quinta-feira, julho 22, 2010

CESPU, a visionária...


A CESPU (Cooperativa de Ensino Superior, Politécnico e Universitário) é uma instituição visionária e revela uma estratégia exímia na perscrutação de novos nichos de mercado. 
Com os interesses económicos a ditarem mais alto e vigorosamente que a qualidade e o bom senso na formação, disponibilizou recentemente mais uma licenciatura no maravilhoso campo da saúde: licenciatura em Secretariado Clínico!(ver flyer  e plano de estudos)
Quando não conseguir roubar mais (a uns quantos bem-intencionados) nessa área, rapidamente outro coelho sairá da cartola (com a conivência do Ministério do Gago!)
Dizem as más línguas que os porteiros dos hospitais serão os próximos sortudos a serem presenteados com uma licenciatura: portaria clínica
O DE sugere um Mestrado: Gestão de Trincos e Mecanismos de Segurança.

Além de serem bons na arte da invenção, na ciência e arte da mentira são ainda melhores. Basta ver a publicidade que desenvolvem, onde apresentam uns jovens sorridentes de estetoscópio ao pescoço.
De facto, não existe, como todos sabem, qualquer licenciatura em Medicina na CESPU, mas aquela tentativa, subliminar, de atrair jovens, transmitindo uma mensagem ilusória de "proximidade" com a Medicina, é no mínimo moralmente punível. Medicina vende. O cheiro a Medicina também. Enfermagem e o cheiro a Enfermagem também já venderam, embora o negócio já não seja tão rentável.

Comments:
O que eu acho engraçado é ver no plano de estudos coisas como morfologia humana, fisiologia, farmacologia... Enfim...
 
E o que dizer das paletes de mestrados e afins que as escolas de saúde/enfermagem estão a abrir...

Com a Carreira que agora temos, façamos a formação que quisermos, isso vale NADA... Só serve para engordar as escolas...

A CESPU é só mais uma...
 
Por mim não vejo qual é o mal desta licenciatura até porque nunca acalentei o desejo de ser enfermeiro-secretário...mas é provável que no fututro vejamos as secretárias clínicas a efectuar o ensino ou a preparação para a alta dos doentes, enquanto os Enfermeiros estão absorvidos a depositar informações no SAPE ou entregues a outras inutilidades; por outro lado, em alguns contextos como as clínicas, estas secretárias poderão substituir os Enfermeiros em muitas funções e tornarem-se o elemento mais próximo do médico, forçando os Enfermeiros que vivem na sombra e desígnios deste a aprenderem a "respirar" autonomamente. Mas para alguns será difícil, pois não se conseguem conceber sem o sopro vital do Amo que lhes vai dando algum sentido de existência.
 
Como enfermeiro e agora aluno da cespu, não posso deixar de concordar com as críticas que aqui são colocadas. É, de facto, um negócio, onde tudo e mais alguma coisa se paga. Contudo, não posso deixar de culpar também o ministério da educação por não garantir estudos a quem o pretende ou a quem não tem notas suficientes de acesso. Outro aspecto berrante é o leque de oferta de cursos. Há de tudo, para todos os gostos no âmbito da saúde. Apenas a medicina e a veterinária ainda não estão contempladas. E sublinho AINDA, porque certamente fazem parte dos desejos desta instituição. No entanto, estou consciente do grau de exigência académica que, ao contrário do que muitos pensam, é elevado, mais elevado até do que em algumas instituições estatais. A qualidade de ensino, no curso que actualmente frequento é, na minha opinião, muito elevada, podendo sobressair em relação à homóloga estatal. Não nos podemos esquecer que é uma instituição privada e, como tal, tem acima de qualquer outro princípio, os fins lucrativos (muito, mas muito exagerados). Termino dizendo que é, sem dúvida, uma "gamela para muitos porcos"!
 
