segunda-feira, julho 05, 2010

Reunião de 1 de julho - reinício das negociações da carreira de Enfermagem?

A reunião foi de resistência por parte do MS. Não estavam preparados para esta intervenção dos Enfermeiros, porque já tinham tomado como ponto assente que a carreira de Enfermagem já está negociada (que é como quem diz... imposta - imperdoável numa país democrático!). 
Queriam resolver o requerimento interposto pela FENSE de forma levianaMeteram as mãos pelos pés, logicamente.

Deveriam ter enviado até hoje a acta da reunião para que se possa constatar se mantêm a intransigência, ou se cedem na tabela, que é o que está em causa neste momento, visto que a restante legislação continua por se concretizar (ou será imposta também?).

Dizem os "inteligentes" que os Enfermeiros já têm o nível 15 (1200€) garantido, mas depois não sabem responder como é que no artº 7 do anexo I diz que entram por 1020€ até 2013 que é precisamente quando se acabaria a transição deste pequeno grupo dos graduados, para a futura nova tabela.

Isto é inaceitável, mas é muito parecido com a tabela do SEP, que nem repara que está a propor a tabela de licenciados da função pública de licenciatura de papel e lápis, para os 2 níveis de formação (enf e + especialidade).
Quando se propõe paridade com o que acontece com os médicos, assobiam para o lado!

Está assente que a FENSE não aceitará isto. Já cheira a providência cautelar a caminho...

De seguida vem o mais bonito (e admirável), tendo em conta o actual cenário de crise (segundo dizem...): não é nenhuma novidade, mas já há certezas de que tudo aquilo que está ser roubado aos Enfermeiros, será oferecido de mão beijada aos Médicos, com vista à "resolução dos graves problemas de alocação de recursos humanos médicos e desmotivação" no seio da respectiva classe!

E os Enfermeiros??

Comments:
Claro.
No meu local de trabalho, acabaram com as horas extraordinárias ao fim de semana... acabaram mas só para os Enfermeiros, administrativos e auxiliares. O grup profissional que falta mencionar continua a receber horas extraordinárias!!! E a palavra de ordem é poupar! Realmente é cómico!
Ora mas o mais engraçado disto tudo é que assito com tristeza a pessoas aceitarem trabalhar mais do que o seu horário normal e não receber por isso!!!
Valia a pena sim adimitirem mais profissionais no serviço.
Enfim... sem comentários
 
São invisiveis!
No SNS só existe acto medico.
A "mordaça" foi muito bem colocada aos enfermeiros,atraves do excesso de trabalho,do medo e da falta de informação que é transmitida pelos gestores aos trabalhadores da saude.
Há muito tempo que o Pais sabia que por volta de 2008 haveria falta de medicos-
Nada fizeram para que este problema não se coloca-se.Pelo contrário,agravaram-no com a abertura de Serviços privados.Que concerteza foram planeados.
Hoje vemos administradores do SNS nos grupos privados.Assim se mantem um grupo priveligiado no Pais,formado por Universidades publicas.E um povo á sua mercê
Não quero salário igual porque não sei fazer o mesmo.
Mas justiça,é necessária para os enfermeiros
 
Continuem a iludir os enfermeiros, que vao fazer melhor.
Uma vergonha
 
Ou os enfermeiros andam todos a dormir os então arranjaram todos namorada(o) nova(o) e andam todos distraidos..acordem pra vida...e bora lá LUTAR de uma vez por todas por uma carreira e vencimento justo.
Tb acredito que aquilo que a nós nos está a ser questionado e negado vai ser dado de mão beijada a outras classes.
Eis a forma que o ministério arranjou para "controlar" os enfermeiros, desprestigiando-os e descriminando-os.. até quando vamos permitir isso??
1200 a mula que os morda..sou licenciado por inteiro e não tirei a licenciatura por correspondencia..
Exigo apenas aquilo que é justo.
Exigo que o SEP e a OE não nos enterrem mais..
Senhores do SEP, mas afinal é o MS que tem que ceder ou os enfermeiros?? vergonhoso o SEP querer negociar uma carreira e os outros sindicatos outra...quando os sindicatos estão desunidos será de esperar que os enfermeiros também...Sejam inteligentes e em vez de pensarem tanto nas cotas comecem a pensar mais na enfermagem...profissão de deviam representar e defender melhor.
Enf VG
 
