento efectuado.
ESTE INEM ESTÁ POBRE E PODRE DE IDEIAS E CHEIO DE GENTE INCAPAZ NA SUA GESTÃO.
NÂO ADMITO QUE ESTA GENTE ANDE A DESBARATAR O MEU CONTRIBUTO PARA O SISTEMA (2%) POR QUESTÕES POLITICAS OU INCAPACIDADE DE GESTÃO.
TIREM ESTA GENTE QUE ESTÁ A DESBARATAR MILHARES DE EUROS DIÁRIAMNTE COM PROJECTOS MÉGALOMANOS DE TRANSPORTE DE HELI ( 5 HELIS NUM PAIS EM CRISE) PARA SATISFAZER UM LOBIE MEDIOCRE E CINZENTÃO. 3 DESTES HELIS DAVAM PARA PAGAR MTS VMERS, SIV, BONS CURSOS PARA TAE, DAR MELHOR RESPOSTA AO SISTEMA PRÉ-HOSPITALAR E AINDA TIRAR GENTE DO DESEMPREGO.
METAM LÁ O MEXIA QUE É BEM PAGO MAS SABE ADMINISTRAR E GERIR
 
Os enfermeiros vão continuar a ter lugar no pré-hospitalar, as SIV vão continuar, as VMER tambem etc etc... só pergunto, onde estava o interesse dos enfermeiros quando o pré-hospitalar era, incorrectamente, mas praticamente assegurado por instituições voluntárias?.. ou vamos ver os enfermeiros a lutar para fazer pré-hospitalar em locais do interior, para onde nenhum quer ir trabalhar para os centros de saúde, dessas terras?..
 
Caro anónimo das 11:34 PM,

Você antes de falar informe-se, pois se o fizesse não fazia comentarios triste...Caso o senhor não saiba é rara a Corporação de Bombeiros que não tenha Enfermeiros a fazer PH e de Borla como Voluntários...por isso que nós Enfermeiros estamos no PH nos Bombeiros desde o tempo do SNAS (Serviço Nacional de Ambulâncias de Socorro, criado em 1971, ainda os TAE´s andava de tomate para tomate!
 
Sinceramente só consigo ver pessoas com uma altivez elevada por aqui. É uma vergonha os proprios enfermeiros não conhecerem a ralidade do INEM. Antes de falarem informem se de tudo. Deus no Céu e os Enfermeiros na Terra!? é isso que os sr.ºs defendem!? Tenham vergonha, só em 2010 é que se preocuparam com o Pré Hospitalar. Se à enfermeiros nos Bombeiros à borla? Sim existem e é só para mostrar os galões porque trabalhar que é bom é só para o Zé Bombeiro. Dou lhe um exemplo Concelho de portugal com BV sem VMER existem enfermeiros nos quarteis, concelho com VMER estão no quartel mas como quadro de honra.
Sobre a criacção de uma nova profissão no pré hospitalar... lembro lhes que não é nova esta definida desde 2004 (vão ao site do inem) contudo os TAE querem melhorar os cuidados que prestam, melhorar os conhecimentos.

Estão todos contentes pela vossa ordem então é assim vocês pagam porque se não seriam expulsos e não poderiam exercer enfermagem. Esta possição da ordem era esperada porque as mentalidades retrogadas apenas querem adiar o que não poderá ser mais adiado a criaçaõ de TEPH. Continuem a pagar para estas pessoas porque não têm solução, contudo demonstrem que são enfermeiros... Lutem pelo que é vosso e não contra os outros...

Aumentem o Racio doente/utente - Enfermeiro

Recebam como licenciados pois merecem

estabeleçam a vossa carreira valorizando a especialidades.

Acabem com as faculdades privadas de enfermagem (ah isso é dificil não é??? é mais um dos grandes tachos)pois se reparem em medicina não existem porque?

Sejam realmente enfermeiros e larguem os cargos de gestão... Acredito que quem estuda enfermagem é para ser enfermeiro e não estar a "mandar" (e mal) em TAE

Se um dia o Inem averiguar o porque de dever tanto aos TAE chegará à conclusão que existem enfermeiros culpados nisto... pois foram para lá mandar em vez de coordenar...

Apenas queremos ter mais formação... não queremos os vossos lugares...

É pena que só na 1ª decada do Sec. XXI é que descobriram mais um tacho... Ser enfermeiro do INEM, Ser enfermeiro do CODU, Da VMER das SIV's.

Anónimo das 11:34pm

Felizmente que em 1971 andava de tomate em tomate ao contrario do senhor que se calhar já trabalhava... assim, o senhor conhece que enfermeiro em 1971 tinha que grau académico? nenhum não era... Vinha do ultra mar e lá era o que? Maqueiro não é? e transformou se em enfermeiro não é? e depois passou a ter bacharlato? não é assim? e passou a bacharel pela sua experiência não é? e chegou a fazer o complemento? ou é dos que defende aumentarem o ordenado sem ter o complemento? ou teve um complemento facilitado?
Respeite e será respeitado...
 
Enfermeiros a fazer EPH de borla nos BOmbeiros???? Venha cá contar histórias venha... Não conheço nenhum CB que tenha regularmente enfermeiros nas ABSC's voluntários... Os enfermeiros tão na EPH há meia duzia de anos, quando retiraram os TAS das VMER's... Até essa altura, eram os bombeiros, policias, TAS e Medicos que actuavam no EPH. Vir agora dizer k os enfermeiros estao desde sempre na EPH deve ser uma piada, so pode.
 
Para os TAE´s que se tocaram...de facto de bombeiros devem perceber vocês...pois os zé bombeiros que voces falam era muitos de voces que fugiram p o INEM...(agora é q pus o dedo na ferida) caso nao saiba e se voce trabalhava em 1971 secalhar n seria o unico e sim já havia enfermeiros formados... e nas Corporações de bombeiros tb...vou sou inumerar algumas delas do norte que operam so com enfermeiros e se voce for TAE é facil de o comprovar...Ponte de Lima os bombeiros asseguram o PH maioritariamente com Enfermeiros, BV Viana do Castelo, foi a primeira Corporação a ter Enfermeiros 24h/dia a fazer PH e neste momento tb possui... entre outras por isso como disse e volto a repetir ainda os TAE´s andavam de tomate para tomate e ja os Enfermeiros faziam PH...para n falar que maior parte de vocês foram formados por enfermeiros...se quem vos ensinou eram enfermeiros, secalhar, digo é pk ja estão no PH à mais tempo que voces...n será?
 