Acrescento também ao meu comentário anterior: acho lamentável, de uma mediocridade atroz, manterem o número de vagas muito elevado para cursos cuja saída profissional está saturada e com quase nenhuma capacidade de escoamento - exemplos disso a enfermagem e a medicina dentária, entre muitas outras...
 
REZA A HISTÓRIA
PRIMEIRO...
- Fomos enganados com o complemento e com as pós-graduações;
- Estamos a ser enganados com as especialidades;
- Agora são os mestrados e os doutoramentos;
A seguir arrajarão uma maneira de que, para exercer, teremos de dar uma cabalhota de manhã e pagar um dízimo diário para que a malta da escolas e da OE possam viver à grande.
Sinceramente. ESTOU FARTO DESTES CHULOS DESTE PROFS.
ESTÃO A MATAR A ENFERMAGEM.
 
Ó DoutorEnfermeiro, está distraido. Olhe que o Germano é acérrimo "colaborante" da CESPU, e quejandos!
 
A CESPU,

é o carrasco da Saúde...Na enfermagem depois de ter posto ca fora milhares de enfermeiros, agora dedica-se a fazer pós-graduações de tudo! pela mão de dois colegas nossos Enf Filipe e Enfª Isabel tudo vale para chular os enfermeiros...estes dois passeiam-se nos seus belos Mercedes e BMW´s à custa dos desesperados que procuram tudo e mais alguma coisa para vingar no mercado do trabalho!

O negócio é tão rentavél que ambos largaram o hospital onde trabalhavam para se dedicarem exclusivamente à xulice! Tirando a VMER que o Enfº Filipe não abdica pois é um bom dinheiro de ganhar!Mas o mais engraçado é que não se desvinculam...para efeitos de rácios estes dois em licenca sem vencimento estão a ocupar o lugar de dois colegas!


Depois este mesmos dois senhores, viraram-se para a Podologia...depois de terem formado paletes de Podólogos o que descobrem...o negócio da China, fazer um curso de Podologia para Enfermeiros... Estes dois mereciam ser linchados em praça público pela tamanha falta de escrúplos!

E mais o senhor pizarro estava interessadíssimo na criação do curso de Paramédicos pois seria a próxima licenciatura para xular mais uns quantos enfermeiros, que não tenho kk dúvida que seria a maioria dos fariam este curso!
 
Só vai quem quer.
É preciso serem muitos.
 
ouvi há uns dias no noticiário que a Enfermagem foi um dos cursos contemplados com o aumento de vagas. Será real ou não?
 
Na área da Saúde a única licenciatura deveria ser MEDICINA!

Ponto final.

O resto são apenas meros técnicos com a mania que querem ser doutores....enfermeiros, radiologistas, etc....


Cambada de ressabiados que queriam ser médicos e não conseguiam!!!
 
Pior do que quem permite o aumento do número de vagas, é quem cai na estupidez de ir para os cursos sem saida profissional...

Quanto á Cespu, enquanto recente licenciada, e ex-aluna, sim é um atentado o que lá fazem, e o valor que pagamos pelo ensino que devia ser também um direito...No entanto, não posso concordar com o que grande parte dos senhores enfermeiros pensam...mudaria muito pouco nos meus planos curriculares, e penso que o curso que a cespu nos vende é muito completo...acrescentaria uma ou outra coisa.. no entanto sublinho, sim é uma vergonha a forma ridicula de ganharem dinheiro...
 
Saiu a carreira teph...Engole...
 
O seu amigo boticário provinciano também lá dá aulas...
 
Um profissional á medida de Medico e de Administrador hospitalar.
Desde que a politica entrou dentro dos nossos serviços que a figura deste profissional se tornou necessária.
relatorios, informaçoes e mais informaçoes...tudo para ontem...e ...os relatorios a não conduzirem a nada
Mais um profissional a ser pago
com dinheiros publicos para "servir" os interesses de alguns
 
Por acaso já leram o despacho 30/2010 do gabinete do Secretario de Estado Adjunto e da Saúde?
 
