terça-feira, junho 22, 2010

Reportagem sobre as urgências hospitalares... mas com ênfase nos Enfermeiros!


Devo confessar que, desta vez, a SIC surpreendeu-me...

Comments:
Parabéns, á SIC!
Amizade para com os colegas que trabalham nestes serviços tão desgastantes!
O atendimento e a demora para o atendimento devem ser conhecidos Das pessoas,para que saibam com o que contam.
O utente tem o seu primeiro contacto connosco o que é securizante em relação á espera. Somos o orgão de shock na entrada do Hospital, o espaço de desabafo, quando não entendem a demora no atendimento e tantas vezes ofendidos e ameaçados....Porque o nosso motivo de vinda ao serviço é sempre pior que o do outro.

Até parece que a culpa é do enfº...
que os serviços de urgencia não sirvam só os utentes a quem se destinam.
 
"que os serviços de urgência não sirvam só os utentes a quem se destinam"???? desculpe, mas não concordo, de todo, com esta afirmação! então um serviço que pretende prestar assistência a doentes em risco de vida iminente ou potencial deverá perder tempo com outros doentes????? isto quebra logo um dos princípios básicos da ética! a justiça!
 
Um perigo para a saúde pública ter enfermeiros na triagem que nada percebem de saúde! Não percebem nada de semiologia e vão para lá armarem-se em doutores.
 
Motivos para urgências entupidas:

1º Falta de educação cívica da população em geral que confunde urgência e emergência com consulta rápida;

2º Falta de educação para a saúde da população em geral, "o meu problema é o mais grave de todos; vou para o hospital e só saio de lá quando for atendida, não importa se irei consumir recursos que poderiam ser direccionados para outros,,,"

3. Factor de risco: Médicos tarefeiros, ou que só vão à Urgência 1 ou 2 dias semana.

Nunca chegam a ganhar "calo" e passeiam as suas inseguranças.

4. Pratica de Medicina defensiva; agressividade e recusa dos pacientes no diagnóstico:

Os doentes que não têm nada, só acreditam depois de X exames e de serem vistos por um especialista.

Caso contrário pressionam o médico até pedir mais aquela análise de urgência ao "colesterol" ou mais aquele "TAC" porque isso é que é bom. São os chamados "exames curativos"

Bem diz a Chefe que os doentes transitam para a tarde para fazer exames...

5. Os especialistas. A verdade é que são como a Policia, nunca estão à mão quando é preciso. A gente espera...
 
Finalmente uma Jornalista com visão. Não aborda a Urgência como a casa dos médicos que dormem a meias, mas que só eles existem! Enfermeiros afinal existem e trabalham nas Urgências.

Outro assunto: O Hospital de Faro E.P.E tem medo do Blog Doutor Enferneiro, bloqueou o seu acesso!! Blog que dá informação actualizada aos enfermeiros é para bloquear!! Porque não é bloqueado o site da Ordem o do SEP??? já agora!!!

Este Blog é uma mais valia para a enfermagem, por isso mete medo!!
 
Enfim finalmente alguém faz uma reportagem que prova que os licenciados em enfermagem responsáveis pela triagem de doentes nas urgências sabem e têm conhecimentos de base que lhes permite dizer...conhecem e sabem de diagnósticos e não só de enfermagem...mas tal não se reflecte no seu vencimento,,,fazem a papinha e outros colhem os louros todos, nem migalhas lhes deixam...pena pois já assisti a isso tantas vezes nas urgências em que o enfermeiro quase que dá as dicas todas para outros brilharem muitas vezes sem merecer...
 
Sou da opinião que reportagens que mostrem aos cidadãos um pouco daquilo que fazemos no dia a dia, são uma mais valia.

Contudo, Dr. Enf., permita-me discordar de si, ou pelo menos, alertar para alguns pormenores que surgem nesta reportagem:

“pequena cirurgia” (00:47)
“enfermeira chefe Hospital S. Francisco Xavier” (01:28)
“para ser recebido pelo médico” (02:26)
“drenar para os outros sectores” (03:01)
“tachinho; o cão” (03:36)

Cada um pode interpretar as coisas como bem entender, mas para mim, é tudo muito óbvio: nós, até estamos na linha da frente, mas há sempre um patamar um pouco mais “elevado”, que é onde está o “Sr. Dr.”, e para isso, o doente vai ter de aguardar.
É essa no fundo, uma das grandes verdades acerca das metodologias de triagem nos serviços de urgência.
“Quer um médico?”
“Tudo bem! Mas nós é que decidimos daqui a quantas horas é que isso vai acontecer!”
E este é um problema crónico do SNS: ACESSIBILIDADE aos cuidados.
Se eu tiver um acidente na Auto-Estrada, o Estado disponibiliza um helicóptero, uma VMER e uma Ambulância para me ir buscar. Mas se eu precisar de uma consulta de Neurocirurgia ou de Ortopedia, porque estou com uma “simples” dor de costas, tenho de esperar ano e meio. Ora, os enfermeiros, enquanto conhecedores do sistema, são totalmente coniventes com as “aldrabices médicas”, que têm em vista o engrossar das listas de espera, por forma a sustentar a procura privada de cuidados de saúde.

