terça-feira, julho 27, 2010

OE vs INEM (Enfermeiros defendem a qualidade da assistência do sistema de emergência português!)


Comunicado de imprensa da Ordem dos Enfermeiros (última hora):

"O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), à revelia do parecer da Ordem dos Enfermeiros (OE), decidiu de forma unilateral e sem qualquer fundamento, afastar os enfermeiros dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU).

A OE alertou, em devido tempo, para as consequências de tal decisão, pelos riscos que a mesma comportava para a segurança na prestação de cuidados, numa área tão sensível.

Aquando da tomada de decisão, o Dr. Manuel Pizarro, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde (SEAS), garantiu que, em caso algum, estaria comprometida a transmissão de dados clínicos e que estes seriam sempre validados, em tempo útil, pelo médico regulador presente no CODU.

Lamentavelmente, tal como prevíramos, têm acontecido diversas inconformidades na transmissão de dados clínicos e só a competência dos enfermeiros tem evitado situações com consequências mais sérias. Para além disso, tem vindo a instalar-se um clima de conflitualidade no momento da transmissão de dados clínicos que em nada concorre para um ambiente de confiança, absolutamente crucial, para a prestação de cuidados de emergência.

O INEM veio ontem, através da Circular Normativa nº 3/1010 – DEM, dar o dito por não dito, admitindo a transmissão de dados clínicos a profissionais não clínicos e, mais grave do que isso, admitindo que a resposta pode não ser imediata quando o médico regulador se encontrar ocupado. Tal determinação nega uma das determinantes básicas de qualquer sistema de emergência pré-hospitalar, justamente, a fluidez e celeridade da gestão da informação clínica veiculada.

Em bom rigor, estamos perante uma determinação do INEM que compromete o socorro e que, objectivamente, põe em causa a segurança na prestação de cuidados e a vida das vítimas.

A OE jamais se associará a situações como a descrita e responsabilizará quem de direito, face a qualquer evento adverso que daí possa advir.

Face ao que fica dito, a OE renova a totalidade da sua recomendação anterior, da qual destacamos:

1. Qualquer enfermeiro a exercer funções numa ambulância SIV, deve exigir que a passagem de dados clínicos seja efectuada ao pessoal clínico dos CODU, entendendo a OE que o registo dos dados transmitidos só pode ser efectuado por quem efectivamente os recebe;

2. Qualquer inconformidade, relacionada com esta matéria, deverá ser reportada à OE, utilizando para tal os contactos gerais e/ou o endereço electrónico eph@ordemenfermeiros.pt.

Decorrente das situações que elencámos acima, pedimos hoje mesmo uma audiência urgente à Sra. Ministra da Saúde, Dr.ª Ana Jorge, a quem solicitaremos, uma vez mais, o envio de dados regulares sobre o funcionamento dos meios do INEM para efeitos de monitorização, conforme tinha ficado acordado com o SEAS." link

Comments:
As maiores barbaridades acontecem justamente nas férias. Tudo no país deveria estar em gestão corrente nos meses de Julho e Agosto!

Atuação de gente cobarde que são os (actuais) "políticos". E há quem anua.

NTSN
 
Força.
Talibã das Beiras: Sempre ao mais alto nível
 
Ha quanto tempo existem os CODU?
E ha quanto tempo existem enfermeiros nos CODU?
Depois de responderem a esta pergunta, estejam mas é calados e pensem duas vezes antes de quererem mais tachos.
 
Caros colegas,

Sou Enfermeiro e sou militar. Talvez devido à minha formação e no ambiente onde exerço, as coisas funcionem um pouco diferente do mundo "real".

Faço VMER e Heli há alguns anos também e acho que estas birras das SIV estão a matar um belissimo projecto, que são as SIV.

Quando estou na VMER ou no Heli, o médico que está comigo fala os dados que tem a falar com o operador e apenas em caso mais especificos é que há uma mais valia na passagem ao colega. De resto a comunicação e as ocorrências têm fluído sem qualquer problema.