Por acaso já leram o despacho 30/2010 do gabinete do Secretario de Estado Adjunto e da Saúde?
 
Os senhores colocam a culpa na CESPU... porquê? os idiotas que para lá vão é que têm a culpa, tal como uma loja de doces eles pôem tudo na montra... só compra quem quer....
 
esta agora é para abarbatar as desgraçadas das secretárias, que vendo a possibilidade de ser ultrapassadas vão lá pagar a propina...
 
Ao João Vaz

Não são só estes colegas que fazem daquilo uma empresa lucrativa, no entanto concordo contigo, principalmente essa ISABEL ARAUJO é uma nódoa. Deveria ter vergonha de assumir um cargo prejudicando os próprios colegas. Sei do que falo porque fiz lá uma pós-graduação.
 
plano estrategico do inem, UMA ENORME FARSA!!!!!!

UM ATAQUE SEM PRECEDENTES AOS ENFERMEIROS

SERÁ QUE O CRIME COMPENSA?????
ESPERO QUE NÃO, E QUE A ORDEM DOS ENFERMEIRO E O SEP NÃO LAMENTEM SÓ MAS PASSEM À ACÇÃO. JÁ!
 
A vergonha... meu deus, o deboche!!

assassina-se assim o valor de possuir um curso, uma licenciatura... Incrível! =O
 
Sinto-me bastante triste com a nossa profissão. Os sindicatos e a ordem não servem para nada, só para receberem a quota ao fim do mês. Bando de inuteis.
Não conseguimos nada com as negociações, greves, manifestações, etc. Ainda aguardo por noticias daquele sindicato que diz ter ido negociar, um tal de azevedo.
Será que alguém me pode informar como correu essas negociações????
 
Porquê tanta indignação? Não é muito diferente do facto de se ter atribuído o grau de licenciatura à enfermagem. Isso nunca devia ter acontecido, a enfermagem nunca justificou um grau académico tão elevado e muito menos essas pseudo-especialidades "comunitárias" e de "reabilitação", por ex..
 
Mais um exemplo de que Portugal está a saque!!
É realmente impressionante!!
 
para quando uma licenciatura para as assistentes operacionais (AAM)?
 
Nós (enfermeiros)e nada aqui no blogue faz referência à proposta de revisão constitucional do PSD quanto à Saúde.
O que se passa connosco?

http://saudeeportugal.blogspot.com
 
A CESPU não é preocupante, serve para alguns debutantes gastarem alguns cobres. O que realmente preocupa é o aumento sistemático do nº vagas para a licenciatura de enfermagem do ensino público. Espero que os jovens que concorreram ao ensino público não tenham optado pela enfermagem.
 
...entretanto, de negociações e quejandos, já não se fala mais do assunto?
Do SEP, nem piu...
 
da ORdem enfermeiro tb!
vamos todos nos lembrar qd dr Pizzaro quiser outras ambições politicas....
os enfermeiro não podem esquecer....
 
A CESPU é constituida por um bando de individuos com mentalidade parasitária, que não singraram nas suas profissões e como não tinham competência para mais nada, dedicaram-se ao "ensino". Assim, conseguem atalhar caminho e brilhar como "doutores" e "professores", que nunca foram, e ainda sacar milhões aos incautos que lá vão buscar um titulo académico fácil, a que de outro modo nunca teriam acesso.
É vê-los saírem todos contentes, inchados de orgulho, licenciados e mestres ignorantes, com um diploma que lhes dá acesso directo ao desemprego.
EUSEIQUETUSABESQUEEUSEI
 
Ainda vou ver a CESPU a fazer cursos de TEPH!!!!!
Sertá que o Pizarrro tem haver alguma coisa com a CESPU!!!?????
Parece que o Ministro da Saude é o Pizzarrro!!!
Quando um relatorio provisório vira definitivo sem alterações, justificações ou correções!!!??? algo vai mal, depois de tantas propostas!!!!


