quinta-feira, agosto 12, 2010

Como "afundar" o INEM com uma perna às costas?



"O Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Norte está em risco de colapsar" link

O INEM é sem dúvida o tema do momento na saúde. Nunca se conjugou tantas vezes o termo "colapsar" e "INEM" como actualmente. Gerir este Instituto como quem gere um circo, acarreta consequências nefastas. O Conselho de Administração (e não só!) do INEM tresanda a incompetência e falta de visão. A realidade tem confirmado e validado a teoria.

"A escala de operadores para o mês de Agosto tem “buracos” e muitos turnos estão assegurados por técnicos acabados de formar, sem a experiência necessária para fazerem uma triagem rápida e detectarem uma chamada falsa. Resultado: acumulam-se as chamadas em espera e atrasa-se o accionamento de meios para situações de emergência." link
.
Isto representa a inversão total de tudo o que é correcto dentro de um sistema. Na saúde, neste caso em particular da emergência médica, exige-se experiência e formação diferenciada. Estas coisas não se coadunam com dar emprego a um conjunto de bons rapazes, ex-estroinas, a quem se deu uma formação colada a saliva num quadro vazio, a atender uns telefones, com pessoas, que só por acaso estão em risco de vida, no outro lado da linha. Resultado: perdem-se vidas humanas.

"A denúncia parte do Sindicato Nacional dos Profissionais da Emergência Médica (SINAPEM), que classifica a situação de “insustentável”" link

O INEM é insustentável há muito tempo. Más escolhas no seu gestores/administradores, má políticas e más estratégias. Isto para não falar na falência financeira, claro. Se o INEM fosse um entidade privada, o Dr. Abílio já tinha pedido a insolvência...

"Com a saída dos enfermeiros dos CODU de todo o país, a escala ficou ainda mais reduzida. No Porto trabalhava um Enfermeiro e a vaga não foi preenchida. O INEM explica que o médico regulador passou a assegurar essas funções." link

Resultado: o regulador fica ainda mais atulhado em trabalho, reduz a dinâmica e o nível de formação diferenciada. 
O argumento a que o Ministério da Saúde/INEM recorreu para afastar os Enfermeiros dos CODU's é incompreensível. É nivelar Portugal pelo patamar do pior que se faz na emergência médica. Olhando, por exemplo, para a Holanda, onde os centros equivalentes aos CODU's funcionam na íntegra com Enfermeiros, é possível extrair uma grande lição de eficiência e eficácia. Existem imensos estudos que demonstram peremptoriamente a superioridade dos Enfermeiros na triagem telefónica. Não é por nada que a maior parte das linhas de saúde (independentemente do seu vector) dos países desenvolvidos funcionam com Enfermeiros!

Deixo um testemunho real, só para que não se afirme que este é um discurso corporativista e tendencioso...

Comments:
Pelo que se tem lido por aqui...Meu Deus!!!! O INEM já não funciona! Parem de criticar a Instituição porque não cedeu aos vossos caprichos...
 
Curioso, no Reino Unido o atendimento é feito por civis com a devida formação, tal como em muitos outros países da europa.
De frizar que o enfermeiro, no CODU, NÃO TEM NEM NUNCA TEVE FORMAÇÃO PARA ATENDER CHAMADAS DE EMERGÊNCIA (POR ISSO É QUE NUNCA O FEZ).

Para quê ter um enfermeiro quando se pode ter um médico na recepção de dados?

Dediquem-se à vossa profissão e deixem as outras em paz. Lá por a vossa ordem autorizar a formação de enfermeiros "às paletes", isso não quer dizer que tenham posto de trabalho na área.

Como podem dizer que "a emergência médica pré-hospitar é a vossa praia" se "fogem a 7 pés" das ambulâncias. Assim se verifica que mais de 90% do serviço de emergência médica em Portugal é feito por Técnicos. Agora para ser "servente de médico" nas VMER, já todos os enfermeiros lá querem estar.

Paga-se mal na ambulância? Tem-se dores nas costas? Apanha-se frio, chuva e outras coisas? Temos pena. Ossos do oficio há muitas gerações.
 
voces bem que tentam... desesperados... parecem-me pipocas: saltam, rebentam e tentam ficar colados ao tacho.
Mas sabem uma coisa: esqueçam. Os enfermeiros são uma especie em vias de extinção no INEM quer voces queiram ou nao.
Quanto ao CODU, a noticia veio a publico não por falta de operadores e de qualidade, mas sim porque não é pago aos operadores as horas devidas, e como tal estes não querem continuar a fazer horas extra para aquecer.
Quando se trata de enfermeiros e médicos que fazem barulho por não receberem, paga-se logo. No caso do TOTE, não... deixa-se chegar a uma situação FINANCEIRA ridicula.
Nada em a ver com qualidade ou quantidade (hoje em dia ha cada vez mais operadores no CODU)
Mudem de alvo que fazer do INEM um alvo já teve piada... já foi porreiro... depois perdeu o interesse... agora chateia
 
http://tecnicoambulancia.blogspot.com/2010/08/o-inem-nao-trabalha-mal-nem-ha-falta-de.html

è só ler
 
Para o Anónimo das 10:12

Não me interessa o que o Sr(a) faz ou deixa de fazer, acredito que o que quer que faça, faça bem, por isso somos profissionais.
Então, p.f., NÃO generalize...
Sou Enfermeiro e "servi" em ambulâncias a instituição e as pessoas durante mais de 10 anos e apesar de pertencer a uma equipa VMER, não esqueço o percurso e valorizo tanto os profissionais como os voluntários que lá trabalham!
Agora não admito que venha para aqui atribuir vassalagem aos Enfermeiros perante os Médicos, porque sabe tão bem como eu, qual é a diferença entre ter um bom Enfermeiro, que sabe o que está a fazer e que investe na formação em Emergência, daquele que porventura seja meramente condutor de VMER.
Se a temática é INEM, então falemos do INEM!! Eu dou a camisola pelos doentes, não a dou a camisola pelo INEM (acho que não merece).
Conheço muito bem a casa e tenho uma opinião bem formada dos CODU e dos profissionais que lá trabalham e nem por isso misturo as coisas e venho falar dos médicos, dos técnicos ou de outros intervenientes que fazem emergência médica (em todo o lado há bons e maus profissionais).
O povo diz muito bem... cada macaco no seu galho!!
Um Abraço para todos, que como eu, dão o melhor perante as pessoas que necessitam do Socorro!
 