Para o anónimo das 11:28

Não eram TAS´s que faziam VMER eram maior parte maqueiros das urgências, auxiliares dos médicos ;o) antes que me mande informar...convido-o a ver o video que esta no youtube com o título INEM 1999...talvez o ilucide do trabalho deles...lamber akilo que voces sabem aos medicos...pensando bem secalhar n eram maqueiros eram TAE´s.
 
Anónimo das 8.22 você ou é ignorante ou é mentiroso!! Tanto os BV Ponte de Lima como os Voluntários de Viana tripulam as ambulancias INEM com Bombeiros/TAS. Os ÚNICOS que tiverem enfermeiros foram os bombeiros de Viana, que passado uns tempos os mandaram embora, porque a direcção percebeu que o enfermeiro sem ter o Médico ao lado faz exactamente o mesmo que o TAS!!!Mentira?? SBV e mais nada!! Por isso informe-se antes de se prestar a esse papelinho...

Anonimo das 8.26 pode chamar-lhes maqueiros, TAS, TAE's, enfim o que quiser... No fim de contas, faziam aquilo que hoje fazem os enfermeiros, meros auxiliares dos Médicos... Ou quer convencer alguém que o enfermeiro no local risca alguma coisa no que se faz ou deixa de fazer ao doente?? Fazem o que o médico manda e mais nada... Nem na ambulancia vão. Tenha juizo!
 
Caro anónimo das 9:21 AM,

Já vi que lhe toquei na ferida...se não se importa um dia que vá comer um sarrabulho a ponte de lima ou um cozido a Viana passe nas Corporações de Bombeiros e delicie-se com a sua ignorância, pois quer uma quer outra tem enfermeiros a tripular o INEM, no caso de ponte de lima os TAS só asseguram as reservas de INEM, a 1ª linha das saídas é assegurada 24H/dia por enfermeiros e digo-lhe mais quantos aos enfermeiros que saíram de Viana no passado, foram eles que saíram e não foram postos fora como o senhor diz...e caso você n saiba ou melhor já vi que não sabe os enfermeiros na VMER riscam e riscam muito...para n dizer outra coisa...pois se bem sabe maior parte dos médicos que fazem VMER são internos, novinhos sem experiência e somos nós que os ajudamos com todo o espírito de equipa...os únicos paus mandados são mesmo vocês...e meu "amigo" nós so nao vamos na ambulância pk n queremos, mortinhos estão vocês por as mãos na VMER...só que isso nunca vai acontecer...sabe porquê? porque são os Hospitais que nos pagam e não o INEM e acreditem que ninguém vos quer nos Hospitais...Voltando à ambulância, qdo é necessário ou pk o caso é grave ou o médico pede por ser inexperiente nós vamos na ambulância e o carro fica no local...se você andasse no PH sabe muito bem q é assim...mas fazemos melhor identifique-se q peço-lhe que me fale nesse tom pessoalmente...é que vocês qdo falamos com vocês são tão submissos, tão humildes só aqui é que ganham importância, não é verdade?

João Vaz
Enf
 
"Enf" João Vaz após ler os seus comentarios só lhe digo uma coisa voce como "enfermeiro" na minha ambulancia NAO ENTRA.
1º porque eu não estou para trabalhar com pessoas que falem mal de mim e de pessoal da minha profissão.
2º Se o INEM dos Bombeiros de Ponte de Lima fosse assegurado 24h por dia a SIV nunca vinha para cá.
3º Passe cá no quartel que tenho todo o gosto em lhe mostrar que o nosso INEM não é assegurado 24h por dia pelos enfermeiros e por vezes nem por TAS.

Joaquim.
 
João Vaz das 8.59 em relação à identificação, anónimo e joão vaz dizem exactamente o mesmo...Nada!

De facto faço ambulancia há varios anos (como voluntário e não como TAE, como erradamente pensa) e de dezenas de Vmer's que já fiz nunca vi o enfermeiro riscar o que quer que fosse...de resto há tantos médicos novinhos como enfermeiros recem formados(um dos ultimos que conheci deixou 1 espelho pelo caminho...), por isso nem essa cola. Por falar em enfermeiros recém formados, conhece alguns da SIV de Valença??Pois, devem ser o cúmulo da experiencia...

Quanto aos enfermeiros nos CB's digo-lhe com todas as letras, que não fazem rigorosamente nada a mais que um TAS!! Porque? Porque primeiro estao numa ambulancia SBV, 2o porque não tem médico ao lado, logo tudo o que seja SAV tá excluido! Agora uma pergunta dificil, porque é que uma associação de bombeiros, quase todas com problemas financeiros, suporta enfermeiros, quando por um preço mais baixo pode colocar TAS para fazer exactamente o mesmo?? Alguem acredita que com a crise de emprego na enfermagem, que os enfermeiros de Viana sairam porque quiseram??

Para finalizar digo-lhe apenas que "a minha importancia" ganho-a nos TO's, não venho para a rua, nem para a internet "exigir" reconhecimento e admiração que ninguém atribui à enfermagem. Por isso quando vem com a treta de que os TAE queriam ser enfermeiros, cobrem-se ainda mais de ridiculo, porque se não reparou eu digo-lhe, estamos num país onde qualquer pessoa que queira, consegue entrar em enfermagem...
 
Oh excelentíssimo Sr. Enf. João Vaz... que belíssima conversa de trampa você tem... então quando me saem com esta dos "médicos novinhos sem experiência e somos nós e tal"...

Sou TAE e dá-me um gozo enorme fazer serviços complicados onde vejo Médicos e Enfs a aplicarem os seus grandes conhecimentos, agora... bacanos com a sua conversa da treta... se reler aquilo que você próprio escreveu não consegue perceber que a quantidade de frustração que vai na sua alma?? Lol... é cada um...

Nuno Lourenço
TAE DRLVT
 
Caro Nuno Lourenço,

A frustração não é certamente do lado dos enfermeiros, nós não queremos ser como vocês, vocês é que querem ser como nós, se assim não fosse não iam copiar integralmente competências da prática de enfermagem…então quem é aqui o frustrado? “lol”
 
Outra coisa Sr Nuno Lourenço, o que que é que o senhor opina nos casos complicados que os Méd e os Enf n conseguem resolver? Diga lá UM caso que foi o senhor que deu solução perante a incapacidade dos Med e dos Enf da VMER?

Só estou de "ouvidos"...
 
