quarta-feira, agosto 25, 2010

Enfermeiros no acidente da A25.



"Para o local foram destacados 50 Enfermeiros e perto de três dezenas de médicos. 
O pessoal do INEM foi chamado por SMS, o que, sublinha a delegada regional do Instituto, permitiu que "muitos se deslocassem pelos seus próprios meios": "Mandou-se SMS para os médicos e os Enfermeiros da viatura de emergência e reanimação do Hospital de Aveiro, que se deslocaram para o local do acidente. 
Nós conseguimos ter rapidamente 18 médicos no local e à volta de 30 Enfermeiros logo numa primeira abordagem e depois houve imensos profissionais que se deslocaram de modo próprio"." link

Em nota oficial, no respectivo site, o INEM afirma que os recursos humanos disponibilizados para o acidente (que estavam escalados no momento) foram os seguintes: 
10 médicos, 15 Enfermeiros, 2 Operadores de Comunicações Emergência, 10 TAES, 2 Psicólogas, 1 Técnico de Telecomunicações.

Comments:
Certo...E então?
 
é smp a mesma coisa...somos smp esquecidos em relação aos médicos!
 
afinal os enfermeiros são necessários no INEM. Só a ministra e o seu Pizarro é que não percebem isso.
 
Queria só deixar aqui a minha mensagem de descontentamento em relação à forma como a TVI e a demais comunicação social que teve o descaramento de lamentávelmente começar a notícia no dia a seguir ao acidente, mais ou menos da seguinte forma: 18 médicos acorreram ao local e evitaram a morte de tantas mais pessoas. Isto é no mínimo vergonhoso e desrespeituoso para os outros profissionais de saúde que estiveram no local. Então e os enfermeiros? e os bombeiros? os TAE? os psicólogos? e até os populares que socorreram pessoas que estavam a arder? ficaram a fazer o quê? a olhar para as moscas e a contar o número de médicos que lá estavam? parece-me que não e concerteza esses profissionais trabalharam bastante duro para salvar e para socorrer os feridos. Neste país ainde se vive muito debaixo "das saias" do médico e, infelizmente, a comunicação social contribui e muito para isso. Acho que é de uma enorme falta de respeito para com os restantes profissionais de saúde que trabalham todos os dias, deixam a sua própria vida própria e até arriscam as suas próprias vidas para ajudar, quase todas as vezes um "desconhecido" e, infelizmente, são poucas as vezes que vêm o seu trabalho reconhecido.
Um bem haja a todos os enfermeiros, bombeiros, médicos, TAE, psicólogos, GNR, protecção cívil, operadores de telecomunicações, aos populares que socorreram as vítimas antes das equipas de socorro chegaram, etc.
 
Anonimo das 11:19 PM;

Está profundamente enganado. Sabe, são os proprios enfermeiros que de tanto repetirem "somos sempre esquecidos em relação os médicos", "nós fazemos isto td e os médicos não fazem nada", "eles dormem no serviço (turno de 24h), e nós não(vs turno de 12h)", "nós somos muito melhores que todos os outros profissionais de saude", "somos muito altruistas e os outros são uns mandriões/ladões" ... está a reconhecer o discurso?

Srs. Enfermeiros, não sejam, nem estejam tão sensiveis relativamente a outras classes de profissionais (isso nota-se à distancia!), porque as pessoas respeitam-vos. Respeitam quem cuida (e muitos de forma exemplar) dos nossos "meninos", marido/esposa, dos nossos "velhinhos". Quantos são os sorrisos que conseguem "arrancar daquele venhinho acamado e que já pouco ou nada espera da vida, mas que com a vossa visita (domicilio) eles mudam de expressão?? (eu já vi isso com um familiar meu ;) Muitos de vocês são muito bons como enfermeiros, é no dia a dia e com trabalho e respeitando as outras classes de profissionais que conseguem o respeito e o reconhecimento que merecem :D

Bom trabalho para todos.
Tomorrow is another day ...
 
e' bom nao esquecer os bombeiros;)
 
acho que o inem, no seu todo, fez um optimo trabalho;

o que é ainda mais de espantar, visto o caos em que se encontra!!
 