Pelo que conheço das SIV, já fiz vários rendez-vouz e conheço bem os protocolos, a sua implementação é simples. Segue-se os passos e no final conforme o score, valida-se. Acham mesmo que é preciso um médico estar a ouvir tudo? Vocês não acham que até ganhavam alguma coisa a nivel de autonomia se passassem os dados de forma mais rápida e practica a um operador que dps de os passar ao médico vos transmitia a validação?

No meu conceito de trabalho de equipa não há essas barreiras.

O que eu penso que vocês estão a fazer é apenas uma birrinha, porque todos nós sabemos que quando passavam os dados ao colega ele vos validava muita coisa sem passar cartão ao médico... Aí já não era preciso validação por um clinico, pois não?

Ao julgarem que estão a lutar por uma classe e a defender os interesses, pensem antes que estão a enterrar toda uma classe e especialmente a hipotecar o futuro das SIV.

Pensem e deixem-se de garotadas!

Sarg Aj. Enfermeiro Ferreira
 
marcar uma reunião com a "catequista" é bem melhor equiparem as unidades de intervenção de emergência com sacerdotes equipados para dar a SANTA UNÇÃO...E JÁ AGORA FAÇAM PROPAGANDA DAS FUNERÁRIAS MAIS EM CONTA...
 
Alguem vai questionar a Ministra da Saude, o Primeiro Ministro, os representantes dos Partidos que estiveram na reunião promovida pela SRN da Ordem dos Enf, o Presidente da republica.... sobre o que está a acontecer???

A falta de honestidade, de palavra, de caracter para com os Enfermeiro em particular e Portugueses no geral?

Relatório provisório que viram definitivos sem uma qualquer correcção, contributos que não são publicitados (confrontar com os do PNS), contribuots que não são rebatidos.....

è mesmo o INEM a dizer: "vamos fazer uma asucultação publica para os calar, que a sua opinião não conta para nada e nada vai alterar! somos reis e senhores!"

PARECE QUE PORTUGAL É DO 3.º MUNDO, SERÁ?

SERÁ QUE VALE MESMO TUDO?
 
AJUDEM A DIVULGAR O BLOG DOUTORENFERMEIRO! NÃO DEIXEM SILENCIAR A VOZ DOS ENFERMEIRO!

DIVULGUE NOS SEUS CONTACTOS E COMENTEM.
 
sabem o que o governo vai conseguir, quando abrir a formaçao para TEPH?
Vai conseguir colocar enfermeiros a trabalhar como TEPH, porque o desemprego nos jovens enfermeiros esta um caos. Degrada a profissao.
E depois quero ver que argumentos vao usar os enfermeiros para discordar da carreira de TEPH..afinal vao ser enfermeiros que tambem la vao estar!

A ENFERMAGEM ESTA DE RASTOS.

CORTEM AS VAGAS NO ENSINO SUPERIOR.
CORTEM NA FORMAÇAO, senao a enfermagem vai apodrecer bem rapido.

Pacheco
 
O Enfermeiro da tropa devia era lutar para estar na classe dos oficiais... isso é que era uma boa acção!!

Os Enfermeiros são os únicos Licenciados que são Sargentos!! Porquê??

Porque os Drs médicos não querem!! Lutem para acabar com essa discriminação...
 
"Pensem e deixem-se de garotadas!

Sarg Aj. Enfermeiro Ferreira"

Por este colega qualqer dia tambem na VMER e no Heli tb não somos precisos... não é ele que está(va) no CODU....

É assim que se mata uma profissão!
 
Óhh sarjento Ferreira... informe-se melhor para não vir para aqui dizer disparates... ainda não reparou que este blog é lido por diferentes "actores"?
 
É incrivel como os Enfermeiros rebaixam todas as outras classes com quem trabalham a par no INEM. Sem Enfermeiros o INEM não funciona! Será mesmo? Será que só lá ficaram os restos?

Depois admiram-se que sejam corridos e que ninguém os queira por lá.

Porque será?

Respeitem para serem respeitados.

