terça-feira, junho 15, 2010

Mensagem aos Enfermeiros portugueses.


Informação aos Enfermeiros/as de Portugal 
.
.
1 – Como esperávamos, começou hoje uma nova etapa de dignificação e resgate dos valores que enformam a nossa profissão.
.
2 – Da reunião, que terminou cerca das 21 horas, analisamos sumariamente, documento/ proposta negocial que nos foi presente pelo Ministério da Saúde.
.
3 – Dada a introdução de matérias novas, de elevada gravosidade para os legítimos anseios e expectativa dos Enfermeiros, propusemos nova reunião que terá lugar aos dias 16/06/2010 com início previsto para as 14,30 horas.
.
4 – Visto tratar-se de um documento que mais não é do que um projecto (mais um) de princípios para a elaboração condicionada de legislação imprescindível à exequibilidade dos Decretos-Leis n.ºs 247/2009 e 248/2009 – cremos que chegou a hora de mudar de estratégia neste processo negocial porque o Ministério da Saúde, no decorrer da reunião, informou a FENSE que teria chegado a acordo em matérias de princípio com a CNESE (SEP/SERAM).
.
5 - Os Enfermeiros já perceberam a razão de ser das propostas que defendemos, pois nada têm a ver o que outros pensam da e para a Enfermagem. Por isso, assumimos publicamente a defesa intransigente do nosso projecto que levaremos até às últimas consequências, através de lutas que esperamos não sejam necessárias e das quais responsabilizaremos o Governo caso este teime em levar por diante a violação dos valores científicos dos Enfermeiros, constitutivos de licenciatura especial e das mais complexas.
.
6 – Sistematicamente o Ministério da Saúde tem descurado a resolução de problemas que afectam a Enfermagem por alimentar uma táctica de conflitualidade, fingindo prometer a uns para tirar a outros, esperando que o resultado fosse manter os Enfermeiros divididos e inofensivos. É aqui que entra a nossa acção congregando os esforços daqueles que, como nós, mantêm e pensam a Enfermagem aquilo que faz de nós uma profissão autónoma e rentável no plano material e espiritual. É neste contexto que defendemos e exigimos remuneração compatível, aliás, prevista na lei para trabalhadores com nível de complexidade três, tal como os médicos.
.
7 – Não vamos subscrever o documento que nos foi proposto sem as alterações que vamos contrapor na reunião de 16/06/2010.
.
8 – Não é por culpa da FENSE que este processo negocial sofreu os ziguezagues bem conhecidos, pois são notórios os esforços que a FENSE tem desenvolvido, através de apresentação de propostas concretas em poder do Governo, especialmente, Ministério da Saúde.
.
9 – São evidentes as consequências de certo aproveitamento da capacidade de luta dos Enfermeiros que às vezes, dada a sua repetição, resultam em fracasso relativo, por não atingirem os objectivos preconizados.
.
10 – A FENSE não ser poupará a esforços para, pela via negocial concreta e eficaz, conseguir dar resposta às reivindicações que constam das propostas apresentadas. Porém, se esta via não resultar, queremos deixar, bem claro, que satisfaremos as posições de luta que a maioria dos Enfermeiros propõe, bem diferentes das habituais.
.
Sindicato Independente Profissionais de Enfermagem – SIPE / Sindicato dos Enfermeiros – SE

Comments:
Bravo meus caros colegas, sabemos que o vosso trabalho, pese embora eu conheça de perto o do Enfº Azevedo, não nos deixam ficar mal. Tenho pena que os colegas que acreditam no SEP, não acordem, pois o que têm feito não dignifica o ENFERMEIRO, mas VENDE-O...politiqices meus camaradas!
Alerto para o bom senso de todos, ou arrepiam caminho e unem-se ao Enfº Azevedo no seu projecto de elevação para a nossa classe, ou perdemos mesmo.
 
blá...blá...blá. O costume.
 
Mea-culpa, sou sindicalizado no SEP e tenho que dar apoio a quem merece, estou com o Azevedo, ele tem realmente trabalhado e lutado no sentido de conseguir que todos entremos no barco da Dignidade, Enfermeiros reconhecidos pelo seu valor e competência.
 
