segunda-feira, maio 17, 2010

Plano de austeridade...


"Governo vai congelar a admissão de Médicos, Enfermeiros e Professores (...). 
O Serviço Nacional de Saúde está proibido de contratar Médicos e Enfermeiros" link

Comments:
bonito... BONITO!!!
 
Caro DE, porque é que não coloca aqui um post alusivo à habitual inacção dos sindicatos??

Manifestações marca-se, mas reuniões, ´tá quieto..
 
desde 2006 que contribuo para o plano de austeridade, já estou habituado a ser roubado, que qualquer dia acho que é normal ou dou em louco. E a nossa carreira, passou a carroça ou a um simples autocarro apredejado?
 
Ufa! Ainda bem que é só médicos e enfermeiros. Também, se puserem a trabalhar os que por lá andam a polir esquinas, não é preciso contratar mais ninguém.
 
Aí está uma boa notícia para os inteligentes das USF, que ficaram radiantes com a anulação dos concursos para as ARS, pensando que era para salvarguardar os seus lindos e cheirosos postos de trabalho.
Parabéns. Estamos a um curto passo para vermos a enfermagem entregue a empresas de prestação de serviços. Vai ser o fim dos jovens enfermeiros e da enfermagem, pois como há muitos jovens profissionais, o valor hora irá ser ridiculo.
Talibã das Beiras: Sempre ao mais alto nível.
 
Meus queridos colegas. Se isto já estava mal, agora,já chegados ao fundo do poço, só resta escavar para baixo....
 
já agora que congelem também as admissões nas escolas superiores de enfermagem!!!
 
(...) Quanto aos enfermeiros, o desemprego agravar-se-á com a contínua formação de novos licenciados e que não terão colocação no mercado de trabalho, a precariedade manter-se-á até não se sabe quando e… a nova carreira estará em hibernação apesar de estarmos já quase no Verão. Afinal, os quinze dias de luta prometidos pelo SEP ficaram adiados não se sabe para quando. Em vez de greve autónoma, o SEP chama à participação na manifestação do próximo dia 29 de Maio, de iniciativa da CGTP, que, por sua vez, perante as medidas celeradas do governo, nada disse, e parece nem pensar, fazer para as contrariar, ao contrário do que estão a fazer os trabalhadores gregos que não têm descansado um dia sequer em manifestações e lutas
 
Mais uma guerra que que vai levar a melhor são os médicos. Ou não sejam eles os que ganham 100 e 140 euros/hora contratados por empresas de prestação de serviços para trabalharem em hospitais publicos... a estes senhores ninguém aponta o dedo...
 
Eles esqueceram-se de alguns pormenores... é que vão, por exemplo, inaugurar um novo hospital pediátrico em coimbra... como é que vão fazer a reformulação dos serviços sem admitir pessoal?! Pois, não vão... era o que eu imaginava, depois de tanto tempo... a montanha pariu um rato :(
 
Sugiro que os sindicatos, agora que estamos a chegar ao final do ano lectivo 2009/2010, façam junto dos 12º ano de escolaridade deste país uma campanha de informação, junto desses alunos, mostrando a realidade dos enfermeiros portugueses. Para que estes não concorram aos cursos de enfermagem pensando que é uma licenciatura altamente reconhecida pelo governo, muito bem renumerada e com alto índice de empregabilidade.

Cesaltino Fonte
 
alguém se sentou á mesa e analisar a despesa antes da reforma e do encerramentos da uregências e a de depois...Gostava mesmo muito de ter estes dados... mas são dados que passaram ser dados políticos, fácilmente manipulados; e nós sempre a pagar para este desgoverno que nem sequer entende que mais vale prevenir do que remediar...
País de aparência, do politicamente correto, oco de conteúdo...
 
"Dos desejos que tinham formulado,
sabiam bem que nenhum poderia ser satisfeito.
Discutiram o que havia de ser feito e decidiram,
quando a inundação cessasse,
regressar à Abissínia"

Talvez a sabedoria de Rasselas, Principe da Abissínia, nos diga qualquer coisa sobre o momento actual e a vantagem das nossas lutas.

VV
 
Não é preciso ser-se muito inteligente para se pertencer aos quadros de uma USF.São precisas uma série de caracteristicas,que não estão ao alcance da natureza de alguns.Enfermagem só se conjuga com USF,quando se é um enfermeiro completo.Ou seja aquele enfermeiro,que sabe estar que sabe ouvir,que tem tranquilidade e respeito no trato com o ser humano mais próximo (seja ele elemento de que classe fôr ),e que acima de tudo tenha capacidade e gosto em resolver problemas que vão surgindo no dia a dia dos utentes e do grupo do qual faz parte na USF.É o minimo que se exige a um enfermeiro para integrar uma USF.Quem não tem estes predicados e estes adjectivos ......PACIÊNCIA .... A CARAVANA VAI CONTINUAR A PASSAR !!!!! E O EMPREGO ADEQUADO(PARA QUEM TENTA E NÃO CONSEGUE INTEGRAR UMA USF) SERÁ O DE PERTENCER AOS QUADROS DE GRUPOS EXTREMISTAS,QUE SE SUICIDAM PARA ENTRAREM NO OLIMPO,ACONPANHADOS DE VIRGENS.
 