Continuação de bom trabalho e votos de uma mudança da vossa postura.
 
alias existem enfermeiros a desempenhar as funções de TAE e TAS... Estamos lá estamos quase... Teremos algo inedito em Portugal
 
Existe a oportunidade de separar o trigo do joio...

http://saudeeportugal.blogspot.com
 
Alguns comentários aqui publicados impedem-me de ficar como mero observador:

1º Os médicos VMER e HELI (e todos os outros MÉDICOS) podem passar dados A QUEM QUISEREM, incluindo os TOTE, porque são MÉDICOS, estão no terreno e tomam as decisões clínicas e de terapêutica que no seu entender são as adequadas. Não necessitam de validação do médico do CODU para estas decisões e protocolos VMER e HELI. A orientação para o hospital adequado ou qualquer dúvida será colocada ao médico do CODU;

2º Os enfermeiros SIV têm protocolos de actuação e alguns desses protocolos exigem a validação do Médico, bem como os ECG recebidos. Logo é necessário falar com ele, ou com alguém que fale a mesma linguagem técnica, o que não acontece com os TOTE que não têm esses conhecimentos. NÃO TÊM - ou então seriam enfermeiros ou médicos. Mas são TOTE!!!!

3º os enfermeiros nos CODU fazem a ponte com o médico e podem auxiliar quem está no terreno, seja enfermeiro ou tae ou tas ou tat - e a validação dos protocolos SIV que o exigem é SEMPRE comunicada ao médico e solicitada a sua validação. Custa-me ler aqui o que alguns colegas dizem (que não fazem CODU nem SIV, logo mesmo que achem que sabem do que falam, NÃO SABEM!!!!) que os enfermeiros validam coisas sem dizer aos médicos. As passagens de dados são gravadas e escritas. É bem fácil ver se há mentiras - e os enfermeiros não têm esta postura!!!

4º - Faço VMER, HELI e SIV - sou profissional há anos suficientes para contrariar, venha quem vier dizer-me que os enfermeiros no CODU não são uma mais valia! É MENTIRA! E se não fosse, porque estão lá há 2,5 ANOS? QUEM ESTÁ ENGANADO?

5º - E porque é que o estudo referido que ía ser feito não o foi? Podia dar resultados inesperados... mais enfermeiros no CODU seriam necessários! Como já foi dito em vários relatórios! Conclusão lógica, verdadeira e correcta que o MS não quer ver, bem como o INEM, completamente OUT da realidade dos cuidados. É esta a realidade que muitos não sabem... ou não querem saber!!!

NOTA: Não esquecer que, por exemplo, o CODU Norte tem 15 SIV - não são 2 ou 3, são mesmo 15! E a funcionarem muito bem!! Neste CODU TODAS as SBV INEM passam dados - são 20.
 
por isso é que não passa de Sargento militar. queria contnuar com o tachinho Sr Sar.Aj. Enfermeiro Ferreira
 
4º - Faço VMER, HELI e SIV - sou profissional há anos suficientes para contrariar, venha quem vier dizer-me que os enfermeiros no CODU não são uma mais valia! É MENTIRA! E se não fosse, porque estão lá há 2,5 ANOS? QUEM ESTÁ ENGANADO?





VOCÊ É QUE ESTÁ ENGANADO........OS ENFERMEIROS JÁ NÃO ESTÃO LÁ!!!!!

FORAM....CORRIDOS....
 
Porque será que nos "CODU's" da saude 24 são enfermeiros?
è porque desempenham um bom trabalho.

Porque são a grande maioria dos triadores da Trigem de Manchester nos SU's feitas por Enfermeiro?
è porque desempenham um bom trabalho.

MAIS UMA RAZÃO PARA ESTAREM NOS CODIS DO INEM!
 
A resposta ao argumento de que os CODU's funcionavam há vários anos sem Enf., então porqeu razão deveriam agora funcionar com; é fácil.

Há alguns anos (50') as crianças autistas eram encerradas em manicómios para conviverem com a sociedade, sem qualquer possibilidade de evolução. Agora evoluímos e trabalhamos com crianças, e não, autistas.


Há alguns anos a emergência pré hospitalar INEM; CODU; etc; estava restrita ao Porto, Coimbra e Lisboa (1992). ACtualmente abrange, ou tenta, todo o país. Devido À evolução óbvia.