Sim de facto é a tal tira daqui para por acolá, pena é tirarem sempre dos mesmos para os mesmos. Este video mostra para onde vai esse dinheiro.
http://tv2.rtp.pt/noticias/index.php?t=Governo-quer-voltar-a-contratar-alguns-medicos-que-pediram-reforma-antecipada.rtp&headline=20&visual=9&article=347942&tm=2
 
Com todo o respeito que os colegas dos diversos Sindicatos me merecem, isto parece uma novela Venezuelana. Precisamos de figuras de referência, que tenham a ousadia de assumir, de forma inequivoca e sem a sombra de interesses pessoais, partidários ou corporativistas, o interesse da classe.
Temos sido mansos, submissos, coniventes, completamente dependentes da agenda da Senhora e do seu algoz Pizarro. Já tarda bater na mesa, levantar a voz e impor algumas coisas. Se não quiserem ouvir vamos para luta, até onde fôr necessario.... greve por tempo indeterminado, manifestações, acampamentos á porta do governo, ministerio, hospitais.... queixas em tribunal nacional e europeu. Vamos fazer-lhes a vida negra. Onde quer que estejam publicamente, que apareça um enfermeiro, uma voz um cartaz, um grito de protesto.

Está na altura de defender a nossa profissão que nunca foi tão devastada, tão mal tratada como tem sido nestes ultimos anos por um governo socialista, por um sindicato vendido e incapaz, com agenda propria e interesses pessoais dos seus elementos. Cada vez mais tenho vergonha de viver neste Pais de faz de conta, de oportunistas, vendidos, e democracia de faz de conta. Assim nunca deixaremos de ser pequenos...
 
Caros Colegas
Como bem sabem este sindicato, o SE, não brinca em serviço. Vamos continuar a apoiar a sua direcção, pois o Enfº Azevedo já fez sentir que vai avançar com a Prov.Cautelar, vamos para a frente Azevedo, o Governo, desgovernado vai finalmente dar conta que o Ministerio é comandado pelos médicos, e nada mais! Vamos demonstrar que os Enfermeiros sabem o que dizem o que exigem e o que sugerem para resolução. Força ao SE.
 
Desde que o SNS existe os médicos mama em horas extraordinárias das 20 de sexta feira ás 8 de segunda feira...e continuam...UM ROUBO MONUMENTAL APOIADO POR UMA ACTUAL A CATEQUISTA MS
 
JÁ VAI PARA MAIS DE 10 ANOS, QUE OS ENFERMEIROS ANDAM EM APATIA,APATICOS
É necessário acordar os enfermeiros,deixamos que a ordem, nos entregasse aos VAMPIROS DA SAUDE,ONDE ANDAM OS ENFERMEIROS DESTE PAIS???????.
ENCOSTARAM-SE AO SEP, CONVENCIDOS DE ESTAREM PROTEJIDOS ,COM FALSAS PROMESSAS, MUNTA PUBLICIDADE, SEMPRE INFORMADOS ,SEMPRE ACTUALIZADOS, SEMPRE MENTIRAS SEMPRE MENTIRAS SEMPRE MENTIRAS SEMPRE MENTIRAS SEMPRE MENTIRAS

SEMPRE MENTIRAS SEMPRE MENTIRASEMPRE MENTIRAS E SO MENTIRAS-ORDEM E SEP, SEMPRE JUNTOS AEXPLORAREM OS ENFERMEIROS ,ATÉ NO AUMENTO DA COTA ELES ESTÃO JUNTO,PARECEM UNS DOUTORES SEMPRE A PENSAR DE COMO CHULAR A CLASSE-TENDE VERGONHA-E OS ENFERMEIROS QUE ACODEM.
TEMOS O EXEMPLO NO CODU-os enfermeiros só estavam a experiencia, provisorio diz o PIZZARO de ALDOAR, pois quando estiver tudo estabilizado, os tecnicos já dominarem o sistema , os enfermeiros saltam fora, mas que engraçado, O AZEVEDO AVISOU E PROPOS A CERCA 6 MESE QUE DEVIAM-MOS ABANDONAR, MAS QUE O SEP E ORDEM DE LISBOA, NÃO CONCORDARAM !!!! ENPURRAM O AZEVEDO E ORDEM DO NORTE PARA FORA DAS REUNIÕES!!!!!!!
HOJE DAMOS-LHE RAZÃO , ABANDONAMOS UM MES ANTES DA DESPEDIDA , SÃO UNS MAUS FILHO.........PPPPPPPTA.