Só INEM, INEM, INEM... INEM não é igual a Enfermagem; A sobrevivência da profissão depende de outras coisas que não do INEM!

Vejam se encontram outros caminhos!
 
O INEM está a colapsar, muito por culpa das políticas pseudo-economicistas, e por ser dirigido por pessoas incompetentes e desfasadas da realidade.
Felizmente ou infelizmente, já se começa a aferir a porcaria que está a ser feita, quando se substitui profissionais habilitados - enfermeiros - por curandeiros...

O trabalho de um médico ou de um enfermeiro, terá sempre melhor qualidade que de um técnico, não é verdade? Sem querer desmerecer os bombeiros/técnicos, creio que se deve ser minimamente realista, e saber ver que efectivamente o INEM está de pantanas!

Não é corporativismo cego ou seja o que for, o que se está a passar, é que se está a entregar uma área muito sensível - a emergência pré-hospitalar - a técnicos que não têm bases formativas que lhes permitam oferecer cuidados e respostas rápidas e adequadas!
Esta é a realidade, não há que fugir a ela. Ainda estou confiante que este MS, e direcção do INEM,conjuntamente com as "pizarrices" do outro lá com os híbridos entre médicos e enfermeiros, há-de cair!
Tem que cair! Para o bem de todos!
 
Oh Meu Deus, tanta pobreza de espirito!!!!Vc's querem é as Novas Oportunidades para EPH!!!!!Enfermeiros INEM pra Sempre!
 
Curioso...

Isto...
http://www.google.pt/search?source=ig&hl=pt-PT&rlz=&q=greve+inem+25+fevereiro&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=

dá nisto?

http://semanal.omirante.pt/index.asp?idEdicao=456&id=67233&idSeccao=7238&Action=noticia
 
os TOTE do CODU do Porto q ganham rios de dinheiro em horas extras ninguem fala? Com TOTE's recem formados no ultimo curso de TAE's em casa a ganhar sem fazer nenhum...Pois é depois sao os enfermeiros os 'mamões'!

Os enfermeiros jamais sairão do PH!se soubessem o q vos espera...aguardem para ver p onde vai a carreira dos TEPH...
 
@Ronyjux

"O trabalho de um médico ou de um enfermeiro, terá sempre melhor qualidade que de um técnico, não é verdade?"

ERRADO!

O trabalho de um técnico tem tanta qualidade e importância como o do médico ou do enfermeiro. Nem mais, nem mais, a mesma! Cada um na sua função.

No dia em que a Enfermagem perceber isto, a classe (e o país) funcionará um pouco melhor.

Bom trabalho a todos.
 
Um TOTE para ganhar o que um enfermeiro ganha no CODU em 8 horas de trabalho tem que fazer dois turnos extra pelo menos enquanto que o sr.º Enfermeiro vai la na sua folga de outro local ganhar esse valor... ganhando mais por hora que ganha no proprio Hospital!

Se existe pessoal a menos no INEM, sim existe... e fazer o que? formar mais pessoas...

Pessoal que acaba logo o curso e vai fazer tote!? sempre foi assim alias um enfermeiro quando acaba o curso depois de integração ao serviço fica sozinho não é verdade?

O Inem a colapsar! Talvez... muito por culpa dos ultimos anos terem pago centenas de milhares de euros a muitos enfermeiros!

Agora sinceramente... os sr.ºs têm a linha de saude 24 só com enfermeiros... ainda querem mais?

Aquela Historia que o bloguista coloca o link... Sou funcionário do INEM a 6 anos... Por motivos menos bons já tive que solicitar uma viatura inem para um familiar... teve que vir de outro concelho pois não estavam nenhumas disponiveis na zona. Esperei também 20 minutos desde a chamada inicial até à chegada da equipa...
todos temos histórias a contar sobre o inem... mas a verdade é esta!

Independentemente de estarem Enfermeiros no CODU ou não o socorro será sempre mantido. Mesmo com enfermeiros ouve inumeros atrasos, também faziam más triagens, também acionavam mal os meios... também mandavam transportar pessoas que nada tinham... também por vezes duvidavam de quem estava no local... ou seja... estarem lá ou não é a mesma coisa.

Outro ponto... se fossem para o INEM ganhar 7€ por hora para o INEM havia tanta confusão?
 
Como é que é possivel ser tão extremista, vulgo parcial, numa questão tão delicada como esta?

Se na mesma moeda fosse o meu comentário, posso então citar que, segundo o sr. presidente do SE, "Os bombeiros são muito úteis mas tudo tem o seu lugar. Há que aproveitar as aptidões dos enfermeiros" sendo que "há muitos subempregados e desempregados, justificou em conferência de imprensa, no Porto, José Azevedo, presidente do Sindicado dos Enfermeiros (SE), para quem os bombeiros "estão a ocupar o lugar que não devem"."

Assim sendo, seria esta a motivação para a vossa infiltração no Pré-Hospitalar. Cada macaco no seu galho, e um licenciado em Enfermagem não recebe a formação necessária para esta vertente. De uma forma geral, os planos curriculares de enfermagem não contemplam modulos de pré-hospitalar, são poucas as escolas que se preocupam com esta vertente. Desta forma, como é que querem integrar os enfermeiros no pré-hospitalar?? Da mesma forma que outras pessoas sem formação na area são integradas, ou seja, é lhes dada formação adequada as funções que vão desempenhar. Mais, os antigos enf. dos CODU alguma vez receberam formação para lá estar? A única função deles era receber dados das SIV, vulgo acompanhamento, e das SBV. Ora, como os protocolos SIV necessitam de validação MÉDICA, o enfermeiro estaria apena a fazer de "intermediario", e como "quem conta um conto acrescenta um ponto", havia sempre disfazamento da realidade, duplicação de meios e como tal perda de tempo.