Como é possivel mentir-se tanto. Uma casa como INEM que neste momento não tem rumo teve a sorte das camaras não terem chegado a tempo de filmar a miséria de assistencia de PMA´s mal posicionados e sem coordenação médica credivel no terreno que nem fardada estava. Dentro dos PMA´s ninguém sabia onde estava o material necessário como é natural uma vez que o INEM ndeixou de fazer treino com este material embora quando o fazia antigamente era apenas com uma pretérita élite que já se foi posta andar. Na triagem era entregue ás vitimas um papelito qualquer com um numero escrito á mão que o identificava. Uma verdadeira vergonha terceiro mundista. Quanto ao contacto de voluntários por SMS a maior parte das equipas já nem responde a este tipo de contacto, tal é o descrédito interno.
Quanto ao numero de vitimas o CODU teve que andar a telefonar para os hospitais para saber quantas vitimas tinham lá chegado que no local a coordenadora médica nem sabia quantas vitimas os bombeiros tinham levado sem passar no posto médico avançado.
 
50?

Onde?

Colegas eu estive lá e nem metade de 50 lá estiveram...

Propaganda desta não precisamos!
 
exacto. sao precisos. depois é so metero o doente na mala da VMER e arrancar
 
Mas a comunicação social fez referêncoa apenas a médicos e peicólogos. A Ordem deveria intervir, a comunicação social tem muita culpa da "invisibilidade" dos enfermeiros
 
são sempre esquecidos??? não percebi o intuito de realçar partes da notícia e do comentário das 11.13.
 
Nós, enfermeiros, somos necessários no INEM. Mas também somos os primeiros a não querer estar lá!! Queremos ir de vez em quando, mas estar dentro da instituição , como um corpo profissional sólido, coeso e com dinâmica, isso já não interessa. E os primeiros a não defender os enfermeiros são...os enfermeiros, começando pelo sindicato e acabando na OE. Pensem nisto, se de facto existisse vontade dos enfermeiros em estar no INEM, acham que toda esta situação já não estaria resolvida?
 
Pois é, mas porque não se mostraram os enfermeiros? Na comunicação social, SIC, disse que no atendimento estiveram médicos. Só?
Quem lá esteve deve informar o Sr. Jornalista pois a ele cabe informar com verdade
 
O vosso complexo de inferioridade é assustador.. Francamente, quem não quer ser actor secundário, que mude de profissão...porque enquanto enfermeiros, estão destinados a isso mesmo, ficar na sombra de alguém muito mais diferenciado... E o curioso é que nem sequer tem nada a ver com Portugal. Em qualquer país do mundo isto se passa!Só vocês é que não vêm...
 
