quarta-feira, junho 09, 2010

Secção Regional do Norte da OE protesta contra a desigualdade salarial entre Enfermeiros e Enfermeiros Veterinários!

Num momento em que se negoceia a tabela salarial para a nova carreira de Enfermagem, surgiu a notícia da equiparação dos Enfermeiros Veterinários (?) a Técnicos Superiores, nomeadamente através de um concurso disponibilizado pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar - Universidade do Porto (tal como já aqui foi aflorado), onde essa equiparação é consubstanciada, também, a nível remuneratório.

Perante esta cenário, os Enfermeiros revoltaram-se com a discriminação inconcebível a que estão a ser sujeitos. Surpreendentemente quase ninguém levantou a voz! Quase. Não fossem os "mesmos do costume", o esquecimento seria o balde onde o assunto seria acomodado...

Quem são os mesmos? O Sr. Enf Germano Couto e a sua Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros, obviamente, não deixaram passar em branco o facto. Mais uma vez na dianteira! Em cima, podem ler a respectiva resposta (press release).

Notem bem que, com eles, a esfera de actuação/preocupação/intervenção tem vindo a sofrer um reorientação, num sentido, que na minha perspectiva, é a desejável: defesa intransigente dos Enfermeiros e da Enfermagem.

Comments:
Eu bem digo! Enf Germano a Bastonário já!!! Assinei a petição on-line!
 
Tal profissão nem deveria ser reconhecida.
 
Bem dito colega. Na realidade só resta a Secção Regional do Norte, o Enf. Germano Couto e toda a sua equipa. Também o vou pressionar a candidatar-se a Bastonário. Quem se quiser associar vá a:

http://peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2010N2177
 
Enquanto houver enfermeiros com fartura n bale a pena protestos nenhuns. a pedir 1500 euros ? e os enfermeiros k ganham 600/700 nos privados e centros de saude ? vao passar a ganhar 1500 ? isto é tudo areia para os olhos.
 
Aqui este menino já assinou a petição.
E vós, do que estais à espera? De um milagre? Só em Fátima...
 
Claro, tinha que ser da secção Norte.

Lá para baixo, é o marasmo de sempre...
 
Assinem a petição! Este homem tem que ser bastonário!!!!

http://peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2010N2177
 
realmenta a secção regional do norte, tem posto o dedo na ferida, reconheço... mas ainda assim eu gostaria mais de ver como futuro bastonário da ordem dos enfermeiros, alguém que viesse do terreno, alguém que trabalhe directamente na prestação de cuidados, que sinta a enfermegem por dentro. cuidado com professores e ex sindicalistas...
 
Sou Enfermeiro e tenho pena de não pertencer à SRNorte.
Pelo menos no Norte ouvesse a voz dos representantes dos Enfermeiros.
Bem Hajam !!!!
 
Colegas, mais uma vez assistimos a tomadas de posição de defesa da dignidade dos enfermeiros e da enfermagem através da SRN da OE. São estes representantes regionais do norte que vão pontuando e actuando sobre situações problemáticas quer ligadas aos enfermeiros quer à qualidade dos cuidados de saúde prestados aos cidadãos. Têm estado atentos às diversas áreas de intervenção dos enfermeiros, como prova o acompanhamento das preocupações organizacionais e funcionais dos enfermeiros nos estabelecimentos prisionais e outros.
Termino, apelando à firmeza dos colegas da SRN nas suas posições,porque gradualmente os enfermeiros portugueses saberão reconhecer quem de facto os defende com ganhos para enfermagem e impacto na segurança e qualidade dos cuidados aos cidadãos.
 
Caro DE, está a apostar no "cavalo errado".
 
Parabens!!! Até que enfim que alguem que exerce um cargo importante a manisfestar-se acerca desta situação desastrosa que os enfermeiros estão a vivenciar!!!
Gostaria tambem de ver os enfermeiros directores de todos os hospitais dete país a fazer o mesmo... Se todos fizessem pressão certamente que algo mudaria!!!
 
Para que o colega anónimo das 8:09 PM saiba, o Enf. Germano Couto sempre foi um profissional dos cuidados. Antes de assumir o seu compromisso na SRN era enfermeiro-chefe no CS de Vila do Conde. Segundo sei, é doutorado e lecciona em escolas de enfermagem quando o convidam para tal. É um dos primeiros doutorados que não veio do ensino mas da prática. Que mais queremos colegas...? Que desça Jesus Cristo à terra para salvar a OE e a Enfermagem?!
 
"Apostar no "cavalo errado" era apostar em si, srº Drº advogado/enfermeiro Jorge Diniz...
O srº nem é "carne nem é peixe"...
Já tem idade para se ter dicidido....
 
Respondendo à anónima das 10:54,

Cara Sr.ª, antes de mais a sua "coragem", ao responder é de louvar. Pena é que seja sob o ANONIMATO.
Certamente aconteceu, convenientemente, por distracção; não por falta de coragem! Melhor qualificando: por COBARDIA.

Como sabe, "apostar em cavalo errado" é uma metáfora que pretende significar, no caso concreto; "apoiar quem defende os mesmos valores".
Na verdade, desde que comecei a frequentar este "sitio" sempre verifiquei, nos artigos publicados pelo DE, defesa apaixonada, sincera e desinteressada (sem interesses individuais) da Enfermagem e dos seus profissionais.
Daí proferi o comentário que tanta "irritação" provocou em si. Devo dizer que considero o "cavalo errado" (que a Srª identificou) como o oposto do que tem manifestado o DE, conquanto apenas o move interesses individuais.
Mais esclareço que se a Srª quiser, poderei facultar-lhe as muitas provas documentais que detenho u que permitem sustentar a minha posição.
No entanto estou de acordo com a Srª quando afirma "...Apostar no cavalo errado era apostar em si...". Desde logo, porque nunca seria candidato.

Por fim, dentre as muitas indecisões que nos acompanham ao longo da vida, há uma que nunca tive: DAR A CARA PELAS MINHAS CONVICÇÕES E ASSUMIR AS RESPONSABILIDADES PELAS MINHAS ACÇÕES, ao contrário de Vossa Senhoria que prefere a cobardia do anonimato para proferir as aleivosas arguições com que pretende atingir a minha honra.

Cara Srª anónima, "DAR A CARA CUSTA2, não custa?
 
Não desprezando os enfermeiros veterinários, os conhecimentos de enfermagem animal são mais valorizados que a "enfermagem dos humanos". Será isto um contra senso??, ou será uma alguma medida de protecção contra eventuais processos da Sociedade Proctetora dos Animais??? Mas, o mais certo é que os enfermeiros veterinários devem ser uns poucos, comparados com os enfermeiros dos humamos
 
Há Veterinários a ganhar bem mais do que alguns médicos e nunca vi um comunicado dos médicos. E mais não digo.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!