Quanto aos enfermeiros na rua, terão todo o meu apoio, trabalho com eles, e por isso conheço bem prata da casa. Não quero com isto dizer que seja de acordo com uma pandemia de enfermeiros no PH, até porque não foi para isso que foram formados. Se o mercado está saturado de enfermeiros, então fechem a comporta da formação. É que parecem como um rio, quando já não cabe no seu leito, transborda e causa destruição no que não é seu.
Continuação de bom trabalho, e vejam se lutam por aumentar os rácios nos hospitais!
 
ó joaozinho vaz, nao te enerves...
ja nao ha ninguem em casa a ganhar.
e se achas que os totes ganham rios de dinheiro, vai para tote ganhar o que eles ganham....
nao?
é pouco?
pois é...
 
Para o João Vaz:
A carreira de TEPH realmente vai para um sitio, para as faculdades, só um burro como tu é que não sabe disso!!

Todos que trabalham no INEM já sabem disso, inclusive os reles enfermeiros que lá trabalham já foram informados disso.

Vocês deviam era ir todos era trabalhar para a estiva, porque até a coordenação de meios no INEM já perderam para os TAE.
 
Ó Sr TAE da SIV, quem lhe deu o curso de TAE? Não forma enfermeiros? Então se estes não tem competência no PH voçê não passa de um incompetente! pense nisto!
 
"Para o João Vaz:
A carreira de TEPH realmente vai para um sitio, para as faculdades, só um burro como tu é que não sabe disso!!

Todos que trabalham no INEM já sabem disso, inclusive os reles enfermeiros que lá trabalham já foram informados disso."

De facto você só fala assim no anonimato! quando está a trabalhar é mais um TAE de orelhas baixas dos que eu encontro no PH! Eu muito gostava que soubessem tanto como escrevem aqui!

Identifique-se e a gente conversa...e não me trate por tu, pois não estudei consigo nas novas oportunidades nem tirei o curso de História ou de Educador de Infância...
 
"ó joaozinho vaz, nao te enerves...
ja nao ha ninguem em casa a ganhar.
e se achas que os totes ganham rios de dinheiro, vai para tote ganhar o que eles ganham....
nao?
é pouco?
pois é..."

Oh Sr. qualquer coisa sem nome...de facto você é carta fora do baralho senão sabia que o eu estou a dizer é verdade...Vá ao CODU da Delegação do Norte e se alguém lhe der cavaco pergunte e verá como os vosso coleguinhas ganham dinheiro enquanto outros estão em casa!
 
"Para o João Vaz:
A carreira de TEPH realmente vai para um sitio, para as faculdades, só um burro como tu é que não sabe disso!!"

Sabe que o Sr Pizarro tem os dias contados? Se não sabia fique a saber...e mais ninguém além dele aprovam a vossa carreira...por isso vai voltar a encolher as orelhas e a continuar a pôr e tirar macas e a carregar lonas...temos pena! Quem tudo quer, tudo perde!
 
para quando o blog do TAE??? Já ninguem vos pode ver por aqui! Para quem nos odeia tanto não desamparam a loja!
 
"Sabe que o Sr Pizarro tem os dias contados? Se não sabia fique a saber...e mais ninguém além dele aprovam a vossa carreira...por isso vai voltar a encolher as orelhas e a continuar a pôr e tirar macas e a carregar lonas...temos pena! Quem tudo quer, tudo perde!"

Entao voces não sabem que a carreira já esta aprovada e estao a ser preparados os diplomas legais?
Não sabe? Não me admiro.
Voces so sabem o que lhes convem.
 
Anónimo disse... para quando o blog do TAE??? Já ninguém vos pode ver por aqui!

Para quem nos odeia tanto não desamparam a loja!



Não nos podem ver? È que vejo inúmeros comentários de TAE’s.
Se não nos podem ver não queiram discutir os nossos assuntos.

NINGUEM odeia enfermeiros. Os enfermeiros é que nos odeiam... não se nota?

O blog de TAE já existe, mas ao contrario deste, lá só comenta quem INTRESSA, e não se tenta afundar classes profissionais nem se fala tão mal como vocês falam dos outros.

Mas você tem razão. Vou deixar de aqui vir, e vocês agradecem, pelo menos já não se enervam e não tem que colocar o captopril.

Mas deixo de o fazer por uma razão: vocês não sabem dialogar, apenas gostam de fazer barulho com as orelhas.

A vantagem disso é estarmos do lado de cá a ver-vos estrebuchar.

Já tentaram tudo para nos parar. TUDO. Não conseguiram, nem vai ser agora. Mas gostava (MESMO) de ter mais enfermeiros a trabalhar connosco.

Já temos MUITOS (como TAE). Alem de enfermeiros, temos muita gente licenciada, e não somos analfabetos como querem fazer parecer.
Mais de metade dos TAE’s tem formação académica. Não somos burros.

Já agora, tomei a liberdade de efectuar a correcção ortográfica do seu post quando o copiei.
 
João Vaz disse...
"ó joaozinho vaz, nao te enerves...
ja nao ha ninguem em casa a ganhar.
e se achas que os totes ganham rios de dinheiro, vai para tote ganhar o que eles ganham....
nao?
é pouco?
pois é..."

Oh Sr. qualquer coisa sem nome...de facto você é carta fora do baralho senão sabia que o eu estou a dizer é verdade...Vá ao CODU da Delegação do Norte e se alguém lhe der cavaco pergunte e verá como os vosso coleguinhas ganham dinheiro enquanto outros estão em casa



Passo a explicar: quem ESTAVA em casa, foram os formandos que reprovaram num ou mais modulos da formação, e como tal NÂO ESTAVAM A TRABALHAR, e foram dispensados no final do periodo experimental/formação.

