terça-feira, junho 01, 2010

ACSS solicita aperfeiçoamento na definição de "serviços mínimos" de Enfermagem! O fim das Greves dos Enfermeiros?



Lendo esta carta, enviada pela Administração Central do Sistema de Saúde, IP (ACSS), ao Director-Geral do Emprego e Relações de Trabalho, Dr. Ribeiro Lopes, percebe-se que, concernente à qualidade do exercício da Enfermagem, existe - legitimamente - uma crescente preocupação relativa ao contexto laboral da profissão. 
No entanto, a par desta pretensa inquietação, vislumbra-se por ali, um incitamento que poderá conduzir ao afunilar daquilo que se conhece como... serviços mínimos. Isto é, poder-se-à presumir que o resultado subsequente no âmbito desta "definição" possa inviabilizar, de alguma forma, a escassa margem de manobra dos protestos (em forma de greve) possíveis praticados pela classe.

Todos sabemos que os Enfermeiros, nomeadamente os da prática hospitalar (entre outros) não podem simplesmente deixar de comparecer. Aqui o sistema não funciona como as escolas e os Professores por exemplo. Estes podem fechar os estabelecimentos de ensino e ficar em casa como forma de vincar o  seu desagrado. Um protesto desta índole não acarreta consequências nefastas substanciais para a sociedade. Na Saúde, os Enfermeiros não podem fazer o mesmo. O centro da nossa existência são vidas humanas. Como tal, existem os denominados cuidados mínimos. E se estes forem todo o espectro de acção dos Enfermeiros, então os processos de greve passarão a ser pouco exequíveis...
.
Para além desta questão, os Enfermeiros não respondem apenas às "necessidades sociais" dos utentes do SNS, tal como o documento insinua!
.
Se o interesse do Ministério da Saúde em negociar a Carreira de Enfermagem fosse semelhante (ou pelo menos na mesma ordem de grandeza) ao da ACSS (e outros) em balizar a autonomia, liberdade e dignidade da profissão, então teríamos justiça feita! 

Comments:
Apetecia-me dizer uma coisa feia...

Neste pedido da ACSS (governo) querem ser eles a definir como, quando e quem faz greve...

Num futuro próximo já nem deixam fazer greve...

Ainda dizem que estamos numa democracia...

Estamos numa ditadura encapuçada mas visível...

Se estes senhores não vão embora depressa estamos Fritos....
 
Estão a querer mexer nos "nossos" mínimos? Se assim é, querem de certeza que se passe a fazer tudo, pois tudo é importante e lá se vai o pouco impacto que as nossas greves ainda podem ter. Este governo está a tratar-nos de uma maneira ignóbil.
 
Realmente estas greves que causam transtornos deviam ser proibidas; sem dúvida que devia haver um número de elementos suficiente (o menor possível) para fazer tudo como num "dia normal" e esses elementos jamais deviam ser escolhidos pela equipa de enfermagem, devia ser um médico ou uma aam a decidir isso. Resumindo e concluindo, os enfermeiros deviam ser proibidos de fazer greve... e não é por desempenharem um trabalho importante (caso contrário teriam ordenados compatíveis com o mesmo), mas pela sua insignificância social.

Gozam connosco e a nossa resposta só se pode manifestar nesta greve, vamos deixá-los sem resposta?
 
...e também é preciso definir o que são "cuidados mínimos" para os enfermeiros-vetrinários!
 
Este espaço é importante para dizer-mos quanto temos sido mal tratados: Ao longo de muitos anos os nossos sindicatos tem decidido greves de conta gotas ( um dia! ) nós enfermeiros perdemos dinheiro, o estado ganhou...tudo feito com menos despesa!! Sim porque até nestas últimas greves, os enfermeiros dos internamentos fizeram praticamente tudo: do copo de água à fralda, nada faltou! Quem perdeu? Os enfermeiros, a greve não foi sentida. Quem ganhou? O estado, meteu mais uma vez ao bolso...tudo feito com menos despesa!!

Agora queremos fazer uma greve com mais impacto, e o que surge??!!!

Um documento à moda do governo de Hugo Chávez!!!

Dá para perceber, também o porquê de tantos elogios do nosso 1º ao Hugo??!!

Sinto que a enfermagem está a ser colocada como era tratada nos anos 40 ou menos:

Enfermeiros chefes ou gestores ou o que quisermos nos centros de saúde foram dizimados!! Quem manda? O dr médico!!