AZEVEDO VOU PASSAR-ME PARA SE ,SE PARA TE DAR FORÇA. BOA SORTE, E CONTA COMIGO
 
ENFERMEIROS:
É necessário agir, se não acontece como com no CODU.
depois de estar tudo o espaço de enfermagem, ocupado e dominado ACABAM COM OS ENFERMEIROS, COMO JÁ ACONTECE NOS CUIDADOS PRIMARIOS.
 
Vamos continuar a pedir os 1200euros.. no final do mês sai mais uma fornada de licenciados vão ser milhares no desemprego e vamos ter centenas a trabalhar de graça. Não resolvem o principal problema que é enfermeiros em excesso que nunca, e respito nunca iremos a lado nenhum.
 
Siga para a luta!
O Governo já prepara para aumentar o salário dos médicos! É que nem pensar! Os enfermeiros estão primeiro!
Sem nada contra a classe médica como é claro, é lógico que tem que haver paridade e justiça na atribuição de salários correspondentes à habilitação profissional e académica que detemos!

Estou farto de ser gamado! Estpou farto de ser gozado! Farto de ser humilhado!
 
SEP e OE andam a vender os Enfermeiros????
então só nos resta lutar com mais força não só com o Ministerio da Saude....... pois senão acontece como no INEM!!!!!
 
"So vejo uma solução de renegociar a carreira:Pensem por favor Sr,s Enfermeiros.Porque não aquirir uma "Golden Share"no Governo, assim podem sempre impugnar qualquer decisão deles....ahahhah
Só me apetece rir,porque tenho vergonha de chorar..."
 
Caros colegas tudo o que se pode dizer ou fazer agora será chover no molhado. Os culpados: os mesmos de sempre. A OE, o SEP e, no topo da cadeia alimentar... OS PROFS OU PSEUDO-ENFERMEIROS que por ai sugam a malta.
TALVÊS com uma nova OE ou com outros diregentes sindicais consigamos fazer algo.

Não desisto... mas ver uma manif de 22mil enfos dia 29 e ver agora uma manif de 200 enfos é triste.

Um abraço colegas
 
Blá! Blá! Blá!Blá! Blá! Blá!

Mais do mesmo!!! e acções concretas?
 
Porque é que as noites e fim de semana dos médicos entram todos como extra?????

Porque é que os medicos, nao integram horarios como o dos enfermeiros por turnos, de forma a que façam as noites de horário e não considerando todas as noites k fazem como extra????????????

Não queriam reduzir as horas extra no hospital? Porque é que as administrações de enfermagem dos hospitais não fazem nada? São apenas secretários?

Aonde está a vontade política para reduzir a crise? Ou a crise é só para alguns?
 
Está escrito na biblia que " todo o reino dividido contra si mesmo acaba em ruína". Isto é verdade e é o que está a acontecer na classe de enfermagem. Isto é visivel tanto na parte dos sindicatos, como entre colegas. Já conseguiram dividir os enfermeiros dos cuidados de saúde primários, em unidades
de saude familiares, enquanto os do modelo B, estão a receber incentivos que variam entre 600 a 900 euros, outros que não pertencem a essas unidades, nem as horas extras que fizeram foram pagas.Alguem deve estar interessado nesta divisão,uma forma de perdermos força.....Enfim, assim não vamos a nenhum lado.
 
Está escrito na biblia que " todo o reino dividido contra si mesmo acaba em ruína". Isto é verdade e é o que está a acontecer na classe de enfermagem. Isto é visivel tanto na parte dos sindicatos, como entre colegas. Já conseguiram dividir os enfermeiros dos cuidados de saúde primários, em unidades
de saude familiares, enquanto os do modelo B, estão a receber incentivos que variam entre 600 a 900 euros, outros que não pertencem a essas unidades, nem as horas extras que fizeram foram pagas.Alguem deve estar interessado nesta divisão,uma forma de perdermos força.....Enfim, assim não vamos a nenhum lado.
 
O SE diz que vai avançar com uma providenciar cautelar contra o Governo e.... ?????????
 