Os sindicatos já se aperceberam que os enfermeiros querem lutar até ao fim por aquilo que acreditam ser justo. Não é desconvocando greves que passam a mensagem de descontentamento. Se é para continuar a lutar pelo que é nosso podem contar com os enfermeiros como até aqui, mas não nos deixem ficar mal.
 
a ver vamos, espero que não demore mais 10 anos e lhes garanto que pelas minhas contas se isso um dia chegar a aconteçer voçes vão ter pelo menos mais 10 mil soçios

espero que não se tornem na mesma escumalha em que se tornaram os outros, embora já tenha dificuldade em acreditar no que quer que seja...

MAS PARA QUALQUER LUTA DIGNA TEM O MEU APOIO, MAS QUE NÃO DEMORE 1O ANOS COMO JÁ REFERI
 
só espero que isso não seja mais do mesmo: NADA.... EU já decidi... apesar de ser especialsita de carreira vou traduzir os meus diplomas e se isto continuar... by by Portugal.... sei que tenho emprego lá fora bem mais bem remunerado e com econhecimeto social verdadeiro.... Os parteiros lá fora são mesmo reconhecidos.... Começo a achar que,d e acto, éum erro paa a minha especialidade pertencer ao grupo dos enfermeiros... desculpem o desabafo. Adoro ser Enfermeiro, adoro ser parteiro... mas cansa-me terrivemente este desgaste.... Mas nãod eixarei de lutar... &ª vou à manif, de cartaz em punho... A gravidez fisiológica é nossa!!! dêem-na aos parteiros e poupem milhares nos médicos... Plano de austeridade da Saúde, de acordo com a Lei 9/2009 de 4 Março,art 39º
 
Vocês têm um de dois lugares na historia da Enfermagem Portuguesa por isso escolham qual deles querem se o de "heroi" se o de "mais um filho da puta como outro qualquer".

NE
 
SE ISTO FOR VERDADE E CONSEGUIRMOS ALGUMA COISA QUE SEJA EU VOU SINDICALIZAR-ME NUM DE VOÇES, POIS PARA OS OUTROS NUNCA MAIS DESCONTO JÁ ME DESÇINDICALIZEI HOJE
 
" começou hoje uma nova etapa de dignificação e resgate dos valores que enformam a nossa profissão" ????!!!! MAS QUE M**** É ESTA???!!! eSTÃO A GOZAR CONNOSCO???!!
 
Se, de facto, conseguirem o que defendem, sindicalizo-me no SIPE.

ABAIXO O SEP!!
ABAIXO O SEP!!
ABAIXO O SEP!!
 
VERGONHA NACIONAL !!!

EM VEZ DE DIAS DE GREVE, DEVIAM-SE ERA DECRETAR 3 DIAS DE LUTO DA ENFERMAGEM...

PIOR SERIA DIFÍCIL.

SEM PALAVRAS

TENHO VERGONHA TANTO DA PROFISSÃO QUE ESCOLHI COMO DO PAÍS QUE TRATA DESTA FORMA OS SEUS ENFERMEIROS.


A LUTA (JÁ NÃO) CONTINUA...


PM / HSTV
 
VERGONHA NACIONAL !!!

EM VEZ DE DIAS DE GREVE, DEVIAM-SE ERA DECRETAR 3 DIAS DE LUTO DA ENFERMAGEM...

PIOR SERIA DIFÍCIL.

SEM PALAVRAS

TENHO VERGONHA TANTO DA PROFISSÃO QUE ESCOLHI COMO DO PAÍS QUE TRATA DESTA FORMA OS SEUS ENFERMEIROS.


A LUTA (JÁ NÃO) CONTINUA...