Esta reportagem não dá um retrato fiel da Enfermagem, nem sequer da Enfermagem no Serviço de Urgência. Mais: os enfermeiros deviam manifestar o seu total desacordo por assegurarem tardes, noites, fins de semana, feriados… através do seu horário normal de trabalho (roullement), enquanto os médicos são pagos em horas extras, para trabalharem (?!?!?!?!?!) 24 horas seguidas. Alguém acredita que rendam sequer metade dessas horas? Pobres dos internos…

Mas enfim, enquanto nós próprios olharmos para os médicos como os senhores intocáveis, continuaremos a assistir a reportagens, que embora enalteçam o papel do enfermeiro, põe a nu um certo espírito de “subalterno” face a outros profissionais.

Não devemos também ser ingénuos ao ponto de ignorar que recentemente o serviço de urgência em questão foi alvo de obras. Terá sido a 1ª intenção dar visibilidade à Enfermagem, ou pelo contrário, mostrar às pessoas quão bem pintadas estão as paredes?

SLB!
 
Um blogue muito interessante.

Gostei de passar por aqui.
Hei-de voltar.

Abraço

Paulo
 
O governo PS/Sócrates usa dois pesos e duas medidas: considera que é mais prescindível um competente e motivado profissional de enfermagem do que um polícia, pela simples razão de que se preocupa mais com a sua segurança do que com o bem-estar do povo português. Os governantes portugueses e a classe a que servem preferem que as suas costas fiquem bem protegidas do que haja um moderno e eficiente SNS para o povo que trabalha; este é, em última análise, quem paga sempre impostos e sustenta governantes e outros ditos poderosos.

(...)
 
Olha, a minha alma 'tá parva!!!

Cumprimentos,
C2
 
para o anonimo das 9:51 que considera os enfermeiros um perigo publico! sabe qual a razao de nao existirem medicos nas triagem?tentam neste momento estabelecer o diagnostico dos doentes quando nao e esse o objectivo. se calhar e melhor ser atendido como nos centros de saude em que muitas vezes e a administrativa que lhe diz se tem consulta para si!!!
para alem do mais existe ferramentas e formacao que podem nao substituir a sua semiologia mas que servem o proposito a que se destinam.
 
para o anónimo de 9h51:
Concordo consigo.... é de facto um perigo ter um profissional numa tarefa que não sabe desempenhar... Só acrescentaria algo que é fundamental dizer-se já que, manifestamente NÃO É ENFERMEIRO.... è um perigo para a Saúde Pública pôr médicos de família a vigiar grávidas, pois percebem pouco ou nada dessa tarefa, é um perigo para a saúde pública pôr farmacêuticos a dar injectáveis, pois não os sabem ministrar, é um perigo para a Saúde pública COLOCAR UMA MINISTRA COMO A NOSSA A ADMINISTRAR O NOSSO SNS....
Em Suma...
É sempre um perigo para a Saúde Pública existirem profissionais SEJAM ELES DA PROFISSÃO QUE FOREM, que não percebem nada daquilo que fazem... e bons e maus profissionais há EM TODOS OS LADOS.... há muitos outros (que não enfermeiros) que são mais do que perigo para Saúde Pública e que vagueiam nas UrgÊncias deste países....
 
Também vi. No inicio até achei estranho quando falaram nas equipas de enfermagem.

Gostava de ver era uma grande reportagem sobre o trabalho dos colegas das urgências.

Parabéns a todos eles.

Cumps.
 
A mensagem que a SIC pretendia passar... passou! E os enfermeiros, mais uma vez e do meu ponto de vista, serviram de "fermento" na reportagem! Não mais que isso! O grande objectivo da reportagem (encomendada como tantas outras?)foi o de realçar que a 1ª observação médica é demorada e que até lá os enfermeiros, sem impacto clínico do ponto de vista dos utentes, são "entretidos" por uma triagem!.

E não resisto a perguntar: o que continha de anormal a reportagem se até os tempos de espera se coadunavam com os preconizados na "triagem de manchester" e os próprios doentes nem se queixaram pelo facto?

Volto a referir: reportagem manhosa, porventura encomendada, que utilizou os enfermeiros para atingir um outro fim! Qual?

Falta de médicos para a 1ª observação médica! Será?
 
""O Hospital de Faro E.P.E tem medo do Blog Doutor Enferneiro, bloqueou o seu acesso!!""