Sr. Joaquim,

Caso não tenha reparado isto é um blog de Enfermeiros, onde os TAE a única coisa que cá vem fazer é difamar os Enfermeiros, por isso admira-me o seu falso moralismo...
A SIV foi p Ponte de Lima por razão que em nada teve a ver com Enfermeiros ou meios...foi devido a outras negociatas que vão para além dos meios operacionais...e você sabe muito bem o que estou a falar…se não sabe é pk n tem assim tanta importância na sua corporação.Mas depois dos BV de Ponte de Lima terem negociado com o INEM as coisas já mudaram de figura até ambulância nova tiveram... foi ou n foi?
Tenho muita pena que eu n faça serviço para essa zona pk adorava vê-lo a dizer-me na cara que n podia entrar na ambulância do INEM e não sua Sr Joaquim...mas como o nome Joaquim é como o josé há muitos se me disser o seu apelido eu peço ao colegas da VMER Viana que comprovem a sua "valentia"...

Passe bem…
 
Caro anónimo das 12:44 PM,


Se eu sou Joao Vaz e faço VMER, n deve haver muitos...agora anónimos...nem vou comentar a sua analogia...

Voce de facto deve ser muito fraquinho...mas eu vou tentar faze-lo ver a difernça entre um enf e o TAS:

1º Hipoglicemia, Inconsciente
TAS - Papa de açucar SL
Enf - Dados ao CODU, pica doente administra Glicose 30% e soroterapia glicosado em curso.

2º Intoxicação Medicamentosa, Inconsciente
TAS - O2 e mais nada!
Enf - Entuba, lavagem gastrica, e se indicado Administração de Carvão activado.

Chega?

Caso simples p você ver as pequenas grande diferenças ;)




Passe bem...
 
João Vaz, acho que às vezes se esquece que 1o não conhece quem está "deste lado", e depois acha que toda a gente vai na sua conversa fiada.

Refere em cima que o enfermeiro administra Glicose, cria acessos, entuba, faz lavagem gástrica etc... Só se esquece que faz isso tudo na presença e com supervisão Médica!!! Sim, exactamente como eu disse, um enfermeiro SEM Médico ao lado, numa normal ambulancia SBV dos Bombeiros, não faz rigorosamente nada a mais que um TAS... Repara que os enfermeiros, tal como os TAS até o curso DAE tem de fazer para o poderem usar, já que a Legislação só exclui Médicos...

Em relação aos TAEs, mais uma vez lhe digo, qualquer TAE ou outra pessoa que queira tirar enfermagem o faz com toda a facilidade...Não é dificil ter médias de 11 ou 12, certo?O sr. que o diga... Já entrar em Medicina é outro nivel, por isso ficou à porta...

Por fim, deixe-se lá de ameaças que os bombeiros e TAS nunca tiverem medo nenhum dos enfermeiros, aliás como na grande maioria da população, também por cá a admiração por enfermeiro não é la grande coisa...
 
Enf João Vaz...

ERRADO:
2º Intoxicação Medicamentosa, Inconsciente
TAS - O2 e mais nada!
Enf - Entuba, lavagem gástrica, e se indicado Administração de Carvão activado.

CERTO:
2º Intoxicação Medicamentosa, Inconsciente
TAS - O2 e carvão activado(ordem do CODU e já me aconteceu)!
Enf - Entuba, lavagem gástrica, e se indicado Administração de Carvão activado.

A hipoglicemia que referiu é um bom exemplo de como deve existir um alargamento de funções/actuações pelos TAS...
Prefiro um familiar VIVO e com uma equimose do que um familiar MORTO e impecável para o enterro, isto tudo porque a VMER estava INOP ou indisponível!!
Já me administraram medicação IV e também fiquei com uma equimose bastante grande no braço, foi um Enf e não me queixei nem critico porque por vezes as punções nem sempre saem perfeitas.

Felizmente que tenho amigos e até familiares ENF e graças a Deus que nenhum pensa como alguns frustrados que escrevem aqui...esses sim devem ser chamados de Enfermeiros com "E" grande. Isto tudo porque estão desempenhar aquilo que andaram 4 anos estudar...ENFERMAGEM!!!
Pensam que não há Enf a lerem este blog e que não se vêm nas afirmações que por aqui são ditas?!?!?

NA MINHA OPINIÃO:
OS Enf DEVEM ganhar como licenciados, que sejam mais respeitados na carreira e progressão da mesma.
VMER: tripuladas por 1 Enfermeiro e 1 Médico, se houver adição de um TAE então a equipa fica com os 3 profissionais sem sair ninguém.
SIV: transferências intra-hospitalar delicadas e zonas onde os cuidados de saúde são inexistentes ou muito distantes, tripuladas por 1 Enfermeiro e 1 TAE.
SBV: tripuladas por 2 TAE/TAS com mais formação e actuação no pré-hospitalar.

O desrespeito pela Enfermagem começa quando alguns Enfermeiros desrespeitam os outros profissionais e colegas de trabalho!
 
O simples facto de você já estar todo "picado" faz com que nem sequer consiga ler aquilo que os outros escrevem (neste caso eu).

Leia lá bem: "Sou TAE e dá-me um gozo enorme fazer serviços complicados onde vejo Médicos e Enfs a aplicarem os seus grandes conhecimentos" ---> alguém aqui disse que eu opino ou arranjo uma solução milagrosa?? Quem sabe ler facilmente percebe que estou a valorizar o serviço que as equipas médicas prestam...

Outra coisa que quero que preste bem atenção: estou-me a cag@r para guerrinhas de Enfs e TAEs. Eu não entro nessa. Respeito o superior conhecimentos na área da saúde que Méds e Enfs têm.
Agora não me venham com conversas das usurpações de funções porque isso daria muito pano para mangas e é um assunto polémico. Da mesma maneira que a Enfermagem evoluiu ao longo dos tempos, também o PH precisa de evoluir.

Eu tenho a minha opinião sobre a proposta TEPH e não a revelo aqui obviamente... o que é certo é que seria muito mais positivo conseguir-mos fazer melhor pelas pessoas que socorremos, já que somos os "first responders". Melhor selecção de profissionais, melhor estabilização da vítima, melhor info transmitida a CODU's e equipas médicas, etc etc.

Portanto deixe-se lá de conversa de trampa e relaxe. Leia as coisas com calma e não alinhe pela mesma bitola que muitos borregos que aqui andam e não têm a mínima noção do se faz em PH.

Nuno Lourenço
TAE DRLVT
 
Isso mesmo, aqui se vê caro enfº João, o porque de haver aumento de competências para os TAEs, pois nós fazemos nada que possa alterar o estado da vitima, e que sofre é sempre ela.

E não são as 42 VMER e 28 SIV que salvam tudo.

Pois diariamente são activadas mais de 500 Ambulâncias a nivel nacional em que a prestação de socorro é reduzida.

