segunda-feira, agosto 02, 2010

"Integramento" de Enfermeiros‏!?


No Centro de Medicina e Reabilitação do Sul, os Enfermeiros que iniciem agora funções terão uma integração "diferente", denominada de "integramento".
Este processo consiste em colocar os novos Enfermeiros internados nos serviços 24h por dia: deambularão em cadeira de rodas com ajuda de terceiros, serão posicionados durante a noite, farão refeições no refeitório lado-a-lado com os restantes utentes, durante a manhã realizarão as actividades de vida (incluindo higiene) com Enfermeiros Especialistas em Reabilitação e Terapeutas Ocupacionais. Frequentarão, também, todas as terapias (fala, ocupacional, fisioterapia em ginásio, hidroterapia, psicologia entre outras).


Comments:
Boa noite
Peço desculpa... e qual é ou quais são os objectivos de tal "integramento"? É possível saber? Agradeço
 
Não sei se ria, ou se chore pelo insólito da situação. "Realizarão a higiene com enfermeiros especialistas" ??
 
Se colocassem em "Integração" certas e determinadas pessoas, nomeadamente a exercerem cargos políticos isso sim é que era de valor.
 
E resultados das reuniões da Carreira? Avaliação de desempenho? Direcção de enfermagem? ponto de situação das farmacias? tolerancia de ponto retirada aos funiconariso publicos, reuniao da Ordem enfermeiros com os Enfermeiros Directores?
 
Que desperdicio. E se a moda pega teremos os futuros médicos de cirurgia a serem operados antes de operarem ? e os urologistas a serem algaliados antes de algaliarem?etc.etc
Isto é um país de loucos.
Quetenham vergonha e comportem-se.
 
"Integrem" o "ideologo" dessa "doutrina" num Hospital Psiquiatrico (preferencialmente, em Santa Cruz do Bispo).
 
ESTOU SEM PALAVRAS!!!!
GOSTAVA DE CONHECER E CONVERSAR QUEM DITOU ISTO!!
QUAL SERÁ A FORMAÇAÕ DE BASE DELE?
 
Nesse Centro de reabilitação os Enf. especialistas em Reab. têm como função primordial e avaliação de TA e prestar cuidados de higiene. são os fisioterapeutas que assumem quase por compreto as actividades de reabilitação. E esses para entrarem são triados por entrevistas semelhantes às que fazem na NASA para lá entrar- dito por um fisioterapeuta que tentou concorrer pra lá (vejam o Forum Fisiozone. há vários comentários relativos a estas entrevistas).
 
Mais uma bela vergonha da nossa profissão...
 
Se também fizerem esse "integramento" aos médicos, fisioterapeutas etc, menos mal. O problema é que esse integramento por certo
será apenas virado para os Enfermeiros, o que de certo modo constitui uma discriminação.
Por outro lado, qual é a credibilidade que estes colegas vão ter junto dos doentes depois de
terem estado a comer lado a lado com eles (sem estarem doentes!), a defecar nas aparadeiras e a
fazer esta teatralização . Temo que estes papeis coloquem os Enfermeiros sob
uma espécie de ridicularia.
Se a moda pega e se estende para outros serviços, vamos ver Enfermeiros em "Integramento" na Urologia a levar toques rectais diários,
Enfermeiras na ginecologia a receberem toques vaginais à discrição ou na Psiquiatria a simularem crises psicoticas .Haja paciência!
Preocupem-se mais com a qualidade da formação especializada (e não só) e por certo isso chegará para
empaticamente percebermos a situação dos nossos doentes sem termos de enveredar por estas pseudo-novelas.
 
Luís Afonso disse:
"Nesse Centro de reabilitação os Enf. especialistas em Reab. têm como função primordial e avaliação de TA e prestar cuidados de higiene. são os fisioterapeutas que assumem quase por compreto as actividades de reabilitação"

Então está explicado o integramento...os Enfermeiros servem de cobaias experimentais dos fisioterapeutas neste triste simulacro.
 
Tive que ler isto várias vezes para tentar perceber se era mesmo verdade. Estou parvo.
 
E eu que pensava que o CMRSul se pautava pela prestação de cuidados de reabilitação diferenciados, nos quais os enfermeiros assumiam um papel fundamental, e eles afinal querem é andar na brincadeira.... marotos. Isso só pode ser de levar tanto sol na mona, ou já faz parte do novo modelo de desenvolvimento profissional?
 
Viva!
Tentem saber antes de falar.já trabalhei no CMR e garanto que o papel do enf.º não é so esse e que o trabalho importante não se resume à fisioterapia.Entrevistas à NASA???Nunca ouvi falar, são é exigentes e fazem perguntas teóricas...
Quanto a essa integração é para TODOS os profissionais e não é nada como foi publicado no blog, higiene??posicionamentos??nada disso.
 
Mais uma vez são apenas os enfermeiros, os profissionais que não sabem o que estão a fazer quando iniciam a sua carreira. Esta noticia é mais um atentado à nossa profissão, sobretudo quando é flagrante o atestado de incompetência que está subentendido na ideia do dito "integramento". Além disto sendo um centro de reabilitação, sobressai a "guerra" entre enfermeiros especialistas de reabilitação e fisioterapeutas, que continuo a achar totalmente absurda. Deixam-me triste estas atitudes pois só demonstra a "bola de neve" que está em movimento e que vai ser difícil travá-la, deixando desvanecido o que é mais importante, o cuidado ao utente numa perspectiva de equipa em que estão integrados enfermeiros e fisioterapeutas (básico não é?).
 
É pena que alguém que (de certeza) não conhece o CMR, comece por dizer que lá os enfermeiros APENAS SERVEM para avaliar TA. Eu gostava de ver como seria se realmente fosse apenas essa a sua função, e como foi dito num dos comentários, TUDO O RESTO SÃO OS FISIOTERAPEUTAS QUE FAZEM!!!! Deviam procurar saber as coisas antes de fazerem comentários deste género!!!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!