Os Sindicatos e ordem venderam a alma: negociaram com o poder politico que todos fossemos especialistas ( uma ilusão!! porque não vai haver dinheiro)e damos de bandeja as posições de comando, a começar pelo lugar de enfº director, como mero consultivo, depois foi ver os enfermeiros chefes dos centros de saúde a serem dizimados, agora os sindicatos que os que restam são subsistentes ( para não serem chamados de subservientes)

Iremos comer o pão que amassámos!! Porque consentimos ficar sem posições de comando e liderança com a ilusão que qualquer um(a) seria chefe, que será nos centros de saúde: uma jovem, bem parecida, gira e do agrado do sr Director ( sim à maneira dos anos 40, a história é cíclica!!)

Nos hospitais será sempre alguém da lista pessoal do enfº director...que diga sempre, mas sempre sim a tudo!!

Eis a enfermagem dos nossos dias!!

Agora ao procurarmos fazer uma greve à séria, o poder politico Chavesco, diz: alto lá: mínimos é fazerem tudo!!

Recordo que o Hitler foi Socialista e eleito com maioria absoluta... votem mais no ps!!
 
A Enfermagem continua sobre "ATAQUE" contínuo e mórbido, vindo sobretudo dos "lobbies", em que o governo representa a sua face visível!

URGE uma resposta maciça, contundente e clara por parte da Enfermagem Portuguesa!

É por isso que precisámos de uma GRANDE ADESÃO à greve convocada para Junho, mesmo que a mesma nos pareça pouco oportuna!

MAS É PRECISO MOSTRAR QUE ESTAMOS UNIDOS E DECIDIDOS!

Por tudo o que tem sido dito e feito contra a Enfermagem, isto já se tornou numa questão de HONRA!

"A dignidade pessoal e a honra, não podem ser protegidas por outros, devem ser zeladas pelo indivíduo em particular".(Mahatma Gandhi).


Pela Minha dignidade enquanto Enfermeiro e pessoa EU FAÇO GREVE!
 
Esta nota só vem reforçar a ideia que estamos no caminho certo. Acredito que as dotações de enfermeiros pudessem ser aumentadas nos dias de greve, mas nunca os serviços mínimos!!

Tratem os enfermeiros com respeito e não teríamos que recorrer a estas formas de protesto.
 
Se todas aquelas questões colocadas tiverem uma resposta favoravel, então meus Senhores estamos a deitar fora a ultima ferramenta de pressão que possuimos, será desvirtuar a greve.
Com este pedido nota-se uma inquietação e como tal o efeito desejado começa a manifestar-se.
FORÇA, FORÇA...........
 
Isto demonstra a ignorância destas pessoas e a que ponto o governo PS quer controlar os insatisfeitos com a sua governação!

Os serviços mínimos estão legislados e não compete a esta estrutura redefini-los.

1. Os enfermeiros possuem conhecimentos para identificar o risco de vida e os possíveis perigos para a integridade física e manutenção de vida, e agir de acordo com a sua avaliação. Somos profissionais respon´sáveis e capazes de desenvolver actividades autónomas.

2. Se os elementos para o turno da noite não são suficientes para os cuidados mínimos o que há a fazer é aumentar o número de enfermeiros nas noites ditas "normais" de modo a assegurar a constante qualidade dos cuidados de saíde. Ou por acaso é apenas em dias de greve que estes senhores se lembram da qualidade dos cuidados. è que nós lembramo-nos disso todos os dias e a resposta que ouvimos é que não há dinheiro para garantir maior qualidade.

3 e 4. Se tivesse realmente compreendido o que são cuidados mínimos saberia que os serviços de diálise e todos relacionados com oncologia funcionam quase normalmente apesar de os colegas fazerem greve.

5. A equipa de enfermagem é responsável pela organização do seu trabalho, como tal CABE APENAS E SÓ À EQUIPA DE ENFERMAGEM DEFINIR OS CUIDADOS MÍNIMOS E QUEM OS PRESTA! JÁ NÃO VIVEMOS NUMA DITADURA EM QUE POUCOS DECIDEM O QUE MUITOS TÊM OU NÃO TÊM DE FAZER! POSSUÍMOS UM CORPO DE CONHECIMENTOS E DESENVOLVEMOS FUNÇÕES INDEPENDENTES E DEVIDAMENTE LEGISLADAS. TODOS OS PORTUGUESES TÊM A OBRIGAÇÃO DE CONHECER A LEI - INFORME-SE!
 