Por isso é que é necessario aumentar as funções dos actuais TAEs.

Obrigado pela ajuda Sr. Enfº
 
Queria apenas referir que o meu comentário foi dirigido ao sr Enf. João Vaz.


"Eu Legião", excelente comentário... assino por baixo.


No meu comentário, sensivelmente a meio, é "conseguirmos" e não "conseguir-mos" - erro meu.

Nuno Lourenço
TAE DRLVT
 
Este Joõ Vaz é um dos que queria Medicina e ficou à portinhola... depois dá nisto, descarrega a frustração nos outros, ate de "simples" TAS tem receio...que tristeza
 
Fico contente por me ter feito entender e por repor cada um no seu lugar...o futuro n será aumentar as competências dos TAE´s mas sim pôr mais enfermeiros na rua... acham que é uma Associação que vai usurpar funções a uma classe profissional que tem Ordem? e que ao contrário dos TAE´s tem as suas funções definidas legalmente, por isso sonhem mais dada a quantidade de Enfermeiros e a pressão que está a ser feito pela Ordem, jamais nos vão usurpar essas funções...

Outra coisa quem lhe disse que o Enfermeiro precisa de supervisão do médico para entubar o admnistrar seja lá o que for? santa ingorancia...

Outra coisa...acha que o enfermeiros que estão no PH so tem 4 anos de estudo...todos tem experiência hospitalar em BO, Urgencias e Cuidados Intensivos...ou seja poe qualquer TAE num chinelo a tratar doentes criticos...esta a realidade por muito que vos custe...vão vendo o AXN e vão sonhando ou então tirem o curso de enfermagem já que é tão facil...força!
 
custa me querer que esse joao vaz seja enfermeiro, talvez de algum hospital privado ou CS.
 
"quem lhe disse que o Enfermeiro precisa de supervisão do médico para entubar o admnistrar seja lá o que for"

Esta aqui bate todos os pontos!! Adorava conhece-lo pessoalmente e observar as suas tecnicas de entubação à revelia do médico, e prescripção em plena EPH também sem o Medico autorizar... Depois são os TAEs que tem garganta?? Por favor, que ridiculo, deixe-se lá de tretas!

"que o enfermeiros que estão no PH so tem 4 anos de estudo...todos tem experiência hospitalar em BO, Urgencias"

Tem 4 anos de estudo onde aprendem 0 de EPH, e muito de fazer camas, alimentar doentes, movimenta-los, acessos venosos...conteúdo teórico 0, e com um bocado de sorte, se souber SBV já não se pode queixar! Bloco Operatório?!?!?! A passar material ao cirurgião?? A ajudar o Médico a vestir a bata e calçar as luvas??? LOL é com cada tiro no pé...
 
Pois, caro anónimo das 6h48, eu apostava mais nisso...

Nuno Lourenço
TAE DRLVT
 
ao sr.º Enfermeiro João Vaz

O sr.º é Enfermeiro? Faz VMER. Diga nos lá abertamente, se fizesse VMER a pagar a 8/9€ por hora o sr.º ia ? em vez de trabalhar no serviço do hospital estivesse só na VMER?

"(...)são paus mandados(...)" ou senhor quer dizer que conhecemos muito bem as nossas competências e sabemos o lugar de cada um no PH?

O sr. entuba e faz muitas coisas sem médico sabe por que? porque tem uma ordem de serviço que o permite fazer... por livre iniciativa não o pode fazer... sabe disso certo?

Já agora quantos dias é que o sr.º faz VMER? o meu emprego /trabalho é mesmo TAE, este não é o meu duplo, triplo ou até mesmo quadruplo.

Acho lhe piada em falar na inesperiência dos Médicos. Também não fala na vossa ? ou acha que os Enfermeiros são o Deus na terra?

Respeito a vossa profissão e muito quer por motivos pessoais. Respeito todos aqueles que me respeitam seja quem for. Não julge que por se ser TAE somos burros ou atrasados mentais!

Agora de uma forma geral e nao dirigido ao Sr. Enfermeiro João Vaz.

Houve alguém que falou no RVCC agora relembro outra coisa... MAIORES DE 23. Para se ser TAE 12º ano para se ser Enfermeiro saber ler e escrever...

Acho piada que a pessoa que falou nisto nunca ter pensado em tal situação. Eu, por motivos pessoais, sei muita coisa sobre a enfermagem que não deve ser falado por respeito a profissão...

Tenham razão nas vossas lutas com o governo... como vocês cresceram a nível académico deixem outros crescerem.

Todos seremos um só
 
Ou seja....o que tenho visto por estes lados...

O "upgrade" do curso TAS é claramente uma usurpação de funções de enfermagem...mas a prescrição e diagnósticos já não são usurpação médica!?!?

Um TAS poder criar um acesso venoso para repor volémia numa vítima ou conseguir elevar uma hipoglicemia é heresia...mas deixar morrer uma vítima em ambos os casos já está bem?!?!

Há enfermeiros com vários trabalhos, travando a entrada dos seus colegas mais novos para manterem os mesmos postos...mas a nova carreira dos TAS é que vai originar desemprego e o INEM acabar com acumulação de funções de enfermeiros no CODU!?!?

Um TAS que faz trabalho de rua à 4 anos não sabe nada, a prática e conhecimentos adquiridos não têm valor nenhum...mas um enfermeiro acabado de se formar já é um EXCELENTE tripulante?!?!

Um TAS erra ao passar dados ou tem uma actuação menos feliz, são todos iguais só fazem asneiras, incompetentes...um enfermeiro nunca erra, nunca tem dúvidas e incertezas?!?!?
 
Caro anonimo das 10:13 você não é ingorante...é buro mesmo...e nunca foi a um hospital...

Já vi que estou a falar com meninos...e com meninos n se fala, ignora-se...vá sonhando e vendo o AXN...
 
"quem lhe disse que o Enfermeiro precisa de supervisão do médico para entubar o admnistrar seja lá o que for"

De facto colega n se canse que estes TAE´s n o entenderam...Prescição Médica é uma coisa supervisão é outra coisa..e estas alminhas n entendem isto...falar com este rapazes é como chover no molhado..

"que o enfermeiros que estão no PH so tem 4 anos de estudo...todos tem experiência hospitalar em BO, Urgencias"

Caso n saiba senhores TAEzinhos que n passam da triagem das urgencias...os enfermeiros que vão p o PH tem que tem dois anos de experência no tratamemto do doente critico...um dia passe da porta da urgencia p dentro e va ver o que se passa nos hosptial...
 
Anónimo das 12.27 o sr. não trata rigorosamente ninguém! Pode no máximo cuidar, bem diferente de tratar.