Para o comentário do anónimo das 11:19 PM. Sabe porque os enfermeiros têm esse tipo de discurso? Porque como se diz na minha terra, eles estão muito calejados e gato escaldado, de água fria tem medo. Os Enfermeiros são das profissões mais insultadas e desrespeitadas em Portugal, INFELIZMENTE! Se o senhor(a) não o sabe, então é porque não lê a maioria dos comentários aqui no doutor enfermeiro e do forum de enfermagem, provenientes de mentes desumanas, invejosas, preconceituosas, mesquinhas, reles e pouco inteligentes. Todos nós sabemos que 90% dos médicos com o seu "nariz-empinado" tem o especial prazer de rebaixar e humilhar os enfermeiros e que os utentes têm o especial gozo de utilizar a típica frase "o estado paga-lhe para trocar fraldas", frase essa que de inteligente não tem nada, agora claro, como em quase tudo na vida, em todas as regras há excepções. Eu sei bem do que falo, porque eu próprio quero ser enfermeiro e quando alguém me pergunta que curso quero seguir, as únicas palavras que saem da boca dessas pessoas quando ouvem a palavra enfermeiro é: "Enfermeiro?, porque é que não vais para médico para salvares vidas em vez de trocares fraldas?, ou então: Enfermeiro?, mas tu não sabes que os enfermeiros são os escravos dos médicos?
Eu ao inicio nem ligava, agora simplesmente digo: Eu nem que tivesse médias de 20 era médico, nem no meu estado de menos lucidez, pois lá por os médicos terem uma caneta na mão e escreverem amoxicilina 500 mg não faz deles uns heróis, porque para curar um doente, o que mais conta não é a prescrição do fármaco, mas sim o administrar, o cuidar, o tratar, o vigiar se a terapêutica está a fazer efeito e, principalmente, em estar ao lado do doente e podar dar "uma mão amiga" e que eu saiba, são os enfermeiros que fazem isso. E posso dizer que a cada dia que passa, mais tenho vontade de ser enfermeiro, por tudo aquilo que eu já tive que lutar, por tudo aquilo que eu já tive que ultrapassar e que ainda vou ter de lutar e ultrapassar, por todas as lágrimas que chorei quando pensei em desistir, desistir até mesmo da vida, é nessas alturas que eu me lembrava da palavra enfermagem, e é essa a palavra que me faz lutar com todas as minhas forças para atingir o meu maior sonho desde criança.
Em relação ao facto da comunicação social ter desprezado o trabalho dos enfermeiros e até de outros profissionais de saúde, como já disse num comentário anterior, é simplesmente vergonhoso, mas vá deixem lá, é chique e "finérrimo" dizer que tiveram 18 médicos a salvar vidas, mas deixem lá que quando os enfermeiros em Portugal ganharem o seu merecido respeito, a comunicação social há-de de bater com o "focinho" em todas as asneiras que disseram...
Espero que mais ninguém critique o facto dos enfermeiros terem esse tal típico discurso como o anónimo das 11:19 PM referiu, porque se eles o têm, podem acreditar que têm todas as razões e mais algumas para o ter!
 
Desde já quero pedir desculpa ao Doutor Enfermeiro pelo que vou escrever a seguir, mas o comentário do anónimo das 7:35 deixou-me profundamente enervado. O senhor anónimo das 7:35 PM por acaso é burro ou tem alguma "síndrome de superioridade"? É que pelo seu comentário posso assegurar que só pode ser médico, mas então eu digo-lhe uma coisa: A sua saída foi muito infeliz quando disse que os enfermeiros são actores secundários aqui e todo o mundo. Oh seu cara de ** (médico) de nariz empinado, por acaso o senhor não sabe que há muitos países onde os enfermeiros prescrevem? Só para ter uma ligeira noção, a enfermagem é umas das profissões mais prestigiadas pela população nos Estados Unidos, ficando à frente de medicina, ficando atrás apenas dos bombeiros e dos paramédicos. Diga-me lá, o que ganha com tanta arrogância para com os enfermeiros? Ainda o senhor(a) era uma amostra de espermatozóide nos epidídimos do seu pai e já haviam muitos enfermeiros com "E grande" que sabiam muito mais tratar de doentes do que o senhor sabe hoje. Realmente o senhor e a sua pedra no lugar do coração e a sua ervilha no lugar do cérebro têm razão numa coisa, os enfermeiros são os actores secundários em Portugal, mas sabe uma coisa? apesar deles serem os actores secundários, não deixam de tratar do doente, salvar vidas, muitas vezes a um desconhecido, passam horas a fio a trabalhar enquanto os médicos andam a "cafeínar" no bar do hospital, enquanto vocês doutorzinhos de nariz empinado, se algum dia vocês deixarem de ter tanto protagonismo e prestígio por parte da comunicação social e da população, vão ser os primeiros a fugir com o rabo à seringa.
De facto, há uma coisa que distingue os médicos e os enfermeiros, a honestidade e a capacidade de autocrítica, que vocês meus "caros" doutores, estão a anos luz de conseguir atingir!
Você é mesmo um frustadinho que por aqui anda, porque nem sequem tem a coragem de dar a cara e prefere manter-se no anonimato... Tristeza...