"Não cabe à equipa de Enfermagem a designação de Enfermeiros que assegurarão cuidados mínimos" ?????????????????????????????

Então cabe a quem? A srs. doutores? De facto já se começa a notar que as greves sucessivas estão a ser incómodas para eles!

Estamos a ser alvo de um ataque nunca visto à Enfermagem, querem cortar-nos as pernas definitivamente. É preciso mostrar a massa de que somos feitos.
 
Recomendo à ACSS um enema mental de 6 em 6 horas e vão chatear outros faço greve sim senhor e decido eu o que são serviços mínimos se estiver eu no serviço a prestar cuidados e são aqueles que o sindicato e mais ninguém DECIDE...PERCEBEU SENHOR DR. OU QUER QUE LHE FAÇA UM DESENHO...ESSE SEU PEDIDO É DIGNO DE SER UMA CARTA HISTÓRICA VINDA DO ESTADO NOVO E ASSINADA POR SALAZAR POR ISSO "VÁ.SE CATAR"---
 
concordo com uma coisa, que seja especificado melhor o que seja serviço minimo uma vez que cada um pode ter uma interpretaçao diferente. tenho colegas minhas para kem os cuidados de hogiene a todos os doentes sao cuidados minimos baseando se numa teoria em que so elas proprias acreditam.
em relaçao ao nr d enfermeiros a figurar durante a greve, se nao sao os enfermeiros a escolher quem kerem k seja? que deixem de ser ridiculos nesse ponto.
acho que o sindicato nem seker devera levar a peito esta denuncia porque se vao la meter o nariz ja sabem o que acontece, tudo o que esta nesta denuncia passa a estar escrito. assim se os sindicatos nem comparecerem fica apenas pela denuncia..
 
Perante isto qual é a posição do SEP e d OE onde de andam os meninos e meninas do PCP que dia após dia têm permitido a destruição da profissão
 
Ahahah! Esta teve piada. Aí agora não são os enfermeiros que decidem os seus tramites grevistas, e quantos são Ne essarios!!
Mais uma tentativa dictatorial desta m£$^+ de governo. É que nem pensem!! Sem enfermeiros a máquina não funciona, e é através de greves que forçamos o nooso justo ponto de vista!!

É urgente que Sindicatos e ordem se manifestem com esta tentativa de controle, esta ditadura de conveniência!!

Desmobilizar nunca!! Vão pagar- nos como licenciados que somos, vai acabar nomeações de directores e chefes por amizades ou politiquices. Desmobilizar nunca!!!!
 
ESTOU APALERMADA..HÁ NECESSIDADE EFECTIVAMENTE DE CLARIFICAR OS SERVIÇOS MINIMOS, MAS QUE SEJAM OUTROS QUE NÃO OS ENFºS A FAZÊ-LO JA ME DEIXA LOUCA.
ESTAMOS NA REPÚBLICA DAS BANANAS?
A OE E OS SINDICATOS TÊM ,DE INTERVIR URGENTEMENTE, SENÃO VAI SER A MORTE DA ENFERMAGEM A MT CURTO PRAZO..
PARA MIM JA CHEGA
 
perante isto eu vou fazer greve...estava a pensar na crise que estamos a atravessar mas agora vou mesmo fazer greve e prestar cuidados mínimos...
estão mesmo a gozar com a nossa cara.

vamos todos á luta talvez assim o nosso valor se venha a notar.
 
Há mafia no ACES Dão Lafões 1 - nomeação da enf do conselho clínico...
 
Agora já é tarde para negociar a carreira. Com a crise do país vai ser tudo adiado, ninguém vai aprovar uma lei na qual teriam que pagar a 33 mil enfermeiros um aumento merecido mas que iria agudizar o déficit. Tivemos muito tempo para lutar mas só alguns o fizeram agora é esperar que a crise passe. Na altura dos professores e educadores de infância não quisemos negociar porque eramos uma profissão diferente olha agora eles a ganharem 300 euros a mais e nós a vermos. Pode haver greve de 2 meses que nao vai haver dinheiro para os enfermeiros (fonte garantida do PS). Lamento colegas mas temos que nos aguentar mais uns valentes meses.
Cumprimentos
 
isto só revela que, afinal não caminhamos para uma ditadura de esq. conforme o governo está sempre a fazer crer, mas estamos numa de dta, em que somos comandados por uma minoria que nos submete aos seus caprichos a seu belo prazer.
 