João Vaz a sua resposta demonstra bem o seu nivel...baixinho... Mas é enfermeiro, o erro foi pensar que poderia ser diferente.
 
O Sr Dr Enf João Vaz é que se pôs armado em menino... mas é esse o espírito...

Nuno Lourenço
TAE DRLVT
 
Caro anónimo das 7:14 PM,

E você é o quê um professor de filosofia que estava no desemprego e agora passado 4 semanas já é "profissional de saude" e já vem p um blog de enfermeiros mandar palpites? se somos assim tão baixos, so n entendo pk que n desamparam a loja deste blog e criam o vosso...vale apena pensar nisso senhor "professor"
 
caro nuno,


olhe que o ironico aqui foi você...tipíco de meninos que atiram a pedra e escondem a mão...n se lembra das suas palavras então eu avivo-lhe a memória:
"Sou TAE e dá-me um gozo enorme fazer serviços complicados onde vejo Médicos e Enfs a aplicarem os seus grandes conhecimentos"

Ironia? naah so você é que acredita que não é...

Por isso quem é o menino aqui?em senhor profissional de saude de 4 semana de formação...
 
Ó senhor "eu legião",

você explique lá isto?

ERRADO:
2º Intoxicação Medicamentosa, Inconsciente
TAS - O2 e mais nada!
Enf - Entuba, lavagem gástrica, e se indicado Administração de Carvão activado.

CERTO:
2º Intoxicação Medicamentosa, Inconsciente
TAS - O2 e carvão activado(ordem do CODU e já me aconteceu)!

Então conte-me lá como administra carvão a uma vítima inconsiente sem ser entubado?

A sua vítima se n morreu da doença, certamente morreu da cura com uma rica obstrução da via aérea..
Brilhante!!!Só dão tiros nos pés!
 
Caro João Vaz,

Não há ironia nenhuma e volto a frisar que, se o sr souber ler, se percebe perfeitamente o que foi escrito... é só ler, não custa nada... leitura simples...

É como lhe digo, tenho amigos enfermeiros e, regra geral, não tenho problemas de relacionamento com nenhum das urgências dos hospitais.

Sou contra as guerrinhas entre Enf e TAS e mais, sempre respeitei o superior conhecimento do Enf... estudaram 4 anos (fora eventuais especializaçõs).

Da mesma maneira que não aprovo os comentários de alguns TAS's que aqui vêm comentar de forma idiota (e com erros de ortografia, alguns graves) também me mete nojo as palas nos olhos que alguns Enfs que também aqui vêm comentar e descarregar as suas frustrações.

O problema disto tudo é generalizar (coisa que eu não faço, acredite)... mas uma das vossas grandes falhas é não entender é que a vossa "guerra" deveria ser contra os Médicos e o porquê de não poderem fazer mais umas "coisinhas"... aliás vocês entendem isso muito bem mas, por estranho que pareça, não o fazem... vá se lá saber porquê... então viram-se para os TAS/TAE, o elo mais "fraco" e depois usam argumentos "fatelas" que demonstram que se estão a "cagar" para o estado do doente.

Sucintamente, caro João Vaz, o sr veio para aqui com uma atitude de trampa (a mesma com que muitos vêm escrever aqui) e continua decidido a mantê-la... mas como já disse, é esse o espírito.

Nuno Lourenço
TAE DRLVT
 
Tiros nos pés? Não meu caro...
O meu lapso foi deixar o "inconsciente" no meu comentário, claro que o Enf aproveitou isso para ridicularizar afirmação!!!
Se isso tivesse acontecido com uma vítima inconsciente então o seu colega do CODU é que teria dado um tiro no pé, sim porque foi um Enf que disse para administrar e como só somos "segura soros" então obedecemos!

No seu comentário(12:16 PM) também escreveu "buro" em vez de burro, mas ao contrário de si ninguém aproveitou esse lapso para critica-lo!

Já vi "professores de filosofia" com mais aptidão, destreza e até conhecimentos práticos na actuação pré-hospitalar do que muitos Sr. Dr. Enf. (incluindo CODU)!!!!
Também não "desamparamos a loja" porque pessoas como você vêm aqui falar mal e criticar a nossa e outras classes, de certeza que você também vai comentar em blogs que não sejam de enfermagem...mas com nome diferente.
Resumindo e concluindo...hipocrisia!

"...acha que o enfermeiros que estão no PH so tem 4 anos de estudo...todos tem experiência hospitalar em BO, Urgencias e Cuidados Intensivos..."
Errado, na maioria os Enf pertencem e trabalham só num desses serviços, só se foram transferidos é que passaram pelos outros ou no estágio. Não há Enf trabalhar em simultâneo em mais do que um serviço.
Então na sua opinião a experiência adquirida pelos TAS/TAE que só trabalhe no pré-hospitalar é ZERO?!?! Forma peculiar de ver as coisas...sem curso sem conhecimento, lembre-se como "nasceu" e "cresceu" a enfermagem!
 
O sr. João Vaz é que ainda tem de explicar como é que a bordo de uma ambulancia dos bombeiros, simples SBV, SEM MÉDICO, administra, entuba, desfibrilha, e pinta a manta... isso é que eu gostaria que me explicasse. Para todos estes procedimentos os enfermeiros necessitam de autorização Médica, EXCEPTO quando estão integrados em protocolos especificos como em determinados serviços hospitalares ou mesmo as SIV's... Mas daí a poderem executar estes actos de livre vontade... Por isso mais uma vez, a bordo de uma ambulancia SBV dos bombeiros, o enfermeiro faz tanto como um TAS...
 
mmm, isto de andarem a trocar galhardetes de eu é que sou, eu é que faço, não me parece uma conversa proveitosa...
 
Caro Nuno Lourenço,

Finalmente concordo consigo...pois a sua revolta é exactamente a minha...estou farto de ver TAE´s, TAS´s a humilhar os Enfermeiros de uma forma desmedida e sem fundamento, desde comentários q somos auxiliares de médicos e afins, quando todos nós sabemos que não é verdade...Até pk maior parte dos TAE´s e TAS´s foram formados por nós...somos nós que damos a formação aos médicos que vão fazer o curso de VMER...mas isso ninguem diz...quem me conhece sabe que ninguem defende mais os TAE e os TAS do que eu..mas isto que se passa aqui já é mais do que ingratidão, falta de respeito a acima de tudo falta de profissionalismo, aliarem aos médicos contra os enfermeiros, pois acham que assim terão mais credibilidade...Por tanto deixe-me corrigir não fomos nós enfermeiros que nos viramos contra vocês, foi exactamente o contrário foram vocês que nos apunhalaram pelas costas...se não vejamos, pk que na vossa proposta de carreira nunca fala em enfermeiros, só em médicos? Quer dizer para a vossa formação de base nós servimos agora para o resto não! É a vossa proposta que tem partes que são cópias integrais do nosso REPE( Regulamento para a Prática de Enfermagem, imagine que seria o contrário?