Fui esclarecedor COLEGUINHA????
 
Para o senhor João Vaz coloco esta questão.

E os primeiros enfermeiros que receberam formação no inem, quem é que lhes deu formação?

Eu ajudo-lhe, foi uma equipa multidisciplinar de Medicos e Tripulantes de Ambulancia de Socorro que eram os formadores na altura e faziam a VMER de lisboa.

Isto não é so mandar o bitaite porque sim, tem de se informar para não cair no ridiculo, pois ha aqui gente como eu que ja anda nisto ha quase 25 anos e viu tudo isto acontecer.

E ainda lhe digo mais, as formações foram dadas inicialmente na quinta do INEM que sita na zona do Lumiar em Lisboa e posteriormente passaram para o edificio da rua Infante Don Pedro tambem em Lisboa.

A formação para as vmer em termos de condução iniciou-se com formadores do GOE ou CSP.

Para os menos entendidos, GOE é o grupo de operações especiais da PSP e o CSP é o corpo de segurança pessoal tambem da PSP que é o grupo que acompanha e presta segurança ás altas individualidades do nosso país enão só.

Teria muitas mais coisas para vos dizer sobre esta altura em que o inem era verdadeiramente INEM, pois ali naquela casa a unica coisa em que se pensava era ajudar cada vez mais e melhor, hoje em dia so se houvem as palavra "dinheiro" e "turnos extra"...

Resumindo, vir para aqui fazer papel de urso so para defender uma classe maioritariamente corporativista não a dignifica em nada, sr Jão Vaz...

Informe-se primeiro antes de dizer asneiras.
 
Sr. João Vaz: Não seja ignorante ao ponte de pensar que só de enfermeiros é feito o centro de formação do inem. E não, não fui formado por enfermeiros! Fui formado sim, por formadores competentes com anos de casa (muito antes dos enfermeiros cá chegarem), TOTEs e Médicos!
pense nisto!!! e não seja injenuo!!!
 
Este Sr.º Joao Vaz tem o rei na barriga só pode... o Sr.º é Enfermeiro e acredito que o seja! Licenciado penso eu! Pensava eu que teria argumentos validos e que não baixasse o nível da conversa... o Sr. fala que os TAE e passo a citar "não me trate por tu, pois não estudei consigo nas novas oportunidades nem tirei o curso de História ou de Educador de Infância"

1º questão - tratar por tu não considero uma forma ofensiva de tratar outra pessoa... ah mas como é licenciado (penso eu) já quer ser chamado por que? Dr!?

2º questão - existe as novas oportunidades é verdade mas também ja estão a sair os 1º licenciados que entraram nos maiores de 23 que apenas têm de saber ler e escrever! Certo?

3ª questão - o sr.º entrou em enfermagem com que média!? independente das licenciaturas que as pessoas tenham estas são sempre validas apesar de não exercerem na sua área académica.

Agora uma lição de moral... O Sr.º pode entender muito de enfermagem em contexto hospitalar e na EPH mas isso não lhe dá direito de tratar mal outros que trabalham numa area similar.

Agora para retirar todas as duvidas sobre o TEPH.

A criação do TEPH visa colmatar uma falha técnica existente na EPH em Portugal! Actualmente em portugal apenas existe legislado os TAE e num futuro bem proximo os TEPH.

É duro dizer isto mas é a realidade, em enfermagem não existe nada que diga que os Enfermeiros podem desempenhar as suas funções na EPH. Apenas fala numa forma geral nos cuidados a população se nunca ser especifico sobre a EPH. Neste vazio existente é possivel criar os TEPH dotados de mais capacidade técnica e cientifica de acordo com indicação médica.

A carreira em si já esta criada pois já existe em decreto lei apenas em falta alguns diplomas legais de forma a poder limar algumas arestas.

A Enfermagem no PH surge a poucos anos pois até então poucos eram os demonstravam interesse por tal. Só quando descobriram que é facil ganhar muito dinheiro nesta area é que surgiu movimentações por parte dos sindicatos, Ordem e pessoais para que o inem fosse para amigos do amigo. Quando surgiu a criação do TEPH logo se levantaram vozes contra tal mas a verdade é esta, Não existem em portugal condições técnicas, humanas e financeiras para colocar Enfermeiros (as) em todas as viaturas de emergência do pais.

Existem enfermeiros contra outros a favor mas não deixem de pensar que um dia pode ser um enfermeiro a precisar de um TAE que não pode fazer nada para o ajudar e no entanto a VMER esta ocupada ou INOP e encontram se a mais de 30m dio hospital.

Tal como enfermagem passou de um curso técnico para licenciatura outros também têm o direito de lutar por tal. Existe trabalho para todos, pensem que nos hospitais o racio doente / enfermeiro diminui em muito... e a vossa ordem? nada diz... a enfermeiros que não conseguem ter tempo de refeição no seu turno! e a vossa ordem nada diz... etc... etc... os srºs podem saber muito de enfermagem porque são enfermeiros e eu não o sou... mas tenho capacidade de pensar e distinguir que o mal da enfermagem não esta na criação dos TEPH está sim no desleixo da vossa ordem e sindicatos sobre o desempenho da enfermagem no hospital. Continuem a destruir o que o inem criou e não se preocupem com o hospital que qualquer dia é um enfermeiro para uma enfermaria com 30 doentes.
 
O Sr "T.A.E.M."

Caro senhor, visto ser velhinho nisto...diga lá então se os Técnicos que você fala não eram antes maqueiros da Urgência? Condutores de VMER...(Para quem tiver dúvidas consulte o video do "INEM 1999" no youtube, em que um colega seu se entitula de "Condutor de vmer" e mais, se voçês na altura era assim tão competentes, por raio entraram os enfermeiros na VMER?

Pense nisto e n digas asneiras!É que o senhor diz ser velhinho, eu estive no primeiro curso de VMER!
 