Dito isto... mantém-se muitas palavras e pouca acção.... muita parra e pouca uva.... a FENSE se é a Heroína da questão entao que o mostre, nao por palavras mas em actividade concreta visível e palpável..... os enfermeiros estão cansadérrimos de ler e esperar....
 
Precisamos na enfermagem de um representante como o Bastonário da O dos Advogados. Não tem papas na língua e desmascara os fantoches todos. Um tipo desses dava a volta a esta mrd toda.

Quando é que há eleições na nossa OE? Em 2011, não é?

Depois digam que não ganharam, que os enfermeiros votaram no mesmo e tal. Os que lá estão já começaram a mexer os cordelinhos e não tarda muito estão a descontar as quotas diretamente dos ordenados.


Andam todos a fazer panelinh'ó quê?
 
Nunca passaremos disto...meia duzia a refilar e a revoltar-se contra o sistema! O resto da classe vive o dia-a-dia como se nada fosse importante....

Médicos a preparar aumentos e a manter horas extra;etc.etc.etc.

MS quer reduzir 5% HE nos hospitais! Solução: Acabam HE para Enf e Ass. Operacionais! TÁ FEITO!!

Será que ainda não perceberam que NUNCA chegaremos a lado nenhum?????

Estes comentários já enjoam...meia duzia a dizer o que todos sabem...
E...??????????
 
porque é que os enfermeiros e outras classes profissionais do CHTMAD EPE, assinalam as presenças de forma digital (entram antes da hora e saiem depois da hora, senão descontam-lhe tempo), e os médicos continuam a assinar as presenças no livro de ponto????
 
"que está ser roubado aos Enfermeiros, será oferecido de mão beijada aos Médicos, com vista à "resolução dos graves problemas de alocação de recursos humanos médicos e desmotivação" no seio da respectiva classe!"

Claro que é assim.. um enfermeiro queixa-se do seu ordenado ? pode ir embora porque há quem faça o mesmo trabalho por muito menos.Enfermeiros a mais é nisto que dá.. e como há falta de médicos.. eles recebem quanto querem!
 
E o SE e SIPE não fazem nada?

É só bla, bla.

Quando se concretizam as ameaças, ou ficamos por aqui?
 
SER ENFERMEIRO NESTE PAIS DE MERDA NÃO DÁ....É FAZER O TRABALHO NOSSO E DE OUTROS E O DINHEIRO SEMPRE NO BOLSO DOS MESMOS...O MELHOR É MESMO SER BOMBEIRO EM AEROPORTOS 2500 A 3000€/MÊS E VIVA A VIDA...CAI UM AVIÃO DE SECULOS EM SECULOS...
 
Os Enfermeiros nunca terão "voz" enquanto não fecharem primeiro a "torneira" da formação excessiva de Enfermeiros!
Os "tais" pseudo professores, é que entretanto, tem levado a água ao seu moinho! Confesso que tenho uma especial admiração por esta "espécie"
 
Enquanto votarmos nesta Ordem continuamos a ter os tais profs a tomar as decisões sobre a classe. Conheço alguns e são dos mais oportunistas de que a classe se pode orgulhar. Podia identificar aqui alguns na praça pública, mas penso que eles prórpios se revêm nestas palavras e muitos dos que infelismente foram seus alunos também sabem bem de quem se fala. Um nojo autêntico, uma nódoa para a Enfermagem. Outros, poucos, muito poucos, são exemplares e orgulho-me muito de os conhecer.

Também me cheira que o Sep é capaz de ter relações de alguma promiscuidade com a Ordem e com gente ligada ao PS. Pelo menos, nas últimas eleições, fui assediada por um elemento do Governo ligado à saúde, para votar na lista da actual bastonária.
Todas as escolas privadas têm um lugarito na Ordem, têm lá alguém que lhes dá a segurança para poderem ter os cursos aprovados e o caminho aberto ao negócio.
As escolas públicas idem idem aspas aspas porque também lucram - e bem - com os cursos que pululam como cogumelos.

Queremos uma Ordem que marque uma posição dentro e fora da enfermagem. Não precisamos de sindicatos para nada. Olhem para as classes de maior prestígio na sociedade e digam se ouvem falar nos seus sindicatos... O Sindicato dos Advogados do Norte... A União Sindical dos Médicos Veterinários... O Sindicato dos Nutricionistas (classe em franca e estratégica ascensão, graças ao caminho que outros não quiseram fazer)... Sindicato Independente dos Estilistas de Alta Costura...
Não, não se ouve falar porque são classes que t~em a perfeita noção do seu papel e alcançam prestígio pelo que fazem. São respeitados pelo trabalho, não por exigirem isto ou aquilo.