Nem pensar, em ter que esperar mais tempo, para que o "governo tenha dinheiro para nos pagar".
O Governo tem dinheiro, isso toda a gente sabe. O facto é que existe, sempre existiu, uma tentativa de sufocar a evolução da enfermagem, por conveniências e manutenção de estatuto e poder.
 
Dr. Enfermeiro:
Lembro que nos anos oitenta
no Japão os enfermeiros foram confrontados com um problema parecido ao aqui referido e este foi resolvido com a solidariedade dos trabalhadores dos caminhos de ferro, fazendo estes greve no lugar dos enfermeiros. Estão a ver o mesmo acontecer em portugal?
 
Deixo para conhecimento público o mail enviado por uma srª Enfª Chefe ao Presidente da ACSS.

Mails como estes nunca, mas nunca serão enviados por nomeados, como o SEP gosta...lá vai:

Assunto: Cuidados Mínimos em Enfermagem

Exmo. Vogal do Conselho Directivo
Senhor Matos Mota,

É com muita atenção que li as recomendações relacionadas com a prestação de cuidados mínimos.
Gostaria de realçar dois aspectos que ao meu ver carecem de muita atenção, mesmo fora dos períodos de greve, que são precisamente os conceitos de cuidados mínimos e de dotação segura associada à garantia de qualidade/saegurança na prática de actos de Enfermagem.
Como á do seu conhecimento, vários serviços de internamento no país, a semelhança do Hospital de Faro têm sobrelotação de doentes que se verifica pelo SCD'E. Analisando a variação entre as HCN e HCP em serviços como as Medicinas, Cirurgias e Ortopedias, podemos verificar que é muito elevada ultrapassando por vezes as HCP (por exemplo quando existe 150 horas negativas ou mais). Podemos nos questionar se perante a análise destes dados não estariam os enfermeiros a prestar cuiddos mínimos mesmo fora das greves!.
Relativamente à qualidade e segurança, a sobrelotação com quatro até doze doentes interndos no corredor em vários serviços, também pode ser considerada como ambientes não favoráveis à prática, aspecto focalizado no ano de 2007 na ocasião do dia internacional do Enfermeiro pelo ICN.

Assim sendo, a nossa reflexão terá que se estender fora das greves em aspectos que tocam diretamente a deontologia em Enfermagem presevando toda a ética do Cuidar.

Com os melhores cumprimentos

Françoise Lopes (Enfermeira chefe)

Dá que pensar...
 
Abaixo a DITADURA. GREVE O TEMPO QUE FOR PRECISO.
A única coisa que me vai dando alguma satisfação é que nunca votei nem votarei nessa cambada de pulhas.
 
UMAS PERGUNTITAS:

Onde estão agora as meninas e meninos Enfermeiras/os que aqui há dias escreviam neste mesmo blog: "uuuui, ... cuidado com a opinião pública; uuui,... cuidado com o sócrates; uuui; cuidado com o país e sua malfadada crise...!"??
A este tipo de mentes medíocres é preciso que lhe espetem um aguilhão no rabo, para que através de uma qualquer ligação nervosa ao cérebro, ACORDEM, FIQUEM INDIGNADOS E SÚBITAMENTE LHES APETEÇA COMETER LOUCURAS DEMONSTRATIVAS DA SUA REVOLTA e INDIGNAÇÃO,COMO.... GREVES...!
`
É este o efeito que parece estar a ter este documento da direcção-das não-sei-quantas. Espevitar. Acordar. Provocar. Ofender a dignidade profissional.