Ó Sr Miguel TAE leia lá isto de novo e veja lá se a sua conversa é ou não é ofensiva?

"Para o João Vaz:
A carreira de TEPH realmente vai para um sitio, para as faculdades, só um burro como tu é que não sabe disso!!

Todos que trabalham no INEM já sabem disso, inclusive os reles enfermeiros que lá trabalham já foram informados disso."

Em relação à sua questão entrei em Enfermagem com 16,7 Valores por vocação, sou enfermeiro há 18 anos nos Cuidados intensivos e faço VMER desde o incio! ainda você nem sabia o que era o PH!
Acha sinceramente que o nosso contributo como Enfermeiros vem do Cursozeco que dão no INEM??Acha que o seu curso de TAE lhe ensinou alguma coisa, para alem de por umas talas e o plano duro? Não goze comigo! Eu tenho milhares de horas de formação dadas a TAE´s e Bombeiros e sei muito bem o que voçês sabem!

Por isso não me venha dizer com tretas!

E o nosso aparecimento no PH não foi como voçê diz por "despertar de interesse no PH" foi sim por força dos médicos, pela incapacidade dos condutores de VMER em dar resposta aos caso Graves!

Por isso antes de ser armar em esperto informe-se e cresça! Voçês perto dos Enfermeiros da VMER tem muita palha para chegarem ao nosso nível!

Essa treta que o curso de enfermagem não está vocacionado para o PH é a maior palhaçada que já ouvi, pois o curso de Medicina também não está, mas n vos vejo a falar dos médicos...seus vendidos, só vos falta arrear as calças aos médicos!

acha que um politraumatizado na rua é diferente dentro do hospital? acha que um enfarte na rua é diferente num hospital?

A vossa ignorância até doi!
 
Acho piada que ninguém piou sobre os TOTE do CODU do Norte a ganhar rios de dinheiro em horas extras enquanto estão colegas em casa recém-formados a receber sem fazer nenhum!

Depois são os Enfermeiros os "mamões"!

Quero ver quem tem a lata para dizer que isto é mentira!!!
 
Caro Miguel

Em relação a isto:

"Tal como enfermagem passou de um curso técnico para licenciatura outros também têm o direito de lutar por tal. Existe trabalho para todos, pensem que nos hospitais o racio doente / enfermeiro diminui em muito... e a vossa ordem? nada diz... a enfermeiros que não conseguem ter tempo de refeição no seu turno! e a vossa ordem nada diz... etc... etc..."

Meta-se na sua vida...e n seja cínico!


Vocês não querem evoluir, vocês querem ROUBAR competências! É bem diferente!
 
Caro João Vaz

Sabem bem que esses tripulantes que falam não eram maqueiros, eram 10 elementos,alguns da CVP e outros, a maior parte, dos bombeiros de corporações da zona de amadora e Sintra e que actualmente, em maioria são actualmente formadores na Escola Nacional de Bombeiros, e diga la que não eram bons? Ja que tem essa idade no PH deve conhecer a maior parte deles, ou não quer conhecer...

É que até no mesmo curso o TAS os formandos que são formados por estes senhores em maioria são 2 vezes melhores a trabalhar na rua que os que são formados nas escolas do INEM por enfermeiros...

Alguém que seja sincero e que seja do meio tem alguma duvida disto?

Só as condições de terreno para formação e material são superiores 2 ou 3 vezes.

Já agora já que é formador o TAS tem componente multi-vitimas e salvamento em meio aquático, deixe-me perguntar isto.

Quantos exercícios de multi-vitimas NOCTURNOS faz com os seus formandos nos cursos que dá aos seus formandos, com recurso a verdadeiros autocarros cheios de gente?

A ENB e estes senhores maqueiros como você diz fazem-no e aprende-se muito acredite.

Quantas vezes é que no seus cursos administrou formação em meio aquático a TAS?
Pois nenhuma e a ENB fazia , eu fiz isto tudo, e retirei vitimas de cima de árvores, de dentro de espaços confinados, debaixo de viaturas como carros e tractores agrícolas, VOCÊS INEM ALGUMA VEZ FIZERAM ALGUMA COISA DESTAS AOS VOSSOS FORMANDOS?

Nem vale a pena responder que todos sabemos a resposta NÃO NUNCA FIZERAM, PORQUE O CURSO TAS FOI-LHE RETIRADO MAIS DE 50% DAS SUAS MATÉRIAS POIS QUEM MANDAVA NA FORMAÇÃO NO INEM ANTIGAMENTE ERA ANTI TRIPULANTES E COM ISSO FOI DIMINUINDO A FORMAÇÃO PARA QUE PUDESSE JUSTIFICAR A ENTRADA DOS ENFERMEIROS PARA O INEM E NOMEADAMENTE O SEU IRMÃO, MAS FIQUEMOS POR AQUI.
 
João Vaz, melhor resposta era impossível. Obrigada.

Um Abraço.
 
Bem, a título de exemplo...O ano passado numa situação de acidente em que vítimas precisavam de socorro, estive 17 minutos só a ouvir o sinal de chamada, à espera que alguém do lado de lá do '112' atendesse... Foi, simplesmente, inacreditável.
 
O Correio do Minho é que a sabem bem a vossa função:

http://www.correiodominho.com/noticias.php?id=33095
 
Caro TAEM,

Desculpe que lhe diga, mas dou-lhe um exemplo prático: a VMER de VN Gaia quando abriu foi com maqueiros a Conduzir da própria ugência do hospital de Gaia..este caso não foi único no país pode querer...E foi pela Incapacidade e note-se que não é a mesma coisa que Incompetência em da resposta ao socorro exigido por um VMER que os médicos fizeram pressão para que os Enfermeiros fizessem parte da VMER! E pense lá um bocadinho existe alguma Unidade de Saude onde exista médicos que não haja enfermeiros? Uns dependem dos outros!