PM / HSTV
 
Esperemos para ver...
Mais uma galga do Azeve e companhia...
Até aqui andaram a reboque, nunca alinharam em nada e apenas apareceram para se mostrar.
Dia 16 venham de lá então com as noticias.
Só esclarecer que não houve acordo entre a CNESE e o Governo/MS. Tudo foi imposto e não verão mas assinaturas de qualquer sindicalista dessas forças sindicais em nenhum documento. Desafio qualquer um a mostrar o documento de acordo assinado pela CNESE, no que diz respeito ás grelhas salariais.
Outra coisa foi a negociação, em paralelo, dos principios para a avaliação do desempenho (por exemplo ficou consagrado a revalorização salarial dos enfermeiros que terminem a especialidade) e aqui é que houve cedências do MS.
Não deturpem as coisas, como têm feito neste blogue.
Só um esclarecimento, eu escrevo como anónimo apenas para ter a mesma atitude do administrador deste blogue, caso contrário assumiria sem qualquer problema a minha identidade...
desafio a que se termine com os anonimatos, a começar palo Dr Enfermeiro e contribuamos todos unidos para uma melhor enfermagem... "Dividir para reinar" é o que estamos a fazer e o Governo/MS a coçar a barriga de tanto se rir.
Sexta feira estarei em Lisboa... ENFERMAGEM SEMPRE, quem não gosta pode sempre optar por outra profissão e deixar aqueles que gostam lutar de forma unida e concertada.
 
Agora é que é de aproveitar para tentar angariar mais meia dúzia de sócios com promessas vãs!!!
 
Espero que isto não sea só fachada para angarição de sóçios, pois se for vão ter pouca sorte pois da maneira que já andamos escaldados só um burro é que se volta a sindicalizar se não houver qualquer remuneração..

REMUNERAÇÃO SIM A UNICA COISA QUE ME INPORTA NESTE MOMENTO E DEVE HAVER MUITOS A PENSAR COMO EU....

NÃO TENHO QUE PAGAR A CRISE MAIS 10 ANOS, SENÃO DAQUI A NADA ESTOU REFORMADO E CONTINUO A PAGAR
 
RESPOSTA AOS ULTIMOS ANÓNIMOS: POR FAVOR.... PELOMENOS ESTE SINDICATO-SIPE- NÃO QUER PROTAGONISMO BARATO... NINGUEM APONTOU UMA ARMA PARA O SEP ASSINAR ALGO COM QUE NÃO CONCORDA...
DETURPAR???? O QUE É QUE NÃO É ESCLARECEDOR EM "ENCERROU A DISCUSSÃO SOBRE GRELHAS SALARIAIS????" DETURPAR????
 
LUTAR DE FORMA UNIDA E CONCERTADA ???? FORAM CAPAZES DE DESTRUIR A UNIAO QUE EXISTIA NA NOSSA CLASSE, E SE VIU NA ULTIMA MANIF.REALMENTE O SEP LUTA MAS A SEU FAVOR ENTÃO CONTUNUEM A LUTA SOZINHOS QUE O MEU 1% ACABOU....
 
É só rir!!
 
Caros/as Colegas.

Ainda se lembram disto?

“Dezasseis mil enfermeiros finlandeses ameaçam com uma demissão em massa, ainda esta segunda-feira, caso não lhes seja conferido um aumento de ordenado de 24%. O sistema de saúde finlandês está, assim, em risco de parar.”

Mas se esta notícia não vos basta para a necessidade de união e de luta, então aqui está outra.

“Segundo o sindicato Tehy, que representa os trabalhadores dos serviços municipais, a demissão é a única forma de luta eficaz que resta aos cerca de 12 800 enfermeiros, já que a lei dos serviços mínimos anula praticamente os efeitos de uma greve no sector.”

E sabem o resultado?
Conseguiram um aumento de 20%.
Este foi o resultado de uma grande luta dos enfermeiros finlandeses há 3 anos atrás.

Com este resultado e após os resultados, nos últimos 10 anos, dos enfermeiros portugueses, só me resta pedir o seguinte:
- Por favor, vamos fazer alguma coisa…

Se tudo na vida tem o seu momento, então este é o momento de lutarmos, de unirmos forças, de deixarmos a estranha forma pacífica de dizer basta e passarmos a uma verdadeira luta unida. Deixemos aquela política de pensamento “Eu não faço greve porque não sei o seu objectivo” ou “Eu não faço greve porque não vai dar em nada” ou, pior ainda, “Eu não faço greve porque tenho um contrato precário e podem despedir-me”.
Caríssimos, o que está em causa é a nossa profissão e o nosso futuro. Hoje são as tabelas salariais, os vínculos e as progressões, amanhã será a nossa vida pessoal e profissional, as nossas escolhas diárias, a alteração das nossas preferências como consumidores, passando pelo não menos importante reconhecimento pessoal, profissional e social, entre muitas outras consequências, tudo porque deixamos passar o momento, este momento. Acreditem que “a cama que fizermos é a cama onde nos vamos deitar”.