Bom, para terminar diria: é mau que exista tal documento, mas se o efeito for esse e ainda por cima se for massivo, olha, ainda bem que apareceu.
 
ainda não se tinham apercebido do que era capaz a equipa do Socrates!!!!!!
pois para quem votou PS é bem feito !!!
o mal é dos que a tempo souberam ver quem eles eram e dos que eram capzes, não adiram em massa a esta greve e vão ver o que vos espera !!!
redução de pessoal !!!!!!!
indefinição de tarefas e funções, ou seja Enf. passa a ser mesmo pau para toda a colher
alteração de horario sem tempo minimo de pré-aviso
hora de entrada e não ter hora de saida
redução de vencimento
e muito muito mais
e porquê?
OS NOSSOS SUPERIORES PORQUE ESTÃO NOTOPO DA CARREIRA PARA SEREM LINDAS m..... AOS OLHOS DA CLASSE MÉDICA HUMILHAM E MAL TRATAM A CLASSE DE ENFERMAGEM, ESQUECEM-SE QUE FAÇAM O QUE FIZEREM MUITOS DELES SÃO LICENCIADOS POR equivalencia!!!!!
 
ainda não se tinham apercebido do que era capaz a equipa do Socrates!!!!!!
pois para quem votou PS é bem feito !!!
o mal é dos que a tempo souberam ver quem eles eram e dos que eram capzes, não adiram em massa a esta greve e vão ver o que vos espera !!!
redução de pessoal !!!!!!!
indefinição de tarefas e funções, ou seja Enf. passa a ser mesmo pau para toda a colher
alteração de horario sem tempo minimo de pré-aviso
hora de entrada e não ter hora de saida
redução de vencimento
e muito muito mais
e porquê?
OS NOSSOS SUPERIORES PORQUE ESTÃO NOTOPO DA CARREIRA PARA SEREM LINDAS m..... AOS OLHOS DA CLASSE MÉDICA HUMILHAM E MAL TRATAM A CLASSE DE ENFERMAGEM, ESQUECEM-SE QUE FAÇAM O QUE FIZEREM MUITOS DELES SÃO LICENCIADOS POR equivalencia!!!!!
 
Estes senhores da ACSS têm uma lata dos diabos, então para os dias de greve preocupam-se com o nº minimo de enfermeiros para assegurar os cuidados minimos, mas para os dias normais qualquer nº de enfermeiros, que normalmente são abaixo dos minimos para se poder prestar cuidados com qualidade, não vêm eles escrever cartas a reclamar por dotações seguras. Ora deixem-se de cinismos e deixem para os enfermeiros aquilo que pertence ao ambito dos enfermeiros.
 
Pedido de esclarecimento:

Um enfermeiro que não faz greve poderá trabalhar continuamente durante quanto tempo?

Obrigado
 
Serviços mínimos prestamos nós todos os dias. Isso está claro para os doentes e explícito no artigo da Focus de 19 de maio deste ano, com o título: "Enfermeiros fazem o essencial".

Nunca tive dúvidas sobre o que fazer ou não em dia de greve e sería uma humilhação que outros de fora me viessem dizer o que devo ou não fazer.

VV
 
Estou expectante em relação a esta greve e farei greve em todas as oportunidades.
Porém, no meu serviço há umas quantas aberrações que não farão greve porque, segundo dizem, TÊM UMA FAMÍLIA PARA SUSTENTAR. São os do costume, aquelas aventesmas que quando surge a notícia da greve logo vomitam disparates como:

"o que é que eles querem agora?!"
("eles" deve ser o sindicato, não?)

"outra greve?"

Cambada de gente amorfa, dormente e sem sangue. Interesseiros que só pensam no dinheiro, no dinheiro, no dinheiro... Pena é que beneficiem mais tarde com o esforço dos que não baixam os braços. São uma espécie dissimulada de larápios oportunistas. Estão desejantes de seguir turnos para paparem mais uns trocos das horas de qualidade dos colegas em greve.

Façamos uma lista de nomes dos traidores sem as vogais para a leiam e fiquem desconfiados que não prestam mesmo para nada.
 
Oh Sousa, pode trabalhar indefenidamente....

Temos pena...
 
anonimo das2:52PM

Um enfermeiro chefe é licenciado porque:

- Fez um CESE ( Curso Superior de Estudos Especilaizados), logo tem o 12º ano;

ou

- Tinha uma especialidade (2 anos) e o CASE (curso de administração dos serviços de enfermagem), com o 12º ano

ou

- Fez o 12º ano já que tinha uma especialidade e era chefe;

Não substime os seus superiores!!!!!!!!!!!!
-
 
O anónimo das 2:52PM refere-se a que comentário?? Ninguém subestimou os enf. chefes antes pelo contrário,, leia com atenção!! Eu percorri todos os comentários e não vi nada de mal, não terá interpretado muito mal o comentário das 10.30.

