segunda-feira, agosto 02, 2010

Ficção estrangeira vira-se para a Enfermagem...


"A fórmula é antiga e não dá sinais de perda de vigor. "Anatomia de Grey", ou "Dr. House" são apenas alguns dos casos de êxito. Porém, a tendência agora parece ser incidir as narrativas das séries hospitalares, não nos médicos, mas nos profissionais de Enfermagem.

"Hawthorne". "Nurse Jackie". "Mercy". Tratam-se de três exemplos paradigmáticos do que possa constituir uma nova aposta a nível de ganchos temáticos das produções que habitam no pequeno ecrã e que por terras lusas são exibidas na oferta dos distribuidores por cabo.

O baralho acaba por ser o mesmo, o que muda é a disposição das cartas. Ou seja, a abordagem à lupa das matérias de saúde nas séries mantém-se, no entanto, a lente da óptica capta antes os Enfermeiros." link

Comments:
boas series....
 
Como Enfermeiro não me revejo minimamente nestas séries
 
sim. quando sao 3 series com a sua graca. Vejo as 3, mas a serie "Mercy" ja foi cancelada.
 
excelente serie a mercy. ja vi todos os episodios que sairam
 
Vi alguns episodios de Mercy e um ou outro de Nurse Jackie. É bonito para entreter mas a realidade com profissão é quase nula.
 
infelizmente mercy já acabou. apenas resistiu a uma temporada. pergunto se nao teve sucesso pelo facto de serem os enfermeiros os herois?
 
Gosto desta serie embora reconheça que pouco ou nada é igual ao dia a dia do enfermeiro portugues. Mas se repararmos bem, as series baseadas nos medicos tambem não são nada parecidas com a nossa realidade...
Acho que este tipo de series dão alguma visibilidade à nossa profissão, o que poderá ser bom.
 
Não sou enfermeiro nem outro profissional de saúde, no entanto o meu maior sonho desde criança é ser enfermeiro e espero concretizá-lo. Daqui a mais um tempinhos, os "states" esperam-me. As séries Hawthorne, Mercy e Nurse jackie são completamente viciantes. Já vi todos os episódios disponíveis da Nurse Jackie e da Hawthorne e estou super ansioso para que saiam novos episódios. Em relação à Mercy, confesso que não sabia que já tinha sido cancelada mas, para responder à Patrícia Mano, eu conheço minimamente a enfermagem nos Estados Unidos e garanto-lhe que ela não foi cancelada pela razão que mencionou, até porque não sei se sabem mas segundo um estudo realizado nos EUA, a enfermagem é a 3º profissão mais prestigiada pelo povo, e como podem ver nas séries, os enfermeiros lá têm uma autonomia superior aos enfermeiros portugueses (sem ofensa claro), como podem verificar que lá os enfermeiros podem administrar medicamentos sem ordem médica etc. Aliás, numa das 3 séries (não me recordo qual) houve alguém que disse: "Os enfermeiros existem para impedir que os médicos matem pessoas". Esta é uma frase bastante profunda e, na minha opinião, mostra perfeitamente qual é a função do dia-a-dia dos anjos da vida (enfermeiros)!
P.S.: Para além destas três séries, existe também outra que tem 15 temporadas, o E.R. (emergency room) ou em português, serviço de urgência.
 
Desculpem estar a escrever outro tópico mas há umas coisas que me esqueci de referir no tópico anterior. A enfermagem nos Estados Unidos é uma enfermagem bastante moderna (daí alguns enfermeiros aqui no blog referirem que não se revêem minimamente nestas séries, como podem verificar lá os enfermeiros usam estetoscópio, aliás faz mesmo parte do uniforme (mesmo que não andem com "ele no pescoço", têm-no no bolso), as consultas médicas realizadas no S.U. etc os enfermeiros acompanham sempre os médicos e dão "dicas" de possíveis diagnósticos e/ou tratamentos, podem administrar medicamentos sem autorização médica etc...
Na minha opinião, é um pouco neste sentido que a enfermagem portuguesa deveria evoluir, não para os enfermeiros se "armarem" em mini-médicos, argumento mais do que absurdo e sem fundamento dos médicos portugueses (ou espécies/amostras de médicos), mas sim como uma mais valia para o doente.
 
Seria muito mais interessante fazer séries baseadas na enfermagem portuguesa...
Quanto interesse não teria ver os enfermeiros a "optimizar fraldas", "lavar períneos", "lavar bocas", "gerir a comunicação"... emocionante do principio ao fim.
 
A Enfermagem evolui exactamente nesse sentido, que o colega Henrique referiu; é a realidade dos EUA, da Inglaterra, da Finlândia, etc.
Claro que neste nosso pais, sempre e em quase tudo atrasado em relação a outros países, só por cá que se mantém a Enfermagem refém da classe médica. O impedimento da evolução da Enfermagem é por demais evidente; esta castração, de auferir salários justos, boas condições, tarefas estimulantes, justiça e igualdade, é por demais evidente. É horrível a situação da Enfermagem portuguesa, quase criminosa!