Em relação à Formação que fala ENB, voçê pelos vistos é Bombeiro e de facto a formação é pertinente para Bombeiros!

A função do INEM no PH não passa nem pelo Salvamento em Grande ângulo nem por exemplo no Desencarceramento, logo não faz qualquer sentido que esta formação seja adnministrada no INEM...

Faz sim sentido aos Bombeiros que como TAS´s e resgatadores possam prestar os primeiros socorros às vítimas "in loco" e proceder à evaquação das mesmas para um local onde as esuipas do INEM (VMER, SIV ou SBV) possa proceder ao restante socorro...

Não concorda comigo?


Cump
 
Já têm o TAE a coordenar o back ofice em Coimbra!!!

Isto é...coordenador de SBV´s e SIV´s!!!


Engulam!!!!!
 
Claro que não concordo porque tu não sabes o que estas para ai a dizer.

O grande angulo não faz parte do curso de TAS da ENB e o desencarceramento que la é dado é na vertente de chefe de equipa pois o TAS é o unico curso que dá essa função no local de um acidente, ou seja, no local o responsavel maximo de tudo o que tem a ver com a vitima é do TAS, logo este tem de articular com o chefe de equipa do desencarceramento e faz todo o sentido que um TAS faça esta formação para saber o que aconteçe ou o que vai acontecer.

Com esta formação evita-se a velha questão de um chefe de equipa de desencarceramento querer cortar uma porta para teres um acesso de emergencia para se a vitima "afundar" puderes fazer uma extração imediata e não ficares á espera que cortem o carro todo para la chegares, e o cromo da ambulancia que está no local mete-se aos gritos com chefe a dizer que não quer saber de portas quer é chegar á vitima... isto ja aconteceu infelizmente...

Faz todo o sentido que esta formação seja dada porque assim todos "falam a mesma lingua" e assim não há desconhecimento de causa nem incompreensões na hora da verdade, como nas escolas do INEM não se tem dado essa formação, em trauma há um fosso enorme entre os TA's do INEM em relação aos da ENB.

Como ja te disse os primeiros tripulantes foram os 10 de lisboa que te falei e a VMER de VN Gaia so apareceu muito tempo depois da primeira VMER a de Lisboa (6 anos, tu falas que os tripulantes a que me refiro eram maqueiros de urgencia e isso é MENTIRA e volto a repetir os primeiros tripulantes do inem a fazer VMER eram 10 elementos de varios corpos de bombeiros e CVP da zona de LISBOA, não me venhas com corversas que na vmer de VNG foi assim ou assado porque sabes bem que esses não foram os primeiros como dizes.

Todas as VMER que iniciaram no INEM eram com TA e Médico e foram TODAS na zona de lisboa nomeadamente a VMER de Lisboa, Cascais e Hospital são francisco Xavier, so 5 anos mais tarde foi criada essa VMER que falas, as primeiras 3, as de LISBOA, que foram aquelas que deram a imagem que o inem ainda tem hoje em dia garanto-te que eram tripuladas por TA's e Medicos e em lisboa nunca houve essas questões que falas logo não a podes aplicar neste assunto, pois todas a VMER tinham Tripulantes de ambulancia do INEM e esses maqueiros nada tinham a ver com o INEM, logo não eram Tripulantes do INEM, esses senhores nada tem a ver com TAS ou TAE que trabalhavam em Lisboa porque as que tinham TAS funcionavam muito bem e não havia nenhum descontentamento da parte médica.

Tanto que não havia que a ultima VMER a ter TA foi a velhinha VMER do Hospital São Francisco Xavier (A MÉDICO 8) e que os proprios Medicos estavam contra a retirada destes tripulantes.

Portanto esses maqueiros NÂO ERAM TA's DO INEM logo não os podes comparar os que iniciaram a rede VMER em lisboa e que formaram, juntamente com os medicos, os primeiros enfermeiros no PH, com esses maqueiros a que te referes.

Entretando para te tirar as duvidas eu sou bombeiro voluntario há mais de 20 anos, tenho posto de chefia, sou formador de TS "antigo TAT" e sou TAS e funcionario do INEM mas dos velhinhos, muito anterior á existencia de TAE que so nasceram em 2004...

Não defendam assuntos que desconhecem de maneira corporativista, é preciso conhecer a historia e eu não a conheço, EU VIVI essa historia e posso dizer que tive um privilegio enorme de trabalhar com grandes enfermeiros, e grandes medicos e grandes TA's, aprendi muito com eles e tambem ensinei muito, eramos sem duvida aquele INEM que todos querem hoje fazer parte e que quando entram tem uma enorme desilusão e nunca lá chegarão porque vos falta o essencial:

TRABALHAR PARA AS VITIMAS E NÃO PARA AS CLASSES PROFISSIONAIS
 
O TEPH não é mais do que o antigo curso de socorrismo nível 3 que se dava na cvp, mas actualizado. Alias antigamente se tivesse mais de 16 tinha automaticamente entrada no curso de enfermagem e com grande parte das cadeiras feitas. E o curso poderia ser dado a qualquer pessoa da cada.
 
pois e antigamente tb quem tivesse a 4ºclasse podia ser professor, e agora ´´e diferente, nao lhe parece
 
Sr.º João Vaz

Vejo que o sr.º só responde ou que pensa que sabe! Roubar competências aos Enfermeiros!? Se é roubo porque chame a policia... apesar de este termo juridicamente esta definido em legislação especial. Tem que distinguir a diferença entre roubo e subtracção. Já que sabe tanto de EPH também deveria saber que antes de existirem enfermeiros na EPH existiam TA! por isso não venha falar em roubo.

Pense que ainda bem que existe uma classe profissional a querer saber mais e a desempenhar mais.

Engraçado que não fala em nada dos Racios no Hospital...
E digo mais, até vocês se vos pagassem o valor devido nas VMER que seria abaixo dos 10€ por hora diziam logo que não o fariam. É uma questão de justiça porque ganham mais por hora na VMER do que no vosso serviço do Hospital?