Leia com atenção. É um pedido que lhe faço.
 
Resposta a esta m..... da ACSS ... www.sep.org.pt
 
É impossível eles conseguirem ir com isto avante, isso é certo... quer dizer... só se mudassem a lei e a fizessem sair em DR até dia 9, o que é óbvio que não vai acontecer... Mas é mais que isso, é uma completa afronta, é uma completa vergonha e vai-lhes sair o tiro pela culatra... eu estou-lhes com uma raiva... e calculo que devam estar a sentir o mesmo que eu... Por isso pessoal, é ir para cima deles agora, é apertá-los... e temos de aproveitar porque pelos vistos eles estão a ficar enrrascados, senão nunca teriam feito isto.

E já agora W, concordo contigo... apetecia-me fazer uma lista dessas, mesmo muito... ou isso ou iniciais e cidade.

Paula
 
Acabemos com a mesquinhice das licenciaturas e das equiparaçoes.

tomemos consciencia da nossa importancia colectiva,velhos e novos.
Estamos no SNS 24 horas por dia.Conhecemos bem os nossos Serviços.
A época é de UNIÂO.Mexemos com poderes instalados e outros que se estão a instalar.Lembrem-se que somos PILARES do SNS.Há muita Gente Boa entre nós.
O SNS está a sofrer o maior ataque desde a sua criação.
As Pessoas precisam de nós!
A UNIÂO dá FORÇA e DESENVOLVIMENTO á PROFISSÂO.
 
O que é essa coisa do SEP?? Quiseram dar de bandeja ao poder politico as funções de de comando e liderança da enfermagem com a mira de os que nunca fizeram formação, que passaram a graduados sem concurso, sem nada, ah e agora à ultima da hora fizeram uma pós-graduação em gestão de qualquer coisa estavam aptos a ser os novos gestores da enfermagem!! Sempre os mesmos...pensam que não é necessário tempo e experiência para se ser um bom gestor em enfermagem??!! Bom o modelo é tudo o que é velho não presta, nós os graduados ad hoc é que somos os bons!!! Há também muita gente que estes mesmos sindicalistas protegem, que nem um copo de água merecem como enfermeiros!!

Então os actuais chefes e supervisores não iam todos despromovidos para principais??!!

Vergonha tenho eu nestas alturas!! Mais alguma profissão que se digne vem com estes projectos.

Rua com esses donos do sindicato há 30 anos, que já não sabem o que é a enfermagem...e a Ordem vai ser o SEP II, já lá se instalaram é para estarem lá para sempre...viva a Democracia na enfermagem: alternância no poder!! Eleições para o SEP à moda do Salazar: um boletim com 1 quadradinho para votar...ditadura!!
 
Um individuo que demonstra tão bem a incompetencia, desajuste, e impertinencia não devia ser despedido?? Deve ser "parente" de cão grande.... só pode!
 
"OS NOSSOS SUPERIORES PORQUE ESTÃO NO TOPO DA CARREIRA PARA SEREM LINDAS m..... AOS OLHOS DA CLASSE MÉDICA HUMILHAM E MAL TRATAM A CLASSE DE ENFERMAGEM, ESQUECEM-SE QUE FAÇAM O QUE FIZEREM MUITOS DELES SÃO LICENCIADOS POR equivalencia!!!!!

Meu caro certamente não será licenciado por equivalência mas tem concerteza muitomenos qualificações e muito menos tempo de formação e sobretudo não tem uma coisa importantíssima que maturidade profissional. Caso contrário não disparava generalidades.

O que acontece, e concordo plenamente, é que estamos em tempos de nomeações e manda pouca vergonha dos que nomeiam que escolham quem melhor diz "amen". Se o escolhido tem capacidade para sempre dizer "amen" poderá chegar ao cargo, se pelo contrário, se preocupar com gestão dos serviços e com a classe que representa, mem sequer é hipótese remota, pelo contrário, será alvo a abater.
 
Reunio no ministeio 7 junho as 11h
 
Porque de tanto tempo para marcar uma greve deste género?

Porque de não se ter mobilizado os colegas em 2008?

Porque de deixar tudo para a ultima?

Qual foi o resultado da ultima greve?

Como sempre fiz greve gostaria de saber o que vai significar esta greve, a curto prazo, qual o plano dos sindicatos?