Fechem as escolas privadas que metem mais alunos do que qualquer publica. só no norte do país (Minho) existem 3 (UFP - Ponte de Lima - 80, ISAVE povoa (120vagas) e Famalicao (60)) que formam por ano cerca de 260 enfermeiros enquanto que as publicas formam 140 (Braga 80 e Viana 60) Já para nao falar do que se passa no resto do país. É a ganancia de ganhar dinheiro com mensalidades e quem fica prejudicado sao todos os enfermeiros que se esforçaram por uma profissao que desejam e não porque o papa pode pagar e porque o menino nao sabe mais o que fazer e tem uma grande cunha no fim para trabalhar num hospital central.
 
Então e quem está a contrato, desde médicos a auxiliares, e termina tudo a 31/07? Que vai acontecer a esses?
 
Ao colega das 8:35 PM

...pura ignorância...grande frustração...

INFORME-SE...
 
Ao colega das 8:35:
não disse nada mais que a verdade. A ganância já se instalou nas escolas privadas, onde vendem o curso de enfermagem ao desbarato. A nossa profissão está demasiado fragilizada, banalizada, devido a estes vendilhões de cursos.
Repare-se que, para entrar na profissão homóloga à nossa, Medicina, é preciso para além das notas quase proibitívas, entrar com 3 ou 4 disciplinas específicas.
Em Enfermagem, entra-se agora com 12,5 valores, e com uma só específica, onde em algumas escolas, pasme-se, pode ser a disciplina específica Português!

Descredibiliza-se assim uma profissão. É necessário um escrutínio mais dificultado, para filtrar os meninos que vão à caça do canudo porque sim, dos que querem ser genuinamente enfermeiros.

É pensar nisto: se os diamantes fossem encontrados aos pontapés e em cada esquina, haveriam de valer tanto como gravilha... E enfermeiros são actualmente ao preço da gravilha..
 
Ao colega das 12:30 AM, penso que a frustração estará desse lado, só quem não lutou para conseguir um lugar numa escola publica não entenderá o que é ver "colegas" de escolas privadas, cujos cursos sao pagos e muito ajudados, passarem nos á frente porque têm uma boa cunha no hospital privado da zona. Ignorancia? Vejam os sites dessas universidades e o numero de vagas disponiveis todos os anos; E depois é olhar para as posturas deles no estágio e ver o respeito que têm pelas suas profissões. Ex. em saúde mental, aluno a fumar nas escadas com o doente - Muito terapeutico; Aluno que poe a perfundir uma ampola sem a diluir - Muito eficaz ; Durante o meu EC em CS vem o administrativo e diz que o filho tambem estava em Enfermagem, não sabia o que seguir, tinha 30 anos, por isso meteu-o no ISAVE - Dantes iam para empregados de construção civil, agora vao para Enfermagem porque não apanham tanta chuva. E muitas mais histórias, aliás, reza uma que o Hospital Escala Braga ja nao recruta mais enfermeiros formados no ISAVE, sabe-se lá porque?!
 
E ainda vai ser pior quando houver excesso de médicos com as novas faculdades de medicina, vão contratar mais médicos e menos enfermeiros..
 
Pois colega, não se pode basear em informações que estão nos sites...
E caro colega, maus alunos encontra em qualquer escola. E sabe, é mais facil apontar o dedo aos outros...
Fique também sabendo que não é por ter tido uns excelentes 18 no secundário que o vai tornar um excelente profissional. Em muitas escolas publicas, no ano lectivo de 2009/2010 ingressaram em Enfermagem com notas que rodam os 107,6 valores na Guarda; os 122,9 valores na Escola de Enfermagem de São joão de Deus; 122,8 valores em Leiria...
Eu dou-lhe o meu exemplo, ingressei no CLE na UFP - Ponte de Lima com média de 15,0 valores. Eu e outros colegas tinha-mos conseguido entrar noutras escolas, mas públicas, mas por opção decidi ficar na minah terra. E não me arrependi, nem nunca de arrependirei.
Por isso caro colega, penso que temos de ultrassar estas distinções entre profissionais formados no sector público/privado...pois aí é meio caminho andado.
Saudações
 
Deixem-se de distinções entre públicas e privadas: são todos enfermeiros!
Lutem mas é pela carreira ou será que essa luta disparatada entre ser do privado ou ser do público é que interessa?
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!