Sabem porque é que o Enf. em Portugal fazem falta nos CODU)

PORQUE EVOLUÍMOS! e o PAÍS TAMBÉM. POR ISSO É QUE TEMOS ENF. NA EPH PARA ASSEGURAR A QUALIDADE E NÃO "TAPA BURACOS DE CARNE BARATA PARA CANHÃO". NADA CONTRA A VOSSA CARREIRA. FAZEM FALTA MAS NAS FUNÇÕES EM QUE SE ENCONTRAM. O QUE FALTAM É ENF. NA PRÉ HOSPITALAR PARA GARANTIR ALGUM Q VALUE!!!


NÃO SEJAM TACANHOS!!!

TODAS AS SBV's DEVERIAM PASSAR A SIV'S (AUMENTO DA QUALIDADE) E O INEM DEVERIA TUTELAR E GARANTIR TODA A EPH, ASSEGURANDO ENF. NESSE SERVIÇOS.

SÃO PRESTAÇÕES DE CUIDADOS DE SAÚDE POR PESSOAL CLÍNICO COM QUALIDADE!! TOTE'S, TAE'S, TUPS, TIPS TOCÓS E NÃO SEI QUE MAIS NÃO SÃO - PESSOAL CLÍNICO.

são necessários mas nas funções actuais com mais ENF: na EPH.

forte abraço



Porque é
 
ao comenteario das 8:46
Ainda nao percebeu que os enfermeiros estao a sair e nao a entrar?
Ainda nao percebeu que existem inumeros enf a trabalhar como TAE's?
E que muitos mais o iram fazer enquanto TEPH?
Sabem porque? Porque TEPH não é para acabar com os enf no pre-hospitalar, mas sim mas colocar profissionais onde é preciso. Enfermeiros no hospital, TEPH no pre-hospitalar e BURROS no curral. E AGORA PENSA
 
Para o autor do post 1:53 PM

Só pode dizer isso dia 31 de Julho, porque ainda estão enfermeiros no CODU... Anda um bocadinho mal informado...
É que me esqueci de dizer que também faço CODU. Até 31 de Julho. Com muito gosto.
 
Whatever das 8:46


Você é um lirico... então voces evoluiram mas outros não o podem fazer!? curioso venha a mim tudo é o que entendi do seu comentario! Quantas cadeiras tem o sr. de EPH na faculdade? quantos alunos estão a mais nas faculdades? quantos são avaliados mal?

O melhor é tentar estudar sociologia e as classes profissionais, quando o sr.º o fizer pode vir com argumentos futeis pois apesar de ler não faz de si especialista nesse tema.

Aliás parece que alguns enfermeiros são especialistas em tudo, tenha juizo!! Voces são ENFERMEIROS licenciados para trabalhar em hospitais, cuidados paliativos, Centros de Saude, lares e só! Até os que trabalham em clinicas a colher analises nem deveriam ter contenção no que dizem
 
Não há um único, reitero, um único TAE que possa rivalizar com um enfermeiro quanto aos conhecimentos necessários para intervir na Emergência Pré-Hospitalar.

Os conhecimentos específicos para intervir no Pré-hospitalar são diminutos face aos que já são leccionados no curso de Enfermagem.
Principalmente os de Trauma mas como sabem ou deveriam saber o trauma será cada vez menos prevalente por isso essa questão será cada vez menos importante.

Desafio qualquer um a provar-me o contrário.

Gostaria que alguém explicasse ao país quanto dinheiro vai ser gasto e qual a redundância dessa despesa face aos profissionais de enfermagem no desemprego e que estariam aptos a desempenhar funções bem mais completas do que as previstas para os TEPH...

Qual vai ser o custo para o país, a nível económico e de saúde?

Uma irresponsabilidade isso sim, promovida pelo STAE e pelo dr Pizarro

http://saudeeportugal.blogspot.com
 
Caríssimo DE. Mas este blog tem moderação ou não?? Já é a n ésima vez que peço: este blog é de Enfermeiros e para Enfermeiros. Impeça de uma vez por todas estas atoardas e débeis comentários dos torpes taes. É um pedido em nome da Enfermagem.
 
TURNOS EM BRANCO DAS SIV´s VÃO SER PREENCHIDOS POR ENFERMEIROS DAS VMER´s!!