P.S.: Caro doutor enfermeiro, eu apenas utilizei uma linguagem um pouco mais "agressiva", devido ao facto dessa amostra de gente ter desprezado o trabalho dos nossos anjos da vida (enfermeiros)e eu sempre defendi a máxima que o respeito só merece quem também respeita e esse ser, teve tudo menos uma atitude respeitadora.
 
oh santo Deus! Mas será que ninguém entende que todos são necessários, TAE, Enfermeiros, bombeiros, médicos, psicologos, os tipos da limpeza, todos TODOS!!!!!
Num teatro de operações deste tipo quem é mais importante sãoo AS VITIMAS!!!! Ok???!!!!
Parem de guerras e quezilias e unam-se todos em prol da sociedade do pré-hospitalar.
se eu tiver um acidente grave, por mim até pode ser o pastor da zona que me ajude, desde que o faça bem!!!
Bom trabalho para todos e viva as bifaninhas com um sumol!!
 
Sr. Enfermeiro Henrique MArtinho;

Não é necessario ser psiquiatra ou psicologo para perceber que o Sr. Enf. é um enfermeiro muito susceptivel ao que por aqui se comenta. Em alguns casos, penso que nem lê o comentário todo, e parte imediatamente para a critica. (exemplo; comentário 11.58)

Mas não posso deixar de dizer que o seu comentário anterior também me deixou um pouco perplexa.

1º Ponto: concordo com o seu desagrado quanto ao comentario do anonimo das 7:35. Mas ele tem razão num aspecto, são precisamente discurso como o do Sr. Enf. que mostram o quanto de amargura e "mania da inferioridade" que anda ai dentro. Mas tal como o Sr. fez, eu não vou generalizar. Os enfermeiros não são todos assim, pelo menos aqueles que não precisam do reconhecimento bacoco, piropos, bajulações de ninguém.

2º Ponto: "por acaso o senhor não sabe que há muitos países onde os enfermeiros prescrevem"; diga-me lá uma coisa, o Sr. gostaria de prescrever porque sente competencias para tal e portanto gostaria de "agilizar o sistema" ou gostaria de prescrever por causa do prestigio? Tem noção do ridulo desta afirmação? Quer o Sr. dizer que a enfermagem é prestigiada noutros paises porque prescrevem (que coincidencia que até hoje tal acto seja do dominio do acto médico e portanto restrito a estes mesmos), mas e então em Portugal? Os enfermeiros não prescrevem. Quer o Sr. dizer que não há prestigio naquilo que fazem? Ou que aquilo que fazem não é suficiente para alimentar o seu ego e o de outros Srs. enfermeiros?

3º Ponto: O Sr. quer-me convencer que não há médicos honestos? Que dedicam a sua vida ao publico, trabalham horas a fio, prejudicam a sua vida pessoal, mental e fisica em prol da sua profissão?

Quanto à capacidade autocritica, o Sr. vai-me desculpar, mas estou em total desacordo. Os médicos não tem a mania que sabem tudo. Mas o enfermeiros além de saberem tudo sobre a sua profissão e afirmarem que os enfermerios são todos eximios naquilo que fazem (pelo menos para os outros, porque entre eles fazem muita "malha"!!, alem disso também julgam ter uma capacidade de conhecimentos e tecnicas (curiosamente executadas por médicos)para julgarem os outros profissionais; médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, farmaceuticos... já viu? Chama a isto "capacidade autocritica"? Eu chamo a isto prepotencia e ignorancia.