No final desta greve vai acontecer o que aconteceu com a ultima? (sem avanços nas negociações)


Estamos todos de parabens pois fazemos greves e não vemos avanços....isto do MDP ninguem fala e foi aceite por nós.....agora a carreira onde está ela....como vai funcionar o MDP sem carreira?

Alguem esclarecido que nos diga qual o plano no final desta greve, e que nao se submetam ao silencio (sindicatos), informem os que se vai fazer....volto a perguntar : qual a mais valia que os sindicatos tiraram da ultima greve para as negociações? quanto tempo estiveram sem dizer nada? e ainda continuam pois as noticias que tenho é de mais uma greve...

Vou fazer greve mas quero saber o que os sindicatos vão propor em relação ao timming que o MS tem de responder.... caso contrario partimos para outros meios....não podemos andar no parar semanas e depois voltar a carga..


muito se fala em relação a crise e que é impossivel o ps aceitar.... baixem os numero de deputados na assembleia, baixem salarios deputados ministros e autarcas, vereadores em 40%, retirem regalias de viagens de 1º classe, retirem dinheiro para novas frotas de automoveis (transportes publicos ou viatura particular, eu tb trabalho e vou no meu carro), para que essas regalias?!!!! qq pessoa faz o trabalho deles (deputados, ministros etc.... eles podem fazer o nosso?!!!(nao apenas enfermagem, mas todas as outras)


Nesses cortes, os enfermeiros seriam pagos como deviam, o salario minimo subia.

O povo que "olhe" e que pense se não seria melhor uma manifestação de uns bons milhares de portugueses para baixar salarios e regalias desses individuos.....trabalhamos para eles....

Nos tempos mais longiquos um presidente da junta freguesia não era remunerado...e hoje?!!!! Pequeno exemplo da ponta de um glaciar, que está totalemnte exposto mas apenas visivel por poucas pessoas....mobilização da nação contra este governo, partidos etc.... tudo fora, começar de novo mas com pessoas serias e saibam dar o exemplo... o "patrão" deve dar o exemplo....

Apeans um desabafo
 
EU DECRETO SERVIÇOS MÍNIMOS; ZERO ENFERMEIROS EM TODOS OS SERVIÇOS DURANTE O PERIODO DA GERVE!!!

COMO ISTO NÃO É POSSIVEL, TEMOS QUE DAR UMA RESPOSTA A ESTES TECNOCRATAS PAGOS A PESO DE OURO QUE NÃO PRECEBEM NADA DISTO, QUE SEJA UMA GREVE A 100% E RECOMENDO QUE EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS MÍNIMOS, FAÇAM SÓ OS SERVIÇOS CONSIDERADOS MESMO URGENTES, SÓ ESTES, PONHAM EM QUESTÃO CERTAS INDICAÇÕES MÉDICAS QUE POR EX: PEDEM ANÁLISES DE ROTINA E POR VERZES QUANDO HÁ GREVE, ALGUNS VÃO AO PEDIDO JÁ FORMULADO NO DIA ANTERIOR E ACRESCENTAM AO MESMO "URGENTE" !!! É SÓ UM EXEMPLO!!! FORÇA COM A GREVE... ATENÇÃO TAMBÉM A ALGUNS CHEFES (MINORIA) FURA GREVES...
 
Na referido documento da ACSS, salienta-se que “A dotação prevista para o turno da noite, em cada serviço, consoante os estabelecimentos e actividades a assegurar, poderá ser insuficiente para garantir a qualidade/segurança dos actos de enfermagem a praticar” (ponto 2). E vai mais longe: “Não cabe à equipa de enfermagem a designação dos enfermeiros que assegurarão os cuidados mínimos a prestar” (ponto 5). Isto quer dizer que, por vontade da ACSS, o número de enfermeiros a assegurar os cuidados mínimos deve ser estabelecido a belo prazer pelas administrações dos diversos estabelecimentos do SNS.

O estabelecimento da obrigatoriedade de “serviços mínimos, nas empresas ou estabelecimentos que se destinem à satisfação de “necessidades sociais impreteríveis”, tem como intenção dar à entidade empregadora o poder de punir o funcionário, que se enquadra num objectivo global de restrição do direito à greve. Os nossos sindicalistas parecem que se esquecem disto, andam muito distraídos em relação a questões importantes. E devemos relembrar – mais uma vez! – que houve serviços nos HUC e no Hospital de Santa Maria, nas greves anteriores, em que os enfermeiros chefes (e dizem-se enfermeiros!) obrigaram que o número de enfermeiros a prestar cuidados mínimos, no turno da manhã, fosse superior ao do da noite, perante o silêncio, aparentemente cúmplice, dos sindicatos.