ORA AQUI ESTÁ UM EXEMPLO DA UNIÃO DE ENFERMAGEM!!!!!


LOLOL
 
Dr Enfermeiro:
As regras do concurso da ARS norte que estava a decorrer para a admissão de enfermeiros foram alteradas no último dia. Mais um atentado à nossa classe. Querem escolher a dedo os indivíduos... Analise esta questão, "dará pano para mangas"!!!
 
Luis... tens medo de discutir?
 
Magistral Estratega

Conheço alguns que metem os enfermeiros ao bolso, mas isso não importa. O facto é que conheci MUITOS enfermeiros na formação (que tiveram de ter) que disseram: "Espero calhar com um TAE expriente porque de trauma não pesco nada".
Outra situação: Obstrução TOTAl da VA. sabe o que é que a enfermeira da VMER disse ao TEA? "Mete o tudo de guedel"... Claro que o TAE so pegou foi na pinça de maguil para resolver o problema.
Mais? Não quero saber de mais nada sabe porque? Porque esta guerra não é produtiva, nem salutar.
Mas deixo uns numeros ao Sr. Enfemeiro: Se neste momento tirassemos os TAE's e colocassemos enfermeiros POR ANO o INEM ia gastar A MAIS cerca de 1.440.000€ (falo com conhecimento de causa).
A formação que vai ser dada aos TEPH não é a custa do INEM esteja descansado, porque o INEMnão tem dinheiro para formação. Foi todo para pagar os turnos extra aos enfermeiros que estavam a fazer 2 serviços ao mesmo tempo (CODU e Delegações por ex, ou Delegação e Heli - NO MESMO HORARIO), ou que vão fazer Km em carros de serviço para fazer turno extra de sabado para domingo, com ajudas de custo quando ha enfermeiros ao lado da SIV em questão.
Quanto a dinheiros Sr. Enfermeiro estamos falados.
Quanto a formação tenho todo o gosto em FALAR (não discutir com 2 pedras na mão) sobre formação. Talvez possamos aprender os 2 alguma coisa, no minimo a trabalhar em equipa (se é que sabe o que isso é).
Com os meus melhores cumprimentos
Um TAE.
E deixo cumprimentos aos enfermeiros que todos os dias nos recebem trabalham e falam connosco. A falar é que a gente se entende.
 
Meu caro Anónimo das 4.49PM.
E nesse doente com Obstrução Total da Via Aérea, o TAE utilizou a pinça de Maguil porquê?
Se o doente estivesse consciente deveriam ter feito pancadas interescapulares e compressões abdominais até surtirem efeito. Se inconsciente deveriam iniciar SBV imediatamente, o que justificaria o tubo de Guedel para vencer a resistência da língua e tecidos moles da orofaringe na ventilação com Insuflador Manual. A utilização da Pinça de Maguil está indicada para retirar objectos VISÍVEIS através da inspecção da cavidade oral ou laringoscopia, algo que seria muito pouco provável visto o objecto se encontrar abaixo da glote.
Sou enfermeiro e aprecio os TAE como você que priveligiam o diálogo em detrimento da guerrilha. Mas o doente no pré-hospitalar é o mesmo que está dentro do hospital e o único pessoal clínico que existe são os médicos e os enfermeiros. Os TAE ou TEPH devem ter mais formação mas não devem ser portadores de tamanha responsabilide que lhes querem atribuir. O argumento que os enfermeiros só servem para intra-hospitalar é absurdo.
Cumprimentos,
Rúben Maia
 
estava inscosciente esqueci de referir, desculpe sim?!
 
"CODU e Delegações por ex, ou Delegação e Heli - NO MESMO HORARIO" - se estão no seu horário de serviço não são horas extra! Para os enfº das delegações, que têm um horário definido, é indiferente, nesse horário, estarem no Heli, CODU, SIV... Onde é que ouviu tal?
 
Caro Rúben o anónimo das 4:49 se disse "... Claro que o TAE so pegou foi na pinça de maguil para resolver o problema."

Sabes ler? ele diz "para resolver o problema" isso quer dizer que o objecto "problema" estaria a vista e se o resolveu deve ter retirado certo?