No entanto, a ministra da educação lá tenta ajustar a nossa educação à da finlândia. Esquece-se é que a não existência de chumbos, se deve a um ensino de alta qualidade, onde as turmas são pequenas em número, o ensino é quase personalizado.

à nossa abelhinha Maia, só lhe interessa manter a pata repressora da classe médica em relação à classe de enfermagem. E todos os colegas sabem de colegas médicos que apreciam o trabalho dos enfermeiros, e que apoiam a remodelação da enfermagem, para que espelhe o modelo americano e de outros países europeus. Sabem que a enfermagem evoluindo, não apresenta qualquer risco para a sua própria profissão. Mas claro, já se sabe que havendo justiça, iria acabar a mama para muitos médicos (maus profissionais que só andam nisto por dinheiro, poder e fama); exemplos? Centros de saúde, prémios de produtividade (à custa da produtividade dos enfermeiros), prémios de asiduidade(?), horas extra em urgências e consultas, enfim... aquilo que se sabe, aquilo que há muito devia mudar, mas que a política e o corporativismo impedem.
 
Epa... São uns liricos... se os TAE vêm series com paramédicos é um escandalo e sonham alto... e voces?
 
Epah vocês TAE até ja enjoem com essa lenga-lenga psicótica e completamente desorientada. Se vocês não gostam de enfermeiros o que fazem num BLOG DE ENFERMAGEM? Alguém me explica? Epá como é que eu não pensei nisto antes... VOCÊS vêm aqui porque não passam de uns frustrados que anseiam por ser enfermeiros! Estou enganado? Parece-me que não. Só que para ser enfermeiro é preciso uma coisa que pelo menos 70% dos TAE estão a MILHARES DE ANOS LUZ de conseguir atingir, que é ética e moralidade! (peço desculpa APENAS as TAE que são pessoas decentes e que, para além de bons TAE, dariam possivelmente bons enfermeiros também)!
 
Alguém me explica o que é um "profissional de enfermagem"...? Nunca vi serem referenciados "profissionais do direito" ou "profissionais da medicina"... porquê profissionais de enfermagem? Há mais que uma enfermagem, com profissionais diferentes a integrá-la...? O que é então um "profissional de enfermagem"? Nunca entendi bem...
Enfermeiro anónimo...
 
Bem...depois de ler isto tudo, e quando finalmente entrei para enfermagem, fico assim um tanto ou quanto...triste. Sempre sonhei ser enfermeira e este ano concorri e sei que vou entrar porque a nota que obtive não deixa margem para dúvidas (18.5). Ser enfermeiro é, a meu ver, uma das profissões mais nobres. Penso que neste momento no nosso país não há ninguém (salvo raras excepções como politicos, administradores, médicos e mais uns quantos srs.)que não se sinta explorado no desempenho das suas funções. Aliás, pela minha experiencia profissional num ramo completamente diferente do da enfermagem, posso mesmo assegurar que só os chefes e os "lambe-botas" são devidamente remunerados e "agraciados". Tenham calma, melhores dias virão!! - ou será que me aconselham a desistir antes mesmo de começar?!
 
18.5 e concorreste para enfermagem??? Desiste e é já!!!!!

Quanto à série Mercy que é a única que vi posso dizer que é uma verdadeira seca! Sem o argumento e elenco que tanto sucesso fez em Anatomia de grey ou mercy. É que ver uma jovem traumatizada de família desajustada que passa os turnos a mexer no sistema de soro é no mínimo aborrecido!!
 
Para a anónima que ser enfermeira:
ser enfermeia em inicio de carreira pode até ser deslumbrate, tudo é novo, as sensações agradáveis e de satisfação por ajudar o próximo e etc tec mas no final de poucos anos iras ser muito mais competente do que quando finalizares o curso, e aí vais dar muito mais de ti em prol do doente m muitos aspectos.Aí tuvais o quanto nos somos menosprezados por todos, desde untentes que te vão dizer muitas vezes que estão a pagar ao estado para que "troques" a frlda do familiar, vais ter de realizar muitas tarefas que não são das nossas competências, muitas delas até medicas.E nunca te vão reconhcer o teu valor.A começar pelo vencimento.Mas depois o verás.
 
Ao anónimo das 2:57 AM
Agradeço a sinceridade mas acho que é mesmo esta a minha vocação. Desde muito pequena que, inconscientemente, corria para ajudar os feridos e enfermos sem sequer saber pq o fazia. Hoje consigo analisar melhor até mesmo as minhas brincadeiras de menina que sempre foram "espetar agulhar, fazer curativos, e até pequenas cirurgias" nas minhas amigas. Não vou desistir, mesmo sabendo há muito que não vou ter o devido reconhecimento nem o salário que mereço. Só espero não ficar sem trabalho. Aí sim, sería o fim da picada!!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!