A greve não pode ser limitada sob o pretexto de que há algum prejuízo dos direitos fundamentais dos cidadãos, pois isso seria o fim da eficácia das greves. Em face destas tentativas de intimidação e da inépcia, ao que parece, dos dirigentes e delegados sindicais quanto a esta questão, nós, classe de enfermagem, devemos intensificar a luta e restringir ainda mais o que entendemos por “cuidados mínimos”.
 
Este documento do ACSS só me faz lembrar o quanto este sindicalistas nos andam a enganar!!! Em várias reuniões que fui com o sindicato SEP nos HUC esta questão do que eram o cuidados mínimos foi sempre levantada... A resposta dos nossos digníssimos sindicalista foi quase de ridicularizar os colegas que fizeram a questão, utilizando a expressão "meus caros, não esperem que seja o sindicato a dizer aquilo que vocês são obrigados a fazer como cuidados mínimos, cada um é que sabe!!!"
Pois agora já temos quem queira nos dizer o que são os nossos cuidados mínimos, ou melhor, apenas dizem que não é o que os sindicatos definem que é, e deixam uma porta aberta para que as administrações dos hospitais deliberem!!!
Parabéns ao SEP por aquilo que vocês andam a fazer, ou melhor, a não fazer!!!
 
Poderemos considerar esta solicitação como assédio moral aos Enf. Portugueses?
http://www.partes.com.br/assediomoral/assediomoralemenfermagem.asp
 
Boa Tade

Sou enfermeira chefe e estou farta destas baboseiras!!!!!!!!!!!!!!!!

Os enfermeiros chefes não poem obrigar a ficar nos serviços porque a lei não etermina isso!!! Os senhores enfermeiros que tanto criticam estes chefes deixam????!!!!!`
 
Os enfermeiros que reclamam a sua remuneração porque são licenciados TÊM OBRIGAÇÃO, repito, TÊM OBRIGAÇÃO, de saber DECIDIR!!!

Num qualquer serviço o enfermeiro deve avaliar os seus doentes e DECIDIR quais os cuidados a prestar nesse turno! Esta avaliação deverá ser realizada e as decisãoes têm de ser dos enfermeiros que tão dignamente devem ser detentores das competências para as tomar. Ou não??? Só somos licenciados para ser remunerados???
Pois é, assumir as responsabilidades dos nossos actos é doloroso e dificil mas para isso é que estudamos e reclamamos estatuto.

Os serviços minimos têm de ser dfinidos por cada um em cada turno. Eventualmente as equipas deverão reflectir em conjunto para melhor poderem decidir mas compete aos enfermeiros. Ou será licito um enfermeiro do serviço A opinar sobre o que não conhece do serviço ao lado?

pensem nisto!!!
 
"2. A dotação prevista para o turno da noite, em cada serviço, consoante os estabelecimentos e actividades a assegurar, poderá ser insuficiente para garantir a qualidade/segurança dos actos de enfermagem a praticar."

Ah, ah, ah!
Isto acontece 365 dias por ano e não só em dia de greve.
Realmente parece que alguma coisa tem que mudar!!!
 
Só tenho a dizer: se não fossemos tão imprescindeveis não havia necessidade destes senhores se dignarem a responder desta forma às nossas greves

Enfermeira em luta
 
Mas quem é este papagaio? Onde é que ele andou estes anos todos?Esteve em Cuba de férias ou veio agora que a ACSS se lembrou dele para demonstrar a sua ignorância?Quem tem andado a prestar cuidados mínimos, em termos de trabalho, é este cavalheiro.Como ninguem lhe dá cavaco para nada, devendo ser mais um "job",coitado, há que sair da escuridão e, para tal, nem que seja preciso falar sobre o que não sabe como, ainda pior, dizer baboseiras.Espero que lhe respondam à altura e que lhe diga que na melhor das hipóteses vai querer que seja um enfermeiro, a prestar cuidados mínimos, que lhe ponha uma ligadura com um laço na cabeça.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!