Espero que chegues la agora mas se for preciso eu explico-te de novo.
 
ao sr das 8:33 eu passo a explicar (e faço desenho se entender)
Estao na delegação (horario) e estao a ser pagos para la estar. mas ao mesmo tempo em que estao a ser remunerados pelo horario de trabalho, estao a prestar serviço noutro lado e a receber por 2 lados no mesmo horario. capice?

Anonimo das 3:45 em ralação á OVA - Correctissimo
 
""Luis... tens medo de discutir?""

NENHUM. SÓ QUE NÃO DISCUTO COM ANÓNIMOS. PONTO.
 
Evidentemente que TAE devem ter um acréscimo de formação, mas nunca assumir responsabilidades que são da enfermagem e medicina. entubar, administrar medicação etc?? Era o que faltava!
 
"Terminou!"

Anunciava o promotor do carrossel que costumava ir á minha terra por alturas do Verão. Faz por estes dias, uns longos anos...

Lembro-me de ser criança, ou até mesmo adolescente, e desejar incessantemente que o dia passasse para com o cair da noite, e já de barriga cheia, pudesse dar umas voltinhas no carrossel. A minha excitação era tanta, que recordo-me como se fosse hoje, do momento triste, revestido de uma enorme desilusão quando aquela voz soava na aparelhagem de som: "Terminou!". Era como quem me dava uma facada no coração... Parecia que num ápice, tudo tinha acabado, e lá me vinha eu embora de cabisbaixo

Entretanto cresci. E as opções, como em tudo na vida, tomaram outras direcções.

Aprendi, que para tudo há um inicio, um meio e um fim (nem sempre fácil de aceitar). Percebi, que aquela palavra, que outrora me penetrava no cérebro com uma percepção de algo desagradável, era um mal necessário.

Só que... (e na vida há sempre um "só que") há por ai uma classe na emergência pré hospitalar que tem dificuldade em entender o verdadeiro significado da palavra "terminou"... Refiro-me, como é óbvio, á classe da enfermagem.

Vem isto a propósito do fim dos enfermeiros nos CODU´s.

É que às 00h de hoje, o enfermeiro de turno do CODU Norte (o único que ainda tinha enfermeiro a operar!), enquanto se preparava para uma utópica rendição, colaram-lhe um papel no monitor do computador, onde ostentava uma mensagem: "Terminou! Pode desligar o PC de forma permanente..."

O rapaz (leia-se enfermeiro) ficou muito triste e até desiludido... mas certamente que a vida vai-lhe ensinar outras direcções: Irá crescer, aprender e perceber que tudo tem um fim.

Parece uma história igual a tantas outras. Mas não é...

É que este rapaz, um dia, vai perceber que a palavra "terminou" foi produzida, alimentada e cimentada por si, e pelos seus próprios colegas.

WWW.BOMBEIROSPARASEMPRE.BLOGSPOT.COM
 
"Terminou!"

Anunciava o promotor do carrossel que costumava ir á minha terra por alturas do Verão. Faz por estes dias, uns longos anos...

Lembro-me de ser criança, ou até mesmo adolescente, e desejar incessantemente que o dia passasse para com o cair da noite, e já de barriga cheia, pudesse dar umas voltinhas no carrossel. A minha excitação era tanta, que recordo-me como se fosse hoje, do momento triste, revestido de uma enorme desilusão quando aquela voz soava na aparelhagem de som: "Terminou!". Era como quem me dava uma facada no coração... Parecia que num ápice, tudo tinha acabado, e lá me vinha eu embora de cabisbaixo

Entretanto cresci. E as opções, como em tudo na vida, tomaram outras direcções.

Aprendi, que para tudo há um inicio, um meio e um fim (nem sempre fácil de aceitar). Percebi, que aquela palavra, que outrora me penetrava no cérebro com uma percepção de algo desagradável, era um mal necessário.

Só que... (e na vida há sempre um "só que") há por ai uma classe na emergência pré hospitalar que tem dificuldade em entender o verdadeiro significado da palavra "terminou"... Refiro-me, como é óbvio, á classe da enfermagem.

Vem isto a propósito do fim dos enfermeiros nos CODU´s.