Pense então nisto e diga lá quem traiu quem e quem ataca quem nesta história toda?

Cump
 
Caro anónimos das 3:00

É muito fácil...caso você não saiba as ambulâncias de SBV dos Bombeiros que tem enfermeiros que também fazem PH tem na sua carga este tipo de material...quando a situação o exige, os mesmo enfermeiros informam o CODU da situação específica e pedem autorização para intervir...entubando, pondo acesso IV, etc...mediante o que tem disponível na ambulância e a situação o exige… e sempre o CODU autoriza!

Esclarecido?
 
Caro "Eu legião"

De facto você acaba de dar mais três tiros nos pés:

1º Tiro:
Fui eu que falei em vítima inconsciente e o senhor corrigiu-me a dizer que estava errado que o senhor já tinha administrado a uma vítima por indicação do CODU...obviamente se fosse consciente qualquer TAT o dá a beber à vítima por indicação do CODU, por isso foi você que se ridicularizou a si próprio com a ânsia de me corrigir...Para não falar do seu comentário do “Buro” que obviamente foi um “erro” de escrita rápida no teclado…

2ª Tiro
É engraçado que quando vocês TAE´s falam no trabalho dos enfermeiros no CODU, afirmam que nós não mandamos nada quem decide tudo é o médico…mas quando vos interessa já somos nós que manda-mos…oriente lá a sua posição, pois isso sim é hipocrisia!

3º Tiro
De facto você não entende nada de como os enfermeiros são seleccionados para as VMER´s e afins…para sua informação os enfermeiros devem possuir no mínimo 2 anos de experiência com doentes críticos, esta pode ser num destes serviços BO, Cuidados Intensivos ou Urgência e não nos três…entendeu?
 
"João Vaz disse...
Caro anónimos das 3:00

É muito fácil...caso você não saiba as ambulâncias de SBV dos Bombeiros que tem enfermeiros que também fazem PH tem na sua carga este tipo de material...quando a situação o exige, os mesmo enfermeiros informam o CODU da situação específica e pedem autorização para intervir...entubando, pondo acesso IV, etc...mediante o que tem disponível na ambulância e a situação o exige… e sempre o CODU autoriza!

Esclarecido?"

Perfeitamente esclarecido, e como esperava, a sua resposta vem no sentido do que eu sempre disse, e o sr. sempre fez questão de não entender/alterar o assunto... Sem Médico um enfermeiro faz tanto como um TAS, EXCEPTO se informar o CODU e este autorizar (leia-se o Médico autorizar)...

De resto parte do principio que isso acontece. Não sei até que ponto se não for conhecido pelo CODU, autorizam...mas isso é outra conversa.

Em relação à sua resposta acima, ao sr.nuno lourenço deixe-me só dizer-lhe que não me parece que os TAE's se tenham aliado aos Médicos, aliás, parece-me claro que os Médicos são completamente indiferentes tanto a TAEs como enfermeiros....

"...pk que na vossa proposta de carreira nunca fala em enfermeiros, só em médicos?..."

A proposta de carreira engloba alguns actos Médicos, que tem por isso necessidade de autorização e orientação médica para serem realizados... Ora o enfermeiro não risca nada aqui...
 
Caro João Vaz,

O sr sabe tanto quanto eu que essa questão das "humilhações" e "traições"
não é assim tão linear... vejamos:

1º- Ao contrário deste blog, onde o autor do mesmo nos apelida de "curandeiros" e gosta de referir a nossa "pantominice" (entre muitas outras expressões e posts depreciativos), eu não conheço nenhum cujo autor seja um TAE e aí lave a "roupa suja".

2º- Basta dar uma olhada por aqui em posts mais antigos (nomeadamente os que directamente se referem ao INEM e ao PH) e ver a quantidade de comentários de trampa e carregados de má-educação proferidos por (supostos) enfermeiros.

3º- Já que se fala em humilhações, há que referir a questão da saída dos TAS das VMER. Como é óbvio estou de acordo que, nos moldes actuais, seja um Enf a tripular o carro e não o TAE, pois faz parte da vossa formação a manipulação e administração de fármacos etc etc... está escrito no meu contrato que faço parte do PH na vertente não medicalizada e eu não tive formação em farmacologia.
Mas a forma como o vosso bastonário (e outras vozes da enfermagem) se referiu aos TAS que faziam parte destas equipas (a maior parte deles com anos de experiência) não foi propriamente educada... chamar ignorante a alguém não é apenas mal-educado mas também humilhante.

Os meus formadores foram Médicos, Enfermeiros e TAS (estes últimos em maior número), e não puxe a brasa à sua sardinha ao referir que são apenas os Enfs a formar Médicos de VMER: todos sabemos que são equipas mistas de Médicos/Enfs (e até há bem pouco tempo haviam TAS formadores de SAV) que formam os elementos (quer Médicos, quer Enfs).

Portanto, como vê, houve (e pelos vistos continua a haver) erros e atitudes incorrectas de parte a parte... os Enfs não são mártires de ninguém, tal como há TAS que também não contribuem de forma positiva para a coisa... os Médicos, como já foi acima comentado por alguém, estão-se a borrifar para esta "guerrinha"...

O que me deixa satisfeito é que, na "rua", sempre tive e tenho a sorte de trabalhar com profissionais impecáveis de todas as classes (muitos deles meus formadores) e que, tal como eu, se estão a cag@r para trocas de galhardetes, passam ao lado disto e têm em vista um futuro melhor para o PH... é isso que vale.

Portanto se defende os TAE/TAS, contribue de forma positiva e não adopte uma postura que não é própria de um elemento de um meio diferenciado.