Para quê criticar os sindicatos se na verdade estamos a criticarmo-nos a nós próprios e a delegar neles o verdadeiro poder que só nós, unidos na luta, poderemos demonstrar ter?
Por favor, não deixem passar este momento.
Por favor, passem a palavra e vamos, de uma vez por todas, lutar verdadeiramente tal como os nossos colegas finlandeses souberem tão bem fazer.
Sim, porque se este momento passar e nada for feito, o mais certo é ficarmos assim por muitos e muitos mais anos, isto para não avançar a ideia de que ainda nos tentarão retirar mais alguma coisa.

Amigos/as, colegas, caríssimos profissionais, sejamos francos, já nada mais nos resta a não ser uma de duas opções: a resignação ou a luta unida. Qual escolhem?

Acrescento apenas que, caso seja necessário, posso ser o primeiro a assinar a intenção de demissão.
Por favor, façamos a diferença. Sejamos pró-activos.

Despeço-me na esperança de nos cruzarmos nesta luta que é de todos os ENFERMEIROS.

Fico à vossa disposição em leandrotoledo27@gmail.com
 
Caros/as Colegas.

Ainda se lembram disto?

“Dezasseis mil enfermeiros finlandeses ameaçam com uma demissão em massa, ainda esta segunda-feira, caso não lhes seja conferido um aumento de ordenado de 24%. O sistema de saúde finlandês está, assim, em risco de parar.”

Mas se esta notícia não vos basta para a necessidade de união e de luta, então aqui está outra.

“Segundo o sindicato Tehy, que representa os trabalhadores dos serviços municipais, a demissão é a única forma de luta eficaz que resta aos cerca de 12 800 enfermeiros, já que a lei dos serviços mínimos anula praticamente os efeitos de uma greve no sector.”

E sabem o resultado?
Conseguiram um aumento de 20%.
Este foi o resultado de uma grande luta dos enfermeiros finlandeses há 3 anos atrás.

Com este resultado e após os resultados, nos últimos 10 anos, dos enfermeiros portugueses, só me resta pedir o seguinte:
- Por favor, vamos fazer alguma coisa…

Se tudo na vida tem o seu momento, então este é o momento de lutarmos, de unirmos forças, de deixarmos a estranha forma pacífica de dizer basta e passarmos a uma verdadeira luta unida. Deixemos aquela política de pensamento “Eu não faço greve porque não sei o seu objectivo” ou “Eu não faço greve porque não vai dar em nada” ou, pior ainda, “Eu não faço greve porque tenho um contrato precário e podem despedir-me”.
Caríssimos, o que está em causa é a nossa profissão e o nosso futuro. Hoje são as tabelas salariais, os vínculos e as progressões, amanhã será a nossa vida pessoal e profissional, as nossas escolhas diárias, a alteração das nossas preferências como consumidores, passando pelo não menos importante reconhecimento pessoal, profissional e social, entre muitas outras consequências, tudo porque deixamos passar o momento, este momento. Acreditem que “a cama que fizermos é a cama onde nos vamos deitar”.

Para quê criticar os sindicatos se na verdade estamos a criticarmo-nos a nós próprios e a delegar neles o verdadeiro poder que só nós, unidos na luta, poderemos demonstrar ter?
Por favor, não deixem passar este momento.
Por favor, passem a palavra e vamos, de uma vez por todas, lutar verdadeiramente tal como os nossos colegas finlandeses souberem tão bem fazer.
Sim, porque se este momento passar e nada for feito, o mais certo é ficarmos assim por muitos e muitos mais anos, isto para não avançar a ideia de que ainda nos tentarão retirar mais alguma coisa.

Amigos/as, colegas, caríssimos profissionais, sejamos francos, já nada mais nos resta a não ser uma de duas opções: a resignação ou a luta unida. Qual escolhem?

Acrescento apenas que, caso seja necessário, posso ser o primeiro a assinar a intenção de demissão.
Por favor, façamos a diferença. Sejamos pró-activos.

Despeço-me na esperança de nos cruzarmos nesta luta que é de todos os ENFERMEIROS.