Queremos critérios transparentes de competência para lugares que nos representam. Queremos caras novas nos lugares de cima e queremos ser uma classe independente do poder político e económico.

Queremos que se procure um consenso alargado dentro da classe de enfermagem sobre a filosofia da Enfermagem portuguesa e as opções estratégicas a tomar face ao futuro.

Queremos uma formação feita por Enfermeiros que trabalham nos serviços de saúde. Chega de chulos, vaidosos, oportunistas, incompetentes, fracassados, frustrados, espertinhos, e afins. Essa escumalha que vá trabalhar para os hospitais e centros de saúde e passe a usar farda em vez de gravatinhas pirosas.

Queremos uma liderança forte nas equipas de enfermagem e que dê a cara pelos cuidados prestados. Chega de chefes de gabinete, chefes de horários, de aprovisionamento, de burocracias, de arrecadação. Chega de chefes a gerirem auxiliares, copas, limpezas, trabalhos meramente técnicos.

Não queremos continuar a assumir uma posição meramente reactiva face ás circunstâncias, mas pro-activa que nos leve a participar na construção do futuro dos cuidados de saúde.

Há massa crítica suficiente para pôr em marcha projectos inteligentes e acabar com a fantochada em que fomos metidos.

Eu estou disponível para trabalho sério. Para pagar quotas a cotas não contem comigo, em nenhum sentido.

Eu não pago quotas a cotas.
 
Enquanto votarmos nesta Ordem continuamos a ter os tais profs a tomar as decisões sobre a classe. Conheço alguns e são dos mais oportunistas de que a classe se pode orgulhar. Podia identificar aqui alguns na praça pública, mas penso que eles prórpios se revêm nestas palavras e muitos dos que infelismente foram seus alunos também sabem bem de quem se fala. Um nojo autêntico, uma nódoa para a Enfermagem. Outros, poucos, muito poucos, são exemplares e orgulho-me muito de os conhecer.

Também me cheira que o Sep é capaz de ter relações de alguma promiscuidade com a Ordem e com gente ligada ao PS. Pelo menos, nas últimas eleições, fui assediada por um elemento do Governo ligado à saúde, para votar na lista da actual bastonária.
Todas as escolas privadas têm um lugarito na Ordem, têm lá alguém que lhes dá a segurança para poderem ter os cursos aprovados e o caminho aberto ao negócio.
As escolas públicas idem idem aspas aspas porque também lucram - e bem - com os cursos que pululam como cogumelos.

Queremos uma Ordem que marque uma posição dentro e fora da enfermagem. Não precisamos de sindicatos para nada. Olhem para as classes de maior prestígio na sociedade e digam se ouvem falar nos seus sindicatos... O Sindicato dos Advogados do Norte... A União Sindical dos Médicos Veterinários... O Sindicato dos Nutricionistas (classe em franca e estratégica ascensão, graças ao caminho que outros não quiseram fazer)... Sindicato Independente dos Estilistas de Alta Costura...
Não, não se ouve falar porque são classes que t~em a perfeita noção do seu papel e alcançam prestígio pelo que fazem. São respeitados pelo trabalho, não por exigirem isto ou aquilo.

Queremos critérios transparentes de competência para lugares que nos representam. Queremos caras novas nos lugares de cima e queremos ser uma classe independente do poder político e económico.

Queremos que se procure um consenso alargado dentro da classe de enfermagem sobre a filosofia da Enfermagem portuguesa e as opções estratégicas a tomar face ao futuro.

Queremos uma formação feita por Enfermeiros que trabalham nos serviços de saúde. Chega de chulos, vaidosos, oportunistas, incompetentes, fracassados, frustrados, espertinhos, e afins. Essa escumalha que vá trabalhar para os hospitais e centros de saúde e passe a usar farda em vez de gravatinhas pirosas.

Queremos uma liderança forte nas equipas de enfermagem e que dê a cara pelos cuidados prestados. Chega de chefes de gabinete, chefes de horários, de aprovisionamento, de burocracias, de arrecadação. Chega de chefes a gerirem auxiliares, copas, limpezas, trabalhos meramente técnicos.