Nuno Lourenço
TAE DRLVT
 
Bem só queria deixar aqui alguns pontos bem assentes nos "i's". Durante os comentários neste post (penso que foi neste, mas se não foi peço desculpa), houve alguma alminha que disse num tom menos próprio e um tanto ou quanto de carácter degradante e insultuoso que a enfermagem é um curso de fachada, que até só é preciso ter médias de 11 para entrar (foi mais ou menos por estas palavras). Primeiro ponto que queria abordar: para enfermagem não são médias de 11, mas sim médias de 13 para cima, onde algumas universidades pedem mais de 16. Eu próprio sou estudante do ensino secundário, quero seguir enfermagem e estou a ver que não tenho médias para isso, pois em matérias como abordam os temas de anatomia e fisiologia tenho notas muito boas, mas em Matemática, Física e Educação Física tenho notas baixas. 2º ponto, por acaso acham as médias relevantes para o caso? acham mesmo? Um aluno pode não perceber nada de trigonometria/geometria ou resolver equações do terceiro grau, mas pode ter muitos conhecimentos em anatomia, fisiologia, farmacologia e pode ter uma grande capacidade de solidariedade, altruismo e de gostar de estar, ouvir e acompanhar as pessoas (atitudes e valores essênciais na enfermagem) e poder vir a ser um excelente aluno de enfermagem e um excelente enfermeiro. A média não determina os conhecimentos e a vocação que um aluno pode ter ou não ter para enfermagem, medicina e no que quer que seja, olha vejamos os exemplos de muitos dos nossos médicos, têm médias de 18/19 e alguns são negligentes, descuidados e revelam uma enorme falta de interesse e apatia pelo doente. 3º ponto: a preparação para cursos na área da saúde dada no ensino secundário é anedótica, pois as disciplinas de biologia baseiam-se em plantinhas e rochinhas no âmbito da Geologia) e de Química baseia-se em Química industrial. Conhecimentos/matérias de anatomia, fisiologia são quase zero, lá no 10º ano falamos muito por alto no sistema cardiovascular, digestivo e neuro-hormonal (mas mesmo muito por alto, pois aprendi mais de anatomia no 9º do que em todo o secundário), com alguns professores que pouco ou nada percebem daquilo (tive uma professora de Biologia que dizia que a diabetes não era factor de risco cardiovascular e que o AVC eram veias entupidas), só em Biologia 12º ano é que se fala no sistema imunitário, repordução humana e processos de formação de tumores/cancro, porque de resto é outra fachada autêntica. E já agora eu pergunto: Onde é que a Matemática aplicada é necessária para enfermagem, medicina? será que é para calcular o volume de uma seringa ou para ajudar um arquitecto a construir um hospital??? AH, espera já sei,é para calcular o ângulo que a agulha faz com a pele do doente, como é que eu não tinha percebido isto antes...
Para terminar, os exames de acesso ao ensino superior para enfermagem, esses são de tal forma anedóticos que dá vontade de chorar a rir, sim porque para concorrer para enfermagem faz-se um exame à base de plantas e de rochinas, onde mais de metade do exame é geologia, em vez de biologia humana. Lindo não é??? É o país que temos.
Bolas, já eu estou a dizer mal do exame de candidatura a enfermagem, conhecer as rochas é fundamental para os enfermeiros, pois é de elevada importância que um enfermeiro ao atender uma vitima de traumatismo craniano ou fractura após uma queda na calçada ou de uma falésia, consiga reconhecer a rocha responsável pela lesão... Só mesmo neste país!!!
 
Caro Nuno,

Perante tudo que disse, só lhe pergunto quem começou com a usurpação de funções? e que deu origem a tudo isto?

Cump
 
Caro Anónimo das 4:35 PM,

Você é de compressão muuuito lenta...Os enfermeiros tem as sua competências definidas legalmente, sendo elas dependentes ou interdependentes…as dependentes não necessitamos de médico para nada, pois fazem parte das nossas competências…as interdependentes carecem de uma prescrição médica…mas isto n significa que o médico tenha que estar a supervisionar como você diz…significa que tem que ser ele a requerer o referido tratamento, e nós executamos entendeu? Ou seja para você entender bem, se um médico do CODU autorizar alguma intervenção, ele não necessita de lá estar fisicamente…e não diga que isto não acontece nas ambulâncias de SBV por acontece e muito…eu fiz ambulância muitos anos, tenho milhares de horas de PH e perdi a conta a Hipovolémias, Hipoglicemias, choques anafiláticos, intoxicações que tratei na ambulância…e como sabe Portugal é um País pequenino, logo dá perfeitamente para saber que o meu caso não é único! A ver se desta entendeu!

Em relação à hipotética “carreira” que a vossa associação criou…você está mais uma vez redondamente enganado, pois exigente competências naquele documento que são legalmente de Enfermagem, não médicas…logo os Enfermeiros teriam que riscar senão seria uma ilegalidade…agora entende pk que essa proposta nunca passará do papel? Pk nenhum governo iria contra uma Ordem…isso seria de uma ilegalidade muito grave!


Espero que seja desta que o senhor fique esclarecido!
 
Caro João,

Claro está que, na sua opinião, foram os TAE que começaram "isto tudo"... esses usurpadores...

Um pouco a fugir ao assunto, mas dentro do contexto: Enfs a prescrever medicação... para quê? Para isso existem os Médicos... no entanto eu até sou a favor de que essa medida fosse aprovada, pois a maior parte dos Enfs de urgências e outros serviços sabe perfeitamente o que deve administrar nos mais variados casos... um passo dado na melhoria da prestação de cuidados... mas, da mesma maneira que diz "TAE's a puncionar ou administrar medicação não!!! Metam mais Enfs na rua!!!", então algum Dr. ("armado" em "castrador da evolução") diz "Enf a prescrever?? Não!!! Metam mais um ou dois Médicos no serviço!!!", problema resolvido. Ponto final.

Peço-lhe apenas que relembre a evolução da Enfermagem, desde a sua origem até aos dias de hoje... deveu-se a quê? À óbvia vontade em saber mais e fazer melhor... isto aplica-se a outras classes obviamente...

Mas muito provavelmente o meu diálogo consigo não vai chegar a lado algum aqui no blog... talvez um dia terei o prazer de fazer algum serviço consigo e, talvez aí, debatemos as ideias de cada um.

Dou por terminada a minha participação no blog.

Cumps

Nuno Lourenço
TAE DRLVT
 
Caros sr.'s Enfermeiros

A criação do TEPH não vai retirar nenhum enfermeiro de onde está!

A criação de TEPH visa dotar e criar novos meios com Técnicos mais especializados e dotados de formação teorica e/ou pratica para as situações que possam encontrar.

Ninguém vai querer fazer mais do que vai saber.
O que vai melhorar?

Estou certo que aliviar a dor e corrigir alguns sinais e sintomas, antes e durante o transporte ao hospital por um TEPH certamente que melhorará o bem estar do doente. É isto que esta em questão... a melhoria do doente!

Nas grandes cidades pouco vai mudar contudo nos meios rurais muita coisa será melhor...

um exemplo....