Por isso vos digo, muitos de vos é só pelo dinheiro e não pela vocação ou gosto.

Acho curiso que o sr. limitou se a responder ao que lhe interessava. Agora por falar em crescimento... os Enfermeiros cresceram mas todos os outros não o podem fazer... e sabe por que? egoismo!!!
 
Caro TEM

Se você é velhinho nisto já somos dois e para ver que não estamos a puxar a brasa para a sardinha de cada um...veja lá o video do youtube com a reportagem do programa da Margarida Marante da SIC entitulado de "INEM 1999" e oiça como os seus colegas se entitulam: "Condutores de VMER"!
 
Caro Miguel TAE,


"Vejo que o sr.º só responde ou que pensa que sabe! Roubar competências aos Enfermeiros!? Se é roubo porque chame a policia... apesar de este termo juridicamente esta definido em legislação especial. Tem que distinguir a diferença entre roubo e subtracção. Já que sabe tanto de EPH também deveria saber que antes de existirem enfermeiros na EPH existiam TA! por isso não venha falar em roubo."

Você a falar assim deve ser um advogado que não arranjou emprego e foi para TAE... de facto no meio de tanta coisa que eu disse voçê só conseguiu "pegar" nisto é porque sem dúvida já lhe esgotaram os argumentos!

"Pense que ainda bem que existe uma classe profissional a querer saber mais e a desempenhar mais."

Vocês já são uma classe profissional???Não sabia...


"Engraçado que não fala em nada dos Racios no Hospital...
E digo mais, até vocês se vos pagassem o valor devido nas VMER que seria abaixo dos 10€ por hora diziam logo que não o fariam. É uma questão de justiça porque ganham mais por hora na VMER do que no vosso serviço do Hospital?"

Em relação a isto eu não falo consigo por uma razão muito simples: Voçê não é enfermeiro logo não tem nada a ver com isto...e mais não sei em que país vive mas se for em Portugal ja deve ter reparado que enfermeiros não falta...somos tantos que até no meio de voçês TAE´s já estamos...por isso não se preocupe com os rácios que disto voçê entende ZERO!!

"Acho curiso que o sr. limitou se a responder ao que lhe interessava. Agora por falar em crescimento... os Enfermeiros cresceram mas todos os outros não o podem fazer... e sabe por que? egoismo!!!"

Quanto a isto caro expert em Enfermeiros, diga lá onde o crescimento dos Enfermeiros usurpou outra classe profissional prefudicando-a??


Aguardo curioso a sua resposta...
 
"Vocês já são uma classe profissional???Não sabia."

Consagrada em Diario da República.
Não sabia, passa a saber.

"somos tantos que até no meio de voçês TAE´s já estamos"
E nós apesar de poucos até ja nos Hospitais e Centros de Saúde etc ja estamos...
Essa é a velha questão: quem nasceu primeiro? o ovo ou a galinha?

Voces ja "falaram" muito, mas não dizem nada de jeito, porque nem uma só vez os vi a falar da actuação sobre o que interessa: O DOENTE.
Faziam os dois um favor a todos e JA SE CALAVAM de quererem mostrar quem a tem maior... PORRA
 
Sr.º João Vaz

1º Não sou Advogado se o fosse não teria problema em admiti lo. O que falei até deveria ser do senso comum mas já vi que existem pessoas que so pensam e só sabem do seu trabalho.

2º Falta de argumentos, tenho os todos para si e sem problema algum sabe porque? porque preocupo me em saber e em conhecer tudo o que conseguir.

3º Somos uma classe profissional e se tiver duvidas va se informar... estamos associados a uma carreira subsistente que vai passar a carreira especial tal e qual como a enfermagem... certo????

Não consigo compreender como funcionários de um Hospital ganham mais por hora em fazer os serviços de VMER. Justifique o porque de ganhar mais de vmer do que no hospital exercendo à mesma a sua actividade?

"Voçê não é enfermeiro logo não tem nada a ver com isto" engana se tenho muito a ver com isto pois é uma despesa enorme para o estado estas questões... ou estou enganado!?

TAE's no meio dos enfermeiros!? existem claro, mas o que eles eram 1º? TAE's mas agora como são Enfermeiros já são bons é isso? sabe que no INEM muitos deles limitam se a desempenhar as funções de TAE e sabe porque? porque gostam... sabe que muitos deles afirmam a necessidade de existir TEPH. Sabe? procure saber

Sobre o tema do Racio dos Enfermeiros vou lhe ensinar algo... não use argumentos inválidos procurando destruir comentários de pessoas que não são enfermeiros... Passo lhe a explicar com a implementação da sipe nos hospitais muitos enfermeiros começaram a passar mais tempo agarrado ao computador do que ao doente... Além disso existe uma redução de enfermeiros por serviço não se esqueça da regra na função publica saem 2 entra 1... É preocupante saber que o trabalho de 6 enfermeiros é feito por 4 sabe o que isto leva? diminuição dos cuidados prestados! entre outros problemas que o sr. jamais iria compreender...

"(...)diga lá onde o crescimento dos Enfermeiros usurpou outra classe profissional prejudicando-a??"

Explique me, por favor, onde é que os TEPH vão usurpar as funções dos enfermeiros? Ah mas justifique me legalmente porque só de boca meu amigo não tem a mínima hipótese comigo. Mostre me preto no branco, saido em decreto de lei onde diz que as técnicas usadas em enfermagem se destinam somente a enfermeiros!?
onde diz que os enfermeiros têm e podem exercer a sua actividade na EPH? (lei)

O Sr.º quando souber interpretar lei e souber onde isto esta descrito então argumente que terei muito prazer em explicar lhe algumas coisas Sr. Enfermeiro.

