terça-feira, junho 22, 2010

Intervenção sobre Enfermagem na Assembleia da República.


Comments:
Será que ninguém ouve esta Sr.ª Deputada?
Já agora, gostava de saber quais foram as respostas, pq não tive oportunidade de ver este debate. Obrigada.
 
Pois, é pena que estas sucessivas intervenções favoráveis às nossas reinvindicações, sejam sempre protagonizadas pelos partidos de contra poder. Precisavamos efectivamente do apoio de estruturas de poder, de quem tenha capacidade de decidir, de conseguir ter influencia em que poderia influir e actuar. De facto é simpático escutar estas palavras mas a realidade é que são tão só palavras. E estas, levam-nas o vento.
 
É VERDADE QUE OS ENFERMEIROS É UMA CLASSE QUE ESTÁ A SER MUITO MAL TRATADA E DISCRIMINADA. NO MEU LOCAL DE TRABALHO ESTAMOS COM UM RACIO DE 2000 UTENTES POR ENFERMEIRO.TODO O TEMPO É ATENDER UTENTES, TRABALHAMOS QUE É UMA LOUCURA PARA CONSEGUIR DAR RESPOSTA E AINDA NÃO NOS PAGARAM AS HORAS EXTRAS QUE FIZEMOS DESDE O PRINCIPIO DO ANO, PORQUE NÃO HÁ DINHEIRO PARA OS ENFERMEIROS. ENQUANTO NOUTROS LOCAIS DE TRABALHO, HÁ INCENTIVOS E COM RACIOS MUITO MENORES. NUNCA O SISTEMA DE SAÚDE ESTEVE TÃO DESIQUILIBRADO. PARA UNS FICAREM COM MAIS OUTROS FICAM SEM NADA. ISTO CAUSA-ME UMA REVOLTA MUITO GRANDE. ISTO VAI DESDE NÃO NOS RECONHECEREM COMO LICENCIADOS, NOS DISCRIMINAREM EM RELAÇÃO ÁS OUTRAS CLASSES, CONGELAREM AS CARREIRAS , VINCULOS PRECÁRIOS, TRABALHAR O MINIMO DOS MINIMOS DOS ENFERMEIROS A PONTO DE QUASE NÃO TER TEMPO PARA COMER, NÃO NOS PAGAREM AS HORAS, NEM RECONHECEREM NOSSO ESFORÇO. MUITO TRISTE E REVOLTANTE
 
A deputada Mariana Aiveca, já fez muitas intervenções a favor dos enfermeiros na assembleia da republica. Contra os factos, por ela enumerados, não existem argumentos por parte do ministério da saúde. Pena que esta ministra da saúde não lhe preste a devida atenção conjuntamente com o senhor pizarro.
Num país onde a carreira de enfermagem está estagnada, onde os serviços são sempre assegurados muito à custa do "sangue", suor e lágrimas dos enfermeiros, onde o vencimento não é justamente remunerado de acordo com as suas habilitações literárias (ao contrário de outros profissionais, veja-se à pouco tempo o concurso para enfermeiro veterinário para o ICBAS (1400euros)), a aministra da saúde só não vê se não quiser. Um bem haja a esta deputada que em todas as suas intervenções sempre tocou com o dedo na ferida, ferida esta com uma hemorragia de há já 10 anos. Está na altura de estancar.
Por mim fazia como na Finlândia, greve por tempo indeterminado.
Um bem haja a todos os colegas, que permitem que o SNS continue a funcionar em Portugal.
 
Defende a classe de enfermagem, melhor que qualquer sindicato de enfermagem.
 