4º Ponto: Sei que em alguns pontos fiz generalizações, mas a opinião pessoal que tenho dos enfermeiros, pelo menos daqueles que não necessitam que os bajulem na televisão (por exemplo) são excelentes profissionais, independentes naquilo que fazem e não querendo avaliar o trabalho de outros, avaliando, são muito competentes naquilo que fazem e acima de tudo tem sentido de decencia, conversas lógicas sobre a evolução da sua profissão e tem algum interesse em saber se realmente quando "não aparecemos" estamos a tomar café ou nas urgencias envolvidos em consultas, exames pendentes, doentes criticos, RCP, AVC ... enfim.

Cumprimentos Caro Henrique Martinho

P.S. Não precisa de se irritar tanto, tal "enervamento" só me faz pensar; e se lhe aparece um utente descompensado que o insulta, agride, goza com o feitio do seu nariz ou das suas orelhas ... será que também se enerva assim com os seu doentes? LOL Espero que não.
 
Sr. Henrique Martinho deixe-me dizer-lhe que tenho 2 familiares bastante próximos, enfermeiros... E tal como o sr. demonstram também eles tem esse discurso e pensamento primário, de que os enfermeiros são uns coitadinhos injustiçados, só eles é que trabalham, só eles é que percebem, o Médico só existe para passar medicamentos e tomar café... Mas esses meus familiares, tal como (provavelmente) o sr., há uns anitos atrás preencheram 5 das 6 opções de Candidatura ao ensino superior, com cursos de Medicina...Não entraram e como tal desenvolveram a típica raiva que tanto caracteriza a classe de enfermagem...
 
a raiva só advém das injustiças praticadas para com os enfermeiros, pois se houvesse a mesma medida e o mesmo peso, para médicos e enfermeiros, as coisas correriam de outra forma.
Sabe porque é que alguns enfermeiros tentam depoois ir para medicina? Não é por andarem a procurar prest´
igio ou estatuto ou seja o que for. Procuram sim melhores condições de trabalho, pois o estado tem tratado miseravelmente os enfermeiros, dando de mamar, à má fila, aos médicos.
E não adianta dizer o contrário. Felizmente alguns médicos assumem a injustiça para com os enfermeiros, nem todos se viram só para o seu umbigo, e tudo o resto é lixo ou secundário.
será que também o anónimo das 6.29 consegue ver isso?? Ou é daqueles burros que se julga num pedestal, e num intuito de projecção, pura projecção, sabendo das suas limitações, projecta as suas frustrações nos enfermeiros? Olhe que já vi alguns assim, que de tanto andarem com a cabeça enfiada em livros a marrar, se esqueceram de desenvolver competências sociais mínimas, bom senso, e humanidade..! Mas esses são sempre os primeiros a cair. Os enfermeiros já não protegem mais esses artistas..
 
Não sei para que é que os enfermeiros lá foram. Chamaram-nos e lá foram eles sempre prontos como se da tropa se tratasse e no final são sempre os grandes carrascos. Não tivessem lá posto os pés e aí sim iam fazer valer a sua importância à ministra e ao Pizarro.
 
Não sei para que é que os enfermeiros lá foram. São chamados e estão sempre prontos como se da tropa se tratasse e no final continuam sempre a ser tratados como os mesmos carrascos. Não tivessem lá posto os pés e aí sim iam fazer valer o seu valor à ministra e ao Pizarro.
 
É claro que por vezes...muitas vezes somos banalizados e infravalorizados, mas meus senhores(as) nestas situações o MAIS IMPORTANTE é o trabalho em equipa:médicos,enfermeiros,taes psicologos,bombeiros..enfim TODOS para um ÚNICO Objectvo: AS VITIMAS.
Por isso aproveitemos a nossa fúria e garra para mostrarmos o k valemos quando é mesmo necesário

Beijinhos

Enfermeira Nortenha
 
Vergonhoso. E onde estamos nós para dizer a verdade e mostrar o nosso trabalho? (claro que em equipa em que TODOS têm mérito e não só uns) Não estamos, simplesmente redimimo-nos a deixar esquecer. Somos grandes...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!