PS. sabe porque sei algumas coisas de enfermagem!? - não queira saber mais que eu
 
AHAHAHAHAH!!! Que discussão cómica, as figuras tristes que as pessoas fazem para se sobressair dos demais!!!
Por mais que vos custe os ta's nunca serão como os Enfermeiros, pois não têm os mesmos conhecimentos! E não venham com as tretas dos cursos e formações que têm! Pois conheço alguns que como já comentaram aqui, fazem mergulho, andam de helicóptero, fazem coisas bonitas!!! Mas quando abrem a boca ou começam a trabalhar é melhor fugir para não ser atendido por eles... E agora vão para a universidade para sacarem o curso de enfermagem... LOL LOL LOL
Não me façam rir!!!!
 
anonimo das 10:34 am
nao vao para sacar o curso de enfermagem, vao receber mais formacao em EPH.
Os senhores nao vao para os complementos em horario pos laboral fazer o 4 ano para terem licenciatura? Que de enfermagem pouco tem? Q aproveitam os vossos conhecimentos adquiridos ao longo dos anos tipo rvcc?
 
Sr Miguel...

O maior cego é aquele que não quer ver...e você está tão cego que nem vale apena continuar a argumentar...

Se os Enfermeiros não estão preparados para o PH então e os médicos estão?

quem tiver coragem responda!
 
Não também não estão e por isso vai sair a especialidade de medicina de emergência e são estes médicos que irão fazer emergência e auditar os TEPH...

Ups mais um segredo revelado...

Bem algum dia teriam de saber... hoje é o dia...
 
"Não também não estão e por isso vai sair a especialidade de medicina de emergência e são estes médicos que irão fazer emergência e auditar os TEPH...

Ups mais um segredo revelado...

Bem algum dia teriam de saber... hoje é o dia..."

Voçê é que não sabe mesmo o que diz...Existe sim a competência de emergência e não a especialidade...mas isso já existe...santa ignorância!
 
Agora que o INEM tem alguma vista perante a sociedade é q s e lembram do INEM e do Pré-Hospitalar até então, que se interessava eram os que isto faziam por amor á camisola e por gosto na grande maioria voluntários. Algo vistoso e que dê dinheiro lá estão algumas classes profissionais a querer infiltrar-se.
 
Ó João Vaz és tão tapadinho que nem leste o que o outro disse...

Ele disse VAI SAIR que dizer que ainda não SAIU.

E pelo que li falou-se numa especialidade e não competência, ou seja como há ortopedia ou medicina interna ou ginecologia existirá emergência medica como existe já em muitos países por esse mundo fora.

Corrijam-me se estou errado.
 
"E pelo que li falou-se numa especialidade e não competência, ou seja como há ortopedia ou medicina interna ou ginecologia existirá emergência medica como existe já em muitos países por esse mundo fora."

De facto voçês fazem-me rir...os TAE´s ja sabem mais que os próprios médicos...estou pasmo com a vossa "importância". O responsável da Competência em Emergência da Ordem do Médicos não sabe nada disto...por isso o tapadinho é você que só não fez mais figura de ridículo pk não se identificou...

Está corrigido!
 
E achas que ele te ia dizer a ti looooool
Então eles entalam-vos á anos e depois sorriem para vocês e agora porque achas que ele seria sincero contigo com uma coisa que ainda está em segredo e em projecto?

Ta visto que és mesmo tapadinho ta comprovado lool
 
Sr. João Vaz

Tenho muita pena que não consiga argumentar mais... fico simplesmente triste pois pareceu me que entendia o que lhe dizia... Já vi que não!

"Se os Enfermeiros não estão preparados para o PH então e os médicos estão?" respondendo sinceramente, ninguém está quando sai para a rua as primeiras vezes... e não é só o TAE nem o enfermeiro mas também o médico... mas não lhe disse isso... o que lhe questionei foi, num contexto PH, onde esta escrito as competências e seu conteudo funcional dos Enfermeiros em Decreto Lei? não existe... e é neste contexto que surge os TEPH... compreende?
 
"achas que ele te ia dizer a ti looooool
Então eles entalam-vos á anos e depois sorriem para vocês e agora porque achas que ele seria sincero contigo com uma coisa que ainda está em segredo e em projecto?

Ta visto que és mesmo tapadinho ta comprovado lool"

Você deve ser um miudo TAE armado em rufia...tapadinhos andam voçês...a minha ligação à medicina não é só profissional meu caro...por isso acredite que tenho bem próximo alguém que está ligado à competência de emergência na OM...

Viu a reunião da Ministra com a OE? a vossa treta ainda vai no inicio!
 
Carp Miguel,

"que lhe questionei foi, num contexto PH, onde esta escrito as competências e seu conteudo funcional dos Enfermeiros em Decreto Lei? não existe... e é neste contexto que surge os TEPH... compreende?"

Os Enfermeiros tem as suas competências asseguradas legalmente no tratamento de um doente/sinistrado em qualquer cenário...por isso o PH não é excepção!

Mas já agora onde estão definidos a dos médicos sabe me dizer?

Voçês no entanto não questionam os médicos...mas sim os enfermeiros e sabe porquê? porque é aos Enfermeiros que voçês querem roubar competências...mas caso não saibda a OE vai entrar na discussão da vossa carreira...ja pode imaginar o que vai acontecer não pode? por isso esta discussão já não faz sentido!
 
Mas que CLASSE é esta que cada vez mais me envergonha.....

Meus caros, antes de cuspirem para o ar, informem-se:

- Dos novos operacionais que iniciaram funçoes como TAE nas Delegações Regionais do INEM... QUANTOS SAO ENFERMEIROS???????????

MUITOS! MESMO MUITOS!

Estamos a cuspir na nossa própria cara, caros amigos!

No RELES CODU NORTE de que falam... sabem quantos enfermeiros assumem funções de TOTE? MUITOS!

Pensem antes de falar! Ha gente que quer trabalhar, e que graças à vossa postura podem correr riscos!!! Haja um bocadinho de vergonha e de bom senso, basta de teorias do "bota abaixo"... Não é esta a mentalidade que era reconhecida a esta profissão, quando em boa hora decidi cursar enfermagem! HAJA RESPEITO!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!