Pois é meus caros colegas esta senhora deputada parece que esteve na reunião com o Azevedo, falou tudo quanto ele tem falado e chamado a atenção nas negociações sobre o problema nacional-Enfermeiros!
Não tenho a certeza mas parece-me que o Azevedo é de um partido completamente antagónico, no entanto estes discursos são o sentir de alguem que conhece o viver do dia a dia da enfermagem. por acaso a Guadalupe fala assim? por acaso o Martins fala assim? Não não fala pois estão vendidos ao partido que os carmbou e lhes deu poleiro.
Tomem atenção, já venho a dizer há mt tempo, estas são o sentir do SE, vamos engrossar fileiras. Ouviram o Azevedo na TVI? falou certo, só se fará uma revolução GREVE, quando realmente for oportuno, neste momento é palhaçada.
 
mas que adianta estas reinvindicações? NADA, é pena mas nao adiantam nada. o INEM paga nao sei qts mil horas extra aos enf. porque a gestao nao quer contratar ninguem que é pa correr com eles de vez. onde estao os concursos que iriam abrir ate ao final da outra semana? é tudo pa tapar os olhos e os patinhos dos sindicatos caem que nem tansos..

mais, o caro colega que diz que nao lhe pagam as horas extra e quase nem tem tempo pa almoçar.. errado da parte do colega, as mudanças tem que partir de nos proprios e napo estar a espera que sejam apenas os outros a lutar por nos. nao pagam horas extra? deixa de as fazer, é simples. chega à sua hora sai vai pa casa, ninguem lhe paga pa ficar mais tempo.. (ou acha que e um martir/missionario que tem que fazer td por amor a camisola? eu nao sou de certeza)

quase nao tem tempo pa almoçar? errado da sua parte, chega à hora d almoço e vai almoçar, se tem direito a uma hora, ggoza essa hora independentement de ter pessoas a espera. as pessoas nao tem culpa? eu tb nao de certeza..

ja agora lembro lhe que sou contratado CIT que e pa nao dizer que so faço/digo isto porque estou nao quadro
temos que saber argumentar e desenvolver formas de luta para nos proprios individualment mostrarmos o nosso descontentamento e mostrarmos que estamos mal. os sindicatos sao importantes mas tb parte da nossa parte.

dou lhe mais um exemplo, trabalho num serviço de medicina interna. nao faço levante a nenhum doente. ja disse a minha chefe que ou compra um elevador ou nao faço levantes a nenhum doente. voces agora dizem me todos ah e tal temos que levantar porque faz bem aos doentes. concordo plenamente mas nao faz bem as minhas costas e as minhas costas ng mas paga, mt pelo contrario. nao me vou sacrificar por ninguem. sou enfermeiro porque me pagam nao sou nenhum missionario que faço as coisas por gosto porque tenho obrigaçao moral de as fazer. apartir do momento em que deixam d me pagar deixo de ser enfermeiro.
ah, e a legislaçao esta do meu lado nesta situaçao do levante.

outra situaçao, nc deixei de almoçar/jantar por causa do serviço, qd chega a hora vou almoçar independentemente do que esteja a acontecer (claro que se for uma paragem nao e bem assim) mas pk falta prestar cuidados de higiene, colher sangue, urina, preparar pa um exame etc etc nao, em primeiro lugar estou eu

essa moral de sacrificar pelos doentes ja la vai ha mt tempo..

actualmente ja disse e volto a dizer, pagam me o minimo? ok, faço o minimo e ng me pode exigir mais..
 
2º Passo de Mobilização Em Acção

Petição Enfermeiros - Vamos Unir-nos E Contar As “Espingardas” Para Greves Em Sectores Vitais Do SNS

Para ver e participar passar SFF por aqui:

http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=EVU2010
 
ANÓNIMO DAS 11:21

No serviço onde trabalho há elevador hidráulico para fazer levantes e raramente (muito raramente) é utilizado. Os enfermeiros, na generalidade e muitas vezes condicionados pela opinião das auxiliares, preferem carregar os doentes às costas ou nem sequer os levantar. Depois queixam-se que lhes dói aqui e dói ali, e nem sequer têm em consideração a violência que representa para o doente ser levantado "em peso" e ao empurrão (quando não arreiam o doente no chão). O mesmo se passa com o uso de colchões de pressões alteradas, que é protelado até ao limite do risco, ou mesmo quando os colchões se encontram simplesmente desligados.