Haja censura :) MEDO
 
"Para o anonimo das 9.51"

Mas alguém faz semiologia médica na triagem????!!!!....
Irra que é mesmo estupido!!!
A triagem apenas tem como objectivo, definir prioridade de atendimento, estado de gravidade da situação, se é uma urgencia ou uma emergencia, enfim alguns criterios para que depois o médico faça o seu trabalho com muito mais objetividade e sem perda de tempo, seu parolo...mas alguem se poe a fazer diagnosticos na triagem???...ou a passar meis de dianostico complementares?...saberas tu o que se faz numa triagem, ou se quer o significado de semiologia médica?
 
Ainda ao anónimo das 09:51:

Faz o curso da "Triagem de Manchester" para que possamos falar de igual para igual! Até lá mete a viola no saco!
 
No SEP, quando as actividades dessa organização eram publicitadas na televisão, era costume sentarem os "proselitos" a assistirem a esses eventos, tipo "maezinha, olha tou na televisão".
Copiou o estilo?
 
Sr Anonimo das 9.51...O mal de Portugal é ter tantos ignorantes que nem sequer sabem do que falam...Mais lhe digo que a triagem de Manchester é a triagem mais funcional e credível nos serviços de urgência.
Voce deve ser daqueles que vai ao um SU às 5am porque acordou deprimido com a sua ignorancia desmedida e quer ser atendido primeiro que um doente com dificuldade respiratória, independemente do mesmo precisar de cuidados imediatos, porque para si tratar a sua depressão e ignorancia é que é prioritário..
Mais lhe digo que a triagem de manchester pode ser feita por qualquer profissional de saúde, com curso de triagem de manchester.. por ignorantes como o senhor é que não.
Os enfermeiros não se armam em doutores porque já o são.. nem se armam em médicos porque na triagem não se fazem diagnosticos, mas sim definem-se prioridades..
VG
 
O Ministério da Saúde deu indicação ás ARS para bloquear o DR
 
Ao anónimo das 6.00:

Olha, isso é verdade? Isto leva jeito...
 
Ao anónimo das 6.00:

Olha, isso é verdade? Isto leva jeito...
 
Morre enfermeira da famosa foto de beijo em NY

23 de junho de 2010 | 17h 55

Edith Shain, que afirmava ser a enfermeira que foi beijada por um marinheiro na Times Square (Nova York) mostrada na famosa fotografia publicada pela revista Life, que marcou o fim da Segunda Guerra Mundial, morreu no domingo, aos 91 anos. De acordo com um dos seus filhos, Michael Shain, ela sofria de câncer no fígado.

http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,morre-enfermeira-da-famosa-foto-de-beijo-em-ny,571018,0.htm
 
Morre enfermeira da famosa foto de beijo em NY

23 de junho de 2010 | 17h 55

Edith Shain, que afirmava ser a enfermeira que foi beijada por um marinheiro na Times Square (Nova York) mostrada na famosa fotografia publicada pela revista Life, que marcou o fim da Segunda Guerra Mundial, morreu no domingo, aos 91 anos. De acordo com um dos seus filhos, Michael Shain, ela sofria de câncer no fígado.

http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,morre-enfermeira-da-famosa-foto-de-beijo-em-ny,571018,0.htm
 
Deviamos fazer como os colegas do INEM greve às horas a mais. Pois fazemos horas que não nos pagam. No inverno as equipas tem os elementos todos a trabalhar ficamos com saldo negativo depois no verão passamos os dias no serviço os medicos fazem sempre as horas que tem a fazer se fizerem a mais pagam-lhe extraordinárias.
 
EU QUERIA SER ENFERMEIRO…
http://www.youtube.com/watch?v=Xhl1kcVsG9Y
(Voar - Tim & Rui Veloso)
 
er... nao os medicos nao sao pagos pelas horas que ficam a mais sempre........ vêm sempre com estas coisas, sem conhecimento, a sério que irrita! só um exemplo, ainda esta semana, as urgências estavam um caos, uma médica que saía as 20 acabou por só sair das urgências depois da meia noite.... não foi paga pelas horas extra, não contam.
 
O ministerio da propaganda a passar "a mão pelo pelo" dos enfermeiros e utentes.
As historias dos sem abrigo nas salas de espera dos SU são tão antiga quanto a destes Serviços.
As falsas urgencias não são abordadas.....
 
Isto é tudo uma grande treta... é que é!

Os doentes querem ser vistos por um médico, é por isso que vão ao Hospital!

É um argumento mais do que dito... vocês detestam a vossa profissão... querem é fazer o que o médico faz e o resto é conversa! Gostam é de embrulhar a mensagem de uma forma mais simpática.

Estudem!
 