Fico à vossa disposição em leandrotoledo27@gmail.com
 
Colegas, não sejam ingénuos. O DE está a ser tendencioso como sempre foi. É amigo pessoal do Azevedo e está a tentar arranjar mais uns sócios para um sindicato que estas prestes a deixar de existir por falta de sócios e acima de tudo de dinheiro.
Este sindicato teve em tempos alguns feitos positivos para a Enfermagem, é verdade, mas nos últimos anos parou no tempo. O presidente daquela estrutura está ultrapassado.
E isto é tão verdade, que continua a escrever aquilo que todos gostamos de ouvir, a tentar enganar os enfermeiros, sem nada fazer.
Andou sempre a reboque do sep, nas greves, nas negociações, etc e agora querem fazer-se passar por salvadores da pátria.
Concordo com os colegas que referem a necessidade de criação de uma estrutura que promova formas de luta, para que a ministra entenda que tem que reabrir as negociações com os enfermeiros.
Estou disponível para colaborar com os colegas que assim o entendam.
Vamos promover um novo movimento.
 
A CNESE que vá pro raio que a parta!
Nunca deviam aceitar a m**** de proposta" Este Governo tem que aprender da pior maneira: convoquem despedimento colectivo!
Mas o SEP não tem coragem, nem visão. São os vendidos, uns traidores da classe, uns mansos com palavras demagógicas e promessas que não cumprem ( o "só por cima do meu cadavér" LOL ).

O SEP teve a sua oportunidade. Não aproveitou, não mostrou coragem, não mostrou oportunismo.

Apoiem agora o SIPE e SE!
 
"pela via negocial concreta e eficaz"...???
EFICAZ??? não me insultem sff...
 
que gande nojo
a enfermagem está de luto .....
 
José Azevdo: a «garganta funda» da enfermagem
 
Aqui toda a gente manda bocas, quando é preciso dar um passo em frente sentam-se e esperam que outros vão para os cornos do touro. Mas já estamos habituados a que pessoas de nivel duvidoso estejam na enfermagem, é como em qualquer outra.
Na verdade ouvi o jornalista, ontem,no noticiário das 18h: o MS tinha convocado os jornalistas para dar a notícia e que teria chegado a acordo em matérias de princípio com a CNESE (SEP/SERAM).
Foi o próprio jornalista que o disse e não acredito que gratuitamente.Por isso, não foi o SE(norte) que falhou, nem traiu os enfermeiros e também não será por isto que os seus sócios deixarão de o ser porque já viram que do outro lado não há nada que preste...são as maçãs podres da enfermagem e que fazem o seu serviço.Só que muito mal, destruindo qualquer hipótese de negociar-se algo melhor para todos.Mas a culpa não é deles, é dos seus sócios que, apesar de verem as asneiras que os seus dirigentes fazem continuam ao lado deles. Já se esqueceram do acordo do SEP com os hospitais privados portugueses? Eu não e nem sou sócio deles...é uma vergonha que, pelo menos, deveria ter levados todos os seus sócios a pedir explicações, sancionando-os com a dessindicalização. Nestas coisas nem é preciso ser-se sócio de ninguem, no entanto há quem não apunhale os enfermeiros.
E já agora que estamos em maré de broncas: não se mobilizem para a AGExtr da OE por causa do aumento das quotas que a partir de 01jan irão pagar mais.
 
ENFº AZEVEDO: ÉS A NOSSA ÚLTIMA ESPERANÇA, NÃO FALHES!!!

Ex.mo. Sr. Dr. José Carlos Martins: DEMITA-SE SE AINDA LHE RESTA ALGUM PINGO DE DIGNIDADE, e junto consigo leve os seus restantes colegas... Entreguem a negociação a um grupo de Enfermeiros motivados e revoltados que se possam mobilizar em favor da verdadeira defesa da Enfermagem!!!

O seu lugar (reservado) do quadro no IPO de Coimbra espera por si! Para exercer funções de excelência nesta bela carreira.... esperamos por si!!! Deixe de ser profissional sindicalista (mais seus restantes colegas) e passe a ser enfermeiro! Já agora... ainda não tem o complemento feito pois não?... então desculpe lá a coisa do Dr!
 
O Azevedo tem a garganta funda (?), mas não come catotas, pois não?
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!