HORA DE AGIR!
 
Alguém me consegue explicar a fixação que estas escolinhas têm com os cursos da área da saúde? É uma maneira fácil de enganar tolos e ganhar dinheiro?
 
A CESPU é a escola mais chula que se pode conceber. A palavra de ordem é sacar,sacar, sacar !
 
Só um atrsado mental é que vai para enfermagem! Daqui a 4 anos chorem que não há emprego. ... abram esses olhos . Parolos!
 
PIZZARRO
PIZARRRO
PIZARRRO
não esquecer este govberno, o que aconteceu aos enfermeiros...
 
Questiona o anónimo das 10:41 AM:
"Será que o Pizarrro tem haver alguma coisa com a CESPU!!!?????"

Penso que não, mas o GERMANO tem.
 
Vejam agora a esperteza da CESPU, fez um acordo com algumas camaras e está a abrir as chamadas U.saude Rural, por 2.50€ consulta. os medicos são deles, podologistas etc. e com uma vantagem para eles vão dar estágios aos alunos que não têm respostas das instituições, finórios... e os enfermeiros todos contentes porque também estão na dança....
 
A Enfermagem só foi promovida a Licenciatura por conveniência dos estabelecimentos de ensino privados, que assim podem cobrar aos seus alunos um ano a mais em propinas relativamente ao Bacharelato; quem fala em Enfermagem, também pode falar em Educadores de Infância, Professores Primários, etc...
O bacherelato servia muito bem, à sociedade, à Saúde e até aos próprios Enfermeiros!
 
Não é esta cooperativa de ensino, que anda a dar uns rebuçados aos velhinhos das aldeias de mirandela, para depois os chular no hospital que irá abrir futuramente em mirandela? !!!
 
Fui aluna da CESPU, e não sou uma "incaltus" como alguém chamou a quem lá estudou.
A verdade é que tudo se paga naquela instituição, mas n pensem qué há facilidades, essas só pr alguns, para o filho, primo, afilhado do sr tal, pq senão estuda senão n passas...
Contudo não pensem que é só a CESPU, pq hj encontro-me a tirar o mestrado noutra universidade particular de nome, paga-se tudo e por vezes a flhas de organização lamentaveis....A CESPU é tem uma coisa que faz de uma universidade/ensino um mecardo o que é lamentável.
 
Ressabiada por não ser médica??
Sou mt feliz por ser técnica de sáude e não médica...Há poucos dias fui a urgência de um hospital e fui atendida por um MÉDICO e não estudou na CESPU (pq não tem medicina) e só chamava FILHO DA P... a um colega em frente ao utente...têm razão pr isso é preciso estudar mts anos
 
a aluna da cespu 2:49pm; nessa universidade não devem ensinar a lingua portuguesa!!!
 
Ainda ninguem se apercebeu das fortes relações de amizade e oportunismo entre o Pizarro e enfermeiros com responsabilidades na ORDEM?
Ainda não repararam que dirigentes da Ordem assumem a defesa de posições do governo contra os enfermeiros?
Por favor protestem! Este governo com a ajuda de varios membros da Ordem estão a degular os enfermeiros!
 
Colegas, formação é boa e precisa-se! Somos todos adultos para saber escolher onde a fazemos. Há instituições a dar o seu melhor para oferecer o melhor aos profissionais que as procuram. Não podemos ser injustos...
 
Pois como essa licenciatura há muitas... só concorre quem quer!!!

Em relação à qualidade de ensino e apesar de não ter tirado o curso nesta instituição posso afirmar que dá 10-0 a muito cursos do ensino público nomeadamente a Enfermagem.
 
A 1ª licenciatura que a cespu devia tirar, era a de pagar aos seus fornecedores,porque de há um tempo a esta parte, fazem tudo em todo o lado e depois não pagam
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!