É que às 00h de hoje, o enfermeiro de turno do CODU Norte (o único que ainda tinha enfermeiro a operar!), enquanto se preparava para uma utópica rendição, colaram-lhe um papel no monitor do computador, onde ostentava uma mensagem: "Terminou! Pode desligar o PC de forma permanente..."

O rapaz (leia-se enfermeiro) ficou muito triste e até desiludido... mas certamente que a vida vai-lhe ensinar outras direcções: Irá crescer, aprender e perceber que tudo tem um fim.

Parece uma história igual a tantas outras. Mas não é...

É que este rapaz, um dia, vai perceber que a palavra "terminou" foi produzida, alimentada e cimentada por si, e pelos seus próprios colegas.

WWW.BOMBEIROSPARASEMPRE.BLOGSPOT.COM
 
"Terminou!"

Anunciava o promotor do carrossel que costumava ir á minha terra por alturas do Verão. Faz por estes dias, uns longos anos...

Lembro-me de ser criança, ou até mesmo adolescente, e desejar incessantemente que o dia passasse para com o cair da noite, e já de barriga cheia, pudesse dar umas voltinhas no carrossel. A minha excitação era tanta, que recordo-me como se fosse hoje, do momento triste, revestido de uma enorme desilusão quando aquela voz soava na aparelhagem de som: "Terminou!". Era como quem me dava uma facada no coração... Parecia que num ápice, tudo tinha acabado, e lá me vinha eu embora de cabisbaixo

Entretanto cresci. E as opções, como em tudo na vida, tomaram outras direcções.

Aprendi, que para tudo há um inicio, um meio e um fim (nem sempre fácil de aceitar). Percebi, que aquela palavra, que outrora me penetrava no cérebro com uma percepção de algo desagradável, era um mal necessário.

Só que... (e na vida há sempre um "só que") há por ai uma classe na emergência pré hospitalar que tem dificuldade em entender o verdadeiro significado da palavra "terminou"... Refiro-me, como é óbvio, á classe da enfermagem.

Vem isto a propósito do fim dos enfermeiros nos CODU´s.

É que às 00h de hoje, o enfermeiro de turno do CODU Norte (o único que ainda tinha enfermeiro a operar!), enquanto se preparava para uma utópica rendição, colaram-lhe um papel no monitor do computador, onde ostentava uma mensagem: "Terminou! Pode desligar o PC de forma permanente..."

O rapaz (leia-se enfermeiro) ficou muito triste e até desiludido... mas certamente que a vida vai-lhe ensinar outras direcções: Irá crescer, aprender e perceber que tudo tem um fim.

Parece uma história igual a tantas outras. Mas não é...

É que este rapaz, um dia, vai perceber que a palavra "terminou" foi produzida, alimentada e cimentada por si, e pelos seus próprios colegas.

WWW.BOMBEIROSPARASEMPRE.BLOGSPOT.COM
 
Não passar dados por iniciativa própria constitui um crime, tão simples como isto. Se são pagos, os enfermeiros, dentro das suas funções, têm de funcionar segundo as regras da instituição e se assim não o entenderem vejo aqui justa causa para o despedimento.

Existem regras, é bom que se perceba.
 
O ronyjux não é "ERA O QUE FALTAVA"
VAI ACONTECER. MENTALIZA-TE
 
Era o que faltava, reitero!
 
Não é um crime não, pois se TAE não são pessoal clínico qualificado...
 
Coitaditos... Este blog dos bombeirosparasempre dá tão má imagem dos bombeiros... Tanta inveja, tanto ódio, pois sempre quiseram ser médicos ou enfermeiros, mas tiveram que se contentar com uma coisa mais ou menos paralela.
Mas transversalmente, vão deixando uma péssima imagem de azia, de uma inveja pueril e birrenta.

Pois se os outros têm, eu também quero ter igual. Mesmo que não possua um curso superior, um treino profissional e teórico decentes. Mesmo até, sequer, boa educação.

Afinal, como se podem levar a sério estes tiºpos e os do "sindicato" de TAE´s, quando nem bom português sabem dominar?
É claro que não se pode levar a sério isto, não é... era o que faltava..