Não queremos continuar a assumir uma posição meramente reactiva face ás circunstâncias, mas pro-activa que nos leve a participar na construção do futuro dos cuidados de saúde.

Há massa crítica suficiente para pôr em marcha projectos inteligentes e acabar com a fantochada em que fomos metidos.

Eu estou disponível para trabalho sério. Para pagar quotas a cotas não contem comigo, em nenhum sentido.

Eu não pago quotas a cotas.
 
Os enfermeiros que fazem o acompanhamento dos alunos nos estágios clinicoa, acabem com isso e que venham os srs professores faze-lo.
Iam ver se dava resultado ou não.
São os enfermeiros que têm cavado o sua própria sepultura.
 
Os enfermeiros que fazem o acompanhamento dos alunos nos estágios clinicoa, acabem com isso e que venham os srs professores faze-lo.
Iam ver se dava resultado ou não.
São os enfermeiros que têm cavado o sua própria sepultura.


APOIO INTEIRAMENTE ESTA POSIÇÃO: muitos de nós temos dado um contributo substancial para este estado de coisas. Atraidos pelo "valor acrescentado" que virtualmente o acompanhamento de alunos representa, muitos pategos têm participado nesta estratégia das escolas. SÓ HÁ UM CAMINHO A SEGUIR: ACABAR COM O ACOMPANHAMENTO DE ALUNOS JÁ! Pensem um bocadinho. Isto terá repercussões a médio-longo prazo muito benéficas para a profissão.
 
Eu RECUSO-ME a orientar alunos de estágio, sobretudo se de escolas privadas - CESPU, UFP, ISAVE! É que nem pensar! Rua!
 
Estou cansada!! Cansada de ouvir que os Enfermeiros não lutam, que estão apáticos ou a dormir...Caramba, é tudo verdade, mas os que lutam, que não são meramente manifestantes de sofá, que após tantas manifestações,greves, ameaças nos locais de trabalho...estão cansados! Não estou a dizer para desistirmos, é demasiado injusto o que acabou por ser encerrado nas negociações! Sim temos que nos unir, mas na minha opinião BASTA! Estas formas de luta não estão a levar a lado nenhum! Obvimamente os Enfermeiros, são uma classe desunida! Temos que optar pelos tribunais, como o Enf.º Azevedo está a fazer! Temos em última instância o tribunal Europeu!!! Sei lá!! Estou farta de me sentir entre a espada e a parede! Farta dos Médicos serem reis e senhores neste país, como se fossem donos do conhecimento ou do saber!! Se lhes cortassem nos ordenados seriam mais humildes! Estou absolutamente FARTA e CANSADA! Gosto mto da minha profissão, mas é mto difícil ser ENFERMEIRO como se percebe pelos post publicados neste blog!!Mas mais difícil é ser lincenciado numa profissão que todos querem espezinhar e humilhar!! E não recebo um tostão pelo esforço, pelo empenho, pela dedicação ou por ser uma boa profissional! O sorriso ou agradecimento dos utentes não são suficientes (antes pensava que eram)...tão ingénua!!Tão inocente!!Se fosse hoje, escolheria outra profissão...e hoje me sentiria mais realizada e tinha mais dinheiro no bolso!
 
E Então? A MONTANHA PARIU UM RATO...
ONDE ESTÃO AS GRANDES CONQUISTAS DA FENSE (SE e SIPE)?
ESTAMOS NO FIM DE JULHOE AINDA NÃO AS PODEM ANUNCIAR?
DEVEM TER SIDO HISTÓRICAS....
E o DR Enfermeiro também tem andado pouco activo... ficou desiludido pelas conquistas da FENSE, ou pelo contrário ficou tão contente que até já arranjou um tachino junto do Azevedo (assim passavam a ser dois dirigentes no SE)...
Tenho a certeza que este comentário não será publicado, no entanto fica o registo.
 
E Então?
ONDE ESTÃO AS GRANDES CONQUISTAS QUE A FENSE (SE e SIPE)CONSEGUIRAM NO MÊS DE JUNHO... AINDA ESTOU À ESPERA?
JÁ ESTAMOS EM AGOSTO E AINDA NÃO AS PODEM ANUNCIAR?
DEVEM TER SIDO HISTÓRICAS....
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!