Ó sr. anónimo das 7h, garanto-lhe que na urgência tanto sou eu que espero que o médico faça a sua função, quanto o médico espera que eu faça a minha. Senão para tudo. E quanto ao estude não se preocupe porque tanto os médicos como enfermeiros estudam pelos mesmos livros nas diversas áreas da Saúde.
 
Anónimo das 8:28, uma mentira dita muitas vezes não é uma verdade, é uma mentira enorme!

A diferença em termos de formação entre um médico e um enfermeiro é ABISSAL, e a meneira de comprovar isso era vocês enfermeiros sujeitarem-se a avaliações sérias e transparentes e não às vossas muitas escolas que são uma completa farça! A vossa formação teória é paupérrima na maioria das escolas, pautada pela VIGARICE e a vossa ORDEM é conivente com essa aldrabice total!

Vejam o que fez a Ordem dos Advogados, 90% de chumbos no exame de admissão à Ordem! Quando está a pensar a vossa ORDEM intervir na defesa da formação da vossa profissão? Sabe quando: nunca! Porque é composta por um bando de ex-sindicalistas que apenas se servem da ORDEM e em nada servem a ORDEM! Nos moldes em que funciona, a vossa ordem devia ser é extinta pois não serve para rigorosamente nada!

Por isso, falemos verdade. A Medicina tem muitos defeitos mas em termos de formação devia pensar duas vezes antes de comparar coisas em que a sua casa está completamente à deriva.
 
Estudam pelos mesmos livros estudam... pena é que os seus livros apenas versem sobre ética plurimultifactorialcontemporaneablablabla... O canudo de enfermeagem é uma completa treta!
 
Pois é pH anormal das 07h, mas quando estavas a ver que nunca irias entrar em medicina, já não te importavas de ser enfermeiro ou farmacêutico não é? A cuspir no prato que comeu, que Lata!!
 
Ao sr anonimo das 7h: parece que quem tem de se dedicar ao estudo são outros que não os enfermeiros pois quando vão a formações juntos os que chumbam não são os enfermeiros
 
Anónimo das 2:02 Escreve-se farsa e não farça. Pelos vistos ainda me ensinam alguma coisa na escola de enfermagem que é má...
 
Ao anónimo das 02:05:

Pois é! Só que o nosso plano de estudos não tem apenas ética! Mas infelizmente é o que falta, e de que maneira, no plano de estudos de medicina!!!

Levais cada lição! E isso custa-vos, por muito que o negueis!

Muda de blog! Vai entreter-te com os da tua igualha!
 
Nunca vi tanta tolice junta!!Como pode este País ir para a frente quando médicos e enfermeiros (que deviam preocupar-se com os doentes, certo?) estão para aqui a gladiar-se para ver quem sabe mais, quem ganha mais e ... quem trabalha menos...uma vergonha!!! Estes profissionais deviam era estar todos ...nem digo onde!! E mais acrescento que sou uma dessas profissionais. Sinceramente fico envergonhada!!!!
 
A verdade dói muito não dói senhores enfermeiros?
 
Viva a desfribilhação "tomática" nos centros comerciais para o povão comum.
Viva a medição da tensão e do colesterol em qualquer sitio...
viva os socorristas...
Viva os enfermeiros...
viva os médicos...
viva os gestores hospitalares...
viva os ministros da saúde...
viva os abutres dos agentes funerários...
Todos intervêm na saúde... mas todos tratam-nos é da saúde.

Só problemas? Mas a vida é tão simples e as pessoas é que a complicam...

Mas esquecem que a realidade é simplesmente esta:
http://www.youtube.com/watch?v=dRTqFjflgto

Desejo-vos a todos uma bela vida e bem hajam.
 
médicos e enfermeiros não se degladiam com coisa nenhuma; quem vem fomentar essas guerrilhas, são ou tae que nem sequer conseguem entrar em Enfermagem (notas baixas agora de entrada..) e são uns cornudos invejosos!
pro raio q vos parta!
 
"Um perigo para a saúde pública ter enfermeiros na triagem que nada percebem de saúde! Não percebem nada de semiologia e vão para lá armarem-se em doutores."

tu realmente percebes de enfermagem, quem disse isto devia ser um saloio, que nada percebe!!!então claro q não são os enfermeiros q percebem de saude...são os carpinteiros ou os contabilistas!!!esses talvez percebam!!realmente!!!para pessoas ignorantes...no curso de licenciatura em enfermagem...uma das disciplinas que entram no programa de estudos é...SEMIOLOGIA!!

aqui ng se arma em doutor...o nosso trabalho é enfermagem...!!e as vezes é vergonhoso...o trabalho dos "doctores"!!...por isso...AQUI ARMAMO-NOS EM ENFERMEIROS!!PORQUE O SOMOS!!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!