Defendendo pessoalmente que os bombeiros devem ter continuidade e melhoria na formação (só os munirá de melhor capacidade de resposta face aos sinistrados), a mesma no entanto nunca poderá esbarrar nas competências próprias de um Enfermeiro! Isso é usurpação de competências. É um crime. É, agora, uma novela nas quais encabeçam os típicos vilões (ministra e seu gato de estimação Pizarrrrro), em conluio com corporações académicas - ISAVE, CESPU, etc - (onde alguém do governo há-de sempre ir penicar algum para si), com os seus capangas um pouco acéfalos (presidente do INEM e restante administração, pizarro que também arranha e também come) e criminosos de segunda categoria, onde se tentam aproveitar dos restos dos outros, em benefício próprio, claro, como seria de esperar dum ladrãozito de oportunidade.

Existe ainda um triângulo amoroso (secretário estado e da saúde pizarro/escolas privadas de saúde/os burros que se deixam enganar à procura de qualquer coisa que se pareça a algo que tenham os enfermeiros).

Pena é que nesta estória não existam muitos heróis, só vítimas e vilões, só tragédias e não conquistas, só manha e moinice e não honra e moral.
 
Tenta-se portanto roubar competências a uma profissão que, estando debilitada num país que teima em manter-se atrasado em relação a tudo, vê-se à rasca para se defender de tanto vilipêndio. Não se pretende criar uma nova profissão (inútil reconheça-se, existindo tantos enfermeiros por aí com formação e com capacidade, que haviam de ser tão úteis na EPH); não se pretende somente poupar uns trocos pondo gente mais barata (TAEs e quejandos) a fazer o papel dos enfermeiros, não sendo tão caros como eles, mas no entanto nunca melhores que os enfermeiros; pretende-se sim "comer" a enfermagem. O próprio pizarro o afirmou, guloso, em jeito de vaidade frente a seus colegas médicos - que felizmente nem todos pensam de maneira tão snob e redutora da Enfermagem. Pretem-se cobrir interesses de: *

* money (faz falta a todos não é? o país está a saque, toca a roubar!..);

* vaidade (a necessidade de afirmação para alguns é tudo, e pisam tudo e todos no seu caminho para a "fama". Já agora se houvesse um Big brother de sindicatos, o dos TAE seria uma espécie de Castelo Branco, a berrar e a espernear à frente das câmeras por atenção. Vale tudo, mostrar a pilinha, dizer palavrões, falar mal de toda a gente! O blog bombeirosparasempre aparecia lá de helicóptero do INEM, para lhe dar um beijinho e um ramo de flores..

* corporativismo ( o dr. pizarro anda a tentar "dar uma lição" aos enfermeiros, que é para eles saberem onde é o seu lugar, pois na saúde quem manda são os médicos...Nem pensar em ter os enfermeiros a ganhar como deve ser, nem pensar em ceder terreno (que pertence à enfermagem) na gestão dos serviços e CSP e etc, nem pensar em alargar o espectro de acção e competências da enfermagem! Ele sabe que há muito em jogo para ele e seus colegas médicos, de gula farta, de voraz apetite por controlo e poder, de sede de dinheiro.


* imcompetência ( A ministra da saúde anda completamente taralhoca das ideias, não sabe o que faz nem porque o faz, gasta absurdos de dinheiro mal gasto em vacinas inúteis, em propanganda de lavar mãos e espirrar para a manga quando afinal serviu é de propaganda para o seu partido, que enterra cada vez mais o SNS em dívidas, numa gestão desastrosa, pondo em risco de destrui-lo?? Nunca se viu tanta doença na Saúde. E por essas e por outras, que a oportunidade faz o ladrão. Tratam logo de alguns vermes tentar comer os restos do que os outros "comeram" primeiro..

Mas acredite, sr pizarro, a Enfermagem é osso duro de roer, não pense que nos come assim tão fácil.. nem ele nem os "cachais", essas criaturas medrosas e inferiores, salteadores mindinhos.
 
Coitados, sofrem do sindrome do doutor ( quero, posso e mando ). Os enfermeiros teem que crescer um bocadinho

 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!