Um cidadão que more numa aldeia do interior que tenha VMER a mais de 30m são os BV que tentam resolver a situação até à chegada de um meio diferenciado.

Numa situação de um Edema Agudo do Pulmão a que o doente tenha que fazer um transporte por caminhos pouco proprios só irá agravar a situação.

Muitos perguntam então e não podemos colocar os enfermeiros desempregados nestas funções?

como diz a publicidade... poder podiam mas não era a mesma coisa...

e porque?
motivos economicos e sociais.

A maior parte dos BV vão já ter dificuldade a pagar um TEPH pela tabela proposta, quanto mais pagar a um enfermeiro!

Muitas vezes me questionei seremos incompetentes ao ponto de não podermos administrar um número limitado de drogas? Penso que não, sabemos hoje e com a pratica que vamos tendo algumas contra indicações, efeitos secundarios e actuação de alguns medicamentos.
mas quem dá a ordem para administração dos medicamentos!
Claro um médico, sem eles isto não faria sentido!

o futuro!

Acredito que esta proposta seja aprovada por parte do Governo porque reune concesso de muitas entidades, apenas uma diz que não aos moldes do TEPH mas aprova a sua melhoria a nível teorico! (ironico) sim meus amigos a OE até admite os TEPH só a nível teorico.

Aqueles que fazem Emergência sabem que o número de drogas no PH é limitado, apenas se tenta estabilizar. Agora imaginem que algumas até podem ser administrada por TEPH.

Mas já que falam em competências do Enfermeiros relembro aos sr.ºs que muito recentemente houve uma mudança, nas farmacias pode se administrar vacinas sem ser um enfermeiro a aplicar a técnica! não é assim?
Outro Exemplo muito simples: Nos laboratórios de analises e a fazer ECG estão na sua maioria enfermeiros no qual nem deveiram estar pois também temos muitos Cardiopnemologistas e analistas no desempro! Ah, pois é nestes casos já não vos dá para falar pois eles nem sequer têm Ordem para poder limitar as vossas funções.
Sim, até porque em muitos hospitais a recolha de sangue é feita pelos enfermeiros e não pelos analistas!

O futuro é assim mesmo esta em constante mudança! esta mudança é benefica para a população.

Defendam o que já têm e não o que poderiam vir a ter!

Alguns enfermeiro defendem que o lugar deles é no Hospital ai sim aplicam todo o seu saber para o bem estar do doente /utente. Para mim não, tambem deve existir enfermeiros a trabalhar na rua mas somente na VMER!

A todos Vós

Melhores cumprimentos
 
Caro Nuno,

A única diferença é que enfermeiros existem muitos dai n fazer sentido a usurpação...apesar de eu n ser a favor de mini-médicos, ou seja, enfermeiros a fazer trabalho de medicos, fará algum sentido apenas pk n existem médicos para as necessidades...o ideal seria o seu a seu dono...

Agora no caso do TAE´s nada contra que evoluam, agora vocês querem passar do 8 para o 80! e o pior a passar por cima de uma classe profissional

Cump
 
Nuno Lourenço os enfermeiros não prescrevem por 2 razões:

1o não faz parte das suas funções. Para se ser enfermeiro e CUIDAR de pessoas, não é necessária qualquer prescripção de farmacos.

2o porque não tem habilitações para isso. E desengane-se se pensa que para administrar fármacos basta perceber um pouco de medicamentos... É preciso isso sim, compreender todos os mecanismos da farmacologia, mas mais importante ainda, perceber e muito de patologia médica e cirúrgica...Coisa que nem uma nem outra os enfermeiros dominam minimamente... Alias se há algo que distingue Medicina de enfermagem é a enorme diferença de conteúdo teórico...
 
Bem como eu já referi aqui no blogue anteriormente, não sou profissional de saúde (apesar de querer ser enfermeiro no futuro) no entanto tenho várias doenças que me obrigam a recorrer algumas vezes aos serviços hospitalares e à linha de saúde 24, e pelo que já vi em urgências de hospitais, os conhecimentos de farmacologia e de patologia médica dos enfermeiros não me parece que seja assim tão diferente do dos médicos, aliás, já vi médicos a aconselharem-se com enfermeiros no que diz respeito a medicamentos, assim como uma enfermeira da linha de saúde já conseguiu detectar-me aquilo que o médico das urgências não detectou primeiramente e mais grave do que isso, negligenciou e mostrou uma enorme falta de interesse pela minha situação clínica.
Não pretendo insultar ou denegrir médicos, mas sim mostrar que os saberes de farmacologia, patologia, fisiologia etc, dos enfermeiros é de EXTREMA importância no tratar e cuidar do doente. Os médicos não são nenhuma enciclopédia ambulante, algumas vezes necessitam de ajuda dos enfermeiros no que se trata a conhecer/relacionar sintomas com determinada doença, assim como em farmacologia, tal como os enfermeiros também precisam dos médicos, e isso não torna o médico inferior ao enfermeiro, nem vice-versa.
Para terminar, só queria perguntar ao anónimo das 12:33 PM e a quem mais queira responder. Como já referi anteriormente (não me lembro se foi neste post) que, na minha última crise de asma, a médica no hospital perguntou-me que medicação andava a tomar e quando eu lhe digo que tomava o Maizar, ela disse que não conhecia o medicamento. No entanto, a enfermeira que estava ao meu lado a medir-me a Spo2 e a pressão arterial diz: doutora, o maizar é constituido por salmeterol e por propionato de fluticasona. Quando eu contei isto à médica que me acompanha a asma, ela simplesmente largou-se a rir e disse que não compreendia quem é que não conhece medicamentos básicos como o maizar.
ATENÇÃO: como eu já disse, não pretendo humilhar os médicos, apenas mostrar que os médicos não são Deus e muito menos omniscientes, eles erram, enganam-se, assim como todos seres humanos, assim como os enfermeiros. Os médicos precisam dos enfermeiros, assim como os enfermeiros precisam dos médicos, o conhecimento de um completa o conhecimento do outro e vice-versa. Mas enquanto muitos dos médicos não entenderem isto e deixarem de se armar em superiores aos enfermeiros e de terem o nariz empinado, o serviço de saúde não irá melhorar o que diz respeito ao ambiente hospitalar. A enorme quantidade de cafeína que os médicos bebem nas horas de serviço enquanto os doentes esperam na sala tempos infinitos, deve de afectar o cérebro de muitos dos nossos médicos e de bloquear a capacidade de "raciocínio ético e moral" deles... Enfim...
 
Ó idiota das 12:33 PM, o que "...distingue Medicina de enfermagem..." é a LEI.
Lembra-te dos "falsos médicos".
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!