Quis com estes dois exemplos ilustrar que ser enfermeiro é uma questão de atitude e de sermos sensíveis aos problemas das pessoas de quem cuidamos. Não levanta porque não lhe pagam? Os enfermeiros, até ver, não são pagos por actos que realizam, pois se assim fosse muitos veriam os seus ordenados bastante reduzidos. Somos pagos pela globalidade do nosso contributo para os cuidados de saúde. Se levanta ou não levanta, fica na sua (debilitada) consciência; mas também se é daqueles que levanta o doente com base em critérios duvidosos, deixando-o morrer sentado sobre dois cotos de amputação, deixe-se estar quieto e vá lá comer. Pelos vistos deve ser daqueles que assim que recebe o turno (já enfadado perante a perspectiva de ter que ir trabalhar) diz logo: "Bom, vou comer qualquer coisa!..."?

Ah! E se o levante está excluído dos cuidados mínimos (pagam o mínimo? ok, faço o mínimo), diga-me lá se tem estrutura para excluir dos cuidados a administração de alguns dos medicamentos que o médico prescreveu e que na sua opinião não aquecem nem arrefecem o doente? Ah!!! O que o preocupa é mesmo o levante, a higiene, o doente e encher o papinho, não é?

Até logo e bom apetite!
 
Nem mais: pagam-me o mínimo, faço o mínimo!!
 
ánonimo que não faz levantes sem elevador.
Há muita actividade no nosso quotidiano que o dinheiro não paga.se o levante representa só dores de costas para si,lembre-se do que representa para quem deles precisa.O elevador mal utilizado tambem provoca lesoes.
essa postura tão egocentrica não é profissional numa relação de ajuda.
Enf não é guindaste,mas além da seu enf chef tem o director de serviço que autoriza a compra do equipamento,a administração e a saude ocupacional a quem deve recorrer depois de dar conhecimento á sua chefia
sentimo-nos o elo fraco nos serviços de saude.Não tornemos aqueles que são alvo dos nossos cuidados vitimas do nosso mau estar.Somos a voz dos que estão dependentes.
quanto á hora de refeição veja na legislação se utiliza bem o tempo
esta é uma area muito sensivel aos administradores que fazem contas ao minuto
 
Em promoção dos oficiais da PSP, o governo vai gastar, para já, 2,5 milhões de euros, alguns deles vão ter um aumento mensal de cerca de 1000 (mil) euros, e parece que não há problemas em desapertar os cordões à bolsa com a promoção para 831 vagas para agentes principais e de 107 para chefes. Quanto aos enfermeiros não há dinheiro para a transição para uma grelha salarial que compense, ao menos, o que foi perdido em cerca de 8 anos de congelamento salarial
(...)
 
Vejam no jornal correio da manha de hoje,26.-6-10,quanto gastaram os gestores do SNS na zona norte.
Assim a crise foi só para alguns.
 
Caros colegas realmente a nossa profissão é muito nobre e as cuidados prestados seram sempre em prol do bem estar do doente mas digo-vos sempre com esta máxima prestei cuidaos e... tenho um grave problema na coluna fruto de um acidente de serviço à cerca de 8 anos (apenas com 25 anos) que me deixa com muitas limitações e quase todos os dias ou me deito com dores ou me levanto com dores e tipo corconda de notre dame, e sabem porquê? porque trabalho muitas vezes a baixo dos minimos e sem materiais apropriados e agora senhores excelentes enfermeiros demagógicos será que valeu a pena trabalhar nestas condições? ou será que eu e muitos outros nas minhas condições mereciam isto em prol "dos BONS CUIDADOS de enfermagem? Ora façam-me um favor.....
 
Existem enfermeiros deputados, alguém já os ouviu falar sobre a carreira ou sobre